Minha frase favorita do Abu: "Tive mais de cem fracassos. E, para mim, não tem a mínima importância. Para um artista, o fracasso e o sucesso são iguais. Os dois são impostores".
Oque é ser diferente? Oque é ser comum? ... Oque é a vida? Sei lá mano kkkkkk Ele foi quem ele era no dia mano, não acho legal tentar rotular os outros e suas aspirações. Porque pra não tremer nesse programa diante desse monstro, olha eu nem sei dizer se era possível. Vale lembrar que o Sterblich é um fã do AbuJanra tbm, acho foda essa entrevista lembro de ver ao vivo. Pra mim ele não quebrou o humorista, ele humanizou uma celebridade.
@@edu5688 Já vi, acho que são personalidades diferentes não vejo muito sentido em se comparar o interior de alguém com o de outra pessoa... Mas entendi oque vc quis dizer. Respeito sua opinião.
@@tiagaum1291 Assim como Abujamra, não sou chegado a demagogia e não suporto viver em Cima do muro! Eduardo demonstrou não ter a personalidade que prega. Clodovil era o que era em qualquer lugar e na frente de qualquer um, não precisava fazer média com ninguém
"me responde por favor cara", essa foi a parte em que ele deixou todo o ego de lado e simplesmente aceitou que não tinha mais como esconder que ainda não tem experiencia de vida o suficiente pra responder uma pergunta como essa. Muito foda, ambos fodas, parabéns pelo react.
@@chayamendonca9235so faz tipo oq? Nao entendi oq o edu perguntou pro abudi responder. Ele pediu pro entrevistador responder no lugar dele oq era a vida?
Minha parte favorita do vídeo é em 25:49 quando o Edu fala "estou lendo a mesma peça sempre, Esperando Godot é praticamente bíblia". Diria que é o momento mais subestimado do vídeo. "Esperando Godot" de Beckett é uma peça clássica do teatro, extremamente famosa, principalmente aqui no Brasil. E foi justamente o Abu quem foi um dos primeiros a trazer as peças para cá, não só Beckett, como também Brecht. Ele tá desesperadamente tentando ganhar uma validação do Abu para sua carreira teatral/intelectual, justamente depois de ter citado referências, e o Abu dizendo "nossa, nenhum bom". É um detalhe muito bom, me quebra toda vez.
De tudo, não se pode julgar o Eduardo. Quantas vezes, na tentativa de cativar e impressionar quem admiramos, nos frustramos. Um garoto ainda, em frente a essa imensidão que era o Abu, não poderia ser diferente. E por isso que essa provocação foi maravilhosa. Chegou ao objetivo. Tirou o menino da sua casca de conforto!
Esse final é genial. O papo só encerra quando finalmente a defesa do Edu é furada e ele fala pela primeira vez com sinceridade. Mas logo ele volta a querer impressionar e a bajular o Abu. "Eu fracassei".
@@edsondiasalves Até onde vi não foi o ultimo ( com Sterblitch foi o 695) mas sim o ultimo exibido pela TV Cultura. O ultimo mesmo foi com Fabio Marcondes (702). Mas é um encerramento dramático para a TV.
@@CaiqueDeodato ahhh achava que tinha sido o último, pois eu lembrava que após a do cesar polvilho o programa havia saído da grade, mas bom saber que existem outros episódios
O Sterblitch não ficou confuso, perdido ou coagido pela entrevista. O cara já é assim, sequelado por traumas do passado. É triste ouvir de alguém que ao olhar para sua foto na infância não consegue se identificar. Ter uma mãe psicóloga não o ajudou nisso, na verdade acho que surtiu efeito contrário. O Abujamra fez o dever de casa, como sempre, e deve ter notado isso. As provocações feitas foram para extrair algo soterrado e a confusão interna dele é esse algo.
@@mauzolito se vc n acha que a superficialidade e o falar bonito pode ser tanto a maior verdade quanto a maior mentira nesse contexto, n sei que entrevista vc tá vendo
@@-piras Não é essa questão, é o que transparece claramente é que ele tenta ser algo que ele não é....não foi natural, não foi ele mesmo...talvez seria bem mais interessante se ele fosse ele mesmo...tentou parecer diferenciado e ficou bem feio...tanto que essa entrevista entrou para a história
@@mauzolito n sei, acho que ele é sincero num sentido que ele quer muito ser quem ele apresenta na entrevista, é aquilo que ele fala no final, do que é a vida pra ele, é ser perfeito pros outros, ele da as respostas que ele acha que o Abu quer ouvir, mas também é as respostas que ele quer falar. Atuar é uma mentira mas contem em si também uma sinceridade, ao mesmo tempo que o tempo todo ele ta querendo transparecer algo na entrevista, talvez algo que ele não seja, ele mostra os desejos e anseios mais profundos, e o Abu sabe exatamente como perturba-los.
Sou um cara mto tranquilo. Sempre fui. Não me abalo por mta coisa. Mas hoje, aos 35 anos, descobri que não sou tranquilo. Na verdade, sou covarde. A tranquilidade é a arma do covarde. E só aprendi (ou descobri) isso após perceber que essa tranquilidade (na vdd, covardia) me tirou mta coisa. Coisas que não terei mais. É foda!
então viva mais alguns anos pra descobrir que isso tudo é uma grande bobagem. não existe nenhuma cartilha para se viver. abujamra certamente era muito culto, mas era tão inocente quanto o polvilho.
Você está confundido as coisas, tu era acomodado, tranquilidade não tem nada a ver com fracassos da vida, aliás, ser tranquilo as vezes é me muito bom, evita que você tome decisões precipitadas.
@@lucasjacinto8440 e logo começou a enaltecer o Abu dnv, e ele (abu) finaliza dizendo "eu fracassei" pq o edu voltou atrás e vestiu a máscara de pessoa perfeita dnv
O mais foda e emblemático é o fim dessa entrevista. Foi a ultima do Abul, ele veio a falecer poucos dias depois. A última frase foi "fracassei" Diante do pedido desesperado de atenção por parte do Edu. Realmente um fechamento "trágico" como uma tragédia grega, do qual o Abuljamra sempre gostava de citar nos inícios das entrevistas. Um fechamento com chave de ouro!
" a vida é poder fazer coisas bacanas" , Tudo bem que essa pergunta é embaçada mas o edu podia ter pensado um pouquinho mais , ter dado uma resposta que fizesse refletir, dava pra se esforçar mais poxa...
Eu assisti esse programa no dia que foi ao ar, curiosamente este foi o ultímo programa do Abu. O mais interessante aqui é esse rapaz ter trazido este vídeo da Tv Cultura e analisado como realmente aconteceu. Eu confesso que fiquei receoso quanto uma análise rasa, mas o rapaz luideverso é um cara muito inteligente, meus parabéns, você soube conduzir de forma clara simples e explicativa a todos que não conheceram o grande Abu e talvez o Edu, abraço e energias positivas a todos.
@@adriano3987 talvez que... A vida sempre vai ter motivo para você estar inquieto, perturbado... Se você está tranquilo, então é porque não consegue enxergar ou parou de se importar. E isso é uma tragédia. Ou talvez... Achasse que alguém tranquilo já desistiu de lutar pelo que quer... De sonhar grande... O que seria trágico também. Mas acho que a gente nunca vai ter certeza.
E pensar que nem de longe foi o melhor provocações. O do Clodovil e o com os moradores de rua são épicos. A entrevista com o filho dele também é emocionante
A galera falando como o Edu trabalhou no pânico, sendo que ele foi um dos melhores e estava na melhor época do programa, teve uma época que o Edu carregou o pânico nas costas.
Nem sabia que ele estava na Globo haha. Mas colocam o pânico hoje como um programa magnífico, sendo que Edu hoje é muito maior que o pânico, um programa que já teve o Edu e o Ceará, hoje tem Adrilles kkkk
Ele como pessoa ligada as Artes, filosofou muito, queria apenas uma resposta sobre a Vida que não fosse óbvia ou piegas demais, ele não queria respostas convencionais, mas isdo vai da perspicácia da pessoa rm entender e entrar no jogo de pensamento e de palavras dele.
@@LuisEduardoSampaio o bola, o mendigo, o paulinho serra, sempre falam das coisas q ele fazia e de como ele era, expulsou o paulinho do ape dele uma vez 3h da manha pq viu respingo de mijo no chao
O Edu é mala mas a frustração dele sempre foi ser reconhecido como artista, até ir pra globo ele foi, o jeito que ele fica desconfortável com a abu entrega, acho que ele daria uma entrevista pra falar disso
essa entrevista virou "meme" e levou as pessoas a acreditarem que o Abu simplesmente humilhou ele de forma vazia (videos na net como "abujamra destrói a alma de eduardo", "eduardo é engolido em programa") sendo que na verdade acho que o Abujamra fez o maior favor da vida do Edu, falando o que ele devia ouvir e o fazendo pensar pela primeira vez em anos (alguém que trabalha no panico por tantos anos....). Abu já estava velho e muito cansado, duvido muito que ele iria perder o tempo dele chamando alguém assim só pra zoar com a cara dele sendo que podia estar usando-o para se engrandecer ouvindo alguém intelectual de verdade. Sinto que foi um ato singelo e humilde dele. O lado bom desses edits bobos foi que houve uma explosão na procura por provocações que tornou o programa muito conhecido no público mais jovem. - a propósito, não sei se Eduardo ouviu o conselho "a tranquilidade é trágica", porque ele saiu do pânico e foi trabalhar... em novelinha da globo. Sendo só mais uma peça na máquina.... - Outra coisa marcante pra mim foi o Edu falar que ficou sentido e durante o "me responde por favor" dele, acho que foram as partes mais verdadeiras do Edu. Foi quando ele não tentou parecer forçar uma imagem.
O Abujamra engolia sem querer,não intencionalmente. Pois ele provocava,com ironia e inteligência, até aonde a pessoa conseguiria chegar e se a carapuça servia,aí era por sua conta e risco.Pra mim ele era um grande psicanalista,porque ele sabia extrair o mais profundo daquele ser. Ele tinha o dom de fazer a pessoa se questionar.
bom, ele estava tranquilo no Pânico e eu até agora não sei quem era Cesar Polvilho rs, mas sei quem é Eduardo Sterblitch mesmo não acompanhando muita coisa
O Sterblitch respondeu as perguntas como quem responderia ao Jô Soares ou a Marília Gabriela: tom construtivo, afirmativo, cheio de certezas. Mas o lema do programa era idolatrar a dúvida. A premissa básica de provocações é a desconstrução. Tanto era assim que nas primeiras temporadas, dois ou três artistas eram entrevistados por episódio mas as entrevistas eram exibidas mescladas. Anarquicamente (ou não, a depender dos temas). E mescladas também com as entrevistas a populares. Zero maistream. O único programa brasileiro 100% original, com formato ímpar no mundo, até hoje não superado ou repetido.
Que entrevista maravilhosa! Muitas vezes desconfortável, mas é justamente o tipo de desconforto que nos faz questionar nossas convicções e mudar, o desconforto que traz evolução. Na minha opinião, o simples fato de se demonstrar atingido e afetado por esses questionamentos, demonstra que o Eduardo Sterblitch é alguém aberto para essa evolução. Ele era muito jovem e na juventude, é completamente normal estarmos perdidos na vida, principalmente quando se é famoso. Enfim, pra mim, a vida é justamente passar por esses momentos desconfortáveis e constrangedores onde você se percebe errado e ingênuo, onde você percebe que ainda tem muito que aprender e evoluir. Inclusive esse é mais um motivo para "a tranquilidade ser trágica", o caminho para a evolução é bem longe de ser tranquilo.
@@Raccoon2544 Não entrei no mérito do que o Eduardo queria ou pretendia, de qualquer forma ele estava completamente perdido e equivocado sobre o Abu. Meu comentário é sobre outro aspecto do Eduardo: ele ter se percebido equivocado e perdido a ponto de chorar, o que mostra que o Abu conseguiu provocar o convidado e quem sabe despertar ali uma mudança.
Ai, esse programa era TUDO com o teatrólogo véio e esquerdista. Dói lembrar que agora é palquinho confortável pros convidados com a condução lastimável do Tas. 🤦🏽♀️
Posso estar errado mas nao vi sinceridade na entrevista da parte do Edu, talvez por nervosismo, o mesmo ficava constantemente tentando dizer frases bonitas, cheias de efeito, para tentar seduzir o Entrevistador. Abu, por sua vez, me parecia entender o recado da falsidade expressado por Edu e foi pegando cada vez mais pesado. No final Edu desiste, compreende o labirinto de perguntas do Abu mas nao consegue encontrar saida e cai no choro que foi a única coisa sincera que assisti nessa entrevista.
@@JustSomeoneAtYtb Bastava ter sido sincero desde o inicio, e não ficar se mascarando, afinal, a entrevista era com a pessoa Edu, não o artista em si como ele tanto ficou na defensiva pra manter a personagem. Ou ele próprio tinha se esquecido ou perdido quem realmente era, e por isso a sinceridade ficou mais pesada.
@@JustSomeoneAtYtb Também, realmente. Talvez as melhores perguntas nunca teriam sido feitas. E acredito que a maioria de nós também esta até hoje buscando a resposta do que é a vida para cada um.
O sujeito foi levado tão ao limite que no final resolveu dizer que trabalha para pagar o plano de saúde dos avós em busca da simpatia do entrevistador que obviamente não ligava para este tipo de bobagem,Abu era um moedor de carne,faz muita falta aqui na Terra plana!
"Eu compraria essa fórmula de ser mais velho". Infelizmente isso só faria dele um menino com dores nas articulações. A sabedoria que algumas pessoas mais velhas têm vem justamente de ter gastado a juventude perseguindo essa sabedoria. Talvez a maior epifania da idade seja entender com a carne que não existem atalhos para a plenitude da mente. Talvez também, por isso, aqueles que envelheceram sem alcançar tal plenitude demandem o respeito que os velhos sábios conquistaram, pois essa epifania é inescapável, e vendo-se velho e imbecil, sabe que não tem mais tempo para merecer tal respeito.
O Juvenal do Sterblitch tão alheio ao mundo que vive, querendo uma migalha de reconhecimento do abujanra, explica o "fracassei". Podia ter trazido alguém melhor de consciência.
17:45 uma frase q cabe pra isso e destrói completamente essa visão errônea do mais velho, ''ate os canalhas envelhecem'', ser velho n significa ser sábio
As declamações poéticas do Abu são maravilhosas. Melhores declamações já vistas na tv brasileira. Abu totalmente lírico com todo o seu corpo e espírito. Esse foi Genial.
Eu conheci o Provações graças ao Clodovil que é um homem que admiro muito até hoje, e passei a admirar muito o Abujamra, o conhecia de nomes e de programas culturais e tudo mais, aliás uma entrevista icônica, remendo a todos que assistam!! E é impressionante o nível de talento do Abujamra, um verdadeiro artista!!
O pessoal parece que tem fetiche de querer "parecer" mais intelectual ou inteligente do que de fato é. Mas, acabam escancarando só o próprio ego e a estupidez do mesmo.
Um grande ponto é que o eduardo não para e pensa pra responder, ele sai respondendo o que vem na lata, eai que ele se enrola e é aí que o abujamra pega ele.
@@JonathanSerafim eu não sei, não conheci ele além de suas participações no programa. mas eu acho que n trataria o eduardo assim, apesar de que a intenção do programa deve ser provocar ne
O Edu, em todos programas, ele aloprava, brincaba, bebia... no Abu ele retirou a máscara, mostrou quem ele é. Isso é lindo de ver. Ele, mesmo sendo a "celebridade do momento", respeitou a grandeza do Abujamra. Porra! Emocionante! Nem no Jô Soares ele foi assim.
Infelizmente é impossível alcançarmos tranquilidade enquanto estivermos nesse mundo camarada. É um objetivo que pode frustrar mais do que beneficiar, pois sempre estaremos em crise com alguma coisa. Nosso próprio meio conduz essas desventuras. O que dá pra fazer é criarmos mais momentos de tranquilidade e presentear isso aos outros também. E nos tempos das crises, nos lembrarmos que ainda somos capazes de criar mais tranquilidades.
Nos últimos anos sempre que começo a utilizar uma nova agenda ou um novo caderno, escrevo na primeira página a frase "a tranquilidade é trágica". Por algum tempo até esqueci de onde eu tinha a escutado. Ano passado, quando eu estava reassistindo a essa entrevista, relembrei que era do Abujamra. Não canso de assistir às suas entrevistas. Uma mais instigante que a outra.
O Abujamra vai intercalando o nome Eduardo Sterblich com César Polvilho, isso vai quebrando o Eduardo aos poucos, vai mostrando que de nada vale o Eduardo e sim o César Polvilho, que só por conta disso ele ficou famoso.
Essas lutas mentais me lembram quando criança lia Marvel com as lutas do Professor Xavier dentro da cabeça do Magneto… Só que agora adulto vê isso eh uma satisfação surreal tão quanto!! Obrigado por relembra essa mano!!
Olá, muitas pessoas possuem antipatia com o Eduardo Sterblitch por algumas historias que contam sobre ele, seja o que ele fez não consigo olha-lo com esses olhos tão rudes, talvez por admira-lo, o vejo como um garoto inteligente e com potencial, os erros e acertos de sua vida pessoal cabe a ele e sua consciência responder. 8:30 - Não acredito que seja medo de falar besteira, creio que ele está medindo as palavras, agora por medo? não me parece. 9:25 - Concordo, Abujamra sabia e saberia separar a pessoa do artista, há artistas que são horríveis como pessoas, mas que são conhecidos apenas pela sua arte, ou, que todos sabem da má personalidade, e mesmo assim possuem o reconhecimento como artistas. 10:12 - Exato, Abu faz essas provocações com todos os entrevistados, quem não sabe basta ver outras entrevistas, creio que por conta da má fama, entorno da personalidade do Eduardo, gerou o desejo em muitas pessoas em vê-lo sofrer de algum jeito.
19:47 - Abujarra incita de dentro para fora questões que o Eduardo não sabe, tem dúvidas, ou que nunca se questionou, essas coisas que o Abu incita são profundas demais, inclusive para o Edu que parece ser emotivo, e agora ele já está ficando emocionado. 29:37: Enxergo que o Edu mediu as palavras, em alguns momentos se esforçou para ser certo nas palavras, mas não noto que ele estaria tentando impressionar o Abu, antes de mais nada, Eduardo via o Abujarra como ídolo, como já foi mencionado pelo o autor do vídeo. 30:49 - Abujarra Provocando como sempre, nada pessoal! O final não vou assistir pois já assisti e me emocionei, Eduardo Sterblitch foi sincero, eu noto sinceridade nos olhos dele, foi o que vi é a minha impressão. O Antônio Abujamra provocou, e até desnudou parte da alma do Eduardo, e nunca saberemos de fato o que o Abujamra sentiu, pois não transpareceu nada, e esse nada não é um nada de desprezo, é um nada de um homem que fez perfeitamente sua arte de provocar ali.
Sterblitch ficou tão desconfortável que gritou a entrevista toda, o nervosismo estava a mil, o mais louco é que o Abujamra sempre foi ácido e nem mesmo Jô Soares escapou de toda sua acidez característica, apenas se o convidado não o conhecesse e nunca tivesse assistido um programa sequer é que levaria para o lado pessoal qualquer frase desse grande entrevistador.
Ainda menino vi entrevistadores como Abujamra e Jô Soares que com todas as ressalvas eram exímios comunicadores. E de entrevistadores com todas as letras e sílabas possíveis. Eles deixavam leves as entrevistas com Gênios e extraíam muito ou tudo dos loucos. Faziam nos sentir inclusos num papo com Gary Kasparov e faziam ficar clara toda excentricidade de Skylab e Tom Zé. Hoje nós estamos na era dos podcast que, em regra, são longas conversas ao nada. Se escoram na justificativa de que é um "bate papo" para não pesquisarem nada sobre os convidados. Com isso os gênios parecem tolos e os tolos ficam mais tolos ainda.
O Abu é foda!!! O Edu é fodinha!!! Abujamra, o mais ácido/irônico já visto na tv brasileira. Grande saudade!!! As melhores entrevistas do abu, que eu acho, são dos primeiros 10 anos do programa. São maravilhosos!!!!!
Quando ele fala "a tranquilidade é trágica" eu gosto de acreditar que é uma referencia ao poema "Do not go gentle into that good night" de Dylan Thomas. Um poema sobre a curta vida que temos, sobre lutar contra o entardecer do dia, negar que o pouco tempo que temos, se torne algo raso! Rage, rage against the dying of the light.
Não vás tão docilmente Não vás tão docilmente nessa noite linda; Que a velhice arda e brade ao término do dia; Clama, clama contra o apagar da luz que finda. Embora o sábio entenda que a treva é bem-vinda Quando a palavra já perdeu toda a magia, Não vai tão docilmente nessa noite linda. O justo, à última onda, ao entrever, ainda, Seus débeis dons dançando ao verde da baía, Clama, clama contra o apagar da luz que finda. O louco que, a sorrir, sofreia o sol e brinda, Sem saber que o feriu com a sua ousadia, Não vai tão docilmente nessa noite linda. O grave, quase cego, ao vislumbrar o fim da Aurora astral que o seu olhar incendiaria, Clama, clama contra o apagar da luz que finda. Assim, meu pai, do alto que nos deslinda Me abençoa ou maldiz. Rogo-te todavia: Não vás tão docilmente nessa noite linda. Clama, clama contra o apagar da luz que finda.
7:05 Complementando um pouco o que você disse, cito aqui o ator Bryan Cranston, que antes de se tornar aquele monstro colossal que foi o Walter White, era mais conhecido por Malcolm in the Middle.
Eu amo muito essa entrevista, você nos olhos do Edu o quanto ele tá fascinado e assustado, Abu é um Deus, é um dos melhores de todos os ep. Obrigada Luide.
Minha frase favorita do Abu: "Tive mais de cem fracassos. E, para mim, não tem a mínima importância. Para um artista, o fracasso e o sucesso são iguais. Os dois são impostores".
Puuuuta frase! Ao final, tudo é farsa.
mano, vc tem um vídeo que ele diz isso?
Nao entendi?
Tudo é vaidade.
Me parece um paralelo com Fernando Pessoa.
Eduardo sonhava ser um ser humano diferente, acima da média.
Nesse dia descobriu que é comum, e isso dói!
Ele se levou muito a sério
Oque é ser diferente? Oque é ser comum? ...
Oque é a vida? Sei lá mano kkkkkk Ele foi quem ele era no dia mano, não acho legal tentar rotular os outros e suas aspirações. Porque pra não tremer nesse programa diante desse monstro, olha eu nem sei dizer se era possível.
Vale lembrar que o Sterblich é um fã do AbuJanra tbm, acho foda essa entrevista lembro de ver ao vivo.
Pra mim ele não quebrou o humorista, ele humanizou uma celebridade.
@@tiagaum1291 assista a entrevista do Clodovil e entendera o que é ser quem é de verdade!
@@edu5688 Já vi, acho que são personalidades diferentes não vejo muito sentido em se comparar o interior de alguém com o de outra pessoa... Mas entendi oque vc quis dizer. Respeito sua opinião.
@@tiagaum1291 Assim como Abujamra, não sou chegado a demagogia e não suporto viver em
Cima do muro! Eduardo demonstrou não ter a personalidade que prega. Clodovil era o que era em qualquer lugar e na frente de qualquer um, não precisava fazer média com ninguém
o nó tático que o eduardo sterblitch levou foi inacreditável, o cara só queria uma migalha de aprovação e voltou com um apartamento alugado na mente.
Percebi essas migalhas quando defante encontrou skylab
@@israelaguiar2330 Nossa ótima comparação KKCKKDKKD é exatamente isso
"me responde por favor cara", essa foi a parte em que ele deixou todo o ego de lado e simplesmente aceitou que não tinha mais como esconder que ainda não tem experiencia de vida o suficiente pra responder uma pergunta como essa. Muito foda, ambos fodas, parabéns pelo react.
Quase aos prantos!!! Que porra de idolatria é essa mano. Abu só faz tipo
@@chayamendonca9235so faz tipo oq? Nao entendi oq o edu perguntou pro abudi responder. Ele pediu pro entrevistador responder no lugar dele oq era a vida?
Ninguém nesse mundo, que já passou, que está, e ainda passará, não terá capacidade de responder esta pergunta.
@@PedroCosta-et5zgA resposta sempre é pessoal, então sim, todos conseguimos responder essa pergunta
Minha parte favorita do vídeo é em 25:49 quando o Edu fala "estou lendo a mesma peça sempre, Esperando Godot é praticamente bíblia". Diria que é o momento mais subestimado do vídeo.
"Esperando Godot" de Beckett é uma peça clássica do teatro, extremamente famosa, principalmente aqui no Brasil. E foi justamente o Abu quem foi um dos primeiros a trazer as peças para cá, não só Beckett, como também Brecht. Ele tá desesperadamente tentando ganhar uma validação do Abu para sua carreira teatral/intelectual, justamente depois de ter citado referências, e o Abu dizendo "nossa, nenhum bom".
É um detalhe muito bom, me quebra toda vez.
ótimo detalhe, a cara do Abu ao ouvir o nome foi a melhor parte tipo "ai provocações... ai, ai provocações..."
Foi a última entrevista do Abu. Poucos dias depois, ele viria a falecer. Sublime.
De tudo, não se pode julgar o Eduardo. Quantas vezes, na tentativa de cativar e impressionar quem admiramos, nos frustramos. Um garoto ainda, em frente a essa imensidão que era o Abu, não poderia ser diferente. E por isso que essa provocação foi maravilhosa. Chegou ao objetivo. Tirou o menino da sua casca de conforto!
Esse final é genial. O papo só encerra quando finalmente a defesa do Edu é furada e ele fala pela primeira vez com sinceridade. Mas logo ele volta a querer impressionar e a bajular o Abu. "Eu fracassei".
Eu estava confuso nessa hora, quando ele disse "eu fracassei", faz sentido agora.
@@CaiqueDeodato e essa foi a última palavra da última entrevista do Abujamra, não poderia se esperar nada mais dramatico vindo dele.
@@edsondiasalves Até onde vi não foi o ultimo ( com Sterblitch foi o 695) mas sim o ultimo exibido pela TV Cultura. O ultimo mesmo foi com Fabio Marcondes (702). Mas é um encerramento dramático para a TV.
@@CaiqueDeodato ahhh achava que tinha sido o último, pois eu lembrava que após a do cesar polvilho o programa havia saído da grade, mas bom saber que existem outros episódios
O Sterblitch não ficou confuso, perdido ou coagido pela entrevista. O cara já é assim, sequelado por traumas do passado. É triste ouvir de alguém que ao olhar para sua foto na infância não consegue se identificar. Ter uma mãe psicóloga não o ajudou nisso, na verdade acho que surtiu efeito contrário. O Abujamra fez o dever de casa, como sempre, e deve ter notado isso. As provocações feitas foram para extrair algo soterrado e a confusão interna dele é esse algo.
Pois é mano,se ter uma mãe psicóloga ajudasse,o Monark não tava do jeito que tá kkkkkkk
Papo furado...ali ele mostrou superficialidade...quus falar bonito o tempo todo e se perdeu....nao tem nada a ver com traumas
@@mauzolito se vc n acha que a superficialidade e o falar bonito pode ser tanto a maior verdade quanto a maior mentira nesse contexto, n sei que entrevista vc tá vendo
@@-piras Não é essa questão, é o que transparece claramente é que ele tenta ser algo que ele não é....não foi natural, não foi ele mesmo...talvez seria bem mais interessante se ele fosse ele mesmo...tentou parecer diferenciado e ficou bem feio...tanto que essa entrevista entrou para a história
@@mauzolito n sei, acho que ele é sincero num sentido que ele quer muito ser quem ele apresenta na entrevista, é aquilo que ele fala no final, do que é a vida pra ele, é ser perfeito pros outros, ele da as respostas que ele acha que o Abu quer ouvir, mas também é as respostas que ele quer falar. Atuar é uma mentira mas contem em si também uma sinceridade, ao mesmo tempo que o tempo todo ele ta querendo transparecer algo na entrevista, talvez algo que ele não seja, ele mostra os desejos e anseios mais profundos, e o Abu sabe exatamente como perturba-los.
Esse momento " me responde por favor" foi o momento mais puro da entrevista se não um dos mais puros do Edu
Um dos momentos mais puros que eu já vi na TV
puro de que?
Facilmente entra pra historia do jornalism e da TV brasileira.
@@joaotavares078 De vulnerabilidade.
com toda certeza, ali sim ele era o Eduardo, com dúvidas e incertezas (como todos tem) e não vestido de um personagem.
Sou um cara mto tranquilo. Sempre fui. Não me abalo por mta coisa. Mas hoje, aos 35 anos, descobri que não sou tranquilo. Na verdade, sou covarde. A tranquilidade é a arma do covarde. E só aprendi (ou descobri) isso após perceber que essa tranquilidade (na vdd, covardia) me tirou mta coisa. Coisas que não terei mais. É foda!
então viva mais alguns anos pra descobrir que isso tudo é uma grande bobagem. não existe nenhuma cartilha para se viver. abujamra certamente era muito culto, mas era tão inocente quanto o polvilho.
É preciso muita coragem para assumir publicamente a própria covardia.
@@thiagogiaretta é uma diferença de milhões e milhões...
@@thiagogiarettaexatamente
Você está confundido as coisas, tu era acomodado, tranquilidade não tem nada a ver com fracassos da vida, aliás, ser tranquilo as vezes é me muito bom, evita que você tome decisões precipitadas.
No final quando o Eduardo repete o ser "fofo" o Abujamra termina a conversa dizendo " Fracassei " pqp
Eu vi uma terapia aberta. Com as perguntas certas você abre a pessoa para ela mesma se ver. Antônio Abjamra fez um lindo trabalho!
Achei foda o jeito que a entrevista terminou, com o Eduardo dizendo "me responde por favor"
@@lucasjacinto8440 e logo começou a enaltecer o Abu dnv, e ele (abu) finaliza dizendo "eu fracassei" pq o edu voltou atrás e vestiu a máscara de pessoa perfeita dnv
O mais foda e emblemático é o fim dessa entrevista. Foi a ultima do Abul, ele veio a falecer poucos dias depois. A última frase foi "fracassei" Diante do pedido desesperado de atenção por parte do Edu. Realmente um fechamento "trágico" como uma tragédia grega, do qual o Abuljamra sempre gostava de citar nos inícios das entrevistas. Um fechamento com chave de ouro!
" a vida é poder fazer coisas bacanas" , Tudo bem que essa pergunta é embaçada mas o edu podia ter pensado um pouquinho mais , ter dado uma resposta que fizesse refletir, dava pra se esforçar mais poxa...
Cara, o Abujamra era ótimo.
Caricato, filosófico, profundo. Sensacional.
Eu assisti esse programa no dia que foi ao ar, curiosamente este foi o ultímo programa do Abu. O mais interessante aqui é esse rapaz ter trazido este vídeo da Tv Cultura e analisado como realmente aconteceu. Eu confesso que fiquei receoso quanto uma análise rasa, mas o rapaz luideverso é um cara muito inteligente, meus parabéns, você soube conduzir de forma clara simples e explicativa a todos que não conheceram o grande Abu e talvez o Edu, abraço e energias positivas a todos.
Verdade, foi uma das últimas entrevistas a ir ao ar antes do Abu falecer.
Sim e olha que nem foi um vídeo de análise pensado e scriptado, ele tava em live e fez react kkkkkk
@@Repositor_terceirizado acho que foi a última mesmo
Eu tb vi esse programa no dia. O erro do Edu foi querer provar que era inteligente ,se fosse mais humilde,não teria se sentido tão constrangido.
Se a gente comparar o Abujamra com o Monark, acha que são espécies de galáxias diferentes. Duas civilizações com milênios de diferença em evolução.
Sim.. o Monark há anos de retrocesso.
Monark força ser inteligente man. Nem se compara ao Abujamra. Esse sim tá à frente da nossa época.
@@SeltonParanoia , não é exatamente o que eu disse?
@@SeltonParanoia Outro veio tonto tb. Fez nada pra ajudar e só sabia dizer que as coisas iam piorar. Pior tipo de gente.
@@SeltonParanoia concordo com vc, 'esse monark que o cara comparou com o Abujamra é que fuma maconha direto?? Ele tá de sacanagem né...
"a tranquilidade é trágica" quando ele meteu essa eu falei: "Caralho ele meteu essa ?!!!?"
Arrepiou
O que ele quis dizer com isso?
@@adriano3987 corra atráz do seus objetívos e verás a luta .
após a conquista tenha a tranquilidade e se pergunte , foi fácil ou trágico ?
@@reginaldofranca8123 boa! Traduzindo dessa maneira fica fácil de entender🖒😉
Mas essa é muito fácil, manda outra vai.
@@adriano3987 talvez que... A vida sempre vai ter motivo para você estar inquieto, perturbado... Se você está tranquilo, então é porque não consegue enxergar ou parou de se importar. E isso é uma tragédia.
Ou talvez... Achasse que alguém tranquilo já desistiu de lutar pelo que quer... De sonhar grande... O que seria trágico também. Mas acho que a gente nunca vai ter certeza.
gostei dos seus comentarios, ja vi muita gente zoando essa entrevista, mas é literalmente o conceito do programa.
o "problema" do Sterblich é que ele se levou muito a sério
cada "o que é a vida" era um soco intelectual na imagem que o edu estava tentando criar
O Abu cortava até a alma, impressionante 👏🏼😭
A preocupação do Eduardo em não "errar", é muito nítido
Ele fala demais e demais e nao para e nao para e nao para. Muito nervoso. Pisando em ovos. 😅
E pensar que nem de longe foi o melhor provocações. O do Clodovil e o com os moradores de rua são épicos. A entrevista com o filho dele também é emocionante
Concordo, o do Clodovil e dos moradores de rua são incríveis.
O do Clodovil foi de mais
o do Clovis Barros tbm é genial
Rubem Alves também foi muito bom.
Clodovil era um chato de galochas
A galera falando como o Edu trabalhou no pânico, sendo que ele foi um dos melhores e estava na melhor época do programa, teve uma época que o Edu carregou o pânico nas costas.
Galera tem 12 anos só pode kkkk, conheceu ele só agora na globo
Nem sabia que ele estava na Globo haha.
Mas colocam o pânico hoje como um programa magnífico, sendo que Edu hoje é muito maior que o pânico, um programa que já teve o Edu e o Ceará, hoje tem Adrilles kkkk
Eu dei play achando q nao iria assistir inteiro, quando vi ja tinha acabado kkkkkkkkkkkkk muito bom
- O que é a vida?
- Me responde por favor, cara...
Isso me quebrou...
Burro pracaralho...
@@joaobraga3942 ?
@@joaobraga3942 por que? Quem tem a resposta exata sobre o que é a vida?
Ahhh, esses espertos de comentários do RUclips...
a resposta talvez seja o desespero
Ele como pessoa ligada as Artes, filosofou muito, queria apenas uma resposta sobre a Vida que não fosse óbvia ou piegas demais, ele não queria respostas convencionais, mas isdo vai da perspicácia da pessoa rm entender e entrar no jogo de pensamento e de palavras dele.
Seria muito massa se o Luide convidasse o Edu pra live um dia pra ele contar sobre essa entrevista na visão que ele tem hoje
ele é muito mala, duvido que iria
@@gabrieloliveira3770 por que ele é mala?
@@LuisEduardoSampaio o bola, o mendigo, o paulinho serra, sempre falam das coisas q ele fazia e de como ele era, expulsou o paulinho do ape dele uma vez 3h da manha pq viu respingo de mijo no chao
@@gabrieloliveira3770 eu acho todos esses que você citou uns babacas então não julgo kkkkkkkk
O Edu é mala mas a frustração dele sempre foi ser reconhecido como artista, até ir pra globo ele foi, o jeito que ele fica desconfortável com a abu entrega, acho que ele daria uma entrevista pra falar disso
essa entrevista virou "meme" e levou as pessoas a acreditarem que o Abu simplesmente humilhou ele de forma vazia (videos na net como "abujamra destrói a alma de eduardo", "eduardo é engolido em programa") sendo que na verdade acho que o Abujamra fez o maior favor da vida do Edu, falando o que ele devia ouvir e o fazendo pensar pela primeira vez em anos (alguém que trabalha no panico por tantos anos....). Abu já estava velho e muito cansado, duvido muito que ele iria perder o tempo dele chamando alguém assim só pra zoar com a cara dele sendo que podia estar usando-o para se engrandecer ouvindo alguém intelectual de verdade. Sinto que foi um ato singelo e humilde dele.
O lado bom desses edits bobos foi que houve uma explosão na procura por provocações que tornou o programa muito conhecido no público mais jovem.
- a propósito, não sei se Eduardo ouviu o conselho "a tranquilidade é trágica", porque ele saiu do pânico e foi trabalhar... em novelinha da globo. Sendo só mais uma peça na máquina....
- Outra coisa marcante pra mim foi o Edu falar que ficou sentido e durante o "me responde por favor" dele, acho que foram as partes mais verdadeiras do Edu. Foi quando ele não tentou parecer forçar uma imagem.
O Abujamra engolia sem querer,não intencionalmente. Pois ele provocava,com ironia e inteligência, até aonde a pessoa conseguiria chegar e se a carapuça servia,aí era por sua conta e risco.Pra mim ele era um grande psicanalista,porque ele sabia extrair o mais profundo daquele ser. Ele tinha o dom de fazer a pessoa se questionar.
bom, ele estava tranquilo no Pânico e eu até agora não sei quem era Cesar Polvilho rs, mas sei quem é Eduardo Sterblitch mesmo não acompanhando muita coisa
O Sterblitch respondeu as perguntas como quem responderia ao Jô Soares ou a Marília Gabriela: tom construtivo, afirmativo, cheio de certezas.
Mas o lema do programa era idolatrar a dúvida. A premissa básica de provocações é a desconstrução. Tanto era assim que nas primeiras temporadas, dois ou três artistas eram entrevistados por episódio mas as entrevistas eram exibidas mescladas. Anarquicamente (ou não, a depender dos temas). E mescladas também com as entrevistas a populares. Zero maistream. O único programa brasileiro 100% original, com formato ímpar no mundo, até hoje não superado ou repetido.
"" a vida é sua , estrague - a como quiser "" essa frase é um clássico , desde o dia que vi essa entrevista nunca mais deixei de usar kkk
Que entrevista maravilhosa! Muitas vezes desconfortável, mas é justamente o tipo de desconforto que nos faz questionar nossas convicções e mudar, o desconforto que traz evolução. Na minha opinião, o simples fato de se demonstrar atingido e afetado por esses questionamentos, demonstra que o Eduardo Sterblitch é alguém aberto para essa evolução. Ele era muito jovem e na juventude, é completamente normal estarmos perdidos na vida, principalmente quando se é famoso. Enfim, pra mim, a vida é justamente passar por esses momentos desconfortáveis e constrangedores onde você se percebe errado e ingênuo, onde você percebe que ainda tem muito que aprender e evoluir. Inclusive esse é mais um motivo para "a tranquilidade ser trágica", o caminho para a evolução é bem longe de ser tranquilo.
@@Raccoon2544 Não entrei no mérito do que o Eduardo queria ou pretendia, de qualquer forma ele estava completamente perdido e equivocado sobre o Abu. Meu comentário é sobre outro aspecto do Eduardo: ele ter se percebido equivocado e perdido a ponto de chorar, o que mostra que o Abu conseguiu provocar o convidado e quem sabe despertar ali uma mudança.
Ai, esse programa era TUDO com o teatrólogo véio e esquerdista. Dói lembrar que agora é palquinho confortável pros convidados com a condução lastimável do Tas. 🤦🏽♀️
Posso estar errado mas nao vi sinceridade na entrevista da parte do Edu, talvez por nervosismo, o mesmo ficava constantemente tentando dizer frases bonitas, cheias de efeito, para tentar seduzir o Entrevistador. Abu, por sua vez, me parecia entender o recado da falsidade expressado por Edu e foi pegando cada vez mais pesado. No final Edu desiste, compreende o labirinto de perguntas do Abu mas nao consegue encontrar saida e cai no choro que foi a única coisa sincera que assisti nessa entrevista.
Talvez o Sterblitch fosse fã do Abujamra, se sentiu pressionado de cair nesse labirinto
@@JustSomeoneAtYtb Bastava ter sido sincero desde o inicio, e não ficar se mascarando, afinal, a entrevista era com a pessoa Edu, não o artista em si como ele tanto ficou na defensiva pra manter a personagem. Ou ele próprio tinha se esquecido ou perdido quem realmente era, e por isso a sinceridade ficou mais pesada.
@@Denis_Caminho_Shura exato, mas talvez não virasse a história marcante. Ainda bem que o Sterblitch não foi sincero.
@@JustSomeoneAtYtb Também, realmente. Talvez as melhores perguntas nunca teriam sido feitas. E acredito que a maioria de nós também esta até hoje buscando a resposta do que é a vida para cada um.
Nem o choro foi sincero.
O sujeito foi levado tão ao limite que no final resolveu dizer que trabalha para pagar o plano de saúde dos avós em busca da simpatia do entrevistador que obviamente não ligava para este tipo de bobagem,Abu era um moedor de carne,faz muita falta aqui na Terra plana!
O Abu acabou dando um nó na cabeça do cara que já nao parecia tão boa naquele momento.
O Abu é tão foda que faz até um BOSTINHA como esse Eduzinho... Ser um cara bom na apresentação...
Esse cara merecia ter vivido mais uns 500 anos! Abujamra
Abu desconcertou o Eduardo Stbilich...você gesticula muito.. 😂😂😂
No começo ele tá confuso, dos 20 pra frente ele fica 100% bugadaço.
Travou no lança kakskksskksks
Pra mim ele começou no 100 e terminou no 1000. 😅😅😅😅😅
"Eu compraria essa fórmula de ser mais velho". Infelizmente isso só faria dele um menino com dores nas articulações. A sabedoria que algumas pessoas mais velhas têm vem justamente de ter gastado a juventude perseguindo essa sabedoria. Talvez a maior epifania da idade seja entender com a carne que não existem atalhos para a plenitude da mente. Talvez também, por isso, aqueles que envelheceram sem alcançar tal plenitude demandem o respeito que os velhos sábios conquistaram, pois essa epifania é inescapável, e vendo-se velho e imbecil, sabe que não tem mais tempo para merecer tal respeito.
O Fracassei do Abu no final é mto foda
Poderia me dá contexto?
tambêm queroa saber
O Juvenal do Sterblitch tão alheio ao mundo que vive, querendo uma migalha de reconhecimento do abujanra, explica o "fracassei". Podia ter trazido alguém melhor de consciência.
“Você até agora não falou ngm bom” kkk eu amo o Abu🤧
17:45 uma frase q cabe pra isso e destrói completamente essa visão errônea do mais velho, ''ate os canalhas envelhecem'', ser velho n significa ser sábio
As declamações poéticas do Abu são maravilhosas. Melhores declamações já vistas na tv brasileira. Abu totalmente lírico com todo o seu corpo e espírito. Esse foi Genial.
O Eduardo entrou no programa como um intérprete de Shakespeare e saiu um brasileiro médio.
Ofensivo aos brasileiros medios. 😅😅😅😅
Eu conheci o Provações graças ao Clodovil que é um homem que admiro muito até hoje, e passei a admirar muito o Abujamra, o conhecia de nomes e de programas culturais e tudo mais, aliás uma entrevista icônica, remendo a todos que assistam!! E é impressionante o nível de talento do Abujamra, um verdadeiro artista!!
A frase que mais gostei dessa entrevista foi: " curve-se demais e acabarão por pisar em você sem percebê-lo"
esse é um clássico, adorava assistir esse programa.
É legal o programa e tal, mas a gelera falando frases intelectuais nos comentários é muito engraçado kkkkkkk
O pessoal parece que tem fetiche de querer "parecer" mais intelectual ou inteligente do que de fato é. Mas, acabam escancarando só o próprio ego e a estupidez do mesmo.
@@Denis_Caminho_Shura achei legal ler algumas coisas aqui
@@Denis_Caminho_Shura coisas que não conhecia, digo
E você as leu, não é mesmo?
Mas o principal é: Você creditou em tudo?
Adolescente paladino kkkk
O erro do Edu foi ter colocado abujanrra lá cima... então abujanrra colocou ele lá em embaixo
Um grande ponto é que o eduardo não para e pensa pra responder, ele sai respondendo o que vem na lata, eai que ele se enrola e é aí que o abujamra pega ele.
Velho, isso foi lindo
Uma pena ver esse lindo programa na mão do Taz, provocando poha nenehuma
Taz tem capacidade de ser provocador, mas ele não consegue deixar de ser bom moço nas entrevistas, phoda
@@JonathanSerafim eu acho que é inerente dele msm, infelizmente
@@JonathanSerafim o que seria ser bom moço? educado?
@@axn30158 você acha o Abujamra mal educado?
@@JonathanSerafim eu não sei, não conheci ele além de suas participações no programa. mas eu acho que n trataria o eduardo assim, apesar de que a intenção do programa deve ser provocar ne
É como se fosse o mestre tentando passa um pouco de conhecimento para seu mero admirador e no final ele ainda diz "fracassei"
O Edu, em todos programas, ele aloprava, brincaba, bebia... no Abu ele retirou a máscara, mostrou quem ele é. Isso é lindo de ver. Ele, mesmo sendo a "celebridade do momento", respeitou a grandeza do Abujamra. Porra! Emocionante! Nem no Jô Soares ele foi assim.
AAAAA Provocações é maravilhoso, faz falta de mais. Tem q rolar tbm o episódio do Clodovil q foi mto foda
De tempos em tempos eu vejo a entrevista com o Clodovil, me arrepio toda vez.
Amo a do Clodovil
Este foi o último dia que o Eterno deu para o Abujamra debochar da Verdade.
Saudade do que eu nao vivi. Fui descobrir esse cara agora, em 2023
Edu estava diante do abu igual uma criança de 5 anos , implorando pela aprovação do pai . Chega a ser patético e bonito ao mesmo tempo
Eu amo a do Rubem Alves, é uma lição de vida pra quem assiste
Duas mentes fodas se provocando
Essa foi boa mesmo!
"a tranquilidade é trágica"?
Só o que quero na vida é tranquilidade. Na profissão, na vida social e amorosa. Tranquilidade é vida. É o objetivo.
Infelizmente é impossível alcançarmos tranquilidade enquanto estivermos nesse mundo camarada. É um objetivo que pode frustrar mais do que beneficiar, pois sempre estaremos em crise com alguma coisa. Nosso próprio meio conduz essas desventuras. O que dá pra fazer é criarmos mais momentos de tranquilidade e presentear isso aos outros também. E nos tempos das crises, nos lembrarmos que ainda somos capazes de criar mais tranquilidades.
@@Denis_Caminho_Shura tranquilidade é rotina... e rotinas são insuportáveis...
Não existe tranquilidade.. Procure ser forte!
Tranquilidade é impossível. A vida é impermanente, nada dura, nada fica, tudo vai. A vida é muito mais caos que tranquilidade.
@@fabriciosilva9206 Não moço, tranquilidade é sossego. Sossego é a meta que qualquer pessoa que está saturada com o inferno que é a vida, busca.
" A vida é mesmo uma coisa passageira, uma bobagem, uma ignorância."
A última palavra que Abujamra diz é " Fracassei", o que encerrar com chave de ouro esta entrevista.
Foi desse vídeo que saiu a expressão: “ alugou um apartamento na cabeça do cara “
Acredito muito que aquela apresentação do convidado no começo foi sarcástica. Abu é foda.
Nos últimos anos sempre que começo a utilizar uma nova agenda ou um novo caderno, escrevo na primeira página a frase "a tranquilidade é trágica". Por algum tempo até esqueci de onde eu tinha a escutado. Ano passado, quando eu estava reassistindo a essa entrevista, relembrei que era do Abujamra. Não canso de assistir às suas entrevistas. Uma mais instigante que a outra.
esse final foi a instrumentalização humana cabeça do shinji
Sim!
caralho que frase
Pra quem não sabe essa foi a última entrevista do Abujamra antes de falecer.
O Abujamra vai intercalando o nome Eduardo Sterblich com César Polvilho, isso vai quebrando o Eduardo aos poucos, vai mostrando que de nada vale o Eduardo e sim o César Polvilho, que só por conta disso ele ficou famoso.
Essas lutas mentais me lembram quando criança lia Marvel com as lutas do Professor Xavier dentro da cabeça do Magneto… Só que agora adulto vê isso eh uma satisfação surreal tão quanto!! Obrigado por relembra essa mano!!
17:30 Edu começou a cair no poço profundo da própria reflexão
Olá, muitas pessoas possuem antipatia com o Eduardo Sterblitch por algumas historias que contam sobre ele, seja o que ele fez não consigo olha-lo com esses olhos tão rudes, talvez por admira-lo, o vejo como um garoto inteligente e com potencial, os erros e acertos de sua vida pessoal cabe a ele e sua consciência responder.
8:30 - Não acredito que seja medo de falar besteira, creio que ele está medindo as palavras, agora por medo? não me parece.
9:25 - Concordo, Abujamra sabia e saberia separar a pessoa do artista, há artistas que são horríveis como pessoas, mas que são conhecidos apenas pela sua arte, ou, que todos sabem da má personalidade, e mesmo assim possuem o reconhecimento como artistas.
10:12 - Exato, Abu faz essas provocações com todos os entrevistados, quem não sabe basta ver outras entrevistas, creio que por conta da má fama, entorno da personalidade do Eduardo, gerou o desejo em muitas pessoas em vê-lo sofrer de algum jeito.
19:47 - Abujarra incita de dentro para fora questões que o Eduardo não sabe, tem dúvidas, ou que nunca se questionou, essas coisas que o Abu incita são profundas demais, inclusive para o Edu que parece ser emotivo, e agora ele já está ficando emocionado.
29:37: Enxergo que o Edu mediu as palavras, em alguns momentos se esforçou para ser certo nas palavras, mas não noto que ele estaria tentando impressionar o Abu, antes de mais nada, Eduardo via o Abujarra como ídolo, como já foi mencionado pelo o autor do vídeo.
30:49 - Abujarra Provocando como sempre, nada pessoal!
O final não vou assistir pois já assisti e me emocionei, Eduardo Sterblitch foi sincero, eu noto sinceridade nos olhos dele, foi o que vi é a minha impressão. O Antônio Abujamra provocou, e até desnudou parte da alma do Eduardo, e nunca saberemos de fato o que o Abujamra sentiu, pois não transpareceu nada, e esse nada não é um nada de desprezo, é um nada de um homem que fez perfeitamente sua arte de provocar ali.
Sterblitch ficou tão desconfortável que gritou a entrevista toda, o nervosismo estava a mil, o mais louco é que o Abujamra sempre foi ácido e nem mesmo Jô Soares escapou de toda sua acidez característica, apenas se o convidado não o conhecesse e nunca tivesse assistido um programa sequer é que levaria para o lado pessoal qualquer frase desse grande entrevistador.
Obrigado por me apresentar esse vídeo, Lulu
"a tranquilidade é trágica" isso é bom demais kkkkkk
Ser tranquilo é um atributo da consciência, demonstra serenidade; lucidez; equilíbrio, não é um problema em absoluto.
A melhor entrevista de todos os tempos é com Abu e Clóvis de barro filho
Essa daí é boa mesmo, parece um dos poucos programas que ele se entende com o convidado e parece feliz
A do Clóvis foi de arrepiar msm.
Ainda menino vi entrevistadores como Abujamra e Jô Soares que com todas as ressalvas eram exímios comunicadores. E de entrevistadores com todas as letras e sílabas possíveis. Eles deixavam leves as entrevistas com Gênios e extraíam muito ou tudo dos loucos. Faziam nos sentir inclusos num papo com Gary Kasparov e faziam ficar clara toda excentricidade de Skylab e Tom Zé. Hoje nós estamos na era dos podcast que, em regra, são longas conversas ao nada. Se escoram na justificativa de que é um "bate papo" para não pesquisarem nada sobre os convidados. Com isso os gênios parecem tolos e os tolos ficam mais tolos ainda.
ABUJAMRA É FODA DEMAAAAAIS, mto underrated
"Isso é sacanagem, me dá alguma coisa pra enxugar minhas lágrimas"... Me da alguma coisa, que poderosa essa colocação.
O eduardo caindo nas artimanhas e armadilhas do mestre é sensacional
Aaaa que bom que saiu o corte dessa parte da live
Pode ser bobeira da minha cabeça, sinto vergonha em assistir este "provocações" em específico, mas adorava o programa, com o Abu é claro.
Depois de 01 ano de react eu vi esse corte e ainda não conhecia o Abu, e sinto que perdi tanto
"Me responde por favor, cara".
Eduardo suando frio nesse provocações
ele ficava repetindo Cesar polvilho, porque com certeza ele sabia que o edu odiava ser chamado de Cesar polvilho.
Abu o Deus das entrevistas da Cultura, ainda bate a saudade do seu programa
Ele tava muito nervoso e o abu percebeu isso
O Abu é foda!!! O Edu é fodinha!!! Abujamra, o mais ácido/irônico já visto na tv brasileira. Grande saudade!!! As melhores entrevistas do abu, que eu acho, são dos primeiros 10 anos do programa. São maravilhosos!!!!!
grande saudade, ele morreu?
@@wandersonrenanaraujomattos9119 com certeza, bigodou a uns anos.
Saudade de ver o luide vendo essas parada
Tem q voltar com esse tipo de react de vez em quanto e postar aqui
Quando ele fala "a tranquilidade é trágica" eu gosto de acreditar que é uma referencia ao poema "Do not go gentle into that good night" de Dylan Thomas. Um poema sobre a curta vida que temos, sobre lutar contra o entardecer do dia, negar que o pouco tempo que temos, se torne algo raso! Rage, rage against the dying of the light.
Não vás tão docilmente
Não vás tão docilmente nessa noite linda;
Que a velhice arda e brade ao término do dia;
Clama, clama contra o apagar da luz que finda.
Embora o sábio entenda que a treva é bem-vinda
Quando a palavra já perdeu toda a magia,
Não vai tão docilmente nessa noite linda.
O justo, à última onda, ao entrever, ainda,
Seus débeis dons dançando ao verde da baía,
Clama, clama contra o apagar da luz que finda.
O louco que, a sorrir, sofreia o sol e brinda,
Sem saber que o feriu com a sua ousadia,
Não vai tão docilmente nessa noite linda.
O grave, quase cego, ao vislumbrar o fim da
Aurora astral que o seu olhar incendiaria,
Clama, clama contra o apagar da luz que finda.
Assim, meu pai, do alto que nos deslinda
Me abençoa ou maldiz. Rogo-te todavia:
Não vás tão docilmente nessa noite linda.
Clama, clama contra o apagar da luz que finda.
Se o Abu pergunta qual é o numero do cartão dele e senha ele dava na hora
oq acontece quando vc coloca um pseudointelectual de frente pra um intelectual de verdade? kkkkk
7:05 Complementando um pouco o que você disse, cito aqui o ator Bryan Cranston, que antes de se tornar aquele monstro colossal que foi o Walter White, era mais conhecido por Malcolm in the Middle.
Mano, reage à entrevista do Abu com o Peréio!! É ouro puro
todas essas perguntas e quem mais queria resposta pra elas, foi quem teve que responde-las. Isso é a vida.
é absurdo ver a forma com q o Edu vai "definhando" ao longo da conversa com as poucas coisa q o Abujamra fala, MT PIKA
O cara cozinhou o Sterblitch puta merda kkkkkkkkkkk
Eu amo muito essa entrevista, você nos olhos do Edu o quanto ele tá fascinado e assustado, Abu é um Deus, é um dos melhores de todos os ep. Obrigada Luide.
Abujamra, a cada dia que passa fica melhor.
Destruído com SUCESSO !!! maravilhoso esse quadro sem mais palavras !!
Acredito que o Abu via o potencial dele e botou ele para pensar no rumo da carreira dele .