Os ministros do STF nesses últimos anos eles se tornaram meio que "celebridades", tipo há anos atrás você nem ouvia falar direito desses caras, hoje eles meio que querem ser o centro das atenções, e estão cada vez mais políticos e menos "judiciário" no que se refere a competência deles.
O poder do STF, como guardião da CF 88, é inerte, se chega até ele é porque foi provocado, então significa que os legisladores não estão fazendo o devido trabalho deles. Agora, que o STF pode tomar decisões ruins, obviamente pode.
quem virou celebridade também é o próprio cargo de Presidente da República. Hoje em dia o povo está muito preocupado em eleger aquele que é mais estiloso, que mais dá patada em debate, e não o que possui bons planos políticos e não tem passado duvidoso. O populismo brasileiro nunca esteve tão forte quanto nas últimas três decadas
Muito legal, mas também seria interessante fazer a relação trocando a dificuldade em entrar no cargo por quão estável é o cargo. Por exemplo um chefe do executivo vitalício tem mais poder que um presidente periódico.
Senhores, adoro o canal de vocês, é sensacional! Contudo, queria ajudar com uma colocação: A competência legislativa estadual é residual, ou seja, só pode legislar sobre matérias que não sejam de competência da União ou do Município.
Eba novo vídeo do canal eu valorizo muito conteúdo de vocês parabéns pelo seu esforço eu queria que você fizesse um vídeo falando sobre os maiores reinos que já tiveram e hackeando eles que nem vocês fazem com todos os vídeos com melhores os reinos mais poderosos e os melhores
39:39 assistindo esse vídeo depois do segundo turno. Moro na segunda maior cidade do MA e aqui o candidato do Lula não foi pro segundo turno e a candidata do Bolsonaro, que inclusive trouxe ele pra cá antes do primeiro turno, foi pro segundo, na campanha do segundo turno trouxe o Nikolas Ferreira, mas no fim perdeu pra um candidato mais moderado, que contou com o apoio de praticamente todos os candidatos que perderam no primeiro turno, inclusive o candidato do Lula
O vereador tem basicamente 3 "poderes": aprovar o orçamento e as leis municipais, fiscalizar e denunciar as autoridades da cidade e destinar um trocado de emendas para onde desejar. No fim das contas, é bem inútil pra quem tem um projeto político
Nada é tão danoso para um país que um prefeito ou vereador. Infelizmente a centralização político midiatica, deu carta branca para esses seres aparentemente inofensivos fazerem o que bem entender. Não subestimem o poder de uma administração municipal!
Cargos jurídicos que exigem concurso são bem mais difíceis de serem atingidos do que cargos eletivos (com exceção do presidente e governador). Você tem que ser extremamente qualificado tecnicamente e ainda tem que ser bom em política pra crescer dentro dessas instituições que são bem classistas.
Vou apresentar dois pontos sobre essa dificuldade comparativa dos cargos jurídicos com os cargos eletivos, e dizer que eles variam bastante. Políticos que são realmente ideológicos e viralistas, com discurso populista e de onda, como Nikolas por exemplo, realmente se elegem com mais facilidade do que alguém que presta concurso público, em virtude do grau de dificuldade do concurso. Entretanto, políticos como Nikolas possuem uma capacidade de articulação limitada e normalmente são grandes alvos da oposição justamente por serem símbolos ideológicos; por essa razão, são políticos pouco eficazes, influentes e estruturados. Entretanto, os políticos de base, que se consolidaram com movimentos regionais ou municipais sólidos, como ex-prefeitos, ex-deputados estaduais e afins, e que se alçam ao cargo de deputado federal ou senador, por exemplo, são extremamente poderosos porque congregam e, literalmente, mandam e desmandam nos rumos políticos de vários munícipios e, algumas vezes, até do governo do estado. Esses políticos, em questão, são bem mais complexos e difíceis de serem imitados, de se chegar lá. Em exemplo, o poder do Ciro Nogueira é semelhante ao do PGR, da mesma forma como Rodrigo Pacheco, que é um dos homens mais poderosos da República. Isso que sequer toquei no nome de eminências pardas, que mesmo sem cargos continuam ditando gigantesca parte do cenário político da República, como Gilberto Kassab e Michel Temer.
@@vitorebr33 bons pontos. Eles deviam ter separado os presidentes da Câmara e do Senado dos deputados e senadores comuns. Esses dois têm um nível de poder muito próximo do Presidente da República e a dificuldade de se chegar nesses cargos é também muito grande, já que precisa se eleger pro cargo em si (deputado ou senador) e depois ganhar outra eleição entre os próprios pares. E também tem esses políticos de carreira que são muito mais poderosos que deputados e senadores comuns (Ciro Nogueira, Renan Calheiros, Jader Barbalho, Eduardo Braga, etc).
@@pinheiroleo33 Concordo plenamente, principalmente com esses nomes que você trouxe, que são de notório poder e mando dentro da república. E, pra mim, embora não sejam eletivos para a população no geral, os presidentes de partidos políticos também deveriam ter entrado no comparativo (ex: Gilberto Kassab). São muitas variáveis. Aliás, adorei o número: 33.
O poder do STF, como guardião da CF 88, é inerte, se chega até ele é porque foi provocado, então significa que os legisladores não estão fazendo o devido trabalho deles. Agora, que o STF pode tomar decisões ruins, obviamente pode. Apenas um adendo para as discussões políticas que se iniciarem aqui 👍
Na teoria, esse argumento funciona. Na prática, é outra coisa. Desde sempre, o cenário político no Brasil sempre foi muito acirrado e polarizado (apesar de ter sido acentuado nos últimos anos). Por conta disso, sempre haverá algum inconformado que levará a sua irresignação ao Judiciário, na tentativa de que haja um "3º turno" de votação daquela matéria que o descontentou. Desse modo, minimizar a situação dizendo que o STF só se pronuncia "quando provocado" é uma meia verdade. Ele sempre será provocado, sobretudo nas causas de grande apelo social. Logo, não é injusto que digamos que o STF tem o maior poder da República. Afinal, ele se pronuncia (e tem se pronunciado) sobre tudo e, ainda por cima, sua palavra será a final.
@@GabrielH2701 Não alivio a situação, mas também não irei passar desinformação sobre o "STF se meter onde ele não é chamado", pois ele se mete justamente porque a situação chegou até ele; e se chegou, pode ter certeza que o legislativo não está fazendo o seu devido trabalho como deveria, então tudo cai para a última instância como uma mão fácil para qualquer problema. Pois sim, a última instância, que é o STF, existe justamente para ser a palavra final; referente à sua importância, segundo a Constituição Brasileira de 88.
@@Morztis, por essa razão que disse que são meias verdades, distinguindo a teoria que aprendemos no direito constitucional e o que vemos na prática. Nem sempre as provocações ao judiciário decorrem de inaptidão legislativa, mas sim de irresignações de uma minoria barulhenta. E sempre lembrando que não legislar nem sempre é uma "falha" legislativa, mas sim uma escolha política de não querer tratar sobre o tema, por já encarar estar "bom" do jeito que está. O problema é quando o STF passa por cima disso e acaba agindo além das suas competências constitucionais, apesar de ter sido provocado (erroneamente) a isso. Exemplos não faltam. Pergunte a qualquer professor de direito constitucional que se preze.
Suas falácias não enganam, pois o STF interpretou de modo desvirtuado o Art. 43 do seu Regimento Interno e acabou com essa questão da “inércia” na prática.
Boa noite! Seria legal uma tierlist de universidades! Algumas que poderiam entrar na tierlist: USP UNICAMP UNESP UFRGS UFRJ UFRRJ IME ITA FGV Insper Mauá FEI Mackenzie São Judas Anhembi Morumbi UFSC UFPR UFMG Agulhas Negras Anhanguera UNIP PUC-SP PUC-MG PUC-Campinas PUC-RJ UFBA UFPE UFABC
A AMAN é complicado pq nao tem como comparar com outras universidades por nao ter os mesmos cursos de graduação. Pelo que eu saiba nao tem ciências militares nas universidades públicas e federais. Daria só pra comparar a estrutura e outros aspectos bem particulares.
Sobre a dificuldade de ingressar em concursos públicos ser maior que a de políticos (exceto presidente e governador) digo que São duas funções bem distintas. Por exemplo, Para que você se torne um pgr, são anos de qualificação, além de exigir muito da capacidade técnica e mental. Já cargos elegíveis democraticamente, que constituem da vontade do povo, cobram outros tipos de habilidades e qualificações, já que para se tornar um político é necessário ótima articulação, carisma e que principalmente o convencimento do povo. São duas áreas que exigem de diferentes habilidades, desta forma ficaria bem confuso compararmos a "dificuldade" de cada uma. Eu, como filho de um servidor público da receita federal, sei como um concurso público demanda de anos de estudo, que cobram tudo de si, já que são os mais competidos em âmbito nacional. Apesar de não possuir contatos com políticos, também entendo o quão impressionante alguém deve ser para ser eleito por um povo. Ótimo canal! Parabéns pelos vídeos.
Muitos presidentes já foram governadores Jose Sarney, Janio Quadros, Juscelino Kubitschek e Itamar Franco (este foi governador depois de ser presidente)
Existem alguns erros no trecho sobre o Min do STF. Primeiro, decisões monocráticas são exaradas não só no STF, mas tb no STJ, demais tribunais superiores e tb pelos TRFs e TJs. E não podem ser exaradas em qualquer questão, existem regramentos específicos pra tal, como por exemplo se a questão se refere a algum tema que já possui entendimento firmado na própria corte e na corte superior. Isso falando de forma muito resumida. O STJ possui 33 ministros, via de regra alguns poucos vão analisar o processo, apesar de que existem temas em que o orgão especial do tribunal pode se reunir pra analisar.
Acho que o cursus honorum padrão da política brasileira, isto é, a ordem dos cargos pela qual você pode ascender ao poder, é vereador -> prefeito -> deputado estadual -> deputado federal -> governador -> senador -> presidente -> ministro do STF Flávio Dino gabaritou kkkk
Sou membro a pouco tempo, e pulo na bala pelos videos desses caras, indico demais, até pra quem gosta de um pouco menos de imparcialidade vai gostar muito, eles são bem mais "libertinos" rs, nos exclusivos pra membros.
@@novosclassicos eu consigo entender muita coisa da política com vocês dois explicando, obrigado pela explicação, não vejo a hora de ver o vídeo dos três poderes
Já assisti outros vídeos de vocês, geralmente eu discordo de todas as opiniões que vocês tem, mas acho que apresentam discussões bem interrsanates. Então, parabéns pelo trabalho! Acho que deveriam trazer alguém que tenha opiniões mais diferentes das suas, para participar com vocês, acredtlito que teria o potencial de enriquecer o debate. Por fim, acho que fez muita falta não ter o presidente do senado e da câmara de deputados na discussão. Acredito que não vão concrodar, mas pra mim, dos três poderes, o legislativo (na esfera federal) é o mais podereso hoje e o executivo está cada vez mais fraco. Acho que isso acontece porque o executivo vem abrindo mão do controle do orçamento para o legislativo nos últimos anos. E, o judiciário tem ganhado protagonismo e ficado mais poderos para tentar rivalizar com o legislativo, mas eles tem concentrado cada vez mais poder e estar se tornando uma situação (equilíbrio dos três poderes) cada vez mais preocupante. Resumindo, temos (na esfera federal) um executivo cada vez mais fraco, já o legislativo e o judiciário tem concentrado cada vez mais poder e se distanciando do executivo, ou seja, a balança está completamente desequilibrada. P.S.: acho que esse foi o vídeo que eu discordei menos de vocês
Pra saber quem é o cargo com mais poder no país é pensar em quantos desses cargos já foram afastados. Presidente da republica, já teve um monte que sofreu Impeachment, Carlos Luz, Collor, Dilma. Mas nunca na história do país, um ministro do supremo sofreu impeachment. E com o STF, agindo como poder moderador agora, Eles tem poderes totalitários e é impossível de serem retirados, ou seja eles tem mais poderes que vários reis durante a história.
O vereador tem sim uma posição ideológica, pois aqui mesmo no nordeste, eles fazem a "transferência" dos seus eleitores para a eleição de um deputado federal. Um vereador de direita irá apoiar necessariamente um deputado federal de direita.
Erraram que indústria paga ISS. indústria paga IPI e ICMS, ISS é para SERVIÇO e não é todos os serviços, telecomunicações e transporte intermunicipal paga ICMS.
O famoso "sistema" brasileiro, nunca melhorará por causa do congresso Senadores e Deputado, é impossível considerá-los enquanto inofensivos. O poder que o legislativo nacional conquistou nos últimos anos é absurdo frente o Executivo.
No Brasil os ministros do STF não podem mandar ivestigar os políticos de estimação do povo, ou eles serão taxados como ditadores, mesmo o cara roubando.(Isso vale para os dois lados)
No geral, como ficou? Sou burro e preguiçoso. Nem entendi direito pq sou leigo de política e não quero perder muito tempo com isso. Alguém inteligente responde aí e resume.
Eu diria que o Ministro da Economia/Fazenda é o terceiro mais poderoso do Brasil, acima do presidente do BC. Tanto em questão de facilidade para ser eleito (Vulgo Haddad não ser um homem originado do mercado e ainda assim sentar nessa cadeira) como também pelo poder político, podendo alçar outros cargos após o mandato ministerial. O presidente do BC acaba sendo mais técnico por obrigação, tendo que se embasar para as tomadas de decisões que são feitas em conjunto com seus diretores. Além de ficar mais evidente apenas em cenários de Selic demasiadamente alta ou baixa, sendo completamente esquecido pelo brasileiro médio em 95% o tempo.
Ele faz o que o presidente da república mandar, além de que boa parte tem que ter aprovação da câmara. Dos ministros do executivo você pode dizer que é o 'mais poderoso', agora em relação a outros cargos da lista.....; só sei que em terceiro definitivamente não fica
Executivo: Presidente
Legislativo: Deputados e Senadores
Judiciário: Juízes e Ministros
Moderador: Alexandre de Moraes
Fomos de D. Pedro II para Moraes 😂😂
moderador não, admin.
@@EduardoOliveira525Decadência
admin nao, operador@@icarosum
Sou a favor da volta da monarquia, ao menos de fato as pessoas reconheciam o rei
Obrigado por reconhecer nossa necessidade de estímulo intelectual, aguardo ansiosamente pelo rankeamento em 9 dimensões.
Ministro do STF hoje é o equivalente a um Rei Absolutista.
Muito chorôrô. Vocês não queriam a volta do regime militar? Então toma! Pimento no c* dos outros é refresco
Na Real quase um cargo de ditador da união soviética dos tempos de Stalin
Claro, até porque é comum eu sair na rua e os inimigos do cabeça de ovo estarem fincados em estacas de madeira
@@luansilvailVamos exagerar, mas nem tanto 😅
Mimi de extremista que não gosta de ser punido por cometer crime contra a democracia.
Seria muito legal ver um vídeo de vocês explicando todas as correntes filosóficas mais populares
Já tem
Mas é dos filósofos
@@daviaraujodiniz1500 tem dos filósofos clássicos, mas não tem filósofos como Agostinho, Kant, Hegel etc.
esse canal é uma das melhores coisas que meu RUclips proporcionou esse ano
Essas análises são tão boas e racionais, que eu não perco uma 🧠⚡
Ótimo vídeo ✨
Eu sou autista e acompanho vocês desde o segundo vídeo que postaram!
Os ministros do STF nesses últimos anos eles se tornaram meio que "celebridades", tipo há anos atrás você nem ouvia falar direito desses caras, hoje eles meio que querem ser o centro das atenções, e estão cada vez mais políticos e menos "judiciário" no que se refere a competência deles.
O poder do STF, como guardião da CF 88, é inerte, se chega até ele é porque foi provocado, então significa que os legisladores não estão fazendo o devido trabalho deles. Agora, que o STF pode tomar decisões ruins, obviamente pode.
quem virou celebridade também é o próprio cargo de Presidente da República. Hoje em dia o povo está muito preocupado em eleger aquele que é mais estiloso, que mais dá patada em debate, e não o que possui bons planos políticos e não tem passado duvidoso. O populismo brasileiro nunca esteve tão forte quanto nas últimas três decadas
Os deputados federais só faltam fazer dancinha pra TikTok
@@Levi-tv5pdBolsonaro ganhou por causa das "mitadas"
@@Levi-tv5pdisso sempre aconteceu, desde a eleição do Vargas em 1950
Faz os cargos politicos que mais ganham dinheiro (de forma legal)
Vai dar 2 minutos de vídeo
como estava ansioso por TIERLIST NOVAAAA
Sugestão de vídeo: rankeando conquistadores e líderes militares
Muito legal, mas também seria interessante fazer a relação trocando a dificuldade em entrar no cargo por quão estável é o cargo. Por exemplo um chefe do executivo vitalício tem mais poder que um presidente periódico.
Seria legal uma Tierlist dos homens mais poderosos do mundo, ótimo vídeo
Faz um vídeo tier list melhores sistemas econômicos
Senhores, adoro o canal de vocês, é sensacional! Contudo, queria ajudar com uma colocação: A competência legislativa estadual é residual, ou seja, só pode legislar sobre matérias que não sejam de competência da União ou do Município.
Obrigado, doutor!
Minha cidade tem 5 mil habitantes, e cada vereador ganha 5 mil reais
Eu acho um grande dinheiro jogado fora
😂
Tá alto mesmo minha cidade também ter cerca de 5000 habitantes e o salário e cerca de 2600
o jeito é virar vereador kk
@@jao69420 Eles ganham 5 mil pra fazer nada, a 99% deles só querem uma segunda fonte de renda mesmo
Seria 1000 reais pra cada mil habitantes?
Eba novo vídeo do canal eu valorizo muito conteúdo de vocês parabéns pelo seu esforço eu queria que você fizesse um vídeo falando sobre os maiores reinos que já tiveram e hackeando eles que nem vocês fazem com todos os vídeos com melhores os reinos mais poderosos e os melhores
Concerteza é o Lex Luthor. O cara manda e desmanda no Brasil de ponta a ponta!
Posso falar? Baita video !!!
Eu entendi a referencia⬛🟨⬛
39:39 assistindo esse vídeo depois do segundo turno. Moro na segunda maior cidade do MA e aqui o candidato do Lula não foi pro segundo turno e a candidata do Bolsonaro, que inclusive trouxe ele pra cá antes do primeiro turno, foi pro segundo, na campanha do segundo turno trouxe o Nikolas Ferreira, mas no fim perdeu pra um candidato mais moderado, que contou com o apoio de praticamente todos os candidatos que perderam no primeiro turno, inclusive o candidato do Lula
Faz tier de cargos durante a história e no mundo tipo secretario geral da otan, presidente dos EUA, faraó, imperador romano
Muito bom o vídeo. 👏👏
O vereador tem basicamente 3 "poderes": aprovar o orçamento e as leis municipais, fiscalizar e denunciar as autoridades da cidade e destinar um trocado de emendas para onde desejar. No fim das contas, é bem inútil pra quem tem um projeto político
Poderiam fazer esse mesmo quadro com os partidos políticos
Nada é tão danoso para um país que um prefeito ou vereador.
Infelizmente a centralização político midiatica, deu carta branca para esses seres aparentemente inofensivos fazerem o que bem entender.
Não subestimem o poder de uma administração municipal!
um video sobre os sistemas de votação de cada país seria interessante. é qual sua opinião sobre o voto distrital?
Cargos jurídicos que exigem concurso são bem mais difíceis de serem atingidos do que cargos eletivos (com exceção do presidente e governador). Você tem que ser extremamente qualificado tecnicamente e ainda tem que ser bom em política pra crescer dentro dessas instituições que são bem classistas.
Sim de fato, mas ser acima do presidente é sacanagem 😂
@@andreluisperraroalessio1151 não contando presidente e governador.
Vou apresentar dois pontos sobre essa dificuldade comparativa dos cargos jurídicos com os cargos eletivos, e dizer que eles variam bastante.
Políticos que são realmente ideológicos e viralistas, com discurso populista e de onda, como Nikolas por exemplo, realmente se elegem com mais facilidade do que alguém que presta concurso público, em virtude do grau de dificuldade do concurso. Entretanto, políticos como Nikolas possuem uma capacidade de articulação limitada e normalmente são grandes alvos da oposição justamente por serem símbolos ideológicos; por essa razão, são políticos pouco eficazes, influentes e estruturados.
Entretanto, os políticos de base, que se consolidaram com movimentos regionais ou municipais sólidos, como ex-prefeitos, ex-deputados estaduais e afins, e que se alçam ao cargo de deputado federal ou senador, por exemplo, são extremamente poderosos porque congregam e, literalmente, mandam e desmandam nos rumos políticos de vários munícipios e, algumas vezes, até do governo do estado. Esses políticos, em questão, são bem mais complexos e difíceis de serem imitados, de se chegar lá. Em exemplo, o poder do Ciro Nogueira é semelhante ao do PGR, da mesma forma como Rodrigo Pacheco, que é um dos homens mais poderosos da República.
Isso que sequer toquei no nome de eminências pardas, que mesmo sem cargos continuam ditando gigantesca parte do cenário político da República, como Gilberto Kassab e Michel Temer.
@@vitorebr33 bons pontos. Eles deviam ter separado os presidentes da Câmara e do Senado dos deputados e senadores comuns. Esses dois têm um nível de poder muito próximo do Presidente da República e a dificuldade de se chegar nesses cargos é também muito grande, já que precisa se eleger pro cargo em si (deputado ou senador) e depois ganhar outra eleição entre os próprios pares.
E também tem esses políticos de carreira que são muito mais poderosos que deputados e senadores comuns (Ciro Nogueira, Renan Calheiros, Jader Barbalho, Eduardo Braga, etc).
@@pinheiroleo33 Concordo plenamente, principalmente com esses nomes que você trouxe, que são de notório poder e mando dentro da república. E, pra mim, embora não sejam eletivos para a população no geral, os presidentes de partidos políticos também deveriam ter entrado no comparativo (ex: Gilberto Kassab). São muitas variáveis.
Aliás, adorei o número: 33.
51:38 José de Alencar nunca vai ser maior que Machado de Assis.
O poder do STF, como guardião da CF 88, é inerte, se chega até ele é porque foi provocado, então significa que os legisladores não estão fazendo o devido trabalho deles. Agora, que o STF pode tomar decisões ruins, obviamente pode.
Apenas um adendo para as discussões políticas que se iniciarem aqui 👍
teoricamente, sim
Na teoria, esse argumento funciona. Na prática, é outra coisa.
Desde sempre, o cenário político no Brasil sempre foi muito acirrado e polarizado (apesar de ter sido acentuado nos últimos anos). Por conta disso, sempre haverá algum inconformado que levará a sua irresignação ao Judiciário, na tentativa de que haja um "3º turno" de votação daquela matéria que o descontentou.
Desse modo, minimizar a situação dizendo que o STF só se pronuncia "quando provocado" é uma meia verdade. Ele sempre será provocado, sobretudo nas causas de grande apelo social. Logo, não é injusto que digamos que o STF tem o maior poder da República. Afinal, ele se pronuncia (e tem se pronunciado) sobre tudo e, ainda por cima, sua palavra será a final.
@@GabrielH2701 Não alivio a situação, mas também não irei passar desinformação sobre o "STF se meter onde ele não é chamado", pois ele se mete justamente porque a situação chegou até ele; e se chegou, pode ter certeza que o legislativo não está fazendo o seu devido trabalho como deveria, então tudo cai para a última instância como uma mão fácil para qualquer problema. Pois sim, a última instância, que é o STF, existe justamente para ser a palavra final; referente à sua importância, segundo a Constituição Brasileira de 88.
@@Morztis, por essa razão que disse que são meias verdades, distinguindo a teoria que aprendemos no direito constitucional e o que vemos na prática.
Nem sempre as provocações ao judiciário decorrem de inaptidão legislativa, mas sim de irresignações de uma minoria barulhenta.
E sempre lembrando que não legislar nem sempre é uma "falha" legislativa, mas sim uma escolha política de não querer tratar sobre o tema, por já encarar estar "bom" do jeito que está.
O problema é quando o STF passa por cima disso e acaba agindo além das suas competências constitucionais, apesar de ter sido provocado (erroneamente) a isso.
Exemplos não faltam. Pergunte a qualquer professor de direito constitucional que se preze.
Suas falácias não enganam, pois o STF interpretou de modo desvirtuado o Art. 43 do seu Regimento Interno e acabou com essa questão da “inércia” na prática.
Boa noite! Seria legal uma tierlist de universidades!
Algumas que poderiam entrar na tierlist:
USP
UNICAMP
UNESP
UFRGS
UFRJ
UFRRJ
IME
ITA
FGV
Insper
Mauá
FEI
Mackenzie
São Judas
Anhembi Morumbi
UFSC
UFPR
UFMG
Agulhas Negras
Anhanguera
UNIP
PUC-SP
PUC-MG
PUC-Campinas
PUC-RJ
UFBA
UFPE
UFABC
IME/ITA no topo e o resto em baixo
A AMAN é complicado pq nao tem como comparar com outras universidades por nao ter os mesmos cursos de graduação. Pelo que eu saiba nao tem ciências militares nas universidades públicas e federais. Daria só pra comparar a estrutura e outros aspectos bem particulares.
@@benyaminbenDavid5177 IME/ITA Não supera USP e Unicamp em nivel de excelência acadêmica e reconhecimento
@@Chevids572Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
UDESC subestimada
Sobre a dificuldade de ingressar em concursos públicos ser maior que a de políticos (exceto presidente e governador) digo que São duas funções bem distintas. Por exemplo, Para que você se torne um pgr, são anos de qualificação, além de exigir muito da capacidade técnica e mental. Já cargos elegíveis democraticamente, que constituem da vontade do povo, cobram outros tipos de habilidades e qualificações, já que para se tornar um político é necessário ótima articulação, carisma e que principalmente o convencimento do povo.
São duas áreas que exigem de diferentes habilidades, desta forma ficaria bem confuso compararmos a "dificuldade" de cada uma. Eu, como filho de um servidor público da receita federal, sei como um concurso público demanda de anos de estudo, que cobram tudo de si, já que são os mais competidos em âmbito nacional. Apesar de não possuir contatos com políticos, também entendo o quão impressionante alguém deve ser para ser eleito por um povo. Ótimo canal! Parabéns pelos vídeos.
Muitos presidentes já foram governadores
Jose Sarney, Janio Quadros, Juscelino Kubitschek e Itamar Franco (este foi governador depois de ser presidente)
Faz o video sobre os três poderes
37:41 como que você sabe?
Ser membro é muito 🆒😍
Existem alguns erros no trecho sobre o Min do STF. Primeiro, decisões monocráticas são exaradas não só no STF, mas tb no STJ, demais tribunais superiores e tb pelos TRFs e TJs. E não podem ser exaradas em qualquer questão, existem regramentos específicos pra tal, como por exemplo se a questão se refere a algum tema que já possui entendimento firmado na própria corte e na corte superior. Isso falando de forma muito resumida. O STJ possui 33 ministros, via de regra alguns poucos vão analisar o processo, apesar de que existem temas em que o orgão especial do tribunal pode se reunir pra analisar.
Vasco da Gama
Vídeo bom
20:00 me senti representado
7:22 11, na minha cidade são 11, ela tem 18 mil habitantes.
Uma pergunta, vocês pensam em voltar a fazer vídeos curtos(no youtube, o shorts)?
Não, a gente não acha que vale a pena. Se fizermos, vai ser só pro Instagram
Faltou presidente da Câmara federal e estadual. São cargos bem importantes e simbólicos para articular.
Boa parte precisa articular se não sabe articular pode ter certeza que vai brigar e muito ou cair por falta de abrir concessões
Acho que o cursus honorum padrão da política brasileira, isto é, a ordem dos cargos pela qual você pode ascender ao poder, é vereador -> prefeito -> deputado estadual -> deputado federal -> governador -> senador -> presidente -> ministro do STF
Flávio Dino gabaritou kkkk
Ele não foi presidente
Sou membro a pouco tempo, e pulo na bala pelos videos desses caras, indico demais, até pra quem gosta de um pouco menos de imparcialidade vai gostar muito, eles são bem mais "libertinos" rs, nos exclusivos pra membros.
Obrigado Raylan 💪🏻
@@novosclassicos eu consigo entender muita coisa da política com vocês dois explicando, obrigado pela explicação, não vejo a hora de ver o vídeo dos três poderes
Já assisti outros vídeos de vocês, geralmente eu discordo de todas as opiniões que vocês tem, mas acho que apresentam discussões bem interrsanates. Então, parabéns pelo trabalho!
Acho que deveriam trazer alguém que tenha opiniões mais diferentes das suas, para participar com vocês, acredtlito que teria o potencial de enriquecer o debate.
Por fim, acho que fez muita falta não ter o presidente do senado e da câmara de deputados na discussão. Acredito que não vão concrodar, mas pra mim, dos três poderes, o legislativo (na esfera federal) é o mais podereso hoje e o executivo está cada vez mais fraco. Acho que isso acontece porque o executivo vem abrindo mão do controle do orçamento para o legislativo nos últimos anos. E, o judiciário tem ganhado protagonismo e ficado mais poderos para tentar rivalizar com o legislativo, mas eles tem concentrado cada vez mais poder e estar se tornando uma situação (equilíbrio dos três poderes) cada vez mais preocupante. Resumindo, temos (na esfera federal) um executivo cada vez mais fraco, já o legislativo e o judiciário tem concentrado cada vez mais poder e se distanciando do executivo, ou seja, a balança está completamente desequilibrada.
P.S.: acho que esse foi o vídeo que eu discordei menos de vocês
Pra saber quem é o cargo com mais poder no país é pensar em quantos desses cargos já foram afastados.
Presidente da republica, já teve um monte que sofreu Impeachment, Carlos Luz, Collor, Dilma.
Mas nunca na história do país, um ministro do supremo sofreu impeachment.
E com o STF, agindo como poder moderador agora, Eles tem poderes totalitários e é impossível de serem retirados, ou seja eles tem mais poderes que vários reis durante a história.
Façam uma tier dos estados americanos
@@Brapperv Todos eles estariam em uma tier abaixo do F
Meu pai é candidato a vereador. Acho melhor ele nem ganhar. Inclusive tá querendo pegar emprestado do fundo eleitoral pra comprar privada.
Ele foi eleito?
Ele ganhou?
Poderia ter colocado os presidentes do senado e da câmara.
34:38 "odeio política"😅 literalmente a maioria dos brasileiros
O vereador tem sim uma posição ideológica, pois aqui mesmo no nordeste, eles fazem a "transferência" dos seus eleitores para a eleição de um deputado federal. Um vereador de direita irá apoiar necessariamente um deputado federal de direita.
sei que é difícil mas tentem fazer esses vídeos em menos tempo, quem se interessa pelo assunto n consegue assistir 1 hora de vídeo sempre
Erraram que indústria paga ISS. indústria paga IPI e ICMS, ISS é para SERVIÇO e não é todos os serviços, telecomunicações e transporte intermunicipal paga ICMS.
AQ em Campina Grande os prefeitos geralmente investem na festa junina com força
Eu fui ver a wiki do Alckmin, é cara.
A carreira política dele é literalmente uma escadinha, começando por vereador até vice.
*Eu esperando ele dar o golpe no Lula e pegar o poder, ala Temer hehehe*
@@KRuprechtKroenen Aí ele iria completar com 100% de sucesso a carreira política dos sonhos kkkkk
@@KRuprechtKroenenn
Eu me identificando quando falaram que o público é autista, sendo que sou autista e meu hiperfoco atual é politica.
Eu não sou se sou autista mas eu fico as vezes muito focado em cargos seja políticos ou não, títulos,honrarias essas coisas
Faltou os cargos de ministros do TCU/TCE
Tinha que ter um eixo de "mamata". Comparar o quão difícil é ter o cargo com os benefícios dele, não só o poder.
Concordo
Se o Legislativo não tivesse tantos bundas moles no Senado. O ministro do STF não teriam tanto poder assim.
N
@@caiolima-i7e S
@@henriqu3ff508 n
Se o nosso parlamento não fosse corrupto né. Todos ali tem rabo preso e por isso ninguém tem coragem de enfrentar um ministro do STF
boa thumb
O famoso "sistema" brasileiro, nunca melhorará por causa do congresso Senadores e Deputado, é impossível considerá-los enquanto inofensivos. O poder que o legislativo nacional conquistou nos últimos anos é absurdo frente o Executivo.
Seria mt legal se fizessem isso com ditadores os colocando-os entre Autoritário e """"Liberal""""" ( muitas aspas) também entre direita e esquerda
"gosta de uma bola maior né?" Kskks
Atrás do "Fácil de Virar" tem um R de Right
👍
Ću ču
*Viva a direita brasileira, salvará esse País* 🇧🇷
@@KRuprechtKroenen direita americana
@@KRuprechtKroenennao
No Brasil os ministros do STF não podem mandar ivestigar os políticos de estimação do povo, ou eles serão taxados como ditadores, mesmo o cara roubando.(Isso vale para os dois lados)
Vdd
E no Brasil quem vai tirar os ministros quando ele fazer um cr?
*Xandao hoje é tipo um Stalin, só falta as 20 milhões de mortes*
Nao
Tá doido
Quem regula o regulador?
1:32:19 Trabalham tanto que sobra tempo para serem criativos vigiando os outros no X
Quando você diz "Os outros", está se referindo aos golpistas?
Lei da agua e dono da casa
Absurdo achar normal um ministro do stf intervir nos oitros poderes e ate nas eleicoes .
O poder moderador não foi abolido na monarquia, hj eesse poder é do STF porém bem mais rígido
Arthur Lira
Eu só to aqui de curioso mesmo kkkk
A foto do suplente me estraga toda vez que olho
O Alexandre de Imoral está cada vez mais forte e lascando bonito a gente
N
No geral, como ficou? Sou burro e preguiçoso. Nem entendi direito pq sou leigo de política e não quero perder muito tempo com isso.
Alguém inteligente responde aí e resume.
Ministro do STF
Presidente
Ministros do executivo
Governador
Prefeito
Vice presidente
Senador
Deputado federal
Deputado estadual
Vereador
Um senador tem muito mais poder do que mostra a tier list, inclusive eles podem derrubar um ministro do STF
E né, tinha que ser o mais poderoso pq se fosse o melhor todo mundo iria ficar em último
Faltou um monte de cargo
Vereador aqui nao trabalha so aparesce em 4 anos
O mais poderoso é o stf, só falta o Alexandre de moraes se o presidente do stf q o poder sera maior ainda
Novos Clássicos quase feriu o Estado Democrático de Direito nesse vídeo, se é que me entendem.
As pessoas estudam para estar la
Existem Ministros do STF, e existe o Imperador Alexandre.
Se quizer por uma firma e com prefeito
Para ser sério, vc não devem usar de apelidos ou ideologia !
Aquele que consegue roubar mais 😎
20:00 Nerd de Urbanismo kkkkkkkkkkkkk
Presidente da República e depois o da Câmara
Calma, não só um sociopata kkkk. Só quero saber, quem manda mais. So quero poder xingar alguém
Prezidemte e prefeito
apaga boy, n deixe o Xandão ver que pôs ministro do STF como cargo político
Clube Atlético Mineiro Maior de Minas
Dê poder a um careca, e descobrira quem ele realmente é
- Valter Branco
~ Professor X
Eu diria que o Ministro da Economia/Fazenda é o terceiro mais poderoso do Brasil, acima do presidente do BC. Tanto em questão de facilidade para ser eleito (Vulgo Haddad não ser um homem originado do mercado e ainda assim sentar nessa cadeira) como também pelo poder político, podendo alçar outros cargos após o mandato ministerial. O presidente do BC acaba sendo mais técnico por obrigação, tendo que se embasar para as tomadas de decisões que são feitas em conjunto com seus diretores. Além de ficar mais evidente apenas em cenários de Selic demasiadamente alta ou baixa, sendo completamente esquecido pelo brasileiro médio em 95% o tempo.
Ele faz o que o presidente da república mandar, além de que boa parte tem que ter aprovação da câmara. Dos ministros do executivo você pode dizer que é o 'mais poderoso', agora em relação a outros cargos da lista.....; só sei que em terceiro definitivamente não fica
Kkkkkkkk que público legal vocês tem
Porto Alegre ñimguem ve vereador
Chamdao Ditador Rei do Brasil
A familia bolsonaro tinha que ser distituida de qualquer cargo politico
Kkkkkk piada
@@KRuprechtKroenen Eles não tem capacidade cognitiva para ter um cargo político nesse país.
@@KRuprechtKroenenvc
@@KRuprechtKroenenSó mais 72 horas patriota.
Gabriel-moreira, 16 anos, estudante do ensino médio. Cresça, pare de ser enganado pelo MBL e depois volte aqui.
o publíco é psicopata obstinado pelo poder mas preguisoço kkkkkkk