Abuso Sexual: as consequências para crianças e adolescentes

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 19 сен 2024
  • Olá!
    Neste vídeo, falo sobre os principais sinais que indicam que uma criança ou um/uma adolescente está sofrendo abuso . Também aponto as principais consequências deste tipo de violência. Venha refletir comigo sobre este tema!
    Aproveite e me acompanhe nas redes sociais:
    Canal: / mary neide figueiró
    Facebook: www.facebook.c...
    Site: www.maryneidefi...

Комментарии • 104

  • @raissakelly288
    @raissakelly288 3 года назад +37

    fui abusada na infância e contei só com 14, porém ninguém acreditou em mim... exceto meu irmão, q sempre ficou do meu lado. Por ter guardado por tanto tempo acho q acabei me adoecendo mentalmente, tentei suicídio e estava muito mal. Depois de um tempo minha mãe foi afundo e viu q eu estava falando a vdd, isso fez com q minha família toda se afastasse e entrasse em briga, me sinto culpada. Hoje, a família do cara está tentando provar na justiça q sou louca, aprendi q parente não é família, NGM acreditou em mim e dizem q sou louca 😓

    •  3 года назад +4

      OI Raissa querida!!! Sinta-se abraçada por mim!!! querida, isso que lhe aconteceu é bastante triste, eu sei o quanto é sofrido pra vc, e apara seu irmão que ficou e que está do seu lado!! Sim guardar "esse tipo de segredo" é pesado demais para qualquer pessoa! E gera, sim, sofrimento mental e psicológico! mas vc pode sair desse ciclo de sofrimento. É possível. acredite. Desejo saber se vc faz algum acompanhamento com psicóloga e também com psiquiatra? digo psiquiatra também porque há medicamentos que podem lhe auxiliar nesta fase, sobretudo porque vc já tentou suicídio. Aguardo sua resposta. Um abraço amigo e forte!

    • @gaabysouza1992
      @gaabysouza1992 3 года назад

      Você estava gostando então por que deixou

    • @raissakelly288
      @raissakelly288 3 года назад +2

      @ obrigada pela mensagem ❤️ faço acompanhamento sim, e me ajudou bastante, hj em dia estou mais tranquila graças a Deus e a esses profissionais.

    • @raquelpires4042
      @raquelpires4042 2 года назад

      O mesmo está acontecendo com a minha filha autista com 14 anos. Na epocavela tinha 13 anos. O adulto que abusou tem 49 anos e todos acreditam nele. Somente eu, meu filho e minha nora estamos apoiando a minha menina. Tem gente da família que diz que ela foi quem provocou e que ela não é autista. Que ela é tudo, menos autista.

    • @nicolly7067
      @nicolly7067 2 года назад

      Eu passei por isso quando tinha cinco anos falei pro meu irmão ele me mandou respeitar os outros!!

  • @cristina2514
    @cristina2514 4 года назад +32

    Só consegui falar sobre isso com a minha mãe perto dos 40 anos... Ela disse que devia ter cuidado mais de mim, que jamais imaginou que isso poderia acontecer... Quando eu falei pra ela (eu tinha 6 anos) ela disse para eu não contar a mais ninguém. Hj faço terapia para aprender a lidar com as consequências... Obrigada pelo vídeo. Abraço

    •  4 года назад +3

      OI querida Cris Tina!! Jamais uma criança que foi abusada pode ser culpada, nem minimamente, pelo que aconteceu. Que bom que vc faz terapia, querida! é importante demais pra vc trabalhar essa experiência negativa e a marca que a fala da sua mãe lhe deixou. Tanto sua mãe quanto vc foram vítimas da falta de trabalhos preventivos sobre abuso sexual. A fala dela, muito infeliz, sinaliza o despreparo de quase todas as mães deste mundo afora e de educadores em geral. Parece que meu vídeo lhe fortaleceu um pouquinho, somado com sua terapia. Fico feliz! Continue cuidando de seu bem estar e sua saúde emocional. [chamou minha atenção o fato de dividir seu nome em duas partes.... ao mesmo tempo que achei interessante e até original, confesso que fiquei pensativa......] Um forte abraço carinhoso!

    • @cristina2514
      @cristina2514 4 года назад +2

      @ sim, tb entendo que havia falta de informação... É difícil de lidar e por isso leio bastante e assisto vídeos sobre o tema. Ajuda muito! O nome repartido foi justamente para diferenciar... Grande abraço e obrigada!

    • @elisasouza4809
      @elisasouza4809 3 года назад +1

      Olha eu contei pra minha mãe, e ela me perguntou porque eu nada falei,que deveria ter contado.Quer dizer me culpou .

    • @gaabysouza1992
      @gaabysouza1992 3 года назад

      @@elisasouza4809 por que você estava gostando se não falava no dia um cara vim abuzar de mim eu regaso a cara dele

    • @dalvajaqueline1141
      @dalvajaqueline1141 3 года назад +1

      @@gaabysouza1992 , se você fosse abusada em criança ou até adolescente e não ter coragem de contar por não saber o que está acontecendo, ou por vergonha, ou porque o estuprador coloca na cabeça da vítima que ela é culpada para tirar a culpa de seu desvio de caráter? Quanta inversão de valores. A vitima é culpada e o criminoso é vítima. É assim que funciona no Brasil e em países machistas. Muitas vezes depois de todo esse sofrimento a vítima sofre muito com o a falta de apoio da família e é julgada por alguns como ter sido conivente. É triste demais. Como sofrem... DEUS tenha misericórdia 🙏

  • @rosysantos8245
    @rosysantos8245 Год назад +2

    Sofri abuso por volta dos cinco anos,era uma pessoa que literalmente comia no prato dos meus pais. Ele dizia que se eu falasse pra alguém ninguém ia acreditar em mim e meu pai ia me bater, então era melhor eu ficar quieta. No dia seguinte ao abuso, lembro dele (já era um senhor) me humilhando na frente da minha família e pra todos que estavam ouvindo era normal o que ele estava falando. Ele dizia que eu era desleixada, que parecia um espantalho despenteada. Isso marcou de uma forma terrível a minha vida... Lembrei do abuso por volta dos 30 anos ouvindo um depoimento de uma senhora que de 67anos que foi abusada pelo pai aos 7 anos, hoje tenho 34 e tenho sérias crises de depressão, ansiedade e síndrome do Pânico. Ninguém da minha família sabe e todas as vezes que tentei falar eles falavam pra eu esquecer, deixar pra lá,etc

    • @EricaBandeira
      @EricaBandeira Год назад +1

      Ligue para o disque 100 e fale o que quer denunciar o nome da pessoa e o endereço. Não se preocupe que a polícia vai atrás .

  • @cristianemoraes5058
    @cristianemoraes5058 2 года назад +4

    Tem uma filha que passou por isso so Deus sabe a dor do meu coracao 😔😭minha filha tentou de matar fiquei desisperada Mai’s sempre estive do lado da minha filha e sempre estarei do lado dela .

    •  2 года назад

      OH Cristiane! Querida, o sofrimento para a mãe é mesmo muito forte, tanto quanto ou até mais para a filha! E é o seu apoio que alivia o sofrimento dela e é essa possiblidade de vc saber e poder dar o apoio, que por sua vez, fortalece a você. Não conheço como foi toda experiência dela, mas caso ela possa fazer terapia, ajuda muito a superar. Até memso vc poder trabalhar isto em terapia é importante! sinta-se abraçada! Um doce abraço a sua filha.

  • @celiabelniak6210
    @celiabelniak6210 2 года назад +4

    Gostei muito de suas orientações, sou conselheira tutelar,e como é triste os casos de abuso 😢

    •  2 года назад +1

      OI Celia! Que bom ter a sua opinião. E vc como conselheira tutelar, fico feliz com sua visita em meu Canal. E como é triste! e vc não sabe quase todo dia eu recebo uma mensagem no meu Wats, pedindo ajuda. São muitos pedidos; temos que lutar para ter educação sexual nas escolas, porque é o caminho para alertar nossas crianças, empoderá-las. Um grande abraço amigo!!

  • @psicanalistaraimundoviana7425
    @psicanalistaraimundoviana7425 3 года назад +5

    Precisamos de fato trabalhar nossas crianças para serem felizes

    •  3 года назад +1

      Uma ótima conclusão, Raimundo, e que tem a ver com o slogan de minha luta pela Educação Sexual. Que conscientizemos mais e mais pessoas sobre este compromisso junto às crianças. Um grande abraço!

  • @nutri234
    @nutri234 Год назад +3

    a minha irmã foi abusada desde dos 2 anos ela se suicidou no início do ano em fevereiro ela completaria 20 Morreu com 19 😢 foi tocada sexualmente abusada desde dos 2 aos 18 perdir minha irmã pro suicídio os culpados os abusadores

  • @nicolasferreiraferreira4020
    @nicolasferreiraferreira4020 3 года назад +15

    Atualmente tenho 18 anos, sofri abuso com 11, faz 3 dias que eu consegui contar para os meus pais, eu fico me questionando se fiz a coisa certa pois meu passado não vai mudar e eu ter contado pra eles só deixou eles tristes, ou seja eu sinto que eu ter falado só serviu para eles ficarem triste.

    •  3 года назад +3

      OI Nicolas! Vc é muito querido; preocupar-se com o sentimentos dos pais!!. Você falou isso que disse pra, para eles? Vc conversou sobre como está se sentindo agora por ter contado pra eles? Pense se não seria bom agora retomar o papo e falar sobre isso. Vai ser bom pra vc e pra eles. Talvez seja a oportunidade de dar uma amenizada no que ficou após a conversa. Pai e mãe, por mais que sofram sim com uma notícia de abuso que filha ou filho sofreu, ainda se sentem úteis e valorizados como figuras que podem dar apoio ao filho ou filha que vivenciou uma história triste. Sinta-se abraçado querido! O "peso de guardar um segredo como esse, s o z i n h o", é muito forte! Acarreta muita dor o estar sozinho com a lembrança do fato. Você vai ficar melhor e eles também. Um beijo! Se puder, dê notícias. Se preferir, pode falar no meu Wats: 43.9.8809.0297.... ou no e-mail: contato@maryneidefigueiro.com.br

    • @nicolasferreiraferreira4020
      @nicolasferreiraferreira4020 3 года назад +3

      @ eu falei algumas vezes sobre isso ontem, falei que tinha receio de contar por diversos motivos; vergonha/medo e também tinha receio de deixá-los abalados/triste. Expliquei também que boa parte da minha adolescência eu menti pra mim mesmo dizendo que o que eu passei foi apenas um sonho etc. falei também que obviamente a culpa não era deles (porque foi a primeira reação da minha mãe dizer que ela deveria ter me cuidado melhor). Agora estou com receio de falar sobre esse assunto pois eles sempre choram bastante, também não sei como abordar de forma mais delicada pra que eles não se sintam mal, eu me preocupo muito com eles pois eu sei que o que aconteceu comigo não vai mudar então eu dou prioridade pelos sentimentos deles entende? Outra coisa é Falaram que eu preciso fazer um tratamento ou algo do tipo, e sobre isso eu realmente não sei se devo fazer, mexer em algo que eu já aprendi a lidar pra mim parece um pouco arriscado, talvez eu fique pior.

    •  3 года назад +3

      OI Nicolas! Então vc já teve uma segunda conversa com seus pais. e pelo que parece deixou vc mais preocupado com seus pais. Quanto a vc fazer terapia, sempre é indicado a quem vivenciou qualquer problema que perturbe, que preocupa acentuadamente. É possível que a terapia possa lhe ajudar um pouco mais a superar tudo. Contudo, é vc quem precisa avaliar e decidir se deseja mesmo fazer. Porque se achar que a terapia significa mexer e que pode lhe ser prejudicial, dê um pouco de tempo ao tempo e vc mesmo conseguirá avaliar, mais adiante, se deseja e se vale a pena fazer terapia. Seus pais precisam de tempo para acomodarem o coração e a ansiedade. Algumas sessões de terapia para eles ajudaria também. Está me parecendo que, para eles agora, seria bom dividir a angústia com algum/a profissional da Psicologia. Diga a seus pais, que só existe um culpado na história: é a pessoa que cometeu a violência. Só. Só essa pessoa é a culpada. Um abraço doce! Estou aqui. Pode voltar a falar, se desejar. Em sua cidade tem clínica de psicólogos?

  • @LurdesMiguel-gr5zm
    @LurdesMiguel-gr5zm 7 месяцев назад

    Sim nós também temos que ser más seria 😊

  • @adson2516
    @adson2516 4 года назад +5

    Obrigado por esse vídeo, Mary Neide

    •  4 года назад +1

      OI Adson querido! gratidão por suas palavras! Servem de estímulo para meu trabalho!

    • @adson2516
      @adson2516 4 года назад

      @ Gratidão! Gostei muito e achei de grande valor, é muito bom ter pessoas para dividir o assunto.

    • @mercinhabarbosa9468
      @mercinhabarbosa9468 4 года назад

      Maravilhosa sua explicação

  • @andrezamarquesdecastroleao3442
    @andrezamarquesdecastroleao3442 3 года назад +2

    Excelente!!!!

  • @pedrosouza9270
    @pedrosouza9270 3 года назад +10

    Dr. eu n sei se meu comentário foi postado,então vou comentar novamente.Minha prima foi abusada dos 4 aos 7 anos.Ela tem dificuldade de aprendizado e atualmente crê que foi consequência do abuso.Ela passou por uma psicóloga com 7 anos para saber o motivo da dificuldade de aprendizado,porém a psicóloga na época não identificou abuso como causa da dificuldade.Como foi possível que a psicóloga não tenha identificado o abuso?

    •  3 года назад +4

      OI Pedro! Sim é muito possível que isso aconteça, porque muitos psicólogos em sua formação universitária, não aprendem sobre educação sexual, não aprendem sobre violência (ou abuso) sexual, sobre como fazer a prevenção a essa violência. Dessa forma, não aprendem a olhar o paciente como uma pessoa por inteiro, incluindo a sua sexualidade. Se aparece alguém com uma dificuldade de aprendizagem, o psicólogo mau formado só vai olhar para o aspecto cognitivo. É triste, mas é verdade. Eu conto um caso -que me foi narrado por uma professora, num curso que ministrei - de um garoto (de mais ou menos 12 anos) que fazia tratamento com psicóloga porque tinha dificuldades na escola. O maior sofrimento dele é porque sentia interesse por meninos e como não intendia isso, se achava anormal, diferente dos outros meninos......... Para a professora ele conseguiu revelar, porque ela demonstrava amor e preocupação por ele. A psicóloga? Ela não enxergou nada além do cognitivo ......... A psicóloga "não olhava nos olhos" da sua prima; se olhasse, viria a tristeza e isso abriria caminho para tratá-la por inteiro. Muito agradecida por sua participação, querido!! Um abraço! Lindo, lindo, ver um primo preocupar-se com a experiência vivida por sua prima. Deus o abençoe por este amor e por sua sensibilidade.!!!

    • @pedrosouza9270
      @pedrosouza9270 3 года назад +3

      @ Muito obrigado por me esclarecer doutora.Nessa questão de dificuldade de aprendizado,qualquer criança que chegue em um consultório com essa dificuldade,receberá uma avaliação para ver se houve abuso?

    •  3 года назад +3

      Bem, é bom não generalizar e interpretar todas as dificuldades de aprendizagem como sendo em consequência de abuso, sempre. Pode não ser. Muitas vezes não é. Mas é preciso ficar atento, observar comportamento não verbal da criança, na sessão. Conversas informais, durante ou no início da sessão, podem ser úteis para sondagem informal. Exemplo: o que vc tem feito que mais te deixa contente?" "O que vc.......... triste?" OU: "aconteceu alguma coisa nestes dias passados que deixou alegre?" "E alguma coisa que te deixou triste?......" se o terapeuta tem estabelecido uma boa relação de afeto com a criança ou adolescente..... em papos assim, informais, ela ou ele pode abrir-se... Tem um ótimo livro: Tartanina, que eu cito na minha série de abuso sexual, que é excelente para o terapeuta trabalhar a prevenção com crianças ..... e pode-se ler junto com todas/os todos/as os seus pacientes crianças ou pré-adolescentes, mesmo quem veio por conta de dificuldades de aprendizagem..... mesmo os que não vieram com suspeita de abuso. É também um caminho para descobrir se houve abuso. Umm abraço!

  • @travessurasdoronaldoogato331
    @travessurasdoronaldoogato331 3 года назад +5

    Muito comum e a família não apoia.

    •  3 года назад +1

      Olá! é mesmo uma triste realidade: essa tragédia acontece com muita frequência. Penso que até por não saber das consequências deletérias para o desenvolvimento emocional e cognitivo da criança, seja menino ou menina, a família quase sempre faz vistas grossas. Precisamos mudar esta realidade. Grata por sua participação.

    • @samparosa1805
      @samparosa1805 3 года назад

      @ boa tarde, digamos que um garoto de oito anos abusou de uma garota de 7, isso seria considerado um abuso?

  • @vanessalobo5110
    @vanessalobo5110 2 года назад +5

    Por favor preciso muito conversar com alguém sobre o assunto 😥 tenho uma pergunta a partir de que idade as crianças podem lembrar de um abuso . Obrigada por existir 🙏 já estava a meses buscando

    •  2 года назад +3

      OI Vanessa querida! Eu não posso precisar ao certo, para vc, porque não me lembro de haver lido sobre isso na literatura. Contudo, eu penso que a partir dos 5 ou 6 anos, ela já seria capaz. Seis anos eu acredito que é mais seguro. Grata por participar aqui comigo. Um grande abraço!!! Se precisar falar comigo de modo mais particular, pode entrar no meu Wats: 43 - 9.8809.0297. Um abraço!

    • @andreacalheiro
      @andreacalheiro Год назад

      Ao estudar Freud, percebe-se que muitos acontecimentos na infância são difíceis de serem lembrados, pois os mecanismos de defesa detectam questões que foram muito traumáticas e encaminha-os para o inconsciente. Ao tentarem lembrar das vivências quando crianças, o que se tem, são somente fleches de memórias. Isso ocorre porque o trauma psíquico é um choque violento que marca o psiquismo, causando consequências emocionais.
      Em resumo: É um conteúdo indigesto, que excede na capacidade psíquica para uma elaboração.

  • @psicanalistaraimundoviana7425
    @psicanalistaraimundoviana7425 3 года назад +1

    Parabens pela explicação!

    •  3 года назад +1

      Muito agradecida, Raimundo por seu feedbck!

  • @daniazeredo4869
    @daniazeredo4869 3 года назад +4

    Amei o vídeo mas essa música do fundo ACABOU COM TUDO

    •  3 года назад +1

      Vou rever para considerar, possivelmente, seu apontamento nos próximos vídeos. Agradeço sua opinião.

  • @ednasantana9317
    @ednasantana9317 3 года назад +1

    Perfeito 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

  • @rebecamaria9440
    @rebecamaria9440 2 года назад +3

    Eu só tenho duas memórias do meu abuso. Eu tinha por volta dos 6/7 anos. Mas até pouco tempo achava que uma das cenas era só coisa da minha cabeça. Mas conversando com uma psicologa descobri que realmente aconteceu esse abuso. Mas eu não me lembro de quem foi. Tenho apenas alguns suspeitos, mas não posso dizer quem foi com certeza. Existe alguma maneira de eu lembrar de tudo o que aconteceu ou pelo menos o rosto do abusador? Tenho medo de estar convivendo com o agressor.

    •  2 года назад +2

      OI Rebeca! É uma defesa do nosso ser, que não deixa trazer à memória. Tente aceitar isso. Talvez vc venha a sofrer mais se lembrar de tudo certinho. O se EU está te protegendo. Ame-se e procure centrar seus esforços em propósitos ligados ao bem, ao bem querer das pessoas. Descuple minha demora em lhe responder. Um abraço!G

  • @thaiscorrea6451
    @thaiscorrea6451 2 года назад +2

    Essa música inicial de fundo não tem nada a ver com o tema.
    O conteúdo é excelente seria melhor ainda se pudessem rever as músicas.

    •  2 года назад

      Thaís, Obrigada pelo apontamento. Um abraço!

  • @thamara090991
    @thamara090991 Год назад +1

    Oi tudo bem passar a mão por cima da roupa e abuso? tipo passar o dedo no ânus de outra Criança em questão de brincadeiras com outras crianças 14,11,10,09 anos 3 meninos e uma menina

  • @vivianmoreausana1820
    @vivianmoreausana1820 3 года назад +2

    Um show de horror!!! Precisa ser feito algo para que isso pare de acontecer!!! Pior que quem carrega as consequências são sempre as crianças que foram abusadas!! O predador é inteligente, ele sabe qual presa ele ataca!!!

    •  3 года назад +1

      OI Vivian! Vc tem razão querida! Precisa mesmo ser feito algo e po risso é importante que desde pequena a criança posa ter educação sexual na escola, com professores preprarados para ensinar a prevenção. Pais e mães também precisam fazer este trabalho!! a criança não pode ficar ingêncua. Tem que saber o que são as partes íntimas e tem que entender que não deve deixar uma pessoa maior do que ela tocar nelas, a não ser sua mãe, para a higiene...... Ela tem que saber que é errado, que é um crime......... eque se algo acontecer tem que contar para umapessoa de confiança. A escola precisa fazer este trabalho, porque muitas vezes a criança é violentada sexualmente dentro de casa e na escola a criança pode ter segurança para se abri, revelar e contar com a ajuda e proeção. Obrigada por sua fala. Um abraço!!

  • @ketygeimes7541
    @ketygeimes7541 2 года назад +1

    Dr. acompanhei um caso onde a família fui denúnciada por abuso sexual o conselho tutelar foi até a casa, mais a mãe que já tinha ciência do que acontecia e não tomou nem uma providência, pressionou a criança a mentir e dizer que nada aconteceu para proteger o agressor que é seu marido padrasto da menina. O que fazer nesse caso?, o conselho tutelar consegue descobrir que a criança está sendo coagida pelos adultos a mentir? Estou muito triste com isso pois sou vizinha dela e esse assunto está surgindo pela 2° vez e a 1°vez a criança passou por mentirosa e agora a mãe quer fazer outra vez com que a criança passe por mentirosa de novo.

    •  2 года назад

      OLha, esse problema pode e deve ser levado para uma instância acima do Conselho Tutelar. Vou trocar ideia com uma advogada e doutoranda, amiga minha, poqrue ela está estudando justo este tema. Bom saber de seu comprometimento, e de sua vontade de ajudar a fazer justiça e de alcançar a proteção à menina. Um abraço por enquanto!

    •  2 года назад +1

      Continuando: Bem, Ketellen, eu consultei a doutoranda, minha amiga de que lhe falei e a resposta dela foi bastante esclarecedora e foi a seguinte: "Que tristeza né … provavelmente tenha sido essa mesma pessoa que denunciou ao conselho tutelar, então ela terá que fazer uma nova denúncia, mas dessa vez para um órgão federal, o disque 100. Nessa denúncia deverá ser informado que ja foi feita uma denúncia ao conselho tutelar, mas a situação continuou e se agravou !!!
      É muito comum os membros de conselho tutelar serem pessoas despreparadas, sem vontade de trabalhar e defender os direitos dessas crianças. A denúncia ao disque 100 poderá ser anônima, mas é muito importante que diga o endereço correto, dizer como teve conhecimento desse abuso, como ele se dá, dizer também que a mãe é omissa .. enfim, cada detalhe é precioso !!!"
      Ketellen, Ótimo! disque 100 é muito importante! encontramos alguém que, como advogada nos forneceu o norte seguro. Se puder dar notícias depois, eu agradeço, pois ficarei lembrando destes caso, preocupada coma menina. Grata por participar aqui. Faça, ! Faça pela menina. Se vc não fizer, com o tempo..... isso talvez lhe pesará no coração e na mente! Um doce abraço!

  • @ketullyvitoraalves6213
    @ketullyvitoraalves6213 3 года назад +3

    Eu to muinto preucupada com meu filho eu fiquei prestanto atenção nele ele la no quarto eu vi ele tirou a roupa dele e tava fazendo uns movimentos estranhos no lencou qui estava encima da cama e perguntei oque e isso gabriel ele ficou desconfiado so qui ele nao fala ele tem 4 anos e nao sabe fala direito ainda fico triste pq ele nao sabe fala pramim converssa com ele to muinto preucupada agustiada 😢

    •  3 года назад +2

      Olá querida mãe!! é um comportamento estranho para a idade do seu Gabriel, sobretudo porque ele o faz tirando a roupa. O movimento no lençol, por si só poderia ser uma imitação de algo que ele viu na tv, por exemplo, numa cena de filme ou novel. Aí são dois comportamentos associados. Mas não dá para afirmar com segurança, que ele está sendo vítima de abuso. Sua preocupação como mãe faz sentido e precisa fazer algo, para certificar-se se ele viveu alguma situação. Querida, me envia um wats, que posso conversar com vc. Topa? 43 - 9.8809.0297. acho que consigo lhe responder amanhã apenas, no final da manhã. Mas pode enviar a mensagem ainda hj, se desejar. um abraço!!

    •  3 года назад +2

      Olá! Resolveu a questão com seu filho?

  • @marcelojose9776
    @marcelojose9776 3 года назад +1

    Esse material é muito não consegui achar esse livro pois preciso da uma palestra esse livro me ajudaria muito

    •  3 года назад

      OI querida! pode me dizer qual o livro, por favor? eu teria que assistir ao video todo pra identificar.

    • @marcelojose9776
      @marcelojose9776 3 года назад

      @ o de Azevedo e guerra q falar sobre o abusos sexual de crianças e adolescentes

    •  3 года назад +1

      Desculpe Marcelo. Só agora vi sua mensagem. Os livros vc pode encontrar em sebo, também. Vc tentou?

    • @marcelojose9776
      @marcelojose9776 3 года назад

      @ não sei como procurar

    • @marcelojose9776
      @marcelojose9776 3 года назад

      @ mais quero muito esse livro

  • @marcelojose9776
    @marcelojose9776 3 года назад

    Muito bom mesmo paŕabens

    •  3 года назад

      MUito agradecida querido Marcelo José! Um grande abraço!

  • @srt.kellytapensativ4141
    @srt.kellytapensativ4141 Год назад +2

    Olá, doutora. Boa noite
    Tenho uma dúvida:
    É possível, que para compensar o sentimento de culpabilidade ou de se sentir sujo pelo abuso acometido na infância, o adulto ou o adolescente tente suprir isso de forma involuntária, tendo uma personalidade considerada pelos outros, mais infantil, ingênuo ou inocente?
    Afim de honrar a fase da inocência que no seu próprio entendimento, não se considerava mais inocente?
    E nisso, acabar tendo receio, desconforto ou vergonha em falar sobre assuntos que envolvam sexo?
    Será que a pessoa que foi abusada na infância, e depois que percebe isso, acaba se refugiando em gostos e comportamentos que lhe fazem parecer inocente?

    •  Год назад

      OI querida Kellyta! Agradeço sua participação. Vamos ao nosso diálogo: primeiro, ter "receio, desconforto ou vergonha em falar sobre sexo" é algo que a maioria da pessoas têm, pois há muito pudor em falar sobre sexo e isso é bastante cultural. Apesar de parecer tudo tão avançado, em termos de sexo, de liberdade sexual, no fundo, a maioiria das pessoas têm vergonha de conversar de maneira aberta e tranquila sobre o assunto. Esse tabu vem de longa data e se faz presente em muitas culturas, sobretudo na brasileira. Quanto a preservar um comportamento ingênuo, no sentido de tentar mostrar-se sempre inocente, com atitudes meio infantilizadas, pode ser possível isso, mas só uma análise mais acurada em terapia poderia certificar essa relação. Mais do que desejar provar que esta relação existe é importante sim, quem foi abusada/o fazer terapia, justmente para trabalhar - e superar - a questão da autoculpabilização. Em caso de abuso sexual o abusador/a é sempre o único culpado. Jamais pode ser considerda/o culpada a criança ou adolescente que foi vítima. Jamais tranformar a vítima em ré. E isso precisa ser bem trabalhado em terapia. Caso exista a relação da qual vc fala: ter sido abusada leva a comportamentos infantilizados/ingênuos, traalhando a culpabilização (compreendendo que a vítima é sempre vítma, portanto não culpada), seria possível a pessoa amadurecer em seu jeito de comportar-se. "Accho que de infantil, talvez, todos nós tenhamos um pouco e isso pode até ser saudável!" Será que não? pense nisto. Um gradne abraço! Espero ter ajudado. Aguardo que me dê um feedback sobre esta conversa com vc.

  • @raizaferreira1317
    @raizaferreira1317 4 года назад +7

    A música muito alto

    •  4 года назад

      obrigada pelo comentário. Valeu!

  • @professoravanuzalinhares195
    @professoravanuzalinhares195 3 года назад

    Esse aula está diferente de ontem, não estou entendendo. E válido pelo yotube?

    •  3 года назад

      Veja resposta abaixo. um abraço!

  • @professoravanuzalinhares195
    @professoravanuzalinhares195 3 года назад

    Como assino a lista de chamada de ontem dia 17.

    •  3 года назад

      OI querida! Não tem lista de assinatura. Mmeu trabalho consiste em vídeos no youtube que ficam disponíveis por tempo indeterminado.

  • @micheledossantosteixeira7725
    @micheledossantosteixeira7725 2 года назад

    Depois de ir pra escola ele vive abaixando as calça dos boneco e xingando me responde por favor me filho mudou muito

    •  2 года назад

      OI MIchele querida! entendo que vc se sinta aflita. é para se preocupar, sim, mas tenha calma. Amaneira como vc vai reagir com ele é muito importante! Não passe apavoramento pra ele; ele vai perceber e se de fato aconteceu algo com ele, ver vc aflita ao se voltar para este ato dele, ele ficará também mais aflito. Não é comum que meninos façam isto: xingar diante do que seria a parte íntima dos bonecos. Vc não falou a idade dele pra mim. Pode dizer? Vc viu meu vídeo de como se faz a aprevenção do abuso sexual pra crinça? Talez uma forma de cnversar com ele, seja justamente dizendo que temos as partes íntimas, quais são elas: o Pênis (ou pipi....) , o bumbum e os peitinhos. Com calma e com tranquilidade, vc pode perguntar a ele se alguém tocou, passou a mão em uma de suas partes íntimas. Que se aconteceu algo é importne contar pra mamãe...... Tudo com calma. Sei que é difi´cil que está ansiosa, mas tente se acalmar. Vamos nos falando. um abraço! precisa sber a idade dele. Imagino que seja entre 3 e 6anos. aguardo.

    • @micheledossantosteixeira7725
      @micheledossantosteixeira7725 2 года назад

      Meu filho é autista tem 7 anos

    • @micheledossantosteixeira7725
      @micheledossantosteixeira7725 2 года назад

      Meu filho é autista tem 7 anos e repete tudo oq fala pra ele

    • @micheledossantosteixeira7725
      @micheledossantosteixeira7725 2 года назад

      Isso tudo depois de volta da escola meu filho tava com os tornozelo roxos e mancado amanhã vou levar meu filho pra fazer exames q a policia me pediu amanhã 13 hora tá mancado o delegado já está sabendo disso

    •  2 года назад

      OI Michele! Espero que esteja tendo bom atendimento e que seu filho não passe por exames invasivos para comprovação do abuso. Se eu puder ajudar de alguma forma..... estou aqui. Um abraço!

  • @Toentrando
    @Toentrando 2 года назад +1

    Oi bom dia!
    Tudo bem?
    O meu filho tem 12 anos e meu padrasto tem 57,fez uma"brincadeira" que pra mim nunca foi, de dar um tapinha na bunda do meu filho,e isso ele sabe que meu filho detesta,aí meu filho virou pra ele e disse q não gostava disso q isso era viad.....,meu padrasto não gostou foi lá deu um tapão no peito do meu filho,ai ele caiu e ele começou a enforcar meu filho dizendo que ele tinha que respeitar lo,e desde esse dia 07/10/21 o meu padrasto vem perturbando meu filho,jogando piada
    Detalhe:não temos pra onde ir e moramos na mesma casa que ele
    Ontem ele disse que se um dia meu filho sonhasse em ser polícia ele morreria pq é folgado,e que gente folgada tem que morrer

    •  2 года назад +2

      OH querida! Sensibilizei-me com sua narrativa. Situação difícil eu imagino, ainda mais vc sendo obrgiada a mrar junto com este homem tão grosso e homofóbico. Como vc não pode sair, o melhor a fazer é estar junto do seu filho, dando o apoio emocional que ele precisa, e me parece que vc já vem fazendo. Ajude seu fiho, ouvindo-o, deixando desabafar com vc....... dê o apoio emocional a ele. E vc também precisa de ombro, não é? Por isso, se tiver uma pessoa de confiança, troque ideia, desabafe com alguém..... Seria bom orientar seu filho para evitar estar a sós com ele, o máximo que puder. Aproveite para ajudar o seu filho a entender que ele está diante de um homem machista, grosso, desrespeitoso com as pessoas.... um modelo de homem que ele jamais deve seguir. É sempre um aprendizado, mesmo que envolvendo sofrimento. Sentindo isso na pele, seu filho certamete procurará ser um homem bom, porque ele está aprendendo o quanto doi numa pessoa a grosseria que lhe é dirigida. Quanto a não permitir que lhe dêem tapinha/tapa na bunda, diga ao seu filho que ele está certo. Que a bunda é uma parte íntima do nosso corpo e que temos o direito de impedir que não toquem nela sem sua aprovação/aceitação. Ele está certo e deve continuar firme a defender-se. Em último caso, se a situação se repetir.... e seu padrasto não entender que não pode tocar na bunda deninguém sem permissão,, você pode alegar a seu padrasto que isso é crime e que vc pode denunciá-lo por abuso (violência) sexual. Vou fazer uma observação à parte: as pessoas que se descontrolam excessivamente diante da possibilidade de ser chamado de bicha, ou viado......... no fundo..... podem estar defendendo-se de um possível interesse por relacionamentos homossexuais. É a a mesma coisa que acontece com muitas pessoas que ofendem e agridem os homossexuais.... elas provavelmente têm medo do seu próprio desejo homossexual, ou não querem enxergá-lo em si. [Por que razão o padrasto se descontrolou tanto?; será que ele não está seguro da heterosessualidade dele?] Não ssei se lhe ajudei. Abraçe seu filho, fique junto dele. Diga que o ama e que se pudessem vc sairia viver noutro lugar com ele. Incentive-o a dedicar-se a o estudo, a ocupar bem seu tempo, a praticar esporte. E que o que ele será, jamais vai ser o que o avô padrasto frio e grosseiro tenta predizer. queninguém tem o poder de predizer o futuro de ninguém. Seu fiho é que vai buscar ser alguém com estudo com empenho, boas amizades..... Um beijo! Fiquem com Deus.

    •  2 года назад +1

      OI Mãe. Vc escreveu tão aflita, eu lhe respondi com tanta boa vontade e vc não voltou pra ver........ ...???

    • @Toentrando
      @Toentrando 2 года назад

      Oi,boa tarde!! Obg pelas palavras,fui ver agora... E vou seguir oq me disse...😘

  • @raquelpires4042
    @raquelpires4042 2 года назад

    E qdo o abuso foi numa adolescente de 13 anos autista?

    •  2 года назад

      É crime. é sempre crime quando a garota tem abaixo de 14 anos. E também é crime quando ela tem uma condição de saúde mental abalada, mesmo que tenha mais de 15 anos..... mais de 20 anos....... Fazer sexo com alguém sem o consentimento da pessoa é crime. Quando a pessoa tem abaixo de 14 anos, ou tem alguma deficência mental, mesma que ela consinta, não vale o seu consentimento; é estupro.

  • @rodrigoalbuquerquepereira9047
    @rodrigoalbuquerquepereira9047 Год назад +1

    Na minha época quando eu era menino inocente, brincava na rua com outros, os garotos mais velhos do que eu me pediam para mim dar a bunda para eles, inocentemente eu deixava nunca contei para meus pais, era um menino quieto e tímido estava gostando bobinho

    •  10 месяцев назад +1

      OI Rodrigo! Obrigada por falar aqui e contribuir! Interessante o que vc narra. De fato, pode não ser ruim se a situação não é imposta , não tem uso de força, de violência. Quando é entre crianças de idade relativamente próxima. Faz parte da "descoberta" da sexualidade; é um descobrir que nosso corpo pode nos dar prazer. E o ato pode ser prazeroso e não é porque a criança é super sexuada; é porque certas regiões do corpo oportunizam isto. Não tinha mesmo porque contar a seus pais. É uma "brincadeira" que se costumava chamar: "troca troca", e como ja disse: é um exercício de descoberta da sexualidade. Um beijo!

    • @rodrigoalbuquerquepereira9047
      @rodrigoalbuquerquepereira9047 10 месяцев назад +1

      @ muito obrigado pela resposta, gostei da explicação concordo plenamente agradeço um abraço

    •  10 месяцев назад +1

      Querido Rodrigo! Que bom que vc já viu... e que gostou de minha explicação. UM abraço amigo!!!