Técnico em Segurança do Trabalho não pode assinar o PGR? O CREA-PR vai fiscalizar quem assinou o PGR

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 24 янв 2025

Комментарии • 38

  • @abrilverde318
    @abrilverde318 Год назад +6

    Nós do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado do Paraná, estou achando até bom ver profissionais fazendo vídeo como este, porque sai da fala Tecnicista, e até mostra a importância de estarmos antenados com os atores sociais que SST não é somente normas e portarias, e assim podemos informar que nós temos feito a defesa dos Técnicos de Segurança a muito tempo, e ganhamos todas do CREA

  • @prevencionistacurioso2815
    @prevencionistacurioso2815 Год назад +8

    O Técnico de Segurança não tem um minuto de paz.

  • @thiiekaah
    @thiiekaah Год назад +1

    TST 2 anos, EST faculdade de engenharia mais especialização 7 anos! Elaborar programa não é laudo técnico e pronto ❤

  • @abrilverde318
    @abrilverde318 Год назад

    Desde 2004 por nossa ação e questionamento junto ao Ministério do trabalho foi espedida a Nota Técnica nº 2 quanto a cobrança de ART de PPRA em Maringá e Região

  • @SevenNightmare7
    @SevenNightmare7 Год назад +4

    Sou TST há 31 anos e Auditor líder de terceira parte da ISO 45001:2018 e posso auditar qualquer empresa no mundo mas no PR não posso elaborar PGR? O que o CREA tá se envolvendo com NRs do MTE? Concordo com interferir na NR18 mas demais é proteção de profissão e busca por honorários de ART, simples assim. Minha opinião.

  • @alesandrofernandes3113
    @alesandrofernandes3113 Год назад +2

    O TST é a base perpendicular para qualquer atividade que envolva saúde e segurança no trabalho....

  • @whinterklaus647
    @whinterklaus647 Год назад +3

    Isso é terrorista rasteiro, isso é que dá cadeia!

  • @FitforWorkConsultoria
    @FitforWorkConsultoria Год назад

    É fato que também não está claro, explícito e objetivo (com todas as palavras "elaborar o programa de gerenciamento de riscos") que o engenheiro é o profissional responsável por elaborar o PGR. Ambas as profissões, de acordo com suas atribuições, podem. Inclusive, sendo um programa (não é uma planta, laudo, atestado) descrito unicamente na NR1, como já explicitado pelos auditores fiscais do MT em varias lives, a elaboração é "da organização" e é ela quem responde legalmente pelo documento, cabendo à mesma direcionar o profissional que ela melhor entender proficiente para elaboração.

  • @AlexSilva-in3js
    @AlexSilva-in3js Год назад +3

    Prezados, bom dia! Sou TST e estudante de Engenharia, espero que um dia a cultura estabelecida mude e a maioria dos Engenheiros de Segurança mude e deixem de apenas "assinar" trabalho realizado por Técnicos. O Brasil não vai pra frente!!!

  • @projcob
    @projcob 10 месяцев назад

    A mediocridade do CREA-PR é tão grande que eles mesmos, (CREA), permitem aos TST possuírem registro no CREA e consequentemente emitirem ART's. Ou seja, cai quem quer nesse loby....

  • @felipebarthtoldo4634
    @felipebarthtoldo4634 Год назад +8

    Esse blá blá blá vem desde o tempo do PPRA. Nunca deu nada. O CREA ao decidir dessa forma está claramente extrapolando suas atribuições.

  • @raphael108
    @raphael108 Год назад +5

    Boa parte das empresas não precisam de Eng de Seg de acordo com a NR04, ou seja, investem no mínimo possível. Dessa forma a empresa vai precisar contratar consultoria que mal conhecem os riscos da empresa e fazem Ctrl-C e V para todos, conclusão: PGR meia boca. Esse CREA ta afim de $$$$ ja basta pagar anuidade absurda, só falta pedir ART para PGR (o que muitos ja fazem) sem contar que PGR é só um braço do GRO, é um programa que se faz necessário gestão e nao um documento de gaveta comprado por ai.

  • @givagoh
    @givagoh 11 месяцев назад

    Boa tarde, gostaria de fazer uma pergunta: Eu sou engenheiro civil e técnico em segurança no trabalho. Tenho os dois títulos registrados em meu CREA e tenho a atribuição de elaboração de PGR nas minhas atribuições da ART do CREA. E posso elaborar e assinar o PGR, com a devida ART?

  • @caucarlosapararecido
    @caucarlosapararecido Год назад +1

    Isso é desinformação: O CREA regula as funções dos engenheiros e determina que "somente engenheiros de segurança do trabalho possa assinar os PGR: O TST tem suas funções reguladas pelo Ministério do Trabalho, que na hierarquia da Lei está acima dos conselhos. o CREA NÃO PODE REGULAR PROFISSÃO DO TST. vejam a portaria PORTARIA/MTP Nº 671, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2021 do MINISTRO DE ESTADO DO TRABALHO E PREVIDÊNCIA, no Art. 128. As instruções contidas nesta Seção não se aplicam às realizações artísticas que se constituírem em espetáculos amadoristas, sem fi ns lucrativos.
    Seção II
    Do técnico de segurança do trabalho.

  • @variedcuts751
    @variedcuts751 Год назад

    Boa noite , sou tst e estou procurando uma mentoria , você poderia me ajudar?

  • @MrLaercio38
    @MrLaercio38 Год назад

    Tenho uma empresa individual q não tem funcionários, recolho a previdência do pro labore, é preciso elaborar algum laudo ou algum fazer procedimento, com relação ao SST?

  • @eliseuantonio8631
    @eliseuantonio8631 Год назад +1

    Só falta agora também suspender até não poder ministrar curso 35. 10

  • @gustavolimagomes
    @gustavolimagomes Год назад +1

    Resumindo, a arrecadação de emissão de ART está baixa, então vamos procurar alguma coisa com PGR, começar a taxar tbm o PGR

  • @vanessarodrigues7958
    @vanessarodrigues7958 Год назад

    Outro dia ouvi em uma live que qqr profissional vom ensino superior e registrado no seu conselho pode fazer, pois a lei diz que tem que ter registro de classe, mas nao especifica o CREA.... podem me explicar sobre isso ?

  • @Andre-fl8cx
    @Andre-fl8cx Год назад

    Tenho raiva desse negócio de que Eng é a resposta pra tudo. Conheço muitos que não sabem diferenciar um tijolo de 6 furos de um maciço. O cara que tá no dia a dia é que tem que ser valorizado. O CREA deveria cobrar no mínimo 6 meses de estágio para Eng civil como ajudante de obra pra eles aprenderem a fazer as coisas certas e de no mínimo 5 anos como técnico para Eng de segurança. A maioria faz um complemento de engenharia e nunca atuou na área.

  • @valferreira8365
    @valferreira8365 Год назад +1

    O CREA é sem noção se envolver nas demais Nrs do MTE.

  • @fernandorodrigo555
    @fernandorodrigo555 Год назад

    PGR até 7 metros de altura pode?

  • @thaataa15
    @thaataa15 Год назад

    Vim pelo grupo

  • @matrizsmssms6738
    @matrizsmssms6738 Год назад +1

    Prisao? Kkkkkkkk. Piada!

  • @jjuniolim8099
    @jjuniolim8099 Год назад

    E o tecnólogo em segurança do trabalho pode assinar ?

    • @fabiocamara4008
      @fabiocamara4008 Год назад

      Teoricamente, sim. Sou tecnólogo e profissional legalmente habilitado (CREA-ES). É o q diz a NR18.

    • @rafaelmauriciodossantos6567
      @rafaelmauriciodossantos6567 Год назад

      Pelo menos ART o Crea-Ba permite emitir, então teoricamente sim.

  • @reinaldosantos-Realtor
    @reinaldosantos-Realtor Год назад +3

    Isso é um grande absurdo, tem muitos Engenheiros de Segurança do trabalho que nem sabem fazer PGR , é o pior muito não estão preparados para preparar o PGR, os TST estão muito mais preparado do que o Engenheiros.

    • @pablosouza6289
      @pablosouza6289 Год назад +3

      Já acho o contrário, a maioria dos técnicos não tem muita responsabilidade, curso fácil e rápido, 1 ano e meio a 2 anos. Engenheiro de Segurança minino 07 anos de estudo e dedicação, vejo muito técnico brincando de ser engenheiro!

    • @hedenei
      @hedenei Год назад

      Muita cautela em comentários amigo. Falar genericamente que um profissional que estudou no mínimo 6 anos a mais que um técnico eh despreparado aí já vira piada. Tecnicamente não paro pra discutir com técnico. Preparo ???? Não, não ter tempo pra isso !!!!

    • @Draklopes
      @Draklopes Год назад +2

      ​@@pablosouza6289 A capacidade do profissional vai depender dele mesmo, conheço muito técnico em segurança do trabalho fera, que conhece muito bem a legislação, diferente de uns poucos engenheiros ambientais que concluem o curso, fazem uma pós em segurança do trabalho e não sabem a diferença de um diosimetro e um decibelímetro. Mas generalizar é errado e eu concordo. Porém cursar 5,7,8 anos de uma faculdade não significa muita coisa, principalmente no Brasil.

    • @pablosouza6289
      @pablosouza6289 Год назад +1

      @@Draklopes lógico que tem muitos técnicos que sabem e muito, mas pararam no tempo, ninguém impediu de fazerem e formarem em engenharia de segurança do trabalho. Por mais que saibam bastante da área, não há o que se negar, que o engenheiro de segurança do trabalho se dedicou muito mais em formação do que o técnico, e isso é um fato!

  • @dauraalves7175
    @dauraalves7175 Год назад

    Não sei como funciona, nos outros estados, mas aqui no estado da Paraiba, quando é pego pelos fiscais do MTE, eles pedem para refazer e precisar ser assinado pelo engenheiro de segurança com a ART.

    • @DenisJovinco
      @DenisJovinco Год назад

      Deixa não, chama a polícia e entra ana justiça ou manda esse fiscal dessa pra uma melhor