Isso mesmo, e haviam duas portas seriais. Uma menor, que servia para os mouses mais antigos e a porta maior, que servia para automatização de equipamentos. Se estou bem certo, era possível conectar dois pcs por essa porta, numa conexão crossover. Porta paralela (LPT1) que eu saiba, era padrão para impressora
eles deixam a ps2 até hoje pois tem vantagens pra quem por exemplo faz bios e bios mods, outro motivo o mercado gamer quer porque ainda existe na comunidade seja mito ou verdade que o ps2 tem menor delay e ai já viu ne os pro gamers, interessante é que tem placas do inicio da transição dos teclados e mouse ps/2 pra usb é que muitos pcs da época vc só conseguia mexer na bios com teclado usb (ou mousa pra bios que tinham suporte) se ele estivesse conectado em uma usb em especifico
MW, sou professor há uns 20 anos e leigo mas muito curioso na área de informática e tecnologia mas uma coisa eu posso afirmar, você tem uma excelente didática que faz assuntos complicados e até às vezes aparentemente chatos se tornarem atraentes devido à praticidade que apresenta em suas experiências. Siga assim e traga para nós mais conteúdos deste tipo. Obrigado e que Deus te abençoe !
Vez em quando sou obrigado a usar um teclado PS/2 pra formatar algumas maquinas antigas, pois acontece delas não ler o teclado USB na bios apenas responde quando já esta quase ligando não sendo possível entrar na bios da placa mãe.
@@joaoluisfalangola474 Se a sua placa mãe tiver somente uma saida ps/2 e seu mouse não tiver funcionando no usb tb, tu pode comprar um adaptador ele conecta no ps/2 e sai mouse e teclado no mercado livre tu acha.
Miguel esse é o meu tipo de vídeo favorito do seu canal, quando você explica aspectos técnicos a fundo, já aprendi muita coisa com esses seus vídeos, parabéns, abraço.
Parabéns, ótimo vídeo! O meu ¨pitaco¨ é que não tiram o PS/2 devido a necessidade de realizar alguma configuração na BIOS da placa na fábrica, sem necessidade de utilizar um sistema operacional. Também pode ser um ferramenta útil para os técnicos de eletrônica que reparam placas mães. Forte abraço!
As bios atuais detectam teclado e até mouse usb. Qd começou popularizar teclado usb, tinha bios que nao detectava ou era dificil conseguir. Ai tinha que utilizar um ps2. Mas hoje nao tem mais isso.
As portas Ps2, Serial e Paralela ainda são utilizadas por causa de periféricos de Automação, como teclados de Supermercado, impressoras fiscais, leitores de código de barras, entre outros... por isso ainda existem e são muito utilizados no mercado.
Outra coisa importante : Quando você não tem sistema operacional na máquina e precisa acessar o BIOS em alguns casos você não consegue plugar o teclado USB pois sem sistema não há instalação de drivers , então necessariamente você precisará usar um teclado PS/2. Não sei se em todas as máquinas sem sistema são assim , mas algumas que peguei não funcionava o teclado USB sem o SO instalado.
Como alguém consegue dá deslike num vídeo tão didático com esse? Parabéns pelo seu trabalho amigo, trabalho na área há alguns anos e tenho aprendido muito com seus conteúdos. Tmj
Caraca, sou da época dos mouse e teclados bem antigos, lembro do mouse com aquela bola branca meio que vivia travando kkkk eita tempo bom, digo, ruim... pq era tudo muito lento... mas me ajudou a ter mais paciência hehe
@@SoQuetals pois é... galera de hoje não sabe o que é sofrer... uma boa seria o amigo MW mostrar na prática uma placa de fax-modem funcionando com aquele barulhinho e tal kkkk o negócio irritante... disso não tenho nenhuma saudade.
KKK. Acho que ganhei aqui, meu primeiro mouse tinha 2 rodinhas uma lia o deslocamento horizontal e a outra lia o vertical em um apple IIe, depois é que evoluíram para estes com bolinhas e tinha que limpar os roletes como vc. disse e ainda tinha vezes que o fio rompia e a gente tinha que encurtar o cabo cortando o pedaço do fio rompido e fazendo a nova solda na placa, kkk. Apesar de tudo foi uma época que me traz saudades. Lembra das placas de video trident vga 8900? Placa de som soundblaster?
@@aferri2010 Eu lembro dessas vga sim, as vezes tinha que forçar elas de lado pra dar vídeo pq no barramento as vezes ficava meio desigal ou soltas. Complicado.
Eita aula maravilhosa, mesmo a pessoa não sabendo muito sobre conexões e circuito integrado Miguel, tu consegue dar uma explicação tao didática e simples de entendimento que pelo todo consegue-se compreender TUDO, é incrível ! Falando sobre a entrada PS/2 - não sabia da sua importância ainda hoje no mercado e sempre achava relevante tbm esse espaço nas placas mães, agora vc me recordou as inúmeras vezes que tive que desligar meu PC , há 10 anos atrás quando o plug desconectava, putsz !!! tinha que desligar o PC mesmo, não tinha outra alternativa mesmo, e olha que eu trabalho com AUTOCAD, realizando desenhos arquitetônicos e imagina, do nada, o plug sai pq o gato passou por trás do gabinete ou quando tentei afastar a mesa o fio do mouse engatou na quina da mesa !!!??? e naquela época não tinha SSD não !!!! tinha que esperar um século de novo pra reiniciar o PC kkkkk Parabéns pelo vídeo Miguel ! sensacional !!! além de um aulao , ainda me faz recordar esse tipo de acontecimentos kkk um grande abraço !!!
Miguel, que vídeo top! Se puder, traga vídeos mais técnicos assim como esse, onde é feito o mapeamento do tráfego de dados em uma placa-mãe. Inclusive, uma ideia legal poderia ser explicar a arquitetura de Von Neumann e relacioná-la com as arquiteturas de computador atuais, mostrando todo o caminho dos dados, entre CPU, memória e I/O, através de seus barramentos.
Fala Miguel, tranquilo? Cara, seu canal é fantástico. É minicurso de informática. Referente a porta PS2, mili segundo é muito importante para quem atua no mercado financeiro, se essa porta ajuda a ganhar esse mili segundo o pessoal vai usar sem dúvida, quanto mais rápido o clique do mouse oi teclado, melhor para nós.
Sou tecnólogo de edificações, engenheiro civil e perito judicial. Ver um vídeo desse me dá vontade de voltar a universidade e estudar computação. Parabéns.
Miguel, parabéns pelo seu canal, já gostava de informática e algumas coisas a respeito, me matriculei em um curso de manutenção de pc/notebook/celular pq vc me incentivou devido ao seu jeito especial de falar. QUERIA saber, por gentileza, quando sairá ou se tem previsão de uma nova turma no metodo MW, eu to mt ansioso pra ser seu aluno.
Eu descobri a importancia da porta ps2 quando comecei a mexer com formatação de pcs, quando notei q alguns pcs não reconhecem usb no boot e nem despertam a partir de usb e tbm a questão do plug&play e etc...
Miguel, o que eu gosto no seu canal é que vc pesquisa o assunto e procura dar informações corretas sobre o que vc se propõe a falar. Parabéns! não é a toa que vc é um dos melhores youtubers de informática, na minha opinião.
eu sabia que poderia acontecer de a placa nao reconhecer teclado usb mas essa tua explicaçao foi muito bom detalhada que ate um leigo consegue entender
Miguel, bom dia! Aqui José Ribeiro. Acompanho sempre os seus vídeos e gosto muito. Mas, dessa vez você se superou, rsrs. Nunca vi uma explicação mais clara que essa, a respeito das entradas PS2. Parabéns 👏 e obrigado! Abraço!
Isso mesmo Miguel, paralela.... tem oito linhas de dados paralelos (D0 a D7) que até permitem controlar outros hardwares externos.... eu utilizei muito para automação de pequenas instalações!
Quando fiz o curso na entrada do Windows XP meu professor falava que conexão ps2 tem acesso direto a memória pois quando sistema travava era única coisa que funcionava, mas sua explicação que me fez entender valeu Miguel.
Cara, que conteúdo sensacional. É impressionante a quantidade de coisas que você sabe, bicho! Parabéns pelo vídeo e continue produzindo material de qualidade!
Excelente explanação. Se permite um pitaco a mais. É preciso considerar que uma placa mãe padrão não é fabricada exclusivamente para PCs de mesa. Dentro de um terminal bancário, por exemplo, existe uma placa mãe dessas, e lá, a porta ps/2 é muito necessária. O mesmo vale para totens de consulta ou dispensador de senhas. As portas USB podem dormir (hibernar) o que não acontece com a porta ps/2 que estão sempre acordadas e prontas para uso. Mas com a popularização das telas touch Screen as portas ps/2 vem se tornando cada vez mais dispensáveis.
Um dos motivos de não tirarem também é no caso da placa não reconhecer teclado e mouse USB quando o sistema não inicia, então você pode usar o ps2 pra entrar na Bios e resolver o problema
Trabalho no T.I de uma rede de supermercados, apesar de parecer inútil pra grande parte de usuários casuais, muitas máquinas voltadas à automação comercial utilizam entradas "obsoletas" como PS2, COM1 e LPT1 pra fazer comunicação com outros equipamentos do segmento, e quando necessário o upgrade das mesmas, a permanência de entradas assim facilitam bastante a vida dos técnicos. Sem contar outros segmentos que usam de outros equipamentos nas operações. Parabéns pelo vídeo, Miguel! Sempre agregando nosso conhecimento.
Eu tive um IBM PS2 modelo 30, quando começaram estas portas. Ele tinha um HD de 20 mb e a placa de video era MCGA um dos primeiros com 256 cores em 320x240. Isso foi em 1988 se não me engano. Foi no PS2 da IBM que vi pela primeira vez os disquetes de 3 1/2”. No Brasil a maioria nessa época ainda era 5 1/4”.
Excelente explicação! Mas se vc acha que as coisas são velhas na década de 90... imagina a minha cara já programando Basic e Pascal num TK85 e num MSX em 1986... :( rs
Pitaco: o fato da entrada ps2 serem nativa da placa-mae é pelo tipo de alguns dispositivo usb como mouse e teclado tem a necessidade de serem instalados com algum drive. E existe a entrada de sistema prompt (msdos) e bios, que não tinham a presença de drive de instalação de dispositivo conectados nas entradas USB, assim a entrada ps2 de mouse e teclado tem ligação direta na placa mae até o IO. Porisso a necessidade da entrada ps2.
Eu estava querendo usar essas entradas com um adaptador pra poupar porta usb, mas eu não sabia se o tempo de resposta podia aumentar por ser uma entrada antiga. Esse vídeo sanou a minha dúvida, valeu!
Miguel agora eu tenho uma dúvida. Se tudo que você coloca no USB precisa dos drivers para funcionar. Como é que o teclado USB é reconhecido na bios ? Por acaso tem drivers genéricos gravados diretamente na bios das placas mães
acredito que sim como se fosse um "driver genérico" só que na bios e é por isso também que vc consegue usar um pen drive bootavel pra fazer instalação do sistema
Sim, muitas bios antigas suportam usb. Tenho um PC Pentium 4 (ano 2002) que ligo de vez em quando e acesso a bios com um teclado usb. É uma opção que se ativa na bios, mas antes de eu fazer isso ele já funcionou de primeira.
O UEFI das placas atuais roda uma versão reduzida do kernel Linux, tem suporte ate pra rede, tem placa que consegue atualizar o BIOS pela internet se a conexão for cabeada na rede onboard!
Salve MW, então eu experienciei isso na pratica, o PC do caixa do restaurante da minha mãe foi pra assistência para arrumar o programa do caixa. Porem quando ele voltou nn estava reconhecendo nenhuma porta usb (nem as entradas de audio) mas não tinha como levar dnv pq precisava usar ele com urgência. Então tive que achar teclado e mouse pelo PS2 e funcionou, eu tentei arrumar os drivers mas nn consegui, eu ja clonei o hd para um ssd e vou atualizar o windows 7 para o 10 e montar outro pc melhor para o caixa. Outra coisa interessante, nos usavamos 2 impressoras, uma pelo usb e uma pela entrada pararela (a roxinha) igual essa placa 775, e só a impressora pela entrada paralela voltou funcionando. Ela tambem deve emitir o sinal pelo super IO ou coisa parecida.
Cara, parabéns pelo vídeo. Acho que nas considerações finais, ele é mantido justamente por não depender de driver. Em 99,99% dessas máquinas o SO que vai ser usado é Windows ou Linux. Porém pode alguém querer usar para alguma aplicação muito específica com um SO bizarro e essa é a certeza que vai funcionar. Por isso é mantido.
É mantido também como matriz de entrada, antes do SO instalado, caso necessite de um teclado reconhecido pra mexer na bios, como não precisa de driver fica mais fácil acessar, testar ou editar a bios direto na placa, numa linha de montagem, num setor de teste, etc...
Eu lembro que uma vez na tive problemas por causa disso, eu precisava entrar na bios pra fazer meu PC voltar a funcionar mas não entrava por causa do teclado USB, aí eu tive q pegar meu pendrive e ir na lanhouse instalar o windows pra formatar
Salve salve. Acho q ficou faltando um comentário. Imagine que se tenha problemas com windows ou qualquer outro OS... Seria essencial uma entrada de teclado como essa. Acredito que por esse motivo elas ainda não tenham sido retiradas das placas e não só pelo fato do formato já seguido a anos, saca ?! Na pior das hipóteses, essa pode ser a única salvação pra uma placa que passou por algum reset turbulento ou coisa do tipo kkkk tmj, brother, amo seu canal e espero q eu n esteja falando muita besteira ksksk
Mano, eu por experiência própria já cometi a burrice de desligar as portas usb direto na bios. Peguei um teclado com essa entrada antiga, no meu serviço, e resetei a bios para as configurações default. Tem sentindo oq falou kk
Não tem problema algum, a maioria das BIOS ou UEFI já vem com drivers genéricos de teclado/mouse, logo o sistema operacional está danificado não faz diferença alguma
Miguel teve mais um ponto aí sobre a porta PS/2 essa porta "moderna" dá para conectar um teclado e mouse ao mesmo tempo sim, isso era feito com um adaptador que foi usado durante muito tempo também e era comum hoje em dia não se encontra.
Essa porta PS2 da minha B550m me salvou, meu teclado USB quebrou, e eu tenho um teclado PS2 aqui... muito bom por sinal, quebrou galho por mais de mês :)
Ótimo vídeo amigo. Minha percepção quanto ao uso do mouse ou teclado na porta Mini DiN/PS2. Quando rodamos algo que gera um consumo muito grande de processador o teclado ou principalmente o mouse costumam dar algumas pequenas travadas quando estão conectados na USB e quando o processo pesado termina o mouse e teclado voltam a fluir. Isso não acontece quando estamos utilizando o mouse e teclado na PS2. Não sei se este comportamento continua com estes processadores e placas mãe de última geração que você utiliza, mas a princípio é por isso que a porta PS2 ainda existe. Abraços brother
Seu trabalho é diferenciado, parabéns Miguel! Mesmo eu não usando essa informação pra nada, a dinâmica me prende até o fim, pq é super interessante seus vídeos rs
Ja usei teclados usb que não reconheciam na tela de post e nem entravam na bios, só funcionavam depois do windows iniciado kkkkkk ai sempre que eu queria formatar ou entrar na bios por algum motivo, eu tinha que colocar meu tecladinho velho com conexao P2
No meu caso é o inverso, tenho um pc pentium 4 (ano 2002, ligo de vez em quando) que reconheceu o teclado usb na bios, de primeira. Tem que ver também que em algumas bios antigas você tem que ativar o suporte ao teclado/mouse usb.
Não daria para ler todos comentários. Mas imagino que para desenvolvimento de firmware, a própria bios, e como é I/O, possivelmente no desenvolvimento e leitura de dados analógicos externos, quem sabe para navegação, placas de radares, sonares, etc, pode ser útil esse tipo de conexão por ter amplitude de rastreio analógico e com baixa interferência ou perda de dados por interpretadores/drives. Não sou expert no assunto mas durante a faculdade de engenharia eletrônica usei leitura de dados e comunicação analógicos com um adaptadores DB9 e PS2. Talvez ainda há muitos engenheiros ou empresas que utilizam para este fim. Desenvolvimento, leitura e comunicação de sinais analógicos. Gosto muito de seus vídeos e fico grato por trazer bastante informação técnica e histórica! Grande abraço!
Sempre acompanho o canal...nunca pedi algo, queria ver a sua análise que sei que é mais profunda, sobre adaptadores se bluetooth 4.0 5.0 em diante seria interessante vc testar em vários dispositivos inclusive em duas caixas bluetooth com pareamento e sem pareamento entre si...
17:24 Muito bom, mas não é só isso, essa entrada permanece porque tem muitos softwares de manutenção que só funcionam com teclado ps2. Outro motivo é o processo de hibernação e ou religação do pc por "Power On" via teclado que só funcionam no ps2...
Antes do PC IBM, tínhamos vários computadores pessoais como o TRS 80 e outros mas o grande dominador do mercado era o Apple II. A IBM desenvolveu on PC XT para desafiar o Apple II, junto desenvolveu o IBM Dos em parceria com a Microsoft que era o MS-Dos que acadou sendo o preferido ao IBM Dos por ter certas vantagens. Este PC XT foi muito clonado e começou a ter vai compatíveis muito mais baratos que permitia instalar o MS-Dos. Aí veio as vais evoluções PC-AT, 286, 386, 486 e daí em diante. Mas tinha uma característica que tornou popular a compatibilidade com as famílias anteriores e muito disso se mantém até hoje nos PC atuais. A divisão de PC foi vendida para Lenovo a uns anos atrás. Lembro que trabalhei numa empresa no tempo da reserva de mercado anos 80 a porta PS2 /DIN é utilizada também para fazer alguns comandos de inicialização e avaliação e controle de qualidade. Também muito utilizada em aplicações específicas como máquinas operatrizes e caixas ATM que ainda usam o bom leve e confiável Windows XP.
Vídeo top, obrigado pela explicação. Aos 12:48 "Bios" é um sistema que é usado em placas mães mais antigas. Já essa que o Miguel tá usando é moderna e o sistema que utiliza é UEFI com interface mais amigável e bonita, além de ter protocolo mais seguro, estável e com inicialização do sistema mais rápido. Se eu não estiver enganado o sistema "UEFI" se tornou padrão em 2012. Tudo que eu descrevi aqui o cabra do vídeo sabe de sobra.
Muito interessante. eu acho que faço parte de um seleto grupo que usa a porta PS2 numa placa atual. Tenho um PC que montei esse ano com uma Asus gaming B550. Mas como meus teclados são sem fio, e com teclas desconfortáveis pra jogar... Aí encontrei guardado um teclado que comprei em 2010 de membrana mas com muita qualidade e com as teclas wasd emborrachadas... Na é poca que comprei já era meio ultrapassada a conexão PS2, mas o preço dele foi melhor que os demais usb. Em resumo, uso esse teclado que é melhor que os meus outros teclados usb, e ele funciona muito bem nos jogos...
Eu tenho um PC com apenas 12 anos de uso, que tem mouse e teclado que utilizam essas entradas. Pode rir😂, é velho mesmo. Mas está aqui firme e forte( pero no mucho). É por ele que eu assisto seus vídeos. E parece que vou ter que desfrutar da companhia dele por mais alguns anos, pois o preço das peças para um novo pc está absurdamente absurdo. Abraço cara.👍👍
Nossa esse foi o vídeo mais esclarecedor da minha vida, já trabalhei em 6 lojas de informática e em cada lugar chamava de um nome essa porta, nunca parei pra pensar o porque, mais obg pela resposta kk
Fala, Miguel, a porta da impressora não é serial. É paralela. Serial eram as COM1 ou COM2, por exemplo, de mouse de bolinha e agenda eletrônica. Lembra disso? Acho que nem conheceu, né? Abraço e parabéns pelos videos.
Muita gente ainda usa teclado e mouse antigos. E mesmo comprei um teclado há mais de uma década. Troquei de computadores várias vezes e mantenho o meu teclado até hoje.
As interrupções direta na CPU vem da plataforma IBM.. e até hoje existe.. os disquetes antigos tinha uma porta de interrupção só para eles . Por isso travava a máquina ao ler um disquete.. as portas Serial e Paralela tbm tinham.. E uma coisa que existe até hoje é a reserva de dois endereço de interrupção (Super IO) para os disquetes.. que não existem mais.. e por isso que ao instalar o Windows por padrão ele instala na partição C...e ainda reserva o A e o B para os disquetes.. até hoje tem isso.. pq é a mesma arquitetura IBM claro com muitas modificações..
Boa tarde; existem várias placas que o teclado USB só vai ser reconhecido depois que o Windows for iniciado; aí não serve quando você tem que entrar no Boot Menu, por exemplo. E a explicação é esta que você deu que USB é genérico e por isso só depois que o driver for reconhecido no sistema que o hardware que foi instalado na porta USB vai operar. PS/2 acessa diretamente o chip I/0 controller da placa mãe e só por isso é extremamente importante ainda existir essa porta. Já teclado e mouse sem fios não servem para configurar Setup! Um abraço!
Tem.alguns equipamentos comerciais, industriais ou científicos - antigos, que utilizam esses conectores com PS/2, DB-9, ou porta paralela. Uns 15 anos atrás recebi um biométrico de digital que usava a porta paralela. Então ele vinha com um adaptador que proporcionava um porta extra para ligar a impressora. Como já estávamos na migração das impressoras para porta USB não foi tão necessário. Tem muita leitora de código de barras que se liga na porta PS/2 do teclado. Tem aquelas gavetas de dinheiro também.
Em se falando de achismo, acho que a entrada ps2 não foi tirada ainda pq se estiver sendo realozado alguma configuração na BIOS ou algum reparo no sistema em que o teclado usb não seja reconhecido por questões de driver, a ps2 serviria como alternativa reserva nesses serviços. É como os finados celuares LG, pra ligar sem usar o botão power, em caso de defeito, basta liga-lo no carregador, quando a bateria atinge 5% ou se estiver acima disso, o aparelho liga, é um recurso de segurança e usabilidade.
Cara, não sei se é relevante meu comentário, mas somado a tudo isso que foi dito, ainda acrescento a durabilidade dos mouses e teclados PS2 de antigamente que são, na pior hipótese, 2x maior que os de outros tipos de entrada. Excelente informação. Obrigado Miguel, sua didática é fantástica!!!!!! Sucesso!
Miguel tem algo interessante sobre esse assunto, já peguei alguns PCs mais antigos que não reconheceram teclado mais recentes pelo USB, só consegui fazer o que precisava usando a porta PS2.
Em 07:06 há um equívoco. Quem reconhece se o dispositivo é um teclado ou mouse USB é a BIOS; não o sistema operacional. O protocolo é padrão e não há necessidade de driver. Bastante fácil tirar esta prova: pegue uma máquina de 10, 15 ou mais anos atrás com porta USB; em seguida conecte um novo teclado USB (que pode até mesmo ser daqueles sem fio com dongle USB) fabricado em 2020 ou 2021 e voilà! Funciona! Dá pra navegar e configurar a BIOS normalmente.
@@beakmann Amigo, a BIOS tem um protocolo específico para reconhecimento de qualquer teclado e mouse USB (não tem pra caixa de som, nem pra câmera, nem pra nada que não seja teclado e mouse). Vale lembrar que só funciona o básico dos teclados para escrever (teclas especiais de volume ou pesquisa não funcionam na BIOS). Logo o funcionamento de teclado e mouse USB independe de SO ou driver para funcionar basicamente. Pode parecer óbvio o motivo da implementação: permitir que o usuário execute comandos antes ou durante a carga de qualquer sistema operacional.
Miguel, você fala sobre os anos 90 kkkk, meu primeiro notebook foi um IBM ThinkPad Pentium 2 com HD de 80 Gb e 512 Mb de memória e aquele mouse bolinha no meio do teclado que funcionava na pressão. Windows 98. Bons tempos, fui privilegiado.
Tô ficando Velho mesmo, usei 386 com disquetes 51/4 com mouse serial que usava a bolinha de ferro emborrachada. Que saudade dos jogos da época como snooke, Prince, Stunts e muitos outros. MS dos e clipper summer87, dbsase 3 plus comia solto na época. Valeu relembrar.
A porta LPT1 não é serial, é paralela, e servia pra conectar um monte de tipo de hardware não só impressoras. DB-9 era serial e aceitava vários tipos de hardware não só mouse. Alguns hardwares eram plug'n play e outros não.
Miguel ótimo vídeo e didática. Deus te deu o dom de ensinar. Parabéns. Você pode por favor informar o modelo da placa mãe mais moderna que você mostrou que possui entradas usb tipo c? Grato Luiz.
E no caso dos computadores atuais que é possível entrar na BIOS ou selecionar o dispositivo de boot (F12 normalmente) pelo teclado, antes do S.O. entrar? Os próprios programas da BIOS hoje já possuem, vamos dizer, um driver interno no firmware? Ou algo do tipo?
Se nao fosse uma conexao serial, teria que formatar um windows do qual tinha um aplicativo especial de uma empresa e nao podia perder. Mexeram nos drivers da usb e deixou de funcionar tudo, usei um mouse serial pra isso. Deixa as ps2 em paz ae. Parabens pela explicacao. Direta, logica e sem enrolação
Eu sou da época do mouse serial e teclado com aquele conector redondo grande, o DIN Tinha servidores que usavam varias portas paralelas pra rede Tinha rede serial tbm, essas portas tinham varias funções No inicio dos USB o dava pra perceber a diferença de resposta nos jogos
Tava aqui no banheiro refletindo🤔 aí apareceu seu vídeo tive que dar uma olhada😌 e quase perdi a hora para o trabalho 😮 conteúdo que prende agente sempre bem feito tá de parabéns 👏👏👏
Correção: Comento no vídeo sobre a porta serial de impressora, o correto é porta PARALELA. Obrigado a todos que avisaram. Valeuuu
É eu vi isso... fiquei só na cócó... rss
Opa Miguel, já usou aquele adaptador de memória DDR3 de notebook para desktop? Achei bem interessante mas funciona?
Isso mesmo, e haviam duas portas seriais. Uma menor, que servia para os mouses mais antigos e a porta maior, que servia para automatização de equipamentos. Se estou bem certo, era possível conectar dois pcs por essa porta, numa conexão crossover.
Porta paralela (LPT1) que eu saiba, era padrão para impressora
Meu teclado e mouse e ps2
eles deixam a ps2 até hoje pois tem vantagens pra quem por exemplo faz bios e bios mods, outro motivo o mercado gamer quer porque ainda existe na comunidade seja mito ou verdade que o ps2 tem menor delay e ai já viu ne os pro gamers, interessante é que tem placas do inicio da transição dos teclados e mouse ps/2 pra usb é que muitos pcs da época vc só conseguia mexer na bios com teclado usb (ou mousa pra bios que tinham suporte) se ele estivesse conectado em uma usb em especifico
MW, sou professor há uns 20 anos e leigo mas muito curioso na área de informática e tecnologia mas uma coisa eu posso afirmar, você tem uma excelente didática que faz assuntos complicados e até às vezes aparentemente chatos se tornarem atraentes devido à praticidade que apresenta em suas experiências. Siga assim e traga para nós mais conteúdos deste tipo. Obrigado e que Deus te abençoe !
@@levi_ff5392 deveria pesquisar na internet, o cara é professor, e Não Technico.
Miguel, também sou professor e concordo com tudo o que o GABRIEL escreveu. Aprendo muito com os seus vídeos, parabéns!
Também sou professor há mais de 20 anos corroboro os professores aí!
Obrigado galera, abraço!
vdd pensei a ms coisa mt fd ele
Nunca vou entender porquê as pessoas dão dislike num conteúdo gratuito que muitas vezes não vemos nem em curso presencial, continue firme MW!
Vez em quando sou obrigado a usar um teclado PS/2 pra formatar algumas maquinas antigas, pois acontece delas não ler o teclado USB na bios apenas responde quando já esta quase ligando não sendo possível entrar na bios da placa mãe.
Mano, tou com um PC desses, faço o q? E o mouse?
@@joaoluisfalangola474 tenta usar um mouse ps2 ou um teclado ps2 pra formatar ou configurar o windows!
@@Polystation não encontro em canto nenhum
@@joaoluisfalangola474 Se a sua placa mãe tiver somente uma saida ps/2 e seu mouse não tiver funcionando no usb tb, tu pode comprar um adaptador ele conecta no ps/2 e sai mouse e teclado no mercado livre tu acha.
@@joaoluisfalangola474 tentou o mercado livre?
Miguel esse é o meu tipo de vídeo favorito do seu canal, quando você explica aspectos técnicos a fundo, já aprendi muita coisa com esses seus vídeos, parabéns, abraço.
O cara se forma em informática só assistindo os vídeos do Miguel. Pqp! Muito bom!
Parabéns, ótimo vídeo! O meu ¨pitaco¨ é que não tiram o PS/2 devido a necessidade de realizar alguma configuração na BIOS da placa na fábrica, sem necessidade de utilizar um sistema operacional. Também pode ser um ferramenta útil para os técnicos de eletrônica que reparam placas mães. Forte abraço!
As bios atuais detectam teclado e até mouse usb. Qd começou popularizar teclado usb, tinha bios que nao detectava ou era dificil conseguir. Ai tinha que utilizar um ps2. Mas hoje nao tem mais isso.
As portas Ps2, Serial e Paralela ainda são utilizadas por causa de periféricos de Automação, como teclados de Supermercado, impressoras fiscais, leitores de código de barras, entre outros... por isso ainda existem e são muito utilizados no mercado.
presente
Outra coisa importante : Quando você não tem sistema operacional na máquina e precisa acessar o BIOS em alguns casos você não consegue plugar o teclado USB pois sem sistema não há instalação de drivers , então necessariamente você precisará usar um teclado PS/2. Não sei se em todas as máquinas sem sistema são assim , mas algumas que peguei não funcionava o teclado USB sem o SO instalado.
Como alguém consegue dá deslike num vídeo tão didático com esse? Parabéns pelo seu trabalho amigo, trabalho na área há alguns anos e tenho aprendido muito com seus conteúdos. Tmj
Caraca, sou da época dos mouse e teclados bem antigos, lembro do mouse com aquela bola branca meio que vivia travando kkkk eita tempo bom, digo, ruim... pq era tudo muito lento... mas me ajudou a ter mais paciência hehe
E limpar o lugar que aquela bolinha ficava kkkkk
@@SoQuetals pois é... galera de hoje não sabe o que é sofrer... uma boa seria o amigo MW mostrar na prática uma placa de fax-modem funcionando com aquele barulhinho e tal kkkk o negócio irritante... disso não tenho nenhuma saudade.
Ja usei muito essas bolinhas do mouse como bolinha de gude pra roubar nas brincadeiras na escola
KKK. Acho que ganhei aqui, meu primeiro mouse tinha 2 rodinhas uma lia o deslocamento horizontal e a outra lia o vertical em um apple IIe, depois é que evoluíram para estes com bolinhas e tinha que limpar os roletes como vc. disse e ainda tinha vezes que o fio rompia e a gente tinha que encurtar o cabo cortando o pedaço do fio rompido e fazendo a nova solda na placa, kkk. Apesar de tudo foi uma época que me traz saudades. Lembra das placas de video trident vga 8900? Placa de som soundblaster?
@@aferri2010 Eu lembro dessas vga sim, as vezes tinha que forçar elas de lado pra dar vídeo pq no barramento as vezes ficava meio desigal ou soltas. Complicado.
Eita aula maravilhosa, mesmo a pessoa não sabendo muito sobre conexões e circuito integrado Miguel, tu consegue dar uma explicação tao didática e simples de entendimento que pelo todo consegue-se compreender TUDO, é incrível !
Falando sobre a entrada PS/2 - não sabia da sua importância ainda hoje no mercado e sempre achava relevante tbm esse espaço nas placas mães, agora vc me recordou as inúmeras vezes que tive que desligar meu PC , há 10 anos atrás quando o plug desconectava, putsz !!! tinha que desligar o PC mesmo, não tinha outra alternativa mesmo, e olha que eu trabalho com AUTOCAD, realizando desenhos arquitetônicos e imagina, do nada, o plug sai pq o gato passou por trás do gabinete ou quando tentei afastar a mesa o fio do mouse engatou na quina da mesa !!!??? e naquela época não tinha SSD não !!!! tinha que esperar um século de novo pra reiniciar o PC kkkkk
Parabéns pelo vídeo Miguel ! sensacional !!! além de um aulao , ainda me faz recordar esse tipo de acontecimentos kkk um grande abraço !!!
Miguel, que vídeo top! Se puder, traga vídeos mais técnicos assim como esse, onde é feito o mapeamento do tráfego de dados em uma placa-mãe. Inclusive, uma ideia legal poderia ser explicar a arquitetura de Von Neumann e relacioná-la com as arquiteturas de computador atuais, mostrando todo o caminho dos dados, entre CPU, memória e I/O, através de seus barramentos.
Fala Miguel, tranquilo?
Cara, seu canal é fantástico. É minicurso de informática. Referente a porta PS2, mili segundo é muito importante para quem atua no mercado financeiro, se essa porta ajuda a ganhar esse mili segundo o pessoal vai usar sem dúvida, quanto mais rápido o clique do mouse oi teclado, melhor para nós.
Excelente conteúdo, sugestão: um vídeo sobre todas as versões DVI e suas diferenças.
Sou tecnólogo de edificações, engenheiro civil e perito judicial. Ver um vídeo desse me dá vontade de voltar a universidade e estudar computação. Parabéns.
Miguel, parabéns pelo seu canal, já gostava de informática e algumas coisas a respeito, me matriculei em um curso de manutenção de pc/notebook/celular pq vc me incentivou devido ao seu jeito especial de falar. QUERIA saber, por gentileza, quando sairá ou se tem previsão de uma nova turma no metodo MW, eu to mt ansioso pra ser seu aluno.
Caramba, você é do tipo que se alguém pergunta a hora; não tem preguiça de explicar o calendário todo.
parabéns, tudo muito bem explicado.
Eu descobri a importancia da porta ps2 quando comecei a mexer com formatação de pcs, quando notei q alguns pcs não reconhecem usb no boot e nem despertam a partir de usb e tbm a questão do plug&play e etc...
Miguel, o que eu gosto no seu canal é que vc pesquisa o assunto e procura dar informações corretas sobre o que vc se propõe a falar. Parabéns! não é a toa que vc é um dos melhores youtubers de informática, na minha opinião.
Parabéns pelo video,.só um detalhe. A porta da impressora é paralela - DB25 ,a serial é DB9
eu sabia que poderia acontecer de a placa nao reconhecer teclado usb
mas essa tua explicaçao foi muito bom detalhada que ate um leigo consegue entender
Me tirou do tédio, obrigado miguel
Miguel, bom dia! Aqui José Ribeiro. Acompanho sempre os seus vídeos e gosto muito. Mas, dessa vez você se superou, rsrs. Nunca vi uma explicação mais clara que essa, a respeito das entradas PS2. Parabéns 👏 e obrigado! Abraço!
Muito bom o vídeo Miguel, e nos novos computadores, essas portas salvam se a entrada usb não estiver reconhecendo kkkk
Isso mesmo Miguel, paralela.... tem oito linhas de dados paralelos (D0 a D7) que até permitem controlar outros hardwares externos.... eu utilizei muito para automação de pequenas instalações!
Ganhou like porque usou a palavra "ínfimo". Parabéns Miguelito, sempre admiro o uso do vocabulario dos seus vídeos.
pow mas o cara fez um vídeo de 18 minutos super explicado e vc só deu like por uma palavra ksksksk
@@Nickzkk kkkk
@@Nickzkk Faz sentido se ele for professor de português
Quando fiz o curso na entrada do Windows XP meu professor falava que conexão ps2 tem acesso direto a memória pois quando sistema travava era única coisa que funcionava, mas sua explicação que me fez entender valeu Miguel.
Cara, que conteúdo sensacional. É impressionante a quantidade de coisas que você sabe, bicho! Parabéns pelo vídeo e continue produzindo material de qualidade!
Sempre me impressiono
Sempre me perguntei sobre isso. Agora faz sentido os fabricantes manter essa conexão. Muito show. Parabéns e obrigado pelo conhecimento.
Excelente explanação.
Se permite um pitaco a mais.
É preciso considerar que uma placa mãe padrão não é fabricada exclusivamente para PCs de mesa.
Dentro de um terminal bancário, por exemplo, existe uma placa mãe dessas, e lá, a porta ps/2 é muito necessária. O mesmo vale para totens de consulta ou dispensador de senhas. As portas USB podem dormir (hibernar) o que não acontece com a porta ps/2 que estão sempre acordadas e prontas para uso.
Mas com a popularização das telas touch Screen as portas ps/2 vem se tornando cada vez mais dispensáveis.
Um dos motivos de não tirarem também é no caso da placa não reconhecer teclado e mouse USB quando o sistema não inicia, então você pode usar o ps2 pra entrar na Bios e resolver o problema
Eu pensei logo nisso, mas acho que é tão óbvio que ele optou por não falar diretamente ou ele só esqueceu mesmo.
@@VitorFsr Ele falou isso no vídeo
Presta atenção que ele falou isso no vídeo.
@@marcospeedy10 Verdade, só não com essas exatas palavras, mas ficou subentendido. Valeu!
Trabalho no T.I de uma rede de supermercados, apesar de parecer inútil pra grande parte de usuários casuais, muitas máquinas voltadas à automação comercial utilizam entradas "obsoletas" como PS2, COM1 e LPT1 pra fazer comunicação com outros equipamentos do segmento, e quando necessário o upgrade das mesmas, a permanência de entradas assim facilitam bastante a vida dos técnicos. Sem contar outros segmentos que usam de outros equipamentos nas operações. Parabéns pelo vídeo, Miguel! Sempre agregando nosso conhecimento.
Ajuda muito pois eles trabalham praticamente via hardware diferente dos USB que tem a interface de comunicação gerenciada via drivers.
“Se junte a nossa turmaemdablinformatica” cada dia mais rápido kkkkkkk Vídeo perfeito Miguelzao tamo junto
Eu tive um IBM PS2 modelo 30, quando começaram estas portas. Ele tinha um HD de 20 mb e a placa de video era MCGA um dos primeiros com 256 cores em 320x240. Isso foi em 1988 se não me engano. Foi no PS2 da IBM que vi pela primeira vez os disquetes de 3 1/2”. No Brasil a maioria nessa época ainda era 5 1/4”.
Nossa, vc realmente começou nos primórdios dos PCs rsrs
Que legal! Já ouvi falar que no Brasil era possível navegar online em fóruns e serviços específicos, antes da Internet, você teve essa experiência?
Excelente explicação como sempre. Será que vale a pena fazer um video comparando esse adaptador PS2/USB só pra ver esse tempo de resposta?
Excelente explicação! Mas se vc acha que as coisas são velhas na década de 90... imagina a minha cara já programando Basic e Pascal num TK85 e num MSX em 1986... :( rs
Pitaco: o fato da entrada ps2 serem nativa da placa-mae é pelo tipo de alguns dispositivo usb como mouse e teclado tem a necessidade de serem instalados com algum drive. E existe a entrada de sistema prompt (msdos) e bios, que não tinham a presença de drive de instalação de dispositivo conectados nas entradas USB, assim a entrada ps2 de mouse e teclado tem ligação direta na placa mae até o IO. Porisso a necessidade da entrada ps2.
nao foi isso q ele falou em 7:25?
Eu estava querendo usar essas entradas com um adaptador pra poupar porta usb, mas eu não sabia se o tempo de resposta podia aumentar por ser uma entrada antiga. Esse vídeo sanou a minha dúvida, valeu!
Miguel agora eu tenho uma dúvida. Se tudo que você coloca no USB precisa dos drivers para funcionar. Como é que o teclado USB é reconhecido na bios ? Por acaso tem drivers genéricos gravados diretamente na bios das placas mães
acredito que sim como se fosse um "driver genérico" só que na bios e é por isso também que vc consegue usar um pen drive bootavel pra fazer instalação do sistema
@@luisrodrigues962 faz sentido
Sim, muitas bios antigas suportam usb. Tenho um PC Pentium 4 (ano 2002) que ligo de vez em quando e acesso a bios com um teclado usb. É uma opção que se ativa na bios, mas antes de eu fazer isso ele já funcionou de primeira.
O UEFI das placas atuais roda uma versão reduzida do kernel Linux, tem suporte ate pra rede, tem placa que consegue atualizar o BIOS pela internet se a conexão for cabeada na rede onboard!
Salve MW, então eu experienciei isso na pratica, o PC do caixa do restaurante da minha mãe foi pra assistência para arrumar o programa do caixa. Porem quando ele voltou nn estava reconhecendo nenhuma porta usb (nem as entradas de audio) mas não tinha como levar dnv pq precisava usar ele com urgência. Então tive que achar teclado e mouse pelo PS2 e funcionou, eu tentei arrumar os drivers mas nn consegui, eu ja clonei o hd para um ssd e vou atualizar o windows 7 para o 10 e montar outro pc melhor para o caixa.
Outra coisa interessante, nos usavamos 2 impressoras, uma pelo usb e uma pela entrada pararela (a roxinha) igual essa placa 775, e só a impressora pela entrada paralela voltou funcionando. Ela tambem deve emitir o sinal pelo super IO ou coisa parecida.
Cara, parabéns pelo vídeo.
Acho que nas considerações finais, ele é mantido justamente por não depender de driver. Em 99,99% dessas máquinas o SO que vai ser usado é Windows ou Linux. Porém pode alguém querer usar para alguma aplicação muito específica com um SO bizarro e essa é a certeza que vai funcionar. Por isso é mantido.
É mantido também como matriz de entrada, antes do SO instalado, caso necessite de um teclado reconhecido pra mexer na bios, como não precisa de driver fica mais fácil acessar, testar ou editar a bios direto na placa, numa linha de montagem, num setor de teste, etc...
Eu lembro que uma vez na tive problemas por causa disso, eu precisava entrar na bios pra fazer meu PC voltar a funcionar mas não entrava por causa do teclado USB, aí eu tive q pegar meu pendrive e ir na lanhouse instalar o windows pra formatar
Um bom assunto que talvez ninguém tenha pensado em tratar, brilhante como sempre!
Salve salve. Acho q ficou faltando um comentário. Imagine que se tenha problemas com windows ou qualquer outro OS... Seria essencial uma entrada de teclado como essa. Acredito que por esse motivo elas ainda não tenham sido retiradas das placas e não só pelo fato do formato já seguido a anos, saca ?! Na pior das hipóteses, essa pode ser a única salvação pra uma placa que passou por algum reset turbulento ou coisa do tipo kkkk tmj, brother, amo seu canal e espero q eu n esteja falando muita besteira ksksk
Mano, eu por experiência própria já cometi a burrice de desligar as portas usb direto na bios. Peguei um teclado com essa entrada antiga, no meu serviço, e resetei a bios para as configurações default. Tem sentindo oq falou kk
@@alissonnatan Mas era só tirar a pilha que resetaria, mano kkkk
Concordo com vc. Até hoje eu uso entrada PS2 . Já peguei alguns pcs que eu precisei usar PS2.
@@pandajpeg N é todo o caso é só tira a pilha. Tem caso o sistema n reconhece entra usb quando o cistema reinicializa.
Não tem problema algum, a maioria das BIOS ou UEFI já vem com drivers genéricos de teclado/mouse, logo o sistema operacional está danificado não faz diferença alguma
Miguel teve mais um ponto aí sobre a porta PS/2 essa porta "moderna" dá para conectar um teclado e mouse ao mesmo tempo sim, isso era feito com um adaptador que foi usado durante muito tempo também e era comum hoje em dia não se encontra.
PS2 não é morto.
Já tive vários problemas de conexão USB que só acessei via PS2...
Espero que nunca tirem.
Fantástico a explicação, sempre perguntei isso em Live e outras coisas e ninguém sabia responder
Sao os melhores mouses e teclados .. tirando hj os mecanicos. Ate pouco tempo atras tinha um mouse ps2 quase 10 anos..
tem teclado ps2 mecânico
Exato eu sempre usei e vou usar
eu tenho um Intelbras bonzão. O unico defeito é o backspace que é do tamanho de uma tecla normal.
O meu PS2 só funciona se eu encostar na cpu
O meu teclado tem 13 anos de uso.
Meu primeiro PC foi um IBM Aptiva. Ganhei no natal de 1999. Rodava o saudoso Windows 98 com o super poderoso MS DOS. Bateu memórias da infância agora
Essa porta PS2 da minha B550m me salvou, meu teclado USB quebrou, e eu tenho um teclado PS2 aqui... muito bom por sinal, quebrou galho por mais de mês :)
Video muito bom, aprendi muito coisa kkk pretendo crescer na área de computação e eletrônica. Video muito top muito bem explicado
A vantagem é ter o mouse ativo antes de ter um sistema operacional instalado.
Isso as vezes pode quebrar um galhão .
Ótimo vídeo amigo.
Minha percepção quanto ao uso do mouse ou teclado na porta Mini DiN/PS2.
Quando rodamos algo que gera um consumo muito grande de processador o teclado ou principalmente o mouse costumam dar algumas pequenas travadas quando estão conectados na USB e quando o processo pesado termina o mouse e teclado voltam a fluir.
Isso não acontece quando estamos utilizando o mouse e teclado na PS2.
Não sei se este comportamento continua com estes processadores e placas mãe de última geração que você utiliza, mas a princípio é por isso que a porta PS2 ainda existe.
Abraços brother
Só uma coisa: A porta impressora (LPT) é paralela, a DB25. A serial é geralmente uma DB9, isso nós computadores dos anos 90 em diante (mouse).
e outra diferenca, eh que a SERiAL antigona, eh uma DB25 MACHO e nao FEMEA!! ;)
Seu trabalho é diferenciado, parabéns Miguel! Mesmo eu não usando essa informação pra nada, a dinâmica me prende até o fim, pq é super interessante seus vídeos rs
Ja usei teclados usb que não reconheciam na tela de post e nem entravam na bios, só funcionavam depois do windows iniciado kkkkkk ai sempre que eu queria formatar ou entrar na bios por algum motivo, eu tinha que colocar meu tecladinho velho com conexao P2
No meu caso é o inverso, tenho um pc pentium 4 (ano 2002, ligo de vez em quando) que reconheceu o teclado usb na bios, de primeira. Tem que ver também que em algumas bios antigas você tem que ativar o suporte ao teclado/mouse usb.
Não daria para ler todos comentários. Mas imagino que para desenvolvimento de firmware, a própria bios, e como é I/O, possivelmente no desenvolvimento e leitura de dados analógicos externos, quem sabe para navegação, placas de radares, sonares, etc, pode ser útil esse tipo de conexão por ter amplitude de rastreio analógico e com baixa interferência ou perda de dados por interpretadores/drives. Não sou expert no assunto mas durante a faculdade de engenharia eletrônica usei leitura de dados e comunicação analógicos com um adaptadores DB9 e PS2. Talvez ainda há muitos engenheiros ou empresas que utilizam para este fim. Desenvolvimento, leitura e comunicação de sinais analógicos. Gosto muito de seus vídeos e fico grato por trazer bastante informação técnica e histórica! Grande abraço!
ei? eu tenho um teclado ibm ps/2 q funciona até hoje... já até tenho um adaptador ps/2-->usb se um dia acabarem c ela...
Sempre acompanho o canal...nunca pedi algo, queria ver a sua análise que sei que é mais profunda, sobre adaptadores se bluetooth 4.0 5.0 em diante seria interessante vc testar em vários dispositivos inclusive em duas caixas bluetooth com pareamento e sem pareamento entre si...
A porta não é serial e sim paralela para impressoras
17:24 Muito bom, mas não é só isso, essa entrada permanece porque tem muitos softwares de manutenção que só funcionam com teclado ps2. Outro motivo é o processo de hibernação e ou religação do pc por "Power On" via teclado que só funcionam no ps2...
Conheço pessoas que ainda usam mouse e teclado desse tipo !
Antes do PC IBM, tínhamos vários computadores pessoais como o TRS 80 e outros mas o grande dominador do mercado era o Apple II. A IBM desenvolveu on PC XT para desafiar o Apple II, junto desenvolveu o IBM Dos em parceria com a Microsoft que era o MS-Dos que acadou sendo o preferido ao IBM Dos por ter certas vantagens. Este PC XT foi muito clonado e começou a ter vai compatíveis muito mais baratos que permitia instalar o MS-Dos. Aí veio as vais evoluções PC-AT, 286, 386, 486 e daí em diante. Mas tinha uma característica que tornou popular a compatibilidade com as famílias anteriores e muito disso se mantém até hoje nos PC atuais. A divisão de PC foi vendida para Lenovo a uns anos atrás. Lembro que trabalhei numa empresa no tempo da reserva de mercado anos 80 a porta PS2 /DIN é utilizada também para fazer alguns comandos de inicialização e avaliação e controle de qualidade. Também muito utilizada em aplicações específicas como máquinas operatrizes e caixas ATM que ainda usam o bom leve e confiável Windows XP.
Resposta para título do vídeo: 16:43
Cara...muito bom teus vídeos! Esquemas elétricos/eletrônicos...massa cara! Segue em frente!
Eu uso ainda no meu teclado de 14 anos atrás kkkkkk
warrior
Da uma limpezinha nele dps
Limpeza ta em em dia? Kkkkkk
Vídeo top, obrigado pela explicação. Aos 12:48 "Bios" é um sistema que é usado em placas mães mais antigas. Já essa que o Miguel tá usando é moderna e o sistema que utiliza é UEFI com interface mais amigável e bonita, além de ter protocolo mais seguro, estável e com inicialização do sistema mais rápido. Se eu não estiver enganado o sistema "UEFI" se tornou padrão em 2012. Tudo que eu descrevi aqui o cabra do vídeo sabe de sobra.
eu ainda uso é bem útil pq mouses e teclado ps/2 é mais barato
Eu uso no mouse hehe!!
sim, inclusive eu uso aqueles mouses ps2 de sensor de bolinha XD
@@zagoleo7732 cê é o bixão mermo hein doido, mouse de bolinha é prós fortes 💪💪
@@rpx_11 hehehe XD
Vídeo simplesmente sensacional . Obg pelo conteúdo. Parece aula de cursinho de informática, muito bem explicado.
oloko miguel tira meu ps2 n kkk preciso pro meu tecladinho de 2007 kk
Maudade tirar ele nunca falhou meu mouse a laser melhor que muitos novos de mais de 500 reais
Muito interessante. eu acho que faço parte de um seleto grupo que usa a porta PS2 numa placa atual. Tenho um PC que montei esse ano com uma Asus gaming B550. Mas como meus teclados são sem fio, e com teclas desconfortáveis pra jogar... Aí encontrei guardado um teclado que comprei em 2010 de membrana mas com muita qualidade e com as teclas wasd emborrachadas... Na é poca que comprei já era meio ultrapassada a conexão PS2, mas o preço dele foi melhor que os demais usb. Em resumo, uso esse teclado que é melhor que os meus outros teclados usb, e ele funciona muito bem nos jogos...
Eu tenho um ps2 até hj ( o PlayStation ), ps2 eterno nunca vai morrer.
Eu tenho um PC com apenas 12 anos de uso, que tem mouse e teclado que utilizam essas entradas. Pode rir😂, é velho mesmo. Mas está aqui firme e forte( pero no mucho). É por ele que eu assisto seus vídeos. E parece que vou ter que desfrutar da companhia dele por mais alguns anos, pois o preço das peças para um novo pc está absurdamente absurdo. Abraço cara.👍👍
Um salve para o Grupo pessoas pobres com computadores ruins 5.0🌝
Salve, também participo de lá
@@eduardopassarelli2490 Boaaa 🤠
Nossa esse foi o vídeo mais esclarecedor da minha vida, já trabalhei em 6 lojas de informática e em cada lugar chamava de um nome essa porta, nunca parei pra pensar o porque, mais obg pela resposta kk
Fala, Miguel,
a porta da impressora não é serial.
É paralela.
Serial eram as COM1 ou COM2, por exemplo, de mouse de bolinha e agenda eletrônica.
Lembra disso?
Acho que nem conheceu, né?
Abraço e parabéns pelos videos.
Você é mais novo que eu Miguel. Quando eu conheci computador, era k6-2 vom DB9 no mouse e DIN to teclado.
Ainda uso mouse ps/2, reaproveito do meu PC lá de 2015. Para mim, essa conexão é muito útil para continuar usando meu hardware por muitos anos.
Muita gente ainda usa teclado e mouse antigos. E mesmo comprei um teclado há mais de uma década. Troquei de computadores várias vezes e mantenho o meu teclado até hoje.
ISSO NÃO É VÍDEO DE CURIOSIDADE ‼️‼️‼️‼️‼️‼️‼️
É uma verdadeira aula cara ‼️‼️‼️‼️‼️‼️
Obrigado e parabéns ‼️‼️
As interrupções direta na CPU vem da plataforma IBM.. e até hoje existe.. os disquetes antigos tinha uma porta de interrupção só para eles . Por isso travava a máquina ao ler um disquete.. as portas Serial e Paralela tbm tinham..
E uma coisa que existe até hoje é a reserva de dois endereço de interrupção (Super IO) para os disquetes.. que não existem mais.. e por isso que ao instalar o Windows por padrão ele instala na partição C...e ainda reserva o A e o B para os disquetes.. até hoje tem isso.. pq é a mesma arquitetura IBM claro com muitas modificações..
Boa tarde; existem várias placas que o teclado USB só vai ser reconhecido depois que o Windows for iniciado; aí não serve quando você tem que entrar no Boot Menu, por exemplo. E a explicação é esta que você deu que USB é genérico e por isso só depois que o driver for reconhecido no sistema que o hardware que foi instalado na porta USB vai operar. PS/2 acessa diretamente o chip I/0 controller da placa mãe e só por isso é extremamente importante ainda existir essa porta. Já teclado e mouse sem fios não servem para configurar Setup! Um abraço!
Tem.alguns equipamentos comerciais, industriais ou científicos - antigos, que utilizam esses conectores com PS/2, DB-9, ou porta paralela. Uns 15 anos atrás recebi um biométrico de digital que usava a porta paralela. Então ele vinha com um adaptador que proporcionava um porta extra para ligar a impressora. Como já estávamos na migração das impressoras para porta USB não foi tão necessário. Tem muita leitora de código de barras que se liga na porta PS/2 do teclado. Tem aquelas gavetas de dinheiro também.
Em se falando de achismo, acho que a entrada ps2 não foi tirada ainda pq se estiver sendo realozado alguma configuração na BIOS ou algum reparo no sistema em que o teclado usb não seja reconhecido por questões de driver, a ps2 serviria como alternativa reserva nesses serviços. É como os finados celuares LG, pra ligar sem usar o botão power, em caso de defeito, basta liga-lo no carregador, quando a bateria atinge 5% ou se estiver acima disso, o aparelho liga, é um recurso de segurança e usabilidade.
Cara, não sei se é relevante meu comentário, mas somado a tudo isso que foi dito, ainda acrescento a durabilidade dos mouses e teclados PS2 de antigamente que são, na pior hipótese, 2x maior que os de outros tipos de entrada. Excelente informação. Obrigado Miguel, sua didática é fantástica!!!!!! Sucesso!
Miguel tem algo interessante sobre esse assunto, já peguei alguns PCs mais antigos que não reconheceram teclado mais recentes pelo USB, só consegui fazer o que precisava usando a porta PS2.
Em 07:06 há um equívoco. Quem reconhece se o dispositivo é um teclado ou mouse USB é a BIOS; não o sistema operacional. O protocolo é padrão e não há necessidade de driver. Bastante fácil tirar esta prova: pegue uma máquina de 10, 15 ou mais anos atrás com porta USB; em seguida conecte um novo teclado USB (que pode até mesmo ser daqueles sem fio com dongle USB) fabricado em 2020 ou 2021 e voilà! Funciona! Dá pra navegar e configurar a BIOS normalmente.
Acho que depende né.. claro que existem drivers genéricos pra teclado e mouse, mas pra periféricos mais específicos aí precisa do software
@@beakmann Amigo, a BIOS tem um protocolo específico para reconhecimento de qualquer teclado e mouse USB (não tem pra caixa de som, nem pra câmera, nem pra nada que não seja teclado e mouse). Vale lembrar que só funciona o básico dos teclados para escrever (teclas especiais de volume ou pesquisa não funcionam na BIOS). Logo o funcionamento de teclado e mouse USB independe de SO ou driver para funcionar basicamente. Pode parecer óbvio o motivo da implementação: permitir que o usuário execute comandos antes ou durante a carga de qualquer sistema operacional.
Miguel, você fala sobre os anos 90 kkkk, meu primeiro notebook foi um IBM ThinkPad Pentium 2 com HD de 80 Gb e 512 Mb de memória e aquele mouse bolinha no meio do teclado que funcionava na pressão. Windows 98. Bons tempos, fui privilegiado.
Tô ficando Velho mesmo, usei 386 com disquetes 51/4 com mouse serial que usava a bolinha de ferro emborrachada. Que saudade dos jogos da época como snooke, Prince, Stunts e muitos outros. MS dos e clipper summer87, dbsase 3 plus comia solto na época. Valeu relembrar.
A porta LPT1 não é serial, é paralela, e servia pra conectar um monte de tipo de hardware não só impressoras. DB-9 era serial e aceitava vários tipos de hardware não só mouse. Alguns hardwares eram plug'n play e outros não.
Vídeo interessante, passei por uma situação em que precisei de um teclado PS/2 e agora entendi o porquê.
Partiu uma série desse tipo? Coisas antigas que ainda estão presentes na atualidade....
Eu lembro ainda quando ele andava com a câmera na mão mostrando os PC, nossa cara parabéns seu canal melhorou DRASTICAMENTE na qualidade de imagem 👏👏
Miguel ótimo vídeo e didática. Deus te deu o dom de ensinar. Parabéns. Você pode por favor informar o modelo da placa mãe mais moderna que você mostrou que possui entradas usb tipo c? Grato Luiz.
E no caso dos computadores atuais que é possível entrar na BIOS ou selecionar o dispositivo de boot (F12 normalmente) pelo teclado, antes do S.O. entrar? Os próprios programas da BIOS hoje já possuem, vamos dizer, um driver interno no firmware? Ou algo do tipo?
Se nao fosse uma conexao serial, teria que formatar um windows do qual tinha um aplicativo especial de uma empresa e nao podia perder. Mexeram nos drivers da usb e deixou de funcionar tudo, usei um mouse serial pra isso. Deixa as ps2 em paz ae. Parabens pela explicacao. Direta, logica e sem enrolação
Obg pelo vídeo, pois eu sempre olhava essa conexão e não entendia o motivo desses conectores
Eu sou da época do mouse serial e teclado com aquele conector redondo grande, o DIN
Tinha servidores que usavam varias portas paralelas pra rede
Tinha rede serial tbm, essas portas tinham varias funções
No inicio dos USB o dava pra perceber a diferença de resposta nos jogos
Tava aqui no banheiro refletindo🤔 aí apareceu seu vídeo tive que dar uma olhada😌 e quase perdi a hora para o trabalho 😮 conteúdo que prende agente sempre bem feito tá de parabéns 👏👏👏
ola miguel como sempre seus videos sao otimos aprendo muito com voce parabens