ALPHONSE MUCHA: O ICONE MAXIMO DO ART NOUVEAU

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 12 сен 2024
  • Alphonse Maria Mucha; Ivančice, 24 de julho de 1860 - Praga, 14 de julho de 1939) foi um pintor, ilustrador e designer gráfico checo e um dos principais expoentes do movimento Art Nouveau.
    Filho de Andreas Mucha, um oficial de diligências, Alphonse Mucha se interessou pelas artes desde criança. Com 11 anos começou a cantar no coro na Catedral de São Pedro em Brünn (atual Brno), capital da Morávia. Em 1877 não foi admitido na Academia de Belas Artes de Praga. Começou a pintar em 1882 como retratista, conhecendo seu primeiro mecenas, o Conde Khuen-Belassi. Graças ao mecenas Mucha viaja pelo norte da Itália e consegue frequentar a Academia de Belas Artes de Munique.
    É em 1888 que Mucha executa seus primeiros trabalhos de lustrações para revistas. Em 1892, juntamente com Georges Rochegrosse, ilustra a obra Scénes et épisodes de l'histoire d'Allemagne, do historiador Charles Seignobos.
    Sua primeira exposição individual ocorre em 1897, organizada pelo Journal des Artistes na galeria La Bodinière, em Paris. Aceita o convite de viajar para os EUA em 1904, onde lecionará aulas de pintura em Nova York, Filadélfia e Chicago. sua intenção é guardar dinheiro para realizar o sonho de se dedicar a pinturas de teor patriótico da cultura eslava.
    Mucha casou-se com Marie Chytilová em Praga em 10 de junho de 1906, após conhecê-la em Paris. Tiveram dois filhos, Jaroslava, nascida em Nova York e Jiří, nascido em Praga. Morreu de pneumonia em 14 de julho de 1939. Seu último quadro é O Juramento de União dos Eslavos.
    Entre seus trabalhos mais conhecidos estão os cartazes para os espetáculos de Sarah Bernhardt realizados na França, de 1894 a 1900 e uma série chamada Epopéia Eslava, elaborada entre 1912 e 1930.
    Alphonse Mucha foi o responsável por seus cartazes dos espetáculos em art nouveau.
    Mucha mudou-se para Paris em 1887 e continuou se aperfeiçoando na Academia Julian. Além de seus estudos, ele trabalhou na produção de revistas e ilustrações publicitárias.
    Por volta do Natal de 1894, aconteceu um problema sério em uma firma impressora, onde havia a necessidade súbita e inesperada de um cartaz publicitário para uma nova peça estrelada por Sarah Bernhardt, a mais famosa atriz em Paris, no Teatro da Renascença. Mucha ofereceu-se para produzir um pôster feito em 0litografia no prazo de duas semanas, e, em 1º de janeiro de 1895, o anúncio para a peça “Gismonda” apareceu nas ruas de Paris e foi uma sensação. O cartaz anunciou um novo estilo artístico. A atriz Sarah Bernhardt ficou tão satisfeita com o sucesso deste primeiro cartaz, que fez um contrato de cinco anos com Mucha para produzir palco e figurinos. Nos anos que se seguiram, Mucha criou uma quantidade enorme de pinturas, cartazes, anúncios e ilustrações de livros, bem como de desenhos para joias, tapetes, papel de parede e adornos para peças de teatro.
    Este novo estilo artístico foi inicialmente chamado de "Estilo Mucha", mas ficou conhecido posteriormente como "Art Nouveau" (francês para 'nova arte'). Seu estilo “Art Nouveau” foi muitas vezes imitado, mas, no entanto, foi um dos que Mucha tentou distanciar-se por toda a sua vida; ele sempre insistiu que ao invés de aderir a qualquer forma de estilo, suas pinturas foram criadas exclusivamente a partir dos conceitos da arte checa.
    O cartaz apareceu nas ruas de Paris a 1 de Janeiro de 1895 e causou uma sensação imediata. Bernhardt ficou satisfeito com a reacção; encomendou quatro mil exemplares do cartaz em 1895 e 1896, e deu a Mucha um contrato de seis anos para produzir mais. Com os seus cartazes por toda a cidade, Mucha viu-se subitamente famoso.
    Depois de Gismonda, Bernhardt mudou para uma impressora diferente, F. Champenois, que, tal como Mucha, foi colocado sob contrato para trabalhar para Bernhardt durante seis anos. A Champenois tinha uma grande tipografia na Boulevard Saint Michel que empregava trezentos trabalhadores, com vinte prensas a vapor. Ele deu a Mucha um generoso salário mensal em troca dos direitos de publicação de todas as suas obras. Com o aumento dos seus rendimentos, Mucha pôde mudar-se para um apartamento de três quartos com um grande estúdio dentro de uma grande casa histórica na rue du Val-de-Grâce 6, originalmente construída por François Mansart.
    Mucha concebeu cartazes para cada peça sucessiva de Bernhardt, começando com uma repetição de um dos seus primeiros grandes sucessos, La Dame aux Camelias (La Tosca (1898) e Hamlet (1899). Por vezes trabalhou a partir de fotografias de Bernhardt, como fez para La Tosca. Além de cartazes, concebeu programas teatrais, cenários, figurinos, e jóias para Bernhardt.

Комментарии • 20