LAGOS DE COVADONGA || entre lagos, bosques e miradouros

• Опубликовано: 9 сен 2024
  • Este percurso circular pelos Lagos de Covadonga, é um dos mais completos e visitados do Parque Nacional dos Picos de Europa existindo duas versões, um curto com 3km e outro mais longo que conta com cerca de 5km designada como PR-PNPE 2 - Ruta Lagos de Covadonga.
    O interesse geológico dos próprios lagos e os seus valores paisagísticos podem ser apreciados ao longo de todo o percurso, especialmente a partir dos miradouros do Príncipe e de Entrelagos.
    Com início a partir do parque de estacionamento Buferrera, acede-se primeiro ao Centro de Visitantes Pedro Pidal. Daí segue em direção ao Mirador del Príncipe e regressa-se para entrar nas minas de Buferrera em direção ao Lago Ercina. O percurso completa-se fazendo um desvio atrás da montanha Mosquital, passando pela planície Bricial onde se avista o Lago Bricial e a Cascata La Meona para mais tarde entrar no Bosque de Palomberu até La Escampada. Aqui o percurso segue para o lado direito, mas recomenda-se um pequeno desvio para a esquerda para visitar o Mirador del Rey passando por Vega del La Cueva e regressar novamente a La Escampada para finalmente entrar na planície Enol, indo ao encontro do Lago Enol e seguir em direção ao ponto de partida, parque de estacionamento de Buferrera.
    Como mencionado, existe uma versão mais curta do percurso, com duração de pouco mais de uma hora. Para tal, ao chegar ao Lago Ercina é necessário subir ao miradouro de Entrelagos, de onde se desce até ao Lago Enol, e daí regressar ao parque de estacionamento da Buferrera por um confortável caminho empedrado. Esta opção é a mais frequentada pelos visitantes.