Gente, ,também sou brasileira e estou em Portugal há mais de trinta anos. O processo de reconhecimento das equivalências é bem mais complicado. Há que trazer as habilitações académicas reconhecidas no consulado português no Brasil e dirigir-se a uma Universidade ou Escola Superior e iniciar o processo. Eu, quando cheguei tive o reconhecimento pleno da minha licenciatura em Português- Inglês da UFRJ e comecei a trabalhar concorrendo às vagas do Ministério. Por sorte, consegui efetivar poucos anos depois e estou a ponto de reformar-me (aposentar-me). Mas sei de gente que precisou de estudar pelo menos dois anos para fazer algumas cadeiras (que podem ser ainda bastantes). No pré-escolar e no primeiro ciclo não sei bem como funciona, mas é questão de tentar saber. Nunca fui discriminada por ser brasileira, mas digo que não é nada fácil. Adorei a sua simpatia e gostava de conhecê-la. Moro perto do Porto, na região de Aveiro. Beijinhos e espero ter ajudado.
@@ElaineManuela Tirei a minha equivalência há mais de 39 anos. O melhor é contactar uma universidade portuguesa para saber o que e preciso fazer. E tentar saber que universidades têm um currículo parecido com o da vossa universidade. Pelo que constatei, é necessária a frequência de algumas cadeiras. Tenho uma amiga que precisou fazer 9 cadeiras. Mas cada caso é um caso.
Pois, o problema é que muitos professores brasileiros pensam que chegam aqui e vão bater às portas das escolas à procura de uma vaga. Quando expliquei a um que rinha de concorrer a um concurso nacional mas só depois das habilitações serem reconhecidas.
As pessoas para trabalhar nas escolas têm dw concorrer a concursos abertos,tanto para professores como para auxiliares de ação educativa. Não é mandar currículo a qualquer hora. E não há professores auxiliares. Ou são professores ou auxiliares de ação educativa
Esse é o vídeo...meus. Professora eu lê apaixonei...eu como imigrante no seu país passei por algo idêntico. Admiro a sua resiliência...persistência e competência.
O mesmo se passa com Portugueses para legalizar no Brasil a nível profissionais é complicado também tem que ser recíproco .....nem para legalizar descendentes de Brasileiros tudo é complicado no Brasil......o Brasil não aceitou o Acordo de Ensino de Bolonha o que queria só facilidades.....mesmo o USA assinaram mas colocaram a ressalva de mesmo reconhecem mas tem que fazer um ano de algumas cadeiras meu filho é Médico Dentista e Professor Catedrático foi convidado para ir para Boston mas teve que fazer um ano ao mesmo tempo que exercia na área de ensino e investigação.......só agora é que reconhecido e pode até exercer por conta dele.......
Em Portugal, neste momento os auxiliares não são mais empregados do Ministério, e sim das Câmaras, Que eu saiba, não exercem funções de professor.. Espero ter ajudado, Sei que você tem um vídeo sobre a questão das equivalências. Vou ver.
Claro que as auxiliares não podem dar aulas. E como ser professora a falar um português que nada têm a ver com o nosso? E mais os professores são colocados por concurso público
@@L_una188 : Pode não haver curso só de Pedagogia, mas estuda-se Pedagogia, Didática, Psicologia... em qualquer curso que dê para o ensino, principalmente no Ensino Básico.
@@L_una188 : Um curso só de pedagogia também não sei. A não ser que seja para ensinar pedagogia, entre outras técnicas de ensino, a futuros professores.
Olá Prof, boa noite, ou seja, para sermos Pedagogos em Portugal precisamos pagar algumas disciplinas da licenciatura e depois fazer o mestrado em alguma universidade portuguesa? E depois de tudo isso, ainda há obstáculo referente ao nosso sotaque? Obrigada por suas informações e por seu carisma :)
O desânimo de professores portugueses no Brasil deve ser bem maior, pois nem para empregos muito mais simples eles podem falar o Pt-PT tão facilmente como os brasileiros falam em Portugal o Pt-BR.
Em Portugal, por norma, um professor tem uma licenciatura em ensino ( independentemente da área) que inclui um estágio profissional de um ano. Se não for profissionalizado, as hipóteses são muito limitadas. Para os Brasileiros será fundamental dominar a estrutura do português Pt, mesmo para as aecs porque nessas idades as crianças absorvem tudo e é imperativo usar a nossa norma linguística.
Estou sentindo na pele esses desânimos, desafios. Estou a 1 mês e meio em PT e já percebi que será bem difícil ser professora na cidade onde estou (Figueira da Foz - Coimbra) nenhum currículo que enviei teve retorno, nem para entrevista. Não importa minha experiência, eles não consideram. Trabalhei 19 anos na educação do BR, em diversos setores, ministrando aulas, coordenação e supervisão e isso aqui não importa. Pode ser a cidade, ou o tempo que estou, vamos ver...O que estou na dúvida, no momento, é se realmente tento meu reconhecimento específico, mesmo que precise fazer aulas para completar a grade curricular ou se apenas faço o reconhecimento de grau e foco em trabalhos fora da educação. Assim como no BR a educação tem muitos desafios e muita desvalorização, será que compensa lutar para estar neste lugar?
Fico incrédulo, como uma pessoa já com uma carreira docente no seu país de origem e com créditos afirmados, se arrisca a emigrar para um país completamente diferente do outro lado do oceâneo ou seja como se diz na gíria, "dar um tiro no escuro" . Sinceramente tiro o chapéu à vossa coragem.
Agora imagine o desânimo que teria um professor português que quisesse ir dar aulas para o Brasil! Se mesmo para ir fazer limpezas os brasileiros fazem troça da maneira de falar dos portugueses e estes acabam por ter que começar a falar à brasileira... se pretendessem entrar no ensino brasileiro... imagine o que lhes fariam!
😮oieee ,minha família também se mudou de Lisboa pra Coimbra e realmente por esse lado parece ser muito ruim de serviço!! Ficamos entregando currículo e nada de chamarem !! Mas te desejo tudo de bom,que Deus te abençoe.❤❤🙌🏼
Tay, gostei muito do seu vídeo. Estou me organizando para ir a Portugal em outubro, já bateu esse desespero viu😂 isso que ainda estou na fase de organizar os documentos. Muito obrigada por compartilhar suas experiências.
Não quero aumentar os seus desânimos, e também não sei qual é a sua área de ensino. Mas permita-me fazer-lhe uma pergunta: Eu sou portuguesa e professora em Portugal. Se fosse para o Brasil, será que podia continuar a exercer a minha profissão nas escolas brasileiras? Tenho dúvidas sobre essa possibilidade, até porque no Brasil não devem ter grande contacto com o Português europeu: Os livros portugueses comprados pelo Brasil passam por reedições para os abrasileirar, o que nunca se fez em Portugal aos livros brasileiros. Programas portugueses (de TV) que o Brasil comprou foram dobrados (dublados), e se algum discurso de um político português passar nas TVs brasileiras, ou dobram o que ele diz ou põem legendas (isso também não acontece em sentido inverso). Enfim, temos que admitir que o nosso Português é diferente, e isso é um aspecto importante para o ensino, principalmente para as disciplinas mais teóricas. Claro que acho possível trabalhar em Portugal como professora auxiliar, mas não sei se mesmo isso seria possível no Brasil para uma professora portuguesa. Também acho que a reciprocidade é importante, independentemente da maior ou menor facilidade dada pelas leis. É que se as leis portuguesas lhe permitissem ser professora de qualquer disciplina, duvido que os pais (e os próprios alunos) aceitassem alguém que não fala (provavelmente não escreve) o nosso Português, que faz parte da nossa identidade como povo. Outras profissões de contacto com o público são aceites, desde que haja ao menos uma pronúncia e vocabulário compreensíveis, mas professora... só se for de disciplinas como Educação Física, Música, Desenho e Pintura, Trabalhos Manuais, etc, e mesmo essas só dominando razoavelmente o Pt-PT. Aqui há alguns professores estrangeiros nas universidades, mas geralmente para ensinar a Língua deles (Inglês, Francês, Espanhol...). Desculpe a minha sinceridade.
@@fatimaagostinho950 : Existem ATLs, explicações... Será que se pode trabalhar em alguma coisa relacionada com o ensino (à parte Línguas estrangeiras) sem dominar bem o nosso idioma (Pt-PT)? E será que professores portugueses poderiam ir para o Brasil trabalhar, ainda que só como professores auxiliares?
Aceitaríamos sim. Aceitamos os médicos bolivianos, cubanos, espanhóis que tem inúmeras variações linguísticas, por vezes temos dificuldades para os entender. Mas não há recusa em ser atendido por tais.
@@aprendabrincandocomatiaca : Não é a mesma coisa que professores. Os médicos (e algumas outras profissões) têm apenas que se fazer entender, e só de vez em quando. Não vêm para ensinar nada, nem estão em contacto diário com os mesmos portugueses (ou brasileiros). Um médico cirurgião até pode operar um doente sem lhe dizer uma única palavra. Claro, convém que saiba o Português suficiente para se fazer entender, mas a maneira de falar dele não vai servir de modelo a ninguém.
Acabei de me escrever no seu canal, tbm sou do GOIÁS e moro em Brasília! Minha filha é professora! Formada em Pedagogia na Universidade Católica de Brasília! Vi em outros vídeos q não é possível ser professor em Portugal, até PQ lá não existe o curso de pedagogia! Aí vem a questão da língua, a história e a geografia do país que é diferente, muda o contexto!
Ela ficará habilitada a dar aula se fizer um mestrado em educaçao basica em portugal. Podera tambem validar os diplomas de formaçao do Brasil. É possivel sim.
Todos os cursos que se destinem ao ensino em Portugal têm pedagogia. Depois há que fazer o mestrado na área que se pretende leccionar. Só a licenciatura de pedagogia (Ciências da Educação) não é possível lecionar
Oi Tainara! Gostei muito de seu vídeo. Também sou pedagoga e dou aulas de reforço (português e inglês para crianças e adolescentes do 2º ao 7º ano) aqui no Brasil (por enquanto}, mas gostaria de saber se é possível atuar como explicadora em Portugal, se vale a pena, como é essa realidade aí? Muito obrigada.
Olá, simmm...vale bastante a pena... Pq aqui as explicações são muito comum. Assista uma live minha com a prof Nathália aqui no canal, ela relata bem a realidade dela como prof explicadora 😍🥰
Nos Centros de Estudos exigem ou exigiam currículo e ela não é professora em Portugal. Não pediu equivalência. Pareceu-me ouvir ela falar em pré-escolar. Logo, para que disciplina/s está ela apta.
"Nao corra atras das borboletas, cuide do seu jardim pra que elas voltem." Precisamos nos adaptar à realidade que estamos inseridos, um profissional qualificado sempre encontrará o seu lugar.
Brasil aceita todo mundo de onde vier, e os paises la fora ate a profissão eles desvalorizam mais ainda, misericórdia, tem wue mudar mesmo de profissão....
Oi Prô Tay preciso da sua ajuda, please....Onde encontrar aquele documento declaração para qualificação para docência aqui no Brasil??? Por favor me ajude. Obrigadaaaaa .
Oi, tenho acompanhado seu canal e te acho muito bacana. Sou professora a 28 anos e vivo aqui já a 3 anos. Vejo a luta dos colegas a tentar se colocar no mercado de trabalho e acho que vc tem ajudado muito. Todavia, hoje com os arrendamentos, com toda a dificuldade financeira que se tem cá, e com o pouco retorno que temos mesmo depois de todo processo de reconhecimento que é tão desgastante e tb dispendioso, acho que vale a pena uma pergunta e uma discussão a volta do tema, pq cada dia que passa, vejo muitos colegas ainda no Brasil querendo começar todo o processo, mas sem saber da realidade mesmo, saber os ganhos, saber se é possível sobreviver aqui com a profissão e se realmente existem várias oportunidades. Não é uma crítica de forma nenhuma, é sim sugestão de uma professora que fica muito triste quando colegas tão esforçados ficam sem alternativa nenhuma. A gente pode conversar um dia desses, pra também debatermos essa parte, que é de grande valia prática. Beijinhos
Oi Denise... Obrigada por acompanhar 🥰. Sim, e eu tbm concordo com vc. Há possibilidade, mas nem todas depende somente de nós, infelizmente, pq sempre damos os nosso melhor. Gostei muito da ideia de fazermos algo a resposta do tema sim 🤗. Vamos organizar e marcar 🙌🏻👏🏻.
Oi,Você trabalha a área da educação aí?Quantos anos de trabalho pra ser jubilada aí?A experiência daqui do Brasil conta ou seja dar pra aproveitar o tempo de trabalho daqui para se jybilar aí?
@@marienesantos6948 o tempo máximo para a reforma (jubilar) são 70 anos de idade. Com relação ao aproveitamento do tempo de trabalho no Brasil eu realmente não tenho muito ideia do assunto.
Denise Camargo, veja como escreveu " sou professora a 28 anos", seria Há 28 anos. Como é possível ensinar se não sabe utilizar o verbo haver e confunde com uma articulação. Desculpe a frontalidade mas é por essas e por outras, que os vossos diplomas não são reconhecidos. Mas não desanime, Existe um canal de um PT que ensina o português de PT " Portuguese (qq coisa) Leo", Compreendo a vossa frustração, mas o PT do Brasil é diferente até gramaticalmente. Penso que se esforçarem nessa aprendizagem têm as portas abertas. Abraços !!
Para esses outros cargos que não precisa da validação do nosso diploma aí em Portugal, nas entrevistas, foi necessário apresentar o diploma ou confiaram no currículo?
Como assim? Não pode fazer o mestrado para atuar em sala de aula comk professora regente? Ou se for uma área específica pode ou não? Exemplo: Mestrado em Ensino Especial, pode?
Existem mestrados específicos que atribuem a qualificação profissional. No caso da Educação Especial pode fazer o mestrado, mas para atuar como professora do ensino especial precisa ter 5 anos de atuação no ensino regular aqui em Portugal.
Nem a AEC nem o ATL lhe dá equivalência de professor. É trabalho precário, a recibos verdes e não é professor da escola pública. A AEC e ATL tem a ver com um contracto entre a autarquia ( e não o governo) e associaçào de pais.
CHEGAR EM OUTRO PAÍS QUERENDO EXERCER A MESMA PROFISSÃO É COMPLICADO. É MELHOR OLHAR PARA BAIXO. ESQUECER QUE "EU SOU, EU ERA" começa do zero que vai dar tudo certo.
Nada ver, eu não gosto desse pensamento. Eu discordo cordialmente, no nosso país não é assim! Quem estudou ou já foi em hospitais em grandes cidades sabe perfeitamente como é trabalhar com pessoas de outras nacionalidades na sua profissão de origem. Trazer pessoas diferentes e qualificadas aumentar a produtividade. Esse pensamento é bem parecido com o de alguns antigos, com todo respeito, Eu acredito que numa fábrica de batatas uma pessoa com maior qualificação tem mais utilidade vai do gestor saber reconhecer e saber usar esse recurso, em país anglo-saxão as pessoas simplesmente te aproveitam se vc falar o idioma e mostrar mérito. Meu pai se tornou manager em uma empresa de restaurantes na América, simplesmente por mostrar aptidão. Hoje recebi proposta de trabalho em uma empresa de engenharia americana. Vamos ver. Não acredite que todo mundo tem que sofrer quem tá preparado só tende a vencer.
@@luka583faço doutorado em Portugal e posso dizer com toda tranquilidade que o ensino brasileiro é MELHOR que o português. Desejo saber com qual base você afirma isso.
@@SLP.5932um país de terceiro mundo comparado com um país europeu? Vocês nem falar sabem e então na escrita até Deus leva as mãos á cabeça. Tenha juízo.
Alguém pode me ajudar a entender os caminhos pra fazer reconhecimento de diploma de pedagogia para fazer mestrado em Portugal? Não tenho interesse em atuar como professora, mas talvez em escolas de outra forma sim (auxiliar/administrativa)
Olá! Sou pedagoga e trabalho na área a 15 anos, meu esposo foi pra ir em fevereiro, está em Aveiro, eu pretendo ir ano que vem, sei que provavelmente não poderei trabalhar na minha área, mas ficarei feliz se puder pelo menos fazer parte da educação de alguma forma, se puder me dá dicas ficarei grata! 🙌🥰
Oi Keila, vc está no lugar certo 😍🥰🙏🏻 Me chama no whatsapp que está disponível no site www.professorauxiliar.com 😉 Eu vou te contar algumas possibilidades que vc tem sem precisar ainda do reconhecimento da qualificação 🤗😘
Não tem que desanimar pois o português verdadeiro é muito diferente do português brasileiro. Ou seja não é igual a leitura nem a escrita. A não ser fazer estudos em Portugal para se formar
@@mayrapatriciapintovieira1036 por acaso no Brasil ficaram com mais expressões desse tempo fo que em Portugal. O que acontece é que nem o vocabulário nem a construção frásica é igual o torna a tarefa difícil para qualquer professor brasileiro que queira lecionar português. É só essa a diferença
Olá achei seu canal hj! E comecei a assistir seus vídeos. Estou gostando muito. ❤ Me tira uma dúvida... Qual o valor do salário médio de um auxiliar nas escolas?
Se é brasileiro, deve começar por aprender e dominar bem o Português falado em Portugal. Ou seja, adquirir uma competência que qualquer professor português teria que adquirir (relativamente à variante brasileira) se quisesse ir ensinar em escolas brasileiras.
@@odisseu5082xenofebos são vocês até com os próprios brasileiros quanto mais com os outros povos e ser professor no Brasil não é o mesmo que ser professor em Portugal, a língua já nem é a mesma.
Eu desanimei também....mas por outros motivos... Eu tenho a qualificação mas os problemas não acabam aí....provar a nossa capacidade é uma tarefa diária... E cansa...
Só para reflexão! O meu filho frequentava no Brasil um colégio privado, Complexo Agostiniano. Reparei que, já no 3º ano, ele não sabia ler nem escrever uma letra e muito menos a somar e subtrair, em contrapartida sabia muito bem dançar, cantar e pular que era o que ele mais fazia na escola. Tive de o matricular numa escola em Portugal onde, eu e ele, tivemos as maiores dificuldades para o manter no 3º ano. Sendo a mãe dele coordenadora de escolas no Brasil (PE) já tive oportunidade de assistir a funcionários a substituírem professores na sala de aula o que é perfeitamente inaceitável na nossa visão do mundo. Hoje o meu filho vai frequentar o 8º ano e é um aluno normal que chega a ter notas boas. Enfim, será que a necessidade de adquirir mais capacitação pelos professores não radica nestas diferenças fundamentais?
Sou doutora em Humanidades, e vou te dizer uma coisa, a Filosofia, por exemplo, é a mesma em qualquer lugar do mundo, porque estudamos História da Filosofia e os grandes pensadores são todos europeus, rsrs.
Sou pedagoga,moro em Goiânia. Eu vou pra Portugal em agosto. Estou terminando uma pós graduação em psicopedagogia e tenho pós em AEE.Trabalhei no estado e na prefeitura.Tenho o antigo curso de magistério. Já trabalhei como auxiliar educativo,educadora social,professora de apoio de crianças especiais e professora referência. Será que consigo alguma vaga?Vou morar na região de Braga.
Desde já te adianto que reconhecimento de grau vc só consegue em curso académico (Licenciatura, mestrado e doutoramento), toda a sua experiência pode ser uma mais-valia no Currículo. Com relação a conseguir algo, infelizmente nunca é 100% certeza, pois não depende somente da nossa vontade... existem Ns fatores que influenciam.
Podes vir tranquilo. A Europa tem falta nas áreas de Química , Física , Biologia e Matemática. E quanto a Portugal a maioria, mesmo os que fazem o licenciamento caem fora pra outros sítios, que tem o custo de vida menor e salário dobrado. Logo, Portugal está com uma grande demanda de exactas. Até 2030 eles irão precisar de mais de 54 mil novos licenciados, pois irão se reformar muitos e são poucos os que fazem um licenciamento e permanecem no Portugal. Logo , tu terás provavelmente até a reforma, emprego garantido, lógico, se fores um bom profissional.
Chegou a fazer? Estou no processo com receio do valor de aproximadamente 4 mil reais e sem garantia de deferimento e muito menos de conseguir vaga nessa área ai. Também sou Físico
@@jeffsilva6351 olá, estou fazendo o mestrado em ensino de física,onde estou fazendo a avaliação da capes é 5, então posso fazer a validação automática,sai mais barato. Esse valor deve ser para outro processo de habilitação mais demorado e mais burocrático, mas se puder faça um mestrado com conceito da capes maior ou igual a 5.O mestrado tem que ser em ensino de física
O @JoseSilva está com muito tempo. Em todo canal de professores brasileiros o encontro com seus comentários xenofóbicos. Logo se vê que ele não sabe quem são os brasileiros. Muitas coisas nos entristecem.Inclusive essa xenofobia. Porém nada nos derruba.Vai se tratar.
Já estamos a utilizar palavras brasileiras em portugal,e isso não deve acontecer sob pena de que passariamos a falar brasileiro,ou seja a lingua de um país estrangeiro
Se as crianças na escola escutarem uma professora brasileira a falar ,em pouco tempo eles vão falar igual a ela,não está certo portuguêses a falar brasileiro em Portugal,portugal tem a própria lingua de portugal, se assim não fosse, em pouco tempo,portugal passaria a falar ,,brasileiro,,quermos falar a nossa lingua de portugal e nao pode brasileiros implantarem a lingua falada em brasil
Mas vieram aqui roubar as nossas terras e enfiaram goela a baixo seu idioma costumes e cultura europeia nos nativos daqui. Se tivessem deixado a gente em paz, não falaríamos nem o português, mas o Tupi - Guarani. Agora vem com esse discurso xenofóbico de que não querem brasileiros falando a língua influenciada por vocês aí no seu país. E vocês vem pra cá desde 1500 encher o saco, abrir suas padarias e ainda maltrata funcionários, exploram, pagam pouco mas vivem do nosso dinheiro. Se não querem brasileiros no seu país, também não venham para cá, pois já aguentamos demais vocês aqui estragando tudo desde que Pedro Álvares Cabral se meteu em nossas terras e cometeram atrocidades com os indígenas. Você deveria ter vergonha de dizer isso.
To passada que voce tem o mesmo quadro feito a partir de uma quebra-cabeças que eu tenho ! Ele é lindo! Estou pensando em me tornar professora e ja pensei até que ele poderia ajudar no cenário caso eu fosse gravar videos rs..
Eu ainda estou perdida. Estou cursando letras- português aqui no Brasil. O que preciso fazer para dar aula em portugal ? Preciso ter mestrado aqui no Brasil , ou fazer mestrado em Portugal? Fiquei confusa pq fiquei lendo os comentários tmbm 🥺
Eu queria começar por dizer que, todos os brasileiros são bem-vindos a Portugal. Tal como no Brasil, aqui em Portugal, quando alguém se candidata a um emprego, é suposto que a pessoa tenha as devidas competências. Quem desempenha as funções de docente, não necessita apenas de um diploma, necessita também de competências linguisticas. Pelo seu vídeo, eu percebi que existe algum problema na sua formação! Você comete alguns erros linguisticos, erros que são irregulares ao desempenho das funções de um professor. Você tem todo o direito de ser professora, mas deve ter a consciência que necessita de competências para o efeito.
Completamente de acordo. Muitas profissões exigem competência linguística, e a de professor é das que mais a exigem. Ou será que no Brasil aceitariam um professor a falar português lusitano?
@@MarianaMendes-u9c perdoe o meu comentário, mas as suas palavras apresentam alguns equívocos. Eu não me refiro ao vocabulário ou ortografia, componentes que distinguem o português BR do PT, eu refiro-me à construção linguística. O professor, seja ele de origem brasileira ou portuguesa, para o correto desempenho de funções, deve saber falar corretamente, seja a língua oficial do Brasil ou de Portugal. No vídeo aqui publicado, percebe-se que o seu autor carece de algumas competências tão necessárias à carreira de docente.
@@joaomarques513 : Eu referi-me às competências linguísticas em geral, que são as competências de qualquer professor português que fala e ensina a língua portuguesa lusitana (ou outras matérias através dessa língua), seja vocabulário, ortografia, pronúncia, construção frásica ou outros aspectos. Claro que a autora do vídeo carece de algumas competências para ser professora em Portugal, mas talvez sejam suficientes para o ser no Brasil.
Com todo o respeito e não encare como insultuoso. Mas acha realmente que tem as competências para ensinar crianças portuguesas?! Principalmente numa idade tão nova (as crianças), então vamos lá: 1- É suposto crianças portuguesas/residentes em Portugal aprenderem português de Portugal 2- É suposto crianças portuguesas/residentes aprenderem História de Portugal e "pré-Portugal" (para nem falar que alguns professores brasileiros mandam alunos brasileiros verem vídeos que pouco ou nada têm de Historia do Brasil, mas sim de uma História deturpada, portanto já isso me deixa de pé atrás) 3-É suposto as crianças portuguesas/residentes adquirirem valores/cultura portuguesa. etc etc etc Eu penso que numa idade mais velha, não exista qualquer tipo de impedimento ou de uma disciplina em especifico (como matemática,química, educação física, etc) quando elas estão realmente separadas, mas visto que levou para uma das perguntas que não lhe responderam (Que acho que deveria ter tido resposta mesmo que negativa) o facto de ser brasileira... Deixo a pergunta, você sentia-se preparada para ensinar crianças os 3 pontos que acima mencionei?! É que eu acho que não tem a ver com ser brasileira ou norte americana ou qualquer coisa qualquer, mas sim de não ser a pessoa indicada para ensinar qualquer um dos 3 pontos acima mencionados e sim por ser-não portuguesa, ou pelo menos não nascida em Portugal, ou que não teve a sua educação quase toda feita em Portugal segundo os padrões portugueses e a assimilar não só a História, como cultura e português de Portugal. Eu sei que a língua do Brasil também é português, mas eu enquanto português quero que as crianças aprendam da nossa forma. (sei que muitos brasileiros viram isto como xenofobia quando referenciado numa noticia e enfim...) Eu sei que todos os portugueses têm os mesmos direitos, caso vc já tivesse nacionalidade portuguesa, mas a pergunta que deve fazer não é porque não me aceitam, mas sim se você teria essas capacidades, antes de julgar não me respondem por ser brasileira. Não estou a desqualificar a sua qualidade enquanto professora/educadora de infância, até porque não tenho conhecimento para dizer se é boa ou má e quero acreditar que é boa.
@@ruinunes7365 Ter nacionalidade quer dizer que é português, o problema é que é dada com facilidade a mais atualmente. (falta de requisitos culturais etc etc) Se é visto(a) como português(a) pelos portugueses é improvável, pelo menos numa fase inicial, mas perante a lei é.
Vou decepciona-la, tenho nacionalidade portuguesa, mas nasci no Brasil, tenho diploma da Universidade Nova, 2005, História, só não lecionava antes porque não quis. Aliás, tenho diploma da Universidade Católica Mineira, e Universidade Nova, o fator impeditivo foi no início as próprias dificuldades da profissão quanto a mobilidade, não estava disposta ficar de cidade em cidade com duas crianças.
@@ForbiddenDreams007 1) Teu texto é 100% xenófobo. 2) Teu país fez um acordo com o Brasil sobre a língua portanto ela não precisa aprender português de Portugal. 3) Matemática, Literatura, Biologia, Ciências não mudam em país nenhum.
@@luizacostapinheiro8484 QUE PENA QUANTO A XENOFOBIA!!! Principalmente quando no Brasil o que não faltam são piadas xenófobas contra Portugal. Além que acho que deveria ler novamente. Porque primeiro eu nunca disse que deveria ou não aprender. Falei das crianças portuguesas! O que é bem diferente e acho sim que até uma determinada idade, os professores devem ser portugueses que incutam valores portugueses e cultura portuguesa! Se não gosta do que eu digo ou não consegue atingir é um problema seu! Mas acho que deveria reler o que eu escrevi, porque claramente não percebeu à primeira!
Sou formada em letras literaturas pela UFRJ e tbm fiz o curso de formação de professores no Brasil. Tem alguma possibilidade de trabalhar em alguma área da educação aqui em Portugal?
Professorauxilar, Claro q é complicado exercer a sua profissão em PT. SE fosse uma licenciatura em Química , Matemática etc.., teria mais oportunidades pq aí não entra o factor da língua. Agora ser educadora de Infância e não saber falar e escrever o Português de PT, é de facto complexo. Todas as humanidades serão impeditivas ( História, Geografia, Filosofia ) pq implica o factor da língua. Agora, tudo o que se relacionar com ciências exactas, eu penso que terão mais oportunidades. Digo eu, que sou uma leiga no assunto, mas vou pela lógica. Estou a falar do ensino básico (até ao 12º ano). Depois no superior, tudo muda de figura. Um doutorado pode ensinar qq coisa na Universidade. SE existirem por aí doutorados, podem candidatar-se a qq Universidade, desde que tenham obtido o grau numa Universidade de prestígio. Para as Humanidades, um doutorado na UFRJ ou Na Católica de S. Paulo é quase garantido. Nas exactas, não sei mesmo. Muita Força e vai consguir!
Na verdade nenhuma matéria é impeditiva, pois as aulas são planejadas e seguem o plano de ensino da instituição, nenhum professor ensina o que quer, assim de qualquer jeito, sem plano de ensino e alinhamento metodológico com o centro de ensino que está lecionando. Se seguir o plano de aula, o próprio conteúdo, produzido por profissionais conteudistas portugueses, trata de alinhar qualquer regionalismo linguístico ou possíveis falhas informais, garantindo a formalidade da sala de aula. Portanto, a não ser que você considere que seus profissionais de conteúdo em Portugal , sejam incompetentes ou desleixados, não vejo qual seria o problema. Quanto ao que o professor faz e como fala em meio informal , em chats ou em sua vida privada, é problema dele.
@@sandrojoanastiak , vamos começar pelo termo que utilizou "aulas planejadas", em português de PT seriam "aulas planeadas". Depois é natural que um licenciado em História ou Geografia no Brasil tenham outro foco que não o do Português. No final é isso que faz a diferença entre as culturas dos diferentes povos. Sou PT que faz parte da União Europeia, conheço pouco das história particular de cada país que faz parte dessa União. Conheço os fundamentos que os fizeram aderir, o resto pouco ou nada sei à excepção da França e da Alemanha. Vai-me dizer que os historiadores do Brasil sabem tudo sobre a nosa história particular?? Devem ser umas enciclopédias andantes. Tenha juízo!!!
@@soniasantos6907 Não estou em Portugal. Estou na internet. Para de pensar nessa micro-caixa. Se é para falar de língua mãe, então vamos ao Galego e estaremos no mesmo barco. Quanto a "União Européia", ora, vens falar de União Europeia e não consegue lidar com simples diferenças ortográficas da mesma língua, em um bate papo informal no youtube, fazendo um dramalhão. E não tente de usar espantalhos falaciosos, o foco da tua crítica eram aulas para crianças, foste refutada por não entender nada de metodologia pedagógica ou de docência e resolveu pular pro espantalho história. Tragicômico. Aprenda a diferença de meio formal e meio informal. Pra quando vir a bater papo em chat não ser mal educada, puxando orelha alheia, achando que está sendo culta. E fico por aqui. Siga ai com seus devaneios lusocêntricos como quiser. Block.
@@sandrojoanastiak , Está na Internet,muito bem. Isso é algum país?? Bem sabemos q a Internet é o país de todos mas isso não me identifica com nada. Agora, já percebi que ficou magoado / irritado com as minhas palavras. Sub-entendo que é prof. neste país ( quem é o colégio particular que o contrata??). Então não entendo nada de " pedagogia ou de docência e(... )é trajicômico". Ora vamos lá ver, em PT de Portugal , o correcto seria trajicómico ( não existe assento mudo, nem sei se esta palavra existe), adiante.. Sei distinguir o meio formal do informal, mas quando VIER bater um papo gostaria de o fazer escrever em bom português ( essa coisa do vir , não lembra a ninguém) Por último, peço desculpa, pelo o meu País ( PT). Formou-me com uma licenciatura decente ( não sou nada culta). . Penso que o país ( PT) não tinha intenção de ofender os brasileiros ou o Brasil. Mas agora com a Internet.. vá-se lá saber.,,
Primeiramente o processo para validação do diploma é burocrático e caro. Segundo lugar para pessoas quem lêem sobre política e economia PT já sabem que o processo de concurso para professores é pura politicagem, aliás o países tudo sofre de corrupção pior que no Brasil. Aqui não existe os princípios de moralidade ou impessoalidade, é cunha mesmo. O concurso para professores mais exclui que inclui. Pessoas mais velhas nesse concurso tem muito pouca chance, devido a triagem , pois não querem chamar professores que vão entrar e daqui uns dez ou quinze anos se aposentar. Os professores estão em greve aqui por melhores condições de trabalho e pelo fim da mobilidade. Se acha ruim o regime dos professores no Brasil em PT é sinistro. Professoras estão trocando sala de aulas por fazer limpeza. Pega melhor e podem ficar perto das suas famílias. E são professoras com mestrado e até doutorado. Enfim se informe sobre a economia e política do país . Se informe sobre o regime dos docentes aqui é absoleto, sem progressão, injusto com os professores que estão a décadas em sala de aula. Como no Brasil querem mão de obra qualificada desde que não tenham que pagar a mais por isso.
Eu não aceito um Professor Brasileiro dar aulas a um filho meu primeiro tem que saber a História Portuguesa e não a Historia inventada nos manuais Brasileiros e seria o primeiro a reclamar ........Voçês para Nós são estrangeiros o mesmo fazem com os Portugueses no Brasil......
Vc merece todo o sucesso do mundo és muito educada e simpática. Já ganhou meu Like
Gente, ,também sou brasileira e estou em Portugal há mais de trinta anos. O processo de reconhecimento das equivalências é bem mais complicado. Há que trazer as habilitações académicas reconhecidas no consulado português no Brasil e dirigir-se a uma Universidade ou Escola Superior e iniciar o processo. Eu, quando cheguei tive o reconhecimento pleno da minha licenciatura em Português- Inglês da UFRJ e comecei a trabalhar concorrendo às vagas do Ministério. Por sorte, consegui efetivar poucos anos depois e estou a ponto de reformar-me (aposentar-me). Mas sei de gente que precisou de estudar pelo menos dois anos para fazer algumas cadeiras (que podem ser ainda bastantes). No pré-escolar e no primeiro ciclo não sei bem como funciona, mas é questão de tentar saber. Nunca fui discriminada por ser brasileira, mas digo que não é nada fácil. Adorei a sua simpatia e gostava de conhecê-la. Moro perto do Porto, na região de Aveiro. Beijinhos e espero ter ajudado.
Muito interessante seu comentário, nesse caso as habilitações acadêmicas/diploma só precisa ser reconhecidos no consulado português do Brasil?
@@ElaineManuela Tirei a minha equivalência há mais de 39 anos. O melhor é contactar uma universidade portuguesa para saber o que e preciso fazer.
E tentar saber que universidades têm um currículo parecido com o da vossa universidade. Pelo que constatei, é necessária a frequência de algumas cadeiras. Tenho uma amiga que precisou fazer 9 cadeiras. Mas cada caso é um caso.
Pois, o problema é que muitos professores brasileiros pensam que chegam aqui e vão bater às portas das escolas à procura de uma vaga. Quando expliquei a um que rinha de concorrer a um concurso nacional mas só depois das habilitações serem reconhecidas.
As pessoas para trabalhar nas escolas têm dw concorrer a concursos abertos,tanto para professores como para auxiliares de ação educativa. Não é mandar currículo a qualquer hora. E não há professores auxiliares. Ou são professores ou auxiliares de ação educativa
Olá. Moro em Aveiro também 😊
Parabéns pela coragem, pelo profissionalismo e competência. Reinventar-se é o segredo do sucesso e, nesta área, és mestre.
Maravilhosa, humana, resiliente, te admiro seu material é magnífico, que Deus continue te abençoando a cada dia!!
🥰😘
@@professoremportugal
SUA VIDA NA TERRINHA 🇵🇹
DOS MEUS AVÓS
É PIOR QUE A DOS
CIGANOS😫🔥🙏
Que linda,que legal falando também 🙌🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Nossa vida é curta, precisamos aproveitar e ser feliz! Tem sacrifícios que não valem a pena.
Foi longo mas gostei de ouvir ! Parabéns pela força de coragem . CRER E QUERER PARA VENCER . Novo inscrito .
Esse é o vídeo...meus. Professora eu lê apaixonei...eu como imigrante no seu país passei por algo idêntico. Admiro a sua resiliência...persistência e competência.
....meus?professora eu lê...apaixonei...
Como...????😮😮😮
òtimo vídeo
Admiro muito você ❤
O mesmo se passa com Portugueses para legalizar no Brasil a nível profissionais é complicado também tem que ser recíproco .....nem para legalizar descendentes de Brasileiros tudo é complicado no Brasil......o Brasil não aceitou o Acordo de Ensino de Bolonha o que queria só facilidades.....mesmo o USA assinaram mas colocaram a ressalva de mesmo reconhecem mas tem que fazer um ano de algumas cadeiras meu filho é Médico Dentista e Professor Catedrático foi convidado para ir para Boston mas teve que fazer um ano ao mesmo tempo que exercia na área de ensino e investigação.......só agora é que reconhecido e pode até exercer por conta dele.......
Em Portugal, neste momento os auxiliares não são mais empregados do Ministério, e sim das Câmaras, Que eu saiba, não exercem funções de professor.. Espero ter ajudado, Sei que você tem um vídeo sobre a questão das equivalências. Vou ver.
Claro que as auxiliares não podem dar aulas. E como ser professora a falar um português que nada têm a ver com o nosso? E mais os professores são colocados por concurso público
Aqui não há curso de pedagoga. Nem sabemos para que serve.
@@L_una188 : Pode não haver curso só de Pedagogia, mas estuda-se Pedagogia, Didática, Psicologia... em qualquer curso que dê para o ensino, principalmente no Ensino Básico.
@@MarianaMendes-u9c sim,eu sei. Só não sei para que serve um curso de pedagogia. Será o equivalente ao nosso magistério primário?
@@L_una188 : Um curso só de pedagogia também não sei. A não ser que seja para ensinar pedagogia, entre outras técnicas de ensino, a futuros professores.
Ótimo vídeo! Sucesso no seu canal!
Olá Prof, boa noite, ou seja, para sermos Pedagogos em Portugal precisamos pagar algumas disciplinas da licenciatura e depois fazer o mestrado em alguma universidade portuguesa? E depois de tudo isso, ainda há obstáculo referente ao nosso sotaque? Obrigada por suas informações e por seu carisma :)
Que vídeo motivador.❤❤❤
Eu tenho quase o mesmo exemplo seu. Muito desanimo com relação a nossa profissão em Portugal.
O desânimo de professores portugueses no Brasil deve ser bem maior, pois nem para empregos muito mais simples eles podem falar o Pt-PT tão facilmente como os brasileiros falam em Portugal o Pt-BR.
Em Portugal não há professores auxiliares... Há sim auxiliares de educação. (antigos "contínuos").
Da desânimo mesmooooo
Pode mostrar o modelo do currículo que vc fez bo início para auxilir de educação?
Você poderia ter citado os preços… quanto ganhava como auxiliar e os valores dos reconhecimentos.
Em Portugal, por norma, um professor tem uma licenciatura em ensino ( independentemente da área) que inclui um estágio profissional de um ano. Se não for profissionalizado, as hipóteses são muito limitadas.
Para os Brasileiros será fundamental dominar a estrutura do português Pt, mesmo para as aecs porque nessas idades as crianças absorvem tudo e é imperativo usar a nossa norma linguística.
Neste momento qualquer professor tem de ter um mestrado. Licenciatura em ciências da educação e depois o mestrado na área em que pretende lecionar
pessoas quem lêem ??? pessoas que lêem ; 😁😄😛
Estou sentindo na pele esses desânimos, desafios. Estou a 1 mês e meio em PT e já percebi que será bem difícil ser professora na cidade onde estou (Figueira da Foz - Coimbra) nenhum currículo que enviei teve retorno, nem para entrevista. Não importa minha experiência, eles não consideram. Trabalhei 19 anos na educação do BR, em diversos setores, ministrando aulas, coordenação e supervisão e isso aqui não importa. Pode ser a cidade, ou o tempo que estou, vamos ver...O que estou na dúvida, no momento, é se realmente tento meu reconhecimento específico, mesmo que precise fazer aulas para completar a grade curricular ou se apenas faço o reconhecimento de grau e foco em trabalhos fora da educação. Assim como no BR a educação tem muitos desafios e muita desvalorização, será que compensa lutar para estar neste lugar?
Fico incrédulo, como uma pessoa já com uma carreira docente no seu país de origem e com créditos afirmados, se arrisca a emigrar para um país completamente diferente do outro lado do oceâneo ou seja como se diz na gíria, "dar um tiro no escuro" . Sinceramente tiro o chapéu à vossa coragem.
Agora imagine o desânimo que teria um professor português que quisesse ir dar aulas para o Brasil!
Se mesmo para ir fazer limpezas os brasileiros fazem troça da maneira de falar dos portugueses e estes acabam por ter que começar a falar à brasileira... se pretendessem entrar no ensino brasileiro... imagine o que lhes fariam!
😮oieee ,minha família também se mudou de Lisboa pra Coimbra e realmente por esse lado parece ser muito ruim de serviço!! Ficamos entregando currículo e nada de chamarem !! Mas te desejo tudo de bom,que Deus te abençoe.❤❤🙌🏼
Fez equivalência do diploma e reconhecimento de grau?
Podes mandar os currículos que quiseres. Vaga de professor em Portugal só por concurso público.
Tay, gostei muito do seu vídeo.
Estou me organizando para ir a Portugal em outubro, já bateu esse desespero viu😂 isso que ainda estou na fase de organizar os documentos.
Muito obrigada por compartilhar suas experiências.
Calma, o desespero não ajuda rsrsrs... vai dar certo, mas tbm dará errado 🙃, para depois dar certo outra vez 😘
Não quero aumentar os seus desânimos, e também não sei qual é a sua área de ensino. Mas permita-me fazer-lhe uma pergunta: Eu sou portuguesa e professora em Portugal. Se fosse para o Brasil, será que podia continuar a exercer a minha profissão nas escolas brasileiras?
Tenho dúvidas sobre essa possibilidade, até porque no Brasil não devem ter grande contacto com o Português europeu: Os livros portugueses comprados pelo Brasil passam por reedições para os abrasileirar, o que nunca se fez em Portugal aos livros brasileiros. Programas portugueses (de TV) que o Brasil comprou foram dobrados (dublados), e se algum discurso de um político português passar nas TVs brasileiras, ou dobram o que ele diz ou põem legendas (isso também não acontece em sentido inverso). Enfim, temos que admitir que o nosso Português é diferente, e isso é um aspecto importante para o ensino, principalmente para as disciplinas mais teóricas.
Claro que acho possível trabalhar em Portugal como professora auxiliar, mas não sei se mesmo isso seria possível no Brasil para uma professora portuguesa.
Também acho que a reciprocidade é importante, independentemente da maior ou menor facilidade dada pelas leis. É que se as leis portuguesas lhe permitissem ser professora de qualquer disciplina, duvido que os pais (e os próprios alunos) aceitassem alguém que não fala (provavelmente não escreve) o nosso Português, que faz parte da nossa identidade como povo. Outras profissões de contacto com o público são aceites, desde que haja ao menos uma pronúncia e vocabulário compreensíveis, mas professora... só se for de disciplinas como Educação Física, Música, Desenho e Pintura, Trabalhos Manuais, etc, e mesmo essas só dominando razoavelmente o Pt-PT.
Aqui há alguns professores estrangeiros nas universidades, mas geralmente para ensinar a Língua deles (Inglês, Francês, Espanhol...).
Desculpe a minha sinceridade.
Acho que ninguém vai responder à sua pergunta. São dois pesos e duas medidas... considerados "normais". 😵💫🤔🙄
Em Portugal não existem professores auxiliares
@@fatimaagostinho950 : Existem ATLs, explicações... Será que se pode trabalhar em alguma coisa relacionada com o ensino (à parte Línguas estrangeiras) sem dominar bem o nosso idioma (Pt-PT)?
E será que professores portugueses poderiam ir para o Brasil trabalhar, ainda que só como professores auxiliares?
Aceitaríamos sim. Aceitamos os médicos bolivianos, cubanos, espanhóis que tem inúmeras variações linguísticas, por vezes temos dificuldades para os entender. Mas não há recusa em ser atendido por tais.
@@aprendabrincandocomatiaca : Não é a mesma coisa que professores. Os médicos (e algumas outras profissões) têm apenas que se fazer entender, e só de vez em quando. Não vêm para ensinar nada, nem estão em contacto diário com os mesmos portugueses (ou brasileiros). Um médico cirurgião até pode operar um doente sem lhe dizer uma única palavra. Claro, convém que saiba o Português suficiente para se fazer entender, mas a maneira de falar dele não vai servir de modelo a ninguém.
Sou formado em pós graduação em geografia e também licenciado em pedagogia
Adorei 👏🏻👏🏻👏🏻 parabéns pelo vídeo! 😘😘
Acabei de me escrever no seu canal, tbm sou do GOIÁS e moro em Brasília!
Minha filha é professora! Formada em Pedagogia na Universidade Católica de Brasília! Vi em outros vídeos q não é possível ser professor em Portugal, até PQ lá não existe o curso de pedagogia! Aí vem a questão da língua, a história e a geografia do país que é diferente, muda o contexto!
Ela ficará habilitada a dar aula se fizer um mestrado em educaçao basica em portugal. Podera tambem validar os diplomas de formaçao do Brasil. É possivel sim.
Todos os cursos que se destinem ao ensino em Portugal têm pedagogia. Depois há que fazer o mestrado na área que se pretende leccionar. Só a licenciatura de pedagogia (Ciências da Educação) não é possível lecionar
Oi Tainara! Gostei muito de seu vídeo. Também sou pedagoga e dou aulas de reforço (português e inglês para crianças e adolescentes do 2º ao 7º ano) aqui no Brasil (por enquanto}, mas gostaria de saber se é possível atuar como explicadora em Portugal, se vale a pena, como é essa realidade aí? Muito obrigada.
Olá, simmm...vale bastante a pena...
Pq aqui as explicações são muito comum. Assista uma live minha com a prof Nathália aqui no canal, ela relata bem a realidade dela como prof explicadora 😍🥰
@@professoremportugal 😍Vou assistir sim! Obrigada!🥰😘
Dê aulas para centro de estudos
Nos Centros de Estudos exigem ou exigiam currículo e ela não é professora em Portugal. Não pediu equivalência. Pareceu-me ouvir ela falar em pré-escolar. Logo, para que disciplina/s está ela apta.
Eu estou bem desanimada
Que canal show.. parabéns.
Tenho uma dúvida. Minha esposa é professora de inglês formada a 8 anos. Como é o mercado aí? Eles aceitam? Só tem graduação
Obrigada! Sim, para a área do Inglês é bem abrangente aqui, não significa q ela não terá que organizar documentação...
Auxiliar de acção educativa. ...toma conta dos alunos pequeninos...no recreio...
Triste e ver o cara na tv .vítimas do incêndio morreram queimadas.
"Nao corra atras das borboletas, cuide do seu jardim pra que elas voltem." Precisamos nos adaptar à realidade que estamos inseridos, um profissional qualificado sempre encontrará o seu lugar.
Estou muito desanimada! Preciso de ajuda! Muito bom o vídeo!
O BRASIL INTEIRO TA INDO PRA PORTUGAL
Você fez o reconhecimento do diploma ou não?? Estou pensando em fazer o meu, é caro, mas acredito que só assim conseguirei entrar na área da educação.
O Ventura do Chega vai fichar a porta se NAO vira um favela brasileira
Este país vai virar uma favela brasileira. Estou muito apreensiva.
@@thelittleadelphi2042o ventura do chega só não gosta de pretos, ciganos ou monhés. Merda brasileira é á vontade. Até os tem no partido.
quwria mt saber como vc se manteve como auxiliar em outro país
Pro que vídeo incrível! Como abre a nossa mente para novas perspectivas! Muito obrigada
Que bom que ele atingiu o objetivo. Fico feliz 🥰😊💖
Você tem o modelo do currículo? Com a nomenclaturas corretas?
Brasil aceita todo mundo de onde vier, e os paises la fora ate a profissão eles desvalorizam mais ainda, misericórdia, tem wue mudar mesmo de profissão....
Oi Prô Tay preciso da sua ajuda, please....Onde encontrar aquele documento declaração para qualificação para docência aqui no Brasil??? Por favor me ajude. Obrigadaaaaa
.
Naide me chama no whatsapp que eu tento lhe ajudar. O contato está no site www.professorauxiliar.com
Boa tarde meu nome é Elias de Souza Alves moro em Praia Grande SP
Oi, tenho acompanhado seu canal e te acho muito bacana.
Sou professora a 28 anos e vivo aqui já a 3 anos.
Vejo a luta dos colegas a tentar se colocar no mercado de trabalho e acho que vc tem ajudado muito.
Todavia, hoje com os arrendamentos, com toda a dificuldade financeira que se tem cá, e com o pouco retorno que temos mesmo depois de todo processo de reconhecimento que é tão desgastante e tb dispendioso, acho que vale a pena uma pergunta e uma discussão a volta do tema, pq cada dia que passa, vejo muitos colegas ainda no Brasil querendo começar todo o processo, mas sem saber da realidade mesmo, saber os ganhos, saber se é possível sobreviver aqui com a profissão e se realmente existem várias oportunidades.
Não é uma crítica de forma nenhuma, é sim sugestão de uma professora que fica muito triste quando colegas tão esforçados ficam sem alternativa nenhuma.
A gente pode conversar um dia desses, pra também debatermos essa parte, que é de grande valia prática.
Beijinhos
Oi Denise...
Obrigada por acompanhar 🥰.
Sim, e eu tbm concordo com vc. Há possibilidade, mas nem todas depende somente de nós, infelizmente, pq sempre damos os nosso melhor.
Gostei muito da ideia de fazermos algo a resposta do tema sim 🤗. Vamos organizar e marcar 🙌🏻👏🏻.
Oi,Você trabalha a área da educação aí?Quantos anos de trabalho pra ser jubilada aí?A experiência daqui do Brasil conta ou seja dar pra aproveitar o tempo de trabalho daqui para se jybilar aí?
@@marienesantos6948 oie, trabalho sim! É numa função que não tem no Brasil. Tenho 2 vídeos onde conto como trabalho no canal... AEC e Monitor do CAF.
@@marienesantos6948 o tempo máximo para a reforma (jubilar) são 70 anos de idade. Com relação ao aproveitamento do tempo de trabalho no Brasil eu realmente não tenho muito ideia do assunto.
Denise Camargo, veja como escreveu " sou professora a 28 anos", seria Há 28 anos.
Como é possível ensinar se não sabe utilizar o verbo haver e confunde com uma articulação.
Desculpe a frontalidade mas é por essas e por outras, que os vossos diplomas não são reconhecidos. Mas não desanime,
Existe um canal de um PT que ensina o português de PT " Portuguese (qq coisa) Leo",
Compreendo a vossa frustração, mas o PT do Brasil é diferente até gramaticalmente.
Penso que se esforçarem nessa aprendizagem têm as portas abertas. Abraços !!
E se tiver especialização na área de educação?
Para esses outros cargos que não precisa da validação do nosso diploma aí em Portugal, nas entrevistas, foi necessário apresentar o diploma ou confiaram no currículo?
Confiaram só no currículo.
@@professoremportugal , precisa dominar o inglês para esses outros cargos?
Oi! Você não pode fazer o mestrado por conta do diploma? Não entendi muito bem, estou a procura de mestrado e sou formada em Pedagogia.
Não posso fazer mestrado que atribui qualificação para a sala de aula 🙂
Como assim? Não pode fazer o mestrado para atuar em sala de aula comk professora regente? Ou se for uma área específica pode ou não? Exemplo: Mestrado em Ensino Especial, pode?
Existem mestrados específicos que atribuem a qualificação profissional. No caso da Educação Especial pode fazer o mestrado, mas para atuar como professora do ensino especial precisa ter 5 anos de atuação no ensino regular aqui em Portugal.
Nem a AEC nem o ATL lhe dá equivalência de professor. É trabalho precário, a recibos verdes e não é professor da escola pública. A AEC e ATL tem a ver com um contracto entre a autarquia ( e não o governo) e associaçào de pais.
Vc fez a validação?
Sim, hoje eu já tenho o reconhecimento do grau e da qualificação profissional 😉
Pra ser auxiliar eles exigem o que?
As vezes um Curso de Auxiliar de Ação Educativa
Parabéns Tay ! Uma dose e tanta de resiliência né ?!
Tem que ser não é querida!? 🥰💖
CHEGAR EM OUTRO PAÍS QUERENDO EXERCER A MESMA PROFISSÃO É COMPLICADO. É MELHOR OLHAR PARA BAIXO. ESQUECER QUE "EU SOU, EU ERA" começa do zero que vai dar tudo certo.
Nada ver, eu não gosto desse pensamento. Eu discordo cordialmente, no nosso país não é assim! Quem estudou ou já foi em hospitais em grandes cidades sabe perfeitamente como é trabalhar com pessoas de outras nacionalidades na sua profissão de origem. Trazer pessoas diferentes e qualificadas aumentar a produtividade. Esse pensamento é bem parecido com o de alguns antigos, com todo respeito,
Eu acredito que numa fábrica de batatas uma pessoa com maior qualificação tem mais utilidade vai do gestor saber reconhecer e saber usar esse recurso, em país anglo-saxão as pessoas simplesmente te aproveitam se vc falar o idioma e mostrar mérito. Meu pai se tornou manager em uma empresa de restaurantes na América, simplesmente por mostrar aptidão.
Hoje recebi proposta de trabalho em uma empresa de engenharia americana. Vamos ver. Não acredite que todo mundo tem que sofrer quem tá preparado só tende a vencer.
@@ErickQueirozSNIPES, mas o ensino do Brasil teria de ser melhor que o ensino de Portugal, o que não é o caso.
@@luka583faço doutorado em Portugal e posso dizer com toda tranquilidade que o ensino brasileiro é MELHOR que o português.
Desejo saber com qual base você afirma isso.
@@SLP.5932um país de terceiro mundo comparado com um país europeu? Vocês nem falar sabem e então na escrita até Deus leva as mãos á cabeça. Tenha juízo.
@@SLP.5932Não. Não é.
Alguém pode me ajudar a entender os caminhos pra fazer reconhecimento de diploma de pedagogia para fazer mestrado em Portugal? Não tenho interesse em atuar como professora, mas talvez em escolas de outra forma sim (auxiliar/administrativa)
Isabella se não tens interesse em assumir sala, podes fazer somente o reconhecimento de nível do teu grau...pelo site da dges...
@@professoremportugal obrigada, querida!
Olá! Sou pedagoga e trabalho na área a 15 anos, meu esposo foi pra ir em fevereiro, está em Aveiro, eu pretendo ir ano que vem, sei que provavelmente não poderei trabalhar na minha área, mas ficarei feliz se puder pelo menos fazer parte da educação de alguma forma, se puder me dá dicas ficarei grata! 🙌🥰
Oi Keila, vc está no lugar certo 😍🥰🙏🏻
Me chama no whatsapp que está disponível no site www.professorauxiliar.com 😉
Eu vou te contar algumas possibilidades que vc tem sem precisar ainda do reconhecimento da qualificação 🤗😘
É melhor trancar a graduação no Brasil e continuar em Portugal. Kkkkk
Não tem que desanimar pois o português verdadeiro é muito diferente do português brasileiro. Ou seja não é igual a leitura nem a escrita. A não ser fazer estudos em Portugal para se formar
"português verdadeiro" qual? aquele que seus antepassados falavam a mais de 1000 anos atrás? aquele do "descobrimento"? esse Português que falam hoje?
@@mayrapatriciapintovieira1036 por acaso no Brasil ficaram com mais expressões desse tempo fo que em Portugal. O que acontece é que nem o vocabulário nem a construção frásica é igual o torna a tarefa difícil para qualquer professor brasileiro que queira lecionar português. É só essa a diferença
Olá achei seu canal hj! E comecei a assistir seus vídeos. Estou gostando muito. ❤
Me tira uma dúvida... Qual o valor do salário médio de um auxiliar nas escolas?
Qual o caminho que devo percorrer pra ser um professor em Portugal
Cara, não vale a pena. Muita humilhação e xenofobia. Melhor estudar para concursos no Brasil. Não vale a pena
Se é brasileiro, deve começar por aprender e dominar bem o Português falado em Portugal. Ou seja, adquirir uma competência que qualquer professor português teria que adquirir (relativamente à variante brasileira) se quisesse ir ensinar em escolas brasileiras.
@@odisseu5082xenofebos são vocês até com os próprios brasileiros quanto mais com os outros povos e ser professor no Brasil não é o mesmo que ser professor em Portugal, a língua já nem é a mesma.
Eu desanimei também....mas por outros motivos... Eu tenho a qualificação mas os problemas não acabam aí....provar a nossa capacidade é uma tarefa diária... E cansa...
é verdade!
Só para reflexão! O meu filho frequentava no Brasil um colégio privado, Complexo Agostiniano. Reparei que, já no 3º ano, ele não sabia ler nem escrever uma letra e muito menos a somar e subtrair, em contrapartida sabia muito bem dançar, cantar e pular que era o que ele mais fazia na escola. Tive de o matricular numa escola em Portugal onde, eu e ele, tivemos as maiores dificuldades para o manter no 3º ano. Sendo a mãe dele coordenadora de escolas no Brasil (PE) já tive oportunidade de assistir a funcionários a substituírem professores na sala de aula o que é perfeitamente inaceitável na nossa visão do mundo. Hoje o meu filho vai frequentar o 8º ano e é um aluno normal que chega a ter notas boas. Enfim, será que a necessidade de adquirir mais capacitação pelos professores não radica nestas diferenças fundamentais?
Sou doutora em Humanidades, e vou te dizer uma coisa, a Filosofia, por exemplo, é a mesma em qualquer lugar do mundo, porque estudamos História da Filosofia e os grandes pensadores são todos europeus, rsrs.
3o Ano é não sabia ler e escrever? E vc só se deu conta disso em PT? Não é normal nem em escola pública.
@@mandalamisticamas o problema está na fala e na escrita. Brasuca a escrever chega a ser criminoso de tanto erro. Terceiro mundo.
Sou pedagoga,moro em Goiânia. Eu vou pra Portugal em agosto. Estou terminando uma pós graduação em psicopedagogia e tenho pós em AEE.Trabalhei no estado e na prefeitura.Tenho o antigo curso de magistério. Já trabalhei como auxiliar educativo,educadora social,professora de apoio de crianças especiais e professora referência. Será que consigo alguma vaga?Vou morar na região de Braga.
Desde já te adianto que reconhecimento de grau vc só consegue em curso académico (Licenciatura, mestrado e doutoramento), toda a sua experiência pode ser uma mais-valia no Currículo. Com relação a conseguir algo, infelizmente nunca é 100% certeza, pois não depende somente da nossa vontade... existem Ns fatores que influenciam.
VIDA DE CIGANO😫🔥🙏
DESÂNIMO É UM DETALHE🥵🥵
😂😂😂
que lhe aconteceu? já voltou pro quentinho?
Pretendo fazer a validação e habilitação em física,como está o mercado de trabalho para esses profissionais em Portugal?
É uma das áreas específicas que mais tem falta de professores 😊
Podes vir tranquilo. A Europa tem falta nas áreas de Química , Física , Biologia e Matemática. E quanto a Portugal a maioria, mesmo os que fazem o licenciamento caem fora pra outros sítios, que tem o custo de vida menor e salário dobrado. Logo, Portugal está com uma grande demanda de exactas. Até 2030 eles irão precisar de mais de 54 mil novos licenciados, pois irão se reformar muitos e são poucos os que fazem um licenciamento e permanecem no Portugal. Logo , tu terás provavelmente até a reforma, emprego garantido, lógico, se fores um bom profissional.
Chegou a fazer? Estou no processo com receio do valor de aproximadamente 4 mil reais e sem garantia de deferimento e muito menos de conseguir vaga nessa área ai. Também sou Físico
@@jeffsilva6351 olá, estou fazendo o mestrado em ensino de física,onde estou fazendo a avaliação da capes é 5, então posso fazer a validação automática,sai mais barato.
Esse valor deve ser para outro processo de habilitação mais demorado e mais burocrático, mas se puder faça um mestrado com conceito da capes maior ou igual a 5.O mestrado tem que ser em ensino de física
@@jeffsilva6351 estou fazendo o mestrado profissional
O @JoseSilva está com muito tempo. Em todo canal de professores brasileiros o encontro com seus comentários xenofóbicos. Logo se vê que ele não sabe quem são os brasileiros. Muitas coisas nos entristecem.Inclusive essa xenofobia. Porém nada nos derruba.Vai se tratar.
Mas felizmente voltou a animar outra vez, o país precisa de caras bonitas, a falar Achim....do Brasil...
Já estamos a utilizar palavras brasileiras em portugal,e isso não deve acontecer sob pena de que passariamos a falar brasileiro,ou seja a lingua de um país estrangeiro
Querido, a língua do Brasil é a mesma que de Portugal, não existe língua brasileira, falamos português! 😒
Se as crianças na escola escutarem uma professora brasileira a falar ,em pouco tempo eles vão falar igual a ela,não está certo portuguêses a falar brasileiro em Portugal,portugal tem a própria lingua de portugal, se assim não fosse, em pouco tempo,portugal passaria a falar ,,brasileiro,,quermos falar a nossa lingua de portugal e nao pode brasileiros implantarem a lingua falada em brasil
Mas vieram aqui roubar as nossas terras e enfiaram goela a baixo seu idioma costumes e cultura europeia nos nativos daqui. Se tivessem deixado a gente em paz, não falaríamos nem o português, mas o Tupi - Guarani. Agora vem com esse discurso xenofóbico de que não querem brasileiros falando a língua influenciada por vocês aí no seu país. E vocês vem pra cá desde 1500 encher o saco, abrir suas padarias e ainda maltrata funcionários, exploram, pagam pouco mas vivem do nosso dinheiro. Se não querem brasileiros no seu país, também não venham para cá, pois já aguentamos demais vocês aqui estragando tudo desde que Pedro Álvares Cabral se meteu em nossas terras e cometeram atrocidades com os indígenas. Você deveria ter vergonha de dizer isso.
To passada que voce tem o mesmo quadro feito a partir de uma quebra-cabeças que eu tenho ! Ele é lindo! Estou pensando em me tornar professora e ja pensei até que ele poderia ajudar no cenário caso eu fosse gravar videos rs..
Eu amo puzzles, rsrsrs... esse foi o maior que já montei. Mas tenho outros pequeninos espalhados pela casa. 🥰
Eu ainda estou perdida. Estou cursando letras- português aqui no Brasil. O que preciso fazer para dar aula em portugal ? Preciso ter mestrado aqui no Brasil , ou fazer mestrado em Portugal? Fiquei confusa pq fiquei lendo os comentários tmbm 🥺
Termine sua licenciatura, depois reconheça-a aqui e procure fazer um mestrado aqui 😉
Eu queria começar por dizer que, todos os brasileiros são bem-vindos a Portugal.
Tal como no Brasil, aqui em Portugal, quando alguém se candidata a um emprego, é suposto que a pessoa tenha as devidas competências.
Quem desempenha as funções de docente, não necessita apenas de um diploma, necessita também de competências linguisticas.
Pelo seu vídeo, eu percebi que existe algum problema na sua formação! Você comete alguns erros linguisticos, erros que são irregulares ao desempenho das funções de um professor.
Você tem todo o direito de ser professora, mas deve ter a consciência que necessita de competências para o efeito.
Comentário mais idiota. Por ele, vê-se que a professora tem muito mais competência do que tu, em múltiplas áreas.
Completamente de acordo. Muitas profissões exigem competência linguística, e a de professor é das que mais a exigem. Ou será que no Brasil aceitariam um professor a falar português lusitano?
@@MarianaMendes-u9c perdoe o meu comentário, mas as suas palavras apresentam alguns equívocos.
Eu não me refiro ao vocabulário ou ortografia, componentes que distinguem o português BR do PT, eu refiro-me à construção linguística.
O professor, seja ele de origem brasileira ou portuguesa, para o correto desempenho de funções, deve saber falar corretamente, seja a língua oficial do Brasil ou de Portugal.
No vídeo aqui publicado, percebe-se que o seu autor carece de algumas competências tão necessárias à carreira de docente.
@@joaomarques513 : Eu referi-me às competências linguísticas em geral, que são as competências de qualquer professor português que fala e ensina a língua portuguesa lusitana (ou outras matérias através dessa língua), seja vocabulário, ortografia, pronúncia, construção frásica ou outros aspectos. Claro que a autora do vídeo carece de algumas competências para ser professora em Portugal, mas talvez sejam suficientes para o ser no Brasil.
@@MarianaMendes-u9c Possivelmente tem razão.
Com todo o respeito e não encare como insultuoso. Mas acha realmente que tem as competências para ensinar crianças portuguesas?! Principalmente numa idade tão nova (as crianças), então vamos lá:
1- É suposto crianças portuguesas/residentes em Portugal aprenderem português de Portugal
2- É suposto crianças portuguesas/residentes aprenderem História de Portugal e "pré-Portugal" (para nem falar que alguns professores brasileiros mandam alunos brasileiros verem vídeos que pouco ou nada têm de Historia do Brasil, mas sim de uma História deturpada, portanto já isso me deixa de pé atrás)
3-É suposto as crianças portuguesas/residentes adquirirem valores/cultura portuguesa.
etc etc etc
Eu penso que numa idade mais velha, não exista qualquer tipo de impedimento ou de uma disciplina em especifico (como matemática,química, educação física, etc) quando elas estão realmente separadas, mas visto que levou para uma das perguntas que não lhe responderam (Que acho que deveria ter tido resposta mesmo que negativa) o facto de ser brasileira... Deixo a pergunta, você sentia-se preparada para ensinar crianças os 3 pontos que acima mencionei?!
É que eu acho que não tem a ver com ser brasileira ou norte americana ou qualquer coisa qualquer, mas sim de não ser a pessoa indicada para ensinar qualquer um dos 3 pontos acima mencionados e sim por ser-não portuguesa, ou pelo menos não nascida em Portugal, ou que não teve a sua educação quase toda feita em Portugal segundo os padrões portugueses e a assimilar não só a História, como cultura e português de Portugal. Eu sei que a língua do Brasil também é português, mas eu enquanto português quero que as crianças aprendam da nossa forma. (sei que muitos brasileiros viram isto como xenofobia quando referenciado numa noticia e enfim...)
Eu sei que todos os portugueses têm os mesmos direitos, caso vc já tivesse nacionalidade portuguesa, mas a pergunta que deve fazer não é porque não me aceitam, mas sim se você teria essas capacidades, antes de julgar não me respondem por ser brasileira.
Não estou a desqualificar a sua qualidade enquanto professora/educadora de infância, até porque não tenho conhecimento para dizer se é boa ou má e quero acreditar que é boa.
Ter a "nacionalidade " não quer dizer que seja ou se sinta portuguesa.
@@ruinunes7365 Ter nacionalidade quer dizer que é português, o problema é que é dada com facilidade a mais atualmente. (falta de requisitos culturais etc etc)
Se é visto(a) como português(a) pelos portugueses é improvável, pelo menos numa fase inicial, mas perante a lei é.
Vou decepciona-la, tenho nacionalidade portuguesa, mas nasci no Brasil, tenho diploma da Universidade Nova, 2005, História, só não lecionava antes porque não quis. Aliás, tenho diploma da Universidade Católica Mineira, e Universidade Nova, o fator impeditivo foi no início as próprias dificuldades da profissão quanto a mobilidade, não estava disposta ficar de cidade em cidade com duas crianças.
@@ForbiddenDreams007 1) Teu texto é 100% xenófobo.
2) Teu país fez um acordo com o Brasil sobre a língua portanto ela não precisa aprender português de Portugal.
3) Matemática, Literatura, Biologia, Ciências não mudam em país nenhum.
@@luizacostapinheiro8484 QUE PENA QUANTO A XENOFOBIA!!! Principalmente quando no Brasil o que não faltam são piadas xenófobas contra Portugal.
Além que acho que deveria ler novamente.
Porque primeiro eu nunca disse que deveria ou não aprender. Falei das crianças portuguesas! O que é bem diferente e acho sim que até uma determinada idade, os professores devem ser portugueses que incutam valores portugueses e cultura portuguesa!
Se não gosta do que eu digo ou não consegue atingir é um problema seu!
Mas acho que deveria reler o que eu escrevi, porque claramente não percebeu à primeira!
Sou formada em letras literaturas pela UFRJ e tbm fiz o curso de formação de professores no Brasil. Tem alguma possibilidade de trabalhar em alguma área da educação aqui em Portugal?
Tem várias possibilidades. Chama no whatsapp: wa.me/351920364970
A Auxiliar de Acção Educativa ganha muito mal ?
Depende da instituição...😁
Mas o base é um salário mínimo p oito horas de trabalho.
Professorauxilar, Claro q é complicado exercer a sua profissão em PT. SE fosse uma licenciatura em Química , Matemática etc.., teria mais oportunidades pq aí não entra o factor da língua.
Agora ser educadora de Infância e não saber falar e escrever o Português de PT, é de facto complexo. Todas as humanidades serão impeditivas ( História, Geografia, Filosofia ) pq implica o factor da língua.
Agora, tudo o que se relacionar com ciências exactas, eu penso que terão mais oportunidades. Digo eu, que sou uma leiga no assunto, mas vou pela lógica. Estou a falar do ensino básico (até ao 12º ano).
Depois no superior, tudo muda de figura. Um doutorado pode ensinar qq coisa na Universidade.
SE existirem por aí doutorados, podem candidatar-se a qq Universidade, desde que tenham obtido o grau numa Universidade de prestígio. Para as Humanidades, um doutorado na UFRJ ou Na Católica de S. Paulo é quase garantido. Nas exactas, não sei mesmo. Muita Força e vai consguir!
Na verdade nenhuma matéria é impeditiva, pois as aulas são planejadas e seguem o plano de ensino da instituição, nenhum professor ensina o que quer, assim de qualquer jeito, sem plano de ensino e alinhamento metodológico com o centro de ensino que está lecionando. Se seguir o plano de aula, o próprio conteúdo, produzido por profissionais conteudistas portugueses, trata de alinhar qualquer regionalismo linguístico ou possíveis falhas informais, garantindo a formalidade da sala de aula. Portanto, a não ser que você considere que seus profissionais de conteúdo em Portugal , sejam incompetentes ou desleixados, não vejo qual seria o problema. Quanto ao que o professor faz e como fala em meio informal , em chats ou em sua vida privada, é problema dele.
@@sandrojoanastiak , vamos começar pelo termo que utilizou "aulas planejadas", em português de PT seriam "aulas planeadas". Depois é natural que um licenciado em História ou Geografia no Brasil tenham outro foco que não o do Português. No final é isso que faz a diferença entre as culturas dos diferentes povos. Sou PT que faz parte da União Europeia, conheço pouco das história particular de cada país que faz parte dessa União. Conheço os fundamentos que os fizeram aderir, o resto pouco ou nada sei à excepção da França e da Alemanha. Vai-me dizer que os historiadores do Brasil sabem tudo sobre a nosa história particular?? Devem ser umas enciclopédias andantes. Tenha juízo!!!
@@soniasantos6907 Não estou em Portugal. Estou na internet. Para de pensar nessa micro-caixa. Se é para falar de língua mãe, então vamos ao Galego e estaremos no mesmo barco. Quanto a "União Européia", ora, vens falar de União Europeia e não consegue lidar com simples diferenças ortográficas da mesma língua, em um bate papo informal no youtube, fazendo um dramalhão. E não tente de usar espantalhos falaciosos, o foco da tua crítica eram aulas para crianças, foste refutada por não entender nada de metodologia pedagógica ou de docência e resolveu pular pro espantalho história. Tragicômico. Aprenda a diferença de meio formal e meio informal. Pra quando vir a bater papo em chat não ser mal educada, puxando orelha alheia, achando que está sendo culta. E fico por aqui. Siga ai com seus devaneios lusocêntricos como quiser. Block.
@@sandrojoanastiak , Está na Internet,muito bem. Isso é algum país?? Bem sabemos q a Internet é o país de todos mas isso não me identifica com nada.
Agora, já percebi que ficou magoado / irritado com as minhas palavras. Sub-entendo que é prof. neste país ( quem é o colégio particular que o contrata??). Então não entendo nada de " pedagogia ou de docência e(... )é trajicômico". Ora vamos lá ver, em PT de Portugal , o correcto seria trajicómico ( não existe assento mudo, nem sei se esta palavra existe), adiante..
Sei distinguir o meio formal do informal, mas quando VIER bater um papo gostaria de o fazer escrever em bom português ( essa coisa do vir , não lembra a ninguém)
Por último, peço desculpa, pelo o meu País ( PT).
Formou-me com uma licenciatura decente ( não sou nada culta). .
Penso que o país ( PT) não tinha intenção de ofender os brasileiros ou o Brasil. Mas agora com a Internet.. vá-se lá saber.,,
Oi mais uma inscrita
Seja bem-vinda 😊
como ai chegas a pot,,e queres ser professora,,nào conheces nada da cultura,,e queres ser professora,,esquece,, faz yout jà nào é nada mau
Oie, já chegou a 124 likes kkk, estou aguardando os vídeos de como se candidatar as vagas de ATL. Abraços!
🤣🤣🤣🤣🤣
Vai ser gravado hoje Andrei. Nesse fim de semana estará on-line 🙌🏻
Que demora pra explicar as coisas....
Querem ensinar crianças em Portugal, à primeira vista acho bem, mas depois professores dizer cadê, nois e veia acha que queremos isso?
E Xenofobia?
Tem...não vou mentir
Primeiramente o processo para validação do diploma é burocrático e caro. Segundo lugar para pessoas quem lêem sobre política e economia PT já sabem que o processo de concurso para professores é pura politicagem, aliás o países tudo sofre de corrupção pior que no Brasil. Aqui não existe os princípios de moralidade ou impessoalidade, é cunha mesmo. O concurso para professores mais exclui que inclui. Pessoas mais velhas nesse concurso tem muito pouca chance, devido a triagem , pois não querem chamar professores que vão entrar e daqui uns dez ou quinze anos se aposentar. Os professores estão em greve aqui por melhores condições de trabalho e pelo fim da mobilidade. Se acha ruim o regime dos professores no Brasil em PT é sinistro. Professoras estão trocando sala de aulas por fazer limpeza. Pega melhor e podem ficar perto das suas famílias. E são professoras com mestrado e até doutorado. Enfim se informe sobre a economia e política do país . Se informe sobre o regime dos docentes aqui é absoleto, sem progressão, injusto com os professores que estão a décadas em sala de aula. Como no Brasil querem mão de obra qualificada desde que não tenham que pagar a mais por isso.
O processo é burocrático, mas qdo penso o quanto eu quis ir embora do Brasil, qualquer processo se torna "fácil" pra mim.
Eu não aceito um Professor Brasileiro dar aulas a um filho meu primeiro tem que saber a História Portuguesa e não a Historia inventada nos manuais Brasileiros e seria o primeiro a reclamar ........Voçês para Nós são estrangeiros o mesmo fazem com os Portugueses no Brasil......
Portugueses estupradores, assassinos, racistas tens medo né? que as crianças saibam que vocês comem as nossas custas.