⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: ➽ engehall.com.br/aula?src=yt1-vd844
Sou técnico e engenheiro, ainda trabalho de técnico e vejo muitos dizendo que não vale a pena fazer engenharia, primeiro de tudo nós devemos estudar para elevar nosso nível intelectual sem esperar nada em troca, pois o conhecimento ninguém pode tirar de você.
Vou fazer o técnico pq gosto muito da parte prática, execução mas... tenho muita vontade de fazer engenharia qd puder, justamente pelo conhecimento intelectual. Já fiz diversos cursos livres na área, inclusive os da engehall. Sempre que posso eu busco mais conhecimento, através de lives, vídeos, palestras, livros, simuladores, softwares enfim rsrs.
Sou técnico, e basicamente na minha região 800 kVA é muito coisa não tem obra deste tamanho nem perto, mas to iniciando em Engenharia este semestre poise apaixonei por essa profissão.
olá Augusto tudo bom , poderia tirar uma duvida minha porfavor , não sei qual curso escolher entre tecnico em eletronica ou eletroeletronica qual vc acha melhor pro mercado ? desde ja obrigado
Enquanto estava no CREA, nunca consegui assinar nada, embora estivesse nas minhas competências, sempre havia uma burocracia a mais, favorecendo os níveis superiores engenharia e agronomia. Desta forma nunca tivemos voz no conselho sempre ficávamos de lado. Todos sabemos que sem os técnicos nada se faz, pois são eles que realmente fazem acontecer colocando a mão na massa. E um conselho próprio era mais que esperado, para lutar por melhores condições e recebermos o valor que merecemos...
Hoje tenho uma empresa, realizo projeto tenho uma equipe técnica de execução, todos tem o reconhecimento e valorização, declaro que seria uma sociedade, todos são técnicos. ótimo vídeo canal show.
Opa chefe, que top hein! Estou terminando Eletrotécnica, estou estudando o máximo para adquirir mais conhecimento para no fim chegar aos seus pés (montar minha empresa) Me dê umas dicas de gestão se o Sr puder, lhe agradeço muito!
Sou eletrotécnico e comecei engenharia, no meu casa parei com a engenharia e fiquei só no técnico mesmo, porque na minha região tem mais trabalhos para técnico do que engenheiro.
Melhor coisa que aconteceu foi ter sido criado o CFT. O CREA engessava os técnicos. É só conferir a Resolução 74 de 2019 do CFT com as atribuições dos Eletrotécnicos. O pior mesmo é o "pré-conceito" dos clientes.
@@antoniocamargo4113 concordo mas isso é irrelevante se o profissional é habilitado ele é um agente do Mercado, tendo conhecimento ou n, influência os preços e o resultado dos serviços
Parabéns por mais um vídeo, eu formei em 2009 curso técnico eletroeletrônica e em 2012 engenharia elétrica e ainda fiz o curso eletricista profissional, se puderem estudem o máximo que puder, pois o conhecimento é a única coisa que ninguém pode tomar de você. Boa noite a todos ✌️
A morte não tira o conhecimento, pois o conhecimento transcende o indivíduo e se espalha através das ideias, das obras e das influências que deixamos para trás, perpetuando-se além da nossa existência física.
Interessante, mas faltou um item relevante que é o salário, o engenheiro por lei chega a receber até 7000, enquanto técnico é 1/3 disso na média. Só que o técnico tem mais oportunidade de emprego.
Qdo adolescente, minha mãe me fazia a trabalhar em escritório, serviços limpos e seguros, más a paixão era eletronica, por a mão na massa, me debruçava em revistas/ livros de eletronica e detestava ter que trabalhar em escritorio, más desenvolvi as duas, isso me ajudou nos estudos, na area de segurança do trabalho e eletrica/ eletronica, em casa tenho um laboratorio de eletronica, cheguei na faculdade de eletrica, desisti pois era muita teoria, detestava, queria pratica, execução, por a mão na massa, Prefiro mesmo é ser tecnico, más com conhecimentos de "Engenheiro", pois sei elaborar bons projetos, hoje estou aposentado, más faço meus "bicos".
Eu fui aluno do curso profissionalizante... Hoje sou eletrotécnico é graduando em Engenharia Elétrica. Não me arrependo nem um pouco. AMO DE PAIXÃO MINHA PROFISSÃO. Estudante de Engenharia Elétrica. TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA com registro no CFT ELETRICISTA DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL ELETRICISTA DE MANUTENÇÃO PREDIAL ELETRICISTA INSTALADOR PREDIAL COMANDOS ELÉTRICOS NOVAS LIGAÇÕES EM BT E DE CORTE E RELIGAÇÃO EM AT/BT GESTÃO INTEGRADA EM QSMS NR 10 BÁSICO E SEP NR 33 (ESPAÇO CONFINADO) NR 35(TRABALHO EM ALTURA). Esses são os meus cursos na área elétrica, até o momento!
Massa! Eu sou técnica em edificações mas consegui trabalho num escritório de engenharia elétrica. Aprendi muita coisa, faço projetos de interligação e fiação. Eu estava com muita dúvida se deveria fazer curso técnico em eletrotécnica ou já fazer o superior, mas primeiro vou fazer o técnico.
No meu caso foi melhor fazer o técnico primeiro tbm, eu me formei a alguns anos e tô conseguindo um retorno interessante com projeto de agrupamento de medidores e fotovoltaicos.. nesse momento estou cursando 4° período da engenharia bem mais lúcido sobre a área
Bom dia a todos, especialmente roda familia Engehal. Muito esse tema . Estive lendo alguns dos comentários e principalmente atentei ao que falou nosso amigo ANDRÉ . Sou Eletricista e Tecnico em Eletrotécnica. E cheguei a conclusão de que na CIÊNCIA chamada Eletricidade, todo nivel de atuação é PLAUSÍVEL. Um forte abraço a todos e muita energia Eletrica . Ja pensaram , se DEUS ,extinguir esse FENÔMENO ?
André, "meu querido". Sou o Clayton Santos de Embu Guaçu. Fiz o curso de eletricista profissional com vocês da Engehall e agora estou do segundo semestre do Eletrotécnica. Foi uma excelente conversa para tirar ou acabar com a discussão sobre Engenharia V.s Técnico. Temos que somar e saber lidar com a hierarquia se assim tiver em uma obra por exemplo. Tanto engenheiro quanto técnico podem trabalhar bem e executar um trabalho de excelência na área da elétrica. O Bom do André, que você soma e nunca subtrai quando o assunto é nossa profissão. Mais uma vez: PARABÉNS pela sua visão. E quero um dia trabalhar com você.
Eu não estava empolgado com o meu curso de Engenharia Elétrica, mas quando eu fiz o meu estágio sobre motores elétricos, eu me apaixonei ainda mais pela profissão, é uma coisa surreal, o que vc aprende na teoria, na prática vc acaba absorvendo mais.
Boa meu nobre, André quando você vem com um vídeo vem com esse vídeo pra fazer diferença. parabéns doutor Eu sou eletricista, eletrotécnico e a minha força de vontade e o ponto de vista de Deus eu vou chegar até a engenharia , por que eu amo o que faço
Um técnico pode assinar um projeto com um transformador de 300 Kva 220/127 - 13,8 kv. É também pode assinar uma RT de execução de um trafo desse de 300kva
Fiz dois anos de engenharia elétrica, sai porque vi muita dificuldade e exigências pra entrar na área, inglês e sem contar estágios que pagam um salário ridículo que a pessoa tem que escolher se estuda ou se come. Hoje estou entrando no segundo módulo de eletromecânica, hoje estou fazendo algo que gosto e que me interessou muito, pelo menos os dois anos na engenharia estão me ajudando nos estudos. No fim, nenhum estudo se joga fora, basta a pessoa se empenhar no que realmente interessa pra ela
Atualmente, pelo menos no senai onde curso, nosso curso de eletrotécnico aprende além de ser um bom executor, somos treinados pelos professores para sermos empreendedores, aprendemos muito bem projetos prediais e industriais, spda, debatemos diariamente formas de empreendedorismo na área, eletrotécnico é muto bom, e hoje pode debitar materias da faculdade com as materias do curso técnico, entao cursar um tecnico só traz vantagens.
Não vejo canais falando da diferença de obrigatoriedade jurídica de cadeiras que devem ser ocupadas por técnicos ou engenheiros. Ex.: CNPJ que executam atividades necessitam ter um Engenheiro Habilitado pelo CREA para executar suas atividades. Já o Técnico pode desenvolver e executar os projetos sob supervisão dos engenheiros.
Parabéns amigo. Porém o eletrotécnico é permitido realizar algumas demandas da automação industrial... Porém o técnico em automação industrial fica praticamente restrito a automação mesmo. Só para esclarecer.
@@wiarlleymarleyoliveiradasi6995 acho que vc não conhece as atribuições de cada modalidade não amigo. Técnico em automação pode realizar TRT, para manutenção em instalações elétricas. Então o seu termo, que engloba tudo; não confere.
muito bem explicado ! um complementa o outro , elaboraçao e execucao e todo mundo fica feliz amigo , tomando uma heinekken na sexta a tarde, mas sempre que puderem se atualizem, a maior riqueza e o conhecimento
André poderia fazer um vídeo consultando o cft se as atribuições do técnico em eletroeletrônica são iguais as dos técnicos em eletrônica e eletrotécnica conforme cbo existente no catalogo nacional 3 edição.
Ótimo vídeo! André, posso dar um palpite sobre um próximo vídeo na mesma linha de raciocínio que este? Faz um vídeo explicando a diferença e atribuições do Técnico em Eletrotécnica comparado com o Técnico em Eletromecânica.
Tem mercado para todo mundo! Estou na área há 31 anos. Sou Técnico em Edificações, Eletrotécnica, Eletrônica e Tecnólogo em Saneamento Ambiental. Convivo muito bem com Engenheiros Civis e Eletricistas. Alguns incompetentes é que fazem birra!
Vale lembrar que engenheiro eletricista não é limitado a ser eletrotécnico ou apenas uma especialização. Eng. também estudam e podem trabalhar com eletrônica, automação, telecomunicações, computação e todas as demais áreas que envolvem eletricidade.
Sou formado técnico em mecatrônica,atuo como técnico eletrônico industrial, e estou cursando engenharia elétrica para ampliar o conhecimento e dar um UP no currículum,mas pela faixa de salário que ganho como técnico não sei se compensa tentar a carreira de engenharia apenas estou cursando para ampliar o conhecimento
Sou tecnologo em automação mas na verdade trabalho como eletricista instalador em projetos de arquitetura e engenharia Trabalho como autonomo mas ainda tenho muita deficiência na parte burocrática do negocio (contratos, arts e toda essa documentação) estou pensando em pedir ajuda no sebrae
André faz um vídeo comparando as atribuições do Engenheiro Eletricista com os outros Engenheiros que podem atuar com eletricidade, eu sou Engenheiro Agrônomo e lendo as atribuições do CREA é simplesmente projetos elétricos para fins rurais, não comenta nada sobre potência, geração de energia.
Eu estou fazendo o técnico em eletrotécnica, porque sou apaixonado em colocar a mão na massa, já fiz metade de uma graduação em informática, e não gosto da parte teorica, mas sei da importância dela
Eu gosto muito da elétrica. Mas a automação é meu sonho. Mistura as duas coisas que eu gosto. Nada mais gratificante de ver quando a gente consegue colocar aquelas enormes máquinas funcionando.
Boa noite André, você esqueceu de dizer que o Engenheiro pode assinar na parte de geração, já o técnico não, o técnico fica limitado na transmissão e distribuição, sou técnico em eletrotécnica, forte abraço
Geração??? Estanho porque até onde eu sei o técnico pode sim assinar projetos de geração por exemplo, sou técnico em Eletrotécnica também e aqui assino projetos de geração solar
Boa noite pessoal, estou cursando engenharia elétrica com ênfase em eletrônica estou no 8 semestre, minha dúvida é a seguinte, quando finalizar o curso vou poder assinar projetos na área da elétrica assim como um engenheiro eletricista? Estou trabalhando com energia solar, e surgiu a dúvida se vou poder assinar projetos fotovoltaicos de microgeração, mini e etc Fico com dúvida referente ao artigo 8 e 9 do confea que se refere as atribuições
top Andre esse vídeo ai , eu fiz meu cursinho básico e 2015 ai depois de muita lutar eu comecei técnico ano passado estou terceiro modulo e acaba vou fazer engenharia elétrica
⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ engehall.com.br/aula?src=yt1-vd844
O curso eletricista profissional de vocês me da possibilidade de tirar o cft?
@@tonybarbo1, não!
Isso aí
Obrigado pelo retorno pessoal!
Vejo muitos engenheiros projetando e executando também ... 😅
Sou técnico e engenheiro, ainda trabalho de técnico e vejo muitos dizendo que não vale a pena fazer engenharia, primeiro de tudo nós devemos estudar para elevar nosso nível intelectual sem esperar nada em troca, pois o conhecimento ninguém pode tirar de você.
Sempre uso essa frase... se te conhecesse diria que era meu irmão gêmeo
*Exceto o alzheimer
Vou fazer o técnico pq gosto muito da parte prática, execução mas... tenho muita vontade de fazer engenharia qd puder, justamente pelo conhecimento intelectual. Já fiz diversos cursos livres na área, inclusive os da engehall. Sempre que posso eu busco mais conhecimento, através de lives, vídeos, palestras, livros, simuladores, softwares enfim rsrs.
Sou técnico, e basicamente na minha região 800 kVA é muito coisa não tem obra deste tamanho nem perto, mas to iniciando em Engenharia este semestre poise apaixonei por essa profissão.
olá Augusto tudo bom , poderia tirar uma duvida minha porfavor , não sei qual curso escolher entre tecnico em eletronica ou eletroeletronica qual vc acha melhor pro mercado ? desde ja obrigado
Enquanto estava no CREA, nunca consegui assinar nada, embora estivesse nas minhas competências, sempre havia uma burocracia a mais, favorecendo os níveis superiores engenharia e agronomia. Desta forma nunca tivemos voz no conselho sempre ficávamos de lado. Todos sabemos que sem os técnicos nada se faz, pois são eles que realmente fazem acontecer colocando a mão na massa. E um conselho próprio era mais que esperado, para lutar por melhores condições e recebermos o valor que merecemos...
Meu vizinho é projetista na época nem tinha curso engenharia. Ele é o melhor profissional que já vi.
Sou técnico em eletroeletrônica, mecânica e mecatrônica e amo essas três áreas que se relaciona
Parabéns
Deus abençoe
Fiz o técnico , depois de 2 anos comecei a Cursar Engenharia Elétrica, me formei no final de 2022, graças a Deus!!!
@Engehall Elétrica
E está valendo a pena?? Estou fazendo o técnico em eletrônica
Boa tarde! O técnico em Eletromecânica pode assinar projeto de reboque ou somente um engenheiro mecânico?
Foudasssi
Muito bem.
Sou tecnologo em eletrônica e técnico em eletrotécnica...tenho o melhor dos dois mundos
Olá, aonde vc fez tecnólogo em eletrônica? não sabia que existia.
@@murilolongh1447 bom dia, Fatec Sorocaba
Tecnólogo e técnico é a mesma coisa, hoje em dia ninguém mais faz tecnólogo
Hoje tenho uma empresa, realizo projeto tenho uma equipe técnica de execução, todos tem o reconhecimento e valorização, declaro que seria uma sociedade, todos são técnicos. ótimo vídeo canal show.
Opa chefe, que top hein! Estou terminando Eletrotécnica, estou estudando o máximo para adquirir mais conhecimento para no fim chegar aos seus pés (montar minha empresa)
Me dê umas dicas de gestão se o Sr puder, lhe agradeço muito!
Você comprou curso e programa para elaborar os projetos elétricos ?
Sou eletrotécnico e comecei engenharia, no meu casa parei com a engenharia e fiquei só no técnico mesmo, porque na minha região tem mais trabalhos para técnico do que engenheiro.
Qual sua região?
Melhor coisa que aconteceu foi ter sido criado o CFT. O CREA engessava os técnicos. É só conferir a Resolução 74 de 2019 do CFT com as atribuições dos Eletrotécnicos. O pior mesmo é o "pré-conceito" dos clientes.
Agora só falta a carta de alforria aos tecnólogos
O problema é q n se ganha conhecimento na caneta, porém em pouco tempo o técnico ganhou muita atribuição msm sem ter modificado sua grade curricular.
@@lucaspinheiroabudioan1655 Habilitação não quer dizer competência. Isso deve ficar claro.
@@antoniocamargo4113 concordo mas isso é irrelevante se o profissional é habilitado ele é um agente do Mercado, tendo conhecimento ou n, influência os preços e o resultado dos serviços
Faço eletrotécnica e estou aprendendo muito com engenheiros, a união faz a força!!!
André é nosso menino de ouro.
Simples e objetivo!!! Sou Técnico e pretendo iniciar engenharia esse ano e é isso fazer o que ama!!!
Tamos junto
E eu o contrario kkk
@@DavidSilva-dq5cm Pq?
Engenheiro eletricista hoje não tem valor nenhum, tanto que exigência para art de projetos elétricos de baixa foi retirada.
Bom dia, tenho 17 anos e estou cursando eletrotécnica e os vídeos do Engehall está me tirando muitas dúvidas parabéns André
Parabéns por mais um vídeo, eu formei em 2009 curso técnico eletroeletrônica e em 2012 engenharia elétrica e ainda fiz o curso eletricista profissional, se puderem estudem o máximo que puder, pois o conhecimento é a única coisa que ninguém pode tomar de você. Boa noite a todos ✌️
Se tornou engenheiro em 3 anos?
@@infodahora5914 não ! Coloquei a data errada. Obrigado pela observação, início foi em 2008
@@infodahora5914 eu fiz o curso técnico e engenharia concomitantemente, antes de terminar o curso técnico iniciei na engenharia
a morte toma meu amigo, e para morrer basta estar vivo. isso é frase de buteco.
A morte não tira o conhecimento, pois o conhecimento transcende o indivíduo e se espalha através das ideias, das obras e das influências que deixamos para trás, perpetuando-se além da nossa existência física.
Interessante, mas faltou um item relevante que é o salário, o engenheiro por lei chega a receber até 7000, enquanto técnico é 1/3 disso na média. Só que o técnico tem mais oportunidade de emprego.
Qdo adolescente, minha mãe me fazia a trabalhar em escritório, serviços limpos e seguros, más a paixão era eletronica, por a mão na massa, me debruçava em revistas/ livros de eletronica e detestava ter que trabalhar em escritorio, más desenvolvi as duas, isso me ajudou nos estudos, na area de segurança do trabalho e eletrica/ eletronica, em casa tenho um laboratorio de eletronica, cheguei na faculdade de eletrica, desisti pois era muita teoria, detestava, queria pratica, execução, por a mão na massa, Prefiro mesmo é ser tecnico, más com conhecimentos de "Engenheiro", pois sei elaborar bons projetos, hoje estou aposentado, más faço meus "bicos".
Eu fui aluno do curso profissionalizante...
Hoje sou eletrotécnico é graduando em Engenharia Elétrica.
Não me arrependo nem um pouco.
AMO DE PAIXÃO MINHA PROFISSÃO.
Estudante de Engenharia Elétrica.
TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA com registro no CFT
ELETRICISTA DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
ELETRICISTA DE MANUTENÇÃO PREDIAL
ELETRICISTA INSTALADOR PREDIAL
COMANDOS ELÉTRICOS
NOVAS LIGAÇÕES EM BT E DE CORTE E RELIGAÇÃO EM AT/BT
GESTÃO INTEGRADA EM QSMS
NR 10 BÁSICO E SEP
NR 33 (ESPAÇO CONFINADO)
NR 35(TRABALHO EM ALTURA).
Esses são os meus cursos na área elétrica, até o momento!
Eu tô fazendo o técnico no Senai e estou gostando bastante.
Sou eletrotécnico e sonho em fazer engenharia elétrica. Parabéns pelos vídeos.
Não desista!!!! E pense em fazer um engenharia diferente, uma outra que tb goste, pois desta forma terá uma ampla atuação comercial.
Sucesso amigo !!!
Massa! Eu sou técnica em edificações mas consegui trabalho num escritório de engenharia elétrica. Aprendi muita coisa, faço projetos de interligação e fiação. Eu estava com muita dúvida se deveria fazer curso técnico em eletrotécnica ou já fazer o superior, mas primeiro vou fazer o técnico.
No meu caso foi melhor fazer o técnico primeiro tbm, eu me formei a alguns anos e tô conseguindo um retorno interessante com projeto de agrupamento de medidores e fotovoltaicos.. nesse momento estou cursando 4° período da engenharia bem mais lúcido sobre a área
Bom dia Maria tudo bem? Sabe diser se o software woca é bem aceito? Para fazer progetos?
Bom dia a todos, especialmente roda familia Engehal. Muito esse tema . Estive lendo alguns dos comentários e principalmente atentei ao que falou nosso amigo ANDRÉ . Sou Eletricista e Tecnico em Eletrotécnica. E cheguei a conclusão de que na CIÊNCIA chamada Eletricidade, todo nivel de atuação é PLAUSÍVEL. Um forte abraço a todos e muita energia Eletrica . Ja pensaram , se DEUS ,extinguir esse FENÔMENO ?
André, "meu querido". Sou o Clayton Santos de Embu Guaçu. Fiz o curso de eletricista profissional com vocês da Engehall e agora estou do segundo semestre do Eletrotécnica. Foi uma excelente conversa para tirar ou acabar com a discussão sobre Engenharia V.s Técnico. Temos que somar e saber lidar com a hierarquia se assim tiver em uma obra por exemplo. Tanto engenheiro quanto técnico podem trabalhar bem e executar um trabalho de excelência na área da elétrica. O Bom do André, que você soma e nunca subtrai quando o assunto é nossa profissão. Mais uma vez: PARABÉNS pela sua visão. E quero um dia trabalhar com você.
Eu não estava empolgado com o meu curso de Engenharia Elétrica, mas quando eu fiz o meu estágio sobre motores elétricos, eu me apaixonei ainda mais pela profissão, é uma coisa surreal, o que vc aprende na teoria, na prática vc acaba absorvendo mais.
Boa meu nobre, André quando você vem com um vídeo vem com esse vídeo pra fazer diferença. parabéns doutor
Eu sou eletricista, eletrotécnico e a minha força de vontade e o ponto de vista de Deus eu vou chegar até a engenharia , por que eu amo o que faço
boa sorte ai irmão!!!
Belas palavras camarada 🙏
Boa sorte e sucesso
Sou engenheiro e técnico em eletrônica, assino em baixo o que foi falado.
Sou técnico em mecatrônica, não conhecia a existência do CFT. Já solicitei meu registro! Obrigado Engehall!!
Normalmente a instituição na qual você está se formando faz essa solicitação para você
To no primeiro ano do técnico, e gosto muito de elétrica. Quero terminar e fazer outros cursos por fora tbm. Quero ser um bom eletricista. 🙌
Um técnico pode assinar um projeto com um transformador de 300 Kva 220/127 - 13,8 kv. É também pode assinar uma RT de execução de um trafo desse de 300kva
André. Mandou muito bem na explicação. Você é uma grande referência para os profissionais da elétrica.
Fiz dois anos de engenharia elétrica, sai porque vi muita dificuldade e exigências pra entrar na área, inglês e sem contar estágios que pagam um salário ridículo que a pessoa tem que escolher se estuda ou se come. Hoje estou entrando no segundo módulo de eletromecânica, hoje estou fazendo algo que gosto e que me interessou muito, pelo menos os dois anos na engenharia estão me ajudando nos estudos. No fim, nenhum estudo se joga fora, basta a pessoa se empenhar no que realmente interessa pra ela
Mestre 🤜🤛🙏👏👏👏👏👏👏👏👏👏tú é demais...que video muito show🙏...mas ficar só com meu téc. mesmo, adoro o que faço...forte abraço e sucesso sempre.
Atualmente, pelo menos no senai onde curso, nosso curso de eletrotécnico aprende além de ser um bom executor, somos treinados pelos professores para sermos empreendedores, aprendemos muito bem projetos prediais e industriais, spda, debatemos diariamente formas de empreendedorismo na área, eletrotécnico é muto bom, e hoje pode debitar materias da faculdade com as materias do curso técnico, entao cursar um tecnico só traz vantagens.
muito bom, poderia fazer um video falando mais sobre o técnico.
Faz um vídeo explicando a diferença entre um eletrotécnico é uma pessoa formada em eletroeletrônica por favor.
Obrigado muito válido o conteúdo
Belas palavras no final foi um desbloqueio mental, Obrigado !!!
Parabéns pela suas ideias e atitudes
Não vejo canais falando da diferença de obrigatoriedade jurídica de cadeiras que devem ser ocupadas por técnicos ou engenheiros.
Ex.: CNPJ que executam atividades necessitam ter um Engenheiro Habilitado pelo CREA para executar suas atividades. Já o Técnico pode desenvolver e executar os projetos sob supervisão dos engenheiros.
Muitas dúvidas sobre as competências do tecnologo em eletrotécnica industrial
Valeu!
parabens mais uma vez pela ótima explicação
Parabéns, vídeo muito bom. Uma sugestão. Vc faz projeto elétrico de Padrão Cemig? Que tal um passo a passo pra quem tá começando.
Sou eletrotécnica,vou começar a fazer engenharia elétrica,gosto muito que fasso.
Perfeita sua abordagem André. Muito bom mesmo.
valeu André ...
Ainda vou se engenheiro sem dúvida
Tô cursando o técnico em automação industrial, muito top !
Parabéns amigo.
Porém o eletrotécnico é permitido realizar algumas demandas da automação industrial...
Porém o técnico em automação industrial fica praticamente restrito a automação mesmo.
Só para esclarecer.
@@samuelmouradesouza8231 algumas demandas não, tudo mesmo kkk
@@wiarlleymarleyoliveiradasi6995 acho que vc não conhece as atribuições de cada modalidade não amigo.
Técnico em automação pode realizar TRT, para manutenção em instalações elétricas.
Então o seu termo, que engloba tudo; não confere.
Não há nada de automação, no papel, que o eletrotécnico não possa fazer amigo, é a realidade
muito bem explicado ! um complementa o outro , elaboraçao e execucao e todo mundo fica feliz amigo , tomando uma heinekken na sexta a tarde, mas sempre que puderem se atualizem, a maior riqueza e o conhecimento
Fala também sobre os vários tipos de técnicos relacionados con a área elétrica, Eletroeletrônica, eletrotécnico....
André poderia fazer um vídeo consultando o cft se as atribuições do técnico em eletroeletrônica são iguais as dos técnicos em eletrônica e eletrotécnica conforme cbo existente no catalogo nacional 3 edição.
Ótimo vídeo!
André, posso dar um palpite sobre um próximo vídeo na mesma linha de raciocínio que este?
Faz um vídeo explicando a diferença e atribuições do Técnico em Eletrotécnica comparado com o Técnico em Eletromecânica.
Tem mercado para todo mundo! Estou na área há 31 anos. Sou Técnico em Edificações, Eletrotécnica, Eletrônica e Tecnólogo em Saneamento Ambiental. Convivo muito bem com Engenheiros Civis e Eletricistas. Alguns incompetentes é que fazem birra!
Parabéns André, sou eletrotécnico e pela primeira vez vejo um engenheiro que não é preconceituoso, de mente aberta.
Mais uma vez parabéns!!!
Podes fazer um vídeo falando sobre a diferença de um técnologo em eletrotécnica e um engenheiro eletricista ?
André fala sobre o técnico em eletrônica industrial?
Estou fazendo o curso técnico, e agradeço muito por que no canal tenho aprendido muito com vocês, obrigado
Vale lembrar que engenheiro eletricista não é limitado a ser eletrotécnico ou apenas uma especialização. Eng. também estudam e podem trabalhar com eletrônica, automação, telecomunicações, computação e todas as demais áreas que envolvem eletricidade.
Muuuuuuito bem colocado , parabéns , tá aí a diferença entre o tecnologo e o engenheiro (também)
Vale lembrar que o técnico pode tudo isso tbm rsrsrs
André , parabéns por suas aulas e claras explicações. Você é um SUPER ENGENHEIRO de tirar o chapéu. DEUS TE ABENÇOE SEMPRE MEU AMIGO!!!!
Sou técnico em Eletrotécnica amo a profissão e er uma profissão top de mais
Parabéns professor muito bom essa aula e informações
Sou formado técnico em mecatrônica,atuo como técnico eletrônico industrial, e estou cursando engenharia elétrica para ampliar o conhecimento e dar um UP no currículum,mas pela faixa de salário que ganho como técnico não sei se compensa tentar a carreira de engenharia apenas estou cursando para ampliar o conhecimento
Sou tecnologo em automação mas na verdade trabalho como eletricista instalador em projetos de arquitetura e engenharia
Trabalho como autonomo mas ainda tenho muita deficiência na parte burocrática do negocio (contratos, arts e toda essa documentação) estou pensando em pedir ajuda no sebrae
Cada dia gosto mais de ser técnico. Pensamentos sobre fazer Engenharia já me vem à cabeça. Bora amadurecer isso!!
Boa tarde!
Fala sobre tecnologo em energia renovável.
Muito bom ,porem um tecnico com crea ou cft pode fiscalizar um obra de retira da de equipamentos sendo que so tem ele na empresa
Parabéns! Ótimo vídeo!!
André faz um vídeo comparando as atribuições do Engenheiro Eletricista com os outros Engenheiros que podem atuar com eletricidade, eu sou Engenheiro Agrônomo e lendo as atribuições do CREA é simplesmente projetos elétricos para fins rurais, não comenta nada sobre potência, geração de energia.
André vc é um menino de ouro. Se nota que vc faz com amor e a dedicação que vc nos transmite seu conhecimento. Parabéns👊
Boa, André !!!
Mano o André e esse canal dele é o melhor canal do mundo
Valeu meu irmão
TMJ
Bem explicado!
sugestão pra Mdc por a prova terminais que vao na ponta dos cabos, terminal tubular, de compressão, emendas de seção diferentes
Obrigado pela sugestão Lucas!
Caraca, arrasou! “que, por sinal, o nosso canal é o maior canal de elétrica da América Latina”
Andre, você poderia fazer algum vídeo ensinando a dimencionar DPS ? Acho que seria interessante aprender isso
Como sempre, muito bom conteudo. Parabens e agradeço.
Bom vídeo motivacional, sou eletricista e amo o q faço..
Parabéns, gostei muito desses esclarecimentos!
Parabéns pelo vídeo André, muito esclarecedor. Sou Eletrotécnico e em breve farei curso superior de Tecnologia em Energias Renováveis.
Estou cursando Tecnologia em Energias Renováveis.
Eu estou fazendo o técnico em eletrotécnica, porque sou apaixonado em colocar a mão na massa, já fiz metade de uma graduação em informática, e não gosto da parte teorica, mas sei da importância dela
Eu gosto muito da elétrica. Mas a automação é meu sonho. Mistura as duas coisas que eu gosto. Nada mais gratificante de ver quando a gente consegue colocar aquelas enormes máquinas funcionando.
Muito boa explicação 👏👏👏
Boa noite André, você esqueceu de dizer que o Engenheiro pode assinar na parte de geração, já o técnico não, o técnico fica limitado na transmissão e distribuição, sou técnico em eletrotécnica, forte abraço
Geração??? Estanho porque até onde eu sei o técnico pode sim assinar projetos de geração por exemplo, sou técnico em Eletrotécnica também e aqui assino projetos de geração solar
Pode sim Maurício, eu mesmo tenho vários sistemas fotovoltaicos aprovados na Enel e na cpfl
Pode sim, lembrando o limite de 800kva
Não tem limitação a geração ou transmissão, tem limitação de carga, os 800 kva que falei
Cft nos deu muitas atribuições.. pesquisa direito
Eu fiz um curso da Engehall gostaria que vocês fizesse um vídeo quais são as nossas limitações o qie a gente pode e não pode fazer
Boa noite pessoal, estou cursando engenharia elétrica com ênfase em eletrônica estou no 8 semestre, minha dúvida é a seguinte, quando finalizar o curso vou poder assinar projetos na área da elétrica assim como um engenheiro eletricista?
Estou trabalhando com energia solar, e surgiu a dúvida se vou poder assinar projetos fotovoltaicos de microgeração, mini e etc
Fico com dúvida referente ao artigo 8 e 9 do confea que se refere as atribuições
Show de bola André
A principal diferente é a base matemática...e física ou seja cálculo integral e diferencial
top Andre esse vídeo ai , eu fiz meu cursinho básico e 2015 ai depois de muita lutar eu comecei técnico ano passado estou terceiro modulo e acaba vou fazer engenharia elétrica
Brother boa sorte e continue, eu também segui esse caminho e ainda continuo estudando
@@AprendaIsto Vamos que vamos deus na frente tudo dará certo
Bem que a engehall poderia lançar o curso de eletrotécnico, rsrsrs.
Opa,acabei de ler no site do crt que técnico pode ministrar e emitir nr10,fala mais aprofundadamente sobre isso.
Muito INTERESSANTE OBRIGADO
Ótimo vídeo de incentivo, motivação parabéns 👏👏👏👏👏
André o técnico em eletroeletrônica, pode trabalhar da mesma forma q o eletrotécnico. Nós próximos vídeos sita esse curso.
🇧🇷Parabéns meu amigo, muito top. Família Global Tec Brasil PRESENTE no LIKE*******👍👍
Excelente explicação! Era justamente o que eu precisava! Parabéns!
Explicação top!
André , depois de realizar o curso de eletricista residencial , oque sugere após ? fazer um técnico ?
Opaaa, se for uma meta profissional sua, recomendo sim
muito interessante obrigado
sou eletrotécnico/projetista, ganho mt bem nessa área, tenho amigos engenheiros, eu pretendo cursar engenharia por conhecimento.
Sou eletrotécnico, recem formado, me indentifiquei nessa área.
muito bom a orientação
Boa André, espero um dia poder fazer Engenharia.