Eu tenho uma irmã, que ela é negra, eu sou branca, porque meu pai é negro e minha mãe branca, minha vó é muito racista! Ela fala muito mal da minha irmã, eu sou gordinha ja minha irmã é magra, uma vez eu falei " Ai sou gorda" Ai minha vó falou pelo menos é branca. eu ainda não sei como minha irmã não entrou em depressão
Eu sou branca eu tenho uma irmã mais ou menos,tenho uma irmã negra e meu pai é negro,e a minha mãe é branca, a mae da minha mãe é negra e a do meu pai é branca,as vezes eu to com a minha irmã negra e perguntam se nos somos parentes,a gente fala que nos somos irmãs e falam que a gente não se parece,ai vc se pergunta o que tem haver, na vdd tem bastante coisa, tipo falam que a gente não se parece por causa da nossa cor, mas nos temos coisas iguais, traços iguais
Se preocupa com ela ! Talvez ela tenha e voce não sabe !! As pessoas não são de pedra para ouvirem coisas assim então quando puder fala pra ela o quanto ela é linda
Eu sou negro , meu primo e Branco bem branco , uma vez andei com ele na rua , não acreditavam q nos somos parentes , sabe o q foi o argumento ? "Ele e branco , tu e negro ,nada haver "
Uma amiga minha conta que certa vez ela estava brincando de colorir com uma criança (não lembro se era prima ou afilhada), quando a criança pediu para ela passar o "lápis cor de pele". Minha amiga respondeu: qual deles? E a criança ficou confusa, porque, na cabeça dela, "cor de pele" era o lápis rosa claro. Minha amiga explicou com toda a paciência do mundo que existem vários tons de pele, então não faz sentido dizer que apenas um tom de lápis é da cor da pele. Alguns dias depois, a criança estava na escola, e um coleguinha pediu emprestado o "lápis cor de pele". E ela respondeu: qual deles?
Meu filho ficou extremamente feliz quando realmente usou um lápis cor de sua pele. A sensação de estar sendo representado é muito importante desde a mais tenra idade. São pequenas atitudes desde a infância, que começam a trabalhar em nós a CONSCIÊNCIA NEGRA.
Bando de mimimi da porra. É que nem alguém falar "Me passa o lápis cor de folha". Naturalmente a pessoa passará o lápis de cor verde. Afinal, a maioria das folhas são verdes. Mas aí chega o pessoal do mimimi e fala "Ainn, isso é errado. As folhas teem muitas cores, amarelo, laranja, rosa, vermelho...". É normal falarmos isso, afinal, grande parte das folhas são verdes. Não é questão de racismo ou preconceito.
@@anabeatrix732 Não. Mas a maioria tem, então acaba sendo "normal" e automático. É como o exemplo que falei, nem todas as folhas são verdes, mas a maioria é. Portanto, não é errado falar "lápis cor de folha", ou "lápis cor de pele".
Cara,você não tem o noção o quanto isso ocorrer,uma vez uma moça passou perto de um homem negro e ela tava de bolsa,assim que ela passou do lado do moço ela botou a bolsa do outro lado.Isso e mais comum do que parece,as pessoas associam negros a ladrões,por causa de estereótipos ridículos.
Sempre chamei esse lápis de cor dE pele Tava escrito na caixa. minha prof meus amigos meus pais Inclusive meu vó q e negro ele adorava pintar desenhos comigo E mais agr sei q ele e racista por isso.
Gostei muito do tema, bem debatido, inclusive mostra outro tipo de preconceito, pois não deram atenção ao morador de rua, que era o único que teria uma informação do garoto e também mostra o descaso com uma criança negra andando sozinha na rua, muitos viram, mas apenas uma se preucupou em leva lo de volta, levando em conta a idade e o fato de estar sozinho. Parabéns.
Estou passando pela mesma situacao de um lindo menino de 7 anos me perguntou pq ele nao e branco, e toda vez q ia colorir um personagem pintava com o lapis cor de pele q a prof falou, foi um ano de mta conversa e explicacoes, e eu so quero q ele cresca sem traumas mas com conciencia da importancia de sua cor. e uma tema dificil de se trabalhar, mas de mta importancia. Parabens aos envolvidos.
Cara, pra q mimimi? So dizer que nao e cor da pele, é outro nome, mas q antigamente era usado pq nao se tinha outro, so isso diga a ele q a cor dele é incrível e tem história. ACABOU! Agora quer fazer mimimi e falar de racismo :/
@@ritaz2008 e eu to problematizando pra uma crianca q nasce pobre na favela, onde se mata pelo menos 1 negro por dia nesse pais, o racismo no brasil e velado e cruel como foi cmg e com minha familia, amigos e comunidade. O problema e q nos negro estamos falando hj, q temos vozes e incomodamos quem sempre teve privilegios. Eu sei q qto e dificil ser negro pq sou uma e sofro as consequencias desse racismo disfacado de mal entendido. Como o proprio curta diz " existe varias formas de puxar o gatilho.
Muito legal a proposta! Trabalho com crianças, muitas delas negras, e sempre que surge o termo "pintar de cor da pele" eu relembro a eles que esse nome é errado, pois exclui a diversidade de tons de pele que existem, que o legal é procurar pintar o desenho com as cores reais de pele que eles vêem em si mesmos. Só achei que no filme faltou mostrar um diálogo sincero entre a mãe e a professora resolvendo o assunto... pois as crianças também reproduzem muito esse termo e os professores muitas vezes deixam passar batido por não perceber a necessidade de mudança de pensamento em uma atitude aparentemente pequena.
O tema é ótimo, mas não foi abordado que o diálogo desconstrói padrões erroneos e podem mudar mentalidades fora do lugar do medo. Outro ponto questionável é a discussão na presença do aluno e transformar a professora, muitas vezes a referência do aluno mais forte , como vilã. A forma como a mãe trata a professora é agressiva e não colabora com a mudança de mentalidade. Mas está bem produzido. Gostaria de ver outros curtas com o tema abordando a forma como falamos, "grana preta", "Preto de alma branca" , "a coisa ficou preta"," ela é morena, mulata" expressões que diminuem as pessoas e foram cedimentadas em séculos na sociedase brasileira.
Olá, Margarida. Sou roteirista da obra. Obrigado por seu comentário. Levarei em conta seus questionamentos. A intenção não era colocar colocar professores como vilões. Procurei criar personagens humanos. Todos os personagens aprendem algo ao longo da trama. Como eu também aprendi. Gratidão!
Concordo com muito que você disse, mas tenho um conceito sobre a cor preta, em minha humilde opinião, não existe ninguém preto, que eu já tenha visto pelo menos. Olha por exemplo o cabelo do menino, é preto, mas ele não é da mesma cor do cabelo. Eu acredito que a cor da pele dele tem um tom de marrom bombom 😍😍😍😍
Estou apresentando o filme para todos os estudantes das minhas 28 turmas do Ensino Médio. Estamos com o projeto "A Cor da Cultura" durante o mês de novembro. Ao receber a citação do curta metragem numa formação sobre antirracismo achei justo levar para a sala de aula e debater com todas as turmas. A mensagem é maravilhosa. Me fez viajar nos idos anos 80, quando estudava no primário e sempre pedia o bendito lápis cor da pele. Agora que percebi que nunca pensei em pintar a minha imagem com outra cor, sempre era o lápis cor da pele. Adorei o curta. Parabéns aos idealizadores.
Eu sempre disse "cor de pele" quando era menor tipo uns...5 anos...mas aí percebi que era bege... até pq eu sou mais morena...nunca sofri racismo mas já vi pessoas sofrendo e fico com uma raiva... racismo n é zoação.....é crime
Isso mesmo racismo é sim um crime, porém falar o nome da cor de um lápis (nome popular) não é racismo, aí os racista de verdade ficam escondidos enquanto a galera briga por um lápis
Sou professora de arte e sempre corrijo os educandos qnd falam que esse lápis é cor da pele. Digo que é rosa claro... ensino que existem peles de muitas cores!!!!!! Então vários lápis podem ter cor de peles!
@@matheusrfsp7511 pra que ficar mexendo nisso??? O racismo está até nessas "pequenas" coisas Sobre o pronome neutro, use se a pessoa preferir, seja mente aberta
@@villy216 eu uso se EU quiser, não quero nem saber como esses esquisitos querem ser chamados ele; ela; dile; entre outros. Da mesma forma que eles querem ter o direito de falar o que pensão, eu tbm faço o mesmo! Agora vem uma kpopeira falar pra eu ser mente aberta?! Vcs todos são tão mente aberta que o cérebro caiu!
A intenção do curta-metragem foi boa. Mas eu vejo dois pontos críticos aqui. O primeiro: antes da mãe ir a escola, resoluta a tirar satisfações com a professora, ela deveria ter encontrado tempo para explicar o seu ponto de vista, como negra, em relação ao acontecido na sala de aula. A criança teria sido esclarecida e não colocaria a sua vida em risco, caminhando pelas ruas, procurando respostas. O segundo: o menino aceitou o convite de uma pessoa desconhecida e a acompanhou. Apesar da mulher em questão ter sido muito simpática e solidária, cumprindo com o papel que a professora e a mãe deveriam ter desempenhado, de orientar, educar e instruir, novamente aqui ele se encontrou em uma situação de perigo. E se a pessoa não tivesse tão boas intenções com ele ao convidá-lo para tomar um sorvete? E se ela não tivesse entrado em contato com a mãe do menino e ao invés disso, o tivesse carregado para um outro lugar? Assim não deveria ter acontecido na vida real. Eu sei que a trama do curta foi assim, para que a estória tivesse este desenvolvimento. Mesmo assim, eu achei os dois pontos críticos e como pedagoga não indicaria como material para a abordagem dos temas racismo e tolerância. Como eu já mencionei, a idéia foi muito boa. Mas eu acredito que poderiam ter abordado o assunto de uma forma mais coerente, tendo um cuidado melhor com alguns detalhes importantíssimos, quando a intenção maior é a de educar.
O modo como ela agiu não foi o mais adequado, em compensação vale destacar que as experiências pessoais pelas quais ela passou contribuíram pra que ele agisse assim.
Que graça!! A direção está linda. A fotografia, roteiro, som, produção tudo muito bom. Quero um filme meu dirigido por este diretor sensível e que ainda é ator. 😁 Parabéns a toda equipe!!!👏👏👏👏
É eu também cresci com esse lápis da "cor da pele". Mas desde pequena nunca entendi pq essa cor é chamada disso, afinal não existe *NINGUÉM* que tenha essa cor. Gostei da mensagem, muito representativa.
Bom, até onde eu saiba, a cor pele geralmente é usada como base para chegar nas outras tonalidade, porque ficaria feio apenas jogar no desenho o lápis marron(ou outros), então a cor pele seria a base(as vezes também é usado por último para misturar melhor as cores que estão por baixo,para fazer degrade, ou melhorar as luzes e sombras na pele) , já que qualquer pessoa que desenhe sabe que um desenho é constitui de camadas e camadas de pintura
@@alexandreenrique9032 Entendi... é, eu não sabia de nada disso sobre isso que vc disse, quando eu era pequeno chegava perguntar para as pessoas "Porquê isso é cor de pele?", ( pq obviamente não existe ninguém com essa cor ), mas ninguém sabia responder, só diziam "Porque Sim". Talvez, essa cor foi comercializada com este nome para artistas profissionais para ... fazer essas mágicas da arte com aquela cor 😂 transformando a "cor de pele" de verdade. Mas para pessoas normais que não possuem o mesmo conhecimento, podem dar informações equivocadas mesmo.
Achei estranho o menino ficar colocando o lápis em todo mundo, fiquei tipo ke? Mas gostei da mensagem que o vídeo queria passar, somos diferentes e nem por isso devemos desrespeitar o próximo.
Vídeo maravilhoso, Só vi um erro que foi induzindo as crianças a confiarem em estranhos, assim como o Dudu confiou na Madalena pra ir "tomar um sorvete".
Gente, que lindo! Eu sempre achei errado o nome dessa cor ser "Cor de pele", mas quando eu precisava da cor, eu sempre pensava antes, " Calma, esse nn é o nome certo" mas no fim, eu acabava dizendo "Me empresta o lápis cor de pele?". Eu to me sentindo mto mal agr por ter usado esse nome... E tbm percebi q... Eu nunca pintei uma pessoa com uma cor mais escura... Gente, esse vídeo me fez refletir mto... Alguém pode me dizer qual o nome verdadeiro do tal " lápis cor de pele"?
Uma vez eu falava "cor de pele". Agora eu falo "salmão" Quando uma pessoa pergunta se eu posso emprestar o "cor de pele" eu entego 4 lápis: Salmão Marrom Amarelo Branco (sim, eu empresto branco também)
Esse vídeo é muito interessante ,eu tinha mais ou menos a mesma idade desse menino quando tava pintando em casa, e meu pai q é negro chegou perto de mim e me perguntou as cores , quando eu falei cor de pele , ele fez a mesma coisa q o menino , dissi q a pele dele não era da cor do lápis e eu nunca mais esqueci isso até hj me marca muito, quando vejo alguém falando a cor do lápis eu me encomodo tbm mesmo n sendo negra , pq lembro do meu pai e das outras pessoas q tbm se sentem ofendidas , parabéns pelo vídeo 💝
Sem conhecer esse curto metragem (estou tomando conhecimento hoje, engraçado, assistindo a um vídeo sobre o POVO INDÍGENA, referente a um curso que estou fazendo HOJE, em plena manhã de sábado, 07/12020, 09h17m), que aliás é "SHOW DE BOLA", estava em meu último ano de pedagogia em 2016 e trabalhando como professor estagiária em uma escola municipal no bairro do Glicério localizado no centro da cidade de São Paulo e INTUITIVAMENTE + a bagagem que eu trazia de uma das disciplinas do curso sobre a CULTURA INDÍGENA e AFRICANA E/OU AFRODESCENDENTE + minhas vivências e descobertas de minha própria identidade, dei uma aula sucinta de IDENTIDADE e esse NEM ERA o tema da aula daquele dia. Estava ajudando o professor de Educação Física em sua aula dentro da sala de aula, substituindo a professora titular daquele 1º ano do Fundamental 1, que estava de licença (eu fiquei com ela nessa sala durante todo o ano de 2016)... enfim... Após o professor já formado em Educação Física há muitos anos, ter dado a sua aula, pediu que as crianças desenhassem algo sobre tudo que foi dito ali, poderiam fazer o que quisessem e como entenderam (nem sei do que se tratou o tema da aula dele naquele dia). Deixávamos sempre, durante todas as aulas, sobre a mesa do professor um pote que foi de sorvete, com vários lápis para que aqueles que quisessem ou não tivessem os seus particulares, pudessem usar, compartilharem. Para não precisar levantar de seus lugares e virar uma algazarra, distribuí uma porção de lápis coloridos e giz de cera, nas carteiras das crianças. Num dado momento um dos meninos pediu 1 (um) lápis “cor da pele" e eu imediatamente peguei um lápis PRETO do pote e levei para ele que se recusou a pegar dizendo que "aquele não era cor de pele", mas sim preto... Eu respondi a ele "a tá..." e fui pegar outro lápis e dessa vez, MARROM (aliás cor de minha pele) e ele recusou novamente já se irritando com "minha incompreensão"... Dessa vez peguei o lápis AMARELO e ele já prestando atenção em mim lá de sua carteira, já foi dizendo "esse não é , esse é AMARELO, e acrescentou, , é rosa bem clarinho". Na sequência eu chamei a atenção para mim de todas as crianças e fui explicando a ele sem dar-lhe o lápis rosa clarinho, mas pegando todos os demais lápis que eu tentei dar a ele como sendo
Sou negro e sempre chamei essa cor de "cor de pele", sempre achei errado, porque ninguém tinha a pele assim, mas nunca me ofendi ou algo do tipo, porém, gostei muito do vídeo e da abordagem!
O povo fala que é mimimi mas não sabe o quanto isso mexe com a cabeca de uma criança que ainda tem seus valores se formando. Nos anos 90 a tv era branca e rica, nas novelas os brancoes eram sempre ricos e o poucos negros que tinham eram empregados, bandidos, mendigos etc. Eu lembro de ver no antigo Carrossel como era escancarado o racismo da Maria Joaquina contra o Cirilo. Lembro de pensar que todos os negros eram pobres e todos os brancos ricos, e eu achava que era rica (kkkkk) eu tinha uns 4 ou 5 anos de idade (entao o ano devia ser 1993). Ate que um dia estavamos na escolinha e a professora falava sobre profissoes. Eu disse querer ser bailarina e a Adriana, uma coleguinha negra, disse querer tambem. Entao falei que ela nao podia se bailarina, que ela tinha q ser empregada, por ser uma memoria antiga nao lembro no que deu isso, mas lembro que td explodiu quando uma vez eu estava sentada num banquinho com outras coleguinhas e a Adriana chegou, eu mandei ela sair e chutei a perna dela, nos brigamos ate q chamaram a prof. Eu nao lembro exatamente, mas acredito que muito provavelmente eu disse que chutei a menina pq ela era "preta" pq pra mim tinha nada demais. Lembro da prof querendo conversar com meus pais, foi a unica vez que vi OS DOIS juntos na escola. Eu lembro direitinho da longa conversa que meu pai teve comigo, apesar de ser muito pequena eu lembro da expressao dele dizendo que "eu deixei os dois muito tristes" e me explicando sobre a ilusao da tv, sobre a igualdade entre as pessoas, que nos eramos pobres e q a cor da pele tem nada a ver, etc etc. Hj eu tava comentando com meu marido sobre o quanto hj vemos pessoas negras nas propagandas (e gordinhas tmb), sobre se sentir representado e que geralmente quem acha ser bobagem, é quem nunca sofreu com falta de representatividade. Eu tenho esperança nas futuras geraçoes. Agradeço muito aos meus pais por terem agido daquela forma, e sempre que penso na Adriana e em tudo que hj nos sabemos que as pessoas negras passam e as marcas que ficam, como eu queria de alguma forma pedir perdao a ela.
Quando eu era criança nao achava nenhuma cor bonita para pintar peles.Rosa parecia leitao,branco parecia sem sangue,amarelo doente,preto e marrom também nao dava certo.
Essa curta metragem foi muito importante pra mim pois me trouxe a tona a verdade que eu tambem era assim. Eu sou negro e quando eu era criança toda vez que a professora nos dava algum desenho pra pintar eu ficava na duvida qual cor de pele usar pra pintar. Eu sempre escolhia a rosa (essa cor denominada cor de pele branca) mas eu escolhia baseado nos desenhos animados em que eu assistia e a maioria dos personagens no meu mundo infantil eram brancos (somente o desenho super-choque que era negro,era o protagonista) Nisso percebemos o quanto é importante personagens negros em programas infantis
Achei a história maravilhosa...só o tratamento da mãe com a professora poderia ter sido mais compreensivo, não sabemos o que o outro vive A professora tbm sofreu pelo racismo do pai...😔😔😔triste.
Relações étnico raciais, história e cultura africana e afro brasileira, história indígena, gênero e sexualidade são algumas das cadeiras que tive em minha formação em Pedagogia. É importante que isso faça parte da formação dos professores além, claro, de que estes profissionais tenham sensibilidade e senso crítico. Por favor, educação é um lance sério. A escola não pode e nem deve ser mais um lugar pra legitimar as desigualdades de qualquer tipo.
Onw o Dudu é um lindo. Alguém mais ficoi agoniado com esse menino no meio da rua? Gostei da reflexão que a história traz, mostra pra nós professores e sociedade o quanto o racismo está empregnado de forma velada no dia a dia. Cabe a nós refletirmos sobre o que é comum, porque como visto no filme, nem sempre o comum é normal, natural, saudável de reproduzir.
@GABRIEL DE OLIVEIRA E SILVA Pelo amor.. vc está chamando todos de otário.. cada um tem o seu jeito de chamar essa cor.. Bege, cor de pele (que é errado), salmão e você rosa.. não tem que xingar os outros pq chamam a cor de outro jeito -_-
Eu achei interessante para mostrar que mesmo os que lutam contra o rascimo as vezes são preconceituosos contra outras pessoas. *Ninguém é 100% bom,mas deveriamos nos esforçar para não sermos maus*
Acabei de descobrir esse curta incrível através de estudos que estou realizando, como pedagoga foi muito emocionante e com certeza indicarei para os meus alunos.
Eu tenho uma irmã, que ela é negra, eu sou branca, porque meu pai é negro e minha mãe branca, minha vó é muito racista! Ela fala muito mal da minha irmã, eu sou gordinha ja minha irmã é magra, uma vez eu falei " Ai sou gorda" Ai minha vó falou pelo menos é branca. eu ainda não sei como minha irmã não entrou em depressão
Eu sou branca eu tenho uma irmã mais ou menos,tenho uma irmã negra e meu pai é negro,e a minha mãe é branca, a mae da minha mãe é negra e a do meu pai é branca,as vezes eu to com a minha irmã negra e perguntam se nos somos parentes,a gente fala que nos somos irmãs e falam que a gente não se parece,ai vc se pergunta o que tem haver, na vdd tem bastante coisa, tipo falam que a gente não se parece por causa da nossa cor, mas nos temos coisas iguais, traços iguais
Se preocupa com ela ! Talvez ela tenha e voce não sabe !! As pessoas não são de pedra para ouvirem coisas assim então quando puder fala pra ela o quanto ela é linda
@@gabrieltenheri5454 Ou não, meu vizinho é branco e minha vizinha negra, eles tiveram um filho e ele é branco.
Eu sou negro , meu primo e Branco bem branco , uma vez andei com ele na rua , não acreditavam q nos somos parentes , sabe o q foi o argumento ?
"Ele e branco , tu e negro ,nada haver "
Que triste🙁
É pêssego, salmão, bege, rosa claro!!! Menos cor da pele!!
@Beatriz Carmo está escrito no próprio lápis "Pêssego" no meu
@Beatriz Carmo isso varia de marca. Tanto faz salmão é rosa claro^^
@Beatriz Carmo Os meus lápis são Da polichromo, é esta pêssego kkk (Essa marca e para desenhistas)
No meu diz rosa pálido
Pode ser pêssego,Nude, Salmão...
Quem mais está por tarefa da escola
Eu kkkkkkk
Eu bingo
eu tamBem
Euuuuu
Eu ksksksksks
Sou negra e tenho a felicidade de ver meus alunos me colorindo de marrom escuro toda vez que me desenham.
@@paulohenrique1996vrsc Pelo nome nem vou discurtir , slk vsfd
👏🏼👏🏼👏🏼
@@paulohenrique1996vrsc 🇦 🇺 🇹 🇴 🇪 🇸 🇹 🇮 🇲 🇦
@@yuhzzrbx1646 "toddynho" KKKKKKKKKKKKK pse pse
@@laviniavv ss nome de doente do krl eu fiz qd tinha 8 anos
Uma amiga minha conta que certa vez ela estava brincando de colorir com uma criança (não lembro se era prima ou afilhada), quando a criança pediu para ela passar o "lápis cor de pele". Minha amiga respondeu: qual deles? E a criança ficou confusa, porque, na cabeça dela, "cor de pele" era o lápis rosa claro. Minha amiga explicou com toda a paciência do mundo que existem vários tons de pele, então não faz sentido dizer que apenas um tom de lápis é da cor da pele. Alguns dias depois, a criança estava na escola, e um coleguinha pediu emprestado o "lápis cor de pele". E ela respondeu: qual deles?
Que lindo!!
Boa
wooosh
Que linda historia
Que bonita essa história
"eu nao sou um homem preconceituoso, voce sabe" AAAAAATTTTAAAAAAA me conta mais
Complexo. Quando a gente tem ele acha que tudo é ofensa.
;-; eu não sou preconceituoso
Vdd kkk
Ssss
foi tipo dizer: não sou preconceituoso, só n~so gosto de negro "
Quando Eu era pequena tbm chamava esse lápis de "lápis cor de pele"
Mds eu amo Coralineeee
@@marinadiguimaraes7742 jura ?❤❤❤
@@lovely_musicc Juro, já vi umas 90 vezes, SEM BRINCADEIRA kkkkkk
@@marinadiguimaraes7742 jura?
grande merda :)
Eu chamo essa cor de salmão
Meu filho ficou extremamente feliz quando realmente usou um lápis cor de sua pele. A sensação de estar sendo representado é muito importante desde a mais tenra idade. São pequenas atitudes desde a infância, que começam a trabalhar em nós a CONSCIÊNCIA NEGRA.
Parabéns tô emocionada 🎉🎉🎉🎉🎉👏😭😍😁🤳🏻🏫🤳🏻✋💖🏫😃😍
🥳👏
Meu que vídeo mais lindoooooooooo nossa quase chorei sou negra com muito orgulho
A cor mas linda é o marrom
Sou branca mas é o marrom
Marrom combina com tudo cara, kk.
@@adrianeaparecidavisnheski8672 marrom não!!! Pardo morena;
Ana Flávio Aquino Silva : eu também sou negro não trocaria minha cor um beijoo
*"Comum é diferente de normal"*
MDS! ARRASOU
ou meu deus que incrivel OwO
Pisa menos mana para pisa menos🤚💞🙃🤚💞💃🤚🤡😶🤚💃💞😖😘🇧🇷🤗😏✔️🆒🇹🇯💓😭🙄🤣🙌😎👉😽
TANJIRO SAN
@@sirlenepiresdesena7655 NEZUUUKOOOO CHAANNNN
@@Okozukie ARA ARA
Tenho vizinho negro, amigo negro...
A mimimi
No Brasil o que mais tem é racismo maquiado
Cris Santos vdd
Bando de mimimi da porra. É que nem alguém falar "Me passa o lápis cor de folha". Naturalmente a pessoa passará o lápis de cor verde. Afinal, a maioria das folhas são verdes. Mas aí chega o pessoal do mimimi e fala "Ainn, isso é errado. As folhas teem muitas cores, amarelo, laranja, rosa, vermelho...". É normal falarmos isso, afinal, grande parte das folhas são verdes. Não é questão de racismo ou preconceito.
Antônio Simões Alves Neto ok então, mas vc acha que todas as pessoas do mundo tem a mesma cor q vc?
Sim, muitooo!!
@@anabeatrix732 Não. Mas a maioria tem, então acaba sendo "normal" e automático. É como o exemplo que falei, nem todas as folhas são verdes, mas a maioria é. Portanto, não é errado falar "lápis cor de folha", ou "lápis cor de pele".
Queria muito ter assistido a esse curta quando estava na idade de Dudu! Que coisa mais linda, fiquei emocionada! s2
Muito obrigado pelo seu carinho.
Rapaz "de cor", QUE RAIVAAA. As pessoas por acaso são transparentes?!
5:01 5:03 5:04 5:05 5:05 5:05 5:05 5:06 5:06 5:06 5:06 5:06 5:07 5:07 5:07 5:07 5:08 5:08 5:08 5:09 5:10 5:10 5:11 5:12 5:13 5:14 5:15 5:15 5:15 5:15 5:16 5:16 5:16 5:16 5:17 5:17 5:17 5:17 5:17 5:17 5:18 5:19 5:19 5:19 5:19 5:19 5:20 5:20 5:20 5:20 5:21 5:21 5:21 5:21 5:21 5:22 5:22 5:22 5:22 5:23
Isso merecia ser uma novela .Muito bom ,que triste o cara ter sido confundido e morto.
Que spoiler!
Ele... Nao foi confundido.. O ladrao era branco e ele era negro... E como era negro o matou por """racismo""""
Triste mesmo, infelizmente, isso ocorre muito🙁
@@mleko6159 confundido por causa da cor da pele dele :'(
Cara,você não tem o noção o quanto isso ocorrer,uma vez uma moça passou perto de um homem negro e ela tava de bolsa,assim que ela passou do lado do moço ela botou a bolsa do outro lado.Isso e mais comum do que parece,as pessoas associam negros a ladrões,por causa de estereótipos ridículos.
eu jurava q ela iria sequestrar ele mano do ceu
tb
@Maria Eduarda Oliveira SHINEEEEEEE
Eu ja tinha lido a descrição então ja sabia oq ia acontecer
Só por que ele é negro ?
Piada obscura desculpe
Eu não se ela fosse mais branca eu pensaria nisso não odeio mas não confio em brancos
Enquanto as crianças da minha sala pintavam os bonequinhos de """""cor de pele"""
Eu pintava os bonecos de verde e azul
kk comigo todo mundo pintava assim eu era a unica q nem pintava kk
@@ask7597 quando tinha prova de artes eu nunca conseguia terminar de pintar os desenhos 😢
@@simaobeats5858 o mesmo cmg,triste😭✊
Eu rabiscava ou pintava qualquer coisa
Eu usava amarelo
NOSSAAA
alguma coisa brasileira que é bem feita?! isso e novidade pra mim!!!
Eu sou o Ban
@@marymonteiro4090 ;-;
@elaine♡ tem muita coisa bem feita no Brasil parça
@@larabarros8757 To falando mais de produções de videos e filmes mesmo!
@@broflovski1858 namora comigo *e.e*
Parei *._.*
Uma professora q tive se chamava Magali e quando ela se referia a esse lápis falava cor da turma da Mônica hahahaahahahah
Essa é boa kkkk
Eu desde de pequena nunca concordei que esse rosa fosse considerado cor de pele porque não existe só essa cor de tom de pele 😐
O lápis e identico a minha pele
@@canaldabel4452 na vida REAL !?
@@isabelesouza9324 sim
Sempre chamei esse lápis de cor dE pele
Tava escrito na caixa. minha prof meus amigos meus pais
Inclusive meu vó q e negro ele adorava pintar desenhos comigo
E mais agr sei q ele e racista por isso.
Lá na escola agente chama esse lápis de salmão
Se fosse minha mãe que tivesse me perdido quando ela tivesse me encontrado ela me daria uma voadora que eu ia esquecer até o dia que eu nasci .-.
Você se lembra do dia em que nasceu?
Kkkkk😑
Sua mãe é a própria Rochelle mãe do Cris
Gostei muito do tema, bem debatido, inclusive mostra outro tipo de preconceito, pois não deram atenção ao morador de rua, que era o único que teria uma informação do garoto e também mostra o descaso com uma criança negra andando sozinha na rua, muitos viram, mas apenas uma se preucupou em leva lo de volta, levando em conta a idade e o fato de estar sozinho.
Parabéns.
Estou passando pela mesma situacao de um lindo menino de 7 anos me perguntou pq ele nao e branco, e toda vez q ia colorir um personagem pintava com o lapis cor de pele q a prof falou, foi um ano de mta conversa e explicacoes, e eu so quero q ele cresca sem traumas mas com conciencia da importancia de sua cor. e uma tema dificil de se trabalhar, mas de mta importancia. Parabens aos envolvidos.
Cara, pra q mimimi? So dizer que nao e cor da pele, é outro nome, mas q antigamente era usado pq nao se tinha outro, so isso diga a ele q a cor dele é incrível e tem história. ACABOU! Agora quer fazer mimimi e falar de racismo :/
Quem tá problematizando é você, quem tá traumatizado a criança é você.
obrigada por explicar para ele que não existe essa de uma só cor de pele!! tá problematizando não, é um problema
@@mandy5336 Isso aí... Dó do seu filho.
@@ritaz2008 e eu to problematizando pra uma crianca q nasce pobre na favela, onde se mata pelo menos 1 negro por dia nesse pais, o racismo no brasil e velado e cruel como foi cmg e com minha familia, amigos e comunidade. O problema e q nos negro estamos falando hj, q temos vozes e incomodamos quem sempre teve privilegios. Eu sei q qto e dificil ser negro pq sou uma e sofro as consequencias desse racismo disfacado de mal entendido. Como o proprio curta diz " existe varias formas de puxar o gatilho.
Muito legal a proposta! Trabalho com crianças, muitas delas negras, e sempre que surge o termo "pintar de cor da pele" eu relembro a eles que esse nome é errado, pois exclui a diversidade de tons de pele que existem, que o legal é procurar pintar o desenho com as cores reais de pele que eles vêem em si mesmos. Só achei que no filme faltou mostrar um diálogo sincero entre a mãe e a professora resolvendo o assunto... pois as crianças também reproduzem muito esse termo e os professores muitas vezes deixam passar batido por não perceber a necessidade de mudança de pensamento em uma atitude aparentemente pequena.
Obrigado, compartilhe e obrigado.
Sempre chamei de cor de pele por costume do pre escolar obs:sou morena
O bom seria as pessoas dizerem pintar a pele da cor que quiser ou que é parecida com de sua familia (nesse caso) ^_^
Me ensinaram nada haver tipo laranja claru=cor de pele=begê
Pra min Lapis cor de pele depende da cor da pessoas
Quem está assistindo só porque a Professora de História mandou?
Eu fui ciencias kkkk
Rello mai frendi 😗✌️
Eu 😔👌
Eu
Eu
Que aflição Dudu correr sozinho por aí, falando com estranhos! Mas o tema e bem bacana, importante de conversar e expor.
caramba q incrivel o mundo todo deveria ver esse video
Obrigado compartilhe se possível.
O tema é ótimo, mas não foi abordado que o diálogo desconstrói padrões erroneos e podem mudar mentalidades fora do lugar do medo. Outro ponto questionável é a discussão na presença do aluno e transformar a professora, muitas vezes a referência do aluno mais forte , como vilã. A forma como a mãe trata a professora é agressiva e não colabora com a mudança de mentalidade. Mas está bem produzido. Gostaria de ver outros curtas com o tema abordando a forma como falamos, "grana preta", "Preto de alma branca" , "a coisa ficou preta"," ela é morena, mulata" expressões que diminuem as pessoas e foram cedimentadas em séculos na sociedase brasileira.
Legal obrigado pelo retorno.
Olá, Margarida. Sou roteirista da obra. Obrigado por seu comentário. Levarei em conta seus questionamentos. A intenção não era colocar colocar professores como vilões. Procurei criar personagens humanos. Todos os personagens aprendem algo ao longo da trama. Como eu também aprendi. Gratidão!
Concordo com muito que você disse, mas tenho um conceito sobre a cor preta, em minha humilde opinião, não existe ninguém preto, que eu já tenha visto pelo menos. Olha por exemplo o cabelo do menino, é preto, mas ele não é da mesma cor do cabelo. Eu acredito que a cor da pele dele tem um tom de marrom bombom 😍😍😍😍
Quanta bobagem menina
Eu concordo. Se eu fosse essa professora eu teria chorado.
Estou apresentando o filme para todos os estudantes das minhas 28 turmas do Ensino Médio. Estamos com o projeto "A Cor da Cultura" durante o mês de novembro. Ao receber a citação do curta metragem numa formação sobre antirracismo achei justo levar para a sala de aula e debater com todas as turmas. A mensagem é maravilhosa. Me fez viajar nos idos anos 80, quando estudava no primário e sempre pedia o bendito lápis cor da pele. Agora que percebi que nunca pensei em pintar a minha imagem com outra cor, sempre era o lápis cor da pele. Adorei o curta. Parabéns aos idealizadores.
Isso está longe de ser mimimi, isso não é mimimi, que vídeo incrível esse tema precisa ser muito debatido!!!!! Isso não é mimimi.
Obrigado
Ain credo o lápis cor de pele não é da minha cor... Imagina você na África do Sul, branca, falando isso.
Não é mesmo mimimi, é só hipocrisia mesmo
Não? Hoje se fazer uma pintura e colocar o negro como empregado já é "Racismo"
É sim, nunca vi ngm paranoiado igual esse moleque por causa disso aí, e antes que me chamem de playboy branco saiba que sou pardo.
O vídeo é muito lindo to impressionado parabéns viu
Eu sempre disse "cor de pele" quando era menor tipo uns...5 anos...mas aí percebi que era bege... até pq eu sou mais morena...nunca sofri racismo mas já vi pessoas sofrendo e fico com uma raiva... racismo n é zoação.....é crime
Isso mesmo racismo é sim um crime, porém falar o nome da cor de um lápis (nome popular) não é racismo, aí os racista de verdade ficam escondidos enquanto a galera briga por um lápis
Ahhh eu sou cry baby
Rosa Salmão*
moreno é branco do cabelo preto
@@gabriella1512 Lgc que não, morena é a mistura de negro e branco, pode ser chamado de "Pardo" Também...
Sou professora de arte e sempre corrijo os educandos qnd falam que esse lápis é cor da pele. Digo que é rosa claro... ensino que existem peles de muitas cores!!!!!! Então vários lápis podem ter cor de peles!
Mas sempre chamei sapoha de cor de pele, pra que ficar mexendo nisso, daqui a pouco vão começar a levar pronome neutro à sério. Estamos perdidos!
🤦♂️🤦🏿♂️🤦🏻♂️
@@matheusrfsp7511 pra que ficar mexendo nisso??? O racismo está até nessas "pequenas" coisas
Sobre o pronome neutro, use se a pessoa preferir, seja mente aberta
O nome desse lápis é bege, e sempre foi
@@villy216 eu uso se EU quiser, não quero nem saber como esses esquisitos querem ser chamados ele; ela; dile; entre outros. Da mesma forma que eles querem ter o direito de falar o que pensão, eu tbm faço o mesmo! Agora vem uma kpopeira falar pra eu ser mente aberta?! Vcs todos são tão mente aberta que o cérebro caiu!
Ótimo vídeo. Já passei por isso na infância... Ainda bem hj temos esse lápis desenvolvido pela Faber Castell...
Tanto é que o "lápis cor de pele" tem um nome diferente, só não lembro se está escrito rosa claro ou beje
Salmão
Sim
@@malufreefire4039 pêssego
@Beatriz Carmo algo comum é diferente de normal
" O rascismo só vai para quando não ouver dia da consciência negra e sim dia da consciência humana"
---- Morgan Freeman
Cara, foi exatamente oq eu coloquei na redação sobre a consciência negra uns dias atrás
É queridão, a frase é muito bonita. Mas "houve", do verbo "haver" leva "h".
É então, morgan freeman era rico, então quase nunca teve que passar por uma situação de racismo 🤷🏻♀️
👏👏👏
Ata
Excelente vídeo pra mostrar como o racismo está enraizado EM cada um(a) de nós. E isso deve ser quebrado. Parabéns!!
Se fosse minha mãe minha mãe teria um cabo de vassoura me esperando quando ela...
Parabéns pelo lindo trabalho! Vou fazer várias reflexões com meus alunos!
RACISMO e o PRECONCEITO precisamos combater!
Fresdura pura
Crianças, não aceitem tomar sorvete com estranhos que vc acabou de conhecer na rua, ou melhor, não fale com estranhos
Estou conversando com um agr msm
Verdade
@NeyuerdeSe ele te oferecer balinha se corre
Um dia um cara me ofereceu balinhas numa van, nada de errado aconteceu, ele só me tocou estranhamente e foi embora
@Neyuerde é
Muito bom o filme
Todo mundo já falou "Cor de pele"
Eu nunca
@@lottaslime7436 eu descobri que as pessoas chamam assim recentemente kkkk
Eu opto por chamar de cor "salmão"
@@Shiraori3 chama por cor de negro gostoso
@@Shiraori3 tb
As pessoas vê a criança na rua sozinha mas ninguém pergunta onde ta a mãe e o pai, mds kkkkkk
Né kkk
O pior foi a mulher falando do sorvete, se fosse eu, já teria corrido achando que ia me sequestrar KSKSKKSKSKKSKS
@@esthercamile1511 fato kkk
@@gabishow5964 eu na vida kkkk
Shhh segue o roteiro
*Eu achei que aquela professora iria ficar com o Gustavo ;-;*
Ham?
me iludi tbm
Eu
Tbm
TwT
Esse menino fez a paródia do Windersson Nunes do rap lorde !!! Quem tbm percebeu ?
Vc gosta do bts
@@evellynsilva1367 sim eu amo !!!
@@isah_army4952 somos duas então
@@evellynsilva1367 é mesmo ! < 3 😄
ARMYS AAAA
vamos ser sinceros quem nunca viu esse lapis e disse cor da pele
Eu falava "cor de pele" se referindo a minha,não "cor da pele" é muito racismo falar assim
isso é puro racismo, vem de décadas por isso a gente não percebe...
Eu só falo cor berge
Eu nunca. Cor da pele parece meio ofensivo. cor de pele é menos generalista, como se fosse só uma entre dezenas.
e mais exite mais de um cor de pele marrom bramco e preto nao exite essa de cor de pele
A mulher com uma cara .... Pensei que ela ia sequestrar o menino kkkk
eu da vida kkkkkkk tava falando n vai Dudu!!!
A única mensagem errada do vídeo kkkk
Só eu fiquei com medo dele ser atropelado ou sequestrado?
gatinho fofo não kkkkkkkkk
Eu tbm
Eu tb fiquei
Não
Só. To cagando pro Dudu
A intenção do curta-metragem foi boa. Mas eu vejo dois pontos críticos aqui. O primeiro: antes da mãe ir a escola, resoluta a tirar satisfações com a professora, ela deveria ter encontrado tempo para explicar o seu ponto de vista, como negra, em relação ao acontecido na sala de aula. A criança teria sido esclarecida e não colocaria a sua vida em risco, caminhando pelas ruas, procurando respostas. O segundo: o menino aceitou o convite de uma pessoa desconhecida e a acompanhou. Apesar da mulher em questão ter sido muito simpática e solidária, cumprindo com o papel que a professora e a mãe deveriam ter desempenhado, de orientar, educar e instruir, novamente aqui ele se encontrou em uma situação de perigo. E se a pessoa não tivesse tão boas intenções com ele ao convidá-lo para tomar um sorvete? E se ela não tivesse entrado em contato com a mãe do menino e ao invés disso, o tivesse carregado para um outro lugar? Assim não deveria ter acontecido na vida real. Eu sei que a trama do curta foi assim, para que a estória tivesse este desenvolvimento. Mesmo assim, eu achei os dois pontos críticos e como pedagoga não indicaria como material para a abordagem dos temas racismo e tolerância. Como eu já mencionei, a idéia foi muito boa. Mas eu acredito que poderiam ter abordado o assunto de uma forma mais coerente, tendo um cuidado melhor com alguns detalhes importantíssimos, quando a intenção maior é a de educar.
Isso é uma coisa que acontece muito, pra mim ficou verídico
Desculpa, to sem saco pra ler tudo
Kkkkk
@@caterineetchebeste3097 eu tbm kkkk
O modo como ela agiu não foi o mais adequado, em compensação vale destacar que as experiências pessoais pelas quais ela passou contribuíram pra que ele agisse assim.
Eu li tudinhu ;-;
Que coisa linda ❤️ o poder do diálogo é fundamental
Belo exemplo que esse curta nós mostra a realidade que a gente vive a gente pode fazer a diferença.
10:50
"Olha eu não sou um homem preconceituoso e vc sabe disso"
Sei, conta mais
Ele é tipo: "respeito pessoas negras, mas não acho bonito"
@@gagalourd7447 mas isso ta certo. Ele é obrigado a RESPEITAR, mas a gostar da cor não (não gostar da cor não significa odiar a pessoa).
@@user-ee8og7ts9m do mesmo jeito isso vai desagradável pois a pessoa vai se sentir ofendida
@@user-ee8og7ts9m não viu a aspa não
Kkkk
É triste, como ainda encontramos estes estereótipos e nossa sociedade.
Vdd, cor begeeeeeeee
Eu ainda chamo de cor de pele mas é costume não racismo todos da minha sala chamavam de cor de pele e eu acostumei ;-;
Uma das coisas mais nojentas é o racismo velado; todos te tratam como um ser inferior.
Que graça!! A direção está linda. A fotografia, roteiro, som, produção tudo muito bom. Quero um filme meu dirigido por este diretor sensível e que ainda é ator. 😁 Parabéns a toda equipe!!!👏👏👏👏
Com certeza
É eu também cresci com esse lápis da "cor da pele". Mas desde pequena nunca entendi pq essa cor é chamada disso, afinal não existe *NINGUÉM* que tenha essa cor.
Gostei da mensagem, muito representativa.
Bom, até onde eu saiba, a cor pele geralmente é usada como base para chegar nas outras tonalidade, porque ficaria feio apenas jogar no desenho o lápis marron(ou outros), então a cor pele seria a base(as vezes também é usado por último para misturar melhor as cores que estão por baixo,para fazer degrade, ou melhorar as luzes e sombras na pele) , já que qualquer pessoa que desenhe sabe que um desenho é constitui de camadas e camadas de pintura
@@alexandreenrique9032 obrigada por explicar, aula básica de artes e o povo não sabe nada.......e ficam militando!
É cor da pele do pêssego,depois resolveram falar ,cor de pêssego etc...
@@alexandreenrique9032 Entendi... é, eu não sabia de nada disso sobre isso que vc disse, quando eu era pequeno chegava perguntar para as pessoas "Porquê isso é cor de pele?", ( pq obviamente não existe ninguém com essa cor ), mas
ninguém sabia responder, só diziam "Porque Sim".
Talvez, essa cor foi comercializada com este nome para artistas profissionais para ... fazer essas mágicas da arte com aquela cor 😂 transformando a "cor de pele" de verdade.
Mas para pessoas normais que não possuem o mesmo conhecimento, podem dar informações equivocadas mesmo.
Os europeus no norte e uma parte dos americanos.
Achei estranho o menino ficar colocando o lápis em todo mundo, fiquei tipo ke? Mas gostei da mensagem que o vídeo queria passar, somos diferentes e nem por isso devemos desrespeitar o próximo.
Eu tbm achei meio estranho , mas retrata bem o que a maioria das crianças tem vontade de fazer
Pois é, a atuação ficou bem lixo e tal, mas a ideia do vídeo é boa
Bem, ele tava em busca da pessoas que tinha a cor do lápis :) (não digam que ficou lixo pelamordedeos)
Ele estava procurando pessoas qu tinham a cor do lápis
Ele estava procurando pessoas com a cor do lápis
Tipo de video que deveria ser passado em sala de aula! Tratando de um assunto super sério mas de uma forma fácil para crianças.
Vídeo maravilhoso, Só vi um erro que foi induzindo as crianças a confiarem em estranhos, assim como o Dudu confiou na Madalena pra ir "tomar um sorvete".
Eles se importão em vitimizar e esquecem dos pequenos detalhes, é uma pena isso
Pequenos detalhe não GIGANTES detalhes pq no mundo de hoje tem estrupador,sequestrador
@@jeffersoncavalcantecorread9956 falou tudo.
Foi conteúdo do meu EAD kk
Kkkk tbm
kkkk eu tambem
Gente, que lindo! Eu sempre achei errado o nome dessa cor ser "Cor de pele", mas quando eu precisava da cor, eu sempre pensava antes, " Calma, esse nn é o nome certo" mas no fim, eu acabava dizendo "Me empresta o lápis cor de pele?". Eu to me sentindo mto mal agr por ter usado esse nome... E tbm percebi q... Eu nunca pintei uma pessoa com uma cor mais escura... Gente, esse vídeo me fez refletir mto... Alguém pode me dizer qual o nome verdadeiro do tal " lápis cor de pele"?
Bege - salmão - pêssego - amarelo ⟨Claro⟩ - laranja [Claro]...
E por aí vai...
Eu só conheço salmão alem desse
Rosa Claro,areia,bege entre outras
Bege é um nome mais correto
Nos lápis da FABER CASTELL vem escrito e fala que é Rosa claro
Uma vez eu falava "cor de pele". Agora eu falo "salmão"
Quando uma pessoa pergunta se eu posso emprestar o "cor de pele" eu entego 4 lápis:
Salmão
Marrom
Amarelo
Branco (sim, eu empresto branco também)
Sim
Pra q empresta branco kkk
@Bakuguinho attt
Muito sóbria
@@-millysoft7631 albinos
Meu deus esta história maravilhosa só por causa de 1 lápis
Dei pro meu neto uma caixa de lápis de cor que tem 6 lápis com o nome "cor de pele"...Achei genial.
Esse vídeo é muito interessante ,eu tinha mais ou menos a mesma idade desse menino quando tava pintando em casa, e meu pai q é negro chegou perto de mim e me perguntou as cores , quando eu falei cor de pele , ele fez a mesma coisa q o menino , dissi q a pele dele não era da cor do lápis e eu nunca mais esqueci isso até hj me marca muito, quando vejo alguém falando a cor do lápis eu me encomodo tbm mesmo n sendo negra , pq lembro do meu pai e das outras pessoas q tbm se sentem ofendidas , parabéns pelo vídeo 💝
Melhor curta do mundo adorei 😍😍❤
Sou negro também e digo mais se vitimizar piora a situação mil vezes, tem que seguir de cabeça erguida e ter orgulho de si mesmo
eu sou moreno concordo com vc
É isso aí!!!👏👏👍👍👌
Muito MIMIMI!!
Parabéns somos todos únicos e semelhantes, cada um do seu jeito e sua raça, mas somos todos filhos de um mesmo Pai, Deus.
Uma linda lição de vida, isto devia estar nas publicidades do youtube!
Sou umas das atrizes que aparece na curta metragem..
Em que min?
@@ninja-fenix7751 min= Minuto...
@@ninja-fenix7751 min se refere a minuto
Ninguém liga
Pois o seu nome aparece no fim
Sei que não tem nada haver, mas amei o cabelo da mãe de Dudú, ela não quer dar ele para mim, não?
Kuulys nossa eh MARAVILHOSO
Nossa, também achei lindo demais ❤❤❤
né, cabelo bem hidratado é outra coisa
Querida professora a cor do lápis é SALMÃO
Por acaso não é beje
Bege, salmão é tipo laranja com rosa
É rosa claro
De acordo com a Faber castel É rosa claro
Não é bege e nem salmão. É tipo rosa claro.
Sem conhecer esse curto metragem (estou tomando conhecimento hoje, engraçado, assistindo a um vídeo sobre o POVO INDÍGENA, referente a um curso que estou fazendo HOJE, em plena manhã de sábado, 07/12020, 09h17m), que aliás é "SHOW DE BOLA", estava em meu último ano de pedagogia em 2016 e trabalhando como professor estagiária em uma escola municipal no bairro do Glicério localizado no centro da cidade de São Paulo e INTUITIVAMENTE + a bagagem que eu trazia de uma das disciplinas do curso sobre a CULTURA INDÍGENA e AFRICANA E/OU AFRODESCENDENTE + minhas vivências e descobertas de minha própria identidade, dei uma aula sucinta de IDENTIDADE e esse NEM ERA o tema da aula daquele dia. Estava ajudando o professor de Educação Física em sua aula dentro da sala de aula, substituindo a professora titular daquele 1º ano do Fundamental 1, que estava de licença (eu fiquei com ela nessa sala durante todo o ano de 2016)... enfim... Após o professor já formado em Educação Física há muitos anos, ter dado a sua aula, pediu que as crianças desenhassem algo sobre tudo que foi dito ali, poderiam fazer o que quisessem e como entenderam (nem sei do que se tratou o tema da aula dele naquele dia). Deixávamos sempre, durante todas as aulas, sobre a mesa do professor um pote que foi de sorvete, com vários lápis para que aqueles que quisessem ou não tivessem os seus particulares, pudessem usar, compartilharem. Para não precisar levantar de seus lugares e virar uma algazarra, distribuí uma porção de lápis coloridos e giz de cera, nas carteiras das crianças. Num dado momento um dos meninos pediu 1 (um) lápis “cor da pele" e eu imediatamente peguei um lápis PRETO do pote e levei para ele que se recusou a pegar dizendo que "aquele não era cor de pele", mas sim preto... Eu respondi a ele "a tá..." e fui pegar outro lápis e dessa vez, MARROM (aliás cor de minha pele) e ele recusou novamente já se irritando com "minha incompreensão"... Dessa vez peguei o lápis AMARELO e ele já prestando atenção em mim lá de sua carteira, já foi dizendo "esse não é , esse é AMARELO, e acrescentou, , é rosa bem clarinho". Na sequência eu chamei a atenção para mim de todas as crianças e fui explicando a ele sem dar-lhe o lápis rosa clarinho, mas pegando todos os demais lápis que eu tentei dar a ele como sendo
Sou negro e sempre chamei essa cor de "cor de pele", sempre achei errado, porque ninguém tinha a pele assim, mas nunca me ofendi ou algo do tipo, porém, gostei muito do vídeo e da abordagem!
Eu li broderagem
10:51 "Eu n sou um homem preconceituoso" ATAAAA BOOOOOM
Minha filha disse uma vez:
-Eu gosto do lápis de cor marrom, porque é da cor da minha mãe🥰🥰❤️
Cor de bosta
@@fut_aqui_app toma no cusksk
@@fut_aqui_app sai racista
@@CamilaS1 kkkkkkkkkkkk
@@fut_aqui_app mano que isso não precisa disso. Todos nós somos iguais
O povo fala que é mimimi mas não sabe o quanto isso mexe com a cabeca de uma criança que ainda tem seus valores se formando. Nos anos 90 a tv era branca e rica, nas novelas os brancoes eram sempre ricos e o poucos negros que tinham eram empregados, bandidos, mendigos etc. Eu lembro de ver no antigo Carrossel como era escancarado o racismo da Maria Joaquina contra o Cirilo. Lembro de pensar que todos os negros eram pobres e todos os brancos ricos, e eu achava que era rica (kkkkk) eu tinha uns 4 ou 5 anos de idade (entao o ano devia ser 1993). Ate que um dia estavamos na escolinha e a professora falava sobre profissoes. Eu disse querer ser bailarina e a Adriana, uma coleguinha negra, disse querer tambem. Entao falei que ela nao podia se bailarina, que ela tinha q ser empregada, por ser uma memoria antiga nao lembro no que deu isso, mas lembro que td explodiu quando uma vez eu estava sentada num banquinho com outras coleguinhas e a Adriana chegou, eu mandei ela sair e chutei a perna dela, nos brigamos ate q chamaram a prof. Eu nao lembro exatamente, mas acredito que muito provavelmente eu disse que chutei a menina pq ela era "preta" pq pra mim tinha nada demais. Lembro da prof querendo conversar com meus pais, foi a unica vez que vi OS DOIS juntos na escola. Eu lembro direitinho da longa conversa que meu pai teve comigo, apesar de ser muito pequena eu lembro da expressao dele dizendo que "eu deixei os dois muito tristes" e me explicando sobre a ilusao da tv, sobre a igualdade entre as pessoas, que nos eramos pobres e q a cor da pele tem nada a ver, etc etc. Hj eu tava comentando com meu marido sobre o quanto hj vemos pessoas negras nas propagandas (e gordinhas tmb), sobre se sentir representado e que geralmente quem acha ser bobagem, é quem nunca sofreu com falta de representatividade. Eu tenho esperança nas futuras geraçoes. Agradeço muito aos meus pais por terem agido daquela forma, e sempre que penso na Adriana e em tudo que hj nos sabemos que as pessoas negras passam e as marcas que ficam, como eu queria de alguma forma pedir perdao a ela.
Mt bom o incentivo do vídeo ,em termos essas reflexões .
pra que cor de pele? usa azul e faz smurfs
Kkkk
Melhor resposta
Kkkkkkk
Kkkkkk
Vo copiar como no do filme
Quando eu era criança nao achava nenhuma cor bonita para pintar peles.Rosa parecia leitao,branco parecia sem sangue,amarelo doente,preto e marrom também nao dava certo.
@Café Com Leite azideia mermao KKKKKKKK
Café Com Leite eu pintava de laranja ou verde kk
Eu deixava branco ou misturava marrom com rosa claro kkkkk
Não pinta kkkkkk
Eu sempre pintava de laranja kakkkk
Essa curta metragem foi muito importante pra mim pois me trouxe a tona a verdade que eu tambem era assim. Eu sou negro e quando eu era criança toda vez que a professora nos dava algum desenho pra pintar eu ficava na duvida qual cor de pele usar pra pintar. Eu sempre escolhia a rosa (essa cor denominada cor de pele branca) mas eu escolhia baseado nos desenhos animados em que eu assistia e a maioria dos personagens no meu mundo infantil eram brancos (somente o desenho super-choque que era negro,era o protagonista)
Nisso percebemos o quanto é importante personagens negros em programas infantis
Crianças
n fujao de casa
Nem da escola
Nem de lugar nenhum
Mas fujam de um sequestro
Fujam das escolas estatais e trabalhem pela total privatização
Nem da casa Do sequestrador ? ;-;
@Tom5252 boa kkkk
@Tom5252 cada um escreve do jeito que quiser se toca!
Eu chamo esse lápis de rosa bebê '-'
Tambem
Eu falo beje kkk mesmo sendo rosa claro
Eu chamo de bege ou salmão 😐
*TBM*
Eu falo rosa salmão
"pinta com o lapis cor da pele , aquele clarinho sabe dudu?"
TU PODERIA TIRAR O CLARINHO DESSA FRASE NE? ASSIM NAO SERIA CONTRARIADA POR UMA MAE :D
Ele todo bugado kkk
Ou era só falar para pintar com a cor q tem o tom mais parecido com a pele dele ;-;
Ou era só falhar para usar laranja bem claro
Assim que amanhecer vou mostrar pra minha filha esse vídeo, amei amei amei
Que bom que gostou
Achei a história maravilhosa...só o tratamento da mãe com a professora poderia ter sido mais compreensivo, não sabemos o que o outro vive A professora tbm sofreu pelo racismo do pai...😔😔😔triste.
Também achei muito forçado nesse aspecto. Podemos combater o preconceito sem sermos arrogantes.
exatamente
Na minha escola ninguém chama de "Cor De Pele" e sim chamam de Beje!
Não é bege, a cor bege é mais marrom
Bege - salmão - pêssego - amarelo - laranja...
E por aí vai...
@@JavraK.Z.L cada um tem seu tom de bege.
Pra mim bege é outra cor
@@yumiloba7060 Eu chamo de rosa claro ( um dia eu li na caixa, aí eu comecei a falar assim :D)
Genteeeeeeeee a professora do curta eu acho que é a de AS AVENTURAS DE POLIANA, e a secretária do Café Boutique em CHIQUITITAS
Uma linguagem bem clara e específica, perfeito paratrabalharmos com as crianças.
Uma palavra para essa curta metragem,INCRÍVEL!
Relações étnico raciais, história e cultura africana e afro brasileira, história indígena, gênero e sexualidade são algumas das cadeiras que tive em minha formação em Pedagogia. É importante que isso faça parte da formação dos professores além, claro, de que estes profissionais tenham sensibilidade e senso crítico. Por favor, educação é um lance sério. A escola não pode e nem deve ser mais um lugar pra legitimar as desigualdades de qualquer tipo.
*_9:22_**_ Racismo não mas ajudar os outros tbm não_*
Verdade...a mãe do Dudu foi super grossa com o mendigo...😔
gente pelo amor ela tava preocupada com o filho
@@Kim-fo2py verdade, quando uma mãe está preocupada com o filho pode fazer qualquer coisa.
@@flaviacremonesi4277 ela nem falou com ele
@@Kim-fo2py vdd
Onw o Dudu é um lindo. Alguém mais ficoi agoniado com esse menino no meio da rua? Gostei da reflexão que a história traz, mostra pra nós professores e sociedade o quanto o racismo está empregnado de forma velada no dia a dia. Cabe a nós refletirmos sobre o que é comum, porque como visto no filme, nem sempre o comum é normal, natural, saudável de reproduzir.
SCRR a professora racista é a Claudiane, foi minha professora de português kkkkkkkk uma fofa e ótima atriz! Muito bom o curta!!!
N deram atenção pro morador de rua q "top"
Kkk vdd ne
Fiquei com dó ;-;
né, tadin ;-;
O homem queria matar a criança;-;
pse mano fiquei com dó
Para o Dudu, tem que ser o lápis cor de petróleo, ou cor de macaco kkkkkkkkkkkkkk
OOOOPAAA IRMÃO IFUNNER
@@mineiroruim3474 AOOOOOOOOOOS MININUUIII
@@mineiroruim3474 Meu lápis seria cor de leite estragando
@@mineiroruim3474 Dudu e o lápis cor de carvão
Petróleo é claro demais
9:40, parece mt filme de gente boa cara, pqp kkkk
KKKKKK
O a camisa "69"
A mulher que explicou pro menino que existem várias cores de pele é a pessoa mais sensata desse vídeo ...
Eu chamo de cor nude,minha professora ensinou assim '-'
Sua professora ensinou bem. Mas infelizmente nem todas tem esse ponto de vista.
@GABRIEL DE OLIVEIRA E SILVA que rosa claro oque tem rosa claro mais isso e bege o genio
@GABRIEL DE OLIVEIRA E SILVA Pelo amor.. vc está chamando todos de otário.. cada um tem o seu jeito de chamar essa cor.. Bege, cor de pele (que é errado), salmão e você rosa.. não tem que xingar os outros pq chamam a cor de outro jeito -_-
@@xxumanutellaxx6969 Pra mim também é bege
A minha ensinou de salmão
quando eu era pequena pintava geral de preto, pq eu amava o smilinguido 😎✌🏻
Adorei! Excelente roteiro e o Dúdú é uma graça! Uma forma bonita de mostrar a diversidade!
Obrigado! Ficamos felizes por você ter gostado
Achei essa história incrível, e bem educativa.
Até por que isso já aconteceu muito na minha escola, e sei como é!
Eu fazia pessoa palito mesmo eles eram foda
Kkk vdd
Faço até hj
😌👁👄👁💅
Eu com 15 anos ainda fazendo
Eu kkkk
AFF falando de racismo tudo e tal, aí chega o mendigo e elas cagam pra ele
Vc quer oque?um filho de 7 anos desaparecido que poderia até estar morto!
@@sophia-jh1mk a questão é que elas falaram com todo mundo para saber sobre o menino, mas na vez do mendigo, que viu ele, as duas o ignoraram.
Só verdades, hipócritas
Eu achei interessante para mostrar que mesmo os que lutam contra o rascimo as vezes são preconceituosos contra outras pessoas.
*Ninguém é 100% bom,mas deveriamos nos esforçar para não sermos maus*
@@estrelinhaNove Melhor comentário.
Acabei de descobrir esse curta incrível através de estudos que estou realizando, como pedagoga foi muito emocionante e com certeza indicarei para os meus alunos.