LITÚRGICA DIÁRIA! DOMINGO 02/02/2025 Cristo, Luz para as Nações!
HTML-код
- Опубликовано: 9 фев 2025
- OLÁ SEJA BEM VINDO AO NOSSO LITURGIA DIÁRIA!
Cor Litúrgica: Branco
APRESENTAÇÃO DO SENHOR, Festa
Domingo 2 DE FEVEREIRO DE 2025
PRIMEIRA LEITURA
Leitura da Profecia de Malaquias
Assim diz o Senhor: Eis que envio meu anjo, e ele há de preparar o caminho para mim; logo chegará ao seu templo o Dominador, que tentais encontrar, e o anjo da aliança, que desejais. Ei-lo que vem, diz o Senhor dos exércitos; e quem poderá fazer-lhe frente, no dia de sua chegada? E quem poderá resistir-lhe, quando ele aparecer? Ele é como o fogo da forja e como a barrela dos lavadeiros; e estará a postos, como para fazer derreter e purificar a prata: assim ele purificará os filhos de Levi e os refinará como ouro e como prata, e eles poderão assim fazer oferendas justas ao Senhor. Será então aceitável ao Senhor a oblação de Judá e de Jerusalém, como nos primeiros tempos e nos anos antigos.
Palavra do Senhor.
Graças a Deus.
SALMO RESPONSÓRIO
- O Rei da glória é o Senhor onipotente!
- O Rei da glória é o Senhor onipotente!
- Ó portas, levantai vossos frontões! Elevai-vos bem mais alto, antigas portas, a fim de que o Rei da glória possa entrar!"
- Dizei-nos: "Quem é este Rei da glória?". "É o Senhor, o valoroso, o onipotente, o Senhor, o poderoso nas batalhas!"
- "Ó portas, levantai vossos frontões! Elevai-vos bem mais alto, antigas portas, a fim de que o Rei da glória possa entrar!"
- Dizei-nos: "Quem é este Rei da glória?""O Rei da glória é o Senhor onipotente, o Rei da glória é o Senhor Deus do universo"
Segunda Leitura.
Leitura da Carta aos Hebreus
Irmãos: Visto que os filhos têm em comum a carne e o sangue, também Jesus participou da mesma condição, para assim destruir, com a sua morte, aquele que tinha o poder da morte, isto é, o diabo, e libertar os que, por medo da morte, estavam a vida toda sujeitos à escravidão. Pois, afinal, não veio ocupar-se com os anjos, mas com a descendência de Abraão. Por isso devia fazer-se em tudo semelhante aos irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso e digno de confiança nas coisas referentes a Deus, a fim de expiar os pecados do povo. Pois, tendo ele próprio sofrido ao ser tentado, é capaz de socorrer os que agora sofrem a tentação.
Palavra do Senhor.
Graças a Deus.
EVANGELHO
- Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Sois a luz que brilhará para os gentios, e para a glória de Israel, o vosso povo.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas
- Glória a vós, Senhor.
Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. Conforme está escrito na Lei do Senhor: "Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor." Foram também oferecer o sacrifício - um par de rolas ou dois pombinhos - como está ordenado na Lei do Senhor. Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor. Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: "Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel".
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
HOMILIA DIÁRIA
Cristo, Luz para as Nações!
Amados irmãos e irmãs em Cristo, o Evangelho de hoje nos apresenta a cena da apresentação de Jesus no templo, um momento de grande significado espiritual. Maria e José, cumprindo a Lei de Moisés, levam o Menino para ser consagrado ao Senhor. Esse gesto demonstra a humildade e a obediência da Sagrada Família à vontade divina, nos ensinando que devemos sempre colocar nossa vida nas mãos de Deus.
No templo, encontramos Simeão, um homem justo e piedoso, que aguardava com esperança a consolação de Israel. Movido pelo Espírito Santo, ele reconhece em Jesus o Salvador prometido e, ao tomá-lo nos braços, proclama palavras de profunda fé: "Agora, Senhor, podes deixar teu servo partir em paz, porque meus olhos viram a tua salvação". Suas palavras revelam que Cristo é a luz enviada por Deus para iluminar todas as nações, trazendo redenção não apenas ao povo de Israel, mas a toda a humanidade.
Essa passagem nos convida a refletir sobre a nossa própria capacidade de reconhecer a presença de Deus em nossa vida. Como Simeão, temos um coração aberto para enxergar os sinais da ação divina? Somos capazes de esperar com paciência e fé as promessas de Deus se cumprirem?
Bênção Final:
O Senhor vos abençoe e vos guarde. O Senhor vos mostre a sua face e tenha misericórdia de vós. O Senhor volva para vós o seu rosto e vos dê a paz. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!