It is GREAT to see you teaching about the metronome Felipe, and having the courage to bring it to your students who, because of you, will see a new world opening. Thank you for making that difference to so many.
Estudei piano quando tinha 14 anos no Conservatório Santa Cecília em 1979. Minha professora de piano era Alemã e ela me ensinou desta forma que você ensinou. Perfeito
A Edição de 1819 dos "24 Caprichos" de Rode, para violino solo, vem com indicações de metrônomo. E elas não fazem sentido nenhum se interpretadas como Single Beat. Tive a curiosidade de conferir alguns caprichos. Ninguém toca na velocidade indicada e não é incomum que seja tocado quase na "metade" do andamento (o que seria o Whole Beat). A mesma coisa para os "24 Prelúdios em todas as tonalidades" de Baillot. Se você pensar em 200 anos a menos de evolução da pedagogia do instrumento, na ausência de queixeira e espaleira, cordas de tripa etc fica tudo ainda mais intrigante. Acho muito interessante eessa pesquisa do Wim Winters.
4 года назад+58
Finalmente alguém do Brasil reconheceu a pesquisa do Wim Winters! Esse vídeo merece milhões de views
Não sou músico, não estudo música e nem como vim parar aqui (risos). Porém você ganhou minha atenção e assisti seu vídeo até o fim. Mesmo não sabendo fazer nada do que falou consegui compreender exatamente a mensagem. Parabéns pelo trabalho!
Ele é um excelente professor de piano! Estou buscando aprender pra ensinar meus alunos (fui estudante de piano por 10 anos, não cheguei a me formar e agora leciono).
Sempre estudei com metrônomo com essa última orientação. Minha professora (falecida) era alemã e sempre exigia meu estudo baseado dessa forma. Faz muito sentido....
EXCELENTE!!! PARA MIM, FINDADA questão! Ensinava dizendo que a velocidade humana pré revolução industrial NÃO ERA igual a da pós (a história geral aponta isso) e sim bem mais lenta, mas me faltava uma teoria mais específica musical. De fato, nunca ouvi sobre isso, essa teoria do pêndulo que faz TODO SENTIDO. Pra resolver a demanda sem ela, me apoiava em duas coisas: no bom senso que o ouvido musical indica, como o seu, na leitura de obras que, quando bem escritas, dizem por si mesmas a sua velocidade; nos complementos da indicação do andamento, que é o nome da peça (scherzo, por ex) ou, como no ex. do vídeo, um "andante". MAS, ter agora essa teoria matemática para o BPM da unidade de tempo é maravilhoso. Grande video!👏👏👏
Will tem um trabalho maravilhoso de resgate do som dos primeiros fortepianos e da diferença brutal quando chegam os cordas cruzadas e sua estupides embolativa no centro do soundboard dos pianos modernos.
Que explanação bacana, meus ouvidos concordam em 100% com estas dicas . 😂 Parabéns! Continuas sendo o meu ídolo ❤ Cleto Deschamps Schmitt, de São Leopoldo, RS.
Veio em bom tempo esse vídeo. Estava tentando tocar os 60 pequenos estudos do Cnerny em 108 bpm e não estava gostando nada do resultado. Agora com essa explicação faz muito mais sentido.
Faz todo sentido, certamente! Eu sempre achei um absurdo tanta velocidade, a gente nem consegue apreciar a música. Amei esse conteúdo. Na verdade, foi um imenso alívio! Obrigada.
Interessante, que sem pensar nisso, quando peguei o Czerni pra estudar eu achei estranho o BPM ser tão rápido e pensei comigo "putz, não dá pra tocar assim não". Mas intuitivamente eu desdobrei o metrônomo pra ver como ficava e mesmo desdobrado ainda era uma velocidade aquém da minha técnica do momento e comecei praticando bem lento, num andamento que eu conseguia executar, sem me preocupar se um dia chegaria no indicado, que pra mim realmente parecia impossível. Pra mim essa teoria faz total sentido.
Perfeito Felipe! Sinto exatamente isso, em estudo e improvisos de Chopin, que toco no piano, tempos absurdos de rápidos, impossível de fazer uma interpretação decente
Muito interessante a análise e os questionamentos feitos. Parabéns Felipe. Algo não está coadunando com os tempos indicados e isso nada tem a ver com exigências antigas ou novas (da Música Contemporânea). A vida em geral mudou muito mas, aquilo que o Compositor indicou em partitura, deve obrigatoriamente ser respeitado pelo intérprete. Um ANDANTE é um ANDANTE. Um ALLEGRO, um ALLEGRO, etc.
Sou professora de piano e sim, concordo com tudo que foi falado pelo Senhor. O metrônomo me serve como consulta e sempre faço uma análise se o andamento indicado é possível, e ainda tem as situações em que o estudante toca direitinho mas não tão rápido. Vale o trabalho bem feito, mesmo que o andamento esteja abaixo da velocidade. Abraço e gostei muito desse vídeo. É uma discussão semanal com alunos e até alguns colegas.
instintivamente eu sempre vi o sentido certo exatamente nas duas batidas do metronomo como um tempo. tem dança de salão contamos. perna direita vai e volta , esquerda vai e volta. nessa ida e vinda, se conta um passo. quando aprendi música, aos 10 anos de idade, assim era ensinado pelo meu professor,a mão e e voltava ao ponto que deu inicio o movimento contava um tempo. logo assim deve também ser no metronomo.
Estou atrasada 1 a 2 anos pela data deste video, mas achei muito esclarecedor. Fez todo sentido para mim. Muitíssimo obrigada Felipe, achei DEMAIS sua explicação e acredito que seja assim. Ufa que alívio saber disso👍👍👏👏🙏🙏
Sou tecladista aspirante ao piano. Não tenho muta experiência no assunto, mas, com certeza, era isso mesmo que os pianistas faziam. Tem tanta lógica que eles nem se preocuparam em explicar. Já sei que vou discutir com o meu professor de piano! 😅
Felipe, tenho acompanhado o trabalho do Wim a um tempo já e faz um sentido tão grande essa teoria... tanto que antes o metrônomo até me atrapalhava e hoje ele me ajuda...
meu maior sonho é tocar piano, imagino que todos nós aqui compartilhamos disso, eu não tenho piano nem teclado para estudar, mas acho que ja assisti todos os teus videos professor dezenas de vezes, estudo a teoria no violão, aprendendo as escalas, harmonia etc, minha esperança é que Harmonia é Harmonia kkkkk então nao estou perdendo tempo em estudar, é justamente por esse video do senhor que me motiva a continuar, o senhor esta no mundo para mudar vidas, e essa forma de penasr eu concordo 104% hahaha um enorme abraço professor
cara, nao sou nenhum especialista, mas a dica que eu dou é: estude partitura e teoria musical enquanto vc nao puder comprar um piano, e assim q conseguir, compre um piano digital com 88 teclas e que simula o peso das teclas de um piano acustico e que vc possa usar um pedal de sustain, não compre teclado baratinho, junte uma grana e invista em um piano digital
Achei que estava longe do dia que alguém iria começar a falar aqui no Brasil dos assuntos que o Win Winters trata em seu canal! Demais!!! Agora só falta você começar a desmentir as bobagens do Koellrouter ao Flo Menezes e o resto da "acadimia" fica cagando regra por aqui e mundo afora!!! Demais Felipe! Parabéns!
Sou inscrito no canal Autentic Sound há algum tempo. As interpretações postadas ali são muito interessantes. Assisti recentemente a Hammerklavier, do Beethoven, e pude perceber inúmeros detalhes de estilo que simplesmente sumiam nas versões mais rápidas. Eu creio que essa era a prática da época mesmo, e o melhor é que ela incentiva enormemente o aprendizado do piano, pois não há necessidade de ser um atleta pra tocar essas peças grandiosas.
Pelo contrário, meu amigo. É aí que a preparação praticamente atlética do músico vai fazer a diferença para manter o alto nível o tempo inteiro. Pegando a Hammerklavier mesmo, por exemplo. Já é uma peça difícil só por ser em forma-sonata; já exige maturidade e técnica apurada do intérprete para trazer à vida esses contrastes obrigatórios. Agora você tem uma sonata de quase 1h30 de música que termina numa fuga - não existe fuga fácil, independentemente do andamento. Depois de uma hora e porrada tocando uma música densa e exigente, você ainda precisa dar um "sprint final" pra tocar bem esse trecho aí - justamente onde muitos se enrolam. É tipo um maratonista nos últimos 500 ou 600 metros.
@@sergeirachmaninoff6397 Vc axou q ficou ruim?? A versão dele do Estudo revolucionário do Choppin é a melhor versão dakela musica q já ouvi.... O Scheerzo tbem ficou lindo....
Mestre Felipe, mais um vídeos para a eternidade! Tema aparentemente simples, mas muito complexo em sua essência de pesquisa. E olha, isso abriu muita coisa aqui pra mim também. OBRIGADO!!!
Amo suas aulas. Vc explica tão bem. Estudo órgão eletrônico mas suas aulas SUPER me ajudam. Amo estudar com metrônomo, me dá a sensação de que estou no caminho certo. Mas muito sentido mesmo sua teoria. A o czerny impossível de tocar por causa da velocidade pedida. Acho q preciso comprar um metronômo desse. Porque eu uso o digital, no celular.
Nossa, legal demais você difundir isso aí no Brasil. Acompanho o canal do Winters faz uns anos e adoro acompanhar as gravações com andamento que ele sugere. Parabéns pelo vídeo
Fico feliz de ter encontrado seu conteúdo, concordo muito com sua abordagem e gostaria também de elogiar a qualidade da produção por consoar tão bem com a eloquência apresentado. Inscrito e acompanhando.
Podemos dizer que todo compositor dessa época "Dobrava" as batidas do metrônomo pra ficar mais fácil de ler figuras rápidas. Imagina ler um exceciono em 56Bpm, seria m tédio! Dai colocar em 112 bpm fica mais agradável e a leitura de colcheias por exemplo, pode ser feita uma nota por batida e uma semicolcheia seria duas por batidas e não 4 caso o tempo fosse 56bpm. interessante! Parabéns mais uma vez mestre!
Cara, que legal seu vídeo! Eu fazia igual a teoria do vídeo e nem percebia que estava "errado", tem tão pouco material assertivo sobre esse tema. Parabéns pelo material!
Parabéns pelo video e pela coragem, li muitos comentários que discordam da sua teoria, mas neles não li um bom argumento sobre os termos usados na época indicando o andamento, pois fizeram muito mais sentido com o emprego da teoria proposta no vídeo. Sou guitarrista e produtor musical, mas ganhaste um inscrito, respeito muito quem estuda os clássicos, tive poucos anos de estudo de violão clássico, em fim, parabéns pelo seu trabalho!
Você, Felipe, está entre os meus favoritos, recomendo também, pra quem te segue, os canais do Nelson Faria, Aderbal Duarte e Fabio Lima que são pra violão, jazz e Bossa Nova. Pra uma formação musical completa é bom estar com os melhores, tem muita gente enganando aí.
preciosismo esse vídeo muito bom coisas que não são normalmente ditas por professores e que provavelmente muitos músicos não sabem muito obrigado Felipe
Parabéns, Felipe! Muito interessante. Já me peguei nessa situação diversas vezes em aula. Obrigado! Estou fora dos 104% dos professores! hahahaha! Abço!
Parabéns, Felipe! Há uns dias venho assistindo a alguns dos seus vídeos e concordo contigo em muitas das suas opiniões, além de gostar da sua didática ao passar os conteúdos aos alunos. Sucesso no seu canal! Abraço!
Eu sempre achei que 1 tempo equivalesse a ida e volta do ponteiro. Isso parece aquele método que um professor de academia monta os halteres acima do que o aluno consegue suportar.
*Caramba! Eu caí de Paraquedas neste vídeo... Meu conhecimento musical é o mínimo possível, essas coisas deixam a gente doido! Que vídeo show de bola!*
Professor é tão simples que ninguém ( ou poucos ) se dispuseram a pensar nisso... me fez lembrar da nunca resolvida polêmica dos sete dias da criação... os tais dias de 24 horas... óbvio que o texto bíblico nunca quis dizer isso e nem tão pouco os escritores, antes na transmissão oral, e os ouvintes e depois os leitores próximos ao registro... a razão da exposição é muito mais simples e aí sim lógica, mas ninguém se atém ao mais simples e lógico. A mesma busca por uma explicação mais simples e sim lógica é muito mais coerente. Parabéns e obrigado caro professor.
Felipe achei que era loucura da minha cabeça KKK pensei isso a um bom tempo a trás. Porém é a mesma questão q VC abordou no vídeo, aquela mesma história, então dividi por dois os andamentos e caiu como luva.
4 года назад+2
Grata!! Agora já sinto que estou mais próxima do que o Czerny queria com esse estudo, antes pensava que ainda estava a anos luz 😂
Bom dia Felipe. Que delícia te ouvir. Venho aprendendo coisas novas a cada dia com vc. Por exemplo : amo Beethoven e sempre gostei dos exercícios de Czerny. Agora vejo o porquê. Grata.
Professor Felipe, excelentíssimo vídeo! Conheço o canal do Wim Winters, e há muito esperava que este conteúdo fosse também comentado em português. Obrigado por compartilhar conosco!
Concordo inclusive já tinha visto os vídeos do Will Winters Genial! São respostas que buscamos de um mundo no qual conhecemos através das músicas e desses registros, trazer esse conteúdo em português foi fundamental! Bravo
Muito interessante. Isso explica muito coisa, no sentido de que eu sempre tive dificuldade com metrônomo na contagem convencional. Com essa explicação me abre bastante uma maneira nova de ver como metrônomo funciona. Obg.
Muito bom seu vídeo , parabéns muita coerência , isso que precisamos , valorizo mais os sons e o sentido da música do que virtuosismos performático de velocistas sem nenhum propósito musical . Parabéns pela análise
It is GREAT to see you teaching about the metronome Felipe, and having the courage to bring it to your students who, because of you, will see a new world opening. Thank you for making that difference to so many.
I am just passing on to people your wonderful work, Wim (and Lorenz's, of course)! Thank YOU for opening this door to all of us.
Thanks for your contributions Felipe and Wim! Excellent content about the historical view on this matter.
In this case the metronome is counting an eighth note and not a quarter note, is that correct?
Do you want transalte to English? I can do it if it helps :)
just answer here and I'll do it
I'm Brazilian, so this is my mother language :)
Do you wanna translation? I'm Brazilian, this is my mother language. If it helps I can do it :)
Estudei piano quando tinha 14 anos no Conservatório Santa Cecília em 1979. Minha professora de piano era Alemã e ela me ensinou desta forma que você ensinou. Perfeito
Sou professor de violino formado pela Unicamp, isso que vi nesse vídeo foi uma das teorias mais sensatas que já ouvi sobre esse assunto.
Verdade ! Eu também
A Edição de 1819 dos "24 Caprichos" de Rode, para violino solo, vem com indicações de metrônomo.
E elas não fazem sentido nenhum se interpretadas como Single Beat.
Tive a curiosidade de conferir alguns caprichos. Ninguém toca na velocidade indicada e não é incomum que seja tocado quase na "metade" do andamento (o que seria o Whole Beat).
A mesma coisa para os "24 Prelúdios em todas as tonalidades" de Baillot.
Se você pensar em 200 anos a menos de evolução da pedagogia do instrumento, na ausência de queixeira e espaleira, cordas de tripa etc fica tudo ainda mais intrigante.
Acho muito interessante eessa pesquisa do Wim Winters.
Finalmente alguém do Brasil reconheceu a pesquisa do Wim Winters! Esse vídeo merece milhões de views
Não sou músico, não estudo música e nem como vim parar aqui (risos). Porém você ganhou minha atenção e assisti seu vídeo até o fim. Mesmo não sabendo fazer nada do que falou consegui compreender exatamente a mensagem. Parabéns pelo trabalho!
Nunca é tarde para Começar a estudar. Ele é um professor maravilhoso.
Hahaha
Que legal
Ele é um excelente professor de piano! Estou buscando aprender pra ensinar meus alunos (fui estudante de piano por 10 anos, não cheguei a me formar e agora leciono).
Sempre estudei com metrônomo com essa última orientação. Minha professora (falecida) era alemã e sempre exigia meu estudo baseado dessa forma. Faz muito sentido....
Qual orientação?
@@minka866 a resposta pra sua pergunta está a partir do min 10:00
EXCELENTE!!!
PARA MIM, FINDADA questão!
Ensinava dizendo que a velocidade humana pré revolução industrial NÃO ERA igual a da pós (a história geral aponta isso) e sim bem mais lenta, mas me faltava uma teoria mais específica musical. De fato, nunca ouvi sobre isso, essa teoria do pêndulo que faz TODO SENTIDO.
Pra resolver a demanda sem ela, me apoiava em duas coisas: no bom senso que o ouvido musical indica, como o seu, na leitura de obras que, quando bem escritas, dizem por si mesmas a sua velocidade; nos complementos da indicação do andamento, que é o nome da peça (scherzo, por ex) ou, como no ex. do vídeo, um "andante".
MAS, ter agora essa teoria matemática para o BPM da unidade de tempo é maravilhoso.
Grande video!👏👏👏
FELIPE,VC ALÉM DE SÁBIO, É HUMILDE.SOU APENAS UMA ESTUDANTE DE PIANO COMECEI COM 34 ANOS HJ ESTOU COM 55, APRENDO MUITO COM VC.
Nossa, eu nunca conseguia tocar o Czerny e acabava me sentido até mal com isso. Agora eu sei o por quê hahahahah, ótimo vídeo Felipe
Que vídeo sensacional! O melhor que vi hoje. Um vídeo bem trabalhado como esse deveria ter no mínimo 300mil visualizações.
Will tem um trabalho maravilhoso de resgate do som dos primeiros fortepianos e da diferença brutal quando chegam os cordas cruzadas e sua estupides embolativa no centro do soundboard dos pianos modernos.
Felipe! Já fiz aulas de piano, sou formada e já participei de inúmeros Master classes. E estou aprendendo muito com você! Isso faz muito sentido 😉🎶
Com todos esses argumentos apresentados está mais do que provado que essa teoria faz todo sentido. Gostai muito desse vídeo.
Que explanação bacana, meus ouvidos concordam em 100% com estas dicas . 😂
Parabéns! Continuas sendo o meu ídolo ❤
Cleto Deschamps Schmitt, de São Leopoldo, RS.
Veio em bom tempo esse vídeo. Estava tentando tocar os 60 pequenos estudos do Cnerny em 108 bpm e não estava gostando nada do resultado. Agora com essa explicação faz muito mais sentido.
Faz todo sentido, certamente! Eu sempre achei um absurdo tanta velocidade, a gente nem consegue apreciar a música. Amei esse conteúdo. Na verdade, foi um imenso alívio! Obrigada.
Seria como na Física o MHS ( Movimento Harmônico Simples) ou MCU (Movimento Circular Uniforme).
O conceito de período.
Primeiro canal brasileiro que eu vejo falando sobre os vídeos do Wim Winters! Obrigado por sempre trazer esse conteúdo de qualidade!
Nossa, faz muito sentido!! Sou iniciante e estudando Czerny sempre me perguntei por que os tempos são tão absurdos. Obrigada!
Interessante, que sem pensar nisso, quando peguei o Czerni pra estudar eu achei estranho o BPM ser tão rápido e pensei comigo "putz, não dá pra tocar assim não". Mas intuitivamente eu desdobrei o metrônomo pra ver como ficava e mesmo desdobrado ainda era uma velocidade aquém da minha técnica do momento e comecei praticando bem lento, num andamento que eu conseguia executar, sem me preocupar se um dia chegaria no indicado, que pra mim realmente parecia impossível.
Pra mim essa teoria faz total sentido.
Eu também. Na verdade eu até acho que minhas professoras são mais dessa idéia do Scagliusi...
Perfeito Felipe! Sinto exatamente isso, em estudo e improvisos de Chopin, que toco no piano, tempos absurdos de rápidos, impossível de fazer uma interpretação decente
Muito interessante a análise e os questionamentos feitos. Parabéns Felipe. Algo não está coadunando com os tempos indicados e isso nada tem a ver com exigências antigas ou novas (da Música Contemporânea). A vida em geral mudou muito mas, aquilo que o Compositor indicou em partitura, deve obrigatoriamente ser respeitado pelo intérprete. Um ANDANTE é um ANDANTE. Um ALLEGRO, um ALLEGRO, etc.
Eu não sei nada de música, mas o professor é tão bom que entendo tudo perfeitamente. Muito obrigado!
Sou professora de piano e sim, concordo com tudo que foi falado pelo Senhor. O metrônomo me serve como consulta e sempre faço uma análise se o andamento indicado é possível, e ainda tem as situações em que o estudante toca direitinho mas não tão rápido. Vale o trabalho bem feito, mesmo que o andamento esteja abaixo da velocidade. Abraço e gostei muito desse vídeo. É uma discussão semanal com alunos e até alguns colegas.
instintivamente eu sempre vi o sentido certo exatamente nas duas batidas do metronomo como um tempo. tem dança de salão contamos. perna direita vai e volta , esquerda vai e volta. nessa ida e vinda, se conta um passo. quando aprendi música, aos 10 anos de idade, assim era ensinado pelo meu professor,a mão e e voltava ao ponto que deu inicio o movimento contava um tempo. logo assim deve também ser no metronomo.
Ah esse metrônomo... O terror dos iniciantes !! E dos mais experientes também. Sempre causando polêmicas !
Estou atrasada 1 a 2 anos pela data deste video, mas achei muito esclarecedor. Fez todo sentido para mim. Muitíssimo obrigada Felipe, achei DEMAIS sua explicação e acredito que seja assim. Ufa que alívio saber disso👍👍👏👏🙏🙏
O metronomo é um paradoxo musical. Se estuda com ele para aprender a tocar fora do tempo!
Sou tecladista aspirante ao piano. Não tenho muta experiência no assunto, mas, com certeza, era isso mesmo que os pianistas faziam. Tem tanta lógica que eles nem se preocuparam em explicar. Já sei que vou discutir com o meu professor de piano! 😅
Felipe, tenho acompanhado o trabalho do Wim a um tempo já e faz um sentido tão grande essa teoria... tanto que antes o metrônomo até me atrapalhava e hoje ele me ajuda...
Nossa! Adorei! Excelente vídeo, professor!!! Essa terceira teoria faz mais sentido.
meu maior sonho é tocar piano, imagino que todos nós aqui compartilhamos disso, eu não tenho piano nem teclado para estudar, mas acho que ja assisti todos os teus videos professor dezenas de vezes, estudo a teoria no violão, aprendendo as escalas, harmonia etc, minha esperança é que Harmonia é Harmonia kkkkk então nao estou perdendo tempo em estudar, é justamente por esse video do senhor que me motiva a continuar, o senhor esta no mundo para mudar vidas, e essa forma de penasr eu concordo 104% hahaha um enorme abraço professor
Tô na mesma! Assisto vários vídeos e ainda não tenho piano, apenas um teclado de 4 oitavas que até desanima estudar nele. Kk
cara, nao sou nenhum especialista, mas a dica que eu dou é: estude partitura e teoria musical enquanto vc nao puder comprar um piano, e assim q conseguir, compre um piano digital com 88 teclas e que simula o peso das teclas de um piano acustico e que vc possa usar um pedal de sustain, não compre teclado baratinho, junte uma grana e invista em um piano digital
A peça de Chopin ficou linda ,calma ,e dá para pensar e entender a interpretação
Achei que estava longe do dia que alguém iria começar a falar aqui no Brasil dos assuntos que o Win Winters trata em seu canal! Demais!!! Agora só falta você começar a desmentir as bobagens do Koellrouter ao Flo Menezes e o resto da "acadimia" fica cagando regra por aqui e mundo afora!!! Demais Felipe! Parabéns!
Finalmente alguém descobriu que o Rubinstein tava era trollando minhas peças!!!
😄😄😄
😀😀😀😀
kkkkkk é, eles trolam demais né
@@Gustavo-xq1ws os cara que nao entende a piada kkkkkkkkkkkkk
Muito importante esse vídeo Felipe, parabéns!
Sou inscrito no canal Autentic Sound há algum tempo. As interpretações postadas ali são muito interessantes. Assisti recentemente a Hammerklavier, do Beethoven, e pude perceber inúmeros detalhes de estilo que simplesmente sumiam nas versões mais rápidas.
Eu creio que essa era a prática da época mesmo, e o melhor é que ela incentiva enormemente o aprendizado do piano, pois não há necessidade de ser um atleta pra tocar essas peças grandiosas.
Pelo contrário, meu amigo. É aí que a preparação praticamente atlética do músico vai fazer a diferença para manter o alto nível o tempo inteiro. Pegando a Hammerklavier mesmo, por exemplo. Já é uma peça difícil só por ser em forma-sonata; já exige maturidade e técnica apurada do intérprete para trazer à vida esses contrastes obrigatórios. Agora você tem uma sonata de quase 1h30 de música que termina numa fuga - não existe fuga fácil, independentemente do andamento. Depois de uma hora e porrada tocando uma música densa e exigente, você ainda precisa dar um "sprint final" pra tocar bem esse trecho aí - justamente onde muitos se enrolam. É tipo um maratonista nos últimos 500 ou 600 metros.
Essa correria causa até uma certa ansiedade, na segunda vez com "metade" do andamento trouxe alegria! Faz todo sentido 👏🏽👏🏽👏🏽
Muito interessante sua análise com relação ao uso do metrônomo .
Caro Felipe. mesmo sendo eu leigo no assunto, dá pra perceber claramente que você tá coberto de razão. parabéns
Excelente explicação Professor! Ficou "planamente" esclarecido!
Grata pela lucidez e objectividade!
Faz muito mais sentido essa segunda forma porque é muito mais fácil de ver frações do tempo, cada batida bate 0,5!
Cara, esse wim winters fez isso para os estudos de chopin. Só assista o vídeo dele lá e me diz o que acha. Aí ficou bem estranho.
@@sergeirachmaninoff6397 Vc axou q ficou ruim?? A versão dele do Estudo revolucionário do Choppin é a melhor versão dakela musica q já ouvi....
O Scheerzo tbem ficou lindo....
Q legal q vc descobriu Authentic Sound!
PROFESSOR FELIPE, GRAÇAS A DEUS 🙏 POR TUA EXISTÊNCIA. NAVEGAR NO OCEANO MUSICAL COM VC É TAMBÉM DIVINO.
🙏🙏🙏🙏
Mestre Felipe, mais um vídeos para a eternidade! Tema aparentemente simples, mas muito complexo em sua essência de pesquisa. E olha, isso abriu muita coisa aqui pra mim também. OBRIGADO!!!
Você está totalmente certo,sou músico e toco vários instrumentos, agitação de hoje é demais.
Amo suas aulas. Vc explica tão bem. Estudo órgão eletrônico mas suas aulas SUPER me ajudam. Amo estudar com metrônomo, me dá a sensação de que estou no caminho certo.
Mas muito sentido mesmo sua teoria. A o czerny impossível de tocar por causa da velocidade pedida. Acho q preciso comprar um metronômo desse. Porque eu uso o digital, no celular.
Nossa, como esclareceu meu entendimento sobre o metrônomo! Muito obrigado!!!
Faz completo sentido!Parabéns pela explicação!
Nossa, legal demais você difundir isso aí no Brasil. Acompanho o canal do Winters faz uns anos e adoro acompanhar as gravações com andamento que ele sugere. Parabéns pelo vídeo
Maravilha de aula. Simplesmente vc colocou os devidos pontos nos is.
Muito bom, parabéns!👏👏👏👏
Vou fazer um vídeo sobre os melhores canais de música no youtube e o seu com certeza estará na lista. O seu conteúdo é super relevante. Parabéns!!!!
Já abri os vídeos dando like, porque os vídeos são ótimos.
Fico feliz de ter encontrado seu conteúdo, concordo muito com sua abordagem e gostaria também de elogiar a qualidade da produção por consoar tão bem com a eloquência apresentado. Inscrito e acompanhando.
Ahhhhhh encontrei Professor! Muito obrigado!
Muito bom. Parabéns pelo vídeo. A teoria faz todo sentido.
Professor Felipe, você é show! Ficou da hora esse novo visual! De óculos as partituras não são como hieróglifos hahaha...
Obrigada mestre Felipe!! Aprendo muuuito aqui no canal 👏🏻
Até salvei, conteúdo top. Conheci agora o canal
Podemos dizer que todo compositor dessa época "Dobrava" as batidas do metrônomo pra ficar mais fácil de ler figuras rápidas.
Imagina ler um exceciono em 56Bpm, seria m tédio! Dai colocar em 112 bpm fica mais agradável e a leitura de colcheias por exemplo, pode ser feita uma nota por batida e uma semicolcheia seria duas por batidas e não 4 caso o tempo fosse 56bpm.
interessante! Parabéns mais uma vez mestre!
Excelente !
Sou flautista e professora de música e adorei o seu vídeo. Muito pertinente o ponto de vista. Gratidão pela partilha 🙏
Isso aí!
Simples assim... críticas devem vir com uma defesa coerente para fazer como faz!
Você é ótimo!
Caríssimo Mestre: como não curtir? Gratidão pelos preciosos ensinamentos. Vida Próspera!
Cara, que legal seu vídeo! Eu fazia igual a teoria do vídeo e nem percebia que estava "errado", tem tão pouco material assertivo sobre esse tema. Parabéns pelo material!
Parabéns pelo video e pela coragem, li muitos comentários que discordam da sua teoria, mas neles não li um bom argumento sobre os termos usados na época indicando o andamento, pois fizeram muito mais sentido com o emprego da teoria proposta no vídeo.
Sou guitarrista e produtor musical, mas ganhaste um inscrito, respeito muito quem estuda os clássicos, tive poucos anos de estudo de violão clássico, em fim, parabéns pelo seu trabalho!
Excelente vídeo Felipe
🎹🎵🤍🎶🤍 eu amei esse vídeo!!!!!
Excelente 👏🏻👏🏻👏🏻
Você, Felipe, está entre os meus favoritos, recomendo também, pra quem te segue, os canais do Nelson Faria, Aderbal Duarte e Fabio Lima que são pra violão, jazz e Bossa Nova. Pra uma formação musical completa é bom estar com os melhores, tem muita gente enganando aí.
Adorei essa explicação, fiquei convencida, realmente faz todo sentido.
preciosismo esse vídeo muito bom coisas que não são normalmente ditas por professores e que provavelmente muitos músicos não sabem muito obrigado Felipe
Parabéns, Felipe! Muito interessante. Já me peguei nessa situação diversas vezes em aula. Obrigado! Estou fora dos 104% dos professores! hahahaha! Abço!
Parabéns, Felipe!
Há uns dias venho assistindo a alguns dos seus vídeos e concordo contigo em muitas das suas opiniões, além de gostar da sua didática ao passar os conteúdos aos alunos.
Sucesso no seu canal!
Abraço!
Obrigado Mestre, tudo que faz sentido têm coerência na pratica...
Muito bom! Total sentido pra mim! Obrigada🎶
Faz muito sentido, pois fica mais fácil explicar para o aluno sobre as colcheias... Excelente vídeo Felipe!!!
Obrigado professor, seus vídeos, todos, de uma importância sem tamanho 👏🏽👏🏽👏🏽🙏🏽, só gratidão!!!
Eu sempre achei que 1 tempo equivalesse a ida e volta do ponteiro. Isso parece aquele método que um professor de academia monta os halteres acima do que o aluno consegue suportar.
Amei sua aula muito obrigado, faz muito sentido.
*Caramba! Eu caí de Paraquedas neste vídeo... Meu conhecimento musical é o mínimo possível, essas coisas deixam a gente doido! Que vídeo show de bola!*
Professor é tão simples que ninguém ( ou poucos ) se dispuseram a pensar nisso... me fez lembrar da nunca resolvida polêmica dos sete dias da criação... os tais dias de 24 horas... óbvio que o texto bíblico nunca quis dizer isso e nem tão pouco os escritores, antes na transmissão oral, e os ouvintes e depois os leitores próximos ao registro... a razão da exposição é muito mais simples e aí sim lógica, mas ninguém se atém ao mais simples e lógico. A mesma busca por uma explicação mais simples e sim lógica é muito mais coerente. Parabéns e obrigado caro professor.
Valeu!
Finalmente alguém falando do authentic sound no Brasil . Mandou muito!! Sou fã do Wim tem anos .
Felipe achei que era loucura da minha cabeça KKK pensei isso a um bom tempo a trás. Porém é a mesma questão q VC abordou no vídeo, aquela mesma história, então dividi por dois os andamentos e caiu como luva.
Grata!! Agora já sinto que estou mais próxima do que o Czerny queria com esse estudo, antes pensava que ainda estava a anos luz 😂
Gratidão professor! Gostei demais!
Bom dia Felipe. Que delícia te ouvir. Venho aprendendo coisas novas a cada dia com vc. Por exemplo : amo Beethoven e sempre gostei dos exercícios de Czerny. Agora vejo o porquê. Grata.
Professor Felipe, excelentíssimo vídeo! Conheço o canal do Wim Winters, e há muito esperava que este conteúdo fosse também comentado em português. Obrigado por compartilhar conosco!
Adorei esta explicação,estudar com metrônomo é muito bom !
Obrigada!
Já acompanhava o canal do Win Winters há um bom tempo, fiquei muito feliz com esse vídeo. Essa ideia merece ganhar mais espaço
Usando óculos professor. Rsrs. Legal. Engraçado prof, já tive essa análise. Masss achei que o problema estava em meu ANÁLISE.
Muito boa explicação,professor.
Concordo inclusive já tinha visto os vídeos do Will Winters Genial! São respostas que buscamos de um mundo no qual conhecemos através das músicas e desses registros, trazer esse conteúdo em português foi fundamental! Bravo
muito legal tua explicação , parabéns ...
Faz muito sentido as suas explicações. Tô aprendendo bastante.
Tem muita lógica isso.Parabéns!
Muito interessante. Isso explica muito coisa, no sentido de que eu sempre tive dificuldade com metrônomo na contagem convencional. Com essa explicação me abre bastante uma maneira nova de ver como metrônomo funciona. Obg.
Excelente vídeo. Excelente mesmo. Parabéns!
Essa forma de pensar, tipo de um filósofo, é muito oportuna.
Muito bom seu vídeo , parabéns muita coerência , isso que precisamos , valorizo mais os sons e o sentido da música do que virtuosismos performático de velocistas sem nenhum propósito musical . Parabéns pela análise