Lactato: muito além da gliconeogênese

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 10 дек 2024

Комментарии • 7

  • @metabolismoDrdeOliveira
    @metabolismoDrdeOliveira  4 месяца назад +3

    Quer aprender mais sobre metabolismo de forma objetiva e confiável? abre.ai/kjt3

  • @苦しむ
    @苦しむ 4 месяца назад +1

    muito boa explicação professor

  • @d3bjb
    @d3bjb 4 месяца назад +1

    Olá, professor. Quando o ácido lático é proveniente da dieta, como no consumo de iogurte, ele continua indo para o caminho da gliconeogênese? Há aumento da razão NADH/NAD+, impactando outras vias?

    • @metabolismoDrdeOliveira
      @metabolismoDrdeOliveira  4 месяца назад +1

      Oi, Débora! Vai depender do conteúdo desta dieta. Exemplo: se, junto do iogurte, houve ingestão de carboidratos a ponto de estimular a secreção de insulina, a gliconeogênese será lentificada, e o lactato oriundo deste ácido láctico (via dissociação do próton) poderá ser usado na glicogênese indireta (que usa uma atividade residual de enzimas da gliconeogênese para produzir glicogênio sob estímulo da insulina). Além disso, existe a possibilidade de este lactato ser usado como combustível por células como fibras musculares esqueléticas e cardíacas. Se a ingestão de iogurte não induziu saída do estado de jejum para um hiperglicêmico e hiperinsulinêmico, então o lactato poderá tomar caminhos como gliconeogênese (fígado e córtex renal) e gliceroneogênese (fígado e tecido adiposo), os quais são estimulados pelo glucagon em estados de normo/hipoglicemia. Então, tudo depende, além da biodisponibilidade deste ácido láctico (e da taxa de formação de lactato via dissociação), do panorama hormonal (ou da taxa insulina/glucagon).

    • @metabolismoDrdeOliveira
      @metabolismoDrdeOliveira  4 месяца назад +1

      Sobre a razão NADH/NAD+: não acredito que a ingestão de ácido láctico, a partir da dieta, teha força, em termos de oferta de substrato, para alterar esta razão de forma tão significativa. No caso de um estado hiperinsulinêmico, teremos glicose da dieta sendo usada em diferentes vias, incluindo a glicólise. Esta via é fonte de NADH que, via lançadeiras, envia seus elétrons adiante para as mitocôndrias, aliviando a razão NADH/NAD+ no citoplasma. No mesmo local, o lactato da dieta estaria sendo convertido em piruvato para entrar em uma suposta glicogênese indireta sem problemas (devido à contínua oxidação de NADH via lançadeiras). O que deve ajudar a dar uma resposta mais exata seria ter em mãos um estudo de biodisponibilidade do ácido láctico oriundo da dieta. Saberíamos quais caminhos ele tomaria, incluindo a possibilidade de ser metabolizado pela microbiota intestinal.

    • @d3bjb
      @d3bjb 4 месяца назад +1

      @@metabolismoDrdeOliveira perfeito, professor. Obrigada!