No dia da Eleição de 2° Turno em que teve tarifa 0, fiz um City Tur de Metrô, Trem e Ônibus, saindo do Ipiranga e indo para Av. Paulista, Brás e Ribeirão Pires!!! Experiência Top, a custo zero de Transporte!!! Comprei uma Água de Coco e fiz um Lanche no HabiB's, girei a Economia economizada no Transporte.♥️♥️♥️
Poderiam começar com grandes eventos: linhas que levem até o evento deveriam ser gratuitas com subsídio do organizador do evento pelo impacto causado, vide jogos de futebol, autódromo de interlagos, CCXP, BGS, carnaval, parada gay, etc...
mas CPTM e Metrô o governador poderia colocar gratuidade em horarios fora do pico ja que é super lotado em alguns horarios mesmo pagando, imagina sem pagar
O problema é que...aumentará a demanda, mas aumentará oferta e a qualidade? Conhecendo como as coisas são isso provavelmente não vai dar em nada em resultados práticos.
Integra milhares de pessoas hoje invisibilizadas na cidade que não possuem receitas para andar no sistema tarifado. Só isso já é um resultado prático sensacional. Só ver os andarilhos que perambulam por horas pela cidade por não ter dinheiro para a passagem.
seria bom, aqui perto de onde moro tem a av almirante delamare e passa mais linhas da emtu que da sptrans e o ideal era integração com mesmo cartao, apesar que no terminal sacomã tem integracao de sptrans com emtu pagando diferença
@@eduardodeazevedo1678 sei bem da almirante delamare, estou falando justamente dela, sou refém do 5028. Fico indignado que toda hora passa ônibus da EMTU descendo sentido São Caetano e eu tenho que esperar 30 minutos para pegar o da SPTRANS.
Esses 10 bi que queimariam com tarifa zero, melhor seria fazer BRTs e ajudar nas obras do metrô. E mesmo redesenhar urbanisticamente a cidade direta e indiretamente (isenções concedidas para levar emprego à periferia)
Acredito que não seja economicamente viável. Mas deixar um Bilhete Único Mensal Baratinho é uma possibilidade. Uma coisa é certa: não é possível pensar em transporte municipal (ônibus) sem pensar no sistema de trilhos também. Se um tiver Tarifa Zero e outro não, haveria uma debandada do sistema de trilhos e inchamento dos corredores de ônibus.
Isso é pura demagogia pra concorrer a reeleição nas próximas eleições e ser bandeira do Ricardo Nunes esse "feito" por que duvido que não seja imbutido em algum imposto pra compensar os gastos que terão
Quem utiliza o ônibus se beneficia de um gasto menor com os impostos do que gastaria com as passagens. E quem anda de carro se beneficia de uma melhor fluidez no trânsito, e mais facilidade para encontrar vagas para estacionar. E todos se beneficiam de um ar menos poluído, e uma pressão menor sobre os preços dos combustíveis. Não é um pra um, ou paga passagem ou paga imposto. Isso sim é uma política pública inteligente.
A idéia é boa. Porém. É preciso rever a quantidade de ônibus. Com ctz o número de usuários vai crescer e a demanda ja é pouco. Será que os quase 12 mil ônibus vai dar conta?
com gratuidade é possível se fazer uma reordenação nas linhas fantástica. Não se precisa ter tantas linhas radiais ou sobrepostas. As pessoas podem fazer mais transbordos, usar melhor os terminais, ter inclusive mais linhas expressas entre os terminais, onde as pessoas vão se deslocar mais rapidamente. E com menor sobreposição, o tempo de espera fica menor, em um modelo tronco-alimentador bem mais intenso que o atual.
A prefeitura já está subsidiando 6.2 bilhões ir pra 10 bilhões com os ganhos que isso dará de investimentos e consumo para a classe trabalhadora e ganhos de arrecadação à prefeitura é possível sim.
Seria melhor retirar faixas de ruas e avenidas para alargar calçadas, fazer faixas verdes permeaveis e implementar ciclovias. E quem sabe implementar pedágio urbano
Não acredito, se até os Parques estão sendo Concedidos, e tudo está bem mais caro, não vão dar Gratuidade nos Ônibus não!!! Mas seria uma maravilha para a Economia aqui em São Paulo!!!
O que falta na cidade de São Paulo é um sistema de ônibus seletivos. Se esse sistema for implantado, muita gente irá deixar de andar de carro porque não andará em meios de transporte desconfortáveis. Nas cidades do Rio, de Florianópolis e de Vitória isso é uma realidade que está dando muito certo mesmo com a pandemia de Gripe Chinesa (Covid-19).
em São Paulo faz muitos anos que tem linhas seletivas da EMTU e algumas deixaram até de existir, atualmente restou 23 linhas seletivas ainda em operação, cada vez mais mais gente ta usando o transporte de trilhos pra trabalhar e o carro ficando de lado e depois q o governador fizer os trens intercidades para mais cidades do litoral e interior cada vez mais menos carros circulando principalmente no litoral em epocas de fim de ano e feriadoes que tem muito transito e viagens que poderiam durar menos de 1h duram mais de 5h as vezes
Ao contrário do que muita gente pensa, sempre houve na capital paulista o sistema de ônibus seletivo. Claro que muitas linhas foram desativadas e outras foram mudadas para transporte comum. A questão é que com a expansão metroferroviária, muita gente prefere optar por esse meio de transporte por ser bem mais acessível o deslocamento dentro de pontos chaves da cidade. Ademais, as grandes periferias optam por vans e ônibus de curta distância, ou mesmo ônibus integrado com intuito de economizar na tarifa. Por outro lado, esses estudos de gratuidade tendem a levarem em conta o custo de manutenção e de combustível, porque nada é cem por cento de graça (de algum lugar deve haver arrecadação).
Preferem o carro porque têm preguiça de usar a bicicleta e ainda desrespeitam e criticam quem pedala. Eu é que não fico trancado em engarrafamento ou amassado no transporte público.
Poderia ser implantado para que trabalhadores possam se locomover até a estação de metro mais próxima. Assim as pessoas da periferia podem trabalhar em lugares mais afastados.
Particularmente sou contra a gratuidade total no sistema de transporte na cidade... Isto vai provocar um enorme colapso, a conta dobra e sobrará pra gente. Sou a favor de abaixar a tarifa, e isto é possível sim.
@@pedrohcarvalho2008 Ninguém vai deixar de comprar carro, mas existe uma diferença entre usar para lazer e utilizar todo dia para trabalhar. Jesus hein.
Empresas poderia dificultar para o funcionário também. Obrigando ele vir de ônibus. Principalmente quem ganha pouco, já que os 6% de desconto não cobre a totalidade da tarifa, ficando parte do custo para a empresa. O governo do estado, teria que subsidiar o metrô também. Mas é mais fácil o novo governador privatizar, do que subsidiar o transporte pra quem mais precisa.
Год назад
Quem precisa de gratuidade é quem geralmente não tem carro e sempre usa o transporte público, tendo condições ou não. Provavelmente se implantarem a gratuidade geral será ótimo para os desocupados de sempre, assim poder ficar passeando o dia todo de ônibus pela cidade toda.
10, por anos, além da renovação das frotas, consertos e disponibilidade de ônibus nos horários correto, pagamento de funcionários! Não vai dar certo, porque eu não quero fica duas hora no ponto para ir ao trabalho e ainda ir em pé e pessoas passando mal, sem acondicionamento, pagando as frotas já estão velhas e sem arejamento artificial, imagine não pagando! Então, não quero que seja livre, eu quero pagar e me respeite a minha decisão.
Em tese não haveria ganhos no transporte coletivo, uma vez que o usuário utiliza o transporte individual sempre irá dar preferência a esse meio de transporte. Se for para adotar o "passe livre" que seja aos finais de semana e feriados. Onde sim, haveria aumento no número de pessoas no transporte público. Agora deixar em definitivo não haveria ganhos e sem contar que no final esse subsídio iríamos pagar de outras maneiras.
Milhares de pessoas mais pobres não possuem dinheiro para pagar a passagem atual. Elas estão invisíveis, mas andam quilômetros, por vezes pedalam uma bicicleta super ferrada. Iriam ter um ganho de qualidade de vida absurdo. Cidades com transporte gratuito como Maricá crescem e se desenvolvem muito mais.
Kkkkk com a passagem cara do jeito que está e só tem 11 mil ônibus circulando, Há 8 anos atrás eram 15 mil ônibus circulando, se for passe livre terá menos ônibus ainda circulando pela cidade e conduções mais lotadas ainda, traz mais ônibus aumenta o conforto dos passageiros aumenta a velocidade dos ônibus e assim quem sabe a população terá interesse em andar de onibus
Sou totalmente contra, pelo simples motivo... quem irá custear isso?... agora porque não fazer uma integração através de um bilhete metropolitano entre os transportes de ônibus e sobre trilho sem pagar diferença? Assim seria uma melhor alternativa inicial.
Desculpa, mas não concordo com isso, ônibus grátis, deveria ser mais barato só. Isso vai acabar gerando mais um tipo de imposto a ser cobrado, não existe almoço grátis. E outra vai gerar muito assalto, pois vai entrar qualquer um nos ônibus e terminais, pensem nisso também...!!! Ou seja você vai pagar pra vagabundo andar de graça e ainda levar seu celular seu dinheiro sua carteira sua vida.
Ele é lesado! O transporte aqui em São Paulo é péssimo, para sair do meu bairro chego no ponto antes das 6:30 da manhã e só passa ônibus lotado pq já sai do ponto final assim, ou seja nem para no ponto onde estou e todo dia é assim, um lixo, sem como é pra consegui entrar em um que eventualmente pede. Esse ser podia pensar em melhorar a infraestrutura da cidade para ter mais ônibus rodando com qualidade e conforto!
Ó, se é viável economicamente e juridicamente, não tem porque não implantar tarifa zero. Juntar a arrecadação dos vale-transporte e os subsídios que as empresas de ônibus já recebem da prefeitura, parece uma boa saída pra viabilizar isso, vamos ver, tomara que dê certo e a moda pegue
Acho que seria melhor restringir o tráfico de veículos. Mas falta coragem pra isso. Tarifa zero nao tiraria carros da rua e só serviria pra afujentar quem usa trem e metrô
Tira muito carro da rua sim, muita gente ia desistir de investir em um carro sabendo que o ônibus é de graça. É um retorno de longo prazo, cultura do transporte público.
@@stelles Eu creio que nao. Se nao deixam de usar carro hj, imagina num contexto em que o transporte público ficaria ainda mais lotado...a classe média paulistana tem aversão. A gente sabe como eles são... o que tem que fazer é restringir o tráfego de veículos. Retirar faixas de rolamento, alargar calçados, implantar ciclovias espaçosas e arborizadas, adotar políticas de acalmamento e acabar com vias expressas
Precisamos mais de espaço público urbano, a solução seria implementar o pedágio no perímetro urbano para redução de emissões e aumento substancial de ciclovias. Regulamentação o horário da manhã para carga e descarga nos comércios, por exemplo das 7hs às 9hs. Além disso, o projeto de brt expresso radial leste deveria estar na fase de conclusão para início de obras.
Tá bom. E de onde que vai vir o dinheiro para o diesel, o salário do motorista e cobrador, manutenção dos ônibus? "Não existe almoço grátis." A conta vai vim pro povo pagar, através de mais impostos.
Acredito que nao iria funcionar bem, em pouco tempo o serviço ficaria sucateado, a qualidade seria pior doque a de hoje comcerteza tempos muito exemplos que foram feito no passado, a narrativa é bonita mas na pratica nao funciona
@@GabrielRodrigues-uj7xo "deu certo"... qual o custo do sistema local? há um abismo de diferença... sabes quantas reurbanização de favelas da pra fazer com 10 bilhões? fora as inúmeras intervenções urbanísticas que pode ser feitas com esse dinheiro... sinceramente prefiro muito mais melhorias de fato na cidade como um todo, do que custear um transporte na sua totalidade e não ter um retorno plausível de fato na vida e cotidiano das pessoas...Aqui próximo da minha casa, formou-se uma favela gigantesca, sem saneamento básico, em baixo de torres de eletricidade, casas feitas de madeira (onde corre o risco de criar um grande incêndio)... sinceramente isso é uma bobagem eleitoreira... o prefeito tem que se mexer para um grande plano de reurbanização de favelas (extingui-las)
@@mrbrs2 aqui perto de casa o governo fez um parque com quiosque para fazer churrasco e piscina,na inauguração quebraram tudo,pião tem que tomar no cu.
@@vitorbugulin7658 Infelizmente uma parte da população não está preparada para zelar pelo bem público... é triste, mas é uma realidade!!! Espaços do tipo, tem que ter segurança e zeladoria, se não já era!!
Excelente iniciativa e deveria ser ao menos efetuado um piloto em alguma região da cidade para apurar mais informações, além de estudar sistemas com tarifa zero como em Maricá, que funciona de forma excelente.
E uma conta que não se diz, os cerca de 4 bilhões a mais que iria gastar, iria gerar quantos bilhões a mais de consumo e circulação de dinheiro na cidade? Maior mobilidade é mais gente consumindo, comprando. As pessoas mais pobres iriam usar o dinheiro que hoje pagam o transporte (muitas gastam 30% ou mais da renda) pra comprar mais, sair mais, viver mais e melhor. Maricá é um exemplo de vitalidade com a tarifa zero. É ir lá e aprender a lição, não precisa nem trazer consultor internacional nem nada, tecnologia social brasileira testada e aprovadissima.
A implementação da tarifa zero deverá levar em consideração a enorme população de rua de São Paulo, a maior da América Latina. Será que não será um atrativo?
@@dorivalbettoni464 muito pelo contrário, muitos deles possuem casa e ficam pelas ruas pq não possuem dinheiro pra ir e voltar todo dia, com um sistema gratuito, irão retornar para casa com mais facilidade. Fora que mais gente circulando a sensação de segurança nas ruas aumenta.
Quem usa carro jamais irá pra ônibus, que se tornarão ainda mais lotados com a migração dos usuários de trem/metrô. Isso só precarizará o serviço atual e não acabará com o uso dos carros
Se a cidade de São Paulo implantar isso, o governo estadual dificilmente não iria na cola, ao menos no Metrô e CPTM. Aliás, nesses serviços é até mais fácil implantar, pois eles possuem outros meios de financiamento como locação de espaços nas estações, locações de terrenos, propagandas e vários outros
@@marcospaulo4232 Entendo, amigo. Porém muitas linhas já foram concessionadas e os diversos contratos teriam de ser revistos. Na minha opinião, o que tem de ser feita é a restrição ao trafego de veículos. Uma agenda que preveja alargamento de calçadas, ciclovias, corredores de ônibus, proibição de estacionar em ruas, fim de vias expressas, transformação das pistas expressas das marginais em parques, etc... ou seja, retirar espaço dos carros.
@@gustavomarim3917 eu concordo que tudo isso que você citou precisa ser feito, mas todas possuem limitantes para aplicação imediata. A restrição de tráfego seria impopular, dificilmente passaria na Câmara, o mesmo pra restrições de estacionamentos, essa ainda poderia causar o efeito da Avenida Santo Amaro, onde muito comércio foi a falência após a proibição de estacionar. Ciclovias e corredores de ônibus se mal feitas, pode até piorar a situação (a cidade tem histórico disso, aliás) e para ser bem feito exige obras caras e demoradas, obras que também seriam necessárias nas calçadas. Por fim, para transformar as pistas expressas da marginal em parque, seria necessário que o Rodoanel fique totalmente pronto. A marginal ainda é a única rota viável para muito motorista, isso impactaria na logística do país, não apenas na cidade. O tarifa zero não vai, de fato, fazer um número tão significativo assim de pessoas abandonar os carros (num cenário otimista, talvez uns 7%), mas já tira alguns, também aumenta a circulação de pessoas na cidade. Pode (e certamente será) necessário alguns ajustes nas linhas, mas muitos deles já estão previstos nesse novo contrato, com algumas linhas sendo encurtadas, encerradas, criadas e/ou alteradas. Na questão contratual com as empresas, não é muito problemático, em uma reunião entre empresas e prefeitura já pode sair um aditivo contratual retirando os itens que prevê pagamento de tarifa pelo passageiro e incluindo os prevê pagamento pela prefeitura e, acredite, para as empresas pode ser até melhor, deve ser acertado um valor que a empresa vai receber por mês, sem se preocupar com a flutuações de demanda que ocorrem no decorrer do ano
@@marcospaulo4232 Aí que vai ficar mais interessante: Se o GESP for na onda da Prefeitura, vai ter aumentar impostos, e aí vai ter gente lá de Ribeirão Preto pagando imposto para sustentar sistemas de transporte na capital. Olha que coisa linda e justa! 🤡 Ou no melhor dos casos, aumenta ainda mais a carga tributária só na Região Metropolitana de São Paulo, principalmente em cima das empresas. Aí a maioria vai se embora de vez de SP e migra para outros Estados. E o sistema de transporte fica ainda mais sucateado e hiperlotado. Depois a gente evolui e faz o Aluguel zero também, que tal? Vai São Paulo, continua assim e confia que vai dar certo 😂 É isso que os Enzo Valentino Fazuelli da Silva querem
Sem tarifa = mais pessoas usando o transporte público, maior acesso de pessoas de baixa renda a cidade e a economia urbana, uma demanda crescente por reforma urbana por uma cidade menos carcentric, menos carros rodando, vias mais livres, menos poluição atmosférica e sonora. Além de empresas não precisarem mais gastar com vale-transporte, sobrando mais dinheiro pra investir em outras áreas. Existe um custo direto, mas os retornos são muitos e muito maiores, espalhados em diversas áreas.
Alô prefeito! Não é gratuidade no transporte público que atrairá passageiros de transporte individual. Que privilegia o carro tem dinheiro para pagar passagem e não usa o transporte público por questões estruturais como: comodidade, conforto, segurança, estabilidade e eficiência, além de não ter superlotação. Isto se evidencia no VLT. Ô prefeito, veja outras cidades pelo mundo! A passagem gratuita certamente ajudará a população que tem defasagem orçamentária, os mais pobres; isto não quer dizer que deixarão seus carros na garagem, a maioria não os tem. Pense melhor prefeito! Não observe somente técnicos mas também especialistas em sociedade e comportamento social!
Isso de tarifa gratuita vai mais nos individar ainda mais. Eles vão subsidiar aumentando imposto em outra área da economia e isso ainda dá mais liberdade para governos e prefeiteituras aumentar o quanto quiser, hoje já é ruim aumentar a tarifa por ano, com esse 'passe gratuito' ele pode aumentar mais vezes ao ano com o argumento de que não podem bancar isso com o dinheiro do caixa do transporte público de São Paulo. Ao invés de pautarem uma medida tão drástica e extrema porque não podemos abaixar a tarifa para um valor mais acessível? As empresas de ônibus de São Paulo sempre inventão desculpas para aumentar a tarifa sendo que todo ano o transporte público arrecada mais dinheiro do que os impostos em São Paulo inteira, a solução é simples mais querem complicar só pra ver mais dinheiro de imposto nos bolsos deles
Seria bom, pq é uma lavagem de dinheiro danada a fortuna gerada com tarifas. Oq já seria um bom começo é multiplicar os meios de pagamento no sistema... por aproximação do cartão de crédito, app do telefone, etc... falta criatividade para os desenvolvedores, pois fazem todos ficarem reféns do sistema de bilhete único arcaico.
esse doidao,podia fazer o brt tbm. principalmente nos ônibus do parque dom pedro que vão sentido periferia. parece que a prefeitura esta com bastante dinheiro em caixa
No dia da Eleição de 2° Turno em que teve tarifa 0, fiz um City Tur de Metrô, Trem e Ônibus, saindo do Ipiranga e indo para Av. Paulista, Brás e Ribeirão Pires!!! Experiência Top, a custo zero de Transporte!!!
Comprei uma Água de Coco e fiz um Lanche no HabiB's, girei a Economia economizada no Transporte.♥️♥️♥️
né eu tmb ,mas fui em outros lugares . e tmb girei a economia ,podiam levar isso em conta,perdem dum lado ,mas ganham de outro.
Como o Brasileiro é gado do Estado e ainda adora o cabresto...
Nada é grátis, porém poderiam liberar em feriados ou fim de semana específicos.
Exatamente
Já é um bom começo!!!
concordo plenamente.pelo menos pra teste ,ne.
quem disse que seria gratuito?? o povo não paga os impostos, economista de youtube??
Em um país com tantos impostos (e tão pouco retorno), me surpreende ver gente defendendo pedágio na cidade de São Paulo.
Essa cidade tá indo de mal a pior nas escolhas
Poderiam começar com grandes eventos: linhas que levem até o evento deveriam ser gratuitas com subsídio do organizador do evento pelo impacto causado, vide jogos de futebol, autódromo de interlagos, CCXP, BGS, carnaval, parada gay, etc...
Bom dia Renato Lobo esse vídeo muito top maravilhoso amigo
Já morei numa cidade q fez isso, era Vargem Grande Paulista, era legal pra mim que não trabalha e queria ir até o centro
Baratear a tarifa ou dar a integração gratuita entre ônibus e CPTM/Metrô seria uma alternativa.
mas CPTM e Metrô o governador poderia colocar gratuidade em horarios fora do pico ja que é super lotado em alguns horarios mesmo pagando, imagina sem pagar
Gratuidade em metrô? Tá ficando Loko o metrô custa bilhões pra se manter e uma tarifa de 4,40 não supri toda demanda não fi.
O problema é que...aumentará a demanda, mas aumentará oferta e a qualidade? Conhecendo como as coisas são isso provavelmente não vai dar em nada em resultados práticos.
Integra milhares de pessoas hoje invisibilizadas na cidade que não possuem receitas para andar no sistema tarifado. Só isso já é um resultado prático sensacional. Só ver os andarilhos que perambulam por horas pela cidade por não ter dinheiro para a passagem.
Prefiro a adoção de um bilhete metropolitano, no ponto sou refém de um ônibus da sptrans sendo que passa vários da EMTU no mesmo caminho.
seria bom, aqui perto de onde moro tem a av almirante delamare e passa mais linhas da emtu que da sptrans e o ideal era integração com mesmo cartao, apesar que no terminal sacomã tem integracao de sptrans com emtu pagando diferença
@@eduardodeazevedo1678 sei bem da almirante delamare, estou falando justamente dela, sou refém do 5028. Fico indignado que toda hora passa ônibus da EMTU descendo sentido São Caetano e eu tenho que esperar 30 minutos para pegar o da SPTRANS.
Esse bilhete metropolitano exigiria negociar com cada uma das 39 prefeituras da Região Metropolitana.
@@victorhenriquegoncalves7618 significa desamarrar possíveis esquemas, camaradagens, favorecimentos.
@@4LL4N_ALN simples faça um cartão da EMTU recarregar e utilizar
Esses 10 bi que queimariam com tarifa zero, melhor seria fazer BRTs e ajudar nas obras do metrô. E mesmo redesenhar urbanisticamente a cidade direta e indiretamente (isenções concedidas para levar emprego à periferia)
Coisa boa população agradece domingos shopping parque piscina visitar família top ideia 😁
Modernizar e aumentar a frota, e aumentar o número de linhas também é uma ótima maneira de fazer as pessoas usarem mais o transporte
Acredito que não seja economicamente viável.
Mas deixar um Bilhete Único Mensal Baratinho é uma possibilidade.
Uma coisa é certa: não é possível pensar em transporte municipal (ônibus) sem pensar no sistema de trilhos também.
Se um tiver Tarifa Zero e outro não, haveria uma debandada do sistema de trilhos e inchamento dos corredores de ônibus.
Tem que flexibilizar a lei cidade limpa pra permitir publicidade e ajudar subsidiar o transporte público.
Integração - Bilhete único comum: Ônibus + Trilhos = 3 Horas. Já nas outras modalidades são duas horas.
Domingo é 8 horas bilhete comum
Poderiam começar com isenção para idosos a partir dos 60 anos.
Ou paga na catraca, ou paga no imposto! Não existe nada grátis!
Eu ia comentar justamente isso.
Descobriu a Pólvora .
Simples assim
Isso é pura demagogia pra concorrer a reeleição nas próximas eleições e ser bandeira do Ricardo Nunes esse "feito" por que duvido que não seja imbutido em algum imposto pra compensar os gastos que terão
Quem utiliza o ônibus se beneficia de um gasto menor com os impostos do que gastaria com as passagens. E quem anda de carro se beneficia de uma melhor fluidez no trânsito, e mais facilidade para encontrar vagas para estacionar. E todos se beneficiam de um ar menos poluído, e uma pressão menor sobre os preços dos combustíveis. Não é um pra um, ou paga passagem ou paga imposto. Isso sim é uma política pública inteligente.
São Paulo passou dois anos sem prefeito, agora, se defronta com alta defasagem. O único público adicional será o que não interessa
A idéia é boa. Porém. É preciso rever a quantidade de ônibus. Com ctz o número de usuários vai crescer e a demanda ja é pouco. Será que os quase 12 mil ônibus vai dar conta?
com gratuidade é possível se fazer uma reordenação nas linhas fantástica. Não se precisa ter tantas linhas radiais ou sobrepostas. As pessoas podem fazer mais transbordos, usar melhor os terminais, ter inclusive mais linhas expressas entre os terminais, onde as pessoas vão se deslocar mais rapidamente. E com menor sobreposição, o tempo de espera fica menor, em um modelo tronco-alimentador bem mais intenso que o atual.
A prefeitura já está subsidiando 6.2 bilhões ir pra 10 bilhões com os ganhos que isso dará de investimentos e consumo para a classe trabalhadora e ganhos de arrecadação à prefeitura é possível sim.
A gente já paga um monte de imposto, se é transporte público, então tem que ser de graça!
Seria melhor retirar faixas de ruas e avenidas para alargar calçadas, fazer faixas verdes permeaveis e implementar ciclovias. E quem sabe implementar pedágio urbano
Não acredito, se até os Parques estão sendo Concedidos, e tudo está bem mais caro, não vão dar Gratuidade nos Ônibus não!!!
Mas seria uma maravilha para a Economia aqui em São Paulo!!!
poderia instalar uma biometria na catraca, e a cobrança seria feita direto em folha de pagamento...
O que falta na cidade de São Paulo é um sistema de ônibus seletivos. Se esse sistema for implantado, muita gente irá deixar de andar de carro porque não andará em meios de transporte desconfortáveis. Nas cidades do Rio, de Florianópolis e de Vitória isso é uma realidade que está dando muito certo mesmo com a pandemia de Gripe Chinesa (Covid-19).
em São Paulo faz muitos anos que tem linhas seletivas da EMTU e algumas deixaram até de existir, atualmente restou 23 linhas seletivas ainda em operação, cada vez mais mais gente ta usando o transporte de trilhos pra trabalhar e o carro ficando de lado e depois q o governador fizer os trens intercidades para mais cidades do litoral e interior cada vez mais menos carros circulando principalmente no litoral em epocas de fim de ano e feriadoes que tem muito transito e viagens que poderiam durar menos de 1h duram mais de 5h as vezes
Ao contrário do que muita gente pensa, sempre houve na capital paulista o sistema de ônibus seletivo. Claro que muitas linhas foram desativadas e outras foram mudadas para transporte comum. A questão é que com a expansão metroferroviária, muita gente prefere optar por esse meio de transporte por ser bem mais acessível o deslocamento dentro de pontos chaves da cidade. Ademais, as grandes periferias optam por vans e ônibus de curta distância, ou mesmo ônibus integrado com intuito de economizar na tarifa. Por outro lado, esses estudos de gratuidade tendem a levarem em conta o custo de manutenção e de combustível, porque nada é cem por cento de graça (de algum lugar deve haver arrecadação).
Uma coisa é EMTU (transporte intermunicipal). Outra coisa é transporte intra-municipal.
Preferem o carro porque têm preguiça de usar a bicicleta e ainda desrespeitam e criticam quem pedala. Eu é que não fico trancado em engarrafamento ou amassado no transporte público.
Poderia ser implantado para que trabalhadores possam se locomover até a estação de metro mais próxima.
Assim as pessoas da periferia podem trabalhar em lugares mais afastados.
Particularmente sou contra a gratuidade total no sistema de transporte na cidade... Isto vai provocar um enorme colapso, a conta dobra e sobrará pra gente.
Sou a favor de abaixar a tarifa, e isto é possível sim.
Saudades de quando era 3 reais.
Sou a favor sim da gratuitidade, pois isso iria diminuir a quantidade de carros na rua e iria melhorar o trânsito.
@@Rafitooh2506, se diminui a quantidade de carros, quem vai pagar IPVA para prefeitura? Aumenta-se o custo e reduz a receita?
bolsonaristas sempre contra AFF
@@pedrohcarvalho2008 Ninguém vai deixar de comprar carro, mas existe uma diferença entre usar para lazer e utilizar todo dia para trabalhar. Jesus hein.
Este é aquele tipo de esperança vazia que os governantes dão para massagear os pobres de vez em quando.
É um assistencialismo. Assim como os auxílios.
É um excelente uso do dinheiro público.
SP tá cheia de recursos mas não tem projetos. Esse é o problema.
Péssima ideia. O que vai acontecer é o esvaziamento do metrô-trens e a superlotação dos ônibus, óbvio. Nem precisa de estudo pra saber.
Empresas poderia dificultar para o funcionário também. Obrigando ele vir de ônibus. Principalmente quem ganha pouco, já que os 6% de desconto não cobre a totalidade da tarifa, ficando parte do custo para a empresa. O governo do estado, teria que subsidiar o metrô também. Mas é mais fácil o novo governador privatizar, do que subsidiar o transporte pra quem mais precisa.
Quem precisa de gratuidade é quem geralmente não tem carro e sempre usa o transporte público, tendo condições ou não. Provavelmente se implantarem a gratuidade geral será ótimo para os desocupados de sempre, assim poder ficar passeando o dia todo de ônibus pela cidade toda.
lembro q teve esse debate com a eurondina qnd era prefeita de sp mas n deu em nada.
Era melhor diminuir o valor da tarifa pra dois reais
10, por anos, além da renovação das frotas, consertos e disponibilidade de ônibus nos horários correto, pagamento de funcionários!
Não vai dar certo, porque eu não quero fica duas hora no ponto para ir ao trabalho e ainda ir em pé e pessoas passando mal, sem acondicionamento, pagando as frotas já estão velhas e sem arejamento artificial, imagine não pagando!
Então, não quero que seja livre, eu quero pagar e me respeite a minha decisão.
"Não há dinheiro público, e sim dinheiro do pagador de impostos."
Quem paga mais impostos?
Não existe queijo de graça..
Ou paga na catraca ou paga o imposto Municipal daí quem não usa pagará também.
O povo acha que tá andando de ônibus ou metrô etc de graça.. mas é ele mesmo que paga através de imposto.ate uma bala paga imposto...
Em tese não haveria ganhos no transporte coletivo, uma vez que o usuário utiliza o transporte individual sempre irá dar preferência a esse meio de transporte.
Se for para adotar o "passe livre" que seja aos finais de semana e feriados. Onde sim, haveria aumento no número de pessoas no transporte público. Agora deixar em definitivo não haveria ganhos e sem contar que no final esse subsídio iríamos pagar de outras maneiras.
Milhares de pessoas mais pobres não possuem dinheiro para pagar a passagem atual. Elas estão invisíveis, mas andam quilômetros, por vezes pedalam uma bicicleta super ferrada. Iriam ter um ganho de qualidade de vida absurdo. Cidades com transporte gratuito como Maricá crescem e se desenvolvem muito mais.
Kkkkk com a passagem cara do jeito que está e só tem 11 mil ônibus circulando, Há 8 anos atrás eram 15 mil ônibus circulando, se for passe livre terá menos ônibus ainda circulando pela cidade e conduções mais lotadas ainda, traz mais ônibus aumenta o conforto dos passageiros aumenta a velocidade dos ônibus e assim quem sabe a população terá interesse em andar de onibus
Pagar no imposto vai sair mais caro Ad infinitum
Era uma vez uma cidade.
Sou totalmente contra, pelo simples motivo... quem irá custear isso?... agora porque não fazer uma integração através de um bilhete metropolitano entre os transportes de ônibus e sobre trilho sem pagar diferença? Assim seria uma melhor alternativa inicial.
Simplesmente se o bilhete trabalhador voltasse as 4 integrações eu já ficaria contente
Falo de SP CAPITAL
Otima iniciativa
Desculpa, mas não concordo com isso, ônibus grátis, deveria ser mais barato só.
Isso vai acabar gerando mais um tipo de imposto a ser cobrado, não existe almoço grátis. E outra vai gerar muito assalto, pois vai entrar qualquer um nos ônibus e terminais, pensem nisso também...!!! Ou seja você vai pagar pra vagabundo andar de graça e ainda levar seu celular seu dinheiro sua carteira sua vida.
Tudo tem consequência.
Ele é lesado! O transporte aqui em São Paulo é péssimo, para sair do meu bairro chego no ponto antes das 6:30 da manhã e só passa ônibus lotado pq já sai do ponto final assim, ou seja nem para no ponto onde estou e todo dia é assim, um lixo, sem como é pra consegui entrar em um que eventualmente pede. Esse ser podia pensar em melhorar a infraestrutura da cidade para ter mais ônibus rodando com qualidade e conforto!
sei não em
Ó, se é viável economicamente e juridicamente, não tem porque não implantar tarifa zero. Juntar a arrecadação dos vale-transporte e os subsídios que as empresas de ônibus já recebem da prefeitura, parece uma boa saída pra viabilizar isso, vamos ver, tomara que dê certo e a moda pegue
Deveria é abrir esse mercado e acabar com essa máfia!!
Bem se vê q vc n entende nada sobre transporte público... Dê uma olhada no vídeo sobre esse mesmo tema do TVCoiote.
Corta o ônibus para 60 anos e agora quer de graça hipocrisia total
Meu deus tem gente que mora em São Paulo e defende tarifa no transporte, de onde vem essa burrice?
Acho que seria melhor restringir o tráfico de veículos. Mas falta coragem pra isso. Tarifa zero nao tiraria carros da rua e só serviria pra afujentar quem usa trem e metrô
Tira muito carro da rua sim, muita gente ia desistir de investir em um carro sabendo que o ônibus é de graça. É um retorno de longo prazo, cultura do transporte público.
@@stelles Eu creio que nao. Se nao deixam de usar carro hj, imagina num contexto em que o transporte público ficaria ainda mais lotado...a classe média paulistana tem aversão. A gente sabe como eles são... o que tem que fazer é restringir o tráfego de veículos. Retirar faixas de rolamento, alargar calçados, implantar ciclovias espaçosas e arborizadas, adotar políticas de acalmamento e acabar com vias expressas
🤣 Sou a favor da volta da CMTC
A Luiza Erundina, lá no início dos anos 90, tentou fazer uma proposta semelhante e foi chamada de louca...
Respirei gás!
Auguem vai pagar a conta
10 bilhões!!! Estão doidos?
Utopia
Levei bala de borracha!
A teoria é linda, mas alguém vai pagar a conta... adivinha quem?
Sim.
Você.
🤡
nao moro ai, vai ser otimo andar de graça
E de onde sai esse dinheiro 💸💰
"Não existe nada grátis!
idoso e deficiente já tem né
não existe almoço grátis rs
Precisamos mais de espaço público urbano, a solução seria implementar o pedágio no perímetro urbano para redução de emissões e aumento substancial de ciclovias. Regulamentação o horário da manhã para carga e descarga nos comércios, por exemplo das 7hs às 9hs. Além disso, o projeto de brt expresso radial leste deveria estar na fase de conclusão para início de obras.
Tá bom. E de onde que vai vir o dinheiro para o diesel, o salário do motorista e cobrador, manutenção dos ônibus? "Não existe almoço grátis." A conta vai vim pro povo pagar, através de mais impostos.
Isso seria incrível e uma baita budget pro ricardo nunes pra querer se reeleger
Acredito que nao iria funcionar bem, em pouco tempo o serviço ficaria sucateado, a qualidade seria pior doque a de hoje comcerteza tempos muito exemplos que foram feito no passado, a narrativa é bonita mas na pratica nao funciona
O passe "livre" vai sair do aumento no IPTU. Que vai colocar em risco o direito a moradia e propriedade privada.
Eu não pago IPVA nem IPTU ricos vão pagar minha passagem 🤣🤣🤣🤣
@@Lucas49121 Ué. Tu é morador de rua? 😂
Se adotarem essa medida é o fim do transporte público na cidade,tudo que é grátis ninguém respeita.
em marica-rj deu certo.
que bobagem
@@GabrielRodrigues-uj7xo "deu certo"... qual o custo do sistema local? há um abismo de diferença... sabes quantas reurbanização de favelas da pra fazer com 10 bilhões? fora as inúmeras intervenções urbanísticas que pode ser feitas com esse dinheiro... sinceramente prefiro muito mais melhorias de fato na cidade como um todo, do que custear um transporte na sua totalidade e não ter um retorno plausível de fato na vida e cotidiano das pessoas...Aqui próximo da minha casa, formou-se uma favela gigantesca, sem saneamento básico, em baixo de torres de eletricidade, casas feitas de madeira (onde corre o risco de criar um grande incêndio)... sinceramente isso é uma bobagem eleitoreira... o prefeito tem que se mexer para um grande plano de reurbanização de favelas (extingui-las)
@@mrbrs2 aqui perto de casa o governo fez um parque com quiosque para fazer churrasco e piscina,na inauguração quebraram tudo,pião tem que tomar no cu.
@@vitorbugulin7658 Infelizmente uma parte da população não está preparada para zelar pelo bem público... é triste, mas é uma realidade!!! Espaços do tipo, tem que ter segurança e zeladoria, se não já era!!
Péssima idéia!
Excelente iniciativa e deveria ser ao menos efetuado um piloto em alguma região da cidade para apurar mais informações, além de estudar sistemas com tarifa zero como em Maricá, que funciona de forma excelente.
E uma conta que não se diz, os cerca de 4 bilhões a mais que iria gastar, iria gerar quantos bilhões a mais de consumo e circulação de dinheiro na cidade? Maior mobilidade é mais gente consumindo, comprando. As pessoas mais pobres iriam usar o dinheiro que hoje pagam o transporte (muitas gastam 30% ou mais da renda) pra comprar mais, sair mais, viver mais e melhor. Maricá é um exemplo de vitalidade com a tarifa zero. É ir lá e aprender a lição, não precisa nem trazer consultor internacional nem nada, tecnologia social brasileira testada e aprovadissima.
A implementação da tarifa zero deverá levar em consideração a enorme população de rua de São Paulo, a maior da América Latina. Será que não será um atrativo?
@@dorivalbettoni464 muito pelo contrário, muitos deles possuem casa e ficam pelas ruas pq não possuem dinheiro pra ir e voltar todo dia, com um sistema gratuito, irão retornar para casa com mais facilidade. Fora que mais gente circulando a sensação de segurança nas ruas aumenta.
Quem usa carro jamais irá pra ônibus, que se tornarão ainda mais lotados com a migração dos usuários de trem/metrô. Isso só precarizará o serviço atual e não acabará com o uso dos carros
Se a cidade de São Paulo implantar isso, o governo estadual dificilmente não iria na cola, ao menos no Metrô e CPTM. Aliás, nesses serviços é até mais fácil implantar, pois eles possuem outros meios de financiamento como locação de espaços nas estações, locações de terrenos, propagandas e vários outros
@@marcospaulo4232 Entendo, amigo. Porém muitas linhas já foram concessionadas e os diversos contratos teriam de ser revistos. Na minha opinião, o que tem de ser feita é a restrição ao trafego de veículos. Uma agenda que preveja alargamento de calçadas, ciclovias, corredores de ônibus, proibição de estacionar em ruas, fim de vias expressas, transformação das pistas expressas das marginais em parques, etc... ou seja, retirar espaço dos carros.
@@gustavomarim3917 eu concordo que tudo isso que você citou precisa ser feito, mas todas possuem limitantes para aplicação imediata. A restrição de tráfego seria impopular, dificilmente passaria na Câmara, o mesmo pra restrições de estacionamentos, essa ainda poderia causar o efeito da Avenida Santo Amaro, onde muito comércio foi a falência após a proibição de estacionar. Ciclovias e corredores de ônibus se mal feitas, pode até piorar a situação (a cidade tem histórico disso, aliás) e para ser bem feito exige obras caras e demoradas, obras que também seriam necessárias nas calçadas. Por fim, para transformar as pistas expressas da marginal em parque, seria necessário que o Rodoanel fique totalmente pronto. A marginal ainda é a única rota viável para muito motorista, isso impactaria na logística do país, não apenas na cidade. O tarifa zero não vai, de fato, fazer um número tão significativo assim de pessoas abandonar os carros (num cenário otimista, talvez uns 7%), mas já tira alguns, também aumenta a circulação de pessoas na cidade. Pode (e certamente será) necessário alguns ajustes nas linhas, mas muitos deles já estão previstos nesse novo contrato, com algumas linhas sendo encurtadas, encerradas, criadas e/ou alteradas. Na questão contratual com as empresas, não é muito problemático, em uma reunião entre empresas e prefeitura já pode sair um aditivo contratual retirando os itens que prevê pagamento de tarifa pelo passageiro e incluindo os prevê pagamento pela prefeitura e, acredite, para as empresas pode ser até melhor, deve ser acertado um valor que a empresa vai receber por mês, sem se preocupar com a flutuações de demanda que ocorrem no decorrer do ano
@@marcospaulo4232 Aí que vai ficar mais interessante: Se o GESP for na onda da Prefeitura, vai ter aumentar impostos, e aí vai ter gente lá de Ribeirão Preto pagando imposto para sustentar sistemas de transporte na capital. Olha que coisa linda e justa! 🤡
Ou no melhor dos casos, aumenta ainda mais a carga tributária só na Região Metropolitana de São Paulo, principalmente em cima das empresas. Aí a maioria vai se embora de vez de SP e migra para outros Estados.
E o sistema de transporte fica ainda mais sucateado e hiperlotado.
Depois a gente evolui e faz o Aluguel zero também, que tal?
Vai São Paulo, continua assim e confia que vai dar certo 😂 É isso que os Enzo Valentino Fazuelli da Silva querem
Tem tudo pra dar errado
Custo de 10 bi por ano! Que ninharia! (ironia)
se tirar sem cobrador passe ( e todos que vivem disso ) acho viavel tambem ( e acho que acertou ate nos novos onibus sustentaveis )
Se tá louco 🤪 3 bi de subsídio só de gratuidades
Gente é loucura já tá aí quatro bi de subsídio só de gratuidade
Pensa em um serviço caro de manter é o transporte coletivo. Ônibus principalmente.
Quem paga a conta? Nós, sim. Sempre será assim.
Sem tarifa = mais pessoas usando o transporte público, maior acesso de pessoas de baixa renda a cidade e a economia urbana, uma demanda crescente por reforma urbana por uma cidade menos carcentric, menos carros rodando, vias mais livres, menos poluição atmosférica e sonora. Além de empresas não precisarem mais gastar com vale-transporte, sobrando mais dinheiro pra investir em outras áreas.
Existe um custo direto, mas os retornos são muitos e muito maiores, espalhados em diversas áreas.
Alô prefeito! Não é gratuidade no transporte público que atrairá passageiros de transporte individual. Que privilegia o carro tem dinheiro para pagar passagem e não usa o transporte público por questões estruturais como: comodidade, conforto, segurança, estabilidade e eficiência, além de não ter superlotação. Isto se evidencia no VLT. Ô prefeito, veja outras cidades pelo mundo! A passagem gratuita certamente ajudará a população que tem defasagem orçamentária, os mais pobres; isto não quer dizer que deixarão seus carros na garagem, a maioria não os tem. Pense melhor prefeito! Não observe somente técnicos mas também especialistas em sociedade e comportamento social!
Ideia de jegue ,o preguiçoso agora irá pegar um ônibus pra descer no próximo ponto
Espero q não prejudique a categoria dos Cobradores
Isso de tarifa gratuita vai mais nos individar ainda mais. Eles vão subsidiar aumentando imposto em outra área da economia e isso ainda dá mais liberdade para governos e prefeiteituras aumentar o quanto quiser, hoje já é ruim aumentar a tarifa por ano, com esse 'passe gratuito' ele pode aumentar mais vezes ao ano com o argumento de que não podem bancar isso com o dinheiro do caixa do transporte público de São Paulo. Ao invés de pautarem uma medida tão drástica e extrema porque não podemos abaixar a tarifa para um valor mais acessível? As empresas de ônibus de São Paulo sempre inventão desculpas para aumentar a tarifa sendo que todo ano o transporte público arrecada mais dinheiro do que os impostos em São Paulo inteira, a solução é simples mais querem complicar só pra ver mais dinheiro de imposto nos bolsos deles
Seria ótimo, isso estimula usar mais transporte público e melhora o trânsito, diminuindo o excesso de carros, que inclui também o excesso de Ubers.
Seria bom, pq é uma lavagem de dinheiro danada a fortuna gerada com tarifas.
Oq já seria um bom começo é multiplicar os meios de pagamento no sistema... por aproximação do cartão de crédito, app do telefone, etc... falta criatividade para os desenvolvedores, pois fazem todos ficarem reféns do sistema de bilhete único arcaico.
esse doidao,podia fazer o brt tbm. principalmente nos ônibus do parque dom pedro que vão sentido periferia. parece que a prefeitura esta com bastante dinheiro em caixa
Cospe 27? Kkkk é Reagan, pelo jeito existe almoço grátis.
Deus me livre, se pagando já é terrível imagina gratuito 😂.