Jogaço. Tô muito animado com ele. A simulação claustrofóbica do interior da nave é sensacional. Até o fator sorte na rolagem dos dados na hora do combate ficou temático, uma vez que partir pro confronto com um alien, como a gente sabe, é não saber em que vai dar. A evolução dos danos é muito boa, tem personagem que literalmente morre sangrando aos poucos. Fazer uma cirurgia pra remover uma larva e não morrer de infecção é imersivo. Percorrer os corredores técnicos com o mecânico é delicioso. Cumprir o objetivo e ainda não saber se venceu porque precisa verificar as condições de vitória é emocionante. Uma opinião franca e pessoal sobre as críticas acerca de termos como “intrusora” e “pilota”: elas (as críticas) estão mascaradas, no fundo é o velho preconceito de gênero mesmo, ataque ideológico e muita bobagem de conservadorismo de Internet. Adoro os termos, a língua portuguesa tem variações de gênero que a inglesa não possui. Faz todo sentido feminilizar os aliens, como vc disse. Tem gente que acha que a língua é engessada e precisa ser tratada como uma entidade sagrada conveniente com suas próprias visões de mundo. Bobagem grande! Tô animado nesse semi-coop, assim como você. Valeu!
Acabei de assistir o EP 200 (Mansion of madness) de 3 anos atrás e vc tava falando q o direto ao ponto ia acabar, fico feliz q hj vc ainda tá aí firme e forte com excelentes resenhas!
Ahhh obrigado pelo carinho, mas de fato acabou (pelo menos no formato que existia). De vez em quando eu ainda solto algum vídeo esporadicamente, mas deixou de ter frequência e foco... Mas o conteúdo ficará para sempre na internet Abração e boas jogatinas
Olá Alan, sou um grande fã do seu canal. Muitos dos meus jogos comprei vendo suas resenhas sobre eles. Ainda não abri o meu NEMESIS. Parabéns por mais um video direto ao ponto.
Eu não tava nem dando bola pro jogo, agora depois desse review sincerão, vou dar uma olhada nesse jogo. Particularmente piro em jogos com multi modalidades, só faltou um PvP haha. Muito obrigado Alan! Obs: melhor parte do vídeo é o tapa na cara dos reclamões kkk
O meu chegou ontem, só esperando pelos sleevs e terminar de ler o manual. Miniaturas são um show a parte, valor salgado mas os componentes são muito tops (Não justifica o valor tão salgado). Louco pra ver ele na mesa !!!
Top queria ter porém fiz a compra do senhor dos aneis que é muito legal ....mas como sabemos e caro e infelizmente não podemos ter todos ...fala pra Galápagos dar desconto que eu dou um golpe na patroa kkkkkk....parabéns pelo canal abração!!!
Ele já apareceu por 760, mas numa loja com frete muito caro pra cá, quando aparecer por uns 700 e com frete grátis (bora PlayEasy, Caixinha, Pittas e afins) eu pego, mais que isso não posso gastar até por causa da minha renda e estilo de vida. Queria demais ter essa experiência ameritrasher de alien e traição, mas achei muito salgado mesmo com a qualidade dos componentes. Ver você empolgado assim com um jogo é muito bacana, sempre bom acompanhar o canal. Abraço, Alan
Salve Alan, como sempre aqele conteudo de excelencia e direto ao ponto. Valeu pela review, estava receoso por causa do preço proibitivo mas com essa critica vou pensar na aquisiçao. Abraços Alan.
@@AlanFarias Valeu a dica Alan, vou tentar pegar emprestado com alguem da loja de boardgames q frequento. Ou ate mesmo "fazer a cabeça" do dono para adiquirir uma copia para aluguel hehehehehe, pq consegui jogar blood rage na loja por aluguel pois o jogo esta em falta so se consegue a copia de segunda mao, e q jogao. Como sempre vale a indicaçao do nosso mestre Alan Abraçao.
Parabéns por sempre estar trazendo conteúdo de qualidade, uma sugestão é falar tbm a média de preço e aonde está mais custo benefício. Eu comprei um zumbicide gree por causa do seu vídeo ainda sou iniciante nesse lance de board game e já tenho alguns jogos. Gostaria de pedir pra fazer um vídeo do esplendor da Marvel.
Excelente review como sempre! Parabéns! Tenho o jogo mas ainda não estreie rsrs sabe nos dizer como fazer para solicitar a reposição das cartas matérias etc errados na Galápagos ? Abraço!!!
Eles fizeram uma Live recente no Covil dos Jogos falando sobre... Mais pro final do ano isso será entregue a todos que possuem cópia do jogo Abração e boa jogatina!
Nemesis é sensacional! E o tchan dele é exatamente este: pode ter ou pode não ter ninguém pra te ferrar e esta dúvida muda TUDO! Quando vc sabe que um jogo tem traidor um dos objetivos automaticamente acaba sendo tentar descobrir quem é o traidor. Em Nemesis, esquece isto! É cada um por si e brotheragem aonde for possível. Tenho uma história de uma partida que vou levar pra minha cova: Paulo havia declarado abertamente que não ia trair ninguém e que parte do objetivo dele era mandar a nave pra Terra. Um jogador tava meio suspeito, andava fazendo barulho sem necessidade, não ajudava ninguém, n reparava nada e etc... Quando a gente começou a desconfiar dele, ele havia verificado/consertado um dos motores. Então a gente ficou na dúvida se ele tinha ou não deixado o motor OK, kkkkk! Nesse ponto o Paulo tava todo ferrado no meio da nave pq ele tinha q pegar um ovo ainda e pediu pro Luís verificar aquele motor. Luís foi lá e disse: tá beleza, tá consertado. Paulo ficou cismado, pq nesse ponto o outro cara praticamente declarou (em seus atos) que ia trair alguém, então n tinha pq deixar o motor consertado. Aí o Paulo pede pra eu conferir tb. Tive que dar uma volta só pra conferir isso... Fui lá, verifiquei o motor e disse: "Paulo, o motor tá defeituoso!" Luís virou pra mim, arregalou os 2 olhos e disse: "BREEEENO, VC NÃO TÁ FAZENDO ISSO!?!?" Desmenti logo em seguira: "relaxa, motor tá 100%, vamos embora daqui!". Alan, eu ri demais nesse momento foi épico, vlw Nemesis! Ansioso por jogar mais desse jogão.
Grande Alan, sou fã do seu canal e sempre acompanho seus vídeos. Tenho o Nêmeses também. Bacana demais esse jogo!!! Sobre a questão da tradução, eu me decepcionei sobre a questão do termo utilizado também e não foi nem pelo fato do termo ser feminino, é sim por criar uma nova palavra sem necessidade... Que colocasse "Intrusas" mesmo. Mas a "mágoa" maior é devido ao descaso da Galápagos com a qualidade. Não se dão ao trabalho de revisar os textos! Já não basta a mancada que deram com o Gloomhaven, a falta de cuidado com o Masmorra do Mago Louco (o deck da GueReira é foda) que já existia errata pro original, e tantos outros. Grande Abraço!!
@@AlanFarias , vlw!!! Agradeço o tempo dedicado à resposta!!! Vc vai poder resenhar o Tainted Grail??? Hehehe :D. Aguardando o meu chegar e doido pra jogar!!!
@@AlanFarias Uia! Fiquei feliz de ser reconhecido! Sim. Sumido. Trabalhando muito e meio desanimado com jogos pq não consigo juntar pessoas... só minha mulher que dá uma força... mas tenho que jogar o que ela gosta. Tem aí uma sugestão para jogar em casal? ... força aí e continue com os videos!
@@rafasantos22 cara... Jogar de dois com pouco tempo ou fator replay absurdo de alto: 7 wonders Duel! E não reclama que bem todo mundo tem a sorte de ter mulher jogadora! Abração
Ótimo vídeo Alan! Depois grava um sobre Barrage. Cara, eu demorei 1 hora pra explicar o jogo para o meu grupo,acho que eu que sou ruim de explicar. kkkkkk
Muita vontade de ter esse jogo em mãos, mas infelizmente com atual conjuntura do nosso país fica difícil comprar um item tão caro. Tenho jogado pelo Tabletop e desde então já é um dos meus preferidos.
Oi Alan, estou começando nesse mundo de board games e vc tem me ajudado demais! Assisti em um só final de semana uns 50 vídeos seus. Gosto muito das suas análises. Poderia falar sobre Masmorra Dungeons of Arcádia? Tô paquerando esse jogo e queria sua opinião. É um jogo com boa rejogabilidade? Um grande abraço!
O Masmorra eu não vou gravar sobre, mas tenho essa versão recente dele. É um jogo bem divertido que entrega uma experiência bem divertida! Vale a pena! Abração e boa jogatina!
Você acabou de fazer ele ir pra minha lista :( não tenho mais dinheiro, Alan! KKKK! PS: Esperando abrir vaga pro marketing da Galápagos. Saio até da minha cidade natal! hahaha Me apresenta pra galera, Alan!
Boa tarde Alan, tudo bom? Primeiro obrigado por tantos vídeos, tem me ajudado muito a escolher meus jogos e todos foram muito bem comprados após suas reviews, nenhum arrepiamento. Sobre o Nemesis, será que os que estão sendo vendidos agora em 2022 já arrumaram essas pequenas falhas? Um abraço!
Oi Alan bom dia, eu gostaria que vc me tirasse uma dúvida, esse insert que vem no jogo, cabe as cartas já com sleeves nele? Ou tenho que comprar um insert por fora? Muito obrigado
Ótimo episódio esse. Estou pensando em comprar um Nêmesis esta semana e pergunto: as correções ainda são enviadas pela Galápagos ou o que está à venda agora já está corrigido? Grato e um grande abraço.
O que tu acha sobre o player elimination? Vi vários reviews levantando esse ponto, até da eliminação ter rolado bem cedo no jogo e o player ter ficado umas horinhas parado ali.
Pior que zerar xp como em alguns jogos ou coisa do tipo quebraria muito da temática e da imersão nesse caso, afinal os aliens são implacáveis. É jogo pra jogar no final da noite e "boa noite e tchau" pra quem morreu. Triste, mas acho a melhor "solução". Vi gente reclamando da contaminação também, falando que se tu não se examinar, tem chance de não dar nada no endgame, enquanto que se tu fizer o exame durante o jogo, tu se ferra mais. Vou jogar no Tabletop Simulator em breve.
Eu acho que casa perfeitamente com a proposta e temática do jogo. Sei que isso causa frustração em algumas pessoas, mas pra mim foi diversão total (sim, eu morri kkkk)
Eu não teria dito melhor! Penso da mesma forma: a temática está ali e para deixar os Aliens implacáveis! Objetivo aqui é tentar sobreviver, não necessariamente sair na mão com eles. Abração
ótimo review, só ponderaria quanto ao modo coop. Achei super legal. Qdo vc acha que tá tudo certo, vai correr pro abraço...acontece algo e muda tudo. Assim, apesar de nao ser excepcional no modo coop. discordo de que seja apenas mais um jogo nessa modalidade. Ele oferece muito, mas muito mais.
Sim, super entendo seu ponto. Eu gostei do modo Coop? Gostei. Achei brilhante? Nem de longe. Agora o semi coop eu achei algo genial de ponta a ponta pela maluquice que ele passa. Abração e boas jogatinas!
@@fernandotapias concordo totalmente contigo, embora eu nao tenha tido a oportunidade de jogar o semi coop, uma modalidade que eu adoro. Minha única ressalva é quanto ao ponto referente ao full coop. Sem dúvida, seria mais um jogo, mas, ainda assim, acho que ele entrega um pouco mais nessa modalidade do que a média geral.
Dai Alan blz ? Cara como faz pra fala direto com vcs ? Achei uma oportunidade no ml que quem não tem na coleção tem que tem é só foi feito 500 unidades aqui no Br
Desculpa kkkk eu escrevi igual a um macaco!!! Falei que tem uma oportunidade no mercado livre de um jogo do hora de aventura ( RPG ) feito só 500 unidades pela RetroPunk e eu tenho uma! Se não tiver uma cópia tem que ter pq é lindo de mais kkkkk
@@jhowneri9390 Ahhh valeu a dica! Eu tenho o RPG Hora de Aventura da Retropunk e suas expansões add ons! Projeto lindo! Sou apaixonado pelo cenário! Abração!
To doidinho pra esse aí, só preciso convencer a Senhora a assistir o primeiro Alien pra entrar na vibe do jogo. Mas primeiro vou deixar abaixar mais o preço e enquanto isso vou pegando uns euros mais tradicionais que tão faltando na coleção. La Granja tá no correios!
Oi, TD bom? Ainda não fiz a resenha do D&D Stranger Tinha, mas assim como ele e o D&D Rick and Morty, eles são versões alternativas e temáticas do Set Introdutório vendido no Brasil, mas eles vem com alguns mimos a mais (além das ótimas temáticas). Abração
@@AlanFarias Blz! Outra coisa, eu vi que você trabalha na Galápagos e acontece que não estou encontrando o jogo pra venda em nenhum local. Você tem previsão de quando vai ter um reprint?
Alan blz? Estou com oportunidade de comprar versao eua Tenho um ingles de basico pra intermediario me viro bem sem tradutor, sera que da pra jogar? Mesmo assim ainda penso que da pra usar um tradutor no app. Sabe se a versao galapagos e a KS EUA do corebox muda algo?
TD bem? Esse jogo tem MUITO texto, muito MESMO! Então se o seu inglês for bom, vai fundo. Sobre as diferenças, a caixa da GJ é a básica, diferente da básica do KS de lá (que vem com cards a mais) Abração
Dentro da regra e mecânicamente, não. Porém você pode grudar nele o tempo todo...Ou simplesmente trancar ele em algum lugar (essa seria a exceção mecânicamente)
Alan, voltando aqui pra dizer que tu esqueceu de colocar os vídeos citados na descrição. O das regras explicadas (achei esse por ser de 25 minutos como você falou) e o dos amigos jogando.
17:00 achei meio bizarro também essa palavra "intrusora". Mas nada a ver como o feminino. Poderia ser "intrusa" ou "invasora". Lembrando que no inglês não tem o apelo feminino, senão sairia algo como "she-intruder". Essa tradução me fez lembrar a Pantera Descoladora (Displacer Beast) da 1a tradução do D&D em português.
Estou namorando esse jogo, sei que rola eliminação, mas essa eliminação é só se o amiguinho jogar mal? Se ele jogar direitinho não seria eliminado? É isso? Ou seja se todos jogarem com sabedoria todos terminam o jogo sem ser eliminado?
@@AlanFarias Alan parabéns pelo seu trabalho eu comprei o Nemesis ontem, que jogo lindo, já veio com kit de correção e tudo mais,.comprei de um colecionador, sempre antes de adquiri um game novo eu assisto vídeos como o seu aqui. De ante mão obrigado e sucesso pra ti!
Jogo caótico, do jeito q eu gosto! A Awaken Realms é a CMON da Europa. Só mini bem feita. Imagina o Maus jogando! E o thumbmail desse vídeo foi um clickbait safado!
Concordo plenamente. Acho que o grande problema é como as pessoas vêem erros. Achar que uma empresa lança algo errado PROPOSITALMENTE é de uma infantilidade sem fim, certo? E vou um pouco além: vejo os comentários das pessoas a respeito de tradução/erros com uma grosseria sem fim ou palavras de baixo calão. Acho que a reclamação deve SIM existir, porém com educação. Imagina você, trabalhando e comete um erro. Seu chefe chega pra vc e fala: E aí, imbecil. Você é burro pra caralho hein? E ele não fala isso só com você. Fala na frente de todo mundo pra expôr você. Sim, existe processo e lei trabalhista justamente para isso, mas o dano causado a sua imagem e a você mesmo processo nenhum paga... MAAAASSSSSS em tempos onde todo mundo tem razão na internet atrás de um teclado/fone, eu nem perco mais meu tempo. Lido com gente educada somente. Hater comigo eu sempre tratei (e trato) da mesma forma... Abração
@@AlanFarias falta de educação não vai ajudar em nada.. O problema ta lá, quase impossível ser proposital, e a obrigação de corrigir é da editora e ela fará. Mas tem que fazer um pente fino maior antes do lançamento.. Espero que com os últimos casos, esse setor da Galapagos aprenda com os erros. Vida longa a editora, mas com ressalvas de mante a qualidade alcançada anteriormente.
Só esperando pra poder jogar esse jogo maravilhoso, mas a pandemia não está permitindo Sobre "Intrusora", como alguém que fez Letras, posso dizer que essa foi uma das decisões editoriais mais geniais que já vi em tradução de board games no Brasil. É uma ousadia que vai fazer muita gente torcer o nariz, mas ei!, todos os grandes autores da literatura passaram por isso.
@@mateus_abude basicamente isso. De acordo com a própria tradutora, é um neologismo, mas que nem foi ela que inventou. É uma palavra que ainda não foi dicionarizada, mas já foi utilizada em diversos textos específicos, entre o exemplo que ela dá, em textos de aviação para representar uma aeronave que entra em um espaço aéreo sem autorização. O que eu acho genial é realmente o fato da palavra gerar estranhamento, parecer algo alienígena para denominar um alienígena!
Também achei genial o termo intrusora, existe nele toda uma carga de perigo, violação e ataque que não existe tão forte em "intrusa" e segundo a gramática do português, é um neologismo plenamente coerente com a nossa morfologia. Sensacional.
@@AlanFarias diferença de valores é um notável, para jogos em japonês ... porém em inglês ou outra língua esse valor já duplica e as vezes até triplica!
Você se acha esperto né safado! Vi lá trás o Masmorra e o Valknut, fala deles aqui comentário mesmo que se achou? Alan parabéns pelo trabalho que se realiza "fodasticamente".
Masmorra tem um Review meu muuuuiiitoooo antigo, mas reitero: é um jogo delícia de jogar. O Valknut tem uma ideia MUITO simples, porém MUITO bem aplicada! Me impressionou positivamente! Abração!
N tenho dúvidas que é um jogaço, mas depois do golpe que a Galapagos deu em quem comprou a Masmorra do Mago Louco, nunca mais comprei um jogo dela na pré venda, ainda bem que n peguei esse...
Sim, a partir do momento que tu vende um produto todo mal feito à 620 reais, n consigo encontrar outro adjetivo... Mas assim, vc sempre foi minha referência pra escolhas de novos jogos, tomara que sua nova profissão n mude sua imparcialidade. Abração!
@@DiegoSantos-jk2uo Oi Diego Eu não tive contato ainda com a Masmorra, mas sei dos problemas dele (tanto ortográficos quanto de componentes). Eu entendo como GOLPE algo que vc faz INTENCIONALMENTE com o objetivo de prejudicar alguém. Se formos enviesar desta forma, então editora nenhuma escapa, pois a grande e esmagadora já fez algo em maior ou menor grau. Como eu disse: eu acho mais do que certo as pessoas reclamarem SIM, afinal, elas estão pagando por algo e querem esse algo perfeito. O grande problema por aqui (e nem digo que é seu caso) é que isso ocorre no mundo todo (ortografia, palavras faltantes, componentes defeituosos etc), mas o brasileiro médio que consome BGs tem a mania de achar que é intencional, quando não é. Acho que seria um desserviço grande demais fazer algo do tipo. Imagina o cara que vai trabalhar todos os dias, entra no escritório e diz: e aí chefe? Td bom? Então vai pra pqp... Seria uma auto sabotagem imensa, sejamos sinceros. Eu sempre apontei erros/defeitos de produtos desde que o canal existe, mas de forma educada e no mínimo sadia. Acho que ta faltando isso como um todo na comunidade do BG, infelizmente... Obrigado por acompanhar o canal, boas jogatinas e abração!!!
Irmão, Intencional eu tbm sei que n é, sempre existiram e sempre existirão, mas no caso do Masmorra, o produto que foi entregue é extremamente ruim, de miniaturas até a livro de regra, a tradução atrapalha demais, foi um negação. Mas assim, n houve nem uma retratação, nem um pedido de desculpas...mas é isso, vida que segue. Abração!
Tudo bem Alan?...Sei que um jogo não tem nada a ver com outro, mas qual é melhor : um banquete a Odin ou terraforming mars?...quem quiser opinar fiquem a vontade...abç
Sinceramente, não teria problemas ser "Intrusa". Ai sim seria 'feminino de "Intruso"'. O problema é a palavra "Intrusora" nem sequer existir! :P Na boa, passada de pano, hein, Alan! hahaha
Como foi com educação, eu sempre respondo com educação! Eu entendo e respeito seu ponto de vista sobre a tradução. Eu no lugar dela teria feito o mesmo justamente para deixar temático ao lado feminino da franquia Alien (da qual o jogo bebe). Se eu tivesse traduzido o material, eu teria deixado tudo no feminino para reforçar ainda mais isso (esse ponto sim, poderia gerar discórdia porque aí eu estaria realmente mudando o texto original). E tradução/localização vai muito do tradutor. Na época desse caso mandei o post da tradutora sobre, pra um amigo que mora no Canadá há uns 10 anos e vive de ser intérprete tradutor por lá e ele disse que foi uma ótima decisão. Então ao meu ver (e isso é só a minha opinião) é questão de gosto mesmo, até porque esse termo já tinha sido utilizado anteriormente (um cara respondeu aqui em um comentário...da uma lida). Abração e boas jogatinas!
@@AlanFarias São opiniões de cada um, claro, e não será um mero comentário que fará cada um mudar de lado, porém tenho algumas ponderações, sempre com todo respeito do mundo (apesar do textão hahaha): 1. Um colega comentou que gostou do "Intrusoras" e comparou isso com nomes da literatura (sem citar quem). - Acho isso um erro e uma besteira tamanha, justamente pelo motivo que outro colega levanta: "Causa estranheza no consumidor". O jogo é além de um produto intelectual, um produto comercial. Deste ponto de vista causar estranheza é a ULTIMA coisa que você quer fazer. Além disso, temos o problema do tradutor se achar acima do escritor original. Imagina se um tradutor se dá a liberdade de traduzir um livro e troca termos, literalmente INVENTANDO palavras que nem sequer existem no dicionário sem nenhuma necessidade. Não seria genialidade e audácia, mas falta de respeito com a obra original. O colega sustenta que a tradutora usou um neologismo, porém na época do lançamento do jogo e das conversas sobre isso, não foi demonstrado em lugar nenhum o uso do termo (para criaturas então, menos ainda), salvo engano em algum documento em português de Portugal. 2. O fato de você levantar a hipótese que as pessoas reclamarem do "intrusora" é uma questão de militância, machismo e afins, chamando de 'reclamões de plantão' na boa, pega MUITO, MUITO MAL. Você está me dizendo então, sem nem me conhecer, que eu sou machista por não gostar e criticar o uso de 'Intrusora" e querer no lugar "Intrusa", termo este também no feminino, e que sustenta toda temática dos filmes em que o jogo se baseia e fortalece DA MESMA FORMA o empoderamento feminino. Enfim: INTRUSA também sustenta todos pontos que você fala sobre 'ser feminino', sem o impacto negativo que causou o termo esclhido. Veja, a questão não é se é feminino ou não, mas se a palavra existe ou não. Não precisamos tirar nota ruim em português para termos uma boa nota em estudos sociais. hahaha Acho que é isso. Complementando, achei muuito legal a iniciativa da Galápagos de fazer a reposição e se prontificar a ter uma equipe mais voltada para que estes problemas não se repitam. Só cuidado com a forma que coloca as coisas e as hipóteses que cria sobre as mesmas, se não daqui a pouco "eNpansão" vai ser elogiado também! haha Abraços!
@@raphaelgurian ahhh acho justo os pontos que vc levantou, ams vou até no post que a tradutora criou um tempo atrás tentando elucidar alguns pontos. Ela disse que o termo intrusora é usado na aviação. Pergunteio pro meu irmão (resrva da FAB) e pro meu ex sogro (Brigadeiro na reserva) e ambos confirmaram a palavra e uso do termo, para algo desconhecido que invade algo... Ao MEU ver, tem TUDO a ver. E sim, não é um comentário que fará ninguém mudar de opinião. É só uma discussão sadia. E quando me refiro aos reclamões de plantão, me refiro sim aos que jogaram coisas do tipo "tinha que ser mulher", "não que militar" e todo blablabla que já sabemos. Eu teria deixado tudo no feminino, assim como o Alien RPG. A série de filmes sempre foi sobre elas, nunca eles. Caso da "enpansão" é um assunto totalmente diferente, porque aí foi uma falha mesmo propriamente dita e não uma escolha consciente, certo? Abração e obrigado pelo textão!
Ainda acho uma escolha ruim, pois em momento nenhum isso foi abordado de forma temática e com uma justificativa, parecendo depois uma desculpa mesmo. Sobre 'ser tudo feminino', não vejo problema. Intrusa também é feminino!hahaha Abraços!
EU acho que intrusora foi uma boa tradução e a tradutora deu motivos bem sensatos... PORÉM é perceptível que a maioria parte do público não gostou, num ponto de vista mercadológico isso foi péssimo! Lembrando que a empresa tem que se adequar aos consumidores e não ao contrário!
Gostei do seu ponto de vista. Educado e inteligente. Vou colocar o meu e tudo bem se você não concordar, porque discussões sadias são feitas dessa forma. Eu acho que intrusora ficou perfeito para denominar um ser alienígena e ainda vou além: eu teria deixado todo o manual no feminino tirando completamente a questão das palavras como jogador (a) justamente por conta da ligação da franquia Alien (da qual o jogo bebe descaradamente) e todo seu simbolismo feminino (personagem central , a espécie alienígena em si). Sobre fazer o que o mercado quer eu acho um ponto sensível também, porque um tradutor coloca a versão dele em qualquer obra que sofra localização. Abração e boas jogatinas!
Cara, Alan meu querido, não passa esse pano. Dizer que o pessoal critica o termo "Intrusora" porque é feminino e não porque é invenção da palavra e estranho para carambra é Falácia do Espantalho (Distorcer o argumento para ficar mais fácil de atacar/defender). Não me incomodou o termo muito, até perceber a série de erros de tradução/edição que a Galápagos anda fazendo, ainda mais cobrando os preços que estão cobrando..
Tudo bom Rafael? Cara...passar pano pra mim é falar sobre algo e não apontar hum eventual defeito, coisa que não rolou neste vídeo (e em nenhum outro). Eu sou a favor SIM do termo Intrusora, até porque ele é usada na FAB (meu irmão e meu ex sogro são de lá). E tem aquele ponto também: é Minha opinião... Ninguém é obrigado a concordar. Esse argumento eu defendo até o fim, rs Abração
@@AlanFarias, tudo ótimo! Passar pano, no meu entender é reduzir o tamanho do problema, normalmente desvalorizando a crítica. Pode não ter sido o caso (eu vi denovo a parte), ficou meio rude da minha parte, por isso peço desculpas se foi essa a impressão. Eu confesso, nem precisa de tortura, que o termo era muito estranho no começo, mas acabou acostumando, talvez mais por conhecer o termo em inglês, mas depois de observar outros erros da Galápagos, eu e outros ficamos com a impressão de que foi sem querer e inventaram uma explicação meia-boca para tentar fazer o erro passar (olha o exemplo do Enpansão, por exemplo), e então, colocando em perspectiva o valor cobrado dos jogos, fico muito desconfortável. Apesar de querer o jogo... :/ E sobre opinião, nada a acrescentar, todos temos a nossa, talvez se o argumento fosse apenas esse, seria mais o Alan que estávamos acostumado. Dito isto, o argumento que tu usou que eu achei meio estranho, daí a crítica que era pra ter sido com mais respeito, talvez. (Ou todos nós estamos meio espinhosos na internet, daí nossas interpretações). Abraço irmão, desejo muito sucesso e mais reviews ;) PS; Tenta um acordo com a Galápagos e volta a fazer reviews de outros jogos, please. ;)
Lamentável você fazer comparação com a palavra Intrusora, dizendo que Allien não existe.. A editora não se preocupa em entregar um produto de boa qualidade... o mínimo que deveriam fazer é um serviço bem feito, traduzir de forma correta e coerente com o mundo dos boardgames... A Palavra Intrusora não existe em nenhum lugar do mundo.
Oi Alessandro, tudo bom? Por mais incrível que pareça, ela existe sim. É usado por pilotos da FAB e instrutores de vôo de lá também. Meu ex sogro (brigadeiro) confirmou comigo recentemente, por conta desta discussão (inútil por sinal). Acho que o mais interessante é sempre respeitar o ponto de vista alheio. Todos tem o direito de achar a escolha da palavra uma merda (que não é meu caso). Acho justo. O que não acho certo e atitude de homem adulto (consumidor do hobby em geral) é ir atacar a tradutora por conta da escolha dela. Traduções tem muito do tradutor e seu trabalho ali. E sempre existe o direito de consumir a obra na língua original, claro. Sobre produto de boa qualidade, eu realmente queria que a maioria das pessoas hoje estivessem em 2008/2009 consumindo bg (tanto aqui quanto lá fora, meu caso) para entenderem o que é algo se má qualidade em todos os sentidos. Claro, isso sou eu falando e é só meu ponto de vista, que ninguém é obrigado a concordar (você inclusive), mas respeitar sim. É o mínimo para uma sociedade coerente e composta de pessoas educadas. Em tempos de Internet, acho que as pessoas se preocupam mais em agredir/ofender/acusar do que em agregar em algo. E mais uma vez, é só meu ponto de vista. Abraço e boas jogatinas!
@@AlanFarias essa palavra pode até existir como um termo técnico na aviação.. mas é uma palavra que nao usamos no dia a dia e nem ensinada nas escolas. Sobre o fato de atacar editoras, é só ver os fatos tantos e tantos erros de tradução e pelo preço que se pratica nos jogos as editoras deveriam ter um cuidado maior, mas como vc disse é só minha opinião tb.
Jogaço. Tô muito animado com ele. A simulação claustrofóbica do interior da nave é sensacional. Até o fator sorte na rolagem dos dados na hora do combate ficou temático, uma vez que partir pro confronto com um alien, como a gente sabe, é não saber em que vai dar. A evolução dos danos é muito boa, tem personagem que literalmente morre sangrando aos poucos. Fazer uma cirurgia pra remover uma larva e não morrer de infecção é imersivo. Percorrer os corredores técnicos com o mecânico é delicioso. Cumprir o objetivo e ainda não saber se venceu porque precisa verificar as condições de vitória é emocionante.
Uma opinião franca e pessoal sobre as críticas acerca de termos como “intrusora” e “pilota”: elas (as críticas) estão mascaradas, no fundo é o velho preconceito de gênero mesmo, ataque ideológico e muita bobagem de conservadorismo de Internet. Adoro os termos, a língua portuguesa tem variações de gênero que a inglesa não possui. Faz todo sentido feminilizar os aliens, como vc disse. Tem gente que acha que a língua é engessada e precisa ser tratada como uma entidade sagrada conveniente com suas próprias visões de mundo. Bobagem grande!
Tô animado nesse semi-coop, assim como você. Valeu!
Rapaz...se todo comentário fosse como o seu minha vida seria mais fácil, rs
Abração e boas jogatinas
@@AlanFarias pois eu virei te ajudar mais vezes a combater as hordas .. hahah!
Acabei de assistir o EP 200 (Mansion of madness) de 3 anos atrás e vc tava falando q o direto ao ponto ia acabar, fico feliz q hj vc ainda tá aí firme e forte com excelentes resenhas!
Ahhh obrigado pelo carinho, mas de fato acabou (pelo menos no formato que existia). De vez em quando eu ainda solto algum vídeo esporadicamente, mas deixou de ter frequência e foco... Mas o conteúdo ficará para sempre na internet
Abração e boas jogatinas
Olá Alan, sou um grande fã do seu canal. Muitos dos meus jogos comprei vendo suas resenhas sobre eles. Ainda não abri o meu NEMESIS. Parabéns por mais um video direto ao ponto.
Valeu e se prepara pra uma baita jogatina!
Abração!
Cara, como seus videos são bons !
Caraaa muito bom esses vídeos um pouco mais longo!!!!
Ansios pra jogar Nemesis agora
Kkkkkkkkkkkkkkk
Boa!! Se puder jogue mesmo porque é uma baita experiência!
Abração!
Boa noite Alan. Como sempre, excelente análise, pois és sucinto (na medida do possível), direto, objetivo e verdadeiro. Abraço
Valeu meu caro!
Abração e boa jogatina!
Ganhou mais um escrito, parabéns pelo canal. Muito bom.
Valeu meu caro
Abração!
Nossa! Estava doido pra ver você analisando esse jogo. Bom demais! Valeu Alan.
Valeu!
Venho olhando para este jogo desde que foi lançado. Agora deu mais vontade ainda de jogar.
Se possível jogue mesmo! Diversão garantida!
Meu deus !!! Que saudades de ver vídeo seu Alan e adorei final do vídeo kkkkkk
Valeu mano!
Abração!
Só pela apresentação eu já quero comprar!
Boa alan! Ate que em fim um video review. Ja tenho o meu. E penso igual a vc. Abraços.
Abração!!!
Esse jogo é muito foda. Joguei bastante no tabletop simulator com a galera gringa
Sim , ele entrega uma experiência muito boa!
Eu não tava nem dando bola pro jogo, agora depois desse review sincerão, vou dar uma olhada nesse jogo. Particularmente piro em jogos com multi modalidades, só faltou um PvP haha. Muito obrigado Alan!
Obs: melhor parte do vídeo é o tapa na cara dos reclamões kkk
Cara...se puder jogue. Certeza que vc vai curtir!
Abração!
que jogo lindo alan!! deu vontade de pegar rsrs
Nemesis é uma obra de arte
Like instantâneo
!!
Ate hoje nao vi as atualizacoes e expansoes voce acha que tera? A muito tempo espero ancioso
Se for lançado, a Galapagos vai falar algo no Spoiler Board! Da uma olhada por lá!
Comprei o jogo e tô ansioso pela chegada. É caro mas o hobby é isso aí! Agente se programa e consegue. Parabéns pelo vídeo
Jogão! Antes de jogar, leia o manual todo, de ponta a ponta e pega a errata na internet pra vc jogar ok.
Abração e boa jogatina!
@@AlanFarias me ajuda, comprei o game e só vi que ta com esses erros agora, ainda consigo receber a reposição da Galapagos?
Valeu pelo vídeo!
Eu que agradeço por acompanhar
Abração
17:28 Mãe como a IA da nave Nostromo
Bem lembrado!
O meu chegou ontem, só esperando pelos sleevs e terminar de ler o manual. Miniaturas são um show a parte, valor salgado mas os componentes são muito tops (Não justifica o valor tão salgado).
Louco pra ver ele na mesa !!!
Vai adorar a experiência!!!
Não confie em ninguém!
Abração e boa jogatina!
Top queria ter porém fiz a compra do senhor dos aneis que é muito legal ....mas como sabemos e caro e infelizmente não podemos ter todos ...fala pra Galápagos dar desconto que eu dou um golpe na patroa kkkkkk....parabéns pelo canal abração!!!
Jamais faça isso! Kkkkk
Brincadeiras a parte, boas jogatinas com a patroa e família!
Abração!
Kkkkkkkkkk te entendo
Ele já apareceu por 760, mas numa loja com frete muito caro pra cá, quando aparecer por uns 700 e com frete grátis (bora PlayEasy, Caixinha, Pittas e afins) eu pego, mais que isso não posso gastar até por causa da minha renda e estilo de vida. Queria demais ter essa experiência ameritrasher de alien e traição, mas achei muito salgado mesmo com a qualidade dos componentes.
Ver você empolgado assim com um jogo é muito bacana, sempre bom acompanhar o canal. Abraço, Alan
Valeu meu caro!
Abração e boa jogatina!
Tenho que escrever isso, o primeiro comentário sobre preço inteligente que eu li. Concordo com tudo que escreveu.
Procura alguma loja de jogos na sua cidade que alugue
Nao vejo a hora de ter o meu
Jogão!!!
Salve Alan, como sempre aqele conteudo de excelencia e direto ao ponto. Valeu pela review, estava receoso por causa do preço proibitivo mas com essa critica vou pensar na aquisiçao. Abraços Alan.
Se não pegar ele, tenta jogar um dia. Talvez isso te ajude ainda mais na decisão da aquisição
Abração!
@@AlanFarias Valeu a dica Alan, vou tentar pegar emprestado com alguem da loja de boardgames q frequento. Ou ate mesmo "fazer a cabeça" do dono para adiquirir uma copia para aluguel hehehehehe, pq consegui jogar blood rage na loja por aluguel pois o jogo esta em falta so se consegue a copia de segunda mao, e q jogao. Como sempre vale a indicaçao do nosso mestre Alan Abraçao.
10 garoupas pesa no bolso. O negócio é esperar a loja que eu vou abrir um e disponibilizar para locação. Parece ser muito bom.
Parabéns por sempre estar trazendo conteúdo de qualidade, uma sugestão é falar tbm a média de preço e aonde está mais custo benefício. Eu comprei um zumbicide gree por causa do seu vídeo ainda sou iniciante nesse lance de board game e já tenho alguns jogos. Gostaria de pedir pra fazer um vídeo do esplendor da Marvel.
Splendor Marvel já tá na fila!
Abração!
Almeida jj na área topp
Oss!
De qual unidade vc é, irmão?
Excelente review como sempre! Parabéns! Tenho o jogo mas ainda não estreie rsrs sabe nos dizer como fazer para solicitar a reposição das cartas matérias etc errados na Galápagos ? Abraço!!!
Eles fizeram uma Live recente no Covil dos Jogos falando sobre...
Mais pro final do ano isso será entregue a todos que possuem cópia do jogo
Abração e boa jogatina!
@@AlanFarias obrigado meu amigo!!! 👍👍👍
Excelente review e colocação sobre o termo Instrusoras, parabéns!
Valeu mano!
Estou na espera das expanssõss agora. Tomara que a galápagos traga.
To na mesma torcida!
Nemesis é sensacional! E o tchan dele é exatamente este: pode ter ou pode não ter ninguém pra te ferrar e esta dúvida muda TUDO! Quando vc sabe que um jogo tem traidor um dos objetivos automaticamente acaba sendo tentar descobrir quem é o traidor. Em Nemesis, esquece isto! É cada um por si e brotheragem aonde for possível.
Tenho uma história de uma partida que vou levar pra minha cova:
Paulo havia declarado abertamente que não ia trair ninguém e que parte do objetivo dele era mandar a nave pra Terra. Um jogador tava meio suspeito, andava fazendo barulho sem necessidade, não ajudava ninguém, n reparava nada e etc...
Quando a gente começou a desconfiar dele, ele havia verificado/consertado um dos motores. Então a gente ficou na dúvida se ele tinha ou não deixado o motor OK, kkkkk! Nesse ponto o Paulo tava todo ferrado no meio da nave pq ele tinha q pegar um ovo ainda e pediu pro Luís verificar aquele motor. Luís foi lá e disse: tá beleza, tá consertado.
Paulo ficou cismado, pq nesse ponto o outro cara praticamente declarou (em seus atos) que ia trair alguém, então n tinha pq deixar o motor consertado. Aí o Paulo pede pra eu conferir tb. Tive que dar uma volta só pra conferir isso... Fui lá, verifiquei o motor e disse: "Paulo, o motor tá defeituoso!"
Luís virou pra mim, arregalou os 2 olhos e disse: "BREEEENO, VC NÃO TÁ FAZENDO ISSO!?!?" Desmenti logo em seguira: "relaxa, motor tá 100%, vamos embora daqui!". Alan, eu ri demais nesse momento foi épico, vlw Nemesis! Ansioso por jogar mais desse jogão.
Kkkkkk sensacional!
Acho que seu exemplo transcreve bem a paranóia do Nemesis.
Abração
Grande Alan, sou fã do seu canal e sempre acompanho seus vídeos. Tenho o Nêmeses também. Bacana demais esse jogo!!! Sobre a questão da tradução, eu me decepcionei sobre a questão do termo utilizado também e não foi nem pelo fato do termo ser feminino, é sim por criar uma nova palavra sem necessidade... Que colocasse "Intrusas" mesmo. Mas a "mágoa" maior é devido ao descaso da Galápagos com a qualidade. Não se dão ao trabalho de revisar os textos! Já não basta a mancada que deram com o Gloomhaven, a falta de cuidado com o Masmorra do Mago Louco (o deck da GueReira é foda) que já existia errata pro original, e tantos outros. Grande Abraço!!
Sim...eu acho que todas as discussões sadias sobre isso são válidas (como foi o seu comentário). Abração e boas jogatinas!
@@AlanFarias , vlw!!! Agradeço o tempo dedicado à resposta!!! Vc vai poder resenhar o Tainted Grail??? Hehehe :D. Aguardando o meu chegar e doido pra jogar!!!
O computador da nave também era chamado de Mãe
Muito bem lembrado!
Boa!
Ta sumido dos comentários!
Abração!
@@AlanFarias Uia! Fiquei feliz de ser reconhecido! Sim. Sumido. Trabalhando muito e meio desanimado com jogos pq não consigo juntar pessoas... só minha mulher que dá uma força... mas tenho que jogar o que ela gosta. Tem aí uma sugestão para jogar em casal? ... força aí e continue com os videos!
@@rafasantos22 cara... Jogar de dois com pouco tempo ou fator replay absurdo de alto: 7 wonders Duel!
E não reclama que bem todo mundo tem a sorte de ter mulher jogadora!
Abração
top
Ótimo vídeo Alan! Depois grava um sobre Barrage. Cara, eu demorei 1 hora pra explicar o jogo para o meu grupo,acho que eu que sou ruim de explicar. kkkkkk
Nao acho que vc seja ruim...ele em muito detalhe. Ao explicar eu levei uns 40 minutos e muita coisa ei deixo pra explicar na hora em que rolar mesmo
E Barrage tá na fila!
@@AlanFarias Só no aguardo! Forte abraço!
Muita vontade de ter esse jogo em mãos, mas infelizmente com atual conjuntura do nosso país fica difícil comprar um item tão caro. Tenho jogado pelo Tabletop e desde então já é um dos meus preferidos.
Ele é um que vale comprar em galera, talvez em 4 pessoas. É um baita jogão!
Oi Alan, estou começando nesse mundo de board games e vc tem me ajudado demais! Assisti em um só final de semana uns 50 vídeos seus. Gosto muito das suas análises. Poderia falar sobre Masmorra Dungeons of Arcádia? Tô paquerando esse jogo e queria sua opinião. É um jogo com boa rejogabilidade? Um grande abraço!
O Masmorra eu não vou gravar sobre, mas tenho essa versão recente dele. É um jogo bem divertido que entrega uma experiência bem divertida! Vale a pena!
Abração e boa jogatina!
Então mestre, já teve no covil dos jogos que vão refazer algumas traduções e tentar corrigir alguns erros
Sim...eu até citei isso no vídeo!
Abração!
Video muito bom, tirando a lacrada no final!
Cara o jogo é lindo
Muito!
Você acabou de fazer ele ir pra minha lista :( não tenho mais dinheiro, Alan! KKKK!
PS: Esperando abrir vaga pro marketing da Galápagos. Saio até da minha cidade natal! hahaha Me apresenta pra galera, Alan!
Esse jogo é JOGÃO!!!!!
E fica de olho nas mídias sociais da GJ que volta e meia aparecem vagas!
Sucesso pra vc!
Abração e boa jogatina!
Nemesis ou Mansion of Madness?
Aliás...Sabe onde consigo comprar o MoM aqui no BR? Tá difícil achar!
Dois jogos muito distintos, porém ambos muito imersivos!!!
Acho que aqui vai no gosto pessoal mesmo.
E mom está esgotado há muuuuiiitoooo tempo!
@@AlanFarias sabe se existe previsão pra repor o estoque do MoM no BR?
Oi Alan! E qto a rejogabilidade é alto? Não enjoa rápido? Abraço!
Absurdamente alta, por conta dos objetivos que mudam sempre
Abração
@@AlanFarias vlw Alan! Abraços!
Você acha que eu não vi o Barrage na prateleira?!
Esse eu quero a opinião dele também. Joguei no Tabletopia umas vezes e euro temático punitivo é outro nível. Jogaço
Kkkkkkk
Tá na fila!
Boa tarde Alan, tudo bom? Primeiro obrigado por tantos vídeos, tem me ajudado muito a escolher meus jogos e todos foram muito bem comprados após suas reviews, nenhum arrepiamento. Sobre o Nemesis, será que os que estão sendo vendidos agora em 2022 já arrumaram essas pequenas falhas? Um abraço!
Tudo bom?
Sim, esse que foi relançado hoje já vem com todas correções!
Abração!
Oi Alan bom dia, eu gostaria que vc me tirasse uma dúvida, esse insert que vem no jogo, cabe as cartas já com sleeves nele? Ou tenho que comprar um insert por fora? Muito obrigado
Cabe tudo certinho nele!!!!
Ótimo episódio esse. Estou pensando em comprar um Nêmesis esta semana e pergunto: as correções ainda são enviadas pela Galápagos ou o que está à venda agora já está corrigido? Grato e um grande abraço.
A versão atual ja vem totalmente corrigida! Vai fundo e boa jogatina!
@@AlanFarias Grato pelo pronto retorno. Abraço.
O que tu acha sobre o player elimination? Vi vários reviews levantando esse ponto, até da eliminação ter rolado bem cedo no jogo e o player ter ficado umas horinhas parado ali.
Pior que zerar xp como em alguns jogos ou coisa do tipo quebraria muito da temática e da imersão nesse caso, afinal os aliens são implacáveis. É jogo pra jogar no final da noite e "boa noite e tchau" pra quem morreu. Triste, mas acho a melhor "solução". Vi gente reclamando da contaminação também, falando que se tu não se examinar, tem chance de não dar nada no endgame, enquanto que se tu fizer o exame durante o jogo, tu se ferra mais.
Vou jogar no Tabletop Simulator em breve.
Eu acho que casa perfeitamente com a proposta e temática do jogo. Sei que isso causa frustração em algumas pessoas, mas pra mim foi diversão total (sim, eu morri kkkk)
Eu não teria dito melhor!
Penso da mesma forma: a temática está ali e para deixar os Aliens implacáveis! Objetivo aqui é tentar sobreviver, não necessariamente sair na mão com eles.
Abração
A pessoa pode jogar com os Aliens se quiser e aí não fica esperando tanto até pq fica bem mais difícil com alguém controlando.
ótimo review, só ponderaria quanto ao modo coop. Achei super legal. Qdo vc acha que tá tudo certo, vai correr pro abraço...acontece algo e muda tudo. Assim, apesar de nao ser excepcional no modo coop. discordo de que seja apenas mais um jogo nessa modalidade. Ele oferece muito, mas muito mais.
Sim, super entendo seu ponto. Eu gostei do modo Coop? Gostei. Achei brilhante? Nem de longe. Agora o semi coop eu achei algo genial de ponta a ponta pela maluquice que ele passa.
Abração e boas jogatinas!
O Coop e bom, mas o semi é a cara do tema, todo os filmes tem traição.
@@fernandotapias concordo totalmente contigo, embora eu nao tenha tido a oportunidade de jogar o semi coop, uma modalidade que eu adoro. Minha única ressalva é quanto ao ponto referente ao full coop. Sem dúvida, seria mais um jogo, mas, ainda assim, acho que ele entrega um pouco mais nessa modalidade do que a média geral.
Cara que massa!! , fiquei muito interessado kkkkk, hoje em dia já vem corrigida esses erros de tradução? Vlww
Sim, saiu uma segunda versão dele com os erros corrigidos
Alan, entre os jogos Marco Polo e castles of Burgundy, você iria de qual?
Hummmm
Burgundy!
Sabe há quanto tempo o jogo está esgotado? Pra eu ter uma noção a respeito de um eventual relançamento pela Galápagos.
Tudo bem? Ele está esgotado minimamente há um ano, e não tem previsão de reprint....
Dai Alan blz ? Cara como faz pra fala direto com vcs ?
Achei uma oportunidade no ml que quem não tem na coleção tem que tem é só foi feito 500 unidades aqui no Br
Eu não entendi...
Desculpa kkkk eu escrevi igual a um macaco!!! Falei que tem uma oportunidade no mercado livre de um jogo do hora de aventura ( RPG ) feito só 500 unidades pela RetroPunk e eu tenho uma! Se não tiver uma cópia tem que ter pq é lindo de mais kkkkk
@@jhowneri9390 Ahhh valeu a dica! Eu tenho o RPG Hora de Aventura da Retropunk e suas expansões add ons!
Projeto lindo! Sou apaixonado pelo cenário!
Abração!
@@AlanFarias kkkk nois não lembro de ter visto ele no canal, comecei a dois meses no hobbie por sua causa e do covil tbm! Muito obrigado pelas dicas
To doidinho pra esse aí, só preciso convencer a Senhora a assistir o primeiro Alien pra entrar na vibe do jogo.
Mas primeiro vou deixar abaixar mais o preço e enquanto isso vou pegando uns euros mais tradicionais que tão faltando na coleção. La Granja tá no correios!
Boa! E La Granja é um jogão!
E veja o filme com ela a noite! Duvido ela não sair convencida, rs
Abração e boas jogatinas pra vcs!
Oi! Sou nova por aqui, gostei muito dos seus vídeos. Queria saber se já resenhou D&D versão Stranger Things, gostaria muito de ver sua opinião
Oi, TD bom?
Ainda não fiz a resenha do D&D Stranger Tinha, mas assim como ele e o D&D Rick and Morty, eles são versões alternativas e temáticas do Set Introdutório vendido no Brasil, mas eles vem com alguns mimos a mais (além das ótimas temáticas).
Abração
Estou pensando em pegar esse jogo.
O fator replay é alto?
Sim, pq vc tem variadas missões, variadas configurações e dois lados de tabuleiro. Vai sem medo
@@AlanFarias Blz!
Outra coisa, eu vi que você trabalha na Galápagos e acontece que não estou encontrando o jogo pra venda em nenhum local.
Você tem previsão de quando vai ter um reprint?
@@RafaelRodrigues-ee3ur ele está esgotado mesmo, e por eqto sem data ou mesmo confirmação para um reprint
Alan blz?
Estou com oportunidade de comprar versao eua
Tenho um ingles de basico pra intermediario me viro bem sem tradutor, sera que da pra jogar?
Mesmo assim ainda penso que da pra usar um tradutor no app.
Sabe se a versao galapagos e a KS EUA do corebox muda algo?
TD bem?
Esse jogo tem MUITO texto, muito MESMO! Então se o seu inglês for bom, vai fundo. Sobre as diferenças, a caixa da GJ é a básica, diferente da básica do KS de lá (que vem com cards a mais)
Abração
Tem como “neutralizar “ o jogador q vc acha q esta jogando contra?
Dentro da regra e mecânicamente, não. Porém você pode grudar nele o tempo todo...Ou simplesmente trancar ele em algum lugar (essa seria a exceção mecânicamente)
@@AlanFarias boa deve gerar mais conflito trancando alguem q não esteja jogando contra por engano hehe abraço
A duração da partida eh bem mais que 2h e 30... cheguei a jogar uma de 5hrs
Acho que varia muito de grupo para grupo e a maneira como a partida se desenrola... as que eu joguei duraram isso mesmo
Curti só pelo cosplay
Alan, voltando aqui pra dizer que tu esqueceu de colocar os vídeos citados na descrição. O das regras explicadas (achei esse por ser de 25 minutos como você falou) e o dos amigos jogando.
Eles estão no finalzinho do vídeo!
Aparecem como janelas pra clicar!
Abração!
17:00 achei meio bizarro também essa palavra "intrusora". Mas nada a ver como o feminino. Poderia ser "intrusa" ou "invasora". Lembrando que no inglês não tem o apelo feminino, senão sairia algo como "she-intruder".
Essa tradução me fez lembrar a Pantera Descoladora (Displacer Beast) da 1a tradução do D&D em português.
Pantera Deslocadora... Desenterrou essa. Lembro bem
Estou namorando esse jogo, sei que rola eliminação, mas essa eliminação é só se o amiguinho jogar mal? Se ele jogar direitinho não seria eliminado? É isso? Ou seja se todos jogarem com sabedoria todos terminam o jogo sem ser eliminado?
Pouco provável, até porque a ideia do cenário é justamente a morte dos jogadores. Para não morrer ninguém tem que ser uma partida muito bem jogada!
Quero muito, mas achei o preço de R$ 999,90 meio salgado
O dólar conspirou muito pra esse valor...
Meio?
Alan, quando vai falar do Barrage e da expansão?
Tá na fila!! Não gosto de prometer datas porque o formato do canal mudou bastante, mas vai ter sim!
Abração!
intrusora (a) acredito que se deve ao fato de se tratar de uma criatura(a)
Exatamente
@@AlanFarias Alan parabéns pelo seu trabalho eu comprei o Nemesis ontem, que jogo lindo, já veio com kit de correção e tudo mais,.comprei de um colecionador, sempre antes de adquiri um game novo eu assisto vídeos como o seu aqui. De ante mão obrigado e sucesso pra ti!
@@thezall3199 Jogão!!! Aproveita e curta com os amigos!
Abração!
Jogo caótico, do jeito q eu gosto!
A Awaken Realms é a CMON da Europa. Só mini bem feita.
Imagina o Maus jogando!
E o thumbmail desse vídeo foi um clickbait safado!
Juro que pra esse Thumbmail eu pensei em amarrar um sutiã na cabeça tipo mulher nota 1000 kkkkkk
Mano...Maus jogando isso com a gente. Jesuis! Kkkk
Memesis.. Uma empresa como a Galapagos(empresa nunhuma na verdade) pode lançar um board game assim.. Para corrigir depois
Concordo plenamente. Acho que o grande problema é como as pessoas vêem erros. Achar que uma empresa lança algo errado PROPOSITALMENTE é de uma infantilidade sem fim, certo?
E vou um pouco além: vejo os comentários das pessoas a respeito de tradução/erros com uma grosseria sem fim ou palavras de baixo calão. Acho que a reclamação deve SIM existir, porém com educação. Imagina você, trabalhando e comete um erro. Seu chefe chega pra vc e fala:
E aí, imbecil. Você é burro pra caralho hein?
E ele não fala isso só com você. Fala na frente de todo mundo pra expôr você.
Sim, existe processo e lei trabalhista justamente para isso, mas o dano causado a sua imagem e a você mesmo processo nenhum paga...
MAAAASSSSSS em tempos onde todo mundo tem razão na internet atrás de um teclado/fone, eu nem perco mais meu tempo. Lido com gente educada somente. Hater comigo eu sempre tratei (e trato) da mesma forma...
Abração
@@AlanFarias falta de educação não vai ajudar em nada.. O problema ta lá, quase impossível ser proposital, e a obrigação de corrigir é da editora e ela fará. Mas tem que fazer um pente fino maior antes do lançamento.. Espero que com os últimos casos, esse setor da Galapagos aprenda com os erros. Vida longa a editora, mas com ressalvas de mante a qualidade alcançada anteriormente.
Só esperando pra poder jogar esse jogo maravilhoso, mas a pandemia não está permitindo
Sobre "Intrusora", como alguém que fez Letras, posso dizer que essa foi uma das decisões editoriais mais geniais que já vi em tradução de board games no Brasil. É uma ousadia que vai fazer muita gente torcer o nariz, mas ei!, todos os grandes autores da literatura passaram por isso.
Intrusora seria sinônimo de intrusa?
@@mateus_abude basicamente isso. De acordo com a própria tradutora, é um neologismo, mas que nem foi ela que inventou. É uma palavra que ainda não foi dicionarizada, mas já foi utilizada em diversos textos específicos, entre o exemplo que ela dá, em textos de aviação para representar uma aeronave que entra em um espaço aéreo sem autorização.
O que eu acho genial é realmente o fato da palavra gerar estranhamento, parecer algo alienígena para denominar um alienígena!
Rapaz...que comentário perfeito!
Também achei genial o termo intrusora, existe nele toda uma carga de perigo, violação e ataque que não existe tão forte em "intrusa" e segundo a gramática do português, é um neologismo plenamente coerente com a nossa morfologia.
Sensacional.
Que pano foi esse
como eu queria meus jogos em português... mas aqui no Japão é só língua
nativa ou inglês....
É uma pena, mas acho que o acesso de vcs aí deve ser bem mais fácil, não?
Abração e boas jogatinas na terra do Sol nascente
@@AlanFarias diferença de valores é um notável, para jogos em japonês ... porém em inglês ou outra língua esse valor já duplica e as vezes até triplica!
de toda forma, adorei conhecer o canal, excelente Review, retirou muitas das minhas duvidas. obrigado
Você se acha esperto né safado! Vi lá trás o Masmorra e o Valknut, fala deles aqui comentário mesmo que se achou? Alan parabéns pelo trabalho que se realiza "fodasticamente".
Masmorra tem um Review meu muuuuiiitoooo antigo, mas reitero: é um jogo delícia de jogar.
O Valknut tem uma ideia MUITO simples, porém MUITO bem aplicada! Me impressionou positivamente!
Abração!
N tenho dúvidas que é um jogaço, mas depois do golpe que a Galapagos deu em quem comprou a Masmorra do Mago Louco, nunca mais comprei um jogo dela na pré venda, ainda bem que n peguei esse...
Golpe?
Sim, a partir do momento que tu vende um produto todo mal feito à 620 reais, n consigo encontrar outro adjetivo...
Mas assim, vc sempre foi minha referência pra escolhas de novos jogos, tomara que sua nova profissão n mude sua imparcialidade. Abração!
@@DiegoSantos-jk2uo Oi Diego
Eu não tive contato ainda com a Masmorra, mas sei dos problemas dele (tanto ortográficos quanto de componentes).
Eu entendo como GOLPE algo que vc faz INTENCIONALMENTE com o objetivo de prejudicar alguém. Se formos enviesar desta forma, então editora nenhuma escapa, pois a grande e esmagadora já fez algo em maior ou menor grau.
Como eu disse: eu acho mais do que certo as pessoas reclamarem SIM, afinal, elas estão pagando por algo e querem esse algo perfeito. O grande problema por aqui (e nem digo que é seu caso) é que isso ocorre no mundo todo (ortografia, palavras faltantes, componentes defeituosos etc), mas o brasileiro médio que consome BGs tem a mania de achar que é intencional, quando não é. Acho que seria um desserviço grande demais fazer algo do tipo. Imagina o cara que vai trabalhar todos os dias, entra no escritório e diz: e aí chefe? Td bom? Então vai pra pqp...
Seria uma auto sabotagem imensa, sejamos sinceros.
Eu sempre apontei erros/defeitos de produtos desde que o canal existe, mas de forma educada e no mínimo sadia. Acho que ta faltando isso como um todo na comunidade do BG, infelizmente...
Obrigado por acompanhar o canal, boas jogatinas e abração!!!
Irmão, Intencional eu tbm sei que n é, sempre existiram e sempre existirão, mas no caso do Masmorra, o produto que foi entregue é extremamente ruim, de miniaturas até a livro de regra, a tradução atrapalha demais, foi um negação.
Mas assim, n houve nem uma retratação, nem um pedido de desculpas...mas é isso, vida que segue.
Abração!
Ou seja um zombicide de rico , com mas umas mecânicas a mas kkkk.
Kkkkk achei engraçado. Amigo, entre Zombicide e Nemesis existem algumas léguas de distância, pode ter certeza kkkkkk
Eu até entendo a comparação que vc fez (dungeon crawl e minis), mas os jogos são bem distintos entre si
Rosivaldo, só mais algumas mecânicas a mais? Você jogou Nemesis? Jogue-o e depois diga-nos se ainda continua com o mesmo parecer. abraço.
Tudo bem Alan?...Sei que um jogo não tem nada a ver com outro, mas qual é melhor : um banquete a Odin ou terraforming mars?...quem quiser opinar fiquem a vontade...abç
Cara...que pergunta difícil, rs
Eu gosto de ambos na mesma medida e são muito diferentes entre si
Abração
Puts n da pra ouvir nada no video vei, aumento no talo e n da pra ouvir
Poisé... É algo que tô tentando resolver
Abs
Sinceramente, não teria problemas ser "Intrusa". Ai sim seria 'feminino de "Intruso"'. O problema é a palavra "Intrusora" nem sequer existir! :P Na boa, passada de pano, hein, Alan! hahaha
Como foi com educação, eu sempre respondo com educação!
Eu entendo e respeito seu ponto de vista sobre a tradução. Eu no lugar dela teria feito o mesmo justamente para deixar temático ao lado feminino da franquia Alien (da qual o jogo bebe). Se eu tivesse traduzido o material, eu teria deixado tudo no feminino para reforçar ainda mais isso (esse ponto sim, poderia gerar discórdia porque aí eu estaria realmente mudando o texto original). E tradução/localização vai muito do tradutor. Na época desse caso mandei o post da tradutora sobre, pra um amigo que mora no Canadá há uns 10 anos e vive de ser intérprete tradutor por lá e ele disse que foi uma ótima decisão.
Então ao meu ver (e isso é só a minha opinião) é questão de gosto mesmo, até porque esse termo já tinha sido utilizado anteriormente (um cara respondeu aqui em um comentário...da uma lida).
Abração e boas jogatinas!
@@AlanFarias São opiniões de cada um, claro, e não será um mero comentário que fará cada um mudar de lado, porém tenho algumas ponderações, sempre com todo respeito do mundo (apesar do textão hahaha):
1. Um colega comentou que gostou do "Intrusoras" e comparou isso com nomes da literatura (sem citar quem).
- Acho isso um erro e uma besteira tamanha, justamente pelo motivo que outro colega levanta: "Causa estranheza no consumidor". O jogo é além de um produto intelectual, um produto comercial. Deste ponto de vista causar estranheza é a ULTIMA coisa que você quer fazer. Além disso, temos o problema do tradutor se achar acima do escritor original. Imagina se um tradutor se dá a liberdade de traduzir um livro e troca termos, literalmente INVENTANDO palavras que nem sequer existem no dicionário sem nenhuma necessidade. Não seria genialidade e audácia, mas falta de respeito com a obra original. O colega sustenta que a tradutora usou um neologismo, porém na época do lançamento do jogo e das conversas sobre isso, não foi demonstrado em lugar nenhum o uso do termo (para criaturas então, menos ainda), salvo engano em algum documento em português de Portugal.
2. O fato de você levantar a hipótese que as pessoas reclamarem do "intrusora" é uma questão de militância, machismo e afins, chamando de 'reclamões de plantão' na boa, pega MUITO, MUITO MAL. Você está me dizendo então, sem nem me conhecer, que eu sou machista por não gostar e criticar o uso de 'Intrusora" e querer no lugar "Intrusa", termo este também no feminino, e que sustenta toda temática dos filmes em que o jogo se baseia e fortalece DA MESMA FORMA o empoderamento feminino. Enfim: INTRUSA também sustenta todos pontos que você fala sobre 'ser feminino', sem o impacto negativo que causou o termo esclhido. Veja, a questão não é se é feminino ou não, mas se a palavra existe ou não. Não precisamos tirar nota ruim em português para termos uma boa nota em estudos sociais. hahaha
Acho que é isso. Complementando, achei muuito legal a iniciativa da Galápagos de fazer a reposição e se prontificar a ter uma equipe mais voltada para que estes problemas não se repitam. Só cuidado com a forma que coloca as coisas e as hipóteses que cria sobre as mesmas, se não daqui a pouco "eNpansão" vai ser elogiado também! haha
Abraços!
@@raphaelgurian excelente comentário.
@@raphaelgurian ahhh acho justo os pontos que vc levantou, ams vou até no post que a tradutora criou um tempo atrás tentando elucidar alguns pontos. Ela disse que o termo intrusora é usado na aviação. Pergunteio pro meu irmão (resrva da FAB) e pro meu ex sogro (Brigadeiro na reserva) e ambos confirmaram a palavra e uso do termo, para algo desconhecido que invade algo... Ao MEU ver, tem TUDO a ver. E sim, não é um comentário que fará ninguém mudar de opinião. É só uma discussão sadia.
E quando me refiro aos reclamões de plantão, me refiro sim aos que jogaram coisas do tipo "tinha que ser mulher", "não que militar" e todo blablabla que já sabemos. Eu teria deixado tudo no feminino, assim como o Alien RPG. A série de filmes sempre foi sobre elas, nunca eles.
Caso da "enpansão" é um assunto totalmente diferente, porque aí foi uma falha mesmo propriamente dita e não uma escolha consciente, certo?
Abração e obrigado pelo textão!
Ainda acho uma escolha ruim, pois em momento nenhum isso foi abordado de forma temática e com uma justificativa, parecendo depois uma desculpa mesmo.
Sobre 'ser tudo feminino', não vejo problema. Intrusa também é feminino!hahaha
Abraços!
EU acho que intrusora foi uma boa tradução e a tradutora deu motivos bem sensatos... PORÉM é perceptível que a maioria parte do público não gostou, num ponto de vista mercadológico isso foi péssimo! Lembrando que a empresa tem que se adequar aos consumidores e não ao contrário!
Gostei do seu ponto de vista. Educado e inteligente. Vou colocar o meu e tudo bem se você não concordar, porque discussões sadias são feitas dessa forma.
Eu acho que intrusora ficou perfeito para denominar um ser alienígena e ainda vou além: eu teria deixado todo o manual no feminino tirando completamente a questão das palavras como jogador (a) justamente por conta da ligação da franquia Alien (da qual o jogo bebe descaradamente) e todo seu simbolismo feminino (personagem central , a espécie alienígena em si).
Sobre fazer o que o mercado quer eu acho um ponto sensível também, porque um tradutor coloca a versão dele em qualquer obra que sofra localização.
Abração e boas jogatinas!
Cara, Alan meu querido, não passa esse pano. Dizer que o pessoal critica o termo "Intrusora" porque é feminino e não porque é invenção da palavra e estranho para carambra é Falácia do Espantalho (Distorcer o argumento para ficar mais fácil de atacar/defender).
Não me incomodou o termo muito, até perceber a série de erros de tradução/edição que a Galápagos anda fazendo, ainda mais cobrando os preços que estão cobrando..
Tudo bom Rafael?
Cara...passar pano pra mim é falar sobre algo e não apontar hum eventual defeito, coisa que não rolou neste vídeo (e em nenhum outro). Eu sou a favor SIM do termo Intrusora, até porque ele é usada na FAB (meu irmão e meu ex sogro são de lá).
E tem aquele ponto também: é Minha opinião... Ninguém é obrigado a concordar. Esse argumento eu defendo até o fim, rs
Abração
@@AlanFarias, tudo ótimo! Passar pano, no meu entender é reduzir o tamanho do problema, normalmente desvalorizando a crítica. Pode não ter sido o caso (eu vi denovo a parte), ficou meio rude da minha parte, por isso peço desculpas se foi essa a impressão.
Eu confesso, nem precisa de tortura, que o termo era muito estranho no começo, mas acabou acostumando, talvez mais por conhecer o termo em inglês, mas depois de observar outros erros da Galápagos, eu e outros ficamos com a impressão de que foi sem querer e inventaram uma explicação meia-boca para tentar fazer o erro passar (olha o exemplo do Enpansão, por exemplo), e então, colocando em perspectiva o valor cobrado dos jogos, fico muito desconfortável. Apesar de querer o jogo... :/
E sobre opinião, nada a acrescentar, todos temos a nossa, talvez se o argumento fosse apenas esse, seria mais o Alan que estávamos acostumado. Dito isto, o argumento que tu usou que eu achei meio estranho, daí a crítica que era pra ter sido com mais respeito, talvez. (Ou todos nós estamos meio espinhosos na internet, daí nossas interpretações).
Abraço irmão, desejo muito sucesso e mais reviews ;)
PS; Tenta um acordo com a Galápagos e volta a fazer reviews de outros jogos, please. ;)
Lamentável você fazer comparação com a palavra Intrusora, dizendo que Allien não existe.. A editora não se preocupa em entregar um produto de boa qualidade... o mínimo que deveriam fazer é um serviço bem feito, traduzir de forma correta e coerente com o mundo dos boardgames... A Palavra Intrusora não existe em nenhum lugar do mundo.
Oi Alessandro, tudo bom?
Por mais incrível que pareça, ela existe sim. É usado por pilotos da FAB e instrutores de vôo de lá também. Meu ex sogro (brigadeiro) confirmou comigo recentemente, por conta desta discussão (inútil por sinal).
Acho que o mais interessante é sempre respeitar o ponto de vista alheio. Todos tem o direito de achar a escolha da palavra uma merda (que não é meu caso). Acho justo. O que não acho certo e atitude de homem adulto (consumidor do hobby em geral) é ir atacar a tradutora por conta da escolha dela. Traduções tem muito do tradutor e seu trabalho ali. E sempre existe o direito de consumir a obra na língua original, claro.
Sobre produto de boa qualidade, eu realmente queria que a maioria das pessoas hoje estivessem em 2008/2009 consumindo bg (tanto aqui quanto lá fora, meu caso) para entenderem o que é algo se má qualidade em todos os sentidos. Claro, isso sou eu falando e é só meu ponto de vista, que ninguém é obrigado a concordar (você inclusive), mas respeitar sim. É o mínimo para uma sociedade coerente e composta de pessoas educadas. Em tempos de Internet, acho que as pessoas se preocupam mais em agredir/ofender/acusar do que em agregar em algo.
E mais uma vez, é só meu ponto de vista.
Abraço e boas jogatinas!
@@AlanFarias essa palavra pode até existir como um termo técnico na aviação.. mas é uma palavra que nao usamos no dia a dia e nem ensinada nas escolas. Sobre o fato de atacar editoras, é só ver os fatos tantos e tantos erros de tradução e pelo preço que se pratica nos jogos as editoras deveriam ter um cuidado maior, mas como vc disse é só minha opinião tb.
Intrusora foi a pior escolha de tradução que já vi
Isso vai gerar discussões eternas...