Existe um consenso social de moral que é baseada em costumes, o conceito do que é certo ou errado. Filosoficamente ética e moral seriam sinônimos, mas existem definições de ética como sendo o questionamento da moral, ou seja a reflexão sobre a moralidade. O que diferencia os seres humanos dos animais é justamente a capacidade de raciocínio. Enquanto os animais agem por instinto, os homens limitam suas ações racionalmente. Enquanto as ideias estiverem contidas na mente, elas não irão gerar efeitos jurídicos. Por exemplo: O desejo de matar alguém, pode ficar limitado na mente do potencial agressor. Existe um consenso de que desejar a morte de alguém é moralmente errado. A vida é um bem maior, um direito fundamental. Não estou entrando nos casos de legima defesa, quando não existem outras alternativas a não ser parar a injusta agressão. Estou falando do desejo, vontade, sentir o prazer de matar. Agora quando esse desejo é externalizado, gera efeitos jurídicos. As pessoas que cometem essas ações geralmente possuem um desvio de caráter, algum transtorno, que pode ou não ser considerado uma doença mental. Existem indivíduos que cometeram esse tipo de crime e estão em convívio social, livres. Seja por falta de provas, falhas nas investigações, negligência, impunidade, corrupção, classe social etc. O problema é a perda gradual do conceito de humanidade. A falta de empatia. Perder os limites, os freios morais. O sentimento de prazer é a liberação de dopamina no cérebro. No exemplo que estamos usando, indivíduos que possuem o prazer de matar. Para esses indivíduos, matar uma pessoa seria a ponta do iceberg, posteriormente voltariam a matar, mais e mais, com mais violenta e crueldade esperando sentir mais prazer e compensação. É como uma droga viciante. No caso do Pedrinho matador, contabilizados 11 homicídios. Ele sempre relatava que as suas vítimas, eram pessoas que não prestavam, ou seja ele tinha um conceito deturpado de moral. Os anos de cadeia e conversão ao cristianismo, supostamente o fizeram refletir sobre os seus atos, seria a relação de ética e moral. Embora muitos não acreditassem na ressocialização de Pedrinho matador, para justiça brasileira ele já havia cumprido sua pena. Pelo que se sabe ele não voltou a cometer crimes, talvez o tempo de cadei e a religião o fizeram criar freios morais significativos.
Professora eu sou Marcos Antônio moro na cidade de Caucaia Ceará gostei muito de saber a questão de ser moral eu entendo escolha boa qualidade respeito ao melhor o que vem causar imoralidade escândalo eu devo afastar de mim me ajudou muito no meu raciocínio a senhora é show eu aprendo com a senhora eu me inscrevi sou um seguidor seu a partir de agora eu quero aprender muito com a senhora forte abraço
To no primeiro semestre da faculdade, e resolvi procurar estudar por aqui também pra me aprofundar mais, e poxa você explica muito bem e de uma maneira leve! Parabéns 🤩👏🏼
Você é ótima explicando! Obrigada por esse vídeo, sucesso para você. E sinto muito pelos comentários machista, sua inteligência é bem mais importante que sua beleza.
Poxa Fran a senhora me ajudou muito , veio como divindade esclarecer o que estava escuro nas minhas ideias do conceito direito e moral , gratidão de vdd.
Não sou aluno de direito, sou formado em Filosofia, e hoje atuo como professor de Filosofia do Direiro no Ensino médio integral em Rorainpólis/RR, e tenho estudado muito acerca do tema, e procurado tambem adquirir mais conhecimento, gostei muito da explanação, e acredito estar aprendendo cada vez mais.
E verdade corcordo boa noite professora fran para você você grande moça uma grande mulher e mulherão e bonita e Bella e linda e parabéns 👏👏 você ensina de forma simples e objetiva 😘😘 estou amando te seguir
Tive, recentemente, aula de Direito e Moral. O conteúdo não ficou tão claro, no entanto, agora vendo este vídeo, consegui compreender. Muito obrigada, me ajudou muito!
Parabéns professora, bastante claro e objetiva sua explicação. Além de ser linda o que torna o vídeo bem mais agradável, o conteúdo é ótimo. Ganhou um inscrito e com certeza indicações. Ha gostei dos desenhos, facilita o entendimento. Obrigado.
Com todo respeito, mas não sei como conseguiram (Acho que foi Deus!) combinar na Dra. Fran: Beleza, Simpatia, Clareza de Ideias e Inteligência na exposição! Parabéns! Deus abençoe!
E verdade Carlos jovem rapaz cara homem e também sou jovem um rapaz um cara um homem eu sei que digo e que falo e ela e linda mesmo agora falando de moral e direito ficar magnifica
E verdade Júlio mano fechamento parceiro brother amigo profossora Fran estou no primeiro período também de direito e estou achando muito bom seus video 😍
Oi Fran você comentou que entrou na faculdade aos 17 anos, eu estou entrando aos 52 anos, e confesso que me sento uma estraterrestre rsrs...complicado, enfim... estou adorando seus videos.Parabéns pela humildade.
Oi Genir, meu pai é mais velho que você e fez um curso superior - ele não quis direito, embora eu tenha insistido hehe nunca é tarde, desejo sucesso! :)
@@prof.fran.direito estou no começo da minha graduação de Direito e seus vídeos tem sido valiosos pro meu entendimento de várias matérias. Continue aqui conosco sempre.
E verdade corcordo com você Anne moca mulher bonita e Bella e linda e mesmo muito obrigado professora Fran pelas suas maravilhosas explicacoes e isso para você ❤❤❤❤❤❤❤❤😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😉😉😉😉😉😉😉😉😉😉😉😉😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺🙂🙂🙂🙂🙂🙂🙂🙂🙂🙂🙂🙂🙂😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍
Amei tua aula Fran!!! Esclareceu muita coisa que eu não entendia nas aulas de ICD! Eu achei a teoria dos círculos concêntricos a melhor explicação da realidade: a teoria dos círculos secantes tem uns exemplos que não parecem plausíveis. Por exemplo, quando pensamos em prazos estabelecidos para pagamento de pensão alimentícia estamos falando de um modo de garantir que a criança tenha suas necessidades supridas a tempo, sendo dito imoral atrasar o pagamento por fazer a criança enfrentar necessidades; todo prazo juridicamente estabelecido serve para garantir que a decisão tomada tenha o efeito pretendido: a pensão perde sua função moral ao ser paga depois que a criança morreu de fome, por isso há o prazo, para garantir que a função moral seja cumprida. Ainda, sobre os avós serem presos, parece mais se tratar dum conflito de valores morais do que uma questão exclusiva de direito: por um lado há a ideia de que os responsáveis por alimentar a criança não o façam e mereçam uma punição por isso; por outro, existe a concepção de que os avós não devam ser esses responsáveis. Aparentemente, esses dois valores morais individuais ganharam números relevantes e relativamente semelhantes de adeptos ao ponto de tornarem-se morais coletivas conflitivas, havendo, portanto, um conflito político para decidir qual irá, pelo direito, se sobrepor. Resumindo, a teoria dos círculos concêntricos me é mais plausível porque não consigo encontrar um fato de direito separado da moral. Fran, tu me deixou vidrado!! Amo tuas aulas, por favor nunca pare!!
Oi Júnior, como estão as aulas? Nos meus cálculos tu já deve estar no segundo semestre, aguentando firme? :) Obrigada pelo comentários bem reflexivos. Tenho sentido que por ir cada dia mais pro lado da filosofia do direito, eu sempre tendo a concordar e discordar das pessoas. É um fardo porque eu realmente sempre vejo os, no mínimo, dois lados da moeda!! hehehe Acho que tu tens um pensamento lógico e faz todo o sentido! Agora, eu realmente acredito que existem coisas do direito que se separam da moral! No mesmo exemplo que tu citou, meu ponto de vista é que existe um prazo para os alimentos para a garantia do próprio direito, que tem que impor sanções (lembra da palavra que lá no início tu nos perguntou?) e executá-las, ou seja, o direito tem que se fazer levar a sério! Realmente acredito que muitos prazos não ferem a nossa moral, é mais a construção de um procedimento! No entanto, com certeza o fundamento para alguém pagar tem relação com a moral. Antes de qualquer coisa o direito/dever de pagar já se originou dessa "moral", que tem relação com a sociedade e a cultura e tudo aquilo que a gente tá careca de saber (mas muita gente ainda ignora). Sobre a questão dos avós, acho que tu foi perfeito nas colocações. O Direito, tentando de certa forma também garantir a moral que nos diz que os necessitados merecem respaldo, fez tanta garantia que começou a ofender um outro lado da moral, que ao meu ver diz mais respeito ao nosso entendimento de justiça. Por que alguém que não fez nada deve pagar por outro? Pessoalmente eu era bem positivista nesse sentido, talvez por ter trabalhado no MP em uma vara de família e entender que se o juiz condenou foi porque analisou o caso e o condenado que pague ou vá para a cadeia! Mas já faz um tempo que também me pego pensando nisso. Se tu aguentou ler essa papagaiada até aqui, quero te recomendar o livro Justiça, do Michael Sandel. Li ele há muito tempo e quase não lembrava de nada, acho que não li como deveria e estou relendo. Se tu não leu, te juro que faz tua mente "flipar", como dizem os espanhóis aqui! Muito muito recomendado! Estou lendo aos poucos porque minha carga de leitura anda pesada, mas quando terminar vou fazer uma análise do livro, tim tim por tim tim! Quando puder me fala com anda a turma, como vai a faculdade em geral e tudo mais! E quero te ver/ler mais por aqui, tá bom? Abração!!
@@prof.fran.direito Noooossa que memória a tua!! hahah me espantei com essa, achei que nem fosse lembrar quem eu era. Acabei de comprar o livro que tu recomendou, vou ler o quanto antes! Por incrível que pareça a turma tá cada dia mais unida, ainda se bicam, mas no fim tudo acaba em pizza #VaiBrasil kkkkk agora to estagiando num escritório de dir. empresarial, fazendo grupos de extensão, participando da gestão do CAAR, enfim, tá uma correria, mas ta valendo muito a pena, to aprendendo como nunca! Pode deixar que aparecei mais por aqui, reiterando, amo teus vídeos! Saudades das tuas aulas! Abração!!
RUclips me sacaneou e não mostrou tua resposta! Vi sem querer! Fico muito feliz em saber que tu estás envolvido com a faculdade, aproveitando para te desenvolver e que turma segue firme!!! Desejo muito sucesso! Um abração! :)
eu gosto dos conceitos de imoral (pragmatica), e moral que se requer esforco intelctual. No entanto paises ditos Civilizados tendem aprender os modelos classicos de moral da literatura Ha ainda a moral civica, conhecida e amada pelos Founding fathers americanos . Alias falta em nosso pais. Direito se expressa mais na lei escrita, e moral na lei interior. Moral tambem se expressa na forma de "dever", alimentar e proteger os filhos.
Prof Fran, ainda existem grupos em que vc compartilha dos livros e comentários? E uma dúvida, como deve ser chamada a “pensão alimentícia “ nos termos do Direito ?
Oi Camila, sim, existe, é o grupo no Telegram (o link está na descrição do vídeo). Sobre o termo "pensão alimentícia", o mais correto é chamar de "alimentos".
Estudante do primeiro semestre de direito, você explica muito bem, me salvou. 🙏🏻
Oba, fico feliz :)
Eu agr kkk
vou ficar aqui pelo seu comentário kkkk
@@Italo_Costa_ tmbm estava perdido
Um parecer completo... Aula manga 👑👏🏾 Parabéns Professora. Gostaria que se possível partilhasse alguns artigos em PDF.🙏🏾💝
Passou 3 anos e seu conteudo continua ajudando muita gente.
Parabéns! Deus te abençoe.
🥰
Existe um consenso social de moral que é baseada em costumes, o conceito do que é certo ou errado. Filosoficamente ética e moral seriam sinônimos, mas existem definições de ética como sendo o questionamento da moral, ou seja a reflexão sobre a moralidade. O que diferencia os seres humanos dos animais é justamente a capacidade de raciocínio. Enquanto os animais agem por instinto, os homens limitam suas ações racionalmente.
Enquanto as ideias estiverem contidas na mente, elas não irão gerar efeitos jurídicos. Por exemplo: O desejo de matar alguém, pode ficar limitado na mente do potencial agressor.
Existe um consenso de que desejar a morte de alguém é moralmente errado. A vida é um bem maior, um direito fundamental.
Não estou entrando nos casos de legima defesa, quando não existem outras alternativas a não ser parar a injusta agressão.
Estou falando do desejo, vontade, sentir o prazer de matar.
Agora quando esse desejo é externalizado, gera efeitos jurídicos.
As pessoas que cometem essas ações geralmente possuem um desvio de caráter, algum transtorno, que pode ou não ser considerado uma doença mental.
Existem indivíduos que cometeram esse tipo de crime e estão em convívio social, livres. Seja por falta de provas, falhas nas investigações, negligência, impunidade, corrupção, classe social etc.
O problema é a perda gradual do conceito de humanidade. A falta de empatia. Perder os limites, os freios morais.
O sentimento de prazer é a liberação de dopamina no cérebro.
No exemplo que estamos usando, indivíduos que possuem o prazer de matar.
Para esses indivíduos, matar uma pessoa seria a ponta do iceberg, posteriormente voltariam a matar, mais e mais, com mais violenta e crueldade esperando sentir mais prazer e compensação. É como uma droga viciante.
No caso do Pedrinho matador, contabilizados 11 homicídios. Ele sempre relatava que as suas vítimas, eram pessoas que não prestavam, ou seja ele tinha um conceito deturpado de moral. Os anos de cadeia e conversão ao cristianismo, supostamente o fizeram refletir sobre os seus atos, seria a relação de ética e moral.
Embora muitos não acreditassem na ressocialização de Pedrinho matador, para justiça brasileira ele já havia cumprido sua pena.
Pelo que se sabe ele não voltou a cometer crimes, talvez o tempo de cadei e a religião o fizeram criar freios morais significativos.
Parabéns, muito bem explicado. Estou assistindo para um trabalho de IED na UFT Palmas.
Fico feliz em ajudar 🙏
Você é incrível. Estou no início do curso, e, concluir o que queria sobre estes conceitos. OBRIGADO!
fico contente em ajudar! :)
Adorei, de forma simples absorvi o conteúdo
Fico feliz 😃
Professora eu sou Marcos Antônio moro na cidade de Caucaia Ceará gostei muito de saber a questão de ser moral eu entendo escolha boa qualidade respeito ao melhor o que vem causar imoralidade escândalo eu devo afastar de mim me ajudou muito no meu raciocínio a senhora é show eu aprendo com a senhora eu me inscrevi sou um seguidor seu a partir de agora eu quero aprender muito com a senhora forte abraço
Seja bem-vindo por aqui, Marcos! 😄
To no primeiro semestre da faculdade, e resolvi procurar estudar por aqui também pra me aprofundar mais, e poxa você explica muito bem e de uma maneira leve! Parabéns 🤩👏🏼
Diego Araújo obrigada 😊
Eu nem faço direito mas amo ouvir você falar, ainda mais sobre esse assunto... fala mais sobre direito, moral, valores, ética.
Obrigada pelo elogio e pela sugestão! 🥰
Muito obrigada pelas suas aulas professora, eu amo essa cadeira porque ela me libertou.
o/
Que linda essa Prof 😍 Explicou muito bem!! 👏👏👏
Muito boa, que DEUS le abencoe.
Obrigada! Amém! :)
Você é ótima explicando! Obrigada por esse vídeo, sucesso para você. E sinto muito pelos comentários machista, sua inteligência é bem mais importante que sua beleza.
Olá Gleyce, obrigada pelo comentário. Tenha certeza que elogios ao meu conteúdo me fazem muito mais feliz 🥰
Poxa Fran a senhora me ajudou muito , veio como divindade esclarecer o que estava escuro nas minhas ideias do conceito direito e moral , gratidão de vdd.
Oi Vanessa, fico muito feliz em ajudar 😊
Excelente
Me ajudou muito a entender um pouco de DIREITO E MORAL, parabéns!
fico feliz em ajudar! :)
Professora Fran me ajudou muito a entender um pouco de direito moral também parabéns
Parabéns... Pela linguagem acessível e clara...
Obrigada 😃
O Dra Fran , agora eu sei oq é direito e moral ok,sou tbm estudant de direito, vc é linda e ótima professora bjs.
Obrigada 🤗
e bote linda nisso.
Oi Dra fran agora eu sei e direito e moral ok estou tbm de direito vc linda ótima professora bjs
ótima a sua explicação, sem rodeios, foi direto ao ponto. Obrigado.
Fico feliz 🙂
Boa noite me ajudou muito gratidão me deu uma luz sobre o assunto para dar aula.
Fico feliz 🥰
Otimo conteúdo...esta me ajudando bastante. ❤
@@valdirenesilva90 😍
Não sou aluno de direito, sou formado em Filosofia, e hoje atuo como professor de Filosofia do Direiro no Ensino médio integral em Rorainpólis/RR, e tenho estudado muito acerca do tema, e procurado tambem adquirir mais conhecimento, gostei muito da explanação, e acredito estar aprendendo cada vez mais.
Obrigada 🙏
Que explicação perfeita!
Muito obrigado professora
Fico feliz em ajudar ❣️
Gostei bastante, to no 5 período e precisava relembrar algumas coisas. Vou pro próximo vídeo.
☺️
Parabéns 👏👏 você ensina de uma forma simples e objetiva 😘😘estou amando te seguir.
Obrigada, fico feliz :)
E verdade corcordo boa noite professora fran para você você grande moça uma grande mulher e mulherão e bonita e Bella e linda e parabéns 👏👏 você ensina de forma simples e objetiva 😘😘 estou amando te seguir
Tive, recentemente, aula de Direito e Moral. O conteúdo não ficou tão claro, no entanto, agora vendo este vídeo, consegui compreender. Muito obrigada, me ajudou muito!
Olá Yonny, fico feliz em ajudar ☺️
Estou assistindo todos os videos, parabéns está me ajudando bastante
Fico feliz em saber :)
3 anos depois e foi o melhor achado esse vídeo
🫶
Sempre utilizo seus vídeos em minhas revisões. Obrigada por seu trabalho.
🥰🥰
você salva a minha vida. Obrigada!
🥰
Adorei a explicação sou estudante de direito,ajudou a concluir meu trabalho,parabéns.
Obrigada, fico feliz em ajudar! :D
Adorei sua explicação bem clara ...me ajudou muito.
Fico feliz 🥰
Aula muito boa! obg, professora!
🤗
parabéns . durante as aula desse assunto ficava tudo embaraçado agora conseguí entender bastante coisa
que bom :)
Adorando os vídeos, comecei direito agora e suas aulas já estão me ajudando muito.
🥰❣️
Sua metodologia é incrível!! Ameiii🥰
Obrigada 🥰
Parabéns professora, bastante claro e objetiva sua explicação. Além de ser linda o que torna o vídeo bem mais agradável, o conteúdo é ótimo. Ganhou um inscrito e com certeza indicações. Ha gostei dos desenhos, facilita o entendimento. Obrigado.
Obrigada Josimar! :)
Bem esplicado❤
😍
ótima explicação. obrigada
🥰
Gratidão me ajudou muito.
🙏🙏🙏
Muito bom! Explica muito bem, além de ser linda.
S2
Com todo respeito, mas não sei como conseguiram (Acho que foi Deus!) combinar na Dra. Fran: Beleza, Simpatia, Clareza de Ideias e Inteligência na exposição! Parabéns! Deus abençoe!
Amém!!
Em 2023 seu vídeo me ajudando.tive aula ontem, é,tinha essa explicação sobre direito e moral.
Que ótimo! Fico feliz em ajudar! :)
Obrigada, realmente descomplicou a minha situação.
:)
Muito Obrigado pelas aulas!
Obrigada, fico contente em ajudar! :)
Obrigada foi muito importante pra mim
Fico feliz em ajudar ☺️
Ela é perfeitaaa, me ajudou muitoo
Obrigada ❤️
Explicou muito bem.
Alexandre Gomes obrigada 😊
Achei muito bom. Nao tinha entendido na aula. Mas super comprendido aqui.
Fico feliz!! :)
otima aula. Aprendi mais.....
Fico feliz :)
Nossa to fazendo curso e amei a aula 👍
Que bom que gostou :)
muito bem professora, meus parabéns pela aula sz
❤
Estou apaixonado.
🤗
Perfeito o seu vídeo! Parabéns! Direito é tudo na nossa vida!
Viva!
muito obrigado Dra fran, amei suas aulas
Jose Elton Mendes Da Silva Brito olá José, obrigada 😊
Sabe! Simplesmente incrível sua aula!
Parabéns!
Obrigada!
Fico feliz!! :)
professora, adorei sua explicação sobre a teoria dos círculos.
Obrigada ☺️
Amanhã tenho prova na minha escola integrada com a base técnica, a prova é de IED e esse seu vídeo ajudou bastante, Obg.
Fico feliz! Boa sorte! 😊
vc é excelente Fran, ta me ajudando muito, obrigado!
😊☺️❤️
E verdade vc é excelente ta me ajudando muito obrigado também
Pra vc professora fran 😊☺❤
Maravilhosa, excelente explicação! Obrigada!
🥰❤️😍
Perfeito e moral! Obrigado prof. Fran!!!
Fico feliz em ajudar!!! :)
E verdade corcordo perfeito e moral obrigado prof Fran
Você é simplesmente perfeita,muito obrigado você me salvou ❤❤❤
❤️
Linda de mais, agora falando de moral e direito fica magnifica..
Oi Carlos carvalho boa noite para você mano fechamento parceiro brother amigo
E verdade Carlos jovem rapaz cara homem e também sou jovem um rapaz um cara um homem eu sei que digo e que falo e ela e linda mesmo agora falando de moral e direito ficar magnifica
Que aula maravilhosa. Passaram-se 20 minutos e nem percebi.
Fico feliz 🥰♥️
Professora, su explicação é top
Obrigada ☺️
Ótima explicação
❤️
Ótimo vídeo, ótima explicação! Além de tudo, é muito bonita kkk
Prof incrível, nos salvando 🙏🏼
❤️
Vlw!
além de explicar bem é linda prof fran.
Você é incrível!
Obrigada, Vivian! 😊
Que aula maravilhosa!
Obrigada :)
E verdade que aula maravilhosa
Estou no primeiro período de direito e estou achando muito bom seus video.😍
Obrigada 🤗
E verdade Júlio mano fechamento parceiro brother amigo profossora Fran estou no primeiro período também de direito e estou achando muito bom seus video 😍
E isso e para professora Fran também 🤗
Que canal maravilhoso! Gratidão!
obrigada! :)
Que canal maravilhoso Gratidão
Excelente essa aula, melhor e mais clara, impossível!
Obrigada pelo elogio :)
Muito obrigada por esse vídeo! ótima professora, linguagem acessível e clara. Já me inscrevi :)
Olá Anna, muito obrigada :)
obrigados me ajudou muito
🙏🙏🙏
Tou viciado em seus vídeos.
Espero poder ajudar bastante!!
Oi Fran você comentou que entrou na faculdade aos 17 anos, eu estou entrando aos 52 anos, e confesso que me sento uma estraterrestre rsrs...complicado, enfim... estou adorando seus videos.Parabéns pela humildade.
Oi Genir, meu pai é mais velho que você e fez um curso superior - ele não quis direito, embora eu tenha insistido hehe nunca é tarde, desejo sucesso! :)
Obrigada Dra. Sucesso pra sra. tbm.
adorei a aula,quero continuar vendo todoas elas kkkkkk bjs
Obrigada! Veja o quanto quiser, tenho várias aqui no RUclips 🤗😁
Vc é ótima, ajudou bastante!!!!
Obrigada 😊🤗
Você é ótima ajudou bastante
Muito obrigado!
de nada :)
Excelente.
🥰
Adorei o canal e as aulas .
Obrigada! Fico feliz :)
Muito obrigada pelas suas maravilhosas explicações, Fran!
Olá Anne, obrigada pelo comentário! Ler isto me motiva a seguir 😘
@@prof.fran.direito estou no começo da minha graduação de Direito e seus vídeos tem sido valiosos pro meu entendimento de várias matérias. Continue aqui conosco sempre.
E verdade corcordo com você Anne moca mulher bonita e Bella e linda e mesmo muito obrigado professora Fran pelas suas maravilhosas explicacoes e isso para você ❤❤❤❤❤❤❤❤😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😄😉😉😉😉😉😉😉😉😉😉😉😉😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺🙂🙂🙂🙂🙂🙂🙂🙂🙂🙂🙂🙂🙂😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍
Amei tua aula Fran!!! Esclareceu muita coisa que eu não entendia nas aulas de ICD!
Eu achei a teoria dos círculos concêntricos a melhor explicação da realidade: a teoria dos círculos secantes tem uns exemplos que não parecem plausíveis. Por exemplo, quando pensamos em prazos estabelecidos para pagamento de pensão alimentícia estamos falando de um modo de garantir que a criança tenha suas necessidades supridas a tempo, sendo dito imoral atrasar o pagamento por fazer a criança enfrentar necessidades; todo prazo juridicamente estabelecido serve para garantir que a decisão tomada tenha o efeito pretendido: a pensão perde sua função moral ao ser paga depois que a criança morreu de fome, por isso há o prazo, para garantir que a função moral seja cumprida.
Ainda, sobre os avós serem presos, parece mais se tratar dum conflito de valores morais do que uma questão exclusiva de direito: por um lado há a ideia de que os responsáveis por alimentar a criança não o façam e mereçam uma punição por isso; por outro, existe a concepção de que os avós não devam ser esses responsáveis. Aparentemente, esses dois valores morais individuais ganharam números relevantes e relativamente semelhantes de adeptos ao ponto de tornarem-se morais coletivas conflitivas, havendo, portanto, um conflito político para decidir qual irá, pelo direito, se sobrepor. Resumindo, a teoria dos círculos concêntricos me é mais plausível porque não consigo encontrar um fato de direito separado da moral. Fran, tu me deixou vidrado!! Amo tuas aulas, por favor nunca pare!!
Oi Júnior, como estão as aulas? Nos meus cálculos tu já deve estar no segundo semestre, aguentando firme? :) Obrigada pelo comentários bem reflexivos. Tenho sentido que por ir cada dia mais pro lado da filosofia do direito, eu sempre tendo a concordar e discordar das pessoas. É um fardo porque eu realmente sempre vejo os, no mínimo, dois lados da moeda!! hehehe Acho que tu tens um pensamento lógico e faz todo o sentido! Agora, eu realmente acredito que existem coisas do direito que se separam da moral! No mesmo exemplo que tu citou,
meu ponto de vista é que existe um prazo para os alimentos para a garantia do próprio direito, que tem que impor sanções (lembra da palavra que lá no início tu nos perguntou?) e executá-las, ou seja, o direito tem que se fazer levar a sério! Realmente acredito que muitos prazos não ferem a nossa moral, é mais a construção de um procedimento! No entanto, com certeza o fundamento para alguém pagar tem relação com a moral. Antes de qualquer coisa o direito/dever de pagar já se originou dessa "moral", que tem relação com a sociedade e a cultura e tudo aquilo que a gente tá careca de saber (mas muita gente ainda ignora). Sobre a questão dos avós, acho que tu foi perfeito nas colocações. O Direito, tentando de certa forma também garantir a moral que nos diz que os necessitados merecem respaldo, fez tanta garantia que começou a ofender um outro lado da moral, que ao meu ver diz mais respeito ao nosso entendimento de justiça. Por que alguém que não fez nada deve pagar por outro? Pessoalmente eu era bem positivista nesse sentido, talvez por ter trabalhado no MP em uma vara de família e entender que se o juiz condenou foi porque analisou o caso e o condenado que pague ou vá para a cadeia! Mas já faz um tempo que também me pego pensando nisso. Se tu aguentou ler essa papagaiada até aqui, quero te recomendar o livro Justiça, do Michael Sandel. Li ele há muito tempo e quase não lembrava de nada, acho que não li como deveria e estou relendo. Se tu não leu, te juro que faz tua mente "flipar", como dizem os espanhóis aqui! Muito muito recomendado! Estou lendo aos poucos porque minha carga de leitura anda pesada, mas quando terminar vou fazer uma análise do livro, tim tim por tim tim! Quando puder me fala com anda a turma, como vai a faculdade em geral e tudo mais! E quero te ver/ler mais por aqui, tá bom? Abração!!
@@prof.fran.direito Noooossa que memória a tua!! hahah me espantei com essa, achei que nem fosse lembrar quem eu era. Acabei de comprar o livro que tu recomendou, vou ler o quanto antes! Por incrível que pareça a turma tá cada dia mais unida, ainda se bicam, mas no fim tudo acaba em pizza #VaiBrasil kkkkk agora to estagiando num escritório de dir. empresarial, fazendo grupos de extensão, participando da gestão do CAAR, enfim, tá uma correria, mas ta valendo muito a pena, to aprendendo como nunca! Pode deixar que aparecei mais por aqui, reiterando, amo teus vídeos! Saudades das tuas aulas! Abração!!
RUclips me sacaneou e não mostrou tua resposta! Vi sem querer! Fico muito feliz em saber que tu estás envolvido com a faculdade, aproveitando para te desenvolver e que turma segue firme!!! Desejo muito sucesso! Um abração! :)
amo suas video aulas, estou recomendando a todas as minhas colegas
Oi Maria, fico contente 🥰
eu gosto dos conceitos de imoral (pragmatica), e moral que se requer esforco intelctual. No entanto paises ditos Civilizados tendem aprender os modelos classicos de moral da literatura Ha ainda a moral civica, conhecida e amada pelos Founding fathers americanos . Alias falta em nosso pais. Direito se expressa mais na lei escrita, e moral na lei interior. Moral tambem se expressa na forma de "dever", alimentar e proteger os filhos.
Very good
aula muito boa! obrigada
Aline Rafaela de nada 😇
Ótimo vídeo!
😉😊😍
Te amo
🤗🥰❤️
Vim estudar Direito, e me apaixonei.
Muito bom! Me ajudou muito 😁🤝
🥰
como entrar no grupo do telegram, ainda existe?
Existe sim, Breno! Aqui o link: t.me/proffrandireito
SHOWWW
Já chego dando like ❤️
❤️
Entendi a matéria que estava no caderno! 😅
Oba 😁
Prof Fran, ainda existem grupos em que vc compartilha dos livros e comentários?
E uma dúvida, como deve ser chamada a “pensão alimentícia “ nos termos do Direito ?
Oi Camila, sim, existe, é o grupo no Telegram (o link está na descrição do vídeo). Sobre o termo "pensão alimentícia", o mais correto é chamar de "alimentos".
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
🥰