Não tema minha linda donzela, os russos são nossos camaradas, eles não vão atacar a Finlândia caso formos contra, a Finlândia deve continuar neutra e seguir sua vida
Simmmm Granchi, gostamos de vídeos históricos curtos como este, além dos documentários BBC. Que tal falar sobre a idioma Guarani recém adicionado ao Google?
@@penhasilveira6501 Quantas pessoas farão uso de traduções do guarani no dia a dia, seja escrito ou falado? Nenhuma! Qual a utilidade e finalidade de ter o guarani no google translator, senão a de ser mais uma ferramenta identitária criada para ser mais um passo para a internacionalização da Amazônia e outras áreas do Brasil? Grupos americanos e europeus estão doidinhos para declararem as áreas indígenas como territórios independentes, usando a falácia de que são o "pulmão do mundo".
@@GlobetrotterBR, o perigo mais IMEDIATO da Amazônia não é a INTERNACIONALIZAÇÃO, é a sua ATUAL entrega para MADEIREIRAS e PECUARISTAS sem nenhum compromisso com as gerações futuras. Já não basta o CENTRÃO ser dono do ORÇAMENTO e de praticamente tudo ??? ♦♦♦
@@EdMatus Madeireiras clandestinas sim, há muitas, mas pecuaristas é outra falácia, outra mentira que criaram e os leigos ajudam a espalhar essa fake news. Mas os problema das madeireiras pode ser resolvido dentro da soberania do país. Uma vez que seja declarada a internacionalização, com a ajuda que isso tem dos partidos de esquerda, aí não tem mais volta.
@@GlobetrotterBR, me refiro à EXPLORAÇÃO PREDATÓRIA LEGALIZADA, à ROUBALHEIRA LEGALIZADA ... nossas leis são ESCRITAS POR CRIMINOSOS. Esse é o problema imediato, quem cala consente.
Durante a Copa 2018 tive a chance de ir ao museu Peterhof. Ao fim dos seus jardins há um lago e do outro lado está a Finlândia. Eu não fazia ideia nem da proximidade física nem da histórica. Muito legal.
Sim sim sim, gostamos de vídeos históricos como este, e pedimos outros sobre Romênia, Moldávia, Transnistria, Ucrânia, Chechênia, Polônia, e tantos outros mais...
Sim, acho interessante ver (e rever) fatos históricos que, de uma maneira ou de outra, explicam (mas nem sempre justificam) atitudes recentes de diferentes países ou nações. Parabéns, Giulia, pelo vídeo. Saudações, Cristina Pinto, SP.
@@podsambarts Estado: É a pessoa jurídica formada por uma sociedade que vive num determinado território e subordinada a uma autoridade soberana. Trata-se do conjunto de poderes políticos e administrativos de uma nação. Nação: Agrupamento humano, cujos membros, fixados em um território, são ligados por laços históricos, culturais, econômicos e lingüísticos.
Pôxa!! Uma verdadeira aula de história!! Conteúdo dessa qualidade vale a pena assistir! Muito bom mesmo! Valeu cada segundo do vídeo! Sem deixar de destacar a beleza e a delicadeza da apresentadora!!
Se quem for contar a história é você, será uma honra assistir Todos os vídeos! Não perderia nenhum rsrs... Parabéns pelo seu Trabalho Giulia Granchi. Linda!
Indispensável dizer que, apesar dos laços que evidenciam a história comum aos dois países, nada justifica qualquer ação expancionista por parte da Rússia. Assim como também nada justifica a invasão da Ucrânia, que apresenta paralelo histórico ao que foi abordado. O princípio da autodeterminação das nações não pode ser nunca negrigenciado em nome vínculos históricos, até porque nem sempre foram benefícios aos dois lados. Parabéns à BBC por reportagens sempre inteligentes e baseadas na veracidade. BBC imprescindível!
Uma correção a sua observação!! Nada justifica a ação expansionista dos Estados Unidos disfarçados de Otan. A Rússia agiu em defesa da agressão da sua soberania que estava em curso. Reação e não ação. Há um erro no "DNA" da paternidade desse problema. O pai é claramente outro.
@@SEGA-vs5es Fácil esquecer de propósito, inclusive a incorporação de forças neon4zis às FFAA ucranianas, como o Azov. Queriam ir pra OTAN e botar a faca no pescoço da Rússia, taí o resultado.
@@SEGA-vs5es Não se preocupe. Posso dizer com total traquilidade: vejo o expancionismo da OTAN como mero resultado do próprio expancionismo russo. O Leste Europeu há séculos está cansado do peso da botina da Rússia nas costas. Por isso a fila a pretendentes à OTAN aumenta diariamente.
Eu adoro vídeos históricos como esse, você é uma ótima apresentadora que manipula bem as palavras e transfere o conhecimento com clareza e bem rápido. Muito obrigado!
Gosto demais de vídeos históricos assim. Claro que essa é uma versão bem resumida dos fatos, mas visto dessa maneira compacta, fica mais fácil perceber o arco da história toda. Como ela começou, como se transformou, como é a situação hoje, e qual é a perspectiva de futuro.
Se a gente gosta de vídeos históricos? Manda mais :) Sobre o conteúdo, é impressionante ver que país interessante é a Finlândia, vanguardista em vários aspectos e com uma história bem rica
Muito obrigado pela a sua aula sobre a história da origem da Finlândia e Suécia e a Rússia sobre a geopolítica gosto e acredito ser importante pra eu ficar sabendo um pouco mais sobre a história destes países.
Quando ouço falar de Finlândia, eu só lembro de Nightwish, Tarja Turunen, The Rasmus, Apocalyptica, Uniklubi, Teräsbetoni, Pertti Kurikan Nimipäivät, entre outros.❤️
Parabéns.ótima proposta e linha de raciocínio. Na época certa é maravilhosa organização da imensa e necessária quantidade de assuntos afins que foram citados ou apresentados. Temas delicadícimos e complexos para qualquer analista da área, expostos de forma qualificada e acessível... Realmente muito especial é este trabalho de vcs. Obrigado
É muito interessante observar como os valores e interesses vão mudando ao longo da história e pelas gerações... Antes da Guerra na Ucrânia se perguntassem para os finlandeses se gostariam de fazer parte da OTAN, a maioria teria dito não, hoje 70% diz sim! Interessante também que os Finlandeses sempre agiram com estratégia, aproveitando momentos de fraqueza do inimigo (Rússia) para agir. Agora, por exemplo, é o momento perfeito pra eles entrarem na OTAN, pois a Rússia está enfrentando dificuldades na Guerra com a Ucrânia e certamente não vai querer estender esse conflito para outras frentes de batalha.
Não é exatamente estratégia, como evidenciado, desde a adoção da postura de neutralidade, balanceando a influência da Otan e dos Soviéticos, a Finlândia não estava na mira dos russos em momento algum, pelo contrário, um dos poucos países fora do movimento comunista e não-alinhados que tinha relações positivas. Agora, ao tomar lado, certamente os finlandeses parecem querer desenhar um alvo na própria testa
@@josegaspar3230 não tem como sair perguntando pra milhões de pessoas assim, eles fazem uma pesquisa baseada em grupos que compõem a sociedade e extrapolam o resultado
Video muito bom! Objetivo sem perder o que é mais importante ou tirnar o assunto irrelevante. Claro, apresentação que segue uma lógica no conteúdo. Parabéns!
oi! vi tua pergunta e fique com vontade de dialogar. você fala identidade cultural no sentido ‘ocidente versus oriente’, religioso e tal? eu sei que os finlandeses costumam se identificar bastante com a cultura nórdica, o que os colocaria mais como “ocidentais”. talvez religiosamente eles sejam de maioria protestante, como nos países outros nórdicos., mas não sei dizer realmente. eu sei que etnicamente eles são um povo do grupo urálico, junto com os carélios (ou carelianos?), da região na fronteira com a rússia, e os saami/sápmi, que são os indígenas no norte da península escandinava, e os estonianos ao sul. talvez por essas razões eles sejam tão diferentes dos povos germânicos e eslavos pelos quais foram dominados por séculos. povos indígenas em todo o mundo costumam sofrer bastante por questões de território, infelizmente. um abraço!
@@hnrqssz Oi, João. Eu perguntei pela identidade porque a matéria mostrou uma constante mudança de domínio, e as pessoas que vivem isso ao longo do tempo passam por muitas transformações, de modo que... qual a identidade delas agora?
Só discordo na parte em que diz que os russos decidiram deixar em paz a Finlandia, devido a sua neutralidade. Na verdade, como os russos apanharam da Finlândia na guerra de inverno, eles viram que a Finlandia para ser conquistada, teria de haver muitas mortes e recursos. Eles optaram por não gastar soldados.
E também a Finlândia é um território que praticamente só tem gelo. Se eu não tiver errado eles não são os maiores produtores de algo específico. Bem diferente da Ucrânia que produz bastante trigo, tem recursos minerais, acesso a um "mar quente" e há suspeitas de Campos de Gás na região de Donbass.
Morei na Finlândia por cinco anos! Que saudade 🥹🥹🥹 preocupada com meus amigos que estão morando lá por causa dessa guerra 💔
Não tema minha linda donzela, os russos são nossos camaradas, eles não vão atacar a Finlândia caso formos contra, a Finlândia deve continuar neutra e seguir sua vida
@@FPC1001 mentiroso safado lkkkkkk
@@FPC1001 quem vê pensa, se o povo ucraniano e chamado de irmão pelos russos. Imagina a consideração de quem é chamado de amigo por eles kk
@@FPC1001 são seus camaradas, meus não são, país podre a Rússia
@@FPC1001 "Nossos camaradas". Kkkkkkk É muito corno mesmo. 🤣
Simmmm Granchi, gostamos de vídeos históricos curtos como este, além dos documentários BBC.
Que tal falar sobre a idioma Guarani recém adicionado ao Google?
0
@@penhasilveira6501 Quantas pessoas farão uso de traduções do guarani no dia a dia, seja escrito ou falado? Nenhuma! Qual a utilidade e finalidade de ter o guarani no google translator, senão a de ser mais uma ferramenta identitária criada para ser mais um passo para a internacionalização da Amazônia e outras áreas do Brasil? Grupos americanos e europeus estão doidinhos para declararem as áreas indígenas como territórios independentes, usando a falácia de que são o "pulmão do mundo".
@@GlobetrotterBR, o perigo mais IMEDIATO da Amazônia não é a INTERNACIONALIZAÇÃO, é a sua ATUAL entrega para MADEIREIRAS e PECUARISTAS sem nenhum compromisso com as gerações futuras. Já não basta o CENTRÃO ser dono do ORÇAMENTO e de praticamente tudo ??? ♦♦♦
@@EdMatus Madeireiras clandestinas sim, há muitas, mas pecuaristas é outra falácia, outra mentira que criaram e os leigos ajudam a espalhar essa fake news. Mas os problema das madeireiras pode ser resolvido dentro da soberania do país. Uma vez que seja declarada a internacionalização, com a ajuda que isso tem dos partidos de esquerda, aí não tem mais volta.
@@GlobetrotterBR, me refiro à EXPLORAÇÃO PREDATÓRIA LEGALIZADA, à ROUBALHEIRA LEGALIZADA ... nossas leis são ESCRITAS POR CRIMINOSOS. Esse é o problema imediato, quem cala consente.
Extremamente linda e com dicção invejável, parabéns bbc News pelo bom trabalho que entrega ao brasileiros 👍
A estratégia da bbc de apresentadoras novinhas gatinhas pra fidelizar os virjões é matadora
@@99Gara99 kkkk
Melhor investimento q a BBC faz
@@99Gara99 kkkkk
gado d+
Perfeito esse conteúdo! Parabéns por trazerem isso a nós e que venham mais vídeos históricos!
Eu amooo esses conteúdos sobre os países e essa moça tá de parabéns, ela arrasa!
Durante a Copa 2018 tive a chance de ir ao museu Peterhof. Ao fim dos seus jardins há um lago e do outro lado está a Finlândia. Eu não fazia ideia nem da proximidade física nem da histórica. Muito legal.
Eu fui na lua 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Eu não sabia nada sobre a história da Finlândia até agora. Obrigada BBC por sempre nos trazer conteúdos relevantes.
Sim sim sim, gostamos de vídeos históricos como este, e pedimos outros sobre Romênia, Moldávia, Transnistria, Ucrânia, Chechênia, Polônia, e tantos outros mais...
Sim, acho interessante ver (e rever) fatos históricos que, de uma maneira ou de outra, explicam (mas nem sempre justificam) atitudes recentes de diferentes países ou nações. Parabéns, Giulia, pelo vídeo. Saudações, Cristina Pinto, SP.
Aprendendo história que não aprendi no ensino médio, muito bom. Melhor que muitos professores que tive. 😀😀😀😀😀😀
Sim. Eu quero mais vídeos históricos como esse. São ótimos. Parabéns!
Os russos conhecem bem o caráter dos finlandeses, Simo Hayha tem ótimas lembranças dos russos.
Eu acho que os russos têm uma péssima lembrança se Simo Hayha, também. Os ucranianos também precisam de um Simo Hayha.
Eu adoro vídeos históricos, ainda mais com a qualidade do conteúdo da BBC Brasil. Que venham mais, muito mais!
Quanta graça de Deus sobre esta jovem reporter🥰🥰🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷😍
Boa apresentação. Só duas correções: Não é nação Finlândia, é sim Estado Finlândia; A Finlândia perdeu as províncias a Sudeste, e não a Sudoeste.
Qual a diferença entre estado e nação?
@@podsambarts Estado: É a pessoa jurídica formada por uma sociedade que vive num determinado território e subordinada a uma autoridade soberana. Trata-se do conjunto de poderes políticos e administrativos de uma nação.
Nação: Agrupamento humano, cujos membros, fixados em um território, são ligados por laços históricos, culturais, econômicos e lingüísticos.
@@podsambarts entendeu agora???
@@mykaiasmartins9352 sim
E por que ela não é uma nação?
Os vídeos históricos da BBC são sempre muito bem elaborados. Belíssimo conteúdo!
Adoro vídeos históricos. Não tem preço entender o passado para poder compreender o presente. Obrigada 🙏🏻
Essa repórter é uma deusa, meu deus, sou apaixonado pela Giulia...
Os vídeos históricos que vocês fazem para mim são os melhores!
Pôxa!! Uma verdadeira aula de história!! Conteúdo dessa qualidade vale a pena assistir! Muito bom mesmo! Valeu cada segundo do vídeo! Sem deixar de destacar a beleza e a delicadeza da apresentadora!!
Uma aula de história sem ser chata....parabéns
Gostei do vídeo! Não fazia ideia sobre a história da Finlândia !
Muito interessante, a história se renova e ficamos atualizados!!
Giulia é sem dúvida uma comunicadora excepcional
Se quem for contar a história é você, será uma honra assistir Todos os vídeos! Não perderia nenhum rsrs... Parabéns pelo seu Trabalho Giulia Granchi. Linda!
Gosto muito dos teus vídeos, porque relatas os acontecimentos históricos de forma clara e neutra. Simplesmente relatas os factos.
Muito obrigada 🙏
Muito linda e simpática a Giulia, parabéns pela história contada a respeito da Finlândia.
Excelente Recuperação Histórica !!!
Parabéns !!
Indispensável dizer que, apesar dos laços que evidenciam a história comum aos dois países, nada justifica qualquer ação expancionista por parte da Rússia.
Assim como também nada justifica a invasão da Ucrânia, que apresenta paralelo histórico ao que foi abordado.
O princípio da autodeterminação das nações não pode ser nunca negrigenciado em nome vínculos históricos, até porque nem sempre foram benefícios aos dois lados.
Parabéns à BBC por reportagens sempre inteligentes e baseadas na veracidade.
BBC imprescindível!
Uma correção a sua observação!! Nada justifica a ação expansionista dos Estados Unidos disfarçados de Otan. A Rússia agiu em defesa da agressão da sua soberania que estava em curso. Reação e não ação. Há um erro no "DNA" da paternidade desse problema. O pai é claramente outro.
E nada justifica expansionismo da otan
Você esqueceu de dizer isso... Ou esqueceu de propósito ???
@@SEGA-vs5es Fácil esquecer de propósito, inclusive a incorporação de forças neon4zis às FFAA ucranianas, como o Azov. Queriam ir pra OTAN e botar a faca no pescoço da Rússia, taí o resultado.
@@SEGA-vs5es isso mesmo
@@SEGA-vs5es Não se preocupe. Posso dizer com total traquilidade: vejo o expancionismo da OTAN como mero resultado do próprio expancionismo russo.
O Leste Europeu há séculos está cansado do peso da botina da Rússia nas costas. Por isso a fila a pretendentes à OTAN aumenta diariamente.
A Giulia Granchi é uma gracinha. Estou apaixonado. 😊
Sim, amo vídeos históricos, podem continuar ❤️
Obrigada pela sua explicar é muito importante para poder entender o que está acontecendo no mundo... !
Quando o inimigo é grande os pequenos tem q se unirem, a não ser q se une ao maior, Davi q o diga!
Conteúdo muito bem elaborado e com uma ótima dinâmica!
Charme, beleza e informação de qualidade numa paulada só. Parabéns!
Eu adoro vídeos históricos como esse, você é uma ótima apresentadora que manipula bem as palavras e transfere o conhecimento com clareza e bem rápido.
Muito obrigado!
Gosto demais de vídeos históricos assim. Claro que essa é uma versão bem resumida dos fatos, mas visto dessa maneira compacta, fica mais fácil perceber o arco da história toda. Como ela começou, como se transformou, como é a situação hoje, e qual é a perspectiva de futuro.
Muito bom! Conciso e informativo!!!
Se a gente gosta de vídeos históricos? Manda mais :)
Sobre o conteúdo, é impressionante ver que país interessante é a Finlândia, vanguardista em vários aspectos e com uma história bem rica
Muito obrigado pela a sua aula sobre a história da origem da Finlândia e Suécia e a Rússia sobre a geopolítica gosto e acredito ser importante pra eu ficar sabendo um pouco mais sobre a história destes países.
Sim, mais vídeos como este e com você apresentando!!
Lindo país, com uma história orgulhosa.
Sim. Esclarecedor, coeso e preciso..
Nós adoramos essas histórias muito bem narradas por vocês.
Maravilhosa apresentação, curta, sintetica e bem distribuida, permite entender tudo, sem horas de BlaBlaBla. Adorei.
Quando ouço falar de Finlândia, eu só lembro de Nightwish, Tarja Turunen, The Rasmus, Apocalyptica, Uniklubi, Teräsbetoni, Pertti Kurikan Nimipäivät, entre outros.❤️
Eu só lembro de bêbados carregando nos lombos as esposas de um lado para outro (folclore do lugar)
Eu lembro do Rosberg, Hakkinen, Raikkonen, Bottas, Lehto, Kovalainen, Salo...
Eu lembro do morte branca "Simo Häyhä".
Häyhä, Mannerheim, Juutilainen..
Muito bom, conteúdo interessante e apresentado de forma bem didática. Parabéns, que venham mais.
Maravilhoso, saber mais deste país tão distante de nós brasileiros .
O trabalho histórico que vocês fazem é D+
Adoro os vídeos!! São importantes para melhorar entendimento de nossa história. Parabéns e agradecemos!!!
Sempre aguardando novos vídeos 🤩
Sim, este tipo de vídeo e conteúdo são excelentes e necessários pra gente! Obrigado BBC!
Sim, Giulia!!!
Nós adoramos esses cortes históricos que vocês, da BBC, fazem fatos e explicações históricas.
Podem fazer mais. 😉
Vídeos históricos são excelentes! Muito obrigado
Giulia, vc é maravilhosa... mas não dá pra fazer uma notícia desse porte com um sorriso no rosto! Um abraço!
Até mais!!
Adoro aprender com a BBC👏👏👏👏
Essa jornalista é fera nota 10
Sim, gosto desses tipos de vídeos históricos que fazem pela objetividade
Gostei dessa moça, explica bem. Adoro vídeos históricos
Muito obrigado por tudo que vcs estão fazendo.
Sou fã de história geopolítica e adorei seu comentário que me deu mais conhecimento
Muito bom o vídeo! Vídeos com conteúdo histórico são sempre muito benvindos.
Meus parabéns está história a gente conhecia muito pouco.Obrigado
Parabéns.ótima proposta e linha de raciocínio. Na época certa é maravilhosa organização da imensa e necessária quantidade de assuntos afins que foram citados ou apresentados. Temas delicadícimos e complexos para qualquer analista da área, expostos de forma qualificada e acessível... Realmente muito especial é este trabalho de vcs. Obrigado
Adoro esses vídeos sobre a história de cada país e suas alianças...
Excelente explicação 👏
os vídeos históricos são ótimos e essa reporter é muito fera.
É muito interessante observar como os valores e interesses vão mudando ao longo da história e pelas gerações... Antes da Guerra na Ucrânia se perguntassem para os finlandeses se gostariam de fazer parte da OTAN, a maioria teria dito não, hoje 70% diz sim!
Interessante também que os Finlandeses sempre agiram com estratégia, aproveitando momentos de fraqueza do inimigo (Rússia) para agir. Agora, por exemplo, é o momento perfeito pra eles entrarem na OTAN, pois a Rússia está enfrentando dificuldades na Guerra com a Ucrânia e certamente não vai querer estender esse conflito para outras frentes de batalha.
Não é exatamente estratégia, como evidenciado, desde a adoção da postura de neutralidade, balanceando a influência da Otan e dos Soviéticos, a Finlândia não estava na mira dos russos em momento algum, pelo contrário, um dos poucos países fora do movimento comunista e não-alinhados que tinha relações positivas. Agora, ao tomar lado, certamente os finlandeses parecem querer desenhar um alvo na própria testa
Bem pontuado.
Mas 70% não disse sim ñem perguntaram aos filandeses se querem entrar na otan
Só pesquisa de opinião e sabemos como são essas pesquisas
@@josegaspar3230 não tem como sair perguntando pra milhões de pessoas assim, eles fazem uma pesquisa baseada em grupos que compõem a sociedade e extrapolam o resultado
A Rússia já é tempo de começar a ser uma verdadeira DEMOCRACIA.
Obrigado!
Mais história!!!! 💗
Muito bom
Vou ter q ver novamente pra ver se decoro algum detalhe.
Obrigado pelo video.
Amo os vídeos da BBC
Com certeza que gosto de vídeos históricos / com contextualização histórica! Ficou excelente a matéria! 😊
Adorei e amo vídeos históricos com essa qualidade!
Esses vídeos históricos são ótimos!
Muito didático. Não sabia nada disso da Finlândia.
Amo história !!!
Parabéns pelas lições. Obrigado.
Muito bom saber do processo histórico de formação da Finlandia!
Video muito bom! Objetivo sem perder o que é mais importante ou tirnar o assunto irrelevante. Claro, apresentação que segue uma lógica no conteúdo. Parabéns!
Sim, gostaria de ver mais videos históricos neste formaro, claro, além dos documentários tradicionais da BBC. Parabéns pela iniciativa!
Muito bom o vídeo, Finlândia em Finlandês é Suomi, povo pacífico,mas que vive sendo atormentado pelos vizinhos do leste.
Leste e Oeste. Mas entre ser dominado pela Rússia ou pela Suécia é melhor pela Suécia.
@@rafaelfp15 Com certeza!
Parabéns pelos vídeos. Sugiro um vídeo sobre a guerra entre México e os EUA, e a conquista do Texas e Califórnia pelos norte americanos.
Esta alegação de 'medo' de acontecer guerra na Finlândia não tem qualquer respaldo histórico.
muito bom.
bom dia!!
resumido e esclarecedor.
obrigado por ampliar meus conhecimentos.
Seus vídeos são sempre muito informativos! Gosto também dos vídeos sobre matemática!
Mais um show da BBC! Parabéns Giulia!
Eu não conhecia essa história e fiquei com uma pergunta na cabeça: qual a identidade cultural dos finlandeses?
oi! vi tua pergunta e fique com vontade de dialogar. você fala identidade cultural no sentido ‘ocidente versus oriente’, religioso e tal?
eu sei que os finlandeses costumam se identificar bastante com a cultura nórdica, o que os colocaria mais como “ocidentais”. talvez religiosamente eles sejam de maioria protestante, como nos países outros nórdicos., mas não sei dizer realmente.
eu sei que etnicamente eles são um povo do grupo urálico, junto com os carélios (ou carelianos?), da região na fronteira com a rússia, e os saami/sápmi, que são os indígenas no norte da península escandinava, e os estonianos ao sul.
talvez por essas razões eles sejam tão diferentes dos povos germânicos e eslavos pelos quais foram dominados por séculos. povos indígenas em todo o mundo costumam sofrer bastante por questões de território, infelizmente. um abraço!
@@hnrqssz Oi, João. Eu perguntei pela identidade porque a matéria mostrou uma constante mudança de domínio, e as pessoas que vivem isso ao longo do tempo passam por muitas transformações, de modo que... qual a identidade delas agora?
Só discordo na parte em que diz que os russos decidiram deixar em paz a Finlandia, devido a sua neutralidade. Na verdade, como os russos apanharam da Finlândia na guerra de inverno, eles viram que a Finlandia para ser conquistada, teria de haver muitas mortes e recursos. Eles optaram por não gastar soldados.
Isso foi em 1939 onde a Rússia não tinha nem poder bélico direito e muito menos uma potencia militar.
E também a Finlândia é um território que praticamente só tem gelo. Se eu não tiver errado eles não são os maiores produtores de algo específico.
Bem diferente da Ucrânia que produz bastante trigo, tem recursos minerais, acesso a um "mar quente" e há suspeitas de Campos de Gás na região de Donbass.
@@r_artic9084 Oi?
EUA X VÍÉTNÁ
Uma aula!!!
Com toda certeza mais vídeos históricos são necessários.
Muito bom esse vídeo, sinceramente eu não sabia nada sobre a Finlândia !!!!!
Mais vídeos de história, por favor. E obrigado por este que assisti agora.
Adoro vídeos como este!!!🎉👏🏻🎊
Excelente conteúdo. Por mais conteúdos históricos.
Excelente relato histórico
Valoroso comentário Sra. jornalista
Sim adoro essas reportagens históricas. Parabéns pelo conteúdo.
Opa, é isso aí, esses videos sao super interessantes e auxiliam na compreensao da complexidade politica e vinculos da regiao. Parabens.👏👏👏
Saudades da Camila verás Mota e seus comentários
A Finlândia ficou independente da Rússia em 1917
O pacto de não agressão entre Alemanha e União Soviética se chamou Molotov-Ribbentrop