O DESASTRE AÉREO COM AVIÃO DA VOEPASS EM VINHEDO - SP

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 10 сен 2024
  • EPISÓDIO COMPLETO
    O MAIOR DESASTRE AINDA ESTÁ POR VIR? // DL SHOW #305
    _______
    INSCREVA-SE NO CANAL PRINCIPAL - @DESCE A LETRA SHOW
    E SIGA TODO MUNDO
    @cauemoura
    @loadcomics
    www.cauezao.com
    Responsável pelas artes do canal
    INSTAGRAM - @oballa.art
    Responsável pela trilha do canal
    INSTAGARM - @vitorottoni
    Responsável pelas redes sociais
    TWITTER - @lrtoso

Комментарии • 104

  • @user-Giullie
    @user-Giullie 29 дней назад +28

    Tinha duas crianças, Liz e Joslan. Também tinha a cachorrinha do Joslan que se chamava Luna. 😭🥹

  • @malcerne7496
    @malcerne7496 29 дней назад +24

    Sou de Vinhedo.
    Um monte de pessoas aqui dos grupos no Whatsapp estavam compartilhando imagens da queda quando aconteceu.
    O acidente foi bem longe de onde eu moro, mas deu para ouvir as sirenes por um bom tempo....
    Realmente uma grande tragédia...

  • @felipekarlmarxsouza1270
    @felipekarlmarxsouza1270 29 дней назад +8

    É triste cara. Eu não tenho parentes no acidente, mas dá um pesar mesmo assim.

  • @KombidoSeuMadruga
    @KombidoSeuMadruga 29 дней назад +13

    Quanto a defeitos internos, isso geralmente é um sinal que na manutenção estão dando preferência a aspectos fundamentais.

    • @Cynthia-campos
      @Cynthia-campos 27 дней назад

      Ou que não estão fazendo manutenção nenhuma.

    • @rauldinardi
      @rauldinardi 26 дней назад +1

      @@Cynthia-camposnão tem como avião comercial não fazer manutenção nenhuma, por isso o número mínimo de acidentes desse tipo

    • @Born2bbmild
      @Born2bbmild 23 дня назад

      @@Cynthia-campos um avião não sai sem manutenção a não ser que haja negligência de vários setores incluindo dos próprios pilotos.
      Quando há uma manutenção esse vai para o livro do avião que é conferido por todos e só com aprovação de todos o voo é liberado, alguns itens podem estar liberados pela MEL do avião mas se não constar ok não tem dono que decole (a última palavra será sempre do comandante).
      Se o mecânico der ok no livro de bordo e assinar que ele esta liberando, ele assume que fez todos os procedimentos e que aquela manutenção foi concluida com sucesso.
      Não caia no que a mídia esta divulgando como se empresas aéreas fossem uma firma industrial que pode fazer qualquer coisa meia boca e o dono manda ir mesmo assim, não existe isso pelo menos aqui no Brasil.

  • @Almeida_Rodrigo
    @Almeida_Rodrigo 29 дней назад +23

    6:20 - eu penso igual... se alguns defeitos deixaram passar pq não deixariam passar outros problema críticos.

    • @thayspamacheno628
      @thayspamacheno628 28 дней назад +2

      Talvez, mas é como o Lito fala, aviação é uma ciência exata. Se tiver qualquer coisa fora do lugar a possibilidade de acontecer um acidente já existe. Já aconteceu acidente porque o tipo de parafuso usado era diferente do que o manual pedia.

    • @alexsouza7375
      @alexsouza7375 27 дней назад

      Existe manutenção pra parte estética e de conforto e existe a manutenção pra fazer o avião não cair, advinha qual é a prioridade? cansei de voar sem o sistema de entretenimento funcionar, algumas luzes queimadas, poltrona suja, mas sempre me levou ao destino, isso q importa no final

    • @Almeida_Rodrigo
      @Almeida_Rodrigo 27 дней назад

      @@alexsouza7375 sem entretenimento já voei... mas o resto sempre funcionando... avião pequeno tipo o ATR só voei 1 vez indo de Porto Alegre pra navegantes em Santa Catarina da Azul.
      Mas essa empresa Voepass eu nunca vou voar, quando comprar passagem da Latam vou olhar se a conexão é Voepass.

    • @Cynthia-campos
      @Cynthia-campos 27 дней назад

      ​@@alexsouza7375 O passageiro não é obrigado a supor que um avião com tudo quebrado na parte estética, tá adequado na parte funcional. Já viajei de voepass, exatamente no mesmo modelo e fiquei muito insegura porque o avião aparentava não ter manutenção na parte estética.

    • @alexsouza7375
      @alexsouza7375 27 дней назад

      @@Cynthia-campos e vc tem todo o direito de usar esse critério pra definir qual companhia aérea voar, mas só quis esclarecer q muitas empresas low cost ou passam por dificuldade financeira, escolhem gastar na parte aviônica do q estética/conforto e isso não é exclusivo do Brasil, quem viaja pelo mundo sabe q tem low cost americana e européia q fazem o mesmo, parece q vc tá em um ônibus no interior da Bolívia, mas isso não a torna "insegura"

  • @AlanTheBest97
    @AlanTheBest97 29 дней назад +17

    Sou piloto e estou tirando minha licença de piloto comercial em Jundiaí, bem pertinho do local do acidente. Nunca cheguei perto de um avião desse porte mas pra dar uma resposta e uma noção grosseira pro que o colega indagou em 5:25. A velocidade de estol desses aviões de transporte comercial varia de acordo com o peso carregado na aeronave e com a altitude que ela está voando (o computador da aeronave consegue calcular a velocidade de estol pra qualquer condição de voo e configuração da aeronave em tempo real des de que os dados que ele esteja captando dos sensores da aeronave sejam confiáveis) Eu não achei nenhum gráfico da vel de estol do ATR rápido aqui, porém pra voces terem uma noção eu peguei aqui numa fichinha qualquer aqui no google o seguinte dado: A V2 do ATR 72 600 é 116 nós com a aeronave totalmente carregada no nivel do mar em configuração de decolagem. (A V2 é a velocidade mínima de segurança que o piloto precisa manter como referencia em caso de alguma pane pois ela garante que você não vai entrar em estoll em baixa altura e ela te garante também liberdade pra fazer curvas de até 20 graus de inclinação sem perigo, a V2 tem que ser no mínimo 120% da Velocidade de estol do avião) Então se a V2 do ATR é 116 nós se subtrairmos 20% disso vai nos dar que a velocidade de estol do ATR carregado proximo ao solo vai ser aproximadamente 93 nós ou mais ou menos 170 Km/h, isso próximo ao solo em configuração de decolagem com ele carregado até o limite. O avião em config de decolagem consegue ter uma veloc de estol bem baixa, justamente porque ele está acelerando ainda e é interessante fazer ele voar o mais devagar possivel e usar o mínimo de pista possivel. Na situação do acidente ele estava em configuração de cruzeiro provavelmente e bem alto, então o valor vai ser consideravelmente mais alto do que isso... Quanto mais alto o avião está, mais rapido ele precisa ir pra se manter voando, então ele não precisa estar tão devagar pra estolar na verdade, pode considerar que naquela condição se o avião ficar abaixo de uns 250 Km/h em relação ao solo sem considerar vento nem nada ele ja vai estolar... Na verdade não é essa velocidade que determina o estol, mas pode considerar isso pra ter uma noção simplificada e grosseira. Muito trágico o acidente mas me estranhou o piloto bem como os outros pilotos não desviarem dessa área com essa condição, porque mesmo se o anti ice estiver funcionando perfeitamente a maioria desses sistemas não da conta de formações de gelo severas, apenas de formações leves, as moderadas já começam a dar problema se ficar exposto por periodos prolongados mesmo com o sistema de anti ice em perfeito funcionamento. O sistema de anti ice não consegue derreter uma quantidade muito grande de gelo porque ele rouba potencia dos motores pra gerar esse calor e fazer o serviço dele, estão sempre tem um limite pro que ele consegue fazer.

    • @JonyPants
      @JonyPants 29 дней назад +2

      @@AlanTheBest97 Quando se tem acúmulo de gelo nas asas a velocidade de stol aumenta. Existe stol de altas velocidades e avião com estabilizador horizontal em “T” tem essa facilidade de entrar no parafuso chato por não ter atuação do profundor.

    • @cristianomallmann3842
      @cristianomallmann3842 29 дней назад

      Me parece que esse modelo tem tendência de entrar em um parafuso chato após o stall sem muito esforço..as hélices giram para a direita (olhando da cabine para a frente), logo como reação a asa esquerda irá estolar primeiro, a asa direita vai levantar e o bico do avião virar pra esquerda devido ao contra-torque em reação ao giro das lâminas da hélice, basta que o piloto aplique um movimento de leme contrário para conter a rolagem para a esquerda, ou seja, pedal direito... É como dar um cavalo de pau em uma limosine.

    • @cristianomallmann3842
      @cristianomallmann3842 29 дней назад +1

      Talvez se o capitão não tivesse tentado conter o rolamento à esquerda ele teria a chance de ter o bico apontando para baixo de modo a recuperar o AoA ângulo de ataque e assim posto as asas voando novamente. No vídeo da pra ver que em certo momento a cauda está mais baixa e noutro o bico está mais baixo, como uma gangorra apoiada nas asas, ou seja, o centro das asas é o CG, o que leva a deduzir que uma vez em flat spin não há como retomar AoA..Sad but true.

    • @AlanTheBest97
      @AlanTheBest97 29 дней назад +3

      @@cristianomallmann3842 sim é verdade, os aviões com a empenagem em T tem essa tendência. Mas honestamente falando, mesmo se o parafuso não fosse chato e o avião não tivesse essa configuração não iria fazer diferença provavelmente... Aviões de transporte não são certificados para qualquer tipo de parafuso, nem o ATR, nem o A320 e nem nenhum deles... Teoricamente é sim possível de recuperar de um parafuso, o princípio é parecido em qualquer aeronave, mas na prática isso é muito difícil, praticamente impossível de se fazer, porque se o avião desse tamanho e peso entra em parafuso os esforços sobre a estrutura vão muito rapidamente exceder o limite estrutural do avião. Isso não vai necessariamente despedaçar o avião, mas vai entortar permanentemente uma asa por exemplo e tornar a recuperação realmente impossível muito rapidamente, digo rapidamente coisa de poucos segundos... Pra esses aviões o Estol na prática é a última adversidade que dá pra ser revertida com um bom grau de consistência, em algumas nem o Estol da pra ser recuperado com 100% de consistência... O negócio é fazer absolutamente tudo pra evitar o estol, não deixar o avião estolar, se precisar abaixar o nariz e perder altitude, faz isso, se tiver baixo e prestes a estolar perto do chão é melhor jogar o avião no chão e pousar de barriga mas com o controle. Esses aviões não podem estolar, é preferível fazer qualquer coisa do que aceitar o estol e se recuperar (mesmo que a recuperação seja perfeitamente possível, a gente nunca pode ter 100% de certeza porque o mundo real não é um simulador, pode ter outras condições que não estamos cientes que pode levar o avião a um parafuso, que aí sim é realmente muito perigoso). O que eu pesquisei é que o piloto era experiente e voava o A320 antes do ATR. Não sei como funciona o anti ice do A320 mas pode ser que ele tenha uma capacidade de funcionamento melhor que a do ATR. Também pesquisei que em 2015 os aviões ATR 72 ganharam um upgrade no sistema de anti ice e foram certificados pra enfrentar gelo severo por um curto período de tempo, mas o avião do acidente foi fabricado em 2010, então não tinha essa certificação... O anti ice não é uma coisa tão usada assim no Brasil e o comandante voava uma outra aeronave com uma capacidade diferente do anti ice, isso ainda com os upgrade do ATR em 2015, acho razoável a hipótese do comandante simplesmente ter esquecido ou se confundido sobre a capacidade do anti ice do ATR e não percebido a real urgência da situação de ter que desviar.

    •  28 дней назад +3

      Eu imagino que, como ele estava em aproximação para o pouso, já tinha reduzido a velocidade de cruzeiro.
      Se for conforme essa hipótese mais provável, de formação de gelo, ele deve ter voado mais tempo que o normal nessa condição, formando gelo nas superfícies, e pode ter havido falha ou insuficiência do sistema anti-gelo;
      O gelo nas susperfícies dele ter começado a levar a perda se sustenção, além de redução da velocidade, iniciando perda de altitude;
      Um dos procedimentos tendados, antes do Stall, pode ter sido levantar o nariz, para tentar subir, o que pode ter agravado a perda de sustentação e confirmado o Stall; uma vez em stall, a aeronave entrou em parafuso, perde-se o controle de arfagem, pode ter se acelerado os motores em potencia máxima, porém, já se passava quase 1 minuto de queda, e era tarde demais. Creio que houve essa tentativa de subir o nariz primeiro, pois no video nota-se que ele perdeu toda a velocidade horizontal, se tivesse ocorrido apenas o stall pela falta de sustenção das asas congeladas, creio que ele mesmo descendo ainda manteria alguma velocidade à frente.

  • @heliowfa
    @heliowfa 28 дней назад +2

    Caue, muito lúcido sua comparação com barcos, eh a mesma coisa mesmo pois a água e o ar sao fluidos e barcos e aviões se comportam de maneiras diferentes dependendo do seu tamanho em seus respectivos fluidos onde navegam ou voam. Tudo leva a crer que possa ter sido o gelo mesmo. O ATR é um avião muito intolerante a acúmulo de gelo severo, já aconteceram outros acidentes envolvendo ATR e gelo no passado porém, é leviano cravar essa afirmação antes das investigações.

  • @rgassisful
    @rgassisful 28 дней назад +3

    Caras, sou Engenheiro e trabalho com estruturas de aviões há anos.
    Só vamos conhecer as causas prováveis APÓS as investigações. Ponto!
    A mídia especula demais e induz as pessoas a amplificador as especulações.
    Apenas para explicar uma questão que vocês fizeram, para entender como o acúmulo de gelo pode causar a falta de sustentação é preciso entender o básico de aerodinâmica. Em resumo, a força de sustentação é causada pelo fluxo de ar percorrendo as superfícies superiores e inferiores da asa. A diferença entre as velocidades gera diferencial de pressão que, distribuída pela área da asa, gera a força que sustenta o voo. Porém, este fluxo de ar só é possível com o avião se movendo "horizontalmente" a uma determinada velocidade. Em condições normais, os motores fornecem a força que impulsionam o avião para frente, consequentemente gerando o fluxo de ar pelas asas, consequentemente gerando sustentação. Quando se forma gelo na superfície da asa, mesmo que uma camada fina, começa a ocorrer perturbação no fluxo de ar e, em casos extremos, faz com que o ar não percorra totalmente a superfície, reduzindo as pressões e, consequentemente, a força de sustentação. Isso pode acontecer subitamente fazendo com que o avião entre em condição de estol, mesmo com os motores funcionando plenamente, em potência máxima. Como o peso do avião não é balanceado pela força de sustentação, ele cai mesmo que esteja na horizontal.
    É como você equilibrar algo no ar com um ventilador soprando por baixo e, de repente, desligar o ventilador, por exemplo.

  • @alienmaluco
    @alienmaluco 28 дней назад +3

    Agora temos peritos em todos podcast, nem precisa de investigar mais, só tem especialistas e técnicos agora ! Investigar pra que ne ?

  • @paulotdiasp
    @paulotdiasp 29 дней назад +9

    Eu andei 4x nesse mesmo tipo de ATR da voepass, na quarta vez passei por tantos desesperos antes de pousar e prometi a mim mesmo que nunca mais me colocaria naquela situação. Depois daquilo paguei sempre mais caro mas fui em outra... estranho falar sobre isso agora que aconteceu uma tragedia dessas, parece que to querendo culpar a companhia ou sei lá e não é o caso. Mas na época meus pais meus amigos todos ficaram sabendo que eu não tinha sentido confiança e não voaria mais com aquela companhia.

    • @KombidoSeuMadruga
      @KombidoSeuMadruga 29 дней назад

      @@paulotdiasp se voou em um ATR é normal tremer mais, eles voam mais baixo tem mais influencias atmosfericas, mas a segurança é igual a qualquer outro voo/companhia é só olhar o histórico e os numeros

    • @paulotdiasp
      @paulotdiasp 28 дней назад +1

      @@KombidoSeuMadruga Eu sei disso. Tanto que voo na ATR da azul tranquilamente. Mas houve diferenças gritantes entre uma companhia e a outra. Leia novamente meu comentário.

  • @Nostalvini
    @Nostalvini 29 дней назад +4

    Penso igual ao bulba. Se os caras negligenciaram o AC do jet , tinham mania de fazer isso com outros quesitos

    • @sierramikekilo6925
      @sierramikekilo6925 29 дней назад

      @@Nostalvini não, isso ai é um pensamento errôneo para a aviação. Itens que a galera costuma reclamar são somente cosméticos. Na aviação comercial você dá prioridade para os itens de segurança. Os itens que não são considerados itens críticos à segurança você pode deixar para reparar depois, quando chegar a hora da manutenção mais pesada, ou quando o avião chegar no aeroporto base. Sobre ar condicionado, o ATR não possui APU, somente um equipamento chamado propeller brake para da energia para o avião em solo e que funciona somente quando um dos motores está funcionando, e mesmo assim funciona pior do que o APU. É por isso que o AC costuma não funcionar bem no solo.

  • @pabloroberto9044
    @pabloroberto9044 29 дней назад +6

    Como diz duas das mães de vítimas ; a sucata soltando peças era uma questão de tempo

    • @ribbas5240
      @ribbas5240 29 дней назад

      tem avião de 50 anos voado

  • @luisalbertc1241
    @luisalbertc1241 29 дней назад +1

    sou de vinhedo o avião caiu alguns metros perto de onde eu moro, vinhedo fica perto do aeroporto de Viracopos passa um monte de aeronave aqui perto.

  • @Mene0
    @Mene0 27 дней назад +1

    Vejo isso do mesmo jeito que a Boeing tem feito com os avioes deles: negligencia e descaso com segurança pra maximizar lucros

  • @Boibepa
    @Boibepa 29 дней назад +10

    Há um monte de denúncias sobre a péssima manutenção da Passaredo/Voepass e exploração pesada da tripulação.

  • @VitorHugo-zr6cn
    @VitorHugo-zr6cn 29 дней назад +1

    Em relação ao ar-condicionado, ele não funciona quando o avião está em solo, e em procedimento de reabastecimento. Como esse modelo de avião não possui o APU(motor auxiliar que gera energia quando os motores principais estao desligados), o ar-condicionado nao funciona com o avião “desligado”.

  • @matheusavila6921
    @matheusavila6921 27 дней назад

    Uma tragédia sem tamanho, que da luz a várias preocupações extremamente importantes.
    Seria interessante se o Desce a Letra conseguisse contato com os representantes dos trabalhadores da area de proteção ao voo no Brasil (SNTPV SINDICATO NACIONAL DOS TRABALHADORES NA PROTEÇÃO AO VOO), para falar um pouco sobre esses profissionais que são uma das partes essenciais na segurança aérea, e normalmente só são lembrados quando desastres assim ocorrem

  • @gibsoneggerte
    @gibsoneggerte 29 дней назад +1

    o avião da tumb é um Boing 737 e o do acidente é um ATR, são modelos e fabricantes diferentes. No vídeo do Lito, a maquete deixa clara a diferença.

    • @cassio221
      @cassio221 28 дней назад

      @@gibsoneggerte tanto faz os 2 caem igual.

  • @growerhouse
    @growerhouse 29 дней назад +25

    Mano o Brasil só faz algo quando acontece a tragédia, as empresas de ônibus estão com carros quebrados todos os dias cruzando o país, vim da Bahia pro interior de SP, o carro tava com a caixa de marcha ruim só subia ladeira de 1°, o que minha mulher veio dias depois a fiscalização fez a empresa trocar os pneus do ônibus na rodoviária que tinha parado pra embarque!
    A gente vê as coisas acontecendo e não dá importância até acontecer uma tragédia.

    • @rorschach0
      @rorschach0 29 дней назад +1

      Vira-lata vc?

    • @marconunes2737
      @marconunes2737 28 дней назад +2

      ​@@rorschach0por que vira lata?
      O que ELE escreveu é a mais pura verdade...
      Só vem FALAR das coisas DEPOIS que a cagada acontece...

    • @ricardopatricquinol3436
      @ricardopatricquinol3436 27 дней назад +1

      @@growerhouse e vc tá comparando uma a segurança da viagem de ônibus com a de um voo comercial? Antes dess acidente já tinham mais de 15 anos sem acidentes na aviação comercial, você pode dizer o mesmo das viagens de ônibus....as pessoas tem que se informar melhor antes de sair falando coisas sem sentido....

    • @growerhouse
      @growerhouse 27 дней назад +2

      @@ricardopatricquinol3436 acho que você não compreendeu a minha linha de raciocínio, e daí passou a falar merda, achando que é o que pensa e que essa é a razão.

    • @extremegigachad862
      @extremegigachad862 27 дней назад

      ​@@growerhouseesses caras tem cérebro do tamanho de uma azeitona ou querem se fazer de inteligente, já aconteceu uns 3,4 acidente com esse avião mas para eles tá tudo normal, mas é claro não foi eles que foi pra kasa do krl nem um dos parentes deles né, brasil é fod@, os cara prefere economizar e correrem riscos sérios do que garantir a segurança de todos, isso é cultural já.

  • @brunapupoo4809
    @brunapupoo4809 29 дней назад +1

    Se loco altos medo de viajar em avião bad trip! kkkk

  • @djdragon3000
    @djdragon3000 29 дней назад +3

    Esse aviao estava aqui na minha cidade um dia antes de cair vei pqp

  • @Emersonfguima
    @Emersonfguima 27 дней назад

    2:05 kkkkkkk, eu procurando aqui quem tá me mandando mensagem

  • @Almeida_Rodrigo
    @Almeida_Rodrigo 29 дней назад +2

    3:30 - eu não entendi nada quando vi a imagem do avião descendo de barriga... pq eu tb imaginava que mesmo que o motor pare ele ainda poderia planar.

    • @Pedro.h.felipe
      @Pedro.h.felipe 29 дней назад +4

      O avião estolou, é tipo você tentar subir um morro com o carro acelerando tudo, chegar na metade e o carro começar a voltar com as rodas patinando.

    • @RafaelM.
      @RafaelM. 29 дней назад +2

      e funciona assim mesmo Rodrigo, desde que tenha velocidade suficiente o planeio ocorre basicamente com o piloto deixando o avião descer pra manter a velocidade e continuar voando, porem se por alguma razão intencional ou não,o avião começar a subir ou a curvar a velocidade vai se perdendo até chegar no ponto de não ter mais sustentação... aconteceu isso, só não entendemos ainda como é que chegou nesse ponto,que diga se de passagem, não é muito fácil de acontecer.

    • @enoee
      @enoee 29 дней назад

      @@RafaelM. provavelmente o gelo nas asas tirou a aerodinâmica e perdeu a velocidade

  • @douglasrolim
    @douglasrolim 29 дней назад +1

    eu acredito na Rita falando da Boeing

  • @ribbas5240
    @ribbas5240 29 дней назад

    O AR condicionado já foi falado que não funciona quando estão colocando os passageiro pra dentro do avião, pois o avião está desligado e esse modelo não pode usar energia auxiliar que é de um carro do aeroporto.

    • @Daniel-kk3uq
      @Daniel-kk3uq 28 дней назад

      Está confundindo as coisas, o aviao em solo está energizado a energia é fornecida pelo gerador de solo ( fornecido por alguma empresa de equipamento de solo do aeroporto), como no caso esse avião não possui APU ele depende exclusivamente desse equipamento....para o ar condidionado a sangria de ar em modelos com APU vem atraves dela, nesse caso como não tem existe a possibilidade de ar condicionado externo, que é fornecido por uma empresa de equipamento de solo.

  • @GianCuka
    @GianCuka 29 дней назад +2

    Ah mano, olha o que os estragos unidos fez com a minha cabeça.
    Entrei num vídeo sobre acidente de avião e a primeira coisa que notei é a duração total de 9:11 minutos...

  • @feliperodriguesclaffnne8151
    @feliperodriguesclaffnne8151 28 дней назад +1

    Fale sobre a Perseguição do Alexandre de Moraes: contra a Direita, como mostrou o Jornal Folha de São Paulo.

  • @laratiburcio2519
    @laratiburcio2519 17 дней назад

    Esse negócio do ar é totalmente irrelevante como o próprio Lito falou, como ele disse: é ilegal andar sem ar? Não, é desconfortável, mas não causa um acidente

  • @cablocoloco7780
    @cablocoloco7780 28 дней назад +1

    Mudou o nome denovo para " Vai em pass".

  • @broadway5544
    @broadway5544 28 дней назад

    primeira vez aqui, chega até ser estranho ver o caue falando serio sem zuera ou falando merda.

  • @liberteamente-f2t
    @liberteamente-f2t 26 дней назад

    ATR não voa a 800 filho

  • @yashmindeoliveira4392
    @yashmindeoliveira4392 29 дней назад

    Eu acho que ar condicionado tá bem no final da lista de prioridades de uma empresa aérea. Questões serias de engenharia e manutenção em primeiro lugar. A Voepass é uma empresa séria e comprometida, acha chato assumir esse tipo de coisa por causa de ar condicionado que é só uma questão de conforto.

    • @flareflareshit1905
      @flareflareshit1905 29 дней назад

      Todo aviao tem o ar condicoonado em voo fubcionando senao o aviao nao pressurizaria

    • @heliowfa
      @heliowfa 28 дней назад

      ​​​@@flareflareshit1905 EXATOOOO. Mesmo o ATR que voa mais baixo porém também é pressurizado. Um Boeing voa á uns 30mil pés 10km, o ATR voa no máximo 20 mil pés e precisa de pressurização, acima de 10mil pés, 3 mil metros ninguém respira por isso o ATR é pressurizado e logo tem ar condicionado funcionando o problema é que existe uma padronização em temperatura de cabine que é de 20° e 20° para alguns é quente e para outros é gelado, cada um tem sua percepção de sentir frio e calor, o que demonstra certos vídeos de pessoas insatisfeitas com a temperatura. Nao estou dizendo isso levianamente, eu me formei mecânico de aviões em 2013 porém, não segui carreira logo sou apenas um entusiasta

  • @bolaquefala5398
    @bolaquefala5398 29 дней назад

    😢

  • @leandrotmrt
    @leandrotmrt 29 дней назад +5

    Que trabalho essencial em voos menores cara? Presta atenção! Empresa operando a baixo custo, levando centenas de vidas a correr riscos, até causar um acidente trágico como esse. Se não tem capacidade de operar, vende! Abre concessão para outra empresa realizar um trabalho honesto, e não essa covardia miserável. A Latam é uma vergonha em operar com frota terceirizada e ludibriar o consumidor, ninguém sabia que era Voepass, muitos foram no guichê da Latam fazer check-in, enganados. Cascavel está a 150km de Foz do Iguaçu. Se fosse pra operar um aeroporto pra uma companhia miserável igual essa Voepass, melhor era continuar dependendo da infraestrutura de Foz do Iguaçu. Isso é revoltante.

    • @thalesh.6651
      @thalesh.6651 29 дней назад

      @@leandrotmrt Calma lá amigão. Ainda é muito cedo pra personificar uma culpa. Não acha? Melhor que se espere uma resposta apurada definitivamente, certo é que houveram uma cadeia de falhas, e muito provavelmente tem peso da companhia. Mas se trata de um acidente, é necessário mais informações para intitular uma culpa...

    • @richardnunes8559
      @richardnunes8559 28 дней назад

      se a empresa realmente é tão ruim quanto vc ta dizendo a culpa é da ANAC de permitir ela operar

    • @leandrotmrt
      @leandrotmrt 28 дней назад +1

      @@richardnunes8559 Lobby. Em país de governo socialista corrupto, com presidente bandido, a cultura da desonestidade dá nisso.

    • @josh17364
      @josh17364 28 дней назад

      É a companhia mais antiga do Brasil, um avião seguro, milhões pessoas voam em aviões do tipo e nada aconteceu

  • @Rodrigomez365
    @Rodrigomez365 27 дней назад

    Difícil levar o vídeo a sério quando tem um 737 na thumb …

  • @jhocaw3
    @jhocaw3 29 дней назад

    Nao sou nenhum paladino da avião mas se não me engano quando o avião está abastecendo não pode ter nenhum equipamento funcionado inclusive o ar condicionado, como o ATR. Não tem APU (acho q este é o nome do equipamento) logo o ar condicionado não pode funcionar!

    • @Daniel-kk3uq
      @Daniel-kk3uq 28 дней назад

      Pode ter equipamentos funcionando normalmente amigo.....e o ATR possui entrada para ar condicionado externo, basta a empresa contratar o equipamento de solo.

    • @jhocaw3
      @jhocaw3 28 дней назад

      @@Daniel-kk3uq por favor me mostre dados para pesquisar como normas disso q vc está falando rs! Até a onde sei quando um avião está abastecendo nada pode estar ligado agora se vc conhece compartilha sou entusiasta de aeronaves e engenheiro de profissão seria muito grato conhecer informações q desconheço!! Sobre o ar-condicionado externo rs... Por valor me fale qual é este equipamento magico q pode ser usado quando a aeronave está abastecendo

    • @Daniel-kk3uq
      @Daniel-kk3uq 28 дней назад +1

      @@jhocaw3 Amigo ATA 12 REPLENISHING - SERVICING
      FUEL de qualquer manual de manutenção, está lá oprocedimento, vou te dar o exemplo do Airbus a 320 para uso de GPU e APU ....... GPU operation - 10 feet from aircraft filling and venting points, APU start - permitted if normal, not permitted if fails to start or auto shutdown.....alem disso vc tem o IATA Guidance Material on Standard Into-Plane Fueling Procedures.

    • @Daniel-kk3uq
      @Daniel-kk3uq 28 дней назад +1

      @@jhocaw3 Qualquer equipamento de solo pode estar conectado e em funcionamento durante o abastecimento (dado a devida distancia), a aeronave se encontra ligada durante qualquer abastencimento (impossivel fazer com ela desligada), o procedimento de uso de equipamentos de solo é definido no manual operações terrestres da empresa, isso inclui os procedimentos de abastecimento, que são baseados de acordo com os manuais e homologados pela Anac. Eu sou mecanico de aeronaves, já participei de muitos abastecimentos então falo por experiencia.

    • @jhocaw3
      @jhocaw3 27 дней назад +1

      @@Daniel-kk3uq vivendo e aprendendo!!!! Agradeço pela informação e mais ainda pelo embasamento... Isso e raro na internet

  • @vitortorres5050
    @vitortorres5050 29 дней назад

    po se bota um 737 na thumb

  • @fernandocastillo3427
    @fernandocastillo3427 29 дней назад +14

    Não foi uma fatalidade, foi um crime com mtos responsáveis, começando pela VoePass e Latam. Tudo em prol do lucro.

    • @irmaobarbado
      @irmaobarbado 29 дней назад

      Calma calabreso, espera sair o relatório do CENIPA. Qualquer coisa antes disso, mesmo que seja o Lito ou qualquer especialista em aviação, sem o relatório oficial, é pura e simples especulação e um holofote para tentar ganhar mídia.

    • @hectorvido
      @hectorvido 29 дней назад +4

      Não sei se faz sentido, o valor de um avião deste porte é astronômico. É justamente pelo valor dos equipamentos, imagem da empresa e possíveis processos que eu acredito que a aviação é segura, e não pelo valor da vida humana, infelizmente.

    • @IsabellaCoelho
      @IsabellaCoelho 29 дней назад

      ​@@hectorvido querem ganhar dinheiro nas menores margens. Como os prédios da Odebrecht.

    • @hectorvido
      @hectorvido 29 дней назад

      @@IsabellaCoelho eu entendo, mas não tem lógica.

    • @jo4op4ul0
      @jo4op4ul0 29 дней назад

      Alô CENIPA, já pode cancelar a investigação, um b0st1nha do youtube já conseguiu descobrir o que aconteceu.

  • @IsabellaCoelho
    @IsabellaCoelho 29 дней назад

    Que triste, tudo por dinheiro.

  • @fellipemaxx
    @fellipemaxx 28 дней назад +2

    Caraca.. 60 comentários... 20 mil viw.. tá bem falido em mano.. saudades de qnd vc não era um charope de política...

  • @Ricardopatricio1000
    @Ricardopatricio1000 29 дней назад

    O CAUE SE TA VIVO AINDA KKKKKKK TA SUMIDO OU ESQUECERAM QUE EXISTE >::>>

  • @seguidorcomprado
    @seguidorcomprado 28 дней назад

    O jovem só pegou a noticia do momento e saiu repetindo o que os reais especialistas falaram, é pouco engajamento pra tanta malandragem.(em cima de uma tragédia)

  • @rafaeldossantos8073
    @rafaeldossantos8073 29 дней назад

    wow, que thumbnail inteligente!!
    Caiu pq não tinha sustentação!!
    Jura??
    Faltpu dizer que caiu pq tinha gravidade

    • @user-Giullie
      @user-Giullie 29 дней назад +2

      chato pakarai! 🤡

    • @cassio221
      @cassio221 28 дней назад

      Esse prefere clickbayt e ser enganado.

  • @flareflareshit1905
    @flareflareshit1905 29 дней назад

    Esse video do lito é um show de bobagens.
    Ac nao ligado no solo tb nao quer dizer nada gente

  • @Daof725
    @Daof725 26 дней назад

    caue moura oportunista

  • @Gustavo.henrick
    @Gustavo.henrick 29 дней назад +2

    Um abortista triste com m0rtes, essa é nova pra mim!

    • @caiolima5016
      @caiolima5016 29 дней назад +21

      @@Gustavo.henrick chora gado

    • @Mahtezu
      @Mahtezu 29 дней назад +19

      se não nasceu não tem como morrer

    • @user-Giullie
      @user-Giullie 29 дней назад

      Ao contrário de um feto, essas pessoas nasceram, ué!

    • @enoee
      @enoee 29 дней назад +4

      o cara com foto de carro 1.0 rebaixado no perfil kkkkkkkkkkkkk

    • @user-uz4wi3ro4e
      @user-uz4wi3ro4e 29 дней назад +1

      ​@@enoeeprineira coisa que vi kkkkkkkkkkkkkk