Meu avô, nascido em 1.932, serviu o Exército Brasileiro na arma da Cavalaria, utilizando-se de cavalos. E foi o único, em meio a mais de 1.200 homens de seu quartel, a "dar um passo adiante", voluntariando-se à Guerra da Coréia, caso o Brasil tivesse que mandar soldados para o conflito. Após o Serviço Militar, continuou lidando com cavalos, eis que se tornou tropeiro e fazendeiro pecuarista. Profissão que exerceu até sua morte em 2.011. Em 2.001 ele se emocionou ao escutar novamente, e pela primeira vez desde que saiu do Exército, o hino militar "Canção da Cavalaria", que eu havia acabado de "puxar" da _internet._ A música e a melodia continuavam as mesmas, e ele até chegou a cantar junto com a gravação !
"Como uma espécie de tributo aos guerreiros do passado" agora entendi porque eles ainda usam o nome cavalaria se não tem mais cavalo! Ótimo vídeo Marcelo.
Verdade neide concordo com você, ainda bem que os coitados foram retirados dessa crueldade se o ser humano que se matar uns com os outros que faça isso só ou com as máquinas sem os animais.
Ótimo vídeo Marcelo. Sou militar de cavalaria da PM/RS (Brigada Militar), e para complementar as informações sobre a cavalaria montada, atualmente ela é empregada nas polícias em diversos países como tropa de choque em situações de distúrbios civis, utilizando de técnicas específicas para tal. Esse emprego como tropa de choque montada, para controle de distúrbios civis, também é feito nas cavalarias montadas do Exército Brasileiro.
Se no alto da batalha arrebentar uma metralha E ferido o cavalo querido tombar Mesmo assim nos redobremos e com denodo pelajemos Por a glória então teremos de o vingar... Avante avante, bravos ufanos, destemidos cavalarianos do exército audas, que nas refregas, nas lutas segas, só de efeitos heróicos é capaz.. Uhhaaa Uma parte de umas das canções da Nobre Arma de Cavalaria do Exército Invicto de Caxias - EB
Quando eu servi ainda haviam cavalos no CPOR/SP 1986, eram manga larga mestiços e bem altos, mas eram apenas decorativos e o uniforme da cavalaria ainda usavam calças de montaria e botas cano alto com esporas, porém só para desfiles, no combate/treino/ralo aí era o camuflado e coturnos. Em 1988 depois que servi , em uma das festas de encontro de reservistas em Campinas foram feitas cargas de cavalaria com cavalos e blindados como demonstração e depois os cavalos foram substituídos de vez , não sei se já naquele ano ou depois ! Era muita emoção ! e adorava visitar as baias no meus intervalos mimando os bichos...Os cavalos pra mim, são uma obra da natureza...O mundo civilizado mudou graças aos cavalos...
Caro Marcelo, muito bom ! Deixo uma recomendação para assisterem aquele filme "Fomos Hérois, quando eramos jovens" com Mel Gibson que mostra a intervenção da Cavalaria agora com Helicopteros ... muito interessante obrigado Marcelo pela matéria
Este ressalto da evolução tecnológicas sob a cavalaria me fez lembrar de um anime onde retrata bem isso, quando a cavalaria moderna(Força de Autodefesa do Japão) enfrenta um inimigo em uma realidade alternativa medieval, que empregam o uso da cavalaria da época, e, obviamente, se dão muito mal
Boa noite Marcelo e amigos! Sou Sgt de Cavalaria, e gostaria apenas de complementar a origem do nome... Não é mero tributo ao bravos combatentes do passado. Cavalaria, sendo bem direto, deriva da palavra latim AKVA, que significa VANTAGEM DE POSIÇÃO. Assim o combatente montado mantinha vantagem sobre os "a pé", ...a evolução veio vindo como mostrado perfeitamente no vídeo, porém sempre mantendo a premissa da cavalaria...a relativa vantagem de posição sobre o inimigo. Operacionalmente hoje utilizamos o meio "cavalo" nas Operações de Controle de Distúrbios, chegando UM Único combatente nessas condições ter um poder dissuasor equiparado de15 homens a pé, além de patrulhamento, que por mais estranho que possa parecer, são muito úteis, mesmo nos dias de hoje. No mais na manutenção de tradições e cerimoniais. Muito obrigado pela atenção camaradas, e parabéns pelos vídeos de excelente padrão Marcelo! Aço!
Gosto muito dece tema q seu canal aborda. Eu sou caipira sou domador de cavalos p serviço no campo . Vc poderia fazer algum vídeo sobre a importância que os animais tiveram nas guerras. Tenho p min q os animais até Serto momento da estória foram uma peça muito importante p os exércitos. P nois q vivemos aqui no norte p acessar algumas regiões temos q usar animal porque estradas ñ deicha veículos andar. Obrigado e desculpe meu português
Valeu Marcelo! O vídeo foi muito esclarecedor sobre a função das Cavalarias nas Forças Armadas. A título de curiosidade, assista ao filme norte-americano chamado "12 Heróis" (12 Strong em ingles), que mostra um regimento do exército usando o conceito de cavalaria antiga numa guerra moderna. (Os eventos mostrados no filme ocorreram após os atentados de 11 de Setembro nos EUA) É bem interessante. Parabéns e sucesso pro canal "Hoje no Mundo Militar" continuar crescendo!
Excelente vídeo Marcelo! Cavalaria origina-se do sânscrito AKVA e quer dizer “combater com vantagem”! Vale lembrar que linhas de cavalaria na antiguidade foram compostas por elefantes e camelos, na Ásia e Oriente Médio!
Marcelo, obrigado por disponibilizar seu tempo para nos ensinar. Como exemplo, eu mesmo, quase todos os vídeos que você cria são de coisas que desconhecia e mesmo sendo um vídeo superficial sobre o assunto obviamente já me trás muito conhecimento a ponto de gerar curiosidade e ir atrás ! Na minha opinião isso seria bom que a maioria da população tivesse conhecimento para saber um pouco mais da capacidade das nossas Forças Armadas e das suas aquisições.
Adriano Ficagna, na prática, tem um teste simples: se os tiros do inimigo acertam a arma que você usa e você é mero efeito colateral, você é cavalaria. Agora se atiram direto no seu peito, você está na infantaria. Bem fácil.
ótimo vídeo, só senti falta de adicionar no começo do vídeo as bigas, período em que o cavalo não carregava o humano na costa, os elefantes, que seria um tipo de cavalaria usado pelos cartaginenses, e os camelos, usado por regiões áridas da africa e asia.
Tá chegando a 1 milhão de inscritos... Sou inscrito desde os 40 mil inscritos e sem dúvidas é o melhor canal de assuntos militares do país. Está de parabéns pelo conteúdo.
Certa vez, eu li em uma fonte, cujo nome não mais me recordo, que a cavalaria de Alexandre, o Grande, foi a melhor da História. A falange era a bigorna e a cavalaria o martelo.
Muito boa explanação, mas é importante citar que a palavra de uso militar "CAVALARIA" não está diretamente relacionada a cavalos como parece ser. A palavra origina-se do sânscrito como “AKVA” que significa combater em vantagem de posição ou seja a arma que deve dominar o campo de batalha, tanto que em inglês eles usam a palavra "CAVALRY" claramente mais etimologicamente ligada ao sânscrito original. Fonte: www.eb.mil.br/documents/16541/1256579/cavalaria15.pdf/79871a0f-d6a7-4a02-b5b0-62e4f5e48640
Após os atentados de 11 de setembro de 2001, uma missão extremamente perigosa das Forças Especiais dos Estados Unidos, de operar no Afeganistão para lutar contra o Talibã, foi iniciada. Ao lado de aliados afegãos, estes combatentes lutaram usando cavalos e uma estátua de soldado americano a cavalo, foi construída na praça onde ficava as torres gêmeas, uma homenagem do governo americano a bravura daqueles homens! O filme 12 heróis conta essa história!
A ARMA DE CAVALARIA significa Força e Rapidez. O Exército Brasileiro, quando confrontado com a necessidade de atualizar a Arma de Cavalaria, traduziu Força e Rapidez com a substituição do cavalo por Tanques de Guerra. Portanto, a cavalaria do Exército Brasileiro emprega tanques em vez de cavalos. No entanto, regra geral, a cavalaria não desmbarca de seus veículos para lutar. Quem luta à pé é a infantaria. Ainda existem no Exército Brasileiro algumas unidades de cavalaria que usam o cavalo para fins de cerimônias e de Instrução. As Polícias Militares Estaduais, via de regra, possuem unidades de cavalaria que usam cavalos para emprego em situações de choque, policiamento de multidões e reintegração de posse. Não existe tropa de choque mais eficiente do que a Cavalaria Montada. Nos séculos XVIII, XIX e início do século XX, a tropa que se deslocava montada e combatia à pé, convencionalmente, era denominada de Infantaria Ligeira.
Meu avô, nascido em 1.932, serviu o Exército Brasileiro na arma da Cavalaria, utilizando-se de cavalos. E foi o único, em meio a mais de 1.200 homens de seu quartel, a "dar um passo adiante", voluntariando-se à Guerra da Coréia, caso o Brasil tivesse que mandar soldados para o conflito. Após o Serviço Militar, continuou lidando com cavalos, eis que se tornou tropeiro e fazendeiro pecuarista. Profissão que exerceu até sua morte em 2.011. Em 2.001 ele se emocionou ao escutar novamente, e pela primeira vez desde que saiu do Exército, o hino militar "Canção da Cavalaria", que eu havia acabado de "puxar" da _internet._ A música e a melodia continuavam as mesmas, e ele até chegou a cantar junto com a gravação !
Hurra
"Como uma espécie de tributo aos guerreiros do passado" agora entendi porque eles ainda usam o nome cavalaria se não tem mais cavalo! Ótimo vídeo Marcelo.
@@alexnmendes Esse tipo de cavalaria é pra cerimoniais, não se usa pra combate.
A cavalaria moderna herdou também a função de combate, fazendo "cargas" contra pontos críticos com o carro de combate.
xeroque romes em
@@alexnmendes Não seria Desfile?
O choque usa a cavalaria para combate...
Marcelo,volta com a série sobre estratégias militares.
Eu também Quero a ESTRATÉGIA MILITAR.
compre livros como Sun tzu
Recomendo o Arte da Guerra para estrategias e o Livro dos Cinco Aneis para Taticas @@user-ester2233
Tipo, as trincheiras?
Os cavalos devem ter dado graças a Deus por terem saído dessa loucura humana!!!🐎🐎🐎🐎
Verdade neide concordo com você, ainda bem que os coitados foram retirados dessa crueldade se o ser humano que se matar uns com os outros que faça isso só ou com as máquinas sem os animais.
Chegaram a usar até elefantes lá na Índia...
@@Andre-mv1mp Praticamente um tanque biológico
@Marcelo Henrique Soares da Silva Só que eles estavam na batalha porque ESCOLHERAM ser soldados, os animais foram OBRIGADOS a batalhar. Abraço!
@@lucasfirmino.6406 na verdade grande parte é obrigado a ir para o campo de batalha quando os contingentes de soldados vai diminuindo.
Ótimo vídeo Marcelo. Sou militar de cavalaria da PM/RS (Brigada Militar), e para complementar as informações sobre a cavalaria montada, atualmente ela é empregada nas polícias em diversos países como tropa de choque em situações de distúrbios civis, utilizando de técnicas específicas para tal. Esse emprego como tropa de choque montada, para controle de distúrbios civis, também é feito nas cavalarias montadas do Exército Brasileiro.
Um tributo ao fiel e corajoso cavalo também, nosso nobre amigo! 🐎 Parabéns pela aula de hoje! 👏🏾
Que evolução hein
A historia militar é e sempre será uma coisa emocionante
Cavalaria! Arma ligeira que transpõem os montes....
Cavalaria aérea no Vietnã lembra a música cavalgada das valquírias....
@@Andre-mv1mp valeu estava procurando
Aço
Se no alto da batalha arrebentar uma metralha
E ferido o cavalo querido tombar
Mesmo assim nos redobremos e com denodo pelajemos
Por a glória então teremos de o vingar...
Avante avante, bravos ufanos, destemidos cavalarianos do exército audas, que nas refregas, nas lutas segas, só de efeitos heróicos é capaz..
Uhhaaa
Uma parte de umas das canções da Nobre Arma de Cavalaria do Exército Invicto de Caxias - EB
Kkk cantei muito no curso de formação.
Quando eu servi ainda haviam cavalos no CPOR/SP 1986, eram manga larga mestiços e bem altos, mas eram apenas decorativos e o uniforme da cavalaria ainda usavam calças de montaria e botas cano alto com esporas, porém só para desfiles, no combate/treino/ralo aí era o camuflado e coturnos. Em 1988 depois que servi , em uma das festas de encontro de reservistas em Campinas foram feitas cargas de cavalaria com cavalos e blindados como demonstração e depois os cavalos foram substituídos de vez , não sei se já naquele ano ou depois ! Era muita emoção ! e adorava visitar as baias no meus intervalos mimando os bichos...Os cavalos pra mim, são uma obra da natureza...O mundo civilizado mudou graças aos cavalos...
Pelo amor de Deus., que vídeo mais qualificado meu querido parabéns ese foi de arrepiar..
Chega ser injusto um conteudo tão bom ser gratuito. Parabéns pelo canal.
Vdd. Esse rapaz pode ganhar dinheiro com isso!
@@josesellva2824 ele ganha
@@arvore2319 Sabia não !
Sua Internet é de graça? Se não for... então o vídeo não é de graça.
Caro Marcelo, muito bom ! Deixo uma recomendação para assisterem aquele filme "Fomos Hérois, quando eramos jovens" com Mel Gibson que mostra a intervenção da Cavalaria agora com Helicopteros ... muito interessante
obrigado Marcelo pela matéria
Me diz que tem a música calvagada das valquírias ;-;
@@romulosamuel2403 Essa música se não me engano está no filme Apocalipse Now
Este ressalto da evolução tecnológicas sob a cavalaria me fez lembrar de um anime onde retrata bem isso, quando a cavalaria moderna(Força de Autodefesa do Japão) enfrenta um inimigo em uma realidade alternativa medieval, que empregam o uso da cavalaria da época, e, obviamente, se dão muito mal
Parabéns pelo vídeo Marcelo, e obrigado pelo esclarecimento do assunto que para muitos(inclusive para mim), ainda geravam dúvidas eram dúvidas.
Boa noite Marcelo e amigos!
Sou Sgt de Cavalaria, e gostaria apenas de complementar a origem do nome...
Não é mero tributo ao bravos combatentes do passado.
Cavalaria, sendo bem direto, deriva da palavra latim AKVA, que significa VANTAGEM DE POSIÇÃO.
Assim o combatente montado mantinha vantagem sobre os "a pé", ...a evolução veio vindo como mostrado perfeitamente no vídeo, porém sempre mantendo a premissa da cavalaria...a relativa vantagem de posição sobre o inimigo.
Operacionalmente hoje utilizamos o meio "cavalo" nas Operações de Controle de Distúrbios, chegando UM Único combatente nessas condições ter um poder dissuasor equiparado de15 homens a pé, além de patrulhamento, que por mais estranho que possa parecer, são muito úteis, mesmo nos dias de hoje.
No mais na manutenção de tradições e cerimoniais.
Muito obrigado pela atenção camaradas, e parabéns pelos vídeos de excelente padrão Marcelo!
Aço!
Marcelo!! Já q vc falou da cavalaria, fale um pouco sobre os Dragoes da Independencia!!
Excelente vídeo Marcelo, conhecimento nunca é demais.Saludos desde Minas Gerais
Minas Gerais é no Chile?
Oshe kkkkkkkkk
@@ragnar_ Caralho mano foi só uma piada ;-;
Ignorância...
@@romulosamuel2403 Putz velho kkkkkkkkkkkkkkk foi mal
Evolução Espetacular... Parabéns pelo Canal 👏🎈
Gosto muito dece tema q seu canal aborda. Eu sou caipira sou domador de cavalos p serviço no campo . Vc poderia fazer algum vídeo sobre a importância que os animais tiveram nas guerras. Tenho p min q os animais até Serto momento da estória foram uma peça muito importante p os exércitos. P nois q vivemos aqui no norte p acessar algumas regiões temos q usar animal porque estradas ñ deicha veículos andar. Obrigado e desculpe meu português
Foram muito importantes, Laercio! Falei sobre o papel dos cavalos na 2ª GM no meu outro canal, mas prometo falar sobre eles novamente aqui. Abraço.
@@HojenoMundoMilitar obrigado pela atenção. Muito bom trabalho esse q vc fas .
Valeu Marcelo! O vídeo foi muito esclarecedor sobre a função das Cavalarias nas Forças Armadas.
A título de curiosidade, assista ao filme norte-americano chamado "12 Heróis" (12 Strong em ingles), que mostra um regimento do exército usando o conceito de cavalaria antiga numa guerra moderna. (Os eventos mostrados no filme ocorreram após os atentados de 11 de Setembro nos EUA)
É bem interessante.
Parabéns e sucesso pro canal "Hoje no Mundo Militar" continuar crescendo!
Excelente vídeo Marcelo! Cavalaria origina-se do sânscrito AKVA e quer dizer “combater com vantagem”! Vale lembrar que linhas de cavalaria na antiguidade foram compostas por elefantes e camelos, na Ásia e Oriente Médio!
Servi em São Miguel do oeste SC
14° regimento de cavalaria mecanizado.
Uma verdadeira aula de história. Valeu !!!
Não existe nenhum canal igual a esse muitas informações com o máximo de clareza parabéns por nós proporciona tantas informações....
Servi no 1° Regimento de Cavalaria de Guardas, em Brasília, no ano de 2017, eternas saudades!!!!
EXCELENTE CONTEUDO!
PARABÈNS!!!!!!!!!
Marcelo, obrigado por disponibilizar seu tempo para nos ensinar. Como exemplo, eu mesmo, quase todos os vídeos que você cria são de coisas que desconhecia e mesmo sendo um vídeo superficial sobre o assunto obviamente já me trás muito conhecimento a ponto de gerar curiosidade e ir atrás ! Na minha opinião isso seria bom que a maioria da população tivesse conhecimento para saber um pouco mais da capacidade das nossas Forças Armadas e das suas aquisições.
Muito bom o vídeo, evolução e aprimoramento das forças
Mais uma excelente aula de história. Parabéns!!!
Melhor canal do RUclips não canso de repetir isso.
Vídeo excelente, explicativo, movimentado. Parabéns, o canal cada vez melhor.
Poucos irão me intender mas a guerra é fascinante dês da antiguidade até os dias de hoje é fascinante.
Parabéns Sucesso 💎
A humanidade deve muito,a esses nobres seres;!👏👏👏👏
Top, faz um vídeo sobre a evolução da infantaria também.
Servi em 2003 no 3 esq.Cmec em Brasília com muito orgulho!
Muito obrigado pelo excelente vídeo, uma verdadeira aula. Obrigado.
Como pode-se diferenciar nos exércitos atuais a cavalaria da infantaria?
Difícil.
Adriano Ficagna, na prática, tem um teste simples: se os tiros do inimigo acertam a arma que você usa e você é mero efeito colateral, você é cavalaria. Agora se atiram direto no seu peito, você está na infantaria. Bem fácil.
A cavalaria moderna, os cavalos São alados. Kkkkk
Muito top esse vídeo, pra mim que serviu como guerreiro da cavalaria no 20°RCB campo grande-MS.
ótimo vídeo, só senti falta de adicionar no começo do vídeo as bigas, período em que o cavalo não carregava o humano na costa, os elefantes, que seria um tipo de cavalaria usado pelos cartaginenses, e os camelos, usado por regiões áridas da africa e asia.
Cavalaria aerotransportada >>>>
Melhor canal do RUclips me interessei a ser militar assistindo o seu canal parabéns e que Deus te abençoe
Tá chegando a 1 milhão de inscritos... Sou inscrito desde os 40 mil inscritos e sem dúvidas é o melhor canal de assuntos militares do país. Está de parabéns pelo conteúdo.
Parabéns Marcelo, mais um ótimo trabalho!
Hoje os cavalos estão literalmente dentro dos motores. Os chamados HP ou " Horse Power".
Hola amigos de Brasil, saludos desde Imperio Galactico
Tô indo te pegar
Império galáctico>>>> república
É verdade eu era um anel
Vc não era aquele defensor dos animais kakakakakaka
@@romulosamuel2403 Tem certeza que não era "rosca"?
Olha que legal, está nos vídeos em alta do RUclips! Parabéns Marcelo!
Muito bom as informações que obtemos sobre o mundo militar nesse canal
Sorte dos cavalos, a PGM foi trágica pra eles.
Aqui na minha terra é o 10° Esquadrão de Cavalaria Mecanizada do CMN
Mas que porra hein cara...
Antes era de cavalos , hoje é carros
Parabéns pelo material Marcelo.
Um ótimo vídeo Marcelo
Agora sim Marcelo vc acertou, é muito bom ver e saber sobre a evolução das armas e táticas de guerra.
Sempre é bom adiqueri conhecimento com o seu canal, Deus abençoe seu trabalho...
Que vídeo rico, esse canal merece ter mais de 1 milhão de inscrito, para transcender conhecimento.
Excelente conteúdo meu caro Marcelo tenha um bom dia amigo
Vídeo com a excelência de sempre. Parabéns .
Marcelo, fala sobre a carga de cavalaria que foi meio que um ponto fora da curva na guerra do Afeganistão
Como sempre se superando um vídeo melhor que o outro.
Parabéns!
Marcelo fala sobre a anti aérea móvel LAV-AD dos EUA, e se puder fazer uma comparação dela com o pantsir-s1?
Certa vez, eu li em uma fonte, cujo nome não mais me recordo, que a cavalaria de Alexandre, o Grande, foi a melhor da História.
A falange era a bigorna e a cavalaria o martelo.
Excelente vídeo (como sempre)! Parabéns!
Parabéns pelo excelente trabalho!
Um dos melhores canais do RUclips 👏🏻👏🏻👏🏻
Sem dúvida nenhuma. O menhor canal sobre assuntos militares
acertou "mizeravel"
Que vídeo. Parabéns
Finalmente esse canal foi reconhecido e está no vídeos em alta!!Parabéns Marcelo!!
Excelente Vídeo! Em uma cidade vizinha a minha ainda temos o Esquadrão de Cavalaria Mecanizada Tenente Amaro.
Vídeo excelente Marcelo! Parabéns, gostei muito.
Tá no em alta!! Parabéns!
Uma verdadeira aula de história!!!👑
Parabéns Marcelo seu vídeo está mais uma vez no em alta mais uma conquista pra o melhor canal do Brasil
Faz um vídeo sobre animais na guerra.
Excelência de canal se vê aqui. Parabéns!!!
Seus vídeo valem muito a pena!
Sou enxadrista o engraçado que o cavalo no tabuleiro, tem o mesmo papel rs.
Top, a História sempre se repetindo...
Excelente vídeo.
Excelente pesquisa e incrível fotografia, muito bom. :)
Bom dia ! Parabéns ótima matéria !
Fico muito feliz pelos cavalos que sempre sofreram nesse contesto, exemplo do filme: Cavalo de Guerra.
Parabéns!!! Vídeo em alta!!!
Marcelo e um prazer ser telespectador do seu canal parabéns uma grande aula de historia,videos assim são show podendo ajudar até nas aulas show.
Perfeito o video ....
Incrível vídeo!!!!!
Ótima aula parabéns.
Parabéns pelo video explicativo!
Como alguém da deslike no vídeo do Marcelo? Não entendo, pois pra mim canal melhor não há.
Muito boa explanação, mas é importante citar que a palavra de uso militar "CAVALARIA" não está diretamente relacionada a cavalos como parece ser. A palavra origina-se do sânscrito como “AKVA” que significa combater em vantagem de posição ou seja a arma que deve dominar o campo de batalha, tanto que em inglês eles usam a palavra "CAVALRY" claramente mais etimologicamente ligada ao sânscrito original.
Fonte: www.eb.mil.br/documents/16541/1256579/cavalaria15.pdf/79871a0f-d6a7-4a02-b5b0-62e4f5e48640
Extraordinário
Tenho muito orgulho de dizer que já servi à uma tropa de cavalaria mecanizada. 6° esqd c mec - Santa Maria - Rs
Todos os vídeos deste canal são muito bons! Mas este ficou fantástico! Acho que foi a ligação que você fez entre o passado e o moderno da "cavalaria".
Temos que a gradecer as cavalos que nos ajudaram a lutar bravamente em favor de nois !
Após os atentados de 11 de setembro de 2001, uma missão extremamente perigosa das Forças Especiais dos Estados Unidos, de operar no Afeganistão para lutar contra o Talibã, foi iniciada. Ao lado de aliados afegãos, estes combatentes lutaram usando cavalos e uma estátua de soldado americano a cavalo, foi construída na praça onde ficava as torres gêmeas, uma homenagem do governo americano a bravura daqueles homens! O filme 12 heróis conta essa história!
Marcelo, faz um vídeo falando sobre o EXAR do EB
"Armaaa ligeira, que transpõe os montes." Orgulho de ter servido a essa arma!!! O M113 é um ótimo cavalo.
Ta no em alta, parabens Marcelo
Parabéns pelo vídeo!
É fera Vil aí ,
excelente video. Muito bom eu particularmente vim entender agora, o pq desta cavalaria sem cavalos.
A ARMA DE CAVALARIA significa Força e Rapidez.
O Exército Brasileiro, quando confrontado com a necessidade de atualizar a Arma de Cavalaria, traduziu Força e Rapidez com a substituição do cavalo por Tanques de Guerra.
Portanto, a cavalaria do Exército Brasileiro emprega tanques em vez de cavalos.
No entanto, regra geral, a cavalaria não desmbarca de seus veículos para lutar.
Quem luta à pé é a infantaria.
Ainda existem no Exército Brasileiro algumas unidades de cavalaria que usam o cavalo para fins de cerimônias e de Instrução.
As Polícias Militares Estaduais, via de regra, possuem unidades de cavalaria que usam cavalos para emprego em situações de choque, policiamento de multidões e reintegração de posse.
Não existe tropa de choque mais eficiente do que a Cavalaria Montada.
Nos séculos XVIII, XIX e início do século XX, a tropa que se deslocava montada e combatia à pé, convencionalmente, era denominada de Infantaria Ligeira.
CHARGE! CHARGE 600! THE TROOPER!
EXCELENTE VÍDEO MARCELO!