Obrigado. Gostaria de saber a responsabilidade do cotista quando um fundo começa a dar prejuízo. Por exemplo, se o fundo alavancou e não consegue pagar suas dividas, se a venda dos imóveis não for suficiente, os cotistas deverão pagar essa dívida restante?
Muito boa a live, duas feras no assunto. Na minha visão, muita gente investe sem ter a mínima ideia do que está fazendo, mal entende renda fixa e começa a investir em renda variável. Todos somos livres para investir o nosso dinheiro onde quisermos, mas ao mesmo tempo somos responsáveis pelas nossas decisões. O investidor deve investir e ficar confortável, se não está, vende e vai investir em outro ativo, não adianta ficar reclamando, isto é perda de tempo e dinheiro.
Professores Baroni e Otmar, muito obrigado por esse vídeo. Sou um investidor incipiente em RV, de 72 anos. Tenho alguns FIIs em minha carteira. Selecionei a partir da metodologia fundamentalista que aprendi em 2 cursos, com outros professores. Todos sabemos que atualmente há investidores que de alguma forma aprenderam a somar 2 números, outro dia, e hoje já querem dar aulas de matemática para todo mundo. Em minha humilde opinião, que pode estar errada, os poderosos grupos que defendem o investimento em ações costumam propagandear nominalmente alguns bons ativos de setores perenes (que fique bem claro, eles não sugerem o investimento), o que a meu ver injeta confiança nos investidores mais novos e lhes dá coragem para investirem nos ativos propagandeados. E isso ajuda a impulsionar o lado das ações, em minha opinião. Não vejo isso acontecer em relação aos FIIs. Investidores, geralmente inseguros, proclamam abertamente que tem os FIIs x, y ou z como a querer saber de outros investidores se acham que x, y ou z são, ou não, bons ativos. Ou seja, eles buscam a segurança que os grupos poderosos injetam nos iniciantes quando propagandeiam nominalmente bons papéis de ações perenes. Todos sabemos que há alguns FIIs que performam melhor que outros. Então, porque quem realmente entende de FIIs não propagandeia também os nomes de alguns dos melhores, para alavancar esse lado? Os investidores iniciantes agradecerão, eu inclusive!!!.
Excelente conteúdo. É preciso tomar cuidado com os "famosinhos" do youtube, cujo único interesse é a venda de cursos e camisetas de uma certa marca. Eu ainda farei outro acréscimo: É preciso tomar cuidado com influencers que são "vendidos" a market makers e recomendam investimentos - dizendo que não é recomendação - mas enfatizando o "ótimo momento". Infelizmente muitos canais do youtube possuem donos ocultos cujo interesse é a "desova" de seus investimentos e precisam de compradores para geração de liquidez. Fiquem atentos!
realmente eduardo. Consigo citar uns 20 canais que são assim. Fora outros canais que eram muito presentes e sumiram. Sumiram porque? Porque será que eles sumiram? RUclips não valia a pena ou eles tinham outros interesses por trás.
Acompanho vcs 2!!! Prof Baroni sempre sensato, educado e com argumentos muito cirurgicos! Otmar tmb com sua visão analitica diferenciada, vão na contra-mão desses youtubers que só leem relatorios!
E difícil ver o "capital" caindo, mas aportando tudo o que é possível. Obrigado prof Baroni e Otnar por nós tranquilizar nesse momento. Na verdade ainda não tinha passado por um momento desses. Que é na verdade a grande oportunidade.
Otima Live quem acha que fundo Imobiliários não vale a pena não entendeu o mecanismo do investimento. Fica na Poupança que e mais negócio. Igual outro canal acha que renda fixa e melhor. Obs: Sou Investidor de Fundos imobiliários e Ações de 2018 e minha rentabilidade tá muito acima do CDI.
Caraca. Que crossover de gigantes. Não imaginei que ambos se conheciam. Lembrou-me quando Futurama encontrou os Simpsons. Vídeo que vou ver com atenção e carinho.
Admiro muito os dois, mas os problemas são outros (por exemplo): 1) Sucessivas emissões abaixo do VP; 2) A vasta maioria das emissões no VP, quando este já não reflete mais a realidade, o que "segura" o VP do fundo e impede este de acompanhar a inflação; 3) Ganhos de capital que muitas vezes simplesmente resultam da entrega de bons ativos para aumentar temporariamente a renda e gerar taxa de performance; 4) Compras/vendas com esquemas mirabolantes, os quais usualmente apenas geram taxas; 5) Entrada em IPO de outros fundos, muitas vezes da própria gestora. Novamente, todo o respeito aos profissionais, mas as gestoras em geral tem deteriorado muito o longo prazo dos fundos.
IPCA+ 7 no tesouro você recebe aquilo que contratou, ainda mantém seu capital original. Essa é a diferença para o fundo imobiliário. O investidor vê dessa forma. Obviamente pra quem está no prejuízo no Fii isso não serve.
Quando as cotas começam a valorizar , o controlador chama subscrição , o cara só pensa nele, não está alinhado com o cotista , mxrf11 eh exatamente assim
Em 39:08 , o problema é o "supostamente com IPCA implicito". FIIs deveriam se "esforçar" para corrigir/aumentar o rendimento, mais do que aumentar o seu tamanho/patrimonio. Pra quem vive de renda, o rendimento crescente é o mais importante, reinvestir 30% da renda não é suficiente se o FII não fizer a sua parte. Entre a certeza do IPCA+7% e a incerteza do "IPCA supostamente implicito" fica difícil decidir, na dúvida vai um pouco pra cada um.
Então... não sairei dos fiis. No qual estou desde 2018. Mas sinceramente, desde o meio do ano, dinheiro novo de aporte, somente algumas ações e renda fixa. Dinheiro colocado em fii's apenas o do reinvestimento.
Infelizmente a maioria dos FIIs perde para o CDI em dois anos e em cinco anos tambem. E muitas ações tambem... superar CDI e pra poucos...demanda muito estudo, dinheiro em varios cursos e tempo, voce que acha que com a dica de alguns youtubers vai ganhar dinheiro no curto prazo sem estudar e compreender...nao se iluda é super difícil.
Obrigado. Gostaria de saber a responsabilidade do cotista quando um fundo começa a dar prejuízo. Por exemplo, se o fundo alavancou e não consegue pagar suas dividas, se a venda dos imóveis não for suficiente, os cotistas deverão pagar essa dívida restante?
Não, os cotistas de um fundo imobiliário (FII) não têm responsabilidade pelas dívidas do fundo além do valor de suas cotas. Isso ocorre porque o FII é estruturado como um condomínio fechado, com personalidade jurídica distinta dos cotistas. Em outras palavras: Limitação ao valor investido: A responsabilidade dos cotistas é limitada ao valor investido nas cotas. O patrimônio do fundo responde pelas obrigações, mas o patrimônio pessoal dos cotistas não pode ser usado para cobrir dívidas do fundo. Alavancagem: Quando um fundo imobiliário utiliza alavancagem (como emissão de dívidas ou financiamentos), as garantias geralmente estão associadas aos ativos do próprio fundo (como imóveis ou outros investimentos), e não aos cotistas. Venda de ativos: Se o fundo enfrenta dificuldades financeiras, pode ser necessário vender seus ativos (como imóveis ou outros investimentos) para honrar suas dívidas. Se o valor desses ativos não for suficiente, o fundo pode entrar em inadimplência, o que pode levar à perda de valor das cotas, mas não gera obrigações adicionais para os cotistas. Exceção: Fraudes ou má gestão Se for comprovado que houve má gestão, fraude ou irregularidades por parte do administrador ou gestor do fundo, eles podem ser responsabilizados judicialmente. Nesse caso, os cotistas não seriam diretamente afetados por dívidas além do valor investido. Portanto, em cenários de prejuízo ou inadimplência, o cotista pode perder parte ou a totalidade do valor das cotas, mas não será chamado a pagar dívidas além disso.
Comecei em 2016 no auge da crise, venho aportando desde todos os meses e em 8 anos vivo de renda de FIIs, em 2020 no auge da crise aportei com força e montei a carteira de minha filha para se auto sustentar na fase escolar, hoje apos toda turbulencia continuo filrme, porém eliminei muitos fundos pois as gestões deixam a desejar, temos uma cultura vira lata em tudo que é inteligencia emocional e financeira, isto complica um pouco...
gostaria de pedir ao prof. Baroni e ao Sr. Otmar que nos mostre dentre os 500 fundos imobiliários existentes, 10 fundos que tenham batido o CDI nos últimos 10 anos. 😅😅 gostaria de me apoiar em fatos, muita teoria pra pouco retorno.
Acho que perderam uma ótima oportunidade de falar dos gestores e do malabarismo de mercado para abraçar uma alavancagem de leve. Os gestores, ou a maioria deles, estão tirando de contexto os fundos imobiliários. A classe de ativos é ótima, mas pouquíssimos fundos são de fato a favor do cotista, e não forçam emissões para crescimento do PL.
Pra quem tem dinheiro e sabe negociar, comprar imóvel físico ou terreno é muito mais seguro e rentável . Tem a questão da liquidez dependendo do momento mas é muito difícil perder patrimônio e para inflação , entre risco/retorno vale a pena. Mas o investimento é muito maior do que de uma quantidade de cotas de fiis… A verdade é que quem realmente tem grana compra imóvel bom e bem localizado e mantém ele sobre sua gestão e não de terceiros como nos fiis. Trabalhei 5 anos no mercado financeiro, e o melhor conselho que posso dar a qualquer um aqui é focar em ganhar mais dinheiro trabalhando, agregue valor ao seu trabalho, se especialize ,crie um negócio próprio se possível ou entre como sócio , qualquer coisa que faça e que tenha certo controle te dará mais renda do que ações , fiis ou qualquer outro produto do mercado financeiro. O mercado financeiro brasileiro é imundo, infelizmente.
Sim, o que deveria dar mais dinheiro seria o trabalho. Mas o próprio mercado distorce essa relação do dinheiro com o trabalho, uma vez que gera interpretações, diria que singulares, sobre o valor da moeda, que sai de um valor real ligado à produção laboral e vai pro campo da especulação. Essa distorção é muito problemática pra economia de um país e está ligada à própria raiz do sistema. O que vemos acontecer com os fiis é justamente isso, faz-se especulações que distorcem completamente o valor real que se esconde por trás dos papéis, ou seja, a existência de prédios com trabalhadores dentro que fazem a economia real girar. Se não há nada errado com a economia real, laboral, a economia do mercado financeiro, em tese, deveria acompanhar, mas não é isso o que tem acontecido.
Quanto ao **PREÇO** ... faltou mencionar que APENAS uns 0,3% do PL é negociado diariamente na média; e são esse MISÉROS TROCADOS que marcam o patrimônio dos 99,97% restantes. UM ACINTE !
Baroni e China, o simples fato de o título IPCA+ 2029 ou 2035 ter vencimento, independente da taxa, já não é suficiente para ser “pior” que um FIIS, que, em tese, não tem prazo? Na fórmula dos juros compostos o tempo é exponencial, não a taxa….
O engraçado é como eles querem convencer as pessoas de que é bom e importante ter FII, parece a Mirian Leitão dizendo: "olha como a inflação é bom para vc" Seria melhor mostrar dados e resultados, e não ficar só nos argumentos!!🤔🤨
Pra quem está começando a investir agora realmente fica difícil entender uma coisa e isso, faz perder as maiores oportunidades que demoram a acontecer. Vou dar um exemplo EXTREMO. Em 26/02/18 o HGLG11, considerado um dos melhores fundos imobiliários em todos os aspectos estava com a cotação na sua mínima histórica, que foi de 88 reais. Quem quer que tenha comprado o fundo nesse dia e nunca mais vendeu, está ganhado sobre o dividendo de hoje, 1,1 / 88 reais = 1,25 %. Ou seja, quando um momento como esse aparece, quem tem maturidade para entender que essa é a hora de comprar e não em 30/12/19 onde o mesmo fundo chegou na máxima a 206,15. Este recebe 0,53 % A questão é não comprar qualquer coisa.
SE A COTA CAI É PORQUE TEM MAIS GENTE VENDENDO DO QUE COMPRANDO? E VICE VERSA OK? MAS ISSO NÃO É ESTRANHO? KKK TIPO, SE ALGUEM VENDE X COTAS E OUTRA COMPRA Y COTAS, ONDE X=Y, ENTÃO A COTA NÃO DEVERIA SAIR DO LUGAR, OK? KKK
Na verdade e porque tem mais gente querendo vender do que querendo comprar. Quando o vendedor quer muito vender e o comprador não tem tanta vontade o preço tem que cair pro negócio acontecer.
Esqueceu de colocar na sua conta as pessoas que querem manter (não quer comprar ou vender). Esse grupo reduz a liquidez, ou seja, afeta compradores e vendedores.
Muito obrigado ao meu amigo Prof. Baroni pelo convite e a todos que nos prestigiaram com suas presenças na live!
Esse conhece!! 2 mestres no assunto e sem ser arrogantes.
Parabéns, Shina!
Obrigado. Gostaria de saber a responsabilidade do cotista quando um fundo começa a dar prejuízo. Por exemplo, se o fundo alavancou e não consegue pagar suas dividas, se a venda dos imóveis não for suficiente, os cotistas deverão pagar essa dívida restante?
Os melhores🎉🎉🎉
Eu admiro demais a paciência de vocês dois, se explicar a mesma coisa todo dia. Que luta
é o trabalho de qq professor rsrs
Verdade!!! Tem uns ai que nem desenhando aprende rsrrsrs
@@oseiasresende6850fica até parecendo que eles querem vender assessoria financeira(ironizando aqui)🤔
Muito bom ver duas grandes feras juntas com uma discussão tão boa.
Muito legal ver o Otmar participando do canal do Baroni!! Parabéns!
Muito obrigado, Andrea! Não dá para recusar o convite desse grande amigo e grande ser humano!
Que bacana ver o Otmar no Canal do Professor Baroni. Essa troca de experiências é ótima. Parabéns.
Muito boa a live, duas feras no assunto. Na minha visão, muita gente investe sem ter a mínima ideia do que está fazendo, mal entende renda fixa e começa a investir em renda variável. Todos somos livres para investir o nosso dinheiro onde quisermos, mas ao mesmo tempo somos responsáveis pelas nossas decisões. O investidor deve investir e ficar confortável, se não está, vende e vai investir em outro ativo, não adianta ficar reclamando, isto é perda de tempo e dinheiro.
rezo para que a paciência de vocês não acabe, obrigado pelo trabalho.
Muito boa a live, dois ótimos analistas. Profundos conhecedores dos FIIs, posições sensatas e baseadas em conceitos firmes e verdadeiros.
sempre bom ouvir o Otmar, ótima live Prof Baroni!
Professores Baroni e Otmar, muito obrigado por esse vídeo. Sou um investidor incipiente em RV, de 72 anos. Tenho alguns FIIs em minha carteira. Selecionei a partir da metodologia fundamentalista que aprendi em 2 cursos, com outros professores. Todos sabemos que atualmente há investidores que de alguma forma aprenderam a somar 2 números, outro dia, e hoje já querem dar aulas de matemática para todo mundo. Em minha humilde opinião, que pode estar errada, os poderosos grupos que defendem o investimento em ações costumam propagandear nominalmente alguns bons ativos de setores perenes (que fique bem claro, eles não sugerem o investimento), o que a meu ver injeta confiança nos investidores mais novos e lhes dá coragem para investirem nos ativos propagandeados. E isso ajuda a impulsionar o lado das ações, em minha opinião. Não vejo isso acontecer em relação aos FIIs. Investidores, geralmente inseguros, proclamam abertamente que tem os FIIs x, y ou z como a querer saber de outros investidores se acham que x, y ou z são, ou não, bons ativos. Ou seja, eles buscam a segurança que os grupos poderosos injetam nos iniciantes quando propagandeiam nominalmente bons papéis de ações perenes. Todos sabemos que há alguns FIIs que performam melhor que outros. Então, porque quem realmente entende de FIIs não propagandeia também os nomes de alguns dos melhores, para alavancar esse lado? Os investidores iniciantes agradecerão, eu inclusive!!!.
Excelente conteúdo. É preciso tomar cuidado com os "famosinhos" do youtube, cujo único interesse é a venda de cursos e camisetas de uma certa marca. Eu ainda farei outro acréscimo: É preciso tomar cuidado com influencers que são "vendidos" a market makers e recomendam investimentos - dizendo que não é recomendação - mas enfatizando o "ótimo momento". Infelizmente muitos canais do youtube possuem donos ocultos cujo interesse é a "desova" de seus investimentos e precisam de compradores para geração de liquidez. Fiquem atentos!
realmente eduardo. Consigo citar uns 20 canais que são assim. Fora outros canais que eram muito presentes e sumiram. Sumiram porque? Porque será que eles sumiram? RUclips não valia a pena ou eles tinham outros interesses por trás.
Que maravilha, Deus abençoe os dois sempre.
Otmar é supimpa! Gosto muito do trabalho dele.
Muito obrigado pelas palavras, Giovanni!
Grande contrubuição neste momento para a industria de fundos imobiliarios. Obrigado.
Obrigada por tantos ensinamentos
essa live é uma verdadeira aula!
Acompanho vcs 2!!! Prof Baroni sempre sensato, educado e com argumentos muito cirurgicos! Otmar tmb com sua visão analitica diferenciada, vão na contra-mão desses youtubers que só leem relatorios!
Não posso deixar de agradecer, venho aprendendo muito graças a esses dois brilhantes professores.
Quanto conhecimento e serenidade.
Obrigado.
Obrigado!!
Excelente prof Baroni! Sensacional
Dois gigantes dos investimentos
Que Live Magnífica!
E quem diria, são amigos próximos ANTES do RUclips.
Minha dúvida é: Quem influenciou quem?
E difícil ver o "capital" caindo, mas aportando tudo o que é possível. Obrigado prof Baroni e Otnar por nós tranquilizar nesse momento.
Na verdade ainda não tinha passado por um momento desses. Que é na verdade a grande oportunidade.
Dois MONSTROS!!!
Otima Live quem acha que fundo Imobiliários não vale a pena não entendeu o mecanismo do investimento. Fica na Poupança que e mais negócio. Igual outro canal acha que renda fixa e melhor.
Obs: Sou Investidor de Fundos imobiliários e Ações de 2018 e minha rentabilidade tá muito acima do CDI.
Já chego dando like porque vocês dois são os meus ‘gurus’ favoritos sobre FIIs 🤑
Muito obrigado pela confiança, Sheila!
Assistindo agora e adorando!!!! ❤❤❤
2 feras ! Só firmeza!
Acompanho os dois. São feras!
dois grandes profissional
Mais uma aula!
Obrigado mestres.
Live de GIGANTES só podia dar em coisa boa. Façam mais livres assim por favor 👏👏👏👏👏
Excelente bate papo !! 👏👏
Otmar é o cara!!❤
parabéns pela live. Otmar é fera demais!!!
Admiro mto os dois
Literalmente 2 professores... ❤
Muito bacana a live. Gosto muito dos 2 e sou inscrito nos 2 canais.
Aula completa! Sugiro na proxima falar mais sobre "Correlacao Negativa".
Dois gigantes!!!!!!!!!!❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Obrigado Professor Baroni. Obrigado Professor Schneider.
Dois dinossauros em conhecimento!!
Muito boa a live
Dois gigantes
Duas feras 😊
Muito bom! Obrigado!
Otmar é outro patamar
Parabéns pela live.
Pode cair que eu compro mais 😊! Obrigada pela paciência nas explicações prof Baroni 🙌🏻
Aula!!!!!!!!!🎉🎉🎉🎉🎉🎉❤
No momento , Tem mais gente vendendo (e com pressa) que comprando. a lei da oferta e demanda .
Acompanho os 2 ... inspiração
Live excelente. Ajuda muito no nosso crescimento enquanto investidor. Grato Prof Baroni e Otmar. 👏👏👏👏
Só gigante .
Otmar é geniallllllll e sem ser um chato ,metido lacrador como mts canais do RUclips
Muito obrigada aos dois pelo excelente vídeo 🙏🏼🤗
Nunca fiquei tão triste nesse periodo que as cotas estão mais baratas, e não tenho dinheiro para comprar mais...
Mesma coisa eu.😒
Like ok 👍 dois mestres 😃😃😃
Boa Noite
Dois monstros sagrados do youtube
Excelente
Caraca. Que crossover de gigantes. Não imaginei que ambos se conheciam. Lembrou-me quando Futurama encontrou os Simpsons. Vídeo que vou ver com atenção e carinho.
Muito obrigado pelas palavras e pela presença, Leonardo!
A gestão é tudo!
Otmar 😊
Admiro muito os dois, mas os problemas são outros (por exemplo):
1) Sucessivas emissões abaixo do VP;
2) A vasta maioria das emissões no VP, quando este já não reflete mais a realidade, o que "segura" o VP do fundo e impede este de acompanhar a inflação;
3) Ganhos de capital que muitas vezes simplesmente resultam da entrega de bons ativos para aumentar temporariamente a renda e gerar taxa de performance;
4) Compras/vendas com esquemas mirabolantes, os quais usualmente apenas geram taxas;
5) Entrada em IPO de outros fundos, muitas vezes da própria gestora.
Novamente, todo o respeito aos profissionais, mas as gestoras em geral tem deteriorado muito o longo prazo dos fundos.
Show d+
IPCA+ 7 no tesouro você recebe aquilo que contratou, ainda mantém seu capital original. Essa é a diferença para o fundo imobiliário. O investidor vê dessa forma. Obviamente pra quem está no prejuízo no Fii isso não serve.
Se manter até o vencimento sim, mas não esquece de descontar os 15% tbm do IR.
E o IR incide sobre o IPCA, que é a reposição da inflação...
Investir em qualquer produto financeiro vai depender da estratégia que você montou, pessoas diferentes podem ter lucro ou prejuízo no mesmo produto.
Quando as cotas começam a valorizar , o controlador chama subscrição , o cara só pensa nele, não está alinhado com o cotista , mxrf11 eh exatamente assim
Ótima colocação.
Em 39:08 , o problema é o "supostamente com IPCA implicito". FIIs deveriam se "esforçar" para corrigir/aumentar o rendimento, mais do que aumentar o seu tamanho/patrimonio.
Pra quem vive de renda, o rendimento crescente é o mais importante, reinvestir 30% da renda não é suficiente se o FII não fizer a sua parte.
Entre a certeza do IPCA+7% e a incerteza do "IPCA supostamente implicito" fica difícil decidir, na dúvida vai um pouco pra cada um.
Pra mim não tem o que pensar, com renda fixa pagando IPCA + 7. Na prática, nunca vi esse IPCA implícito.
Então... não sairei dos fiis. No qual estou desde 2018. Mas sinceramente, desde o meio do ano, dinheiro novo de aporte, somente algumas ações e renda fixa. Dinheiro colocado em fii's apenas o do reinvestimento.
muito bom like ok
So faltou o NOD do clube FII, meus TOP 3 analistas.
O nod está independente.
Boa noite
Infelizmente a maioria dos FIIs perde para o CDI em dois anos e em cinco anos tambem. E muitas ações tambem... superar CDI e pra poucos...demanda muito estudo, dinheiro em varios cursos e tempo, voce que acha que com a dica de alguns youtubers vai ganhar dinheiro no curto prazo sem estudar e compreender...nao se iluda é super difícil.
Obrigado. Gostaria de saber a responsabilidade do cotista quando um fundo começa a dar prejuízo. Por exemplo, se o fundo alavancou e não consegue pagar suas dividas, se a venda dos imóveis não for suficiente, os cotistas deverão pagar essa dívida restante?
Não, os cotistas de um fundo imobiliário (FII) não têm responsabilidade pelas dívidas do fundo além do valor de suas cotas. Isso ocorre porque o FII é estruturado como um condomínio fechado, com personalidade jurídica distinta dos cotistas. Em outras palavras:
Limitação ao valor investido: A responsabilidade dos cotistas é limitada ao valor investido nas cotas. O patrimônio do fundo responde pelas obrigações, mas o patrimônio pessoal dos cotistas não pode ser usado para cobrir dívidas do fundo.
Alavancagem: Quando um fundo imobiliário utiliza alavancagem (como emissão de dívidas ou financiamentos), as garantias geralmente estão associadas aos ativos do próprio fundo (como imóveis ou outros investimentos), e não aos cotistas.
Venda de ativos: Se o fundo enfrenta dificuldades financeiras, pode ser necessário vender seus ativos (como imóveis ou outros investimentos) para honrar suas dívidas. Se o valor desses ativos não for suficiente, o fundo pode entrar em inadimplência, o que pode levar à perda de valor das cotas, mas não gera obrigações adicionais para os cotistas.
Exceção: Fraudes ou má gestão
Se for comprovado que houve má gestão, fraude ou irregularidades por parte do administrador ou gestor do fundo, eles podem ser responsabilizados judicialmente. Nesse caso, os cotistas não seriam diretamente afetados por dívidas além do valor investido.
Portanto, em cenários de prejuízo ou inadimplência, o cotista pode perder parte ou a totalidade do valor das cotas, mas não será chamado a pagar dívidas além disso.
@ obrigado
Comecei em 2016 no auge da crise, venho aportando desde todos os meses e em 8 anos vivo de renda de FIIs, em 2020 no auge da crise aportei com força e montei a carteira de minha filha para se auto sustentar na fase escolar, hoje apos toda turbulencia continuo filrme, porém eliminei muitos fundos pois as gestões deixam a desejar, temos uma cultura vira lata em tudo que é inteligencia emocional e financeira, isto complica um pouco...
gostaria de pedir ao prof. Baroni e ao Sr. Otmar que nos mostre dentre os 500 fundos imobiliários existentes, 10 fundos que tenham batido o CDI nos últimos 10 anos. 😅😅
gostaria de me apoiar em fatos, muita teoria pra pouco retorno.
No investidor 10, status invest entre outras vc encontra
Exatamente. Muita suposição, muita teoria e quase zero de prática. Poderiam mostrar uma carteira que bateu o CDI nos últimos 10 anos.
@@Guilherme-vq2up
ruclips.net/video/zWpmCMYDnps/видео.html
Nenhum, mas nenhum youtuber mesmo, preparou a gente pra quedas. Todos só venderam céu de brigadeiro.
Acho que perderam uma ótima oportunidade de falar dos gestores e do malabarismo de mercado para abraçar uma alavancagem de leve. Os gestores, ou a maioria deles, estão tirando de contexto os fundos imobiliários. A classe de ativos é ótima, mas pouquíssimos fundos são de fato a favor do cotista, e não forçam emissões para crescimento do PL.
Pra quem tem dinheiro e sabe negociar, comprar imóvel físico ou terreno é muito mais seguro e rentável . Tem a questão da liquidez dependendo do momento mas é muito difícil perder patrimônio e para inflação , entre risco/retorno vale a pena. Mas o investimento é muito maior do que de uma quantidade de cotas de fiis…
A verdade é que quem realmente tem grana compra imóvel bom e bem localizado e mantém ele sobre sua gestão e não de terceiros como nos fiis.
Trabalhei 5 anos no mercado financeiro, e o melhor conselho que posso dar a qualquer um aqui é focar em ganhar mais dinheiro trabalhando, agregue valor ao seu trabalho, se especialize ,crie um negócio próprio se possível ou entre como sócio , qualquer coisa que faça e que tenha certo controle te dará mais renda do que ações , fiis ou qualquer outro produto do mercado financeiro.
O mercado financeiro brasileiro é imundo, infelizmente.
Sim, o que deveria dar mais dinheiro seria o trabalho. Mas o próprio mercado distorce essa relação do dinheiro com o trabalho, uma vez que gera interpretações, diria que singulares, sobre o valor da moeda, que sai de um valor real ligado à produção laboral e vai pro campo da especulação. Essa distorção é muito problemática pra economia de um país e está ligada à própria raiz do sistema. O que vemos acontecer com os fiis é justamente isso, faz-se especulações que distorcem completamente o valor real que se esconde por trás dos papéis, ou seja, a existência de prédios com trabalhadores dentro que fazem a economia real girar. Se não há nada errado com a economia real, laboral, a economia do mercado financeiro, em tese, deveria acompanhar, mas não é isso o que tem acontecido.
Quanto ao **PREÇO** ... faltou mencionar que APENAS uns 0,3% do PL é negociado diariamente na média; e são esse MISÉROS TROCADOS que marcam o patrimônio dos 99,97% restantes. UM ACINTE !
Professor, você e seu convidado acham que estamos em um momento de oportunidade histórica para adquirir bons FII ?
entrei na renda variável em 2019 já estou calejado, esse momento é oportunidade e pode continuar a cair e mais oportunidades vão surgir
As pessoas focam no valor do patrimônio em vez de focar na qualidade de cotas
Ninguém menciona que o Nine e o Taxxad virão novamente com força querendo tributar os FIIs
Baroni e China, o simples fato de o título IPCA+ 2029 ou 2035 ter vencimento, independente da taxa, já não é suficiente para ser “pior” que um FIIS, que, em tese, não tem prazo?
Na fórmula dos juros compostos o tempo é exponencial, não a taxa….
O engraçado é como eles querem convencer as pessoas de que é bom e importante ter FII, parece a Mirian Leitão dizendo: "olha como a inflação é bom para vc"
Seria melhor mostrar dados e resultados, e não ficar só nos argumentos!!🤔🤨
Exatamente, é muito malabarismo para tentar justificar uma classe de ativos que não se sustenta.
Um MONOLOGO !
DEIXA O OTMAR FALAR !
Desanimei demais com fiis. Retorno péssimo. A renda não tem compensado a queda das cotas. Não compro já tem mais de ano ja
A renda não tem que compensar a queda. Se você esperava isso, nem sequer era pra ter comprado em primeiro lugar.
Falta de confiança nas gestoras, principal motivo do valor de mercado de muitos fundos.
Pra quem está começando a investir agora realmente fica difícil entender uma coisa e isso, faz perder as maiores oportunidades que demoram a acontecer. Vou dar um exemplo EXTREMO. Em 26/02/18 o HGLG11, considerado um dos melhores fundos imobiliários em todos os aspectos estava com a cotação na sua mínima histórica, que foi de 88 reais. Quem quer que tenha comprado o fundo nesse dia e nunca mais vendeu, está ganhado sobre o dividendo de hoje, 1,1 / 88 reais = 1,25 %. Ou seja, quando um momento como esse aparece, quem tem maturidade para entender que essa é a hora de comprar e não em 30/12/19 onde o mesmo fundo chegou na máxima a 206,15. Este recebe 0,53 % A questão é não comprar qualquer coisa.
Se a moda é falar mal de fiis, agora é melhor momento de comprar.
👍
Modo passa pano ativado do inicio ao fim da live. Péssima live, uma vergonha!!
tem que ficar reinvestindo 50% dos de tudo que ganha para não perder para inflação... (isso ninguém fala na internet)
FII tô fora!
Sempre o mesmo papo 😅 muda nada e o povo continua perdendo dinheiro dentro ou fora da renda variável
Pessoas inteligentes falando de uma forma muito dispersiva sem objetividade sem números perdi meu tempo
dois professores.... quem ganha somos nos...
FORA, LULA!!!!!!
SE A COTA CAI É PORQUE TEM MAIS GENTE VENDENDO DO QUE COMPRANDO? E VICE VERSA OK? MAS ISSO NÃO É ESTRANHO? KKK TIPO, SE ALGUEM VENDE X COTAS E OUTRA COMPRA Y COTAS, ONDE X=Y, ENTÃO A COTA NÃO DEVERIA SAIR DO LUGAR, OK? KKK
Na verdade e porque tem mais gente querendo vender do que querendo comprar. Quando o vendedor quer muito vender e o comprador não tem tanta vontade o preço tem que cair pro negócio acontecer.
Esqueceu de colocar na sua conta as pessoas que querem manter (não quer comprar ou vender).
Esse grupo reduz a liquidez, ou seja, afeta compradores e vendedores.