Esse cara é um perigo. Um homem que enfrenta um dragão, um exército, ou a Anielle franco, é um perigo. Eu morro de medo de gente que é capaz de encarar um dragão, por exemplo.
Eu descobri seu Canal recentemente, e fiquei surpreso por saber de sua paixão por quadrinhos, pois as HQs me salvaram de uma depressão e crises de ansiedade no começo da Pandemia, eu estava há anos sem ler quadrinhos, e foi mágico redescobrir o mundo dos gibis...e ter uma pessoa com seu conhecimento falando de quadrinhos é instrutivo e aquece o coração...valeu ...boas leituras e abração carioca...🚩🏳️🌈🌻
boa noite Sr.Sílvio Almeida. Sou professor de História e vejo esse canal com um veículo que contribui para melhor informar, sobre vários pontos de estudos , a formação desse nosso rico Brasil.Parabéns. e vida longa ao canal.
Boa noite Silvio tudo bem? Adorei o video e sinceramente adoraria ver uma live com você e o Alexandre do canal Quadrinhos na Sargeta, o Alexandre é um acadêmico que sempre coloca em discussão os quadrinhos, sua origem e as histórias dentro do contexto de sociedade. Seria grandioso e muito proveitoso este encontro. Um grande abraço e sucesso sempre!
Seria fantástico um vídeo sobre quadrinhos e política! Obrigado também por citar Will Eisner, que se tornou tão importante pra 9ª arte não apenas pelo seu legado em histórias, mas por compartilhar com o público uma metodologia estruturada que até hoje serve de guia não somente pros quadrinhos mas também pra outras mídias.
Gosto muito dos seus vídeos professor, aprendo muito. E os anos 80 para o Brasil foi terrível mesmo, a Bete carvalho gravou um samba que dizia a seguinte frase, o que adianta um monte de dinheiro para comprar um quilo de feijão. Era supermercados com um preço de manhã, e a tarde as maquininhas remarcando violentamente os preços, e fora a política econômica dos Estados unidos ditando a taxa de juros que o Brasil iria atuar durante o ano, confesso, isso era uma humilhação para um país, eramos uma colônia dos Estados unidos, mas uma colônia de escravos, e foi assim até os dois mandatos do Fernando henrique, foi de certa forma em menor proporção, mas foi. Os quadrinhos era uma válvula de escape para muitas crianças e adolescente dos anos 80, inclusive eu.
Muito bom essa contextualização política toda em relação as obras, curti muito! Lembro até hoje quando li a primeiro volume do cavaleiro das trevas em 1986, chocante!!
Amo os quadrinhos dos anos 80. Os X-mem de Claremont, O Thor de Walter Simonson, o Homen Aranha de Roger Stern, o Demolidor de Miller, qualquer coisa do imbatível Alan Moore.
O "Cavaleiro das Trevas" e "Batman Ano Um" sem dúvida foram (e talvez ainda sejam), obras disruptivas na cronologia deste personagem... No Cavaleiro das Trevas, é quase didático acompanhar o Liberal "old school fordista", Bruce Wayne, surtar diante do choque Neoliberal e fazer disto um pretexto para se transformar novamente num vigilante fascistóide vestido de morcego, acreditando que assim conseguirá juntar os pedaços de um mundo que desaba diante de seus olhos... Um fantástico retrato de sua época. Em "Batman Ano Um", além da génese do alterego de Bruce, o Batman, testemunhamos este colapso social também, mas mais através dos olhos do jovem policial, James Gordon, bem antes de se tornar o Comissário da Polícia de Gotham. Entre as duas histórias, esta é a minha preferida, mas as duas são excelentes... Ótimo vídeo, parabéns aos envolvidos!
Bem observado, parando para pensar foi isso mesmo. Bruce Wayne putaço contra o Superman corrompido pelo sistema e ele fazendo justiça minando o estado. Acho q li pelo ano 2005. Achei foda, gostei demais o Wayne velho e dessa pegada, porém dos anos 80 sou aficionado pelo Sandman. E tbm prefiro Batman Ano Um, adoro histórias sendo contadas por outra ótica. Indo para os anos 90, acho incrível o arco "A Queda do Morcego", conseguiram criar uma história fodástica do Bane, vilão que depois só vira capanga dos outros.
Amo esse tema e fico muito feliz de saber que pessoas inteligentes como você estão se alinhando comigo nossa que bacana. Hoje em dia a nona arte não e mais vista como coisa de criança 🌸🌷 obrigada lindo
Silvio, adorei a temática do vídeo, por gentileza, gostaria de mais vídeos com temas sobre a cultura pop especialmente os quadrinhos e o cinema. Também vivi essa época, abraços!
Comecei a ler HQ's nos anos 90, mas lia principalmente obras dos anos 80. Uma parada que era muito presente nas histórias dos anos 80 era a melancolia. Foi a década de "A Piada Mortal" e "A Morte do Robin", "Deus Cria, o Homem Mata( X-Men)", "A Queda de Murdock"(Demolidor), Watchmen, Monstro do Pântano(do Alan Moore), V de Vingança, Hellblazer, Sandman.... Enfim, parecia haver uma melancolia onipresente nos quadrinhos do Ocidente....Também foi quando Justiceiro e Wolverine( dois anti-heróis ultra-violentos e perturbados) atingiram seu pico de fama... A decadência causada pelo fim do estado de bem-estar social se refletia muito nessas obras mas claro que só percebo isso agora depois de adulto... Muito bom o vídeo, professor!
Pois é, tem coisas que só percebemos depois de adultos, até essa resenha do Cavalheiro das Trevas me abriu os olhos sobre o Superman corrompido pelo sistema e o Wayne fazendo justiça contra o sistema. Incluiria nos perturbados o Hellblazer, cada história sinistra, parei de ler depois de um tempo. Li muito Spawn, coleção completa intácta (lançada no Brasil). Nunca fui muito dos heróis tradicionais, na real? Geralmente torcia pros vilões. Torci demais pro Bane na "A Queda do Morcego" ou mesmo pro Sinistro do Lanterna Verde, se não leu, leia "Amanhacer Esmeralda".
Professor Silvio, sua versatilidade é muito agradável. Falar de temas complexos como politica e fazer esta conexão com o também complexo e divertido mundo dos quadrinhos é algo muito interesse de se ver. Gostaria de indicar uma análise com esta pegada dos X-men, personagens que fazem alusão inclusive a questões bem mais profundas, e que usam como primeira camada a ficção da casa das ideias. Mas após a leitura de suas várias aventuras, percebe-se que o maior inimigo dos mutantes na realidade é o preconceito.
Muito bom dia querido Professor Silvio Almeida. Uma abordagem tão atual… Análise de nossa sociedade. Que , em vários aspectos, teima em repetir os mesmo erros. Ontem, 27/01/22, foi proibido a circulação da Graphic Novel Maus, de Arthur Spiegelman no estado do Tennessee, EUA. Estamos em franco retrocesso 😔😔
Dr Silvio admiro muitíssimo o senhor, queria ver o encontro do senhor, Dr Rodrigo Silva e Mano Brown do Racionais. Vcs sintetizam o que é ser negro no Brasil. Vcs me orgulham !!!!
Caramba que vídeo bom!!! Vídeo bom é aquele que a gente nao quer que acabe. Você demostra grande entusiarmo ao falar desse assunto, isso deixa o vídeo mais empolgante e com vontade de ouvir mais. Parabens Silvio.
Professor Silvio, ótimo ouvi-lo falar sobre quadrinhos, uma análise sempre profunda e embasada. Somos da 9° Arte Galeria, a primeira galeria de arte dedicada às HQ no Brasil, fica o convite para visitar-nos qualquer dia, seria uma grande honra. Forte abraço.
Boa noite professor, parabéns pelo vídeo. Gostaria muito que construísse uma série sobre quadrinhos e política onde citasse não apenas os grandes quadrinhos que abordam o tema (Maus, Cavaleiro das Trevas, Watchmen, Liberdade - Um sonho americano), mas também a maneira como são mostradas as agências americanas que são braços de poder e interferência. Grato!
👏👏👏👏☕ faz a parte 2! qnd começou a aprofundar nas questões dos personagens com o contexto da época acabou o vídeo rs Sempre grandes reflexões, Silvio. Abração ☕
Nesse vídeo fiquei com gosto de "quero mais" por saber de tantas outras obras dos quadrinhos contemporâneas dessa década e que comungam desses temas abordados por você. Não caberia uma parte dois não, Professor? Se não for pedir demais? Gostaria de ouvir seu ponto de vista sobre obras como Wachtmen por exemplo. Deixo aqui desde já registrado meu pedido e meu carinho!
Interessante que, os grandes clássicos dos quadrinhos vem dos anos 80, o trabalho do Frank Miller em Demolidor e Batman,Superman do John Byrne, a trilogia do Infinito pela Marvel e por ai vai
Rapaz, sou viciado em quadrinhos desde criança, mas caí num longo hiato depois dos 17 anos e recente retomei lendo mangás...que literatura incriiiiiiivel. Quando puder, leia Berserk, Shamo, hunter x hunter, principalmente o arco das formigas carnívoras. É muito quadrinho toooop no mundo. Sobre desenho, tem planeta fantástico do francês rené lalux, que é foooooooodaaaaaaa
Olá Silvio, tudo bom? Excelente e seu vídeo. Muito bom entender o contexto histórico na qual as obras foram feitas. Gostei da ideia de vídeos falando da relação de quadrinhos com política. É muito necessário fazer esse debate.
Ser embebecido dessa contextualização acerca da temática é enriquecedor. Li Batman Ano Um e assisti inúmeras vezes a trilogia do Nolan de Cavaleiro das Trevas, e agora, com certeza será de uma perspectiva diferente, com mais elementos para entender tais obras.
Eu curto muito como os quadrinhos nós mostram os problemas de cada década,nós anos 80 os quadrinhos falavam sobre o futuro que vamos ter e nós anos 2000 se falava muito já sobre controle de população por mídia,caindo em 2010 sobre os direitos individuais,e caindo nessa década sobre a deturpada ideia de ideais próprios acima dos da sociedade
A sequência do Frank Miller á frente do Demolidor também foi fantástica! Foi antes do seu trabalho no Batman,Eu era garoto e não perdia nada do Frank Miller.
Curtir esse vídeo é pouco. Acompanho o canal e gostaria de ver mais leituras de obras literárias que são ligadas à "cultura pop" mas que nos ajudam a ler realidades de um determinado período histórico, ou até atual. Aliás reler 1984, entre os anos 2019 e 2022 foi a pior coisa que fiz com a minha saúde mental.
Whatchman é o melhor retrato dessa época. O Alan Moore faz um excelente estudo de personagens, alguns são heróis protofascitas, inseridos numa guerra fria pré-apocalíptica. Depois, nem sei se Frank Miller envelheceu bem.
Ótimo comentário Silvio! Outra obra do Frank Miller que é boa pra pensar esse contexto distópico dos anos 80 (além do contexto da emergência japonesa na economia mundial) é o Ronin
Acho que vc precisa fazer a continuação desse episódio! Pra vc GN citada, é um embrião dessa trajetória que estamos vivendo hj no Brasil, com a bipolaridade? Num crescente desde "Whatchmen", "V de Vingança" e o último filme do Coringa?!
opa professor! já ouvi uns lances que tentavam estabelecer um paralelo entre o professor x e o magneto com o luther king e o malcon x...... isso procede? faz algum sentido? é justa a comparação? Tbm sempre achei a música mandume a cara da irmandade mutante (não só pelos comentários de x-men na música.... mas tbm pela postura meio "magneto estava certo")...adoro vídeos sbre quadrinhos.....
O Cavaleiro das Trevas inaugurou a realidade distópica dos novos tempos que vivemos, nas HQs. Um Batman amargurado, desencantado e vingativo parte com tudo contra o crime em Gotham. O Batman 66 era filmado na California, num astral psicodélico e bem humorado, se tornando um clássico obrigatório entre os seriados americanos. Vale lembrar o Batman de Tim Burton, 1989, que introduz a Batsuite como uma armadura a prova de balas e com superforça, compensando a fragilidade do corpo de B. Wayne,
Bom demais ver vídeos de quadrinhos por aqui. Tamo junto!!
Sou fã demais de vocês! ❤
Esse cara é um perigo. Um homem que enfrenta um dragão, um exército, ou a Anielle franco, é um perigo. Eu morro de medo de gente que é capaz de encarar um dragão, por exemplo.
Eu descobri seu Canal recentemente, e fiquei surpreso por saber de sua paixão por quadrinhos, pois as HQs me salvaram de uma depressão e crises de ansiedade no começo da Pandemia, eu estava há anos sem ler quadrinhos, e foi mágico redescobrir o mundo dos gibis...e ter uma pessoa com seu conhecimento falando de quadrinhos é instrutivo e aquece o coração...valeu ...boas leituras e abração carioca...🚩🏳️🌈🌻
Ministro, vídeo maravilhoso! Sou professor de História e fã de quadrinhos e digo: merece parte 2! Forte abraço 🤗
Gente, estou muito feliz que temos um ministro estudioso dos quadrinhos também! É a vitória de uma geração inteira !
boa noite Sr.Sílvio Almeida. Sou professor de História e vejo esse canal com um veículo que contribui para melhor informar, sobre vários pontos de estudos , a formação desse nosso rico Brasil.Parabéns. e vida longa ao canal.
sempre bons ensinamentos
Boa noite Silvio tudo bem? Adorei o video e sinceramente adoraria ver uma live com você e o Alexandre do canal Quadrinhos na Sargeta, o Alexandre é um acadêmico que sempre coloca em discussão os quadrinhos, sua origem e as histórias dentro do contexto de sociedade. Seria grandioso e muito proveitoso este encontro. Um grande abraço e sucesso sempre!
O que os QUADRINHOS nos ensinam sobre os ANOS 80? #TBT Silvio Almeida
Sensacional! reflexão que só pode sair da cabeça de alguém como o Professor Silvio Almeida!
Muito bom video parabéns muito bom!
Quadrinhos, mais um motivo para eu continuar a acompanhar sua trajetória de construção do saber.
Que vídeo sensacional, Silvio de Almeida explanando sobre Batman no contexto dos anos 80, que legal !!!
Quadrinhos e política, dois assuntos que em essência, andam lado-a-lado.
Boa noite, revendo esse video, otimo TBT do dia. Obrigado pelo material
Um Oi para o engajamento!!
Queria muito uma aula sobre neoliberalismo e IDENTITARISMO. Se possível juntas.
Tem dois vídeos no canal sobre estes temas. Um abraço.
Espero você faça um excelente trabalho como ministro sou muito seu fã e sei que você vai dar o seu melhor
Esse vídeo tem que ter continuação!! Muito irado! Parabens pelo canal professor!
Já estou no aguardo para ver o vídeo da relação entre quadrinho e política!
Professor Silvio, que iniciativa fantástica. Sou professor de Direito
E vejo como revolucionária a forma de tratar os temas 👏🏻👏🏻
Prof. Rafael Borba
Olá Silvio!! Bom te ouvir abraços.
Ótima resenha sobre quadrinhos dos anos 80 em seu contexto histórico, depois faça uma com o watchman.
Seria fantástico um vídeo sobre quadrinhos e política! Obrigado também por citar Will Eisner, que se tornou tão importante pra 9ª arte não apenas pelo seu legado em histórias, mas por compartilhar com o público uma metodologia estruturada que até hoje serve de guia não somente pros quadrinhos mas também pra outras mídias.
Muito interessantes Sílvio esse seu bate-papo sobre HQs. Particularmente aprendi muito de psicologia, filosofia, mitologia através dos quadrinhos.
Política & histórias em quadrinhos, duas paixões. Demais, Sílvio.
Gosto muito dos seus vídeos professor, aprendo muito.
E os anos 80 para o Brasil foi terrível mesmo, a Bete carvalho gravou um samba que dizia a seguinte frase, o que adianta um monte de dinheiro para comprar um quilo de feijão.
Era supermercados com um preço de manhã, e a tarde as maquininhas remarcando violentamente os preços, e fora a política econômica dos Estados unidos ditando a taxa de juros que o Brasil iria atuar durante o ano, confesso, isso era uma humilhação para um país, eramos uma colônia dos Estados unidos, mas uma colônia de escravos, e foi assim até os dois mandatos do Fernando henrique, foi de certa forma em menor proporção, mas foi.
Os quadrinhos era uma válvula de escape para muitas crianças e adolescente dos anos 80, inclusive eu.
Muito legal seu comentário, amigo. Muito obrigado. Um abraço!
Muito bom essa contextualização política toda em relação as obras, curti muito! Lembro até hoje quando li a primeiro volume do cavaleiro das trevas em 1986, chocante!!
Amo os quadrinhos dos anos 80. Os X-mem de Claremont, O Thor de Walter Simonson, o Homen Aranha de Roger Stern, o Demolidor de Miller, qualquer coisa do imbatível Alan Moore.
O "Cavaleiro das Trevas" e "Batman Ano Um" sem dúvida foram (e talvez ainda sejam), obras disruptivas na cronologia deste personagem... No Cavaleiro das Trevas, é quase didático acompanhar o Liberal "old school fordista", Bruce Wayne, surtar diante do choque Neoliberal e fazer disto um pretexto para se transformar novamente num vigilante fascistóide vestido de morcego, acreditando que assim conseguirá juntar os pedaços de um mundo que desaba diante de seus olhos... Um fantástico retrato de sua época. Em "Batman Ano Um", além da génese do alterego de Bruce, o Batman, testemunhamos este colapso social também, mas mais através dos olhos do jovem policial, James Gordon, bem antes de se tornar o Comissário da Polícia de Gotham. Entre as duas histórias, esta é a minha preferida, mas as duas são excelentes... Ótimo vídeo, parabéns aos envolvidos!
Bem observado, parando para pensar foi isso mesmo. Bruce Wayne putaço contra o Superman corrompido pelo sistema e ele fazendo justiça minando o estado.
Acho q li pelo ano 2005. Achei foda, gostei demais o Wayne velho e dessa pegada, porém dos anos 80 sou aficionado pelo Sandman.
E tbm prefiro Batman Ano Um, adoro histórias sendo contadas por outra ótica. Indo para os anos 90, acho incrível o arco "A Queda do Morcego", conseguiram criar uma história fodástica do Bane, vilão que depois só vira capanga dos outros.
Adoro qd vc fala de quadrinhos!!!
Muito boa reflexão professor Silvio Almeida. Eu gostaria também o senhor futuramente relacionasse as hq a questão racial e de gênero. Um abraço.
Amo esse tema e fico muito feliz de saber que pessoas inteligentes como você estão se alinhando comigo nossa que bacana. Hoje em dia a nona arte não e mais vista como coisa de criança 🌸🌷 obrigada lindo
Silvio, adorei a temática do vídeo, por gentileza, gostaria de mais vídeos com temas sobre a cultura pop especialmente os quadrinhos e o cinema. Também vivi essa época, abraços!
Interessante demais ouvir esse raciocínio e me ajudara a escrever minha história contada partir da metade anos 80 até em dias atuais
Comecei a ler HQ's nos anos 90, mas lia principalmente obras dos anos 80. Uma parada que era muito presente nas histórias dos anos 80 era a melancolia. Foi a década de "A Piada Mortal" e "A Morte do Robin", "Deus Cria, o Homem Mata( X-Men)", "A Queda de Murdock"(Demolidor), Watchmen, Monstro do Pântano(do Alan Moore), V de Vingança, Hellblazer, Sandman.... Enfim, parecia haver uma melancolia onipresente nos quadrinhos do Ocidente....Também foi quando Justiceiro e Wolverine( dois anti-heróis ultra-violentos e perturbados) atingiram seu pico de fama... A decadência causada pelo fim do estado de bem-estar social se refletia muito nessas obras mas claro que só percebo isso agora depois de adulto... Muito bom o vídeo, professor!
Pois é, tem coisas que só percebemos depois de adultos, até essa resenha do Cavalheiro das Trevas me abriu os olhos sobre o Superman corrompido pelo sistema e o Wayne fazendo justiça contra o sistema. Incluiria nos perturbados o Hellblazer, cada história sinistra, parei de ler depois de um tempo. Li muito Spawn, coleção completa intácta (lançada no Brasil). Nunca fui muito dos heróis tradicionais, na real? Geralmente torcia pros vilões. Torci demais pro Bane na "A Queda do Morcego" ou mesmo pro Sinistro do Lanterna Verde, se não leu, leia "Amanhacer Esmeralda".
Professor Silvio, sua versatilidade é muito agradável.
Falar de temas complexos como politica e fazer esta conexão com o também complexo e divertido mundo dos quadrinhos é algo muito interesse de se ver.
Gostaria de indicar uma análise com esta pegada dos X-men, personagens que fazem alusão inclusive a questões bem mais profundas, e que usam como primeira camada a ficção da casa das ideias. Mas após a leitura de suas várias aventuras, percebe-se que o maior inimigo dos mutantes na realidade é o preconceito.
Resenha bem legal, extremamente viciado no canal, ótimo vídeo!!
Explicação serena e precisa. Ótimo conteúdo
Parabéns pelo canal prof. Silvio!
Muito bom dia querido Professor Silvio Almeida. Uma abordagem tão atual…
Análise de nossa sociedade. Que , em vários aspectos, teima em repetir os mesmo erros.
Ontem, 27/01/22, foi proibido a circulação da Graphic Novel Maus, de Arthur Spiegelman no estado do Tennessee, EUA. Estamos em franco retrocesso 😔😔
Amei o tema com quadrinhos!!!
Dr Silvio admiro muitíssimo o senhor, queria ver o encontro do senhor, Dr Rodrigo Silva e Mano Brown do Racionais. Vcs sintetizam o que é ser negro no Brasil.
Vcs me orgulham !!!!
muito bacana! contextualizar as HQs é um instrumento importante para estimular o entendimento dos personagens e da história.
Esse papo sobre hqs é show!
Amo o prof Silvio ❤❤
Lembrai, lembrai do 5 de novembro.
Esse foi o quadrinho que mais me impactou.
Silvio falando sobre quadrinhos é sempre legal. Queria vê-lo um dia papeando com o camarada do canal Quadrinhos na Sarjeta. Ia ser bacana.
Sou fã de quadrinhos e é ótimo ouvir o professor Sílvio Almeida falando. Vídeo sensacional! Esperando mais vídeos assim por aqui! 👏👏
Muito bom! Obrigado!
Caramba que vídeo bom!!! Vídeo bom é aquele que a gente nao quer que acabe. Você demostra grande entusiarmo ao falar desse assunto, isso deixa o vídeo mais empolgante e com vontade de ouvir mais. Parabens Silvio.
Parabéns pelo vídeo!
Prof, adoraria ver vc falando sobre Watchmen nesse contexto. Abs
Professor Silvio, ótimo ouvi-lo falar sobre quadrinhos, uma análise sempre profunda e embasada. Somos da 9° Arte Galeria, a primeira galeria de arte dedicada às HQ no Brasil, fica o convite para visitar-nos qualquer dia, seria uma grande honra. Forte abraço.
Impressionante como vc consegue abrir minha mente! Muito obrigada!
Muito interessante.
Obrigada 👏🤝🙌😘
Boa noite professor, parabéns pelo vídeo. Gostaria muito que construísse uma série sobre quadrinhos e política onde citasse não apenas os grandes quadrinhos que abordam o tema (Maus, Cavaleiro das Trevas, Watchmen, Liberdade - Um sonho americano), mas também a maneira como são mostradas as agências americanas que são braços de poder e interferência. Grato!
Muito bom! Meu formato favorito de vídeo por aqui é justamente esse: o que podemos aprender com (alguma referência artística/cultural).
Muito bom
video incrivel como sempre professor, tambem amo quadrinhos!
👏👏👏👏☕ faz a parte 2! qnd começou a aprofundar nas questões dos personagens com o contexto da época acabou o vídeo rs
Sempre grandes reflexões, Silvio. Abração ☕
Nesse vídeo fiquei com gosto de "quero mais" por saber de tantas outras obras dos quadrinhos contemporâneas dessa década e que comungam desses temas abordados por você. Não caberia uma parte dois não, Professor? Se não for pedir demais? Gostaria de ouvir seu ponto de vista sobre obras como Wachtmen por exemplo. Deixo aqui desde já registrado meu pedido e meu carinho!
Wachtmen realmente é um bom tema tanto os quadrinhos como também a série. Na minha opinião Ronin também é um ótimo material.
Boa!
Tem aquele desenho "Meu malvado favorito" com base nisso, 🤭 "Sílvio é meu professor favorito" ❤️
❤❤❤
Boa🥂
Interessante que, os grandes clássicos dos quadrinhos vem dos anos 80, o trabalho do Frank Miller em Demolidor e Batman,Superman do John Byrne, a trilogia do Infinito pela Marvel e por ai vai
A trilogia do infinito começa nós anos 90
Quando eu crescer quero ser como você !
Que abordagem perfeita.
Gostaria da sua percepção sobre Watchmen, professor.
Boa professor, vai algoritmo👊
Rapaz, sou viciado em quadrinhos desde criança, mas caí num longo hiato depois dos 17 anos e recente retomei lendo mangás...que literatura incriiiiiiivel.
Quando puder, leia Berserk, Shamo, hunter x hunter, principalmente o arco das formigas carnívoras. É muito quadrinho toooop no mundo.
Sobre desenho, tem planeta fantástico do francês rené lalux, que é foooooooodaaaaaaa
Ótimo vídeo
Olá Silvio, tudo bom?
Excelente e seu vídeo. Muito bom entender o contexto histórico na qual as obras foram feitas. Gostei da ideia de vídeos falando da relação de quadrinhos com política. É muito necessário fazer esse debate.
Muito legal Silvio! Saindo dos anos 80, não tem como não recomendar o "Maus", pra falar de política e quadrinhos.
Abraço,
👏👏👏👏
Que delícia de vídeo ✨
Vai ter vídeo sobre as HQs nas décadas seguintes?😍
Ser embebecido dessa contextualização acerca da temática é enriquecedor. Li Batman Ano Um e assisti inúmeras vezes a trilogia do Nolan de Cavaleiro das Trevas, e agora, com certeza será de uma perspectiva diferente, com mais elementos para entender tais obras.
Eu curto muito como os quadrinhos nós mostram os problemas de cada década,nós anos 80 os quadrinhos falavam sobre o futuro que vamos ter e nós anos 2000 se falava muito já sobre controle de população por mídia,caindo em 2010 sobre os direitos individuais,e caindo nessa década sobre a deturpada ideia de ideais próprios acima dos da sociedade
Gostei, ministro.
A sequência do Frank Miller á frente do Demolidor também foi fantástica! Foi antes do seu trabalho no Batman,Eu era garoto e não perdia nada do Frank Miller.
Esse vídeo precisa de uma parte 2
Curtir esse vídeo é pouco. Acompanho o canal e gostaria de ver mais leituras de obras literárias que são ligadas à "cultura pop" mas que nos ajudam a ler realidades de um determinado período histórico, ou até atual. Aliás reler 1984, entre os anos 2019 e 2022 foi a pior coisa que fiz com a minha saúde mental.
Muito boa análise. Às vezes me pergunto se Batman é um personagem ou um arquétipo.
Crossover do século quadrinhos e o mestre
Whatchman é o melhor retrato dessa época. O Alan Moore faz um excelente estudo de personagens, alguns são heróis protofascitas, inseridos numa guerra fria pré-apocalíptica.
Depois, nem sei se Frank Miller envelheceu bem.
"Poder Supremo" escrita por J. Michael Straczynski, é uma hq q recomendo ( mesmo não sendo dos anos 80).
Esse não é o criador do seriado Babylon 5 ?!
(Eu sou um fanático de ficção científica rsrs)
Ótimo comentário Silvio!
Outra obra do Frank Miller que é boa pra pensar esse contexto distópico dos anos 80 (além do contexto da emergência japonesa na economia mundial) é o Ronin
Se pudesse daria 1000 likes
boa!
MEU MINISTRO
muito bom, gostaria se falasse sobre alan moore tmb
Faz um vídeo sobre os anos 90
Legal esse formato de falar de problemas importantes em um contexto de cultura pop.
Faz um vídeo com o professor Darlan Montenegro da UFRRJ sobre quadrinhos e política. Ele ministra uma disciplina assim lá.
Acho que vc precisa fazer a continuação desse episódio! Pra vc GN citada, é um embrião dessa trajetória que estamos vivendo hj no Brasil, com a bipolaridade? Num crescente desde "Whatchmen", "V de Vingança" e o último filme do Coringa?!
Joia
opa professor! já ouvi uns lances que tentavam estabelecer um paralelo entre o professor x e o magneto com o luther king e o malcon x...... isso procede? faz algum sentido? é justa a comparação? Tbm sempre achei a música mandume a cara da irmandade mutante (não só pelos comentários de x-men na música.... mas tbm pela postura meio "magneto estava certo")...adoro vídeos sbre quadrinhos.....
O Cavaleiro das Trevas inaugurou a realidade distópica dos novos tempos que vivemos, nas HQs. Um Batman amargurado, desencantado e vingativo parte com tudo contra o crime em Gotham. O Batman 66 era filmado na California, num astral psicodélico e bem humorado, se tornando um clássico obrigatório entre os seriados americanos. Vale lembrar o Batman de Tim Burton, 1989, que introduz a Batsuite como uma armadura a prova de balas e com superforça, compensando a fragilidade do corpo de B. Wayne,
Você poderia fazer um vídeo sobre Juiz Dredd, como a política abordada nos quadrinhos reflete o sistema de segurança pública
Acho que quando a sanidade do batman é mais questionada é em "a piada mortal"
✊✊