MORI SAY MS620 Torno multifuso CNC, Multispindle 100% CNC

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 27 окт 2024
  • Torno Multifuso Automatico com soluções personalizadas para o cliente e assistência pós-venda em todo o território nacional, tornos de 6 e 8 fusos com carregadores automáticos e tecnologia europeia de ponta.
    Tornos multifusos e multimarca, venha nos conhecer TAJMAC BRASIL em nossa sede em Louveira SP ou ligue que daremos informações sem obrigação de estudar qualquer viabilidade de projeto e processo.
    No Torno multifuso todos os fusos giram ao mesmo tempo enquanto as ferramentas têm apenas o movimento de posicionamento e avanço, exceto nas estações onde há uma estação de furação transversal ou fresagem. A última estação é aquela em que a peça acabada também é descarregada, então na próxima estação a peça bruta é carregada e travada no fuso. No caso de máquinas com carregador de barras, na fase 1 há também uma parada de fim de curso. Isso serve para mandar a barra trocar.
    Na última fase a peça, agora concluída, será cortada da barra. Em cada tipo, porém, a cada passo do carrossel, uma nova peça acabada é produzida.
    O torno multifuso era muitas vezes automatizado com cames de tambor, graças aos quais todos os eixos das ferramentas eram sincronizados e operados; atualmente, além do torno multifuso, existe também uma solução de controle numérico (torno multifuso CNC) que gerencia os eixos por meio de fusos de esferas.
    No Torno multifuso as peças processadas nestas máquinas-ferramenta podem ser complexas e apenas um grande volume de produção (indicativamente a partir de 50.000 peças) pode justificar a utilização deste tipo de torno. De fato, além do investimento inicial da máquina-ferramenta, também é necessário considerar os tempos e custos de ferramental: para cada nova peça, todas as estações devem ser redesenhadas com a cinemática de acionamento relacionada. Considerando tanto o longo tempo de set-up quanto o custo do equipamento de cada estação, os tornos multifusos são geralmente menos econômicos que os tornos de barra. No entanto, para grandes lotes o custo da planta é amortizado e tornam-se uma solução bastante competitiva.
    No transfer multifuso as máquinas estão disponíveis tanto com o eixo do na horizontal, onde há um carregador de barras na parte traseira da máquina, quanto com o eixo do fuso na vertical, onde a máquina é carregada diretamente com peças brutas já reduzidas (muitas vezes usadas para pequenas fabricação de peças).
    No Torno multifuso as máquinas de eixo vertical tendem a ter mais estações (até 30) e, portanto, podem realizar a usinagem de peças complexas em menos tempo, enquanto as máquinas de eixo horizontal possuem menos estações (geralmente 6 ou 8, mas podem chegar até 12).
    Em média, um torno multifuso de oito estações tem maior produtividade do que um com quatro estações. Além disso, ter mais estações disponíveis permite obter peças de melhor qualidade, pois as fases de desbaste e acabamento são distintas.
    No Torno multifuso o sincronismo das várias estações é de fundamental importância: cada processo deve durar um tempo igual ao dos outros. Embora toda a usinagem comece no mesmo instante, a fase mais longa será o "gargalo" que limita a produtividade de toda a máquina-ferramenta: enquanto essa usinagem não for finalizada, o carrossel não pode avançar para a próxima etapa. Portanto, é necessário focar na otimização do processo e do processamento: mesmo a economia de algumas frações de segundo no processamento crítico tem um enorme impacto final, dado o alto número de peças a serem produzidas.
    No Torno multifuso carrossel porta-fusos - É a estrutura que suporta os diversos fusos e os transporta de estação em estação. Esta estrutura é posicionada com precisão no espaço por pinos que bloqueiam rigidamente sua posição durante o processamento. Uma vez finalizada a usinagem, os pinos se retraem deixando o carrossel livre para girar um passo, e então engatar novamente.
    No Torno multifuso a torre de ferramentas - Em cada estação há uma ou mais ferramentas que também podem trabalhar simultaneamente. Como muitas vezes são processadas peças complexas, também é fácil encontrar estações equipadas com a fresadora motorizada que permite realizar a fresagem sem ter que mover a peça para uma máquina-ferramenta diferente.

Комментарии •