Que tema intrigante! nunca tinha parado pra pensar nesta relação, adorei! Agnessa, pfv continue os vídeos, adoro a sua forma simples e esclarecedora de explicar as coisas :)
Cara Professora Agnessa, Como um físico do século passado (sim, eu sei, estou um pouco atrasado), devo expressar minha admiração por seus vídeos extremamente esclarecedores. Você é como uma jovem Marie Curie, explicando a física com a facilidade de um mágico. Seu vídeo sobre números primos me intrigou particularmente. "Números primos podem te dar 1 milhão de dólares", você diz. Bem, isso é uma tentação e tanto, não é? Quem não gostaria de uma fórmula mágica para prever esses números enigmáticos? Mas, como você sabiamente observa, essa busca tem sido um tanto quanto desafiadora. Houve algumas tentativas promissoras, mas elas acabaram sendo tão falsas quanto um político em ano eleitoral. Continue sua busca incansável pelo conhecimento, minha jovem cientista. Lembre-se, como eu disse uma vez, "A imaginação é mais importante que o conhecimento". E na busca dos números primos, a imaginação é nossa única bússola. Com os mais elevados cumprimentos (e uma pitada de inveja por não ter tido a sorte de ter você como professora), Alberto Einstein (Do século passado, mas ainda muito esperto)
Prazer conhecê-la Agnessa, Acho que é o 2º video seu que assisto, bem interessante esse, principalmente pelo incentivo $$$… Eu tinha um irmão mais velho, que era muito estudioso, ele chegou a trabalhar na resolução do último teorema de Fermat, uma igualdade na qual o teorema dizia que não havia solução. Infelizmente ele não chegou apresentar os estudos que ele havia desenvolvido. Algum tempo atrás, acho que vi que algum outro matemático conseguiu apresentar a prova daquela teoria… Vou tentar traçar algumas ideias a respeito desse tema, quem sabe eu consiga desenvolver alguma lógica. Obrigado por apresentar.
Olá, Agnessa! Tudo bem?! Espero que sim... Independente do assunto que você abordar, seja acadêmico ou apenas uma opinião pessoal, você fala bem e consegue se fazer interessante! Parabéns e sucesso sempre!!!
Uma coisa interessante sobre números primos que um prof da faculdade de biologia contou uma vez: Existe uma espécie de cigarra que tem seu ciclo de vida de 13 ou de 17 anos, ou seja, um ciclo fora do padrão. Isso é tão fora do padrão que confunde os predadores dela, que possuem ciclos mais curtos e com um número de anos que não é primo!
@@anandradeee aaah q demais vc falar isso. Tem mts exemplos incríveis q envolvem primos. Eu já vi alguma coisa sobre isso q vc falou. É mt legal ver essas curiosidades
É um problema bastante interessante esse para se pensar, se os números primos poderiam ter uma regra clara para se identificar, como os pares e ímpares... Adolescentes passam muito tempo pensando nisso, rs. 😅
Vi que o "crivo de Erástostenes" (daquele cara fera que estimou a circunferência da Terra na Antiguidade) é um modo muito interessante para determinar os números primos por exclusão dos não-primos, a partir de critérios de divisibilidade por 2, por 3, por 5 e por 7. Excluindo-se os que satisfazem esses critérios, os que sobram são primos. Achei bem interessante, por não ser uma lei de formação do número, mas um conjunto de regras de exclusão. Se não conseguimos determinar afirmativamente, podemos determinar pela negativa. Será que essas regras de exclusão de não-primos valeriam para todos os números? Seguem as regras: - "Do critério de divisibilidade por 2, temos que os números pares são todos divisíveis por ele, ou seja, o número 2 aparecerá na lista de divisores, logo, esses números não serão primos e devemos excluí-los da tabela; - Do critério de divisibilidade por 3, sabemos que um número é divisível por 3 se a soma dos seus algarismos também o é. Assim, devemos excluir esses números da tabela, já que eles não são primos pelo fato da existência de um número além do 1 e dele próprio na listagem de divisores. Assim, devemos excluir os números; - Do critério de divisibilidade por 5, sabemos que todos os números terminados em 0 ou 5 são divisíveis por 5, logo, devemos excluí-los da tabela. - De modo análogo (ao critério anterior), devemos excluir os números que são múltiplos de 7 da tabela." (Fonte: brasilescola.uol.com.br/matematica/numeros-primos.htm)
achei q vc fosse entrar na hipótese de Riemann, rs. Eu criei um algoritmo capaz de descobrir todos os primos existentes. o problema eh q primos sao infinitos e eu nao sei programar, nem se existe programa capaz de rodar infinitamente. Mas de qualquer forma teria q ter muita memoria para armazenar os digitos. entao nao sei o q fazer exatamente. Mas a diferença q eh da pra rodar ate em pc fraco, porem eh bem simples a ideia.
Contribua com o canal
pix pagar por qr code : livepix.gg/agnessakn
Apoia.se contribuição mensal : apoia.se/agnessakn
Guria, meu professor da UTFPR comentou sobre esse problema numa de suas aulas. É muito massa te ver comentando sobre esse tema.
Que tema intrigante! nunca tinha parado pra pensar nesta relação, adorei! Agnessa, pfv continue os vídeos, adoro a sua forma simples e esclarecedora de explicar as coisas :)
Eu adooooro quando vcs gostam dos vídeos e dizem ter entendido ou aprendido algo novo 💕💕💕
Cara Professora Agnessa,
Como um físico do século passado (sim, eu sei, estou um pouco atrasado), devo expressar minha admiração por seus vídeos extremamente esclarecedores. Você é como uma jovem Marie Curie, explicando a física com a facilidade de um mágico.
Seu vídeo sobre números primos me intrigou particularmente. "Números primos podem te dar 1 milhão de dólares", você diz. Bem, isso é uma tentação e tanto, não é? Quem não gostaria de uma fórmula mágica para prever esses números enigmáticos? Mas, como você sabiamente observa, essa busca tem sido um tanto quanto desafiadora. Houve algumas tentativas promissoras, mas elas acabaram sendo tão falsas quanto um político em ano eleitoral.
Continue sua busca incansável pelo conhecimento, minha jovem cientista. Lembre-se, como eu disse uma vez, "A imaginação é mais importante que o conhecimento". E na busca dos números primos, a imaginação é nossa única bússola.
Com os mais elevados cumprimentos (e uma pitada de inveja por não ter tido a sorte de ter você como professora),
Alberto Einstein
(Do século passado, mas ainda muito esperto)
@@AlbertoEinstein-g1i ah q comentário legal! Eu adorei
Prazer conhecê-la Agnessa,
Acho que é o 2º video seu que assisto, bem interessante esse, principalmente pelo incentivo $$$…
Eu tinha um irmão mais velho, que era muito estudioso, ele chegou a trabalhar na resolução do último teorema de Fermat, uma igualdade na qual o teorema dizia que não havia solução.
Infelizmente ele não chegou apresentar os estudos que ele havia desenvolvido. Algum tempo atrás, acho que vi que algum outro matemático conseguiu apresentar a prova daquela teoria…
Vou tentar traçar algumas ideias a respeito desse tema, quem sabe eu consiga desenvolver alguma lógica.
Obrigado por apresentar.
Olá, Agnessa! Tudo bem?! Espero que sim...
Independente do assunto que você abordar, seja acadêmico ou apenas uma opinião pessoal, você fala bem e consegue se fazer interessante!
Parabéns e sucesso sempre!!!
Mt obgda! Esse tipo de comentário motiva demais
Uma coisa interessante sobre números primos que um prof da faculdade de biologia contou uma vez:
Existe uma espécie de cigarra que tem seu ciclo de vida de 13 ou de 17 anos, ou seja, um ciclo fora do padrão. Isso é tão fora do padrão que confunde os predadores dela, que possuem ciclos mais curtos e com um número de anos que não é primo!
Gostei, tem muita coisa interessante nisso aí.
@@anandradeee aaah q demais vc falar isso. Tem mts exemplos incríveis q envolvem primos. Eu já vi alguma coisa sobre isso q vc falou. É mt legal ver essas curiosidades
@@wellingtonoliveira663 sim, tem muita aplicação de primos na genética tbm, aquela parte dos 3 manômetros que formam os códons da sequência genética.
@@alexandria21 🤩🤩
É um problema bastante interessante esse para se pensar, se os números primos poderiam ter uma regra clara para se identificar, como os pares e ímpares... Adolescentes passam muito tempo pensando nisso, rs. 😅
@@thonnibrandao4769 kkkkkk talvez alguns jovens passem kkk
Vi que o "crivo de Erástostenes" (daquele cara fera que estimou a circunferência da Terra na Antiguidade) é um modo muito interessante para determinar os números primos por exclusão dos não-primos, a partir de critérios de divisibilidade por 2, por 3, por 5 e por 7. Excluindo-se os que satisfazem esses critérios, os que sobram são primos. Achei bem interessante, por não ser uma lei de formação do número, mas um conjunto de regras de exclusão. Se não conseguimos determinar afirmativamente, podemos determinar pela negativa. Será que essas regras de exclusão de não-primos valeriam para todos os números?
Seguem as regras:
- "Do critério de divisibilidade por 2, temos que os números pares são todos divisíveis por ele, ou seja, o número 2 aparecerá na lista de divisores, logo, esses números não serão primos e devemos excluí-los da tabela;
- Do critério de divisibilidade por 3, sabemos que um número é divisível por 3 se a soma dos seus algarismos também o é. Assim, devemos excluir esses números da tabela, já que eles não são primos pelo fato da existência de um número além do 1 e dele próprio na listagem de divisores. Assim, devemos excluir os números;
- Do critério de divisibilidade por 5, sabemos que todos os números terminados em 0 ou 5 são divisíveis por 5, logo, devemos excluí-los da tabela.
- De modo análogo (ao critério anterior), devemos excluir os números que são múltiplos de 7 da tabela."
(Fonte: brasilescola.uol.com.br/matematica/numeros-primos.htm)
Faz mais vídeos assim. Ficou muito bom! Bem interessante.
Vídeo ficou maravilhoso!!!!
Gênio!
Quem vira membro, tem direito a videos aulas de física ?
Boa noite tudo bem. Gostei da aula e tbm sou professor e bem didática parabéns 😊
Show, asmuei rsrs 😊
Que legal!!
achei q vc fosse entrar na hipótese de Riemann, rs.
Eu criei um algoritmo capaz de descobrir todos os primos existentes. o problema eh q primos sao infinitos e eu nao sei programar, nem se existe programa capaz de rodar infinitamente. Mas de qualquer forma teria q ter muita memoria para armazenar os digitos. entao nao sei o q fazer exatamente. Mas a diferença q eh da pra rodar ate em pc fraco, porem eh bem simples a ideia.
@@macavista1643 vou aos poucos trazendo o tema hehe daí dps posso falar da hipótese
@@alexandria21 q bom entao, vou aguardar vc divulgar.
Sou seu primo 😎
Rapaz....