Olá.... sou dentista, bucomaxilo e estou fazendo medicina; quanto a questão de dor em todos dentes, isto é real, não é necessariamente psicossomático; a explicação vem do fato do mesmo ter apertamento dentário ou bruxismo, esta disfunção leva a uma sobrecarga da musculatura mastigatória, com maior ênfase em masseter e temporal, não excluindo o pterigoideo, uma vez este grupo de musculos em sobrecarga gera um quadro de dor referida em um grupo de dentes ou em todos os dentes, este fato esta totalmente atrelado com o agrupamento de músculos afetado. Olha a dor não é pequena é muito forte, as vezes até confundida com quadro de pulpite, que por vezes se o profissional não estiver ligado neste fato indica tratamento endodônticos desnecessários e a dor se mantem; haja visto que a causa não é pulpar e sim muscular como já mencionado. Todavia, é importante enfatizar que as parafunções maxilares tem um fundo muito importante quanto a quadros de estresse excessivo, ou seja, pessoas que estão passando por uma extenuante carga de trabalho, de estudo, ou de ansiedade estrema, etc.... de modo a gerar um aumento nesta parafunções, logo, como consequência, gera mais dor; além de uma abordagem quanto a diminuição desta disfunção temporomandibular, deve-se ter uma observação clinica do todo, pois a pessoa pode tb precisar de um acompanhamento psiquiátrico ou psicológico afim de melhorar seus níveis gerais de ansiedade e estresse.
Esse vídeo é muito bom para nós que trabalha com APH
Tudo maravilhoso, aproveitado com muita atenção...Bem explicado...adorei
Uhul!! Que bom que adorou Henny! Sinta-se a vontade pra compartilhar com seus colegas!
Adorei o vídeo !
Está perfeito!!! So que fico em duvida em qual momento encaminho para o psiquiatra.
👏👏👏👏
Top, Top..
Olá.... sou dentista, bucomaxilo e estou fazendo medicina; quanto a questão de dor em todos dentes, isto é real, não é necessariamente psicossomático; a explicação vem do fato do mesmo ter apertamento dentário ou bruxismo, esta disfunção leva a uma sobrecarga da musculatura mastigatória, com maior ênfase em masseter e temporal, não excluindo o pterigoideo, uma vez este grupo de musculos em sobrecarga gera um quadro de dor referida em um grupo de dentes ou em todos os dentes, este fato esta totalmente atrelado com o agrupamento de músculos afetado. Olha a dor não é pequena é muito forte, as vezes até confundida com quadro de pulpite, que por vezes se o profissional não estiver ligado neste fato indica tratamento endodônticos desnecessários e a dor se mantem; haja visto que a causa não é pulpar e sim muscular como já mencionado.
Todavia, é importante enfatizar que as parafunções maxilares tem um fundo muito importante quanto a quadros de estresse excessivo, ou seja, pessoas que estão passando por uma extenuante carga de trabalho, de estudo, ou de ansiedade estrema, etc.... de modo a gerar um aumento nesta parafunções, logo, como consequência, gera mais dor; além de uma abordagem quanto a diminuição desta disfunção temporomandibular, deve-se ter uma observação clinica do todo, pois a pessoa pode tb precisar de um acompanhamento psiquiátrico ou psicológico afim de melhorar seus níveis gerais de ansiedade e estresse.
Gostei apesar , que nao é fácil!
Verdade, Joana! Mas que bom que curtiu!
Paciente psiquiátrico sofre muito, e muitas pessoas não rntendem o sofrimento.
Pow jaleko acadêmico fala sobre neurocirurgia
Opa! Vim aqui só pra te avisar que semana que vem teremos uma live sobre Neurocirurgia!
@ opa, estou dentro!!