O cara mais coerente falando sobre isso no podcast ..e isso é indiscutível..palco mudo melhora a qualidade pra TUDO, até pro público, dependendo do lugar, pois tem lugares que a sobra de palco é terrivel e vaza muito som do palco pro público, gerando desacoplamento de fase etc..o digital veio pra ficar e melhora tudo, doa quem doer.
Toco com amp no palco a vida toda, de 3 anos pra cá só uso simulador e fones......hj eu prefiro isso....consigo ouvir o que eu estou tocando, forço menos meus ouvidos......com isso tive que melhorar minha tocada, pois hoje eu realmente escuto o que eu toco.....
Trabalho em grandes eventos de Bandas Nacionais e internacionais e cara, nunca ouvi um som tão alto como o da regulagem dos shows oficina G3, quase sai surdo.. isso pq ja ouvi slip, motionless in white, sepultura,lenny, bring e etc.. a bateria do oficina tava bem alta, em performance e técnica são fantasticos, mas o som as vezes da uma embolada sim..
Sim. Já fui em alguns shows do G3, o que mais incomodava era o som dos teclados do jean, chegava a ser irritante. E a batera cobria o som dos outros instrumentos.
Na paz?Uma vez fui no show daquele generation Axe em Orlando no Hard rock cafe e o som tbm estava irritante de tão alto.Tinha uma parede de Marshall só do Malmsteen.
Já fui pra vários shows do G3.. Os primeiros foi na época do Além do que os olhos podem ver.. O último que fui, foi agora no Humanos tour.. O som estava absurdamente alto.. Cheguei em casa com o ouvido apitando, péssima experiência.. Acho que qualidade de som e show não significa som absurdamente alto.. Muito pelo contrário, tem que estar bem audível e de qualidade e não esse absurdo de alto.. Eu pensando..Vou ver toda a qualidade da Quad Cortex com Juninho tocando.. Oxe.. tava zero qualidade.. péssimo
No último show fiquei bem perto, não conseguia ouvir as guitarras, teclados e a voz direito, e parecia que o ouvido não conseguia assimilar direito, parecia que o ouvido estava “clipando” haha Mas voltei pra trás até chegar na altura da house mix (uns 5 metros pra trás) e aí o som ficou bom
@@joryalbuquerque9487 tinha que ter um método de quem estivesse perto fosse mais baixo o som.Mais o PA já joga alto pra todo mundo escutar independente do lugar.
Somente para refletir. Não quero nem de longe carimbar o certo e o errado, dito isso, tiramos os amplificadores do palco, os pedais e medusas do chão que deram espaço pra digital electronic Devices base on IR, pré sets incríveis substituem técnicos experientes e tudo wireless, os kits de baterias dão espaço pras eletrônicas ou simplesmente pre-gravadas no click, os panos de fundo viraram painéis de LED sincronizados com os bits, e fireworks que até esses deram espaço pra projeção de lasers operados por IA, back vocals pre gravados, simuladores de metais, e por aí vai. Nada é capaz de conter o progresso tecnológico. Será que vai chegar o dia em que o músico será substituído pela melhor qualidade e perfeição do show? Afinal se tudo é pré set e pré gravado por que não as guitarras o baixo e o piano também? Será que vai chegar o dia em que vamos apenas apreciar um vídeo clip teatral super sincronizado fácil de montar e desmontar pra poder fazer os festivais de 1000 bandas por noite coletarem seus cachês e todos os problemas possíveis forem minimizados a zero? Cuidado com o que desejamos . Mas lembro que certificados de datilografia já foi pré Requisito pra bons empregos. A habilidade de bater 1 página por minuto hoje não vale nem um café de ontem , a garotada cresce com essa “Nova” referência e com um qualquer por mês tem a “Biblioteca de Alexandria” musical, podem ouvir tudo de Robert Johnson a DJ Alok mas não gastam nem 15 segundos por faixa. Será que eles ainda curtem os músicos e suas obras ou apenas a experiência mult i mídia da obra? Será que o músico vai se tornar o Datilografo do futuro? 😂😂😂😂 claro tudo em nome da perfeição e qualidade.🤔🤔🤔 vou passar um café e já volto.🤣🤣🤣🤣
Já ocorre nesses projetos aonde o artista só dança! É só dubla cantando… eu acho que são nichos diferentes, a tendência acho que é a banda se manter desta forma como já está, pq pensa no influenciador de mídias sociais por exemplo, ali é possível até substitui por IA mas as pessoas buscam o real, quem liga pra equipamento é o músico, o público só quer ter uma experiência real, entoa imagina que se mantem assim por isso
Isso já tá rolando, tem gente se apresentando com a banda inteira em playback, o conceito banda de 1 pessoa só tá rolando, as pessoas estão perdendo a interação com as outras, isso é péssimo.
Mais uma provocação reflexiva, Quem vai saber oque o futuro nos espera? A única certeza é que ninguém pode impedir o Progresso tecnológico e as extinções em massa nos mercados de trabalho. Hoje discutimos sobre não ter mais o amplificador no palco , mas em Londres no Abba Theatre, tem Show do Abba a apenas “180 libras” por noite sem amplificador, sem banda, sem nem mesmo o Abba . E tá lotado toda noite, eles não erram , eles não bebem demais, e nem mesmo comem canapé no camarim, puro Hologramas e aguardem que o próximo vai ser o Kiss. E assim caminha a humanidade, resolvendo problemas e optimizando custos. Mas se tiverem afim de música de verdade Raiz estão todos convidados pra ir no Bar do Blem-blem assistir a Banda Ernani Naguibauer com uma parede de “Ciclotrom” Watson no palco 🤣🤣🤣🤣
Só não uso ampli porque nunca tive um pra tocar em palco. Mas quando eu tiver um; quero demais testar pra saber o que é melhor. Até hoje, o retorno in-ear já me atendeu demais!
O pessoal discute muito o uso do fones vs amp, mas existe um ponto que é pouco abordado, que é a questão da proteção a ferramenta mais importante dos músicos (o ouvido). Um dos princípios por trás do uso de fones é a proteção auditiva, em especial quando se usa fones moldados, que possibilita um volume sonoro mais baixo e mais confortável, sem prejudicar os ouvidos, pois os fones vedam a som externo. Nada contra com quem não usa fones por algum motivo, mas não tenho duvida de que seu uso veio para agregar.
A gente se acostuma a usar fones, já faz quase 4 anos que a banda que eu toco usa In Ear. Uma coisa que eu percebi é que depois dos shows nunca mais fiquei com os ouvidos com zumbido, quando era Cubo mandava volume sem dó, no outro dia ficava um zumbido no ouvido, agora acabou isso.
Tenho um amigo que tá perdendo a audição por causa do mal uso do fone. A verdade é que, seja amplificador, seja fone, se estiver acima do volume vai causar problema. Eu uso fone por conta do click, a música começa, eu retiro, não abro mão de ter um retorno externo, nem que seja no monitor de chão, ou side, sem essa interação acústica do som com a guitarra não tem como haver feedback.
Amp ou fone se não tomar cuidado com o passar do tempo fica surdo tem que tomar cuidado tem que deixar uma altura que não fique estourado mas você consiga escutar ao mesmo tempo 🎸🎧🔊
@@MrSmoke21 uma das piores coisas pro músico é perder a audição, ou a qualidade da mesma. Técnicos e produtores têm o maior cuidado com os ouvidos, já os músicos, que são os mais exigentes com timbre, na maioria das vezes não sabem que já estão com os ouvidos danificados e viciados por conta do barulho, muitas vezes até desbalanceado, ficando com assimetria na audição.
É. Entre usar jazz chorus que você nao conhece e tocar em linha... Mas, usar amp ou não depende do gosto e do ambiente. Em tempo: o guitarra do pantera usava um randall transistor
Eu não sinto falta de neve, nem de urso polar. Nenhuma, pra falar a verdade... Mas entre mulher de verdade ou uma simulação, eu prefiro de verdade. São escolhas né?
Me adaptei tranquilamente com fones, me escuto e escuto a banda bem melhor, livre das microfonias e das frequências desagradáveis do palco que nos deixam surdos no final dos shows.
Alguns reclamando dessa eterna discussão Digital x analógico. Mas creio que o foco dessas entrevistas é trazer a opinião de profissionais sobre como eles trabalham, que equipamentos usam na real. Lembro que quando comecei a me interessar por guitarra, a referência eram revistas como a CoverGuitarra, GuitarPlayer, mas ali era só músicos famosos, sempre bem servidos de amps valvulados e set de pedais. Eu via o Kiko Loureiro na última página lançando um pedal assinatura da Zoom, mas eu sabia que ele não usava isso no Angra/Solo ou mesmo no dia-a-dia, tudo parecia um mistério. Eu, simples mortal, guitarrista de quarto, comprava minha Zoom com sentimento de frustração, pois sabia que o som que se ouvia nos discos que eu gostava, vinha de um Mesa Boogie que custava o valor de um terreno. Hoje podemos ver várias experiências que serve de base para nosso trabalho/entretenimento, são várias possibilidades.
Fiz meu primeiro show da minha vida com uma banda de musicas sertanejo, axe, etc com fone. Achei bom. O foda foi eu não saber regular direito e o som ficou bem alto. Mas vc consegue escutar todo mundo da banda. E foi com VS tbm
Não o conheço, más e bem lúcido. Tudo depende do gênero tocado, e do estilo próprio do guitarrista. Eu prefiro ampli no palco, fone nem pensar. Sobre o Jazz Chorus, eu amo, som clean maravilhoso. Com drive de alto ganho tem que saber usar, se não, fica uma bosta. Mas eu amo. Prefiro ele do que muitos outros por aí.
Eu que trabalho direto na noite e com banda posso falar que o fone salvou minha saúde auditiva, pois hoje procuro deixar tudo bem ajustado para que não me incomode. Sem o fone saia mais cansado do show.
@@raphaelcarvalhoPhb mas não é a mesma coisa, não é algo que se possa fazer um sustain infinito, controlar os harmônicos mudando a chave ou o tone, mas enfim, isso é coisa de guitarrista que fuça e usa todos os comandos da guitarra, tipo Jeff Beck ou Mark Knopfler, pra quem quer ligar uma guitarra com dois humbuckers sem tone e sem split num drive pesado pra tocar metal sem ruídos de fundo, sem feedback, sem alma, IR e fone tá bom demais. Eu particularmente só uso digital pra som muito pesado onde as nuances e detalhes do timbres são insignificantes pro contexto.
Disse tudo! Eu assisto muito músicos estrangeiros, estadunidenses, ingleses, europeus em geral, e vejo os caras utilizando tanto amplificadores, como retorno no palco. Uma banda que sou fã e tenho visto muito é Cardinal Black, e um show deles num teatro grande, eles nem usam fones.
Aí a culpa é do técnico, ou você ta querendo som bom estando atrás do PA vai estar uma merda mesmo. Agora the edge usando ruby e sem usar amp acabou a discussão
The edge é o pai destas porcarias todas de simulação!!! Pai do whorship e nem toca whorship 😂😂😂 vai assistir Eric clapton , jhon mayer , david gilmor e ver se tem ou não amp nos palcos !!! Toquei com tonex uma vez e deixei meu deluxe em casa …. Meu nunca mais na vida
Na paz?Cara, a merda toda é que vc regula e deixa tudo impecável e top…chega no show, a banda e o técnico de som destrói o seu timbre.Tenho passado muito por isso.Os caras ficam inventando moda pra encher linguiça e ao invés de resolver estragam tudo.É isso.
Amp sempre vai ser mil vezes melhor…a questão é a praticidade.É aquela, se o cara poder transportar e colocar ele atrás do palco microfonando e jogando pro retorno fica lindo.O único problema é essa vazação de som. Rs. Eu tenho usado minha Helix no PA realmente fica top o som e com a coluna inteira.😂
Já ouvi gente tocando c jazz chorus com semi acústica corda grossa em volume alto fica uma sonzera, mas tem q erguer o volume, ele num é um amp pra volume moderado.
Eu sou do análogico e todas as vezes q tive tocar sem amp, minha experiência foi péssima, não sei se com pedaleiras caras e casas de show com equipamento top.
Obs:um SM 57 no Brasil nunca foi barato. Que eu saiba já custa 100 dólares nos EUA a décadas. Mas aqui no Brasil sempre foi caro,1300,00 reais para mim é caro. Porém sou contra alugar equipamentos falsos,pessoalmente não uso. Tenho 4 SM 58 originais,mas se chorarem muito nos aluguéis vou de Samson Q7 mesmo. Para guitarra tenho uns Superlux parecidos com aqueles Sennheiser de pendurar,funciona de boa.
eu se pudesse tocaria todas as vezes da minha vida num twin reverb, mas este luxo só acontece quando toco em sesc ou alguma data que o locatario de som tem um mapa de palco bacana, mas nem se pudesse comprar teria essa coraem, pois a distância de um equipamento de boutique para o baixo custo diminuiu, tenho 1 mooer radar no pedalboard desde o 1o ano de lançamento, e 1 cubaby no bag da guita de plano B.
Se o problema é amp em cima de palco é só colocar os amps ligados fora do palco, os gringos fazem isso a anos. Pra quem tocar rock e metal o digital tem muita diferença mas pra outros generos nao daz diferença de som, amp é bem melhor que o digital na opinião.
Opinião de um técnico de som que tem um equipamento de médio porte: Fazer a banda com fones da mais trabalho na mixagem,mas limpa muito o som do palco e interferências entre PA e monitor. O problema do momento são guitarristas que levam seus pedais/simuladores e querem a guitarra nos retornos/monitores e nem sempre os monitores/retornos tem potência suficiente. E nesse caso a “sujeira” continua. Então,na minha opinião ou é fone ou amplificador mesmo.
uso protetor auricular em todos os eventos , antes da metade do show todos os amps estão beirando ao vol máximo. Não dá.... To quase aderindo aos fones , pra saúde dos ouvidos.
Medo de desmontar a guitarra é foda kkk ela naturalmente foi feita em peças separadas não faz sentido o medo,e sim teria medo de viajar com ela completamente montada
Eu acho que, graças aos músicos mal educados retirar o amp do palco foi um alívio pros ouvintes e pros técnicos de áudio. Pq raramente se ve uma banda onde os músicos são realmente educados pra trabalhar com amps no palco.
Uma coisa são bandas pequenas sem estrutura pra carregar amplificador utilizarem plugins, multiefeitos ou simuladores em linha, outra coisa são bandas grandes, com equipes de funcionários, que cobram cachês milionarios, com tudo do bom e do melhor, também abrir mão de amplificador, isso é injustificável
Só uma coisa que não vejo ninguém comentar ou falar a respeito: supondo que você seja um guitarra que não vive de música, toca por prazer, não tem um equipamento foda, e daí tu resolve tocar com a guitarra direto em linha em uma apresentação. Porém, o som do PA, as caixas de som, são um bosta, e o som da guitarra fica uma merda, timbre zero, mesmo você tem IR's fodas. Que que o você faz meu amigo? Pra mim o que importa é o que tá saindo pra frente, indiferente se o som tá foda no seu fone de ouvido, se estiver uma merda pra frente no PA não adiantou nada toca em linha. (Humildade opinião de um guitarrista pobre que nao vive de música 😁)
Palco sem amplificador, sem cabo, sem equipamentos nenhum, além de achar feio, é broxante rsrs tira muito da magia do negocio, faz parte da experiência. Fone é referencia apenas. O som acontece com as ondas atravessando o ambiente. O som parar de acontecer no palco, com a interação da banda e começa a vir do 'computador', fica a sensação de que está faltando algo, não tem como. É a tendência, é o avanço, mas tem muita coisa boa ficando pra trás também. Na realidade, acho que as pessoas estão aderindo isso apenas pq está caro. Tudo diminui de tamanho, levam os equipamentos embora. Só o capitalismo tardio nos empurrando cada vez mais pra uma pior experiencia de vida.
cara. tem várias fender john cruz por 100mil no Mercado Livre.. cara... tem doido pra tudo nesse mundo.. quem compra isso deve usar dinheiro de corrupçã, q vc nao pode depositar no banco, daì vai e compra uma guitarra de 100mil.. né possível
Isso não dá pra generalizar. não adianta ter músico bom, equipo bom e técnico burro, ou vice versa. É um tiro no pé confiar no técnico de qq lugar, já preparei timbre em um ambiente que ficava animal e no outro ficava um inseto. Leva um Ampli pequeno e microfona, ou liga em linha. Senão o o som da linha e não da liga.
Galera tem que parar de ser saudosista de tempo que nem viveu, usem a tecnologia que veio pra melhorar o show, parem de ser babacões de internet vcs só se envergonham, usem VS, CLICK, SIMULATORS e a poha toda
O problema tá no técnico de som (principalmente em igrejas).... Geralmente vem a galera sem a menor noção de música pra regular o som.... Se exigem tanto de músicos, que se exija também dos "técnicos".... Com amp microfona e deixa td certo.
@danielaferreira1722 na minha última experiência, ficaram encantados com uma mesa digital (quase 10 anos atrás) e decidiram q seria melhor tirar os amps de cima do púlpito. Meu som na mao de gente despreparada gastou os últimos minutos nessa rotina
O palco sem os Amps além de toda a questão sonora fica esteticamente horrível, horroroso! Ao meu ver não cabe discussão, quem nasceu para SIMULAR quem? A questão da praticidade é uma outra discussão! Agora para uma geração que nunca teve a experiência de experimentar vários Amps, com sonoridades totalmente distintas, é natural que gostem dessas simulações atuais, porque as que existiam há algum tempo erram muito ruins.
Qualquer exposição a altos decibéis vai causar surdez, seja de fone ou com amplificador. Quanto mais prolongado o tempo da exposição, maior o dano. Lembrando também que perda de audição geralmente não se percebe, pois se dá de maneira gradual
Não necessariamente. Aliás, com fones com isolamento acústico é possível ter o som nele em volume mais moderado do que se fosse um fone comum ou amps e monitores no palco.
Tem um knob no receptor do fone que está escrito "volume". As vezes está abreviado, aparecendo como "vol" apenas. Costuma funcionar. Meu amigo. Volume, é que nem qualquer outra coisa na vida. Da água até cerveja. Use com moderação e seus tímpanos sobreviverão! Os que ficaram surdos, e sim muitos ficaram, foi porque exageraram na dose. Sucesso!
Fone coisa nutela. Pra quem ja ta acostumado com amp nao rola. O fone estoura o ouvido e te tira o som do palco, batera, baixo, o ambiente da banda coesa, tocando de verdade. Quem ja ta vindo nessa coisa plastica, nao sabe o que seja um show de verdade
Disse tudo! Eu assisto muito músicos estrangeiros, estadunidenses, ingleses, europeus em geral, e vejo os caras utilizando tanto amplificadores, como retorno no palco. Uma banda que sou fã e tenho visto muito é Cardinal Black, e um show deles num teatro grande, eles nem usam fones.
se vc nascer em uma ilha que exista somente uma mulher feia careca e banguela , ela ainda sim vai ser a mulher melhor do mundo . porque foi a única que vc conheceu analogias a parte, eu tenho sentido uma certa doutrinação por parte de alguns interessados na aplicação do digitais . tocar com fone é mesmo uma merda ... ... pra mim rsrsrsr
Se acostumar com oq não PRESTA não quer dizer que é bom... Cara, isso nem é polêmica... Isso é COMODISMO... O REAL É REAL... Vamos chegar a época em que ter um mulher real não fará falta... A galera vai preferir TECLAR... 😅😅😅 AMP É AMP... FONE É NA ACADEMIA E PRONTO
Comparar som microfonado com som puro do amp é uma insensatez ate porque a referência que o público tem é de som microfonados nos discos e cds agora falar que esse tipo de som nao presta é falar que toda a geração que gravou discos fitas e cds gravou som com que nao presta Fato é que som de amp puro é prazeroso para o músico e nao para o ouvinte. Ele mesmo disse que essa sensação de tocar direto no amp sem microfone sem nada é mais imersiva e melhor,porem ele ta ali para oferecer a arte para as pessoas que vao ouvi lo entao o som microfonado como usa se hj em dia com IRs facilitam e muito a vida do músico por logística, estabilidade, organização e menos vazamento de ruídos na captação do microfone no palco. Eu sou músico e técnico de mixagem uso o melhor das duas tecnologias. E posso dizer que o Analógico é a referência e os meios digitais que tem nesse caso na música sao pra facilitar o acesso a bons timbres antes conseguidos apenas com equipamentos caríssimos.
O cara mais coerente falando sobre isso no podcast ..e isso é indiscutível..palco mudo melhora a qualidade pra TUDO, até pro público, dependendo do lugar, pois tem lugares que a sobra de palco é terrivel e vaza muito som do palco pro público, gerando desacoplamento de fase etc..o digital veio pra ficar e melhora tudo, doa quem doer.
Toco com amp no palco a vida toda, de 3 anos pra cá só uso simulador e fones......hj eu prefiro isso....consigo ouvir o que eu estou tocando, forço menos meus ouvidos......com isso tive que melhorar minha tocada, pois hoje eu realmente escuto o que eu toco.....
Eu gosto do ampli a pressão a dinâmica é maravilhoso
Legal! Uso em linha, Fone e com guitarra bem alta no meu retorno de chão! Fica uma delícia!
Trabalho em grandes eventos de Bandas Nacionais e internacionais e cara, nunca ouvi um som tão alto como o da regulagem dos shows oficina G3, quase sai surdo.. isso pq ja ouvi slip, motionless in white, sepultura,lenny, bring e etc.. a bateria do oficina tava bem alta, em performance e técnica são fantasticos, mas o som as vezes da uma embolada sim..
Sim. Já fui em alguns shows do G3, o que mais incomodava era o som dos teclados do jean, chegava a ser irritante. E a batera cobria o som dos outros instrumentos.
Na paz?Uma vez fui no show daquele generation Axe em Orlando no Hard rock cafe e o som tbm estava irritante de tão alto.Tinha uma parede de Marshall só do Malmsteen.
Já fui pra vários shows do G3..
Os primeiros foi na época do Além do que os olhos podem ver..
O último que fui, foi agora no Humanos tour..
O som estava absurdamente alto..
Cheguei em casa com o ouvido apitando, péssima experiência..
Acho que qualidade de som e show não significa som absurdamente alto..
Muito pelo contrário, tem que estar bem audível e de qualidade e não esse absurdo de alto..
Eu pensando..Vou ver toda a qualidade da Quad Cortex com Juninho tocando..
Oxe.. tava zero qualidade.. péssimo
No último show fiquei bem perto, não conseguia ouvir as guitarras, teclados e a voz direito, e parecia que o ouvido não conseguia assimilar direito, parecia que o ouvido estava “clipando” haha
Mas voltei pra trás até chegar na altura da house mix (uns 5 metros pra trás) e aí o som ficou bom
@@joryalbuquerque9487 tinha que ter um método de quem estivesse perto fosse mais baixo o som.Mais o PA já joga alto pra todo mundo escutar independente do lugar.
Mateus, convida o Renatinho do stauros, cara é muito fera.
Pense num cara que deve ser gente boa
Grande Celsinho, toca muito!!
Somente para refletir. Não quero nem de longe carimbar o certo e o errado, dito isso, tiramos os amplificadores do palco, os pedais e medusas do chão que deram espaço pra digital electronic Devices base on IR, pré sets incríveis substituem técnicos experientes e tudo wireless, os kits de baterias dão espaço pras eletrônicas ou simplesmente pre-gravadas no click, os panos de fundo viraram painéis de LED sincronizados com os bits, e fireworks que até esses deram espaço pra projeção de lasers operados por IA, back vocals pre gravados, simuladores de metais, e por aí vai. Nada é capaz de conter o progresso tecnológico.
Será que vai chegar o dia em que o músico será substituído pela melhor qualidade e perfeição do show? Afinal se tudo é pré set e pré gravado por que não as guitarras o baixo e o piano também? Será que vai chegar o dia em que vamos apenas apreciar um vídeo clip teatral super sincronizado fácil de montar e desmontar pra poder fazer os festivais de 1000 bandas por noite coletarem seus cachês e todos os problemas possíveis forem minimizados a zero? Cuidado com o que desejamos . Mas lembro que certificados de datilografia já foi pré Requisito pra bons empregos. A habilidade de bater 1 página por minuto hoje não vale nem um café de ontem , a garotada cresce com essa “Nova” referência e com um qualquer por mês tem a “Biblioteca de Alexandria” musical, podem ouvir tudo de Robert Johnson a DJ Alok mas não gastam nem 15 segundos por faixa. Será que eles ainda curtem os músicos e suas obras ou apenas a experiência mult i mídia da obra?
Será que o músico vai se tornar o Datilografo do futuro? 😂😂😂😂 claro tudo em nome da perfeição e qualidade.🤔🤔🤔 vou passar um café e já volto.🤣🤣🤣🤣
Já ocorre nesses projetos aonde o artista só dança! É só dubla cantando… eu acho que são nichos diferentes, a tendência acho que é a banda se manter desta forma como já está, pq pensa no influenciador de mídias sociais por exemplo, ali é possível até substitui por IA mas as pessoas buscam o real, quem liga pra equipamento é o músico, o público só quer ter uma experiência real, entoa imagina que se mantem assim por isso
Isso já tá rolando, tem gente se apresentando com a banda inteira em playback, o conceito banda de 1 pessoa só tá rolando, as pessoas estão perdendo a interação com as outras, isso é péssimo.
Mais uma provocação reflexiva, Quem vai saber oque o futuro nos espera? A única certeza é que ninguém pode impedir o Progresso tecnológico e as extinções em massa nos mercados de trabalho. Hoje discutimos sobre não ter mais o amplificador no palco , mas em Londres no Abba Theatre, tem Show do Abba a apenas “180 libras” por noite sem amplificador, sem banda, sem nem mesmo o Abba . E tá lotado toda noite, eles não erram , eles não bebem demais, e nem mesmo comem canapé no camarim, puro Hologramas e aguardem que o próximo vai ser o Kiss. E assim caminha a humanidade, resolvendo problemas e optimizando custos. Mas se tiverem afim de música de verdade Raiz estão todos convidados pra ir no Bar do Blem-blem assistir a Banda Ernani Naguibauer com uma parede de “Ciclotrom” Watson no palco 🤣🤣🤣🤣
Leia o Guia do Mochileiro das Galaxias
Só não uso ampli porque nunca tive um pra tocar em palco. Mas quando eu tiver um; quero demais testar pra saber o que é melhor. Até hoje, o retorno in-ear já me atendeu demais!
O pessoal discute muito o uso do fones vs amp, mas existe um ponto que é pouco abordado, que é a questão da proteção a ferramenta mais importante dos músicos (o ouvido). Um dos princípios por trás do uso de fones é a proteção auditiva, em especial quando se usa fones moldados, que possibilita um volume sonoro mais baixo e mais confortável, sem prejudicar os ouvidos, pois os fones vedam a som externo. Nada contra com quem não usa fones por algum motivo, mas não tenho duvida de que seu uso veio para agregar.
Eu uso os 2, fone e amp 😍
Dá uma sensação meio stereo colocar um ouvido só com o fone.
@ Sim, bem legal, mas as vezes eu deixo os dois fones tbm um pouco mais pra fora, dá para sentir o peso do amp tbm.
A gente se acostuma a usar fones, já faz quase 4 anos que a banda que eu toco usa In Ear. Uma coisa que eu percebi é que depois dos shows nunca mais fiquei com os ouvidos com zumbido, quando era Cubo mandava volume sem dó, no outro dia ficava um zumbido no ouvido, agora acabou isso.
Tenho um amigo que tá perdendo a audição por causa do mal uso do fone. A verdade é que, seja amplificador, seja fone, se estiver acima do volume vai causar problema. Eu uso fone por conta do click, a música começa, eu retiro, não abro mão de ter um retorno externo, nem que seja no monitor de chão, ou side, sem essa interação acústica do som com a guitarra não tem como haver feedback.
Sim, tem que tomar cuidado com o volume geral do fone mesmo.
Amp ou fone se não tomar cuidado com o passar do tempo fica surdo tem que tomar cuidado tem que deixar uma altura que não fique estourado mas você consiga escutar ao mesmo tempo 🎸🎧🔊
@@MrSmoke21 uma das piores coisas pro músico é perder a audição, ou a qualidade da mesma. Técnicos e produtores têm o maior cuidado com os ouvidos, já os músicos, que são os mais exigentes com timbre, na maioria das vezes não sabem que já estão com os ouvidos danificados e viciados por conta do barulho, muitas vezes até desbalanceado, ficando com assimetria na audição.
É. Entre usar jazz chorus que você nao conhece e tocar em linha... Mas, usar amp ou não depende do gosto e do ambiente.
Em tempo: o guitarra do pantera usava um randall transistor
Starling tá querendo alimentar a treta do analógico x digital hahah A verdade é que dá views! É uma discussão infinita...
E as opiniões são infinitas também. Não existe certo e errado, existe gosto
A realidade e, use o que gosta, não precisa ficar discutindo, mas digital é mais barato e a maioria pode comprar então dá mais view 😂
@@norb4707 claro, esse é o ponto
Tá ficando chato já, igual era o papo sobre "madeira influencia no timbre?" até um tempo atrás....Mas é aquela coisa: gera engajamento...
Quem manda é o deus engajamento
Eu não sinto falta de neve, nem de urso polar. Nenhuma, pra falar a verdade... Mas entre mulher de verdade ou uma simulação, eu prefiro de verdade. São escolhas né?
Verdade
Concordo!
Hahahahahaha
Argumento forte o seu kkkkkk
Irrefutável! #SQN! 😅😅😂
O pessoal colorido vai querer te cancelar kkk
Me adaptei tranquilamente com fones, me escuto e escuto a banda bem melhor, livre das microfonias e das frequências desagradáveis do palco que nos deixam surdos no final dos shows.
Concordo. Mas o punch do amp valvulado na cara, não tem comparação
Alguns reclamando dessa eterna discussão Digital x analógico. Mas creio que o foco dessas entrevistas é trazer a opinião de profissionais sobre como eles trabalham, que equipamentos usam na real. Lembro que quando comecei a me interessar por guitarra, a referência eram revistas como a CoverGuitarra, GuitarPlayer, mas ali era só músicos famosos, sempre bem servidos de amps valvulados e set de pedais. Eu via o Kiko Loureiro na última página lançando um pedal assinatura da Zoom, mas eu sabia que ele não usava isso no Angra/Solo ou mesmo no dia-a-dia, tudo parecia um mistério. Eu, simples mortal, guitarrista de quarto, comprava minha Zoom com sentimento de frustração, pois sabia que o som que se ouvia nos discos que eu gostava, vinha de um Mesa Boogie que custava o valor de um terreno. Hoje podemos ver várias experiências que serve de base para nosso trabalho/entretenimento, são várias possibilidades.
Fiz meu primeiro show da minha vida com uma banda de musicas sertanejo, axe, etc com fone. Achei bom. O foda foi eu não saber regular direito e o som ficou bem alto. Mas vc consegue escutar todo mundo da banda. E foi com VS tbm
Não o conheço, más e bem lúcido. Tudo depende do gênero tocado, e do estilo próprio do guitarrista. Eu prefiro ampli no palco, fone nem pensar. Sobre o Jazz Chorus, eu amo, som clean maravilhoso. Com drive de alto ganho tem que saber usar, se não, fica uma bosta. Mas eu amo. Prefiro ele do que muitos outros por aí.
Eu que trabalho direto na noite e com banda posso falar que o fone salvou minha saúde auditiva, pois hoje procuro deixar tudo bem ajustado para que não me incomode. Sem o fone saia mais cansado do show.
Ao meu ver , sem os amps perde a 'alma' a essência, o feeling, a mágica do palco, é tocar sozinho, é essa sensação, mas essa é a minha opnião !
E o feedback, como que extrai?
cabou... não tem essa interação com o amp
Galera que quer usa um amp só pra isso, o Slash faz isso
Mas engraçado que lembro que conseguia no guitar rig com uma gambiarra de efeitos
@@raphaelcarvalhoPhb mas não é a mesma coisa, não é algo que se possa fazer um sustain infinito, controlar os harmônicos mudando a chave ou o tone, mas enfim, isso é coisa de guitarrista que fuça e usa todos os comandos da guitarra, tipo Jeff Beck ou Mark Knopfler, pra quem quer ligar uma guitarra com dois humbuckers sem tone e sem split num drive pesado pra tocar metal sem ruídos de fundo, sem feedback, sem alma, IR e fone tá bom demais. Eu particularmente só uso digital pra som muito pesado onde as nuances e detalhes do timbres são insignificantes pro contexto.
@@nathanlira8551 o cara q desenvolver um pedal que faça essa simulação da interação do amp vai ganhar um dinheiro
No fone tá uma sonzeira, e no P A uma merda. Experiência própria.
Disse tudo!
Eu assisto muito músicos estrangeiros, estadunidenses, ingleses, europeus em geral, e vejo os caras utilizando tanto amplificadores, como retorno no palco. Uma banda que sou fã e tenho visto muito é Cardinal Black, e um show deles num teatro grande, eles nem usam fones.
Mas isso também pode acontecer sem fones de monitoramento. O som do PA pode estar horrível e os monitores e amp no palco estarem lindos.
Aí a culpa é do técnico, ou você ta querendo som bom estando atrás do PA vai estar uma merda mesmo. Agora the edge usando ruby e sem usar amp acabou a discussão
The edge é o pai destas porcarias todas de simulação!!! Pai do whorship e nem toca whorship 😂😂😂 vai assistir Eric clapton , jhon mayer , david gilmor e ver se tem ou não amp nos palcos !!! Toquei com tonex uma vez e deixei meu deluxe em casa …. Meu nunca mais na vida
Na paz?Cara, a merda toda é que vc regula e deixa tudo impecável e top…chega no show, a banda e o técnico de som destrói o seu timbre.Tenho passado muito por isso.Os caras ficam inventando moda pra encher linguiça e ao invés de resolver estragam tudo.É isso.
Me recuso a tocar de fone seja a onde for.
Dinâmica do Ambiente!
Amp sempre vai ser mil vezes melhor…a questão é a praticidade.É aquela, se o cara poder transportar e colocar ele atrás do palco microfonando e jogando pro retorno fica lindo.O único problema é essa vazação de som. Rs. Eu tenho usado minha Helix no PA realmente fica top o som e com a coluna inteira.😂
Um koss porta pro é uma boa escolha pra palco?
Recomendo os Kz. E são muito baratos
Já ouvi gente tocando c jazz chorus com semi acústica corda grossa em volume alto fica uma sonzera, mas tem q erguer o volume, ele num é um amp pra volume moderado.
Convida o Herbert Rodrigues, guitarrista do Irmão Lázaro! Ele tem várias histórias e experiências bacana!
Sm 57 100 dólares no USA, aqui 1300 a 1500 , comprei um la no Guitar Center, 100 dólares a 5,50, R$ 550,00.
Quem prefere fone não se importa com timbre, qualidade real.
É o contrário, pq com fone vc realmente escuta oq tá sendo tocado.
concordo
Também acho!
Toma 🍪🍪🍪🍪🍪
sabe muito kkk
Eu sou do análogico e todas as vezes q tive tocar sem amp, minha experiência foi péssima, não sei se com pedaleiras caras e casas de show com equipamento top.
Achei a voz desse mano parecida com a do dublador do peter parker interpretado pelo toby
Obs:um SM 57 no Brasil nunca foi barato.
Que eu saiba já custa 100 dólares nos EUA a décadas.
Mas aqui no Brasil sempre foi caro,1300,00 reais para mim é caro.
Porém sou contra alugar equipamentos falsos,pessoalmente não uso.
Tenho 4 SM 58 originais,mas se chorarem muito nos aluguéis vou de Samson Q7 mesmo.
Para guitarra tenho uns Superlux parecidos com aqueles Sennheiser de pendurar,funciona de boa.
Vamos tocar sem guitarra também!!!!
😂😂😂😂😂😂Depois reclamam que a guitarra tá morrendo.😝👍🙌
Interessante se o técnico de som colocar um reverb na via de fone...
eu se pudesse tocaria todas as vezes da minha vida num twin reverb, mas este luxo só acontece quando toco em sesc ou alguma data que o locatario de som tem um mapa de palco bacana, mas nem se pudesse comprar teria essa coraem, pois a distância de um equipamento de boutique para o baixo custo diminuiu, tenho 1 mooer radar no pedalboard desde o 1o ano de lançamento, e 1 cubaby no bag da guita de plano B.
Se o problema é amp em cima de palco é só colocar os amps ligados fora do palco, os gringos fazem isso a anos. Pra quem tocar rock e metal o digital tem muita diferença mas pra outros generos nao daz diferença de som, amp é bem melhor que o digital na opinião.
Eu prefiro usar amp no palco, mas já peguei cada amp ruim onde fui tocar que entendo totalmente a galera estar preferindo usar em linha com fones.
Opinião de um técnico de som que tem um equipamento de médio porte:
Fazer a banda com fones da mais trabalho na mixagem,mas limpa muito o som do palco e interferências entre PA e monitor.
O problema do momento são guitarristas que levam seus pedais/simuladores e querem a guitarra nos retornos/monitores e nem sempre os monitores/retornos tem potência suficiente.
E nesse caso a “sujeira” continua.
Então,na minha opinião ou é fone ou amplificador mesmo.
Sou um, odeio amplificador. 31 anos de idade. A melhor coisa vou eliminar a porcaria do amp do palco. Só façam isso
A única vantagem indiscutível do digital é a praticidade.
A voz dele me lembra um pouco Manolo Rey
uso protetor auricular em todos os eventos , antes da metade do show todos os amps estão beirando ao vol máximo. Não dá.... To quase aderindo aos fones , pra saúde dos ouvidos.
Eu queria ouvir no fone igual eu quando eu escuto um vídeo tipo o áudio tá tratado e real sei lá
Meus heróis morreram de overdose 🎶 .... e hoje com tudo novo ! Nada de novo aparece na cena !
Nunca usei in-ear. Como fica o boost de volume de solo? Deve estourar o ouvido.
Depende do quanto de boost você usa.
@@Louissaints Pra show eu to tendo que usar + 6db se não não destaca comparando com o som da mix nivelado.
Medo de desmontar a guitarra é foda kkk ela naturalmente foi feita em peças separadas não faz sentido o medo,e sim teria medo de viajar com ela completamente montada
Eu acho que, graças aos músicos mal educados retirar o amp do palco foi um alívio pros ouvintes e pros técnicos de áudio.
Pq raramente se ve uma banda onde os músicos são realmente educados pra trabalhar com amps no palco.
Eu odeio o fone, prefiro ali amp plugado no palco.
Se eu quisesse ir em um show sem amplificador eu iria numa bosta de culto de igreja 😂😂😂
O microfone SM 57 original pesa o dobro do falso, quem não conhece no visual passa batido....
Lemmy iria curtir tocar sem amp e com fone kkkkkkkkkkkkkk
Não, os caras do “jazz” de fato não usam o Jazz Chorus
Uma coisa são bandas pequenas sem estrutura pra carregar amplificador utilizarem plugins, multiefeitos ou simuladores em linha, outra coisa são bandas grandes, com equipes de funcionários, que cobram cachês milionarios, com tudo do bom e do melhor, também abrir mão de amplificador, isso é injustificável
Só uma coisa que não vejo ninguém comentar ou falar a respeito: supondo que você seja um guitarra que não vive de música, toca por prazer, não tem um equipamento foda, e daí tu resolve tocar com a guitarra direto em linha em uma apresentação. Porém, o som do PA, as caixas de som, são um bosta, e o som da guitarra fica uma merda, timbre zero, mesmo você tem IR's fodas. Que que o você faz meu amigo?
Pra mim o que importa é o que tá saindo pra frente, indiferente se o som tá foda no seu fone de ouvido, se estiver uma merda pra frente no PA não adiantou nada toca em linha.
(Humildade opinião de um guitarrista pobre que nao vive de música 😁)
Palco sem amplificador, sem cabo, sem equipamentos nenhum, além de achar feio, é broxante rsrs tira muito da magia do negocio, faz parte da experiência.
Fone é referencia apenas. O som acontece com as ondas atravessando o ambiente. O som parar de acontecer no palco, com a interação da banda e começa a vir do 'computador', fica a sensação de que está faltando algo, não tem como.
É a tendência, é o avanço, mas tem muita coisa boa ficando pra trás também. Na realidade, acho que as pessoas estão aderindo isso apenas pq está caro.
Tudo diminui de tamanho, levam os equipamentos embora. Só o capitalismo tardio nos empurrando cada vez mais pra uma pior experiencia de vida.
cara. tem várias fender john cruz por 100mil no Mercado Livre.. cara... tem doido pra tudo nesse mundo.. quem compra isso deve usar dinheiro de corrupçã, q vc nao pode depositar no banco, daì vai e compra uma guitarra de 100mil.. né possível
Isso não dá pra generalizar. não adianta ter músico bom, equipo bom e técnico burro, ou vice versa. É um tiro no pé confiar no técnico de qq lugar, já preparei timbre em um ambiente que ficava animal e no outro ficava um inseto.
Leva um Ampli pequeno e microfona, ou liga em linha. Senão o o som da linha e não da liga.
Galera tem que parar de ser saudosista de tempo que nem viveu, usem a tecnologia que veio pra melhorar o show, parem de ser babacões de internet vcs só se envergonham, usem VS, CLICK, SIMULATORS e a poha toda
Já fui enganado também com sm57 fake
O problema tá no técnico de som (principalmente em igrejas).... Geralmente vem a galera sem a menor noção de música pra regular o som.... Se exigem tanto de músicos, que se exija também dos "técnicos".... Com amp microfona e deixa td certo.
O problema não tá no técnico da igreja o problema está nos pseudos pastores
@danielaferreira1722 na minha última experiência, ficaram encantados com uma mesa digital (quase 10 anos atrás) e decidiram q seria melhor tirar os amps de cima do púlpito. Meu som na mao de gente despreparada gastou os últimos minutos nessa rotina
Essa é a conta $ 1x13
Toca com in ear e vida nao carregar peso e vida… e questao do timbre pro publico eles nao sabem e nao tem nem ai pro que vc ta usando
SM57 fake existe a tempos kkkk
🫣 chamando técnico de Monitor de “CARA”🥴🥴🥴 não amigo🤣🤣😂😂🤪 bruna mcadeiras a parte rsrssr
Ou seja, na hora do shred, a gordura do ampli fez falta rsrs...
Uma Gibson Les Paul não vai desmontar kkkkk
Guitarra cara porém parafusadas kkkkkkkk
O palco sem os Amps além de toda a questão sonora fica esteticamente horrível, horroroso!
Ao meu ver não cabe discussão, quem nasceu para SIMULAR quem?
A questão da praticidade é uma outra discussão!
Agora para uma geração que nunca teve a experiência de experimentar vários Amps, com sonoridades totalmente distintas, é natural que gostem dessas simulações atuais, porque as que existiam há algum tempo erram muito ruins.
Shure é um dos produtos mais falsificados aqui no Brasil 😢
Fone da surdez
E um amplificador com o volume no talo apontado pra você não dá surdez?
Qualquer exposição a altos decibéis vai causar surdez, seja de fone ou com amplificador. Quanto mais prolongado o tempo da exposição, maior o dano.
Lembrando também que perda de audição geralmente não se percebe, pois se dá de maneira gradual
Não necessariamente. Aliás, com fones com isolamento acústico é possível ter o som nele em volume mais moderado do que se fosse um fone comum ou amps e monitores no palco.
@@ofernandolucasne kkkkk
Tem um knob no receptor do fone que está escrito "volume". As vezes está abreviado, aparecendo como "vol" apenas.
Costuma funcionar.
Meu amigo. Volume, é que nem qualquer outra coisa na vida. Da água até cerveja. Use com moderação e seus tímpanos sobreviverão!
Os que ficaram surdos, e sim muitos ficaram, foi porque exageraram na dose.
Sucesso!
Fone coisa nutela. Pra quem ja ta acostumado com amp nao rola. O fone estoura o ouvido e te tira o som do palco, batera, baixo, o ambiente da banda coesa, tocando de verdade. Quem ja ta vindo nessa coisa plastica, nao sabe o que seja um show de verdade
Eu odeio fone!!!
Disse tudo!
Eu assisto muito músicos estrangeiros, estadunidenses, ingleses, europeus em geral, e vejo os caras utilizando tanto amplificadores, como retorno no palco. Uma banda que sou fã e tenho visto muito é Cardinal Black, e um show deles num teatro grande, eles nem usam fones.
@rosembergfer Estava vendo o Satriani num show esse ano no RUclips, pedalboard e amplificadores, nada de fone!
@@rosembergfer Show do Eric clapton pra grandes multidões, amplificadores no palco e retornos e nada de fone!
eu também
Coloca pra dois!😂😂😂😂
se vc nascer em uma ilha que exista somente uma mulher feia careca e banguela , ela ainda sim vai ser a mulher melhor do mundo . porque foi a única que vc conheceu
analogias a parte, eu tenho sentido uma certa doutrinação por parte de alguns interessados na aplicação do digitais . tocar com fone é mesmo uma merda ... ... pra mim rsrsrsr
Deixa eles… já já vão tirar os músicos…
Músico toca comsom na cara. O resto é só performisata.
Se acostumar com oq não PRESTA não quer dizer que é bom... Cara, isso nem é polêmica... Isso é COMODISMO... O REAL É REAL... Vamos chegar a época em que ter um mulher real não fará falta... A galera vai preferir TECLAR... 😅😅😅 AMP É AMP... FONE É NA ACADEMIA E PRONTO
Isso mesmo!
Comodismo não, praticidade. Queria ver se você tocasse 400 vezes no ano, fazendo até três shows no dia, se teria disposição pra carregar tanta coisa.
Comparar som microfonado com som puro do amp é uma insensatez ate porque a referência que o público tem é de som microfonados nos discos e cds agora falar que esse tipo de som nao presta é falar que toda a geração que gravou discos fitas e cds gravou som com que nao presta Fato é que som de amp puro é prazeroso para o músico e nao para o ouvinte. Ele mesmo disse que essa sensação de tocar direto no amp sem microfone sem nada é mais imersiva e melhor,porem ele ta ali para oferecer a arte para as pessoas que vao ouvi lo entao o som microfonado como usa se hj em dia com IRs facilitam e muito a vida do músico por logística, estabilidade, organização e menos vazamento de ruídos na captação do microfone no palco. Eu sou músico e técnico de mixagem uso o melhor das duas tecnologias. E posso dizer que o Analógico é a referência e os meios digitais que tem nesse caso na música sao pra facilitar o acesso a bons timbres antes conseguidos apenas com equipamentos caríssimos.
Bom músico, mas falou besteira.
O título é coisa de quem gosta de pedal, não de música
Você tem que perguntar para o Satriani