Parabéns pelo grande conhecimento, a aula ficou sensacional, muito bom mesmo, foi um dos melhores comparativos que ja assisti aqui no youtube, parabéns.
Saludos. Muy genial tu video, pude entender lo importante de conocer estas tecnologías en tu compraración antes de elegir una de ellas al momento implementar una. Yo uso PrimeFaces con JSF, nunca he usado Bootstrap, pero sé que puedo implementarlo en otros tipos de Framworks y lenguajes de programación si es necesario para el cliente, si este desea algo más apegado a HTML y CSS. Gracias (obrigado).
Parabêns eu não sabia dessa possibilidade, já fiz aplicações com Primefaces 6.1 e JSF 2.2, conheço o Boostrap mas não sabia dessa integração .... que toppp alta qualidade este vídeo e o melhor, falar e mostrar que funciona.
O único problema que tive profissionalmente com o Primefaces é a dificuldade de separar as equipes de desenvolvimento front e back end, já adotando uma tecnologia menos intrusiva como o Thymeleaf foi possível separar bem as equipes, pois quem elabora a parte visual não tem conhecimento nenhum de Java já que a função deles é produzir páginas que serão posteriormente dinamizadas, usando Primefaces observamos que haveria muito re-trabalho, sendo a solução Primefaces, ao meu ver, mais interessante para quem já faz o back e front end. Para quem está vindo do JSP recomendo ler mais sobre Thymeleaf que foi uma solução praticamente não intrusiva, podendo usar 100% HTML5 e testar os templates html5 sem necessidade de criar rotinas Java.
Tenho uma dúvida a qual esteve difícil encontrar a resposta. É possível usar PrimeFaces sem JSF e Thymeleaf em Spring? Pergunto isso porque nunca vi essa desassociação. Eu estou ainda no mundo do JSP/Servelt. Por exemplo, vi componentes do PrimeFaces que saltaram os olhos, mas seria possível utilizá-los em páginas JSP e manipulando-os com Servlets, sem a necessidade de aprender Java Server Faces? Estou perguntando 3 anos depois, mas achei que talvez você tenha a resposta, Ti Korth :)
@@marcos_silvestri olá... referente ao PrimeFaces e JSF eu apenas conheci por vídeos, onde trabalho após várias avaliações consideramos que era melhor adotar o Thymeleaf em projetos MVC até por não ser um template intrusivo ou seja os templates podem ser abertos no navegador e isso permitiu pessoas de designer criar os templates usando HTML e CSS e apenas adicionados as tags do thymelaf depois. O Thymeleaf é uma dependência a parte do Spring, lembrando que o Thymeleaf é um dos muitos templates engine disponível no mundo Java, a outros como Mustache, Groovy, Apache Velocity, Apache Tiles e Freemaker entre outros, claro nem todos são populares. Recomendo que veja no site www.thymeleaf.org/documentation.html que há duas seções uma usando o Thymeleaf e outra Thymelelaf + Spring, portanto não são necessariamente dependentes :)
@@tikorth4039 Thymeleaf, PrimeFaces, RichFaces, IceFaces, Facelets, Bootstrap, Mustache, Groovy, Apache Velocity, Apache Tiles e Freemaker....... A lista de possibilidades é enorme, contando aquelas que já saíram de moda. Bom saber que é possível usá-lo sem depender do Spring, pois vou dizer a verdade, quanto mais eu vejo alguma coisa sobre Spring, no momento, menos eu me identifico com ele. O ponto é que adorei os componentes do PrimeFaces, que já sei que é possível usar em conjunto com Bootstrap. Adoraria descobrir que PrimeFaces não te obriga a usar JSF, é a resposta que mais estou procurando no momento, embora você já me adiantou algo que queria confirmar, a não dependência de Spring pra usar Thymeleaf.
@@marcos_silvestri O spring é um ecossistema que tras muita produtividade ao projeto, apesar de não ter se identificado com ele é sempre bom vc conhecer um pouco mais, o mercado de dev Java com vagas spring cresceu muito, ao ponto de eu já ter visto dev que se declaram dev "Spring".
@@tikorth4039 Sim, estou ciente. Estou consciente também que estou tendo meus primeiros contatos com ele ainda. Eu consegui entender o que é injeção de dependência e Autowire, mas não me fisgou não, hehe Como sei que tem várias alternativas, estive nos últimos dias vasculhando por diversas, e como tem coisas diferentes do Spring. A boa notícia é que assistindo umas aulas de Thymeleaf aqui, como foi usado o Spring Boot, ali já me chamou a atenção, pude comparar com fazer a mesma coisa em JSP/Servlet, e vi que a coisa está mais simplificada, pegar parâmetros e fazer redirecionamentos, capturando dados na View com Thymeleaf. Ainda dá tempo de mudar minha percepção :)
Parabéns pelo vídeo. Acharia legal um paralelo entre AngularJS e PrimeFaces, pois Angular além de ser Client side ele tem muitas implementações fáceis de fazer do PrimeFaces
Thiago parabéns pelo trabalho, infelismente só tive acesso a esse video agora, fiz meu TCC com JSF e PrimeFaces, por conhecer a linguagem JAVA e utiliza-la no back-end e tive que customizar bastante para ficar do meu agradado e se tivesse utilizado JSF com Bootstrap que foi a tecnologia indicado pela minha orientadora teria ficado bem interessante.
Tiago, eu tenho dois projetos já em produção. Um está todo feito com primefaces e o outro com ajuda de um video de vocês está com primefaces junto com bootstrap, na minha opnião achei bem mais estável e mais produtivo usar apenas o primefaces, no caso de bootstrap com o primefaces tive alguns problemas de compatibilidade que necessitaram uma dedicação maior para poder chegar ao resultado esperado.
Foi vídeo daqueles de curta duração que vocês postam de layout responsivo com Primefaces, nele eu vi a biblioteca do Bootstrap sendo utilizada, ai fiz mais algumas pesquisas e consegui utilizar no meu projeto. Eu sempre acompanho todos os vídeos que vocês lançam.
Parabéns pelo vídeo, como sempre, muito bem explicado. Eu já fiz alguns sistemas utilizando o primefaces,, e já estudei o uso do jsf com bootstrap, confesso que curti mais o primefaces pelo ganho de produtividade, mas no momento estou me dedicando mais ao aprendizado do thymeleaf. Gostaria de saber de vocês, se existe algum consumo a mais de memoria ou processamento na utilização do primefaces em relação ao thymeleaf. Sei que o tema do vídeo é entre o bootstrap e primefaces, mas acharia legal uma discussão sobre essas duas tecnologias. E mais uma vez parabéns pelos vídeos. São sempre muito bem feitos.
Olá Diego, Nunca fizemos nenhum teste nesse sentido. É até difícil comparar PrimeFaces com Thymeleaf, porque são tecnologias com objetivos diferentes. Obrigado!
Excelente material Thiago, mas tenho uma dúvida ou um pedido. Creio que o que mais faz desenvolvedores quererem a misturas entre as duas tecnologias é a qualidade dos temas do PrimeFaces, pois os gratuitos são muito ruins e os pagos caros (se falando de empresas de pequeno porte e desenvolvedores). Você não teria algo que mostrasse como customizar estes temas, para que eles ficasse com um estilo mais parecido bom o Bootstrap?
Muito bom o vídeo, realmente é um tema que pode gerar muita dúvida. Eu sou desenvolvedor e já trabalhei com as duas tecnologias, e depende muito da regra de negócio da aplicação e da equipe de desenvolvimento.
Eu tenho uma dúvida Thiago. Primeiramente parabéns pelo trabalho. Inicialmente eu tinha a impressão que a junção das duas tecnologias geraria uma certa complicação, tanto para o desenvolvimento quanto para a manutenção do código, pois, de certa forma, ter código JSF e Bootstrap na mesma página HTML vai exigir um certo conhecimento do profissional em questão, nas duas tecnologias. Uma das maiores críticas sobre o desenvolvimento Web misturando essas tecnologias é de que o código fica "sujo", e pode gerar práticas ruins, "bolas de neve" ou sistemas "frankenstein". A minha dúvida é: como saber a hora de usar dessa forma ou focar somente em uma tecnologia? Em projetos pequenos onde o projeto não necessitará de escalabilidade, pode ser produtivo e em um sistema Empresarias onde a escalabilidade é inerente?
Oi Luno, Temos um artigo sobre esse assunto no blog: blog.algaworks.com/primefaces-com-bootstrap/ É exatamente o que você falou. Juntar PrimeFaces com Bootstrap pode até funcionar depois de algumas customizações, mas me parece uma gambiarra. Você usaria Bootstrap e Foundation em uma mesma página, nos mesmos componentes? Parece estranho fazer isso. Na minha opinião, é a mesma coisa. Talvez usar apenas o Grid CSS do Bootstrap para organizar a estrutura do layout e então usar apenas componentes PrimeFaces, pode funcionar bem, mas eu prefiro não misturar (PrimeFaces também tem o seu próprio Grid CSS).
As coisas ditas na parte mais de opiniões sobre quando usar qual mais ou menos a partir dos 21:00 ainda vale hoje? vale a pena aprender os 2 ainda então? ou hoje já tem algum bom substituto de algum deles?
Olá, quando tento visualizar a página do Android não reconhece as PrimeFaces responsivo para ou a partir as ferramentas de desenvolvedor do Chrome em ambos Responsive alguma idéia? ... desculpe se algo está mal escrito uso o tradutor .. saudações do México ..
Olá Thiago, gostaria de saber se JSF suporta arquivos com extensões HTML. No caso do front end entregar as páginas em HTML o back end tem que alterá a extensão para XHTML?
Oi Alexsandro. Não sei se entendi sua questão totalmente. Você gostaria, simplesmente, de usar a extensão ".html"? Se for isso, você poderia fazer como nesse exemplo: stackoverflow.com/a/9829006 #equipeAW
Obrigado pela prestimosa atenção. Verificando no site do Primefaces, constatei que há os temas Premium que é pago e comunidade que é gratuito.Em uma aplicação comercial ele permanece gratuito?
Boa tarde!!! Tiago. Haveria a possibilidade de você dirimir uma dúvida que não obtenho resposta. Concernente ao Primefaces. Afinal de contas : É gratuito ou não??? No que se refere aos temas, é algo apenas experimental???
Sim, Nelson. E para URLs amigáveis (que ajuda no SEO), você pode usar PrettyFaces. Apesar disso, geralmente usamos JSF/PrimeFaces para aplicações corporativas/comerciais, onde não precisamos de SEO.
Oi Carlos Eduardo! Mais ou menos. Bootstrap e PrimeFaces são tecnologias que nos ajudam a construir interfaces web bem como o Angular. O Bootstrap, apesar de ter alguns componentes JavaScript, foca bastante na organização do layout através de classes CSS que facilitam a vida de quem quer construir páginas/sistemas web. O PrimeFaces são componentes web, mas que já interagem com a parte back-end. Já o Angular é uma plataforma para criação de aplicações front-end. Bem resumidamente, é essa a diferença. #equipeAW
A biblioteca do PRIMEFACES é muito mais rica do que o Bootstrap. Além do que o PRIMEFACES é mais ideal para projetos em Java e o Bootstrap é mais genérico. Alguns recursos do PRIMEFACES não são encontrados no Bootstrap, sendo que para tanto, deve-se usar outras bibliotecas, como jQuery.
João, seria possível usar o PrimeFaces sem ter que aprender e usar JSF. Seria possível usá-lo com outro framework web pra Java ou diretamente numa página JSP, com componentes controlados diretamente via Servlet (sem Java Server Faces como obrigatoriedade)?
@@marcos_silvestri Nossa! depois de 3 anos! rsrsrsrs... cara sou seu fã!!! já assisti várias aulas suas. Na época em que escrevi esse comentário eu ainda engatinhava! rerererere... naquela época eu achava que seria melhor usar apenas o Primefaces para o Java. Hoje, mudei de ideia. Obrigado pelas vídeo-aulas!
Hoje estamos maioritariamente a procura de produtividade e logo, Primefaces acaba sendo a primeira opção, principalmente para desenvolvedores Java, se por algum acaso recebemos o código front-end do cliente ou parceiro e temos liberdade para mudar o estilo recomendaria o bootstrap, pois não queremos mudar os componentes ou adicionar outros, apenas dar uma melhorada na aparência. Conhecer o Bootstrap não faz mal nenhum e agrega valor. O mais importante é termos noção do que conseguimos com cada um deles.
Parabéns pelo grande conhecimento, a aula ficou sensacional, muito bom mesmo, foi um dos melhores comparativos que ja assisti aqui no youtube, parabéns.
Saludos. Muy genial tu video, pude entender lo importante de conocer estas tecnologías en tu compraración antes de elegir una de ellas al momento implementar una. Yo uso PrimeFaces con JSF, nunca he usado Bootstrap, pero sé que puedo implementarlo en otros tipos de Framworks y lenguajes de programación si es necesario para el cliente, si este desea algo más apegado a HTML y CSS. Gracias (obrigado).
Foi muito esclarecedor este vídeo. Parabéns, Thiago!
Parabêns eu não sabia dessa possibilidade, já fiz aplicações com Primefaces 6.1 e JSF 2.2, conheço o Boostrap mas não sabia dessa integração .... que toppp alta qualidade este vídeo e o melhor, falar e mostrar que funciona.
O único problema que tive profissionalmente com o Primefaces é a dificuldade de separar as equipes de desenvolvimento front e back end, já adotando uma tecnologia menos intrusiva como o Thymeleaf foi possível separar bem as equipes, pois quem elabora a parte visual não tem conhecimento nenhum de Java já que a função deles é produzir páginas que serão posteriormente dinamizadas, usando Primefaces observamos que haveria muito re-trabalho, sendo a solução Primefaces, ao meu ver, mais interessante para quem já faz o back e front end. Para quem está vindo do JSP recomendo ler mais sobre Thymeleaf que foi uma solução praticamente não intrusiva, podendo usar 100% HTML5 e testar os templates html5 sem necessidade de criar rotinas Java.
Tenho uma dúvida a qual esteve difícil encontrar a resposta.
É possível usar PrimeFaces sem JSF e Thymeleaf em Spring? Pergunto isso porque nunca vi essa desassociação.
Eu estou ainda no mundo do JSP/Servelt. Por exemplo, vi componentes do PrimeFaces que saltaram os olhos, mas seria possível utilizá-los em páginas JSP e manipulando-os com Servlets, sem a necessidade de aprender Java Server Faces?
Estou perguntando 3 anos depois, mas achei que talvez você tenha a resposta, Ti Korth :)
@@marcos_silvestri olá... referente ao PrimeFaces e JSF eu apenas conheci por vídeos, onde trabalho após várias avaliações consideramos que era melhor adotar o Thymeleaf em projetos MVC até por não ser um template intrusivo ou seja os templates podem ser abertos no navegador e isso permitiu pessoas de designer criar os templates usando HTML e CSS e apenas adicionados as tags do thymelaf depois. O Thymeleaf é uma dependência a parte do Spring, lembrando que o Thymeleaf é um dos muitos templates engine disponível no mundo Java, a outros como Mustache, Groovy, Apache Velocity, Apache Tiles e Freemaker entre outros, claro nem todos são populares.
Recomendo que veja no site www.thymeleaf.org/documentation.html que há duas seções uma usando o Thymeleaf e outra Thymelelaf + Spring, portanto não são necessariamente dependentes :)
@@tikorth4039 Thymeleaf, PrimeFaces, RichFaces, IceFaces, Facelets, Bootstrap, Mustache, Groovy, Apache Velocity, Apache Tiles e Freemaker....... A lista de possibilidades é enorme, contando aquelas que já saíram de moda.
Bom saber que é possível usá-lo sem depender do Spring, pois vou dizer a verdade, quanto mais eu vejo alguma coisa sobre Spring, no momento, menos eu me identifico com ele.
O ponto é que adorei os componentes do PrimeFaces, que já sei que é possível usar em conjunto com Bootstrap. Adoraria descobrir que PrimeFaces não te obriga a usar JSF, é a resposta que mais estou procurando no momento, embora você já me adiantou algo que queria confirmar, a não dependência de Spring pra usar Thymeleaf.
@@marcos_silvestri O spring é um ecossistema que tras muita produtividade ao projeto, apesar de não ter se identificado com ele é sempre bom vc conhecer um pouco mais, o mercado de dev Java com vagas spring cresceu muito, ao ponto de eu já ter visto dev que se declaram dev "Spring".
@@tikorth4039 Sim, estou ciente. Estou consciente também que estou tendo meus primeiros contatos com ele ainda. Eu consegui entender o que é injeção de dependência e Autowire, mas não me fisgou não, hehe Como sei que tem várias alternativas, estive nos últimos dias vasculhando por diversas, e como tem coisas diferentes do Spring.
A boa notícia é que assistindo umas aulas de Thymeleaf aqui, como foi usado o Spring Boot, ali já me chamou a atenção, pude comparar com fazer a mesma coisa em JSP/Servlet, e vi que a coisa está mais simplificada, pegar parâmetros e fazer redirecionamentos, capturando dados na View com Thymeleaf. Ainda dá tempo de mudar minha percepção :)
Parabéns pelo vídeo. Acharia legal um paralelo entre AngularJS e PrimeFaces, pois Angular além de ser Client side ele tem muitas implementações fáceis de fazer do PrimeFaces
O MELHOR! Corporação que tem compromisso com seus clientes e com todos; Parabéns Thiago
Valeu, Joelberth! :D
Thiago parabéns pelo trabalho, infelismente só tive acesso a esse video agora, fiz meu TCC com JSF e PrimeFaces, por conhecer a linguagem JAVA e utiliza-la no back-end e tive que customizar bastante para ficar do meu agradado e se tivesse utilizado JSF com Bootstrap que foi a tecnologia indicado pela minha orientadora teria ficado bem interessante.
+luciano consalter provavelmente vc teria muito mais trabalho, sem PrimeFaces. Mas é uma alternativa sim. Muito obrigado pelo comentário!
Tiago, eu tenho dois projetos já em produção. Um está todo feito com primefaces e o outro com ajuda de um video de vocês está com primefaces junto com bootstrap, na minha opnião achei bem mais estável e mais produtivo usar apenas o primefaces, no caso de bootstrap com o primefaces tive alguns problemas de compatibilidade que necessitaram uma dedicação maior para poder chegar ao resultado esperado.
Olá Emmanuel,
Qual vídeo é esse? Não me lembro.
Temos um artigo sobre isso: blog.algaworks.com/primefaces-com-bootstrap/
Abraços.
Foi vídeo daqueles de curta duração que vocês postam de layout responsivo com Primefaces, nele eu vi a biblioteca do Bootstrap sendo utilizada, ai fiz mais algumas pesquisas e consegui utilizar no meu projeto. Eu sempre acompanho todos os vídeos que vocês lançam.
Bom comentário
Parabéns pelo vídeo, como sempre, muito bem explicado. Eu já fiz alguns sistemas utilizando o primefaces,, e já estudei o uso do jsf com bootstrap, confesso que curti mais o primefaces pelo ganho de produtividade, mas no momento estou me dedicando mais ao aprendizado do thymeleaf. Gostaria de saber de vocês, se existe algum consumo a mais de memoria ou processamento na utilização do primefaces em relação ao thymeleaf. Sei que o tema do vídeo é entre o bootstrap e primefaces, mas acharia legal uma discussão sobre essas duas tecnologias. E mais uma vez parabéns pelos vídeos. São sempre muito bem feitos.
Olá Diego,
Nunca fizemos nenhum teste nesse sentido.
É até difícil comparar PrimeFaces com Thymeleaf, porque são tecnologias com objetivos diferentes.
Obrigado!
Hola, muy bueno tu canal. Pude integrar muy bien bootstap a mi proyecto jsf, pero no logro hacer paginacion en el datatable
Excelente material Thiago, mas tenho uma dúvida ou um pedido.
Creio que o que mais faz desenvolvedores quererem a misturas entre as duas tecnologias é a qualidade dos temas do PrimeFaces, pois os gratuitos são muito ruins e os pagos caros (se falando de empresas de pequeno porte e desenvolvedores).
Você não teria algo que mostrasse como customizar estes temas, para que eles ficasse com um estilo mais parecido bom o Bootstrap?
Muito bacana o vídeo. Informações úteis.
Muito bom saber essas diferenças.
Adorei. Vídeo bem sucinto e explicado.
Top. Muito boa a explanação!
Adorei o vídeo. Ganhou mais um inscrito.
Bacana!
Continue nos acompanhando em nossas redes sociais.
#equipeAlgaWorks
Muito bom cara! bastante claro! parabéns!
Muito bom o vídeo, realmente é um tema que pode gerar muita dúvida. Eu sou desenvolvedor e já trabalhei com as duas tecnologias, e depende muito da regra de negócio da aplicação e da equipe de desenvolvimento.
Parabéns!! Ótima explicação.
Eu tenho uma dúvida Thiago. Primeiramente parabéns pelo trabalho.
Inicialmente eu tinha a impressão que a junção das duas tecnologias geraria uma certa complicação, tanto para o desenvolvimento quanto para a manutenção do código, pois, de certa forma, ter código JSF e Bootstrap na mesma página HTML vai exigir um certo conhecimento do profissional em questão, nas duas tecnologias. Uma das maiores críticas sobre o desenvolvimento Web misturando essas tecnologias é de que o código fica "sujo", e pode gerar práticas ruins, "bolas de neve" ou sistemas "frankenstein".
A minha dúvida é: como saber a hora de usar dessa forma ou focar somente em uma tecnologia? Em projetos pequenos onde o projeto não necessitará de escalabilidade, pode ser produtivo e em um sistema Empresarias onde a escalabilidade é inerente?
Oi Luno,
Temos um artigo sobre esse assunto no blog:
blog.algaworks.com/primefaces-com-bootstrap/
É exatamente o que você falou. Juntar PrimeFaces com Bootstrap pode até funcionar depois de algumas customizações, mas me parece uma gambiarra.
Você usaria Bootstrap e Foundation em uma mesma página, nos mesmos componentes? Parece estranho fazer isso. Na minha opinião, é a mesma coisa.
Talvez usar apenas o Grid CSS do Bootstrap para organizar a estrutura do layout e então usar apenas componentes PrimeFaces, pode funcionar bem, mas eu prefiro não misturar (PrimeFaces também tem o seu próprio Grid CSS).
Parabéns pelo vídeo gostaria de saber a velocidade de renderização da pagina qual seria melhor ?
Muito bom... Parabéns !!
As coisas ditas na parte mais de opiniões sobre quando usar qual mais ou menos a partir dos 21:00 ainda vale hoje? vale a pena aprender os 2 ainda então? ou hoje já tem algum bom substituto de algum deles?
muito bom cara, muito explicativo, me "salvou", muito obrigado!
Realmente para muita customização essa tecnologia não é ideial.
Excelente video!!!!
Olá, quando tento visualizar a página do Android não reconhece as PrimeFaces responsivo para ou a partir as ferramentas de desenvolvedor do Chrome em ambos Responsive alguma idéia? ... desculpe se algo está mal escrito uso o tradutor .. saudações do México ..
Show !! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Muito bom!
Olá Thiago, gostaria de saber se JSF suporta arquivos com extensões HTML. No caso do front end entregar as páginas em HTML o back end tem que alterá a extensão para XHTML?
Oi Alexsandro. Não sei se entendi sua questão totalmente. Você gostaria, simplesmente, de usar a extensão ".html"? Se for isso, você poderia fazer como nesse exemplo: stackoverflow.com/a/9829006 #equipeAW
Obrigado pela prestimosa atenção. Verificando no site do Primefaces, constatei que há os temas Premium que é pago e comunidade que é gratuito.Em uma aplicação comercial ele permanece gratuito?
Elvis, sim, os da comunidade podem ser utilizados comercialmente.
#EquipeAlgaWorks
Boa tarde!!! Tiago. Haveria a possibilidade de você dirimir uma dúvida que não obtenho resposta. Concernente ao Primefaces. Afinal de contas : É gratuito ou não??? No que se refere aos temas, é algo apenas experimental???
Boa tarde Elvis, os componentes do PrimeFaces são gratuitos. Mas, os temas são pagos.
#EquipeAlgaWorks
Uma super dúvida, por default o Prime Faces e JSF são bom para os motores de busca googlebot?, Bing etc.. eles vão ser bem aceitos ?
Sim, Nelson. E para URLs amigáveis (que ajuda no SEO), você pode usar PrettyFaces. Apesar disso, geralmente usamos JSF/PrimeFaces para aplicações corporativas/comerciais, onde não precisamos de SEO.
Obrigado
O angular TB entra nessa briga?
Oi Carlos Eduardo! Mais ou menos. Bootstrap e PrimeFaces são tecnologias que nos ajudam a construir interfaces web bem como o Angular.
O Bootstrap, apesar de ter alguns componentes JavaScript, foca bastante na organização do layout através de classes CSS que facilitam a vida de quem quer construir páginas/sistemas web.
O PrimeFaces são componentes web, mas que já interagem com a parte back-end.
Já o Angular é uma plataforma para criação de aplicações front-end.
Bem resumidamente, é essa a diferença. #equipeAW
A biblioteca do PRIMEFACES é muito mais rica do que o Bootstrap. Além do que o PRIMEFACES é mais ideal para projetos em Java e o Bootstrap é mais genérico. Alguns recursos do PRIMEFACES não são encontrados no Bootstrap, sendo que para tanto, deve-se usar outras bibliotecas, como jQuery.
João, seria possível usar o PrimeFaces sem ter que aprender e usar JSF. Seria possível usá-lo com outro framework web pra Java ou diretamente numa página JSP, com componentes controlados diretamente via Servlet (sem Java Server Faces como obrigatoriedade)?
@@marcos_silvestri Nossa! depois de 3 anos! rsrsrsrs... cara sou seu fã!!! já assisti várias aulas suas. Na época em que escrevi esse comentário eu ainda engatinhava! rerererere... naquela época eu achava que seria melhor usar apenas o Primefaces para o Java. Hoje, mudei de ideia. Obrigado pelas vídeo-aulas!
mto bom
Hoje estamos maioritariamente a procura de produtividade e logo, Primefaces acaba sendo a primeira opção, principalmente para desenvolvedores Java, se por algum acaso recebemos o código front-end do cliente ou parceiro e temos liberdade para mudar o estilo recomendaria o bootstrap, pois não queremos mudar os componentes ou adicionar outros, apenas dar uma melhorada na aparência. Conhecer o Bootstrap não faz mal nenhum e agrega valor. O mais importante é termos noção do que conseguimos com cada um deles.
Isso mesmo! :)
No free lunch theorem.