Muito boa a Priscila Gontijo, conheci ela ontem na Casa do Saber, e hoje já estou de Fã procurando tudo que é entrevista..... De 9 minutos de vídeo já tirei 4 grandes,...................................... -- “o adulto não existe, o adulto é uma ilusão” -- “através da leitura, eu vou entra em embate, com outros pontos de vista” -- “hoje a gente está vivendo o momento da polarização e a literatura não é o lugar da polarização” -- “a gente mente 90% das vezes, por que a gente quer que o outro nos ame” Tenho uma filha de 11 anos, e tu está sendo o grande exemplo que estou mostrando para ela, agora!
Descobri a Casa do Saber recentemente e adoro! Estou aprendendo tanta coisa, às portas dos 60 anos. Me sinto estimulado, desafiado e encorajado a rever as minhas próprias ideias e "sentidos", como diz Priscila Gontijo. Como o Brasil precisa de espaços como essa Casa!
Q aula hein! Essa mulher é deveras hipnotizante com a sua inteligência e capacidade bela (como ela haha ) de explicar!Tema interessante e a mestra igualmente! 😀👍
Assistir o vídeo onde você aparece viva, gesticulando, e ouvir a tua voz, elaborando encontros, criou, pra mim, uma ficção muito real, tanto que matou 20% da saudade fabulosa.
.... e vem a arte, assim como a literatura, nos devolver a humanidade que perdemos durante o caminho e recuperamos o sentido em existir. Gratidão Priscila pelo excelente vídeo.
Estou começando a carreira de escritor, e suas palavras me emocionaram. Lágrimas aqui. Sim, sempre digo isso, ser adulto é uma interpretação, a criança em nosso interior é quem realmente somos.
Luigi Pirandello toca muito nisso quando diz que a vida imita a arte. Magistral e necessária a reflexão! Que presente maravilhoso eu ganhei nesta manhã com sua exposição. Namastê _/\_
Sinto-me feliz em ter lido as obras citadas e percebido o que foi dito no texto. É fantástico saber que compartilho do ponto de vista colocado no vídeo. Abraços!
Tem um metafísico muito legal "neville goddard" ele afirma que um mundo é uma peça de teatro, e aquele que sabe atuar no palco da vida consegue coisas incríveis
Gostei muito! Sabe, Priscila, sempre que conheço uma mulher pra namorar, acho muito mais interessante e divertido qdo existem afinidades e divergências. Só assim crescemos. Aprendi muito mais com as que pensavam diferente de mim. Sinta-abraçada. (Augusto.69.Eletricista)
Finalmente ouço uma fala anti-facebook - indireta, é certo - na casa que, afinal, é "do saber"...contra a simples reafirmação de crenças e de preconceitos, e portanto de polarizações, ditadas por algoritmos e por certas características da psiquê humana...uma rede social que, em sua essência, é contra o pensamento e apostou nas emoções mais primitivas das pessoas para crescer de forma deletéria...
muita gente concordando, tudo muito bonito, mas ninguém se pergunta: "se o 'real' é uma construção a partir da narrativa, dê-me um bom motivo para acreditar na sua construção?"
Excelente reflexão entre o real x ficção, dentre outras narrativas existe o real imitando a ficção e vice versa. Ou seja, o real está na cabeça de quem o analisa, o compartilhamento e aceitação pela maioria o transforma em numa realidade, ou seja, tudo que inventamos como papai noel e papai do céu como bode expiatório, bem como outras fantasias, sendo as mesmas aceitas, se tornam realidade como hábitos e costumes de uma cultura. Deus é o maior exemplo de um pensamento gigantesco da filosofia ocidental, onde tudo se pode usando esta narrativa. Deus é uma chave para todas as perdas, vidas, mortes, fome e aniquilamentos existenciais de todas as ordens, onde se mata, se salva e se escraviza em nome de deuses e em nome de outros santos relacionados. A contradição é totalitária, e conviver com essa incompletude ambivalente é amadurecer para aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver com o outro e com a realidade da finitude e da morte. Onde nossa razão entra em crise pois ao pensar o percebemos a contingência trágica sem solução. O homem inventou o real para negar o real. Nietzsche
Chega um momento das observações dela,em que ela mesma começa a buscar sentido ao que ela mesma está dizendo,e começa a perceber que nem suas próprias palavras estão tendo sentido rssrrs até eu agora estou tentando achar um sentido ao que estou escrevendo rsrs
Travassos Travassos, senti a mesma coisa. Num certo momento do vídeo, tive a impressão de que ela ficou meio perdida. Depois as palavras fluíram novamente. Acontece!
@@NMG1985 rsrsrsr infelizmente o ser humano busca ocupar uma posição absoluta do saber,e pior ainda, vários outros contribui para isso, fazendo elogios excessivos,e com isso deixando os donos do saber semideuses,e infelizmente acreditando que tudo sabe,que tem a resposta para tudo,e no final, não temos nem o poder sobre nossas ações,imagine sobre os pensamentos complexos do outro.
@@TheCrusoee ! Ok Felipe obrigado pelo feedback. Te desejo muito SUCESSO! Mas o que é sucesso? É um somatório de Talento, mais preparo , mais oportunidade ok TALENTO+PREPARO+OPORTUNIDADE= SUCESSO!
Dessa forma Deus seria uma ilusão criada por nós? Tem um filósofo qu fala que devido o fato de sermos imperfeitos, projetamos para fora de nós um ser perfeito.
real = ficção soft, nem sempre boa ou e interessante. suposições diárias q a sociedade pede q guardemos a nós mesmos ou até mesmo parte da epistemologia no geral, inclusive formal e acadêmica, principalmente a apriorística com correlações politica$. heheee
Há que se problematizar o encontro recorrente com o "humano" na vida e na literatura. No perspectivismo ameríndio de Viveiros de Castro, por exemplo, o modo de existência humano é o que há de mais banal. A identificação com esse "ídolo" nada mais é do que se reconhecer (ou se espelhar). nas "paixões humanas". Coisa de Narciso mesmo. Perspectivismo supõe o encontro com todos os modos de existência, na literatura e na vida, sejam eles humanos ou não-humanos, corpóreos ou incorpóreos, visíveis ou invisíveis. Lição dos ameríndios e dos filósofos da Natureza (Spinoza), da Cultura (Nietzsche) e da Diferença (Deleuze).
Este vídeo bem demonstra a confusão mental em que estamos. Dizer que o real não existe e que tudo mais são narrativas é um exemplo da nossa condição imbecilizada. Sendo assim, pare para pensar: se o real não existe, a personagem desse vídeo existe (Priscila Gontijo)? Ela é real ou uma ficção? Se ela for "real", o próprio argumento defendido por ela não merece acolhida (pois o real, conforme ela mesma diz, não existe); mas, se ela for uma "narrativa", alguém, por favor, avise-a que ela nunca existiu por que precisaria de um narrador ao menos para ser uma "narrativa". (A não ser, claro, que a narrativa denominada Priscila Gontijo exista pairando sobre a cabeça, como algo pre-existente. Mas aí voltamos ao mesmo problema: Priscila existe? - e isto a apresentadora dessas ideias ainda não definiu). Admira-me que a Casa do Saber admita conteúdos como esse, sem capacidade de conduzir o visitante a qualquer proveito. Lamentável.
Até que enfim uma mente pensante num mar de focas batedoras de palmas! Excelente comentário, Cláudia! Parei aos 50 segundos desse vídeo e que abordagem intelectual preguiçosa dessa mulher! Pra ser sucinto: não há nada mais clichê do que essa relativização do que é real ou o que é fábula, invenção! Assunto abordado tão intensamente na nossa cultura e refletido, por exemplo, em boa parte de filmes na virada do milênio (vide Matrix)! Deslike no vídeo e like no seu comentário!
@@PietroOliveira, impressionante, não é? Dizer que a realidade é uma narrativa subverte toda compreensão que temos inclusive de nós mesmos. Impressiona-me que tantos caiam nessas falácias. Ainda bem que permanecemos atentos a esse tipo de baboseira. E cá entre nós: ela, Priscila, ainda não respondeu se é real ou uma narrativa. Sigamos aguardando a resposta (ainda que saibamos que o problema persistirá: se ela responder, devemos concluir que ela é real? E se não responder, será uma ficção? Logo, quem é "Priscila Gontijo"?). Abraços.
Óbvio que existem diferenças entre o real e a ficção. Mas o real não existe? Só existe ficção? Então... a fome que alguém sente não é real. É ficção? É duro ver como a literatura tem a imensa capacidade de humanizar o ser, mas as teorias da literatura muitas vezes fazem o caminho contrário... As digressões filosóficas são o maior fetiche da pós-modernidade: tanta abstração, tanta desconexão com a vida. Que triste.
Olá André, o que eu vou escrever aqui é pura filosofia, não vai mudar em nada as nossas vidas mas enfim... Eu concordo com o teor do video. O real realmente não existe. Arthur Schoppenhauer dizia que conhecemos o "objeto pra si" mas não o "objeto em si". A moça falou do encontro entre duas pessoas na rua, você falou da fome... Eu vou ilustrar com o tal do amor. Você certamente já experimentou o amor. Por sua companheira, por sua familia, por seu cachorro... Mas quando você vê um casal, você "imagina" o amor. Que o amor deles é real. Intenso. Mas isso é uma ficção sua. Eles, o casal podem estar em momentos e intensidades distintas do amor. Um ame o outro mais convictamente. O outro esteja em duvidas. O amor na verdade não seja pelo outro(a) mas pelo que o outro representa na escala social, o que ele(a) pode proporcionar... O mesmo pode ser dito do outro lado da moeda, o ódio. A psicologia diz que pode acontecer de que o ódio que X pessoa sente por Y pessoa não seja algo tão simples. Ela na verdade odeia algo que ela enxerga no outro porque no subconciente dele, aquela caracteristica esteja reprimida (recalcada). Entende? Ele não odeia a pessoa, é um auto ódio porque o outro serve de espelho de algo que a pessoa não aceita. Isso mostra que pode não ser tão real assim.
@@marcelost12 Caro, Schoppenhauer é o cúmulo do pessimismo. Um grande exemplo dessa filosofia decadente, desumanizadora e abstrata. Partamos do objeto, da vida, dos fatos... Eu poderia citar os meus filósofos de eleição que encaram o mundo real e tecem suas reflexões a partir do que há não do que se pensa que há. Mas se tiver interesse, Lukács é um bom começo. Ou o jovem hegeliano ou o marxista mais maduro. Ele não é pessimista, nem abstrato, nem acredita que a história acabou. Enfim. Ocupado aqui para responder tudo o que vc colocou.
A divisão entre real e ficção é necessária eticamente; concordando com o que você disse. Ainda que se diga realidade ao invés de real, para não cair no problema da “coisa-em-si”. É perigoso dizer que o real é ficção.
Concordo com você. A frase "não existe verdade" não poderia ser verdade, não é mesmo? Mesmo que o real não nos fosse acessível, isso não implicaria na não existência do real. O mundo não existiria sem a consciência para percebê-lo? Se assim fosse, nossos ancestrais inconscientes não evoluiriam até que a consciência se manifestasse. Sugerir que o mundo não existe objetivamente é equivalente a negar o outro. O outro seria apenas uma simulação na minha subjetividade experimentada em primeira pessoa. É solipsismo radical relativizar a existência de realidades objetivas.
NA VERDADE A FICÇÃO É UM COMPORTAMENTO DO REAL, INDUZIDO PELA IDEALIZAÇÃO SUBCONSCIENTE E QUE O UNIVERSO INCONSCIENTE REVIVE SUA PROPRIA CRIAÇÃO E RECRIAÇÃO DE SI... O REAL É A CRIAÇÃO DE MIM... A FICÇÃO É A RECRIAÇÃO DE MINHA CRIAÇÃO REORGANIZADA E REVOLUCIONADA NA ORDEM DE UM REINICIO DA BELEZA E DA RECUPERAÇÃO DE SI SEM FANTASMA...
Falou falou e não falou nada. Linda, letrada, apresenta um discurso forte esteticamente mas sem conteúdo. Quem quer realmente aprender alguma coisa sobre a diferença entre o real e a ficção, estude Jordan Peterson.
@Iago Silva Burro por que? O que no meu comentário leva você a chegar nessa conclusão? Como você pode fazer esse julgamento de valor só baseado num comentário de uma dúzia de palavras? Acho que seu comentário é mais emocional que racional. Percebe ai a diferença entre o real e a ficção?
Pensei a mesma coisa. Muita frases soltas sem vínculo entre elas parece um vídeo com erro de edição. Pensamentos desconexos muito estranho o jeito de se expressar. Chega a dar a impressão que está com a consciência alterada.
Otávio Martins Ufa! Eu achei que só eu tinha percebido isso, visto que todos os outros comentários são apenas elogios, até assisti duas vezes para ver se a minha concepção foi "errada". Ela é muito inteligente, percebe-se, mas o discurso não acrescentou conteúdo sobre a temática. No meu ponto de vista, a maior parte do discurso ficou vazia, faltou uma 'subjetividade', talvez... Obrigada pela dica!
MrMyague Eu percebi um pouco de "nervosismo", mesmo que não tão demonstrado. Como se repetisse em círculos o que quer dizer sem chegar a lugar nenhum. E, inclusive, fiquei frustrada, porque o tema é interessante, aí fiquei esperando uma reflexão que não veio. rsrs
Eu vejo que ela explicou bem sim (e com conteúdo ),mas foi de uma forma mais complexa sem se preocupar em dá muitas respostas e sim em provocar reflexões! Sem contar que ela usou um ponto de vista baseado mais em obras literárias, que não são totalmente filosóficas sobre o tema proposto!
@@TheClistenys cara... Se Deus não existir... E se nossas vidas acabam com o túmulo... Realmente não há propósito último nas nossas vidas... Todos os grandes filósofos ateus falam isso em suas obras... Se Deus não existir não passamos de acidentes da natureza.. sua e minha vida se equivalem a qualquer outras.. como a de Mao ou Hitler. .ou de qualquer outro animal.... Negar Deus é negar a bondade e a maldade.. entre outros problemas
A casa do saber cada vez mais está se distanciando do ser humano com videos abstratos. Rodando, rodando, sem dizer nada. Tal qual a literatura. Dotô, Guimarães, é bom ler apenas em livros de citações, ou para ler no lugar de tomar hemirartarato de zolpiden 10 mg. Nelson Rodrigues, ótimo: para passar no vestibular.
"O mundo é a minha representação."
Arthur Schoppenhauer
"A escrita organiza um sentido que a vida não dá" amei a frase
Muito boa a Priscila Gontijo, conheci ela ontem na Casa do Saber, e hoje já estou de Fã procurando tudo que é entrevista.....
De 9 minutos de vídeo já tirei 4 grandes,......................................
-- “o adulto não existe, o adulto é uma ilusão”
-- “através da leitura, eu vou entra em embate, com outros pontos de vista”
-- “hoje a gente está vivendo o momento da polarização e a literatura não é o lugar da polarização”
-- “a gente mente 90% das vezes, por que a gente quer que o outro nos ame”
Tenho uma filha de 11 anos, e tu está sendo o grande exemplo que estou mostrando para ela, agora!
Oh mulher linda e inteligente 😍😍😍
Gente essa mulher é fantástica! "O adulto é uma ilusão..."Não pode faltar na Casa do Saber!👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Essa mulher é maravilhosa, minha nossa senhora.
Que maravilha, é muito top e surreal....
a cada 15 dias volto aqui e revejo o vídeo. Toda vez que revejo descubro uma pérola nova.
Descobri a Casa do Saber recentemente e adoro! Estou aprendendo tanta coisa, às portas dos 60 anos. Me sinto estimulado, desafiado e encorajado a rever as minhas próprias ideias e "sentidos", como diz Priscila Gontijo. Como o Brasil precisa de espaços como essa Casa!
Incrível como cada vez que eu vejo algum vídeo com essa mulher, eu aprendo alguma coisa extremamente essencial. Fantástica! Ela tem canal?
Genial, saber viver é a maior de todas as artes, imprevisível e surpreendente!
Caramba como é bom assistir um comentário com alguém inteligente e carismática.
Que mulher inteligente! Dá vontade de ficar ouvindo o tempo todo.
Q aula hein! Essa mulher é deveras hipnotizante com a sua inteligência e capacidade bela (como ela haha ) de explicar!Tema interessante e a mestra igualmente! 😀👍
Assistir o vídeo onde você aparece viva, gesticulando, e ouvir a tua voz, elaborando encontros, criou, pra mim, uma ficção muito real, tanto que matou 20% da saudade fabulosa.
Estudo ficção, enquanto tudo que é incongruente com a realidade, no contexto organizacional no meu doutorado. Fico feliz em ver esse vídeo.
.... e vem a arte, assim como a literatura, nos devolver a humanidade que perdemos durante o caminho e recuperamos o sentido em existir. Gratidão Priscila pelo excelente vídeo.
Vídeo maravilhoso! Espero que tenham outros com ela. Foi uma viagem sem volta.
Estou começando a carreira de escritor, e suas palavras me emocionaram. Lágrimas aqui.
Sim, sempre digo isso, ser adulto é uma interpretação, a criança em nosso interior é quem realmente somos.
O direito à literatura é maravilhoso ❤️
Caraca, que discurso maravilhoso!!
Ficaria ouvindo essas explanações dutante horas👍🏻
Esse vídeo é meu. Obrigada, Priscila Gontijo. É sempre bom ouvir você falando sobre literatura. Seu amor é evidente.
Excelente. Obrigado por compartilhar conosco suas ideias.
Luigi Pirandello toca muito nisso quando diz que a vida imita a arte. Magistral e necessária a reflexão! Que presente maravilhoso eu ganhei nesta manhã com sua exposição.
Namastê _/\_
Cada vídeo dela é um espetáculo!
Eu sou uma criança apaixonada.
Eu amo essa mulher. Um bálsamo saber que ela voltou em mais um vídeo incrível
Sinto-me feliz em ter lido as obras citadas e percebido o que foi dito no texto. É fantástico saber que compartilho do ponto de vista colocado no vídeo. Abraços!
Ela voltou e ainda com uma abordagem dessa, obrigado Casa do Saber
Pelamorrrrr preciso de mais vídeos dela, quanta inteligência!
Tem um metafísico muito legal "neville goddard" ele afirma que um mundo é uma peça de teatro, e aquele que sabe atuar no palco da vida consegue coisas incríveis
Muito legal, Priscila! Confrontar para viver.
Gostei bastante do seu ponto vista. Parabéns!
Gostei muito! Sabe, Priscila, sempre que conheço uma mulher pra namorar, acho muito mais interessante e divertido qdo existem afinidades e divergências. Só assim crescemos. Aprendi muito mais com as que pensavam diferente de mim. Sinta-abraçada. (Augusto.69.Eletricista)
Genial ótimo vídio. ....o que tem de linda essa mulher é muito inteligente.
Perfeita!
"A vida é muito curta pra gente ter uma visão monologica das coisas"
Incrível esse vídeo!
Finalmente ouço uma fala anti-facebook - indireta, é certo - na casa que, afinal, é "do saber"...contra a simples reafirmação de crenças e de preconceitos, e portanto de polarizações, ditadas por algoritmos e por certas características da psiquê humana...uma rede social que, em sua essência, é contra o pensamento e apostou nas emoções mais primitivas das pessoas para crescer de forma deletéria...
Ilusões, perfeita.
maravilhosa
Excelente vídeo!
Excelente reflexão. "O adulto é uma ilusão".
Bravo!
Que video sensacional! 🤩👏🏻👏🏻👏🏻
Já assisti esse vídeo umas 12 vezes. 😆❤
Deveria haver um botão de mil curtidas
Lindo isso!
Já dou like antes mesmo de ver até o final, adoro as explanações da Priscila!
Vivermos em uma ficção distopica.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 bravo.....
Perfeito!
Que vídeo bom!!!!
Fantástico !!!
(É "Pontos de vista"). Amei o vídeo e as reflexões!
É que são vistas vistas por diferentes vistas ;)
Porrada!..... Gostei!
Vídeo incrível!
grava mais com a Priscila, Maria Homem e com o Saulo Goulart.
A literatura é a casa da hospitalidade do Ser! Ou seja hóspede do ser, portanto real!
O cara não percebeu, mas ela estava também dando aula de gramática.
muita gente concordando, tudo muito bonito, mas ninguém se pergunta: "se o 'real' é uma construção a partir da narrativa, dê-me um bom motivo para acreditar na sua construção?"
Uma narrativa diferente da sua, irá trazer uma concepção e um ponto de vista diferente, partindo deste princípio seria bom acreditar.
Estou apaixonado😶
A ficção é igual vida real o bem sempre vence o mal pois nunca vi um vilão ter final feliz tanto nos filmes quanto na realidade
Excelente reflexão entre o real x ficção, dentre outras narrativas existe o real imitando a ficção e vice versa. Ou seja, o real está na cabeça de quem o analisa, o compartilhamento e aceitação pela maioria o transforma em numa realidade, ou seja, tudo que inventamos como papai noel e papai do céu como bode expiatório, bem como outras fantasias, sendo as mesmas aceitas, se tornam realidade como hábitos e costumes de uma cultura. Deus é o maior exemplo de um pensamento gigantesco da filosofia ocidental, onde tudo se pode usando esta narrativa. Deus é uma chave para todas as perdas, vidas, mortes, fome e aniquilamentos existenciais de todas as ordens, onde se mata, se salva e se escraviza em nome de deuses e em nome de outros santos relacionados. A contradição é totalitária, e conviver com essa incompletude ambivalente é amadurecer para aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver com o outro e com a realidade da finitude e da morte. Onde nossa razão entra em crise pois ao pensar o percebemos a contingência trágica sem solução. O homem inventou o real para negar o real. Nietzsche
Chega um momento das observações dela,em que ela mesma começa a buscar sentido ao que ela mesma está dizendo,e começa a perceber que nem suas próprias palavras estão tendo sentido rssrrs até eu agora estou tentando achar um sentido ao que estou escrevendo rsrs
@Igor Brian, põe exacerbado nisso! Todo excesso nos traz muitos prejuízos.
Travassos Travassos, senti a mesma coisa. Num certo momento do vídeo, tive a impressão de que ela ficou meio perdida. Depois as palavras fluíram novamente. Acontece!
@@NMG1985 rsrsrsr infelizmente o ser humano busca ocupar uma posição absoluta do saber,e pior ainda, vários outros contribui para isso, fazendo elogios excessivos,e com isso deixando os donos do saber semideuses,e infelizmente acreditando que tudo sabe,que tem a resposta para tudo,e no final, não temos nem o poder sobre nossas ações,imagine sobre os pensamentos complexos do outro.
@@travassostravassos7251 👏👏👏👏
@Igor B. absolutas são as leis da física.
Ela voltou...
Ótimo vídeo. O Adulto é, definitivamente, uma ilusão.
EU QUERiA ViVER NA FiCCAO
Uau
LIVRO: EM BUSCA DE SENTIDO! AUTOR: VICTOR FRANCK!
Estou lendo!
@@TheCrusoee ! Ok Felipe obrigado pelo feedback. Te desejo muito SUCESSO! Mas o que é sucesso? É um somatório de Talento, mais preparo , mais oportunidade ok TALENTO+PREPARO+OPORTUNIDADE= SUCESSO!
Perfeito! É Gondijo ou Gontijo?
A ficção é real!
O real é ficção.
A gente gente nao cria só relata oq insistiu s existe.
E mais uma vez o cronista na vida real aparece no discurso para desmantelar as ideias e a acresentar a narrativa da Priscila. Parabéns mais outra vez!
Dessa forma Deus seria uma ilusão criada por nós? Tem um filósofo qu fala que devido o fato de sermos imperfeitos, projetamos para fora de nós um ser perfeito.
Interessante. Qual o nome do filósofo?
Seria então o real um produto da ficção?
EU GOSTO MAiS DA FiCAO DO QUE DO REAL
MAiS EU TENQUE CONTROLAR A FiCCAO E O REAL
MAiS EU TENQUE CONTROLAR A FiCCAO E O REAL PORQUE SENÃO NÃO VAi DA
EU PREFiRO A FiCCAO DO QUE O REAL
Tendi foi nada
real = ficção soft, nem sempre boa ou e interessante. suposições diárias q a sociedade pede q guardemos a nós mesmos ou até mesmo parte da epistemologia no geral, inclusive formal e acadêmica, principalmente a apriorística com correlações politica$. heheee
Há que se problematizar o encontro recorrente com o "humano" na vida e na literatura. No perspectivismo ameríndio de Viveiros de Castro, por exemplo, o modo de existência humano é o que há de mais banal. A identificação com esse "ídolo" nada mais é do que se reconhecer (ou se espelhar). nas "paixões humanas". Coisa de Narciso mesmo. Perspectivismo supõe o encontro com todos os modos de existência, na literatura e na vida, sejam eles humanos ou não-humanos, corpóreos ou incorpóreos, visíveis ou invisíveis. Lição dos ameríndios e dos filósofos da Natureza (Spinoza), da Cultura (Nietzsche) e da Diferença (Deleuze).
Igual ir em igreja, ouve-dr a mesma ladainha toda vez..
Fa com v é com?
Este vídeo bem demonstra a confusão mental em que estamos. Dizer que o real não existe e que tudo mais são narrativas é um exemplo da nossa condição imbecilizada. Sendo assim, pare para pensar: se o real não existe, a personagem desse vídeo existe (Priscila Gontijo)? Ela é real ou uma ficção? Se ela for "real", o próprio argumento defendido por ela não merece acolhida (pois o real, conforme ela mesma diz, não existe); mas, se ela for uma "narrativa", alguém, por favor, avise-a que ela nunca existiu por que precisaria de um narrador ao menos para ser uma "narrativa". (A não ser, claro, que a narrativa denominada Priscila Gontijo exista pairando sobre a cabeça, como algo pre-existente. Mas aí voltamos ao mesmo problema: Priscila existe? - e isto a apresentadora dessas ideias ainda não definiu). Admira-me que a Casa do Saber admita conteúdos como esse, sem capacidade de conduzir o visitante a qualquer proveito. Lamentável.
Me chamou atenção esse seu comentário, perfeita colocação. Oq eu imaginei só não consegui descrever!
Até que enfim uma mente pensante num mar de focas batedoras de palmas! Excelente comentário, Cláudia! Parei aos 50 segundos desse vídeo e que abordagem intelectual preguiçosa dessa mulher! Pra ser sucinto: não há nada mais clichê do que essa relativização do que é real ou o que é fábula, invenção! Assunto abordado tão intensamente na nossa cultura e refletido, por exemplo, em boa parte de filmes na virada do milênio (vide Matrix)! Deslike no vídeo e like no seu comentário!
@@PietroOliveira, impressionante, não é? Dizer que a realidade é uma narrativa subverte toda compreensão que temos inclusive de nós mesmos. Impressiona-me que tantos caiam nessas falácias. Ainda bem que permanecemos atentos a esse tipo de baboseira. E cá entre nós: ela, Priscila, ainda não respondeu se é real ou uma narrativa. Sigamos aguardando a resposta (ainda que saibamos que o problema persistirá: se ela responder, devemos concluir que ela é real? E se não responder, será uma ficção? Logo, quem é "Priscila Gontijo"?). Abraços.
@@annapaula7971, se ao menos Priscila Gontijo solucionasse a dúvida deixada no ar: ela é real ou uma narrativa? Aguardemos o que virá. Abraços.
A minha vida passou a ter sentido porque eu me encontrei com Jesus. E esse encontro é real e não ficção. Sem Ele você está certa, falta sentido.
Amiga, é ficcção. Vc n enxerga, n toca...apenas sente e imagina.
Óbvio que existem diferenças entre o real e a ficção. Mas o real não existe? Só existe ficção? Então... a fome que alguém sente não é real. É ficção? É duro ver como a literatura tem a imensa capacidade de humanizar o ser, mas as teorias da literatura muitas vezes fazem o caminho contrário... As digressões filosóficas são o maior fetiche da pós-modernidade: tanta abstração, tanta desconexão com a vida. Que triste.
Olá André, o que eu vou escrever aqui é pura filosofia, não vai mudar em nada as nossas vidas mas enfim...
Eu concordo com o teor do video.
O real realmente não existe.
Arthur Schoppenhauer dizia que conhecemos o "objeto pra si" mas não o "objeto em si".
A moça falou do encontro entre duas pessoas na rua, você falou da fome...
Eu vou ilustrar com o tal do amor.
Você certamente já experimentou o amor.
Por sua companheira, por sua familia, por seu cachorro...
Mas quando você vê um casal, você "imagina" o amor.
Que o amor deles é real.
Intenso.
Mas isso é uma ficção sua.
Eles, o casal podem estar em momentos e intensidades distintas do amor.
Um ame o outro mais convictamente.
O outro esteja em duvidas.
O amor na verdade não seja pelo outro(a) mas pelo que o outro representa na escala social, o que ele(a) pode proporcionar...
O mesmo pode ser dito do outro lado da moeda, o ódio.
A psicologia diz que pode acontecer de que o ódio que X pessoa sente por Y pessoa não seja algo tão simples.
Ela na verdade odeia algo que ela enxerga no outro porque no subconciente dele, aquela caracteristica esteja reprimida (recalcada).
Entende?
Ele não odeia a pessoa, é um auto ódio porque o outro serve de espelho de algo que a pessoa não aceita.
Isso mostra que pode não ser tão real assim.
@@marcelost12 Caro, Schoppenhauer é o cúmulo do pessimismo. Um grande exemplo dessa filosofia decadente, desumanizadora e abstrata. Partamos do objeto, da vida, dos fatos... Eu poderia citar os meus filósofos de eleição que encaram o mundo real e tecem suas reflexões a partir do que há não do que se pensa que há. Mas se tiver interesse, Lukács é um bom começo. Ou o jovem hegeliano ou o marxista mais maduro. Ele não é pessimista, nem abstrato, nem acredita que a história acabou. Enfim. Ocupado aqui para responder tudo o que vc colocou.
A divisão entre real e ficção é necessária eticamente; concordando com o que você disse. Ainda que se diga realidade ao invés de real, para não cair no problema da “coisa-em-si”. É perigoso dizer que o real é ficção.
@Iago Silva já é seu segundo comentário com esse nível de argumentação só neste vídeo. Que tipo de resposta vc merece além de nenhuma?
Concordo com você. A frase "não existe verdade" não poderia ser verdade, não é mesmo?
Mesmo que o real não nos fosse acessível, isso não implicaria na não existência do real. O mundo não existiria sem a consciência para percebê-lo? Se assim fosse, nossos ancestrais inconscientes não evoluiriam até que a consciência se manifestasse. Sugerir que o mundo não existe objetivamente é equivalente a negar o outro. O outro seria apenas uma simulação na minha subjetividade experimentada em primeira pessoa. É solipsismo radical relativizar a existência de realidades objetivas.
Me permita discordar dos seus „pontos de vistas“! O mundo não é caos...caos é o que algumas pessoas fazem dele!
NA VERDADE A FICÇÃO É UM COMPORTAMENTO DO REAL, INDUZIDO PELA IDEALIZAÇÃO SUBCONSCIENTE E QUE O UNIVERSO INCONSCIENTE REVIVE SUA PROPRIA CRIAÇÃO E RECRIAÇÃO DE SI... O REAL É A CRIAÇÃO DE MIM... A FICÇÃO É A RECRIAÇÃO DE MINHA CRIAÇÃO REORGANIZADA E REVOLUCIONADA NA ORDEM DE UM REINICIO DA BELEZA E DA RECUPERAÇÃO DE SI SEM FANTASMA...
O REAL É CHATO DiMAiS PRA MiM
O plural de ponto-de-vista é pontos-de-vista, e não pontos-de-vistas.
Putz nem percebi que ela tava dando aula de gramática.
@@jzs1507 Pois é. Preste mais atenção da próxima vez.
e ainda passou pelo CPT, hein! ;)
O real n existe? É a única coisa q existe, moça...
Falou falou e não falou nada. Linda, letrada, apresenta um discurso forte esteticamente mas sem conteúdo. Quem quer realmente aprender alguma coisa sobre a diferença entre o real e a ficção, estude Jordan Peterson.
@Iago Silva Burro por que? O que no meu comentário leva você a chegar nessa conclusão? Como você pode fazer esse julgamento de valor só baseado num comentário de uma dúzia de palavras? Acho que seu comentário é mais emocional que racional. Percebe ai a diferença entre o real e a ficção?
Pensei a mesma coisa.
Muita frases soltas sem vínculo entre elas parece um vídeo com erro de edição.
Pensamentos desconexos muito estranho o jeito de se expressar.
Chega a dar a impressão que está com a consciência alterada.
Otávio Martins Ufa! Eu achei que só eu tinha percebido isso, visto que todos os outros comentários são apenas elogios, até assisti duas vezes para ver se a minha concepção foi "errada". Ela é muito inteligente, percebe-se, mas o discurso não acrescentou conteúdo sobre a temática. No meu ponto de vista, a maior parte do discurso ficou vazia, faltou uma 'subjetividade', talvez... Obrigada pela dica!
MrMyague Eu percebi um pouco de "nervosismo", mesmo que não tão demonstrado. Como se repetisse em círculos o que quer dizer sem chegar a lugar nenhum. E, inclusive, fiquei frustrada, porque o tema é interessante, aí fiquei esperando uma reflexão que não veio. rsrs
Eu vejo que ela explicou bem sim (e com conteúdo ),mas foi de uma forma mais complexa sem se preocupar em dá muitas respostas e sim em provocar reflexões! Sem contar que ela usou um ponto de vista baseado mais em obras literárias, que não são totalmente filosóficas sobre o tema proposto!
A vida realmente não tem sentido... Se Deus não existir
para vc. Para mim, não!! deus não me influencia em sentido nenhum.
@@TheClistenys cara... Se Deus não existir... E se nossas vidas acabam com o túmulo... Realmente não há propósito último nas nossas vidas... Todos os grandes filósofos ateus falam isso em suas obras... Se Deus não existir não passamos de acidentes da natureza.. sua e minha vida se equivalem a qualquer outras.. como a de Mao ou Hitler. .ou de qualquer outro animal.... Negar Deus é negar a bondade e a maldade.. entre outros problemas
o dinheiro dos outros é sempre monolítico e opressor XD
A casa do saber cada vez mais está se distanciando do ser humano com videos abstratos. Rodando, rodando, sem dizer nada. Tal qual a literatura. Dotô, Guimarães, é bom ler apenas em livros de citações, ou para ler no lugar de tomar hemirartarato de zolpiden 10 mg. Nelson Rodrigues, ótimo: para passar no vestibular.
Não entendi💩nenhuma!😂😂😂
muito chato
Sabedoria" ? "Eu acho que o real não existe".
Insensatez Fideista.
Sabedoria sem realidade, ja é descartada por si só.