Gostei desse podcast pq o apresentador faz perguntas inteligentes, o que é quase inédito no mundo dos podcasts brasileiros. Professor HOC e Oliver são ótimos, como sempre!
Muitos podcasts são comandados por pessoas comuns e que não tem estudos detalhados como os convidados. Pra vc, que deve ter grandes conhecimentos em diversos assuntos, sejam perguntas menos inteligentes. Mas para esses apresentadores que vc citou, sejam perguntas pertinentes para conhecerem novos assuntos. Exatamente por isso, que o Professor HOC gosta de ir nesses podcasts e até utilizar uma linguagem menos formal pra lidar com o público geral.
Eles são ótimos mesmos, é bom ver um debate assim, as pessoas hoje estão muito cegas pela política, os que odeiam o imperialismo americano, esquece que o imperialismo vai ir pra China, e a situação de país imperialista não vai acabar… nunca…
@@thirbarbosa não sei se vc assiste o flow, mas ele melhorou muito quando o Igor começou a levar um Co-apresentador de acordo com o entrevistado. Isso evita q vire um monólogo. Muito bom quando todos os envolvidos tem prioridade sobre oq falam. Se eu apresento um programa desses fica uma merda kkkk
O "professor " HOC é profundamente determinista. Ele "explica" o desenvolvimento dos EUA pelas suas características geográficas 🤭 quando na verdade, as origens do desenvolvimento econômico dos EUA está profundamente enraizada na sua forma de colonização. Eles conseguiram se capitalizar com o comércio triangular. QUE LOUCURA COLOCAR UM HOC COMO GRANDE INTELECTUAL. 🥵🥵🥵
@@ericoaugustolopesfilho2159PARECE QUE ESSE HOC,Tem Complexo De Inferioridade...????Ou seja,OS INGLESES,Entraram No Domínio doutros Continentes,e CONSEGUIRAM Ultrapassar PORTUGAL E ESPANHA NESSE Negócio De Dominar OUTROS POVOS.....Viu...?????
O HOC e o Oliver nao quiseram falar sobre os 13 paises que foram invadidos militarmente pelos USA, fora a montanha de interferencias que promovem por todo o mundo, derrubam governos,apoiam governos autocraticos ( arabia saudita ) etc..
Quanto á substituiçao do dolar, o que pode ocorrer é o surgimento de uma cesta de moedas lastreadas em materias primas ,entre outras várias alternativas..
Excelente podcast. Infelizmente em Portugal não existe nada assim e tenho que assistir a podcasts brasileiros para aprender. Sou vosso fã e subscritor do canal.
Se gostar de games e for old school, ou ainda, se já teve Playstation1, recomendo jogar o Metal Gear Solid 1 (e posteriormente suas sequências). Foi por causa desta série, que comecei a me interessar sobre geopolítica, armas nucleares, economia da guerra etc
Você toca num ponto extremamente importante, a maioria da população já fechou com um ou o outro candidato para presidente, mas deveria seriamente estar se perguntando quem vai ser o seu senador e em outros anos, seus deputados.
@@fabiovieiramaciel5624 exatamente, a população tem que entender que absolutamente todos os cargos tem a sua importância, não é o presidente que resolve absolutamente tudo. É importante eleger senadores e deputados que tem as mesmas ideias políticas que o seu presidente, se o Senado e a Câmara dos deputados em sua maioria ser formada pela oposição ao presidente, o próprio acaba não podendo fazer nada. O que ficou claro diversas vezes no mandato do presidente atual. E também eleger pessoas competentes e com formação pra esses cargos, tem que acabar com essa palhaçada de enxergar política como algo irrelevante e começar a estudá-la e entendê-la, por conta desse pouco caso elegeram por mais de 20 anos partidos com aquela ideologia diabólica.
Concordo...poremcacho que ele foi um pouco ingênuo quando se refere a forma de conversar com a China. Muita coisa que a gente vê é teatro, mas as negociações são feitas nos bastidores...não é tido imposto pela China ou EUA.
Excelente. E não devemos nos esquecer nunca: a importância da História e seus períodos, pois a partir dela entendemos o futuro e respostas para as questões geopolítica da atualidade. Tudo tem um início, tudo passa por um processo.
Concordo com o Professor HOC no que se diz respeito a espionagem da Huawei, no entanto, todas as grandes empresas de tech Americanas (Google, Apple, Amazon, Oracle, Meta) sao as mais grandes empresas de espionagem, que entrega todos os dados para o Pentagano
Pois é! O cara defende a tecnologia do Brasil em relação ao Nióbio, mas não fala do know-how do nosso país no pré-sal! (Nessa commoditie que é uma das grandes motivadoras de guerras)
Experiência de vida muito rica, narrativas de momentos intensos e, dentre eles, uma escapada que proporcionou um doce pedido de desculpas à "bolurinha". Parabéns!
Eu não sei o que acontece, eu pagaria 10 mil por uma aula com o Oliver, mas assim como pagaria por uma com o HOC, é incrível como sabedoria, educação e respeito atraem pessoas...
Esse é um dos únicos podcasts que eu gosto de ouvir, conteúdo gratuito super valioso, conversas inteligente que nos trazem grandes reflexões e sai totalmente daquela conversa rasa que cansa de ouvir! Além disso, o Bruno Perini sempre responde minhas duvidas no Instagram com a maior gentileza do mundo, continue sempre assim querido! Abraços.
Adoro estes podcast, principalmente com o nosso conhecido professor Hoc. Os EUA é o ambiente mais perfeito para que tudo dê certo. Eles conseguiram juntar todos os elementos de infraestrutura de laboratório, político, humano, econômico, educacional, científico e de bem está social que favorece o sucesso em todos os campos da atividade humana, sem contar com uma natureza exuberante, belissima e riquíssima em fertilidade, energia, água, minérios, etc. E olhe que eu não tenho simpatia por este país, mas tenho que ser sincero nas minhas afirmações. Em um ambiente como este é óbvio que vai atrair as melhores inteligências do planeta que vão se unir as inteligências locais criando uma nação imbatível em todos os níveis. E certamente a espiritualidade vai selecionar os melhores espíritos para enncarnar nesta nação. As empresas americanas ao expandir suas filiais em quase todos os países, engolem facilmente as empresas dessas nações e certamente o que tem de melhor em termos de inovações tecnológicas e inteligência humana assimilando estas conquistas para suas matrizes como propriedades dos EUA. Poucos países conseguem resistir as poderosas intervenções politicas, econômicas e militares com receios de serem perseguidos e até ter seus territórios invadidos pela maior e mais equipada Forças Armadas que saturou o planeta com mais de 750 bases militares. Ocorre também, que a população desses países são doutrinados a se encantar com as belezas e prazeres desse país não só através da mídia corporativa como principalmente pela indústria cinematográfica e musical, que faz estas pessoas fazerem de tudo para amar esta nação e odiar e até sabotar seus países de origem como aconteceu no Brasil com o caso da Lava Jato, e demais golpes aqui e em outras nações como na Ucrânia.
Hoje consegui entender a visão do Oliver e achar que o caminho que ele descreve é o mais viável em ocorrer. Acho praticamente inevitável que a China seja a próxima potência. Por muito tempo pensei que o único caminho era o capitalismo liberal para uma potência. Por me identificar com esses valores. Ocorre que o capitalismo da China, se assemelha muito com a monarquia. Onde tivemos o maior império já visto até hoje em território: inglês. Na monarquia não existia democracia, e o Império era centralizado. Se por um lado os EUA tem o liberalismo, onde as ideias, inovações são incentivadas, os chineses tem a perpetuação de objetivos. Como não tem uma democracia, não tem alternância de poder, o governo criou uma meta de se tornar a maior potência do mundo e mostra inclusive como vai fazer e está fazendo. Não tem briga entre esquerda e direita e assim como uma monarquia, não tem interesse em fazer um governo para 4 anos e sim um projeto para décadas. Acho que há um grande erro, por grande parte dos geopolíticos. O Putin, só ajudou a China nesse processo todo. No final, a China fica mais forte, ela se beneficia do petróleo Russo mais barato. A inflação, ainda baixa na China ocorre provavelmente pelo petróleo Russo. A China está com o PIB ainda alto, comparado com os países desenvolvidos. Para a China não é interessante uma guerra como HOC acredita. Ao contrário e isso me lembra da segunda Guerra, onde vimos que um país que está crescendo economicamente como a China, não interessa guerrear, assim como os EUA não tinham interesse em entrar para guerra. Guerra é bom para Rússia que está atolada, conseguiu respirar só de 2017 para cá, onde conseguiu ter um PIB positivo devido há venda de petróleo e gás para Europa, que resolveu desligar reatores e migrar para “uma energia verde”. Se a China desejasse guerra, já teria aproveitado e invadido Taiwan.
O ponto sobre Taiwan é apenas uma questão de contexto... Pouco mais de um mês atrás o governo Chinês afirmou que "esmagaria resolutamente qualquer tentativa" de independência de Taiwan. Taiwan apenas não foi ainda tão longe quanto a Ucrânia nessa busca de separação de seu governo totalitário vizinho.
Discordo em parte! A China respeita os EUA, pois sabe que estrategicamente está cercada. Pergunto: É bom um país que não permite que você pense e se expresse? Na China o politburo tem 50 milhões que vivem nababescamente. Tem 250 milhões na classe média formada pela ascensão social com a ajuda dos americanos (Richard Nixon teve a visão de que melhorando o Povo, a democracia viria. Quebrou a cara. Hoje a ditadura é ainda mais forte. Teng Siauping enganou ele.). Agora, é onde se encaixam os um bilhão de chineses restantes? Na pobreza, em campos de concentração, digo, de reabilitação. Essa visão lúdico não existe. Prefiro a democracia do imperialismo americano.
Como é bom você ver e ouvir pessoas inteligentes, falando sobre fotos sem tendência ideológicas. Onde o intuito é simplesmente conversar sem tentar lacrar. Isso é Raro n internet hoje em dia.
Excelente entrevista! Gosto do HOC, mas acho o posicionamento dele muito idealista, muito apaixonado pelos EUA. Já o Oliver me parece, na minha opinião, mais realista, baseado na experiência, na diplomacia. Mas ainda assim, as discordâncias são ótimas para a formação da opinião e é claro que, mesmo com a paixão do HOC, eu aprendo muito com ele!
@@mayconrralves Vc está enganado. Sua paixão tá te cegando. Não adianta nós nos informamos por fontes falsas.que reforça nossos desejos e preferências a disputa mundial, pq assim viverá numa realidade paralela, q em pouco tempo cair pela imposição da realidade. Por exemplo, vc achar q a China vai parar de crescer é total desconhecimento. A rede de trens de alta velocidade chinesa é de 40.000 km, a da Europa toda junta e de 10.000 km, já os EUA não tem nem mil quilômetros. A China gastou mais cimento entre 2018 e 2021 que os EUA nos últimos 100 anos. Isso são dados reais e absurdamente impressionantes q nos não podemos simplesmente ignorar por paixão.
@Dhyego Lemos não o vejo assim. Respeito sua opinião, mas na minha visão ele é mais pragmático. Não o vejo falar da China com a mesma emoção que o HOC ao falar dos EUA. O Oliver se baseia em fatos, em observações. O HOC em ideais. Mas de qualquer forma, o HOC tbm tem grande conteúdo e o que ele fala jamais será descartável para mim!
@@Jonathan-gl3tf O mais engraçado é que ele supostamente analisa a geopolítica pela geografia, toda a condição sócio econômica de um país é derivado da geografia em torno de tal nação, foi falado ai que o Brasil é um país abençoado por causa disso, o HOCTAN defendendo seus patrões já fez logo a referência dos EUA ser uma nação abençoada, eu me pergunto de onde ele tirou essa bost(a)? O território americano é horroroso. Montanhoso, cânions por toda parte, geladas na parte norte onde paralisa muitas atividades, furacões na parte sul e leste que também paralisam e destrói tudo, no oeste terremotos e até tsunamis. O cara fala cada besteira que fica difícil ter que aguentar a escutar isso
Vai ser trabalhoso isto mas e uma orgulho de dominio isto sera uma desmoronacão total de que pensa que em dominar o mundo /Jose Avelino de Lima/Universo10D
Que podcast de respeito, dois candidatos extremamente inteligentes que só agregam, e perguntas muito bem elaboradas pelos entrevistadores. Um tempo gasto assistindo esse podcast é tempo muito bem gasto
Esse apresentado é tão lindo😍 e super inteligente, perfeição demais! Como não assitir, vim pelo Hoc, que sou super fã pois amo geopolítica desde sempre❣️❤️
Como somos leigos e preconceituosos quando não conhecemos a história, a geografia e a Geopolítica! Estou maravilhada com as informações do podcast! Amando assistir, e olha que leio bastante! Mas a qualidade desse programa hoje e com a Ana Paula do vôlei, superou minhas expectativas! Aprendizado que não terei em livros! Mas a baita experiência de cada um sob ponto de vista diferentes em alguns determinados momentos e não obcecados por ideologias, mas com discernimento, conhecimento e muito respeito! Estão de parabéns por expor pautas importantes e sem viés político! Muito bom👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Episódio muito bom! Deixaria como sugestão apenas, e que seja interpretado de boa forma, como a Malu nesse ep em específico não conseguiu agregar, seria interessante colocar outras pessoas para co-host também. Acho que seria uma ideia legal a ser trabalhada.
@@souzamikael não concordo. Ela atrapalhou com intervenções mega tolas e gastou a mão arrumando o cabelo. Se ficasse calada o tempo todo seria 1000x melhor. Tadinha.
Eu quero remendar. Eu não posso fazer um juízo de valor da moça por causa de UMMM programa. Ela estava com uma postura insegura e atrapalhada no vídeo em questão. Sei que as palavras podem ser uma navalha no sentimento dela. E se ela ler aqui, digo-lhe. Vc é linda e simpática. Só ficou inadequada nesse vídeo, talvez ler muito mais sobre o assunto a ser debatido, ou manter mais o silêncio, sem se sentir na necessidade de intervir. Humildade de reconhecer que vc estava entre dois a três monstros de leitura. Esse é o ponto. Vc é muito energética, simpática e tudo mais... abraço.
Realmente. Neste ela não contribuiu, as vezes até atrapalhou. Assisti tantos outros que ela contribuiu. Uma sugestão seria antes ela analisar se é um tema que ela tem interesse e decidir se participa ou não.
Eu só acho que o Professor não deveria ficar interrompendo o Oliver. Cada um deve respeitar o momento do outro falar. Além de prejudicar a explicação é também uma tremenda falta de educação.
É notável que o Professor HOC tem pressuposições filosóficas apaixonadas pelos EUA. Não há em todos os seus vídeos qualquer opinião que indique algo negativo sobre o futuro ou o passado americano, salvo raríssimas exceções incontestáveis, e mesmo para essas, ele encontra uma maneira de sobrepor o argumento com uma tangente apaixonada. Aprecio assisti-lo, mas essa é minha percepção.
Nesse momento 50:35, quando eles falam sobre a questão da divisão interna, que um dos perigos para a democracia e da subsistência dos Estados Unidos é justamente essa divisão. Pois uma casa dividida ela não subsiste. Muito boa essa aula, muito boa essa conversa, aprendemos muita coisa sobre a história das civilizações.
A situação está muito tensa. Em dezembro será inverno na Europa e a vantagem será da Rússia. Se a guerra não acabar até lá, o corte do fornecimento de gás russo para a Europa provocará enorme instabilidade na União Europeia e risco de guerra generalizada, pois a Europa pode encarar o corte no fornecimento de gás como uma ataque russo (é só uma questão de interpretação). Alguns dizem que a Guerra na Ucrânia marca o início da terceira guerra mundial, ano que vem saberemos se isso é verdade.
A guerra está a encarecer e muito os preços na Europa. Olha o caso de Portugal, Portugal é o país da União Europeia que menos depende do gás e petróleo russo, o gás russo usado em Portugal bem chega a 10% do total. Nós usamos muito mais 9 gás da Argélia está mais próximo. Apesar de usarmos muito pouco gás russo Portugal é dia países onde os preços mais subiram desde o início da guerra. Relembro que somos dos países mais pobres da União Europeia e infelizmente vamos sofrer devido a uma guerra na qual Portugal não tem nada a ver e nem pode fazer nada para impedir a guerra.
@@CarlosSantos-ju8ct No fim, as sanções do ocidente à Rússia só f*deram O OCIDENTE. Eu disse no começo da guerra, Rússia foi URSS por 80 anos, acham mesmo que sanções iriam fazer alguma coisa?
@@he.lena21 espera para veres as sanções a fazer efeito na Rússia . Não há país nenhum no mundo que consiga viver bem estando isolado e muito mais a Rússia que aspira ser uma potência . O que vai acontecer é a Rússia continuar a apoiar Putin e passa a ser uma pequena potência regional ou expulsa o Putin e mesmo só com o seu terreno que continua a ser o maior do mundo se moderniza sempre com o apoio do ocidente e nesse caso será uma potência econômica . Sem transações económicas a Rússia jamais será uma potência .
Vale ressaltar que não é a primeira vez que os Estados Unidos confiscam reservas estrangeiras. Isso já aconteceu diversas vezes na história recente. Antes da Rússia, a Venezuela teve suas reservas internacionais confiscadas recentemente.
O problema é que ninguém liga pra Venezuela... Já a Rússia esse sim é mais importante no tabuleiro global e se isso acontecer com a china então é muito pior!
É uma curiosa maneira de roubar. Pega a grana dos outros, investe, fica com o lucro e na hora de devolver só pagar os juros que rolaram no período. Lucram muito nisso.
Uma verdadeira aula de altíssimo nível! Curti o conteúdo, argumentos e cordialidade dos integrantes da mesa. Um dos melhores episódios de podcast sobre geopolítica que já vi.
Convidados incríveis, único problema que sinto é a tendência do HOC de ter um lado extremamente apoiador dos EUA, notei isso várias vezes nas falas dele, o oliver aparenta sempre uma análise mais objetiva, ao passo que o HOC se deixa levar um pouco por seu posicionamento político.
Acho que é gosto mas não fanatismo e ele sempre deixou claro aos fatos ruins dos EUA, eles são um país admirável em muitas coisas e deploráveis em outras, Acho que pessoalmente eu também gosto do país em sí, sua cultura, seu progresso, as pessoas, Em fim.
O assunto é muito necessário para o momento. Eu tinha mais expectativas nas participações de Oliver e Heni. Colocações vagas demais tanto sobre ascensão qto declínio americano. Um reino dividido não subiste. Os americanos estão de autodestruindo.
Estou vendo o vídeo e gostando demais. Mas isso de achar que a Hwauei vai passar informações para o governo chinês e outras empresas não vão passar informações para a NSA chega a ser ingenuidade. Como o comentarista não pode ser ingênuo, creio que há sectarismo declarado.
Olha eu sigo o Bruno perini a 1 ano e meio exapor questão financeiras passei seguir tudo a risca e como eu percebi que meu dinheiro estava indo pra gastos sem sentindo, sem benefícios pra quem quer que seja nesse período consegui compra o apartamento que eu queria consegui troca meu carro por um carro 0km. Minha esposa não tem hábitos de leitura e através Malu com seu jeito irreverente romper muitas coisas na cabeça dela hoje ela tem duas lojas de roupas estamos com 8 meninas trabalhando pra nos gerando emprego e renda. #GratoAoCasalPerini
Deve-se considerar que, há quase 600 anos, vivemos num mundo CAPITALISTA que procura o LUCRO através do COMÉRCIO. Da segunda metade do século XV até o início do século XVII, Portugal tornou-se a primeira grande potência econômica e militar do mundo. Além de outos fatores, o reino português desenvolveu altas tecnologias e inovou a construção de embarcações para navegação "nos chamados grandes mares", até então desconhecidas. Portugal, também, aprimorou técnicas de navegação que ajudaram o país a navegar e dominar todos os oceanos. O que favoreceu o desenvolvimento do reino português foi o grande investimento (JUROS ALTOS) do capital burguês a procura de ALTOS LUCROS (bancos judeus de Gênova e Veneza). Mas, com o passar do tempo, os banqueiros mudaram a direção de investimentos. O que acontecera com Portugal, também aconteceu com a Espanha nos séculos XVII e grande parte do século XVIII. O império espanhol chegou a construir a maior e mais temida marinha de guerra do mundo . A Espanha estava presente em todos os mares, oceanos e continentes. Mas, o investimento do capital de bancos mudou de direção novamente. Neste quase 600 anos do capitalismo, a Holanda, a França, a Bélgica, a Alemanha e outros países, também receberam investimentos dos grandes bancos. Mas, não se tornaram as maiores potências econômicas em nenhuma época. No final do século XVIII, no século XIX e princípio do século XX (duas grandes guerras) o Reino Unido tornou-se o maior império econômico do mundo e com a mais poderosa marinha de guerra do mundo. Mas, com o tempo, o investimento capitalista também mudou de direção. Após a segunda grande guerra; os EEUU já eram a maior potência econômica do mundo. Em 1946, os EEUU tinham a metade do PIB mundial. Seguindo os modelos de Portugal, Espanha e Inglaterra, também os EEUU construíram a maior marinha de guerra do mundo. Há 45 anos, aproximadamente, o sistema financeira têm investido maciçamente na economia chinesa. Então, chegou a vez da China se tornar a maior potência econômica mundial. Obs.: o capitalismo já passou por três sistemas: - capitalismo comercial (Portugal e Espanha); - capitalismo industrial (Inglaterra); - capitalismo financeiro (EEUU). Dizem que o próximo sistema será o "capitalismo produtivo". A China está investindo em países da África, da América e da Ásia. Por exemplo, o mundo atual já sente uma grande carência do SHIP eletrônico, que é um ítem indispensável em todo o setor produtivo industrial. Dizem que, durante o milagre econômico brasileirlo, o sistema financeiro via no Brasil como novo "jardim do édem" a investir. Mas, a crise da OPEP e o comportamento político brasileiro fizeram o sistema finsnceiro interromper o processo.
@@lucianofontenelle5030 , tanto russos como chineses gostam dos republicanos no poder. A tal guerra comercial que Trump botou contra a China só favoreceu a China, que continuou crescendo firme, abrindo novos mercados e fazendo novas parcerias.
Podcast com tema muito interessante e convidados de excelente nível de exposição. Gostei da actuação do intervistador porque deixou falar e fez perguntas interessantes. Fiquei fã deste canal, Obrigado
Realmente o HOC e o Oliver são incríveis, muito inteligentes e sensatos, fora os apresentadores ótimos também, entretendo, reparei em pequenos detalhes que o HOC consegue “jogar pra baixo”, “desvalorizar”, “colocar como péssimo “ tudo que vem do Brasil, entendo que realmente temos muito oque evoluir e que há países mil vezes melhor como EUA, porém, até no que tais países tem de péssimo como exemplo o racismo o HOC consegue deixar aceitável tal problema inflamando como o Brasil é péssimo porque não está claro o problema para nós. As vez parece que ele realmente joga o Brasil pra baixo de todas as formas, cara, vai ser candidato lá então. De novo, ele é foda, porém dá pra perceber o respeito com o Brasil é o nosso povo que o oliver tem sem apontar os problemas individuais invés de comparar é piorar sempre o Brasil. Notei isso em vários podcast do HOC.
@@imandre98 não discordo de você, porém creio que um país forte se faz através do seu povo, o “Brasil” é reflexo da sua população, inclusive alguns pensamentos como não ser patriota já é um péssimo presságio que não tem como um país ser forte, é isso não é um achismo, grandes países tem em seu povo uma vertente de patriotismo, de todos quererem fazer o país dá certo, independente dos pensamentos diversos na sociedade. Inclusive o colega ali em cima do outro comentário reflete bem alguns brasileiros, que são apenas babacas e sem argumentos. Então a questão que quis levantar é a falta ou inexistente falta de querer, de ser patriota, invés de idolatra qualquer outro país, independente qual seja, esse é meu ponto crítico ao HOC.
Esse cara é mó paga pau da OTAN e dos eua(hoc) chega a ser nojento essa torcida dele pelo ocidente e a torcida contra a China e a Rússia e pior ainda colocar o Brasil pra baixo.
Excelente episódio Bruno. Convide mais esses dois Doutores da sabedoria - são fantásticos. e parabéns pelo canal é muito agregador em todos os sentidos. Sucesso sempre a vocês dois e a equipe.
Sugiro que assistam os conteúdos do professor Luiz Antônio Peixoto do Valle e trás com dados e entrevistas do verdadeira fragilidade dos USA e de como está sendo sabotado internamente, economicamente e militar ...
Que aula! Podcast incrível, convidados selecionados e com ótimo conteúdo ! Tive interesse pela Geopolítica quando estive no ensino médio, considero muito importante o conhecimento ser propagado hoje na Internet com tanta facilidade de acesso!
Geopolítica é sempre um assunto fascinante, fantástico porém controverso. Professor Hoc., bem tendencioso como em todos os debates em que participa. Ele sempre passa uma idéia de torcedor. Já o Professor Oliver, demonstra pluralidade em seus argumentos, demonstra uma visão mais abrangente sobre um tópico de tamanha relevância. Ótimo vídeo. Parabéns aos apresentadores e convidados.
Ele é tendencioso porque por mais que a democracia liberal tenha defeitos, é muito melhor do que um estado autocrático como a china ou Rússia. Você não concorda com isso?
Fora que no começo do vídeo ele me diz que o maior país da América do Norte é os EUA (?????) Eu acho que seria o Canadá, se o mapa não estiver enganado.
@@nacionalistacascagrossa kra ele se referiu em influência e poder seja econômico ou militar, sim o Estados Unidos e bem maior fora o Alasca que faz parte do USA!!
Uma citação do HOCTAN: "O único modo de não acontecer guerra é a China implodir por dentro" kkkkkkk Isso é o que está acontecendo com o país dele, o fuckin state América e se bem me lembro, após 1991, com o fim do mundo bipolar e a ascensão hegemônica americana guerras não cessaram. O cara é uma piada.
Sem dúvida uma aula! Diria um congresso em minutos sobre o assunto! Muito conhecimento com base fundamental, verdadeiros mestres! Parabéns, show de bola !
Achei muito importante o assunto é muito atual , quero também parabenizar a atuação do apresentador, com questionamentos inteligente , os convidados são indiscutivelmente muito bem estruturados em conhecimento em geopolítica, estão de parabéns em trazerem este conhecimento e formação de educação riquíssimo, lamentável somente a questão da apresentadora que no cenário da entrevista teve um papel insignificante a qual foi totalmente ignorada pelos participantes durante todo o programa, mas mesmo assim um podcast muito rico , parabéns, tragam sempre pessoas com este nível que com certeza continuará a ser sucesso.
muito inteligentes O Van Gogh e o professor Xavier!
Parece mesmo
kkkkkkk "Chavier" é foda....
😂😂😂😂👏🏻👏🏻👏🏻
o professor parece um ET( com fantasia de ser humano) de tão inteligente, chama a NASA. 😆
Kakakaka muito bom, realmente eles parecem mesmo
Gostei desse podcast pq o apresentador faz perguntas inteligentes, o que é quase inédito no mundo dos podcasts brasileiros. Professor HOC e Oliver são ótimos, como sempre!
Muito obrigado!🙏🏻
O Bruno perini é muito inteligente. O que era de se esperar de um verdadeiro bitconheiro como ele é
Muitos podcasts são comandados por pessoas comuns e que não tem estudos detalhados como os convidados. Pra vc, que deve ter grandes conhecimentos em diversos assuntos, sejam perguntas menos inteligentes. Mas para esses apresentadores que vc citou, sejam perguntas pertinentes para conhecerem novos assuntos. Exatamente por isso, que o Professor HOC gosta de ir nesses podcasts e até utilizar uma linguagem menos formal pra lidar com o público geral.
Eles são ótimos mesmos, é bom ver um debate assim, as pessoas hoje estão muito cegas pela política, os que odeiam o imperialismo americano, esquece que o imperialismo vai ir pra China, e a situação de país imperialista não vai acabar… nunca…
@@thirbarbosa não sei se vc assiste o flow, mas ele melhorou muito quando o Igor começou a levar um Co-apresentador de acordo com o entrevistado. Isso evita q vire um monólogo. Muito bom quando todos os envolvidos tem prioridade sobre oq falam. Se eu apresento um programa desses fica uma merda kkkk
Como é gostoso ouvir pessoas inteligentes e interessantes e que fogem das ideias rasas e sem argumentos que infelizmente hoje em dia se propaga
Sim!!! E pensar que um é político! Imagina se o congresso fosse recheado de pessoas assim?
Fantástico seu comentário!
Quando a Sra. Perini não abre a boca!
Esse professor hoc deveria se chamar professor otan. Vai ser parcial assim lá longe...ele ama tanto a América que a análise dele fica até chata.
verdade!!
Conversas tão ricas em conhecimento, um debate respeitoso.. trocas de ideia. Ah eu amo.
O "professor " HOC é profundamente determinista. Ele "explica" o desenvolvimento dos EUA pelas suas características geográficas 🤭 quando na verdade, as origens do desenvolvimento econômico dos EUA está profundamente enraizada na sua forma de colonização. Eles conseguiram se capitalizar com o comércio triangular.
QUE LOUCURA COLOCAR UM HOC COMO GRANDE INTELECTUAL. 🥵🥵🥵
@@ericoaugustolopesfilho2159PARECE QUE ESSE HOC,Tem Complexo De Inferioridade...????Ou seja,OS INGLESES,Entraram No Domínio doutros Continentes,e CONSEGUIRAM Ultrapassar PORTUGAL E ESPANHA NESSE Negócio De Dominar OUTROS POVOS.....Viu...?????
O que fez o USA uma grande Nação foi o patriotismo e a educação de seu povo.
Perfeito! A China está financiando esse desmantelamento da cultura americana.
A internet nos traz grandes oportunidades, eu aqui no interior da Bahia tendo uma verdadeira aula com vocês.
O HOC e o Oliver nao quiseram falar sobre os 13 paises que foram invadidos militarmente pelos USA, fora a montanha de interferencias que promovem por todo o mundo, derrubam governos,apoiam governos autocraticos ( arabia saudita ) etc..
Quanto á substituiçao do dolar, o que pode ocorrer é o surgimento de uma cesta de moedas lastreadas em materias primas ,entre outras várias alternativas..
"Aula", 2 espiões Oliver e HOC a serviço da OTAN atuando em propaganda no Brasil pra nos sabotar
O crescimento de França, Inglaterra, Portugal e EUA agora a China foi todo com recursos do Brasil. Obvio que eles tem interesse em esconder isso
Somos tão ricos e abençoados que temos o maior numero de espiões da OTAN do planeta. A Globo é o maior
Excelente podcast. Infelizmente em Portugal não existe nada assim e tenho que assistir a podcasts brasileiros para aprender. Sou vosso fã e subscritor do canal.
Bem vindo
Portugal ainda está curtindo o Ouro que nos levaram !
@@josecasagrande4943 verdade quebrou o Brasil e foi embora
pretendo morar aí em portugal meu desejo e ambicao.
@@josecasagrande4943 kkkkkkkkk
Eu não ligava nada para assuntos de geopolítica, mas assistindo o Stuenkel e HOC me tornei um viciado no assunto de geopolítica.
Eu tb agora to amando o assunto.
Eu idem.
Eu TB
Se gostar de games e for old school, ou ainda, se já teve Playstation1, recomendo jogar o Metal Gear Solid 1 (e posteriormente suas sequências). Foi por causa desta série, que comecei a me interessar sobre geopolítica, armas nucleares, economia da guerra etc
I love USA. Consumo a cultura americana desde que nascí, há oitenta anos.
Uma aula de geopolítica e com perspectivas de cenários baseados em fatos do passado e atuais. Muito rica essa live!
Heni e Oliver são 2 feras! Torcendo pra vc no Senado, professor HOC!💙🤍
Você toca num ponto extremamente importante, a maioria da população já fechou com um ou o outro candidato para presidente, mas deveria seriamente estar se perguntando quem vai ser o seu senador e em outros anos, seus deputados.
@@fabiovieiramaciel5624 exatamente, a população tem que entender que absolutamente todos os cargos tem a sua importância, não é o presidente que resolve absolutamente tudo. É importante eleger senadores e deputados que tem as mesmas ideias políticas que o seu presidente, se o Senado e a Câmara dos deputados em sua maioria ser formada pela oposição ao presidente, o próprio acaba não podendo fazer nada. O que ficou claro diversas vezes no mandato do presidente atual. E também eleger pessoas competentes e com formação pra esses cargos, tem que acabar com essa palhaçada de enxergar política como algo irrelevante e começar a estudá-la e entendê-la, por conta desse pouco caso elegeram por mais de 20 anos partidos com aquela ideologia diabólica.
Ele por São Paulo e Moro pelo Paraná já começam a fazer uma diferença no Brasil
@@fabios.5074 O Oliver é canhoteiro kkk
@@hugooliveira6079 Olivier é pré candidato?
Olha o nível dos convidados 👏👏👏👏o programa foi feito de discordância entre eles e em nenhum momento cai o nível de argumentação 👏👏👏👏👏
Esse HOC é MUITO BOM! Ele foi extremamente sensato em todos argumentos. Convidem ele sempre, pq o cara tem propriedade no que diz!
Tem mesmo! O Heni é muito preparado!
Concordo...poremcacho que ele foi um pouco ingênuo quando se refere a forma de conversar com a China. Muita coisa que a gente vê é teatro, mas as negociações são feitas nos bastidores...não é tido imposto pela China ou EUA.
Concordo tranquilamente; o HOC é muito coerente, muito fundamentado e, acima de tudo, muito didático… qualquer um consegue entendê-lo! 🌱🙏🏼
Heni é muito Faustão, não deixava o Oliver falar nunca
Que episodio maravilhoso ! Professor Hoc é inacreditavelmente bom!
Não Acho tanto É visivelmente tendencioso
@@ranilsonprestrelo7184 Então concordamos em discordar.
@@ranilsonprestrelo7184tendencioso é o Oliver. Claramente capacho da China
Só Deus pode nos livrar de todos os
Perigos!Louvado seja
O NossoDEUS¡!
Excelente. E não devemos nos esquecer nunca: a importância da História e seus períodos, pois a partir dela entendemos o futuro e respostas para as questões geopolítica da atualidade. Tudo tem um início, tudo passa por um processo.
a história sempre se repete
Caraca!! Q top esse episódio de hj .. uma delícia de ouvir 🤩
Concordo com o Professor HOC no que se diz respeito a espionagem da Huawei, no entanto, todas as grandes empresas de tech Americanas (Google, Apple, Amazon, Oracle, Meta) sao as mais grandes empresas de espionagem, que entrega todos os dados para o Pentagano
Pois é cara, em 2013 escândalo de espionagem, eua bisbilhotando geral e o cara acha que só a China poderia investir nisso, unhum.
Kkkkkkkkk
E como ele vai defender a hegemonia liberal americana? O cara é uma fachada. Igual ao fantoche que queria ser presidente.
Pois é! O cara defende a tecnologia do Brasil em relação ao Nióbio, mas não fala do know-how do nosso país no pré-sal! (Nessa commoditie que é uma das grandes motivadoras de guerras)
@@nacionalistacascagrossa calma russete kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Oliver parece pró-China kkkkkkkkkk
calma russete kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Oliver parece pró-China kkkkkkkkkk
A Economia dos Estados Unidos e baseada em especulacao e nas vantagens do petrodollar
Experiência de vida muito rica, narrativas de momentos intensos e, dentre eles, uma escapada que proporcionou um doce pedido de desculpas à "bolurinha". Parabéns!
Eu não sei o que acontece, eu pagaria 10 mil por uma aula com o Oliver, mas assim como pagaria por uma com o HOC, é incrível como sabedoria, educação e respeito atraem pessoas...
São dois caras cultos e humildes. Material realmente raro. Totalmente coerente a sua admiração.
Amo esses dois, tragam eles o máximo de vezes que puderem. Sempre tem excelentes conversas e sem ninguém ser desrespeitoso. ♥
o HOC não deixa ninguém falar - ele é uma Prima Donna
Esse podcast foi uma aula de geopolítica....Obrigada😁
Esse ProgessorHOC é agente dos donos do mundo, SEGREDO REVELADO. ´Pronto falei
Nao só topografia mas segurança jjurídica pra investimento e nao virar a bagunça politica e social
Seria muito bacana um episódio sobre a Crise na Argentina. A Argentina esta a beira de uma das maiores crises com a inflação maior que da Venezuela.
O Brasil Paralelo tem um documentário em 3 episódios.
O HOC tem um vídeo completo sobre isso no canal dele
Brasil Paralelo?! Kkkkkkkkkkkkkkkk Tá "sertu"?!
Esse é um dos únicos podcasts que eu gosto de ouvir, conteúdo gratuito super valioso, conversas inteligente que nos trazem grandes reflexões e sai totalmente daquela conversa rasa que cansa de ouvir! Além disso, o Bruno Perini sempre responde minhas duvidas no Instagram com a maior gentileza do mundo, continue sempre assim querido! Abraços.
esses 2 eh sempre garantia de conteudo de qualidade... outra aula de geopolitica e economia.. vida longa hoc e stuenkel
excelente, conteúdo rico e bem pautado. Isso a GLOBO não mostra.
Parabéns
Adoro estes podcast, principalmente com o nosso conhecido professor Hoc. Os EUA é o ambiente mais perfeito para que tudo dê certo. Eles conseguiram juntar todos os elementos de infraestrutura de laboratório, político, humano, econômico, educacional, científico e de bem está social que favorece o sucesso em todos os campos da atividade humana, sem contar com uma natureza exuberante, belissima e riquíssima em fertilidade, energia, água, minérios, etc.
E olhe que eu não tenho simpatia por este país, mas tenho que ser sincero nas minhas afirmações.
Em um ambiente como este é óbvio que vai atrair as melhores inteligências do planeta que vão se unir as inteligências locais criando uma nação imbatível em todos os níveis. E certamente a espiritualidade vai selecionar os melhores espíritos para enncarnar nesta nação. As empresas americanas ao expandir suas filiais em quase todos os países, engolem facilmente as empresas dessas nações e certamente o que tem de melhor em termos de inovações tecnológicas e inteligência humana assimilando estas conquistas para suas matrizes como propriedades dos EUA. Poucos países conseguem resistir as poderosas intervenções politicas, econômicas e militares com receios de serem perseguidos e até ter seus territórios invadidos pela maior e mais equipada Forças Armadas que saturou o planeta com mais de 750 bases militares. Ocorre também, que a população desses países são doutrinados a se encantar com as belezas e prazeres desse país não só através da mídia corporativa como principalmente pela indústria cinematográfica e musical, que faz estas pessoas fazerem de tudo para amar esta nação e odiar e até sabotar seus países de origem como aconteceu no Brasil com o caso da Lava Jato, e demais golpes aqui e em outras nações como na Ucrânia.
Os sócios , melhor podcast do mundo , uma mesa redonda onde se discute assuntos inteligentes.
Esse podcast é sempre o melhor, por uma série de fatores mas o fato do Bruno ser tão conhecedor de tantos assuntos é determinante.
Hoje consegui entender a visão do Oliver e achar que o caminho que ele descreve é o mais viável em ocorrer. Acho praticamente inevitável que a China seja a próxima potência. Por muito tempo pensei que o único caminho era o capitalismo liberal para uma potência. Por me identificar com esses valores. Ocorre que o capitalismo da China, se assemelha muito com a monarquia. Onde tivemos o maior império já visto até hoje em território: inglês. Na monarquia não existia democracia, e o Império era centralizado. Se por um lado os EUA tem o liberalismo, onde as ideias, inovações são incentivadas, os chineses tem a perpetuação de objetivos. Como não tem uma democracia, não tem alternância de poder, o governo criou uma meta de se tornar a maior potência do mundo e mostra inclusive como vai fazer e está fazendo. Não tem briga entre esquerda e direita e assim como uma monarquia, não tem interesse em fazer um governo para 4 anos e sim um projeto para décadas. Acho que há um grande erro, por grande parte dos geopolíticos. O Putin, só ajudou a China nesse processo todo. No final, a China fica mais forte, ela se beneficia do petróleo Russo mais barato. A inflação, ainda baixa na China ocorre provavelmente pelo petróleo Russo. A China está com o PIB ainda alto, comparado com os países desenvolvidos. Para a China não é interessante uma guerra como HOC acredita. Ao contrário e isso me lembra da segunda Guerra, onde vimos que um país que está crescendo economicamente como a China, não interessa guerrear, assim como os EUA não tinham interesse em entrar para guerra. Guerra é bom para Rússia que está atolada, conseguiu respirar só de 2017 para cá, onde conseguiu ter um PIB positivo devido há venda de petróleo e gás para Europa, que resolveu desligar reatores e migrar para “uma energia verde”. Se a China desejasse guerra, já teria aproveitado e invadido Taiwan.
O ponto sobre Taiwan é apenas uma questão de contexto... Pouco mais de um mês atrás o governo Chinês afirmou que "esmagaria resolutamente qualquer tentativa" de independência de Taiwan.
Taiwan apenas não foi ainda tão longe quanto a Ucrânia nessa busca de separação de seu governo totalitário vizinho.
Finalmente achei um comentário inteligente e sensato aqui. Ainda com os mesmos valores que eu possuo e a mesma coisa sobre a China.
Concordo plenamente com seu comentário
Discordo em parte! A China respeita os EUA, pois sabe que estrategicamente está cercada. Pergunto: É bom um país que não permite que você pense e se expresse? Na China o politburo tem 50 milhões que vivem nababescamente. Tem 250 milhões na classe média formada pela ascensão social com a ajuda dos americanos (Richard Nixon teve a visão de que melhorando o Povo, a democracia viria. Quebrou a cara. Hoje a ditadura é ainda mais forte. Teng Siauping enganou ele.). Agora, é onde se encaixam os um bilhão de chineses restantes? Na pobreza, em campos de concentração, digo, de reabilitação. Essa visão lúdico não existe. Prefiro a democracia do imperialismo americano.
Como é bom você ver e ouvir pessoas inteligentes, falando sobre fotos sem tendência ideológicas.
Onde o intuito é simplesmente conversar sem tentar lacrar.
Isso é Raro n internet hoje em dia.
Saida para os dois mares, Columbia, Panamá, Nicarágua, Mexico
Excelente entrevista!
Gosto do HOC, mas acho o posicionamento dele muito idealista, muito apaixonado pelos EUA.
Já o Oliver me parece, na minha opinião, mais realista, baseado na experiência, na diplomacia.
Mas ainda assim, as discordâncias são ótimas para a formação da opinião e é claro que, mesmo com a paixão do HOC, eu aprendo muito com ele!
@@mayconrralves Vc está enganado. Sua paixão tá te cegando. Não adianta nós nos informamos por fontes falsas.que reforça nossos desejos e preferências a disputa mundial, pq assim viverá numa realidade paralela, q em pouco tempo cair pela imposição da realidade. Por exemplo, vc achar q a China vai parar de crescer é total desconhecimento. A rede de trens de alta velocidade chinesa é de 40.000 km, a da Europa toda junta e de 10.000 km, já os EUA não tem nem mil quilômetros. A China gastou mais cimento entre 2018 e 2021 que os EUA nos últimos 100 anos. Isso são dados reais e absurdamente impressionantes q nos não podemos simplesmente ignorar por paixão.
@Dhyego Lemos não o vejo assim. Respeito sua opinião, mas na minha visão ele é mais pragmático. Não o vejo falar da China com a mesma emoção que o HOC ao falar dos EUA. O Oliver se baseia em fatos, em observações. O HOC em ideais. Mas de qualquer forma, o HOC tbm tem grande conteúdo e o que ele fala jamais será descartável para mim!
Oliver claramente tendencioso a China. E não falo só por esse podcast, mas por muitos outros que já vi dele
Esse HOC é o típico torcedor de potência. Tem uma clara visão enviesada e um tanto quanto apaixonada pelos EUA.
Ele queria nascer no fuckin América, mas o destino o colocou no gigante adormecido e por isso vive até hoje frustrado
@@Matheus.95 Exatamente. Só tenho pena pela galera que se ilude e acha que ele é um super analista
@@Jonathan-gl3tf O mais engraçado é que ele supostamente analisa a geopolítica pela geografia, toda a condição sócio econômica de um país é derivado da geografia em torno de tal nação, foi falado ai que o Brasil é um país abençoado por causa disso, o HOCTAN defendendo seus patrões já fez logo a referência dos EUA ser uma nação abençoada, eu me pergunto de onde ele tirou essa bost(a)?
O território americano é horroroso. Montanhoso, cânions por toda parte, geladas na parte norte onde paralisa muitas atividades, furacões na parte sul e leste que também paralisam e destrói tudo, no oeste terremotos e até tsunamis. O cara fala cada besteira que fica difícil ter que aguentar a escutar isso
Ele não mora nos EUA?
@@Matheus.95 Essa parte eu realmente achei vergonhosa.
Chamar os EUA de "verdeira terra abençoada" foi demais. Kkkkkkkkk
Van Gogh e Lex Luthor no mesmo podcast? Parabéns!
Kkk mais de arrascaeta e anitta
@@andrefroes9417🧐🍺
😂
Vai ser trabalhoso isto mas e uma orgulho de dominio isto sera uma desmoronacão total de que pensa que em dominar o mundo /Jose Avelino de Lima/Universo10D
Este casal nos presenteia com pocasts inteligente, entrevistados e entrevistadores com conhecimento profundo. Obrigada por este show de conhecimento.
Vocês estão de parabéns! Amo esse podcast cada vez mais! Que delícia poder beber da água de pessoas tão inteligentes!
Esse Hoc tem tanta certeza das coisas, que OLIVER ganhou um ponto
Ótima observação
Que podcast de respeito, dois candidatos extremamente inteligentes que só agregam, e perguntas muito bem elaboradas pelos entrevistadores. Um tempo gasto assistindo esse podcast é tempo muito bem gasto
Pelo entrevistador creio
Pelo entrevistador, né. Ela nem abriu a boca, sempre quando é um assunto mais complexo fica completamente perdida e sem saber o que falar.
Esse apresentado é tão lindo😍 e super inteligente, perfeição demais! Como não assitir, vim pelo Hoc, que sou super fã pois amo geopolítica desde sempre❣️❤️
Como somos leigos e preconceituosos quando não conhecemos a história, a geografia e a Geopolítica! Estou maravilhada com as informações do podcast! Amando assistir, e olha que leio bastante! Mas a qualidade desse programa hoje e com a Ana Paula do vôlei, superou minhas expectativas! Aprendizado que não terei em livros! Mas a baita experiência de cada um sob ponto de vista diferentes em alguns determinados momentos e não obcecados por ideologias, mas com discernimento, conhecimento e muito respeito! Estão de parabéns por expor pautas importantes e sem viés político! Muito bom👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Episódio muito bom! Deixaria como sugestão apenas, e que seja interpretado de boa forma, como a Malu nesse ep em específico não conseguiu agregar, seria interessante colocar outras pessoas para co-host também. Acho que seria uma ideia legal a ser trabalhada.
Malu entrou muda e saiu calada.
@@souzamikael não concordo. Ela atrapalhou com intervenções mega tolas e gastou a mão arrumando o cabelo. Se ficasse calada o tempo todo seria 1000x melhor. Tadinha.
Eu pensei a mesma coisa ,só foi um adereço no senário
Eu quero remendar. Eu não posso fazer um juízo de valor da moça por causa de UMMM programa. Ela estava com uma postura insegura e atrapalhada no vídeo em questão. Sei que as palavras podem ser uma navalha no sentimento dela. E se ela ler aqui, digo-lhe. Vc é linda e simpática. Só ficou inadequada nesse vídeo, talvez ler muito mais sobre o assunto a ser debatido, ou manter mais o silêncio, sem se sentir na necessidade de intervir. Humildade de reconhecer que vc estava entre dois a três monstros de leitura. Esse é o ponto. Vc é muito energética, simpática e tudo mais... abraço.
Realmente. Neste ela não contribuiu, as vezes até atrapalhou. Assisti tantos outros que ela contribuiu. Uma sugestão seria antes ela analisar se é um tema que ela tem interesse e decidir se participa ou não.
Eu só acho que o Professor não deveria ficar interrompendo o Oliver. Cada um deve respeitar o momento do outro falar. Além de prejudicar a explicação é também uma tremenda falta de educação.
É um mal de apresentadores e participantes. Acho que o Oliver é muito focado quando fala e não perde a linha de raciocínio.
Heni e Oliver juntos, não tem como a conversa ser ruim!
É notável que o Professor HOC tem pressuposições filosóficas apaixonadas pelos EUA. Não há em todos os seus vídeos qualquer opinião que indique algo negativo sobre o futuro ou o passado americano, salvo raríssimas exceções incontestáveis, e mesmo para essas, ele encontra uma maneira de sobrepor o argumento com uma tangente apaixonada. Aprecio assisti-lo, mas essa é minha percepção.
Nesse momento 50:35, quando eles falam sobre a questão da divisão interna, que um dos perigos para a democracia e da subsistência dos Estados Unidos é justamente essa divisão. Pois uma casa dividida ela não subsiste. Muito boa essa aula, muito boa essa conversa, aprendemos muita coisa sobre a história das civilizações.
Oliver é muito mais ponderado e equilibrado em seus argumentos 👏🏼👏🏼👏🏼
Episódio incrível, um dos melhores, se não o melhor! Obrigado
Hoc tem muitas certezas, ponto para o Olivier. Excelente podcast!
Não acho isso, acho que também é prejudicial o cidadão ser uma incógnita ambulante.
o HOC não deixa ninguém falar - ele é uma Prima Donna
Bom dia muito bom está dentro deste ensinos acerca da vida muito importantes/Universo 10D
A situação está muito tensa. Em dezembro será inverno na Europa e a vantagem será da Rússia. Se a guerra não acabar até lá, o corte do fornecimento de gás russo para a Europa provocará enorme instabilidade na União Europeia e risco de guerra generalizada, pois a Europa pode encarar o corte no fornecimento de gás como uma ataque russo (é só uma questão de interpretação). Alguns dizem que a Guerra na Ucrânia marca o início da terceira guerra mundial, ano que vem saberemos se isso é verdade.
A guerra está a encarecer e muito os preços na Europa. Olha o caso de Portugal, Portugal é o país da União Europeia que menos depende do gás e petróleo russo, o gás russo usado em Portugal bem chega a 10% do total. Nós usamos muito mais 9 gás da Argélia está mais próximo. Apesar de usarmos muito pouco gás russo Portugal é dia países onde os preços mais subiram desde o início da guerra. Relembro que somos dos países mais pobres da União Europeia e infelizmente vamos sofrer devido a uma guerra na qual Portugal não tem nada a ver e nem pode fazer nada para impedir a guerra.
@@CarlosSantos-ju8ct Portugal está sancionando a Rússia de alguma maneira?
@@CarlosSantos-ju8ct No fim, as sanções do ocidente à Rússia só f*deram O OCIDENTE. Eu disse no começo da guerra, Rússia foi URSS por 80 anos, acham mesmo que sanções iriam fazer alguma coisa?
@@he.lena21 espera para veres as sanções a fazer efeito na Rússia . Não há país nenhum no mundo que consiga viver bem estando isolado e muito mais a Rússia que aspira ser uma potência . O que vai acontecer é a Rússia continuar a apoiar Putin e passa a ser uma pequena potência regional ou expulsa o Putin e mesmo só com o seu terreno que continua a ser o maior do mundo se moderniza sempre com o apoio do ocidente e nesse caso será uma potência econômica . Sem transações económicas a Rússia jamais será uma potência .
Oliver muito bom, muito sensato! Professor HOC nem tanto...
Concordo.
Vale ressaltar que não é a primeira vez que os Estados Unidos confiscam reservas estrangeiras. Isso já aconteceu diversas vezes na história recente. Antes da Rússia, a Venezuela teve suas reservas internacionais confiscadas recentemente.
O problema é que ninguém liga pra Venezuela... Já a Rússia esse sim é mais importante no tabuleiro global e se isso acontecer com a china então é muito pior!
É uma curiosa maneira de roubar. Pega a grana dos outros, investe, fica com o lucro e na hora de devolver só pagar os juros que rolaram no período. Lucram muito nisso.
claro, são países governados por Autoritários fdps que massacram seu próprio povo.
Sugestão:
Convidem o Luiz Philippe of Orléans-Braganza. Será muito interessante.
Elementos geográficos somados com valores Calvinista contribuíram para o desenvolvimento americano.
Uma verdadeira aula de altíssimo nível! Curti o conteúdo, argumentos e cordialidade dos integrantes da mesa. Um dos melhores episódios de podcast sobre geopolítica que já vi.
Convidados incríveis, único problema que sinto é a tendência do HOC de ter um lado extremamente apoiador dos EUA, notei isso várias vezes nas falas dele, o oliver aparenta sempre uma análise mais objetiva, ao passo que o HOC se deixa levar um pouco por seu posicionamento político.
Acho que é gosto mas não fanatismo e ele sempre deixou claro aos fatos ruins dos EUA, eles são um país admirável em muitas coisas e deploráveis em outras, Acho que pessoalmente eu também gosto do país em sí, sua cultura, seu progresso, as pessoas, Em fim.
Concordo totalmente.
Kkkkkkkkk
Tu sente? O cara exala o seu sentimento neocon que aqui da minha casa a milhares de km de distância eu sinto.
Tendência para Israel, que comanda os EUA.
O Prof. Hoc é do Partido Novo. Isso esclarece tudo. Por mais técnico que soe, ele é sempre muito enviesado.
O assunto é muito necessário para o momento. Eu tinha mais expectativas nas participações de Oliver e Heni. Colocações vagas demais tanto sobre ascensão qto declínio americano.
Um reino dividido não subiste. Os americanos estão de autodestruindo.
Aconselho um vídeo do Ray Dalio que está disponível mas no idioma em inglês explicando a ascensão e quedas das potências.
A liberdade !cuja concreta representação é a estátua da liberdade , presente dos franceses, entusiasmados pelos norte americanos.
Vale apena ver❤ para entender a geopolítica americana.
esses dois caras juntos, oliver e hoc são simplesmente incríveis!!!
Estou vendo o vídeo e gostando demais. Mas isso de achar que a Hwauei vai passar informações para o governo chinês e outras empresas não vão passar informações para a NSA chega a ser ingenuidade. Como o comentarista não pode ser ingênuo, creio que há sectarismo declarado.
Olha eu sigo o Bruno perini a 1 ano e meio exapor questão financeiras passei seguir tudo a risca e como eu percebi que meu dinheiro estava indo pra gastos sem sentindo, sem benefícios pra quem quer que seja nesse período consegui compra o apartamento que eu queria consegui troca meu carro por um carro 0km. Minha esposa não tem hábitos de leitura e através Malu com seu jeito irreverente romper muitas coisas na cabeça dela hoje ela tem duas lojas de roupas estamos com 8 meninas trabalhando pra nos gerando emprego e renda. #GratoAoCasalPerini
#GEOPOLÍTICO PAZ
Deve-se considerar que, há quase 600 anos, vivemos num mundo CAPITALISTA que procura o LUCRO através do COMÉRCIO.
Da segunda metade do século XV até o início do século XVII, Portugal tornou-se a primeira grande potência econômica e militar do mundo. Além de outos fatores, o reino português desenvolveu altas tecnologias e inovou a construção de embarcações para navegação "nos chamados grandes mares", até então desconhecidas. Portugal, também, aprimorou técnicas de navegação que ajudaram o país a navegar e dominar todos os oceanos. O que favoreceu o desenvolvimento do reino português foi o grande investimento (JUROS ALTOS) do capital burguês a procura de ALTOS LUCROS (bancos judeus de Gênova e Veneza). Mas, com o passar do tempo, os banqueiros mudaram a direção de investimentos.
O que acontecera com Portugal, também aconteceu com a Espanha nos séculos XVII e grande parte do século XVIII. O império espanhol chegou a construir a maior e mais temida marinha de guerra do mundo . A Espanha estava presente em todos os mares, oceanos e continentes. Mas, o investimento do capital de bancos mudou de direção novamente.
Neste quase 600 anos do capitalismo, a Holanda, a França, a Bélgica, a Alemanha e outros países, também receberam investimentos dos grandes bancos. Mas, não se tornaram as maiores potências econômicas em nenhuma época.
No final do século XVIII, no século XIX e princípio do século XX (duas grandes guerras) o Reino Unido tornou-se o maior império econômico do mundo e com a mais poderosa marinha de guerra do mundo. Mas, com o tempo, o investimento capitalista também mudou de direção.
Após a segunda grande guerra; os EEUU já eram a maior potência econômica do mundo. Em 1946, os EEUU tinham a metade do PIB mundial. Seguindo os modelos de Portugal, Espanha e Inglaterra, também os EEUU construíram a maior marinha de guerra do mundo.
Há 45 anos, aproximadamente, o sistema financeira têm investido maciçamente na economia chinesa.
Então, chegou a vez da China se tornar a maior potência econômica mundial.
Obs.: o capitalismo já passou por três sistemas:
- capitalismo comercial (Portugal e Espanha);
- capitalismo industrial (Inglaterra);
- capitalismo financeiro (EEUU).
Dizem que o próximo sistema será o "capitalismo produtivo". A China está investindo em países da África, da América e da Ásia. Por exemplo, o mundo atual já sente uma grande carência do SHIP eletrônico, que é um ítem indispensável em todo o setor produtivo industrial.
Dizem que, durante o milagre econômico brasileirlo, o sistema financeiro via no Brasil como novo "jardim do édem" a investir. Mas, a crise da OPEP e o comportamento político brasileiro fizeram o sistema finsnceiro interromper o processo.
Aprendizado do início ao fim. Conteúdo muito rico! Parabéns a todos os envolvidos.
Cara, finalmente um podcast bom sobre política e geopolítica. Hosts bem preparados inclusive, parabéns!
O Prof. HOC comentou que a China tem uma janela de 5 anos para invadir Taiwan, mas ele não explicou o motivo! Qual o motivo desta janela de 5 anos?
Eu penso como você. Por mais que a população chinesa diminua após 5 anos, a população ainda será gigante, muito superior à de Taiwan em tamanho.
Penso que ele se refere ao tempo necessário para os republicanos voltarem ao poder nos EUA.
Porque ele é um idiota. A China já deixou bem claro a sua condição para invadir Taiwan.
O motivo é a posição geográfica, tem um podcats que eles abordam isso, também o que eles querem e um colapso financeiro na minha análise.
@@lucianofontenelle5030 , tanto russos como chineses gostam dos republicanos no poder. A tal guerra comercial que Trump botou contra a China só favoreceu a China, que continuou crescendo firme, abrindo novos mercados e fazendo novas parcerias.
Podcast com tema muito interessante e convidados de excelente nível de exposição. Gostei da actuação do intervistador porque deixou falar e fez perguntas interessantes. Fiquei fã deste canal, Obrigado
Discussão em alto nível, é dar o play e se preparar para aprender!!
Até entendo sobre a América do Norte ter saída pros dois oceanos, porém ñ é a única, a do Sul também o têm.
tem*
Realmente o HOC e o Oliver são incríveis, muito inteligentes e sensatos, fora os apresentadores ótimos também, entretendo, reparei em pequenos detalhes que o HOC consegue “jogar pra baixo”, “desvalorizar”, “colocar como péssimo “ tudo que vem do Brasil, entendo que realmente temos muito oque evoluir e que há países mil vezes melhor como EUA, porém, até no que tais países tem de péssimo como exemplo o racismo o HOC consegue deixar aceitável tal problema inflamando como o Brasil é péssimo porque não está claro o problema para nós. As vez parece que ele realmente joga o Brasil pra baixo de todas as formas, cara, vai ser candidato lá então. De novo, ele é foda, porém dá pra perceber o respeito com o Brasil é o nosso povo que o oliver tem sem apontar os problemas individuais invés de comparar é piorar sempre o Brasil. Notei isso em vários podcast do HOC.
Nossa! estou comovido. o professor HOC está jogando o Grande Brasil pra baixo. acho que vou chorar na cama esta noite.
Ter problemas todo mundo tem,a questão é como cada um lida com isso e o Brasil é um péssimo exemplo de como lidar com os seus próprios problemas.
@@imandre98 não discordo de você, porém creio que um país forte se faz através do seu povo, o “Brasil” é reflexo da sua população, inclusive alguns pensamentos como não ser patriota já é um péssimo presságio que não tem como um país ser forte, é isso não é um achismo, grandes países tem em seu povo uma vertente de patriotismo, de todos quererem fazer o país dá certo, independente dos pensamentos diversos na sociedade. Inclusive o colega ali em cima do outro comentário reflete bem alguns brasileiros, que são apenas babacas e sem argumentos. Então a questão que quis levantar é a falta ou inexistente falta de querer, de ser patriota, invés de idolatra qualquer outro país, independente qual seja, esse é meu ponto crítico ao HOC.
Esse cara é mó paga pau da OTAN e dos eua(hoc) chega a ser nojento essa torcida dele pelo ocidente e a torcida contra a China e a Rússia e pior ainda colocar o Brasil pra baixo.
@@emersonsousa5226 aqui percebemos um grande brasileiro
Excelente episódio Bruno. Convide mais esses dois Doutores da sabedoria - são fantásticos. e parabéns pelo canal é muito agregador em todos os sentidos. Sucesso sempre a vocês dois e a equipe.
Excelente conversa e análises. Parabéns aos dois (convidados). São mestres!!! Aprendi muuuuuuuuito...
Sugiro que assistam os conteúdos do professor Luiz Antônio Peixoto do Valle e trás com dados e entrevistas do verdadeira fragilidade dos USA e de como está sendo sabotado internamente, economicamente e militar ...
Sugiro que vocês disponibilizem na descrição o nome dos livros, seria bem útil. Excelente podcast!!!
qual o nome do livro abordado nesse podcast?
Exato, gostaria de ler o livro e não vi o nome!
Consegui ver um dos Livros: Autor Ray Dalio (Princípios para a ordem Mundial em Transformação custa em média 130 reais!
Isso é um conteúdo que deveria ser valorizado na internet.
OLIVER E O PROFESSOR HOC E O MÁXIMO DE CONHECIMENTO. PARABÉNS POR CONVIDALOS. HOLANDA.
Parabens ao grupo dessa mesa redonda voces tem conhecimentos de mundo na politica na economia no sistemas financeiros o povo deveria estudar isso
Amo esse podcast!!!!
Sou muito fã dos professores 🥰
Meu sonho é estudar geografia e história
Já dei curtir antes de começar, pq o Van Gogh e o Prof Xavier são demais!!
Que aula! Podcast incrível, convidados selecionados e com ótimo conteúdo ! Tive interesse pela Geopolítica quando estive no ensino médio, considero muito importante o conhecimento ser propagado hoje na Internet com tanta facilidade de acesso!
Esses dois falando (colocaria também o André Lajst) parece que a hora passa voando, mais de 2hrs e conteúdo de qualidade, show 🙌🏼
Maravilhoso ter um papo elevado desses assim, os 2 professores sao íncriveis!!!
Aqui no Brasil todo mundo tem sangue africano, indo e europeu, somos unidos no sangue.
Geopolítica é sempre um assunto fascinante, fantástico porém controverso. Professor Hoc., bem tendencioso como em todos os debates em que participa. Ele sempre passa uma idéia de torcedor. Já o Professor Oliver, demonstra pluralidade em seus argumentos, demonstra uma visão mais abrangente sobre um tópico de tamanha relevância.
Ótimo vídeo. Parabéns aos apresentadores e convidados.
Ele é tendencioso porque por mais que a democracia liberal tenha defeitos, é muito melhor do que um estado autocrático como a china ou Rússia. Você não concorda com isso?
Fora que no começo do vídeo ele me diz que o maior país da América do Norte é os EUA (?????) Eu acho que seria o Canadá, se o mapa não estiver enganado.
@@nacionalistacascagrossa kra ele se referiu em influência e poder seja econômico ou militar, sim o Estados Unidos e bem maior fora o Alasca que faz parte do USA!!
Uma citação do HOCTAN: "O único modo de não acontecer guerra é a China implodir por dentro" kkkkkkk
Isso é o que está acontecendo com o país dele, o fuckin state América e se bem me lembro, após 1991, com o fim do mundo bipolar e a ascensão hegemônica americana guerras não cessaram.
O cara é uma piada.
Nem vi ainda, to nos 10 minutos de 2h e 43min mas só queria dizer que o HOC é brabo demais!!!
Estou aqui no alto sertão sergipano; e como é muito legal ouvir #80. Parabéns a todos pelo belíssimo podcast!
Excelente! Muito aprendizado.
Só assisti hj 03.01.23, Ameiiiii, vejam hj a questão da Ucrânia, roubando o $ da guerra, sugestão. apenas. Parabéns!
Os convidados são de nível alto... Excelente podcast
Um episódio melhor que o outro. Parabéns aos Sócios. Continuem assim.
Episódio sensacional! Assunto muito denso e complexo, que foi tratado de maneira acessível ao entendimento. 👏👏👏
Sem dúvida uma aula! Diria um congresso em minutos sobre o assunto! Muito conhecimento com base fundamental, verdadeiros mestres! Parabéns, show de bola !
🌼🌺Deus abençoe a sua noite de descanso Pakitinha Linda😍😘❤🌼🌺
Achei muito importante o assunto é muito atual , quero também parabenizar a atuação do apresentador, com questionamentos inteligente , os convidados são indiscutivelmente muito bem estruturados em conhecimento em geopolítica, estão de parabéns em trazerem este conhecimento e formação de educação riquíssimo, lamentável somente a questão da apresentadora que no cenário da entrevista teve um papel insignificante a qual foi totalmente ignorada pelos participantes durante todo o programa, mas mesmo assim um podcast muito rico , parabéns, tragam sempre pessoas com este nível que com certeza continuará a ser sucesso.