Sempre atual... O problema do racismo ainda é de raízes profundas na alma. Há preconceito se todas as formas, base de tudo é o orgulho, onde o espírito se acha superior ao seu irmão...
sou espirita muitos anos este palestrante faz uma grande diferença com seus ensinamentos sua simplicidade uma mente Maguinifica ele tem feito falta nas casas espiritas que eu conheço que Deus te abençoe com saúde saúde obrigado por nós ajudar com seu conhecimento 🌷💕⚘️10/02/2024
Mas devemos tomar cuidado para não acharmos normal os sofrimento das pessoas. Ah porque na outra encarnação fez isso ou aquilo. O racismo existe e causa muito sofrimento nas pessoas. Cuidado com o simplismo da causa e efeito. Mas, gosto de você Elarrat, um dos poucos que tenho ouvido.
Peço perdão ao entrevistador, eu na juventude me considerava um quase ateu, dizia que no que me coubece, a bíblia seria esquecida e as igrejas fechariam de tanto discrente eu era. Por intervenção dos Anjos do Senhor, ao observar pessoas que esbanjavam saúde, cheias de alegrias e sucessos, outras doentes, deficientes, pobres e infelizes, só me testou uma constatação, que Deus seria um monstro insensível e cheio de caprichos ou que havia a reparação e expiação de falhas passadas. encontrei respostas no espiritismo, hoje não acredito na reencarnação, EU TENHO CERTEZA!!!!
O senhor Elarrat discursa sobre o racismo e a visão espírita, durante quase trinta minutos e, todavia, não menciona o texto de Kardec, intitulado Teoria da Beleza, contido na obra Obras Póstumas, no qual Kardec desenvolve ideias que hoje são consideradas racistas. Kardec rebaixou o homem africano à animalidade, com extremo preconceito e falta de piedade. Elarrat precisa enfrentar essa questão com coragem e honestidade.
Eu penso que o movimento espírita devia se posicionar claramente contra qualquer manifestação racista que ocorre diariamente contra nossos irmãos negros e indígenas. Independente se eles estão em situação de resgate ou de provações. Jesus nos ensina que o amor ao próximo é o nosso objetivo máximo em cada encarnação.
O espiritismo se posiciona sim, contra qualquer tipo de preconceito. Toda literatura espirita mostra que todos são filhos do mesmo PAI. O que falta em algumas pessoas é buscar o entendimento. A Fé raciocinada e a Reencarnação explicam as desigualdades da criatura encarnada
10:47 Eu sou negro, frequento uma casa espírita e noto muito preconceito em relação a espiritualidade de negros e indígenas. No meu entendimento enquanto os espíritas, se auto declararem mais evoluídos espiritualmente do que os povos não europeus e não brancos,em nada o espiritismo irá contribuir para o fim do racismo e preconceitos. Há resquícios ainda do eurocentrismo do século 19 entre os espíritas. Dividir a humanidade entre civilizados( brancos) e atrasados, primitivos( negros e indígenas) o espiritismo passará muito longe dos ensinamentos do Cristo. Elarrat não menciona o preconceito de Kardec, nos artigos como perfectibilidade da raça negra e teoria da beleza, observo que evitam comentar sobre estes assuntos e quando o fazem é com um sentimento pró Kardec.
É muito triste! Kardec frequentava a sociedade de frenologia na França. Na ocasião, não havia agremiação mais racista na França do que essa sociedade de frenologia. O kardecismo não tem credibilidade na França por ser um baluarte contra ascensão social dos nascidos pobre e sobretudo, por ser uso pelo ocultismo nazista que se servira dele para defender que os espírito no seu estágio mais evoluido reencarnaria em um corpo alemão. O diabólico Vacher de lapouge era kardecista.
@@ProgramaVisaoEspiritasim,devemos combater o racismo ! Mas ás mulheres Brancas são ás maiores racistas que existem,elas afirmam que os negros são superiores aos caucasianos . E o que me diz sobre o Feminismo fajuto nos dias de hoje que está arruinando emocional e financeiramente os homens? O Espiritismo afirma que á medida em que o Espírito vai reencarnando ,ele vai avançando moral e espiritualmente .Por que á humanidade está se degradando ,degenerando se cada vez mais ? Á pluralidade das existências (reencarnação) não é justa ,pois como posso reparar erros que desconheço ter cometido ? Segundo á doutrina , o espírito não tem reminiscências das supostas existências pretéritas . Eu particularmente ,acho que o espiritismo é uma fraude ! Vcs espíritas aprovam pessoas de bem portar armas ? O planeta terra é muito hostil,é uma selva de pedra ,como vou me defender dos maus desprovido de uma arma branca, de uma arma de fogo ou desprovido de técnicas de defesa pessoal ?
A doutrina dos espíritos não nos orientar ser em nenhum momento racista! O racismo está nos seres humanos. Precisamos separar a doutrina das pessoas. Jesus é o nosso guia, é só observar as suas atitudes e ensinamentos, que não vamos ter nenhuma dúvidas sobre o que o espiritismo nos orienta. O preconceito está nas pessoas, por isso precisamos nos reformar! É isso que o espiritismo nos orienta.
E assim, isso tão nojento e revoltante que me faz pensar que alguns anos atrás frequentava um centro espírita com o maior entusiasmo e vontade de evoluir junto àqueles que lá também frequentavam, me deparei várias vezes com situações e comentários completamente ABSURDOS e Ñ condizentes com a visão espírita! A pior foi um dirigente dizer que negros que foram escravizados possivelmente foram "NAZISTAS OU RACISTAS"! Fiquei CHOCADA, hora de cair fora!
Muitos se apropriam do termo, se dizendo espíritas, mas no íntimo não sabemos a motivação pessoal de cada um. Creio que alguns já nasçam com a essência da caridade e outros necessitem de crescimento espiritual, tendo os dois perfis presença nas reuniões espiritas, mas nem todos promovendo a prática doutrinária.
A conta entre ricos e pobres em expiação não fecha se limitarmos nossa concepção a apenas uma orbe que é essa em que hoje estamos encarnados. "Há várias moradas na casa do meu Pai". Certamente existem mundos onde a prevalência é de riqueza material, moral em que muitos espíritos não se enquadraram, subutilizando seus talentos. Assim, há muitas vezes a necessidade de reencarne em mundos inferiores para expiar e evoluir.
As cobranças sociais são reais e necessárias sobre todas as desigualdades com recorte sobre o racismo, a ciência social evoluiu e conforme a própria doutrina acompanhamos a ciência que até onde entendo estão de acordo. Hoje são assuntos que vêm a debate porque obviamente os que não possuem direito de fala por não sentir na vida atual (no mínimo falando) não sabem ou sentem as dores que tais provocam e de forma bem acomodada apenas dizem lamentar as discussões, porém, os escândalos são inevitáveis para que seja entendido que não mais senzala, cozinha ou armários o que exige também a luta Espiritual do autoconhecimento cuja lucidez provoca incômodo e consequentemente as reações desagradáveis. Obrigada Elarrat pela sutileza, lucidez e respeito em suas respostas.
Gratidão pela escolha do tema ! A convivência com os que segregam pela expressão da melanina é real ,inclusive nos meios em que a luz do Espiritismo deve prevalecer!A esperança é que como diz Emmanuel , O Cristo espera por nós!
Boa noite! Obrigada pela discussão do tema. Estava aqui pensando, ainda que reencarnássemos dentro de uma mesma etnia, não faria nenhum sentido nos considerarmos superiores ou inferiores, uma vez que somos filhos do mesmo Pai, temos o mesmo valor. Fico bem satisfeita quando vejo sua abordagem sobre as desigualdades sociais. Há espíritas que entendem que viver na miséria é resgate, lei de ação e reação, por vontade de Deus. A desigualdade nos permite aprendizados, mas a exploração é criação humana.
No Livro "Coração do Mundo, Pátria do Evangelho" temos -> “Os filhos da África foram humilhados e abatidos (...) e, do manancial de humildade de seus corações resignados e tristes, nasceram lições comovedoras (...), dotando-se a alma brasileira dos mais belos sentimentos de fraternidade, de ternura e de perdão.” À p. 68, afirma que Ismael (Mentor do Brasil), autorizado por Jesus, convidou à reencarnação, na raça negra, para que se redimissem: “(...) antigos batalhadores das cruzadas, senhores feudais da Idade Média, padres e inquisidores, espíritos rebeldes e revoltados, (...).” Vamos pensar fora da caixa.
Por que, na apresentação de um palestrante e ou entrevistado, não se fala apenas do trabalho deste no movimento espírita ao invés de ser dada relevância à formação extra - movimento?
Obrigado Zolla e Jorge. Parabéns. Tema atual e merece ser refletido por quem conhece profundamente a Doutrina Espirita. Que Jesus recompense vcs Rica e abundantemente . Tb o Gilberto. Carinhoso e fraternal abraço.
Não consigo entender essas pautas polêmicas que são despejadas em cima da população. Dividem para poder causar brigas, polêmicas. A doutrina espírita já tem posição firmada sobre as raças. Se nasci negra, qual é a crise? Já fui japonesa, chinesa, mongol, francesa. Passamos por diversas experiências. Basta de fofoca de raça.
Meu irmão, em pleno século XXI, falar em várias "raças", referindo ao ser humano, é estar a retroceder. Raça é só uma, a RAÇA HUMANA. Agora podemos dizer ou falar de etnias.
No tempo de Allan Kardec não existia o termo etnia que só foi criado 150 anos depois. Procure o significado de anacronismo. Você está sendo anacrônico.
Sabe o q é razo? Estas bobagens q religiões falam, estamos aqui para cumpriri um um aperfeiçoamento mesmo sabendo q deus já sabe o resultado afinal ele é todo poderoso e sabe tudo. Não precisava toda esta cena, era só premiar os bons e condenar os maus, porque tuto , tudo está escrito Também é razo esta outra bobagem sobre racismo, Kardec falou claramente sobre raças inferiores e q precisam ser aperfeiçoadas. Espiritismo , e todas as outras religioes, não resistem a menor pesquiza lógica, alias nem deus resiste, com todos estes atributos fantasiosos, um claro produto de homens na idade da pedra e depois malucos, profetas de todos os tipos
Jesus era contra templos, ele fala com as pessoas na natureza e ia até elas nas vias públicas e nas suas casas. Allan Kardec obteve dos Espíritos a resposta que Deus é a causa primárias todas as coisas que não interfere no nosso livre árbitro e que devemos nos basear na ciência. Um desserviço esse vídeo pra causa espírita, sem contar que fala coisas baseado em literatura que não pode ser comprovada, considerando que existe o animismo. Deturpar a discussão sobre racialidade e repação histórica com argumentos religiosos é no mínimo falta de ética e prepotência.
Sempre atual... O problema do racismo ainda é de raízes profundas na alma. Há preconceito se todas as formas, base de tudo é o orgulho, onde o espírito se acha superior ao seu irmão...
sou espirita muitos anos este palestrante faz uma grande diferença com seus ensinamentos sua simplicidade uma mente Maguinifica ele tem feito falta nas casas espiritas que eu conheço que Deus te abençoe com saúde saúde obrigado por nós ajudar com seu conhecimento 🌷💕⚘️10/02/2024
Mas devemos tomar cuidado para não acharmos normal os sofrimento das pessoas. Ah porque na outra encarnação fez isso ou aquilo. O racismo existe e causa muito sofrimento nas pessoas. Cuidado com o simplismo da causa e efeito.
Mas, gosto de você Elarrat, um dos poucos que tenho ouvido.
Peço perdão ao entrevistador, eu na juventude me considerava um quase ateu, dizia que no que me coubece, a bíblia seria esquecida e as igrejas fechariam de tanto discrente eu era.
Por intervenção dos Anjos do Senhor, ao observar pessoas que esbanjavam saúde, cheias de alegrias e sucessos, outras doentes, deficientes, pobres e infelizes, só me testou uma constatação, que Deus seria um monstro insensível e cheio de caprichos ou que havia a reparação e expiação de falhas passadas.
encontrei respostas no espiritismo, hoje não acredito na reencarnação, EU TENHO CERTEZA!!!!
O senhor Elarrat discursa sobre o racismo e a visão espírita, durante quase trinta minutos e, todavia, não menciona o texto de Kardec, intitulado Teoria da Beleza, contido na obra Obras Póstumas, no qual Kardec desenvolve ideias que hoje são consideradas racistas. Kardec rebaixou o homem africano à animalidade, com extremo preconceito e falta de piedade. Elarrat precisa enfrentar essa questão com coragem e honestidade.
ruclips.net/video/j792th1TBx8/видео.html
ruclips.net/video/TUg4LNr9NrY/видео.htmlsi=ym6l45ZhAvY2lwpQ
Eu penso que o movimento espírita devia se posicionar claramente contra qualquer manifestação racista que ocorre diariamente contra nossos irmãos negros e indígenas. Independente se eles estão em situação de resgate ou de provações. Jesus nos ensina que o amor ao próximo é o nosso objetivo máximo em cada encarnação.
👏👏👏👏 perfeito o seu comentário.
O próprio espiritismo surgiu de uma mente racista, fica difícil defender.
O
espiritismo se posiciona sim, contra qualquer tipo de preconceito. Toda literatura espirita mostra que todos são filhos do mesmo PAI. O que falta em algumas pessoas é buscar o entendimento. A Fé raciocinada e a Reencarnação explicam as desigualdades da criatura encarnada
Não creio que cor da pele seja fator determinante para fazer parte de um planejamento reencarnatório.
@@RobertovandreFalou tudo, mas eles passam pano pro Kardec
10:47 Eu sou negro, frequento uma casa espírita e noto muito preconceito em relação a espiritualidade de negros e indígenas. No meu entendimento enquanto os espíritas, se auto declararem mais evoluídos espiritualmente do que os povos não europeus e não brancos,em nada o espiritismo irá contribuir para o fim do racismo e preconceitos. Há resquícios ainda do eurocentrismo do século 19 entre os espíritas. Dividir a humanidade entre civilizados( brancos) e atrasados, primitivos( negros e indígenas) o espiritismo passará muito longe dos ensinamentos do Cristo. Elarrat não menciona o preconceito de Kardec, nos artigos como perfectibilidade da raça negra e teoria da beleza, observo que evitam comentar sobre estes assuntos e quando o fazem é com um sentimento pró Kardec.
É muito triste! Kardec frequentava a sociedade de frenologia na França. Na ocasião, não havia agremiação mais racista na França do que essa sociedade de frenologia. O kardecismo não tem credibilidade na França por ser um baluarte contra ascensão social dos nascidos pobre e sobretudo, por ser uso pelo ocultismo nazista que se servira dele para defender que os espírito no seu estágio mais evoluido reencarnaria em um corpo alemão. O diabólico Vacher de lapouge era kardecista.
Brilhante como sempre, Gratidão ❤
Gratidão
@@ProgramaVisaoEspiritasim,devemos combater o racismo ! Mas ás mulheres Brancas são ás maiores racistas que existem,elas afirmam que os negros são superiores aos caucasianos . E o que me diz sobre o Feminismo fajuto nos dias de hoje que está arruinando emocional e financeiramente os homens? O Espiritismo afirma que á medida em que o Espírito vai reencarnando ,ele vai avançando moral e espiritualmente .Por que á humanidade está se degradando ,degenerando se cada vez mais ? Á pluralidade das existências (reencarnação) não é justa ,pois como posso reparar erros que desconheço ter cometido ? Segundo á doutrina , o espírito não tem reminiscências das supostas existências pretéritas . Eu particularmente ,acho que o espiritismo é uma fraude ! Vcs espíritas aprovam pessoas de bem portar armas ? O planeta terra é muito hostil,é uma selva de pedra ,como vou me defender dos maus desprovido de uma arma branca, de uma arma de fogo ou desprovido de técnicas de defesa pessoal ?
@@ProgramaVisaoEspiritaAmor não vence o Mau não,Amigo.
@@ProgramaVisaoEspiritainfelizmente , o mau sobrepõe se ao bem .
A doutrina dos espíritos não nos orientar ser em nenhum momento racista! O racismo está nos seres humanos. Precisamos separar a doutrina das pessoas. Jesus é o nosso guia, é só observar as suas atitudes e ensinamentos, que não vamos ter nenhuma dúvidas sobre o que o espiritismo nos orienta. O preconceito está nas pessoas, por isso precisamos nos reformar! É isso que o espiritismo nos orienta.
E assim, isso tão nojento e revoltante que me faz pensar que alguns anos atrás frequentava um centro espírita com o maior entusiasmo e vontade de evoluir junto àqueles que lá também frequentavam, me deparei várias vezes com situações e comentários completamente ABSURDOS e Ñ condizentes com a visão espírita! A pior foi um dirigente dizer que negros que foram escravizados possivelmente foram "NAZISTAS OU RACISTAS"! Fiquei CHOCADA, hora de cair fora!
Muitos se apropriam do termo, se dizendo espíritas, mas no íntimo não sabemos a motivação pessoal de cada um. Creio que alguns já nasçam com a essência da caridade e outros necessitem de crescimento espiritual, tendo os dois perfis presença nas reuniões espiritas, mas nem todos promovendo a prática doutrinária.
Valeu!
Nós que agradecemos!
A conta entre ricos e pobres em expiação não fecha se limitarmos nossa concepção a apenas uma orbe que é essa em que hoje estamos encarnados. "Há várias moradas na casa do meu Pai". Certamente existem mundos onde a prevalência é de riqueza material, moral em que muitos espíritos não se enquadraram, subutilizando seus talentos. Assim, há muitas vezes a necessidade de reencarne em mundos inferiores para expiar e evoluir.
Boa tarde Zola, boa tarde Ellarrat.
É Porquê Deus não tem rosto.
É um enigma.
É algo que inspira dúvida.
Favtastico Elarrat, como sempre .
É preciso aprender a amar, como o Mestre Jesus nos ensinou.
As cobranças sociais são reais e necessárias sobre todas as desigualdades com recorte sobre o racismo, a ciência social evoluiu e conforme a própria doutrina acompanhamos a ciência que até onde entendo estão de acordo. Hoje são assuntos que vêm a debate porque obviamente os que não possuem direito de fala por não sentir na vida atual (no mínimo falando) não sabem ou sentem as dores que tais provocam e de forma bem acomodada apenas dizem lamentar as discussões, porém, os escândalos são inevitáveis para que seja entendido que não mais senzala, cozinha ou armários o que exige também a luta Espiritual do autoconhecimento cuja lucidez provoca incômodo e consequentemente as reações desagradáveis. Obrigada Elarrat pela sutileza, lucidez e respeito em suas respostas.
Gratidão irmãos!🙏👏👏👏
Nós que agradecemos!
Gratidão pela escolha do tema ! A convivência com os que segregam pela expressão da melanina é real ,inclusive nos meios em que a luz do Espiritismo deve prevalecer!A esperança é que como diz Emmanuel , O Cristo espera por nós!
Boa noite! Obrigada pela discussão do tema. Estava aqui pensando, ainda que reencarnássemos dentro de uma mesma etnia, não faria nenhum sentido nos considerarmos superiores ou inferiores, uma vez que somos filhos do mesmo Pai, temos o mesmo valor. Fico bem satisfeita quando vejo sua abordagem sobre as desigualdades sociais. Há espíritas que entendem que viver na miséria é resgate, lei de ação e reação, por vontade de Deus. A desigualdade nos permite aprendizados, mas a exploração é criação humana.
Boa tarde a todos! Paulista PE.
Saudações
Programas com excelente conteúdo doutrinário! Parabéns a toda equipe!
Nós que agradecemos!
No Livro "Coração do Mundo, Pátria do Evangelho" temos -> “Os filhos da África foram humilhados e abatidos (...) e, do manancial de humildade de seus corações resignados e tristes, nasceram lições comovedoras (...), dotando-se a alma brasileira dos mais belos sentimentos de fraternidade, de ternura e de perdão.”
À p. 68, afirma que Ismael (Mentor do Brasil), autorizado por Jesus, convidou à reencarnação, na raça negra, para que se redimissem:
“(...) antigos batalhadores das cruzadas, senhores feudais da Idade Média, padres e inquisidores, espíritos rebeldes e revoltados, (...).”
Vamos pensar fora da caixa.
MUITO BOMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
Gratidão Jorge Elarrat por compartilhar os seus conhecimentos que Deus te abençoe sempre 🙏👐Londrina Pr gratidão sempre
Parabéns pela palestra.
Por que, na apresentação de um palestrante e ou entrevistado, não se fala apenas do trabalho deste no movimento espírita ao invés de ser dada relevância à formação extra - movimento?
🙏
Gratidão Amigos..❤⚘⚘
Agradeço os esclarecimentos sob a ótica espiritual com olhar humano e histórico.
Que Jesus abençoe a boa vontade de todos.
Assisto hoje de Portugal.
Grande aprendizado Gratidão para vocês
Porque estas diferenças nas cores ? Qual intuito disto ?
Perfeito Elarrat, como sempre. Gratidão.
Obrigado Zolla e Jorge.
Parabéns.
Tema atual e merece ser refletido por quem conhece profundamente a Doutrina Espirita.
Que Jesus recompense vcs Rica e abundantemente . Tb o Gilberto.
Carinhoso e fraternal abraço.
Gratidão
Excelentes reflexões, grande aprendizado trazida pelo amigo Jorge Elarrat.
Agradecemos
É maravilhoso ouvi-lo Elarrat. Gratidão ✨🙏🏼
quando passamos a enxergar todos como espíritos encarnados não vemos cores e gêneros, apenas originários do Pai que nos Ama
Gratidão
Maravilhoso. Gratidão.
Nós que agradecemos!
Parabéns Jorge
Muito boa palestra
💝
EXCELENTE AULA!
Agradecemos
Excelente
Obrigado
GRATIDÃO.
Nós que agradecemos!
e eu pensando que o assunto seria racismo, meo deos, se os lideres sao isso, imagina os fieis... aqui na europa nao tem isso de espiritismo nao.
É ao vivo?
Olá, não. é gravado
Não consigo entender essas pautas polêmicas que são despejadas em cima da população. Dividem para poder causar brigas, polêmicas. A doutrina espírita já tem posição firmada sobre as raças. Se nasci negra, qual é a crise? Já fui japonesa, chinesa, mongol, francesa. Passamos por diversas experiências. Basta de fofoca de raça.
Os judeus intelectuais do tempo de Jesus falavam o idioma grego.
PORQUÊ JESUS NÃO FALAVA A LÍNGUA GRÊGA ?
Porque na9 fala que Jesus era não branco?
Meu irmão, em pleno século XXI, falar em várias "raças", referindo ao ser humano, é estar a retroceder. Raça é só uma, a RAÇA HUMANA. Agora podemos dizer ou falar de etnias.
Por favor, vc entendeu o que o Jorge falou? Ou porque ele falou em "raças" vc também está se mostrando preconceituoso....
No tempo de Allan Kardec não existia o termo etnia que só foi criado 150 anos depois. Procure o significado de anacronismo. Você está sendo anacrônico.
Se você faz tanta questão da palavra etnia… volte a ouvir o vídeo em 5:29.
Sabe o q é razo? Estas bobagens q religiões falam, estamos aqui para cumpriri um um aperfeiçoamento mesmo sabendo q deus já sabe o resultado afinal ele é todo poderoso e sabe tudo. Não precisava toda esta cena, era só premiar os bons e condenar os maus, porque tuto , tudo está escrito Também é razo esta outra bobagem sobre racismo, Kardec falou claramente sobre raças inferiores e q precisam ser aperfeiçoadas. Espiritismo , e todas as outras religioes, não resistem a menor pesquiza lógica, alias nem deus resiste, com todos estes atributos fantasiosos, um claro produto de homens na idade da pedra e depois malucos, profetas de todos os tipos
Falou, falou e não disse nada. Na verdade, apenas reproduziu um discurso de imposição de uma cultura, dita superior, a outros povos.
Jesus era contra templos, ele fala com as pessoas na natureza e ia até elas nas vias públicas e nas suas casas. Allan Kardec obteve dos Espíritos a resposta que Deus é a causa primárias todas as coisas que não interfere no nosso livre árbitro e que devemos nos basear na ciência. Um desserviço esse vídeo pra causa espírita, sem contar que fala coisas baseado em literatura que não pode ser comprovada, considerando que existe o animismo. Deturpar a discussão sobre racialidade e repação histórica com argumentos religiosos é no mínimo falta de ética e prepotência.
Gratidão sempre 🙏
Assim seja!