Carl Edward Sagan não é o tipo de pessoa que se pode colocar no meio de alguma doutrina qualquer, ele foi uma pessoa incrível, um profissional exemplar e continua na mente de todos que um dia acreditaram ou acreditam no futuro do mundo. Precisamos de mais pessoas como ele
Eu gostei da frase, mas não acho que o ceticismo, por exemplo, seja fruto dessa fuga da responsabilidade de pensar. O resultado pode até ser uma ausência de responsabilidade, de certo modo, mas não ausência da responsabilidade de pensar. Eu já ouvi por aí que se você analisar a maioria das crenças e criações humanas em uma grande perspectiva (big picture), quase todas elas se tornam sem valor e insignificantes.
FELIPE MESQUITA A única verdade absoluta a que podemos chegar é que nenhuma outra verdade absoluta nos é possível alcançar. Isso é devido às óbvias limitações dos nossos sentidos, mente e conhecimento. Eu não to dizendo nada especial, isso é bastante óbvio cara. Os grandes filósofos sempre souberam disso, “Só sei que nada sei”, a famosa frase atribuída a Sócrates traduz isso. Desculpe ser eu a te contar essa notícia, espero que vc consiga dormir.
FELIPE MESQUITA Não vou ficar fazendo jogo de palavras com vc. A incerteza é inerente à experiência humana. Seja corajoso e aceite. Se vc ainda não enxerga isso e tem certeza de alguma coisa, você está iludido e espero que um dia enxergue.
FELIPE MESQUITA Não é uma dúvida que eu resolvi ter, não é uma decisão. É apenas um reconhecimento muito evidente da minha limitação. E não é desonestidade intelectual pois eu sinceramente acho que toda pessoa inteligente e não-religiosa reconhece isso muito bem. Alguns que já disseram isso: Einstein, Carl Sagan, Richard Feynman, Nietzsche, Van Gogh, Bertrand Russell, Voltaire. Acho que vc está negando aceitar algo muito evidente da condição humana. Enfim.
Eu vejo o ceticismo como a melhor ferramenta para alcançar um conhecimento mais seguro (não completo e perfeito). E na academia não há espaço para o ceticismo. Esse foi meu maior baque enquanto universitário. Os professores famosos e vangloriados que lá vi sustentam seu pensamento a partir de uma dogmática ideológica (alguns de esquerda e outros de direita) sem muita preocupação com debates. Esse, o debate, é normalmente realizado por pessoas que concordam entre si. Sim, debate em que há apenas CONCORDÂNCIA. E quando há alguma divergência pequena fica todo mundo se segurando e não fala nada, apenas um "Discordo do querido colega de debate, mas é assim mesmo".
Pode sim. No próprio vídeo do Pondé ele fala de diversas maneiras de aplicar o ceticismo. Não sou da linha radical. Valorizo o ceticismo como forma de busca por conhecimento independente de um viés ideológico.
Isso desanima bastante. Muitos artigos são escritos dessa forma, onde vc tortura os números até que eles confessem de acordo com a linha de pensamento do autor.
A verdade é que não temos certezas mesmo. Me parece que Deus é uma criação humana para impor limites morais, mas a ciência também vem do homem, portanto seria insustentável. A sociedade sempre buscará um Deus ou uma razão plausível para amenizar sua angústia.
Diego Felipe A diferença é que a ciência é feita para se modificar com as novas descobertas, já a religião é feita para ser uma verdade universal imutável e pessoal, na maioria das vezes.
Acho estranho é ficar separando o mundo entre céu e inferno, se Deus existe o demônio também, justificativa para o bem e mal, somos cheios de mazelas assim como a vida.
Lendo seu comentário me surgiram algumas dúvidas. Você disse que parece que "Deus é uma criação humana para impor limites morais". As dúvidas são: 1. Se Deus é uma criação humana para "impor limites morais", quem seria o principal interessado em impor tais limites morais, no fim das contas? 2. Por que e para que "impor limites morais"? 3. Qual seria o grupo ou sociedade com condições reais de criar um padrão de moral? E se há alguém de natureza humana capaz criar tal padrão, por que assumir e aceitar que esse "padrão" seja o correto? Se a questão se resume apenas a "limites morais", então arrisco dizer que a existência de um Deus é bem mais provável, considerando que apenas uma mente superior seria capaz de criar tais limites (ou padrões) morais.
Raphael Antony crer ou não é uma questão de fé....o homem criou ao, longo dotempo, limites para melhorar o convívio e amenizar as mazelas que cometeu. A prórpria bíblia é carregada de fé e influências de cada,época, mas ninguém pode afirmar que Deus não existe ou mesmo que seria único.
Raphael Antony Leia um livro chamado "A genealogia da moral" de Nietzsche, é bem interessante.(sou agnóstico e acredito em uma possibilidade de existir um Deus criador).
So what? talvez possa ser porque seu ceticismo seja aliado a excesso de sinceridade. Não sei se é o seu caso, pois não te conheço, mas já vi em algumas pessoas, por isso sugeri
Acredito na verdade que as pessoas costumam odiar a dúvida, não porque elas não tenham dúvida, mas justamente por elas terem várias dúvidas e viverem se escondendo delas e chamam isso de "certeza"!
Uooww o lado pesado do ceticismo é que ele consequencia em insatisfacão, incertezas e inconsistências. Por outro lado, pode trazer lucidez, senso analítico e resistência às aflições. Bom, um resultado esperado para uma vida real, sem romances perfeccionistas ou pela busca do endeusamento do cotidiano. Muito bom, professor!!!
Por um lado quando procurei sobre "conhecimento e ceticismo" e encontrei a aula que é da minha faculdade, me senti triste. Por outro tenho a possibilidade de aprender o que é ceticismo nas palavras de um mestre da PUC-SP e FAAP no RUclips. Obrigado Prf.
Ponde, confio na tua inteligência. Seja o filósofo que é. Como nessa explicação. Aprendi. Enriqueci meu conhecimento. Não percebi alguém apenas contrariando algo, mas expressando seu conhecimento. Muito bom.
acho que o ceticismo é mt importante para o crescimento do ser em si, ao mesmo tempo que vc pode se estagnar pensando que tudo no fundo é insustentável, vc pode abordar as questões da vida de forma mais humilde e inteligente.
Uma das grandes duvidas que permeiam a minha mente é a seguinte: uma sociedade cetica em um nivel moral e social induziria por conseguinte em um constructo mais saudavel no ambito politico? Ou seja mais pessoas ceticas "melhorariam o mundo"?
Agnóstico teísta é o mesmo que dizer: "não sei, mas é". O que na verdade é totalmente contraditório pelo seu próprio princípio de questionar e acreditar com provas, e não sem elas.
O q penso é, qto mais vejo a situação deste mundo mais eu acredito q há algo melhor q isso aqui em algum lugar ou plano....não tenho religião, só acredito nas palavras de Jesus.
Porra Pondé ver um tema desses em cinco minutos me deixou arrepiado aqui, só me fez ficar mais curioso pra buscar mais conhecimento sobre. Obrigado por esse vídeo eu estava precisando.
O relativismo tem duas vertentes: uma objetiva e outra subjetiva. A primeira afirma com razão que para diferentes circunstâncias de observação e vivença há deferentes concluções, mas que a realidade como tal não muda, só a percepção dela; a segunda, diz que as concluções ditas *são* a realidade e não uma simples interpretação parcial dela.
Ateísmo,Gnosticismo e Agnosticismo são modos de se pensar acerca da existência de Deus ou não. O agnosticismo não afirma que Deus exista e tbm não nega que ele exista, é uma postura cética. São questões metafísicas. Já o Dogmatismo,Ceticismo e Falibilismo, são modos de se pensar sobre a possibilidade do conhecimento das coisas. O Ceticismo acredita que é impossível conhecer a verdade das coisas e provar tais "verdades". São questões epistemológicas.
Olá, Somos todos Ceticistas até mesmo indiretamente,todo ser humano em busca da ciência e da verdade, primeiro indagamos, pensamos e buscamos e essa busca é incessante e importante isso nunca vai deixar de existir a milênios em busca de uma verdade absoluta, embora eu acredite em Deus não consigo provar. O ceticismo é a evolução em busca da verdade e do conhecimento entre todas as coisas.
Os Hebreus não quiseram provar, como alguns gregos, que Deus existe. Experimentaram que Deus existe. Na minha vida esta experiência do povo judeu é vital para a minha fé. Eles viram as pragas do Egito. Eles viram o mar se abrir. Viram a vitória impressionante de Israel em 1948 justamente 3 anos após o fim do Holocausto. Na minha opinião e experiência, Israel é a chave para a fé. Teus textos são ótimos. Acho teu pensamento muito claro, teus livros são agradáveis de ler. Uma grata descoberta. Parabéns e obrigado.
Honestamente,o ceticismo de Sextus Empiricus parece ser tanto o mais consistente quanto o que melhor permite navegar pelo enorme mar de opiniões e discursos conflitantes sem enlouquecer.
A graduação me deixou cético: As cachorradas que vi no departamento e vi os desmandos. Como diria o meu ex-professor de filosofia da UFPE, o professor Washington Martins, dizia : Que eram os cínicos , os questionadores. Sempre me questionei o mundo e tudo que nele há. Nunca fiquei satisfeito com uma resposta simplória. Não acredito que a ciência possa explicar tudo. A metafísica se contrapõem a ciência , mas a ciência nem sempre explica o que a metafísica coloca na mesa.
Muito interessante. Sempre aprendo alguma coisa com o Pondé. Sem dúvida dos caras que estão nesse nicho, o da filosofia multimídia hehe, é o que me parece mais honesto consigo mesmo e consequentemente com os outros. Eu me identifiquei um pouco com o ceticismo, quem afirma que tem certeza de tudo na verdade se ilude.
Em minha passagem de pensamentos hoje me considero cética. Eu continuo acreditando em Deus, apenas não acredito que o ser humano foi criado por ele. Diante disso não o vejo como bom ou mal. Isso de certa forma mudou minha visão religiosa. Mas eu ainda acho que a religião fornece conhecimento, por ser uma das coisas mais antigas da sociedade.visto que o ser humano não muda ele continua repetindo o passado. Ser cética me livrou de muitos sentimentos bons mas tb me livrou de sentimentos ruins. Penso que o antagonismo te leve ao ceticismo pq te faz enfrentar um grande conflito interno. Por isso ninguém nasce, vira ou resolve ser cético, não é uma decisão. É uma transformação individual. A gnt para de buscar receota para existencia do ser humano. E perde a esperança ao passo que nos tornamos menos trágicos.
Até mesmo a ciência mais dura baseia-se na fé. Por exemplo: a fé de que as regularidades estatísticas que chamamos de leis da natureza se manterão como são, sem que nada garanta isso.
Penso que a ciência é o melhor método para se compreender o mundo justamente porque ela é a mais cética de todos os métodos. Através da metodologia científica, qualquer hipótese (ideia) é testada justamente na tentativa de a refutar, e, só após isso, ela evolui para uma teoria digna de credo. Ao menos até que se avance até obter novos métodos para tentar refutar novamente. Sobre deuses e muitos outros assuntos do tipo, penso que o ônus da prova seja sempre de quem afirma. Do contrário cairiamos no caos ao passar a considerar tudo que não se pode provar, verdadeiro até que se prove (...) o contrário.
O ser humano costuma pensar o ceticismo em questões extremas, "vida em outro planeta", "Deus", etc. Nessas questões o cético se torna um isento. Mas o poder do ceticismo é muito grande quando voltado ao conhecimento prático/empirico
Pondé, ainda bem que independente de você acreditar ou não muitas pessoas fazem oração por você e o próprio Deus o Senhor dos Exércitos te ama. O mundo espiritual é diferente do mundo físico. Quando a gente diz que não acredita em nada quer que sempre sobra algo para a gente acreditar. Se o cético é conservador isso quer dizer que ele pratica e crê em algum valor. Esse valor é que leva ao não ceticismo.
8 лет назад+5
É fundamental para um filósofo o ceticismo clássico, grego, de Sexto Empírico. E por que? Pois não há o chamado "último filósofo", messiânico, com todas as respostas para o conhecimento e para a Filosofia. Mas eu sou bastante cético a um estilo, concepção e prática blasé para o filósofo, mesmo a um cético, porque é evidente que mesmo um cético quis ou quer de todo o coração e entendimento saber, quis ou quer estar com os olhos bem abertos e não semi-cerrados, preguiçosos, diante do que intencionalmente quer descobrir, seja em Religião, Política, Arte ou Ética ou sobre a Ciência ou acerca do Homem. Pessoalmente, eu, como cristão, no sentido forte do termo, isto é, e tão-somente, como protestante que eu, com a graça de Deus, eu o sou, a Bíblia para mim é fundacional, mas mesmo assim, diante do monopólio sistemático que a Escritura tem acerca da verdade, para um protestante e estudante de Filosofia, historicamente, mesmo as confissões históricas de fé forte, consistente, tão-somente evangélicas, sempre estiveram abaixo do que proposicionalmente dizem as Escrituras. Ao longo das gerações, os cristãos fortes foram reinterpretando com menos ou maior êxito a Bíblia, logo, o homem a parte das Escrituras e do dom da fé que vem do Alto, naturalmente, tende a ser cético, mas se a fé o guia, esse terceiro olho, esse ver além, tanto um certo ceticismo diante da incapacidade humana de tudo saber, não chegou ainda o "último filósofo", quanto o cristão consistente (protestante) com sua Bíblia como elemento fundacional em sua concepção filosófica, podem dialogar na universidade, no bar, na praça ou na estação do metrô ou parada dos ônibus, sendo que tão-somente o protestante conseguirá com êxito cada vez maior ao longo das gerações, iluminar o entendimento, pela fé somente e sobretudo, do pobre homem pecador apático e, por exemplo, muitíssimamente enganado ao achar em sua miopia que Deus é responsável pelo mal, quando o mal entrou no mundo, como diz a Bíblia e o analfabeto não sabe, pela transgressão deliberada do homem em Adão e Eva (cf. Gênesis 3.17-19 ACF), no paraíso.
Pondé, você poderia comentar um pouco mais sobre o agnosticismo. Por que o agnosticismo não é tão popular? Tem muitas pessoas que tem um pensamento agnóstico, mas nem conhecem essa palavra.
temos livre-arbítrio, mesmo se você fizer algo ruim vai ser para obter uma coisa boa. Ninguém faz o mal pra obter algo ruim. Como dizia Lewis o mal é algo bom corrompido. Então o mundo é bom.
Ponde, seria muito interessante um debate entre você e Olavo de Carvalho. Por que isso não é possível? Em termos de honestidade intelectual, só acredito em vocês dois, como maiores expoentes da filosofia brasileira atualmente. Nunca houve nenhum contato entre vocês?
Seja através de Sidarta Gautama, Sextus Empiricus, Montaigne ou David Hume, o ceticismo sempre foi um movimento capaz de nos deixar com os pés no chão diante dos absurdos religiosos, filosóficos e até mesmo científicos.
Pondé, o fogo que pode nos aquece também pode nos queimar, a água que sacia a nossa sede também pode nos afogar. Somos seres moralmente responsáveis. O mundo está como está não por causa de Deus, mas por causa do homem. Mas Deus no seu infinito amor e misericórdia nos enviou Jesus para restaurar todas as coisas. (inspirado no debate Deus existe? Christopher Hitchens vs William Lane Craige em um outro video do youtube: Porque Deus permitiria mal e sofrimento? - William Lane Craig)
Pondé, tudo bem querido. Enrenda, a bondade de Deus é eqvalente a sua justiça, e o que é justo para o homem pode não parecer para Ele. Quem se espelha apenas na bondade de Deus esquece que existe o livre arbitrio, e como tal Ele não se mete nas decisões humanas. Não sei se você me entendeu. Você é show.
Sou ateu convicto...ele fala nessa dúvida sobre a existência de Deus na perspectiva judaico-cristã.. ou seja, dentro dessa cultura judaica do deus único e criador de tudo e etc..se fosse hindu falaria na dúvida da existência de "deuses", e se tivesse vivido na Grécia pré -cristã a mesma coisa referente aos deuses Apolo, Afrodite, Zeus e etc.. mas hoje em dia, quem em sã consciência acredita neles?.. rs porque com uma divindade judaica seria diferente?..
Ceticismo tem várias formas. Consulte a obra Introdução a Filosofia, Norman Geisler e Paul Feinberg, para uma exposição e critica. Ceticismo Absoluto: Sexto Empirico, Pirro de Elis, David Hume; Ceticismo Mitigado: John Wilkins, Joseph Glanvill e Emanuel Kant; Ceticismo Limitado: A.J.Ayer e Antony Flew; Ceticismo Metodologico ou Cartesiano. O interessante é que no ceticismo radical de Sexto Empirico havia três etapas: a antitese, epoche(suspensão do julgamento), e a ataraxia.
Somos pasto pros vermes, por isso é fato que todas as teorias são insustentáveis. O difícil é equilibrar o terror de saber que morreremos com a maravilha de estar vivos. Obrigado pelo vídeo!
Sugiro o livro "Deus, a liberdade e o mal", do Alvin Plantinga, no qual o autor demonstra que não há inconsistência entre a existência de um Deus bom e a presença de mal no mundo. Nas palavras do próprio autor, "a defesa do livre-arbítrio [...] mostra que a existência de Deus é compatível, tanto lógica quanto probabilisticamente, com a existência do mal" (p. 84)
Professor, nos desenhos, nas esculturas, nos textos, talvez em tudo, encontraremos características de padrão de um indivíduo, ou seja, traços característicos que poderão revelar que tal obra foi realizada por este ou aquele artista. Seria possível a nós meros mortais ao menos neste plano, identificar na natureza, plantas, flores, animais e até mesmo em nós, traços pertencentes a um só artista? ou quem sabe artistas, no plural, cada qual mais especializado em uma certa engenharia? o que sr poderia nos dizer?
A maior prova que existe Deus nesse mundo é o próprio mundo, pois nem a ciência consegue explicar como as perfeições desse nosso maravilhoso planeta e universo funcionam
Pois é, Débora mnt. O problema é que o cético geralmente não é cético quanto ao ceticismo dele. Como os relativistas que relativizam tudo menos o seu próprio relativismo. Não existe verdade absoluta exceto a verdade absoluta de que não existe verdade absoluta.
Deus não é só bom, na concepção judaico-cristã. Ele também é justo e concede o livre arbítrio ao homem. E este estado de coisas do mundo é fruto das más escolhas dos homens, não da ausência da ação de um Deus bom. Este, por sua vez, chama o homem à amizade e retorno consigo, em vista de um futuro eterno de paz.
Cristão Livre Pensador Olá, ao menos os trâmites da história regístra que se compunha de um Fé sincera aproximadamente num periodo de 300 anos, composta exclusivamente de camponêses e pessoas simples(não por isso), que sim, estavam caplarizádos em todo o Império Româno,um dos motivos pelos quais chamou á atenção de Constântino...
"você deve manter sua mente aberta, mas não tão aberta que o cérebro caia"
Carl Sagan.
Albert Einsten Esta frase é de Chesterton
Essa frase cai como uma luva para os seguidos do Olavo.
Eu realmente não sei se c esta frase é de Chesterton, mas de fato, está no livro "O Mundo Assombrado Pelos Demônios" de Sagan.
Sagan o proclamado do ceticismo.
Carl Edward Sagan não é o tipo de pessoa que se pode colocar no meio de alguma doutrina qualquer, ele foi uma pessoa incrível, um profissional exemplar e continua na mente de todos que um dia acreditaram ou acreditam no futuro do mundo. Precisamos de mais pessoas como ele
"Acreditar em tudo é tão fácil quanto não acreditar em nada, pois em ambas as formas vc se exime da responsabilidade de pensar." Desconhecido
Eu gostei da frase, mas não acho que o ceticismo, por exemplo, seja fruto dessa fuga da responsabilidade de pensar. O resultado pode até ser uma ausência de responsabilidade, de certo modo, mas não ausência da responsabilidade de pensar.
Eu já ouvi por aí que se você analisar a maioria das crenças e criações humanas em uma grande perspectiva (big picture), quase todas elas se tornam sem valor e insignificantes.
Acreditar apenas nos fatos tb é fácil.
desconhecido =top slime
Essa frase é pro Monark que concorda com todas as opiniões que os convidados citam, é isso que faz ele ser contraditório e ter nenhum respeito
Epistemologicamente é impossível que isso aconteça.
Fico com as palavras de um antigo mestre que disse assim : Examinai tudo e retende o que for bom.
Edinho Machado
Grande mestre Apóstolo Paulo de Tarso.
Eu acrescentaria: “e lembre que nenhum texto é sagrado, e nenhuma verdade absoluta”
FELIPE MESQUITA A única verdade absoluta a que podemos chegar é que nenhuma outra verdade absoluta nos é possível alcançar. Isso é devido às óbvias limitações dos nossos sentidos, mente e conhecimento. Eu não to dizendo nada especial, isso é bastante óbvio cara. Os grandes filósofos sempre souberam disso, “Só sei que nada sei”, a famosa frase atribuída a Sócrates traduz isso.
Desculpe ser eu a te contar essa notícia, espero que vc consiga dormir.
FELIPE MESQUITA Não vou ficar fazendo jogo de palavras com vc. A incerteza é inerente à experiência humana. Seja corajoso e aceite. Se vc ainda não enxerga isso e tem certeza de alguma coisa, você está iludido e espero que um dia enxergue.
FELIPE MESQUITA Não é uma dúvida que eu resolvi ter, não é uma decisão. É apenas um reconhecimento muito evidente da minha limitação.
E não é desonestidade intelectual pois eu sinceramente acho que toda pessoa inteligente e não-religiosa reconhece isso muito bem.
Alguns que já disseram isso:
Einstein, Carl Sagan, Richard Feynman, Nietzsche, Van Gogh, Bertrand Russell, Voltaire.
Acho que vc está negando aceitar algo muito evidente da condição humana. Enfim.
Eu vejo o ceticismo como a melhor ferramenta para alcançar um conhecimento mais seguro (não completo e perfeito). E na academia não há espaço para o ceticismo. Esse foi meu maior baque enquanto universitário. Os professores famosos e vangloriados que lá vi sustentam seu pensamento a partir de uma dogmática ideológica (alguns de esquerda e outros de direita) sem muita preocupação com debates. Esse, o debate, é normalmente realizado por pessoas que concordam entre si. Sim, debate em que há apenas CONCORDÂNCIA. E quando há alguma divergência pequena fica todo mundo se segurando e não fala nada, apenas um "Discordo do querido colega de debate, mas é assim mesmo".
Nem sempre, sendo o indivíduo cético a conceitos de segurança pode ele se embrenhar num caminho menos seguro para si.
Pode sim. No próprio vídeo do Pondé ele fala de diversas maneiras de aplicar o ceticismo. Não sou da linha radical. Valorizo o ceticismo como forma de busca por conhecimento independente de um viés ideológico.
Tem um frase interessante cujo autor desconheço. É mais ou menos assim: você é livre pra se expressar, desde que eu concorde.
Isso desanima bastante. Muitos artigos são escritos dessa forma, onde vc tortura os números até que eles confessem de acordo com a linha de pensamento do autor.
Mas tbm os céticos me encheram bastante
A verdade é que não temos certezas mesmo. Me parece que Deus é uma criação humana para impor limites morais, mas a ciência também vem do homem, portanto seria insustentável. A sociedade sempre buscará um Deus ou uma razão plausível para amenizar sua angústia.
Diego Felipe A diferença é que a ciência é feita para se modificar com as novas descobertas, já a religião é feita para ser uma verdade universal imutável e pessoal, na maioria das vezes.
Acho estranho é ficar separando o mundo entre céu e inferno, se Deus existe o demônio também, justificativa para o bem e mal, somos cheios de mazelas assim como a vida.
Lendo seu comentário me surgiram algumas dúvidas. Você disse que parece que "Deus é uma criação humana para impor limites morais". As dúvidas são:
1. Se Deus é uma criação humana para "impor limites morais", quem seria o principal interessado em impor tais limites morais, no fim das contas?
2. Por que e para que "impor limites morais"?
3. Qual seria o grupo ou sociedade com condições reais de criar um padrão de moral? E se há alguém de natureza humana capaz criar tal padrão, por que assumir e aceitar que esse "padrão" seja o correto?
Se a questão se resume apenas a "limites morais", então arrisco dizer que a existência de um Deus é bem mais provável, considerando que apenas uma mente superior seria capaz de criar tais limites (ou padrões) morais.
Raphael Antony crer ou não é uma questão de fé....o homem criou ao, longo dotempo, limites para melhorar o convívio e amenizar as mazelas que cometeu. A prórpria bíblia é carregada de fé e influências de cada,época, mas ninguém pode afirmar que Deus não existe ou mesmo que seria único.
Raphael Antony Leia um livro chamado "A genealogia da moral" de Nietzsche, é bem interessante.(sou agnóstico e acredito em uma possibilidade de existir um Deus criador).
Sou cetica e percebo que isto muitas vezes irrita as pessoas...
So what? talvez possa ser porque seu ceticismo seja aliado a excesso de sinceridade. Não sei se é o seu caso, pois não te conheço, mas já vi em algumas pessoas, por isso sugeri
Acredito na verdade que as pessoas costumam odiar a dúvida, não porque elas não tenham dúvida, mas justamente por elas terem várias dúvidas e viverem se escondendo delas e chamam isso de "certeza"!
+So what?
Duvido do que vc diz.
@@danielbondeandando Talvez porque a dúvida possa causar insegurança em algumas pessoas, e esta, por sua vez, possa causar angústia.
Não, eu tô bem aqui!
Pondé obrigada por estarmos vivendo na mesma época e por vc dividir tanta sabedoria.😍😍😍😍
Uooww
o lado pesado do ceticismo é que ele consequencia em insatisfacão, incertezas e inconsistências. Por outro lado, pode trazer lucidez, senso analítico e resistência às aflições.
Bom, um resultado esperado para uma vida real, sem romances perfeccionistas ou pela busca do endeusamento do cotidiano.
Muito bom, professor!!!
Pondé, tu é demaaaaisss! Eu e meu marido somos teus fãs!
" O hábito é mais confiável do que qualquer idéia que você inventa". Me fez pensar.
Sempre lúcido e útil em suas exposições!!👏👏👏👏
Por um lado quando procurei sobre "conhecimento e ceticismo" e encontrei a aula que é da minha faculdade, me senti triste. Por outro tenho a possibilidade de aprender o que é ceticismo nas palavras de um mestre da PUC-SP e FAAP no RUclips. Obrigado Prf.
Ponde, confio na tua inteligência. Seja o filósofo que é. Como nessa explicação. Aprendi. Enriqueci meu conhecimento. Não percebi alguém apenas contrariando algo, mas expressando seu conhecimento. Muito bom.
Até que enfim um vídeo de filosofia no canal! 👍
realmente interessante. no fim das contas, sendo cético ou não, uma posição conservadora, no bom sentido da palavra, acaba sendo a mais confiável.
acho que o ceticismo é mt importante para o crescimento do ser em si, ao mesmo tempo que vc pode se estagnar pensando que tudo no fundo é insustentável, vc pode abordar as questões da vida de forma mais humilde e inteligente.
Como sempre claro, direto e sábio. Pondé.....
Uma das grandes duvidas que permeiam a minha mente é a seguinte: uma sociedade cetica em um nivel moral e social induziria por conseguinte em um constructo mais saudavel no ambito politico? Ou seja mais pessoas ceticas "melhorariam o mundo"?
porra pondé poderia ter feito esse video antes do enem, sacanagem pra mim esse é seu melhor vídeo parabens!!
Eu sou agnóstico teísta. Admiro muito o pensamento cético e conservador, e acredito serem os dois caminhos para a humanidade hoje.
Agnóstico teísta é o mesmo que dizer: "não sei, mas é". O que na verdade é totalmente contraditório pelo seu próprio princípio de questionar e acreditar com provas, e não sem elas.
Luiz Felipe Pondé grato por postar, visando a nossa formação.
Luiz felipe, sua explicação é ótima parabéns
Espetacular Pondé! Realmente tu escreve o pensamento e a lógica em diálogos. Sem duvidas é o melhor ou um dos melhores argumentos.
O q penso é, qto mais vejo a situação deste mundo mais eu acredito q há algo melhor q isso aqui em algum lugar ou plano....não tenho religião, só acredito nas palavras de Jesus.
bruce lee religioso ahahahahaahaahah
Nirvana.
Gratidão Pondé , descobri que já vivo o ceticismo a um bom tempo e agora tenho mais certeza ainda kkk
Sou Cristão Catolico, mas acho muito interessante a visão do Pondé sobre as coisas!
Porra Pondé ver um tema desses em cinco minutos me deixou arrepiado aqui, só me fez ficar mais curioso pra buscar mais conhecimento sobre. Obrigado por esse vídeo eu estava precisando.
Pondé,
vc poderia esclarecer a relação entre ceticismo e relativismo? O 1o precisa de 2o?
Obrigado.
O relativismo tem duas vertentes: uma objetiva e outra subjetiva. A primeira afirma com razão que para diferentes circunstâncias de observação e vivença há deferentes concluções, mas que a realidade como tal não muda, só a percepção dela; a segunda, diz que as concluções ditas *são* a realidade e não uma simples interpretação parcial dela.
A principal diferença entre eles é a quantidade de neurônios. Um relativista tem apenas o Tico e o Teco, o cético tem um cérebro normal.
Pondé poderia dar aulas online ou cursos de filosofia. Muito bom!
Correto , nunca vi uma explicação tão aplausivel sobre seticismo
Pondé, faça por favor um vídeo esclarecendo sobre a diferença entre ceticismo e agnosticismo. Grato.
Ateísmo,Gnosticismo e Agnosticismo são modos de se pensar acerca da existência de Deus ou não. O agnosticismo não afirma que Deus exista e tbm não nega que ele exista, é uma postura cética. São questões metafísicas. Já o Dogmatismo,Ceticismo e Falibilismo, são modos de se pensar sobre a possibilidade do conhecimento das coisas. O Ceticismo acredita que é impossível conhecer a verdade das coisas e provar tais "verdades". São questões epistemológicas.
Tô adorando esse canal.
Olá, Somos todos Ceticistas até mesmo indiretamente,todo ser humano em busca da ciência e da verdade, primeiro indagamos, pensamos e buscamos e essa busca é incessante e importante isso nunca vai deixar de existir a milênios em busca de uma verdade absoluta, embora eu acredite em Deus não consigo provar.
O ceticismo é a evolução em busca da verdade e do conhecimento entre todas as coisas.
Os Hebreus não quiseram provar, como alguns gregos, que Deus existe. Experimentaram que Deus existe. Na minha vida esta experiência do povo judeu é vital para a minha fé. Eles viram as pragas do Egito. Eles viram o mar se abrir. Viram a vitória impressionante de Israel em 1948 justamente 3 anos após o fim do Holocausto. Na minha opinião e experiência, Israel é a chave para a fé. Teus textos são ótimos. Acho teu pensamento muito claro, teus livros são agradáveis de ler. Uma grata descoberta. Parabéns e obrigado.
Honestamente,o ceticismo de Sextus Empiricus parece ser tanto o mais consistente quanto o que melhor permite navegar pelo enorme mar de opiniões e discursos conflitantes sem enlouquecer.
A graduação me deixou cético: As cachorradas que vi no departamento e vi os desmandos. Como diria o meu ex-professor de filosofia da UFPE, o professor Washington Martins, dizia : Que eram os cínicos , os questionadores. Sempre me questionei o mundo e tudo que nele há. Nunca fiquei satisfeito com uma resposta simplória. Não acredito que a ciência possa explicar tudo. A metafísica se contrapõem a ciência , mas a ciência nem sempre explica o que a metafísica coloca na mesa.
Melhor aula que vi do Pondé.
Uma bela de uma aula! Parabéns!!
Eu fico com a máxima de Jesus: o que não queres para ti, não desejes para os outros.
Cada pessoa é uma nova possibilidade. Já cancela esta frase logo no cerne.
Grande Ponde.
GENIAL ... !!!!!!!!!!!!!
Muito interessante. Sempre aprendo alguma coisa com o Pondé. Sem dúvida dos caras que estão nesse nicho, o da filosofia multimídia hehe, é o que me parece mais honesto consigo mesmo e consequentemente com os outros. Eu me identifiquei um pouco com o ceticismo, quem afirma que tem certeza de tudo na verdade se ilude.
Excelente explicação sobre Ceticismo
obrigado Luiz Felipe me ajudou bastante com esse vídeo
Obrigado por expandir a minha mente.
lá na estante continua o livro "O Imbecil Coletivo" do OLAVO de CARVALHO. o livro é do Karnal, que o emprestou pro Pondé
Em minha passagem de pensamentos hoje me considero cética. Eu continuo acreditando em Deus, apenas não acredito que o ser humano foi criado por ele. Diante disso não o vejo como bom ou mal. Isso de certa forma mudou minha visão religiosa. Mas eu ainda acho que a religião fornece conhecimento, por ser uma das coisas mais antigas da sociedade.visto que o ser humano não muda ele continua repetindo o passado. Ser cética me livrou de muitos sentimentos bons mas tb me livrou de sentimentos ruins. Penso que o antagonismo te leve ao ceticismo pq te faz enfrentar um grande conflito interno. Por isso ninguém nasce, vira ou resolve ser cético, não é uma decisão. É uma transformação individual. A gnt para de buscar receota para existencia do ser humano. E perde a esperança ao passo que nos tornamos menos trágicos.
O melhor método de saber as coisas é pelo método científico, ele pode n ser perfeito mas é o melhor q temos
Até mesmo a ciência mais dura baseia-se na fé. Por exemplo: a fé de que as regularidades estatísticas que chamamos de leis da natureza se manterão como são, sem que nada garanta isso.
O senhor é o meu Salvador, em tudo mi fará; bem-aventurado.!!!
Salmos: cap 23 vss 01 🇧🇷 🇳🇱 🇧🇷
O ceticismo grego nos faz viver a vida de uma forma mais equilibrada, de uma forma não tão devota ao que quer que seja.
Faz mais um video por semana pfvr, nunca te pedi nada
Muito bom e o ambiente onde tu está inserido ficou ótimo!
Muito bom, como sempre!
Penso que a ciência é o melhor método para se compreender o mundo justamente porque ela é a mais cética de todos os métodos. Através da metodologia científica, qualquer hipótese (ideia) é testada justamente na tentativa de a refutar, e, só após isso, ela evolui para uma teoria digna de credo. Ao menos até que se avance até obter novos métodos para tentar refutar novamente.
Sobre deuses e muitos outros assuntos do tipo, penso que o ônus da prova seja sempre de quem afirma. Do contrário cairiamos no caos ao passar a considerar tudo que não se pode provar, verdadeiro até que se prove (...) o contrário.
Isso é que é ter fé, não ter certeza de nada.
sem palavras, muito bom!!!!
mt bom Pondé , continue com esse trabalho excelente de explicação sobre as coisas
amei sua explicação. Maravilhoso vc!
O ser humano costuma pensar o ceticismo em questões extremas, "vida em outro planeta", "Deus", etc. Nessas questões o cético se torna um isento. Mas o poder do ceticismo é muito grande quando voltado ao conhecimento prático/empirico
Pondé, ainda bem que independente de você acreditar ou não muitas pessoas fazem oração por você e o próprio Deus o Senhor dos Exércitos te ama. O mundo espiritual é diferente do mundo físico. Quando a gente diz que não acredita em nada quer que sempre sobra algo para a gente acreditar. Se o cético é conservador isso quer dizer que ele pratica e crê em algum valor. Esse valor é que leva ao não ceticismo.
É fundamental para um filósofo o ceticismo clássico, grego, de Sexto Empírico. E por que? Pois não há o chamado "último filósofo", messiânico, com todas as respostas para o conhecimento e para a Filosofia. Mas eu sou bastante cético a um estilo, concepção e prática blasé para o filósofo, mesmo a um cético, porque é evidente que mesmo um cético quis ou quer de todo o coração e entendimento saber, quis ou quer estar com os olhos bem abertos e não semi-cerrados, preguiçosos, diante do que intencionalmente quer descobrir, seja em Religião, Política, Arte ou Ética ou sobre a Ciência ou acerca do Homem.
Pessoalmente, eu, como cristão, no sentido forte do termo, isto é, e tão-somente, como protestante que eu, com a graça de Deus, eu o sou, a Bíblia para mim é fundacional, mas mesmo assim, diante do monopólio sistemático que a Escritura tem acerca da verdade, para um protestante e estudante de Filosofia, historicamente, mesmo as confissões históricas de fé forte, consistente, tão-somente evangélicas, sempre estiveram abaixo do que proposicionalmente dizem as Escrituras. Ao longo das gerações, os cristãos fortes foram reinterpretando com menos ou maior êxito a Bíblia, logo, o homem a parte das Escrituras e do dom da fé que vem do Alto, naturalmente, tende a ser cético, mas se a fé o guia, esse terceiro olho, esse ver além, tanto um certo ceticismo diante da incapacidade humana de tudo saber, não chegou ainda o "último filósofo", quanto o cristão consistente (protestante) com sua Bíblia como elemento fundacional em sua concepção filosófica, podem dialogar na universidade, no bar, na praça ou na estação do metrô ou parada dos ônibus, sendo que tão-somente o protestante conseguirá com êxito cada vez maior ao longo das gerações, iluminar o entendimento, pela fé somente e sobretudo, do pobre homem pecador apático e, por exemplo, muitíssimamente enganado ao achar em sua miopia que Deus é responsável pelo mal, quando o mal entrou no mundo, como diz a Bíblia e o analfabeto não sabe, pela transgressão deliberada do homem em Adão e Eva (cf. Gênesis 3.17-19 ACF), no paraíso.
Sou cético agnóstico com muito orgulho ❤
seria muito legal ouvir tu falando sobre como pensava carl sagan e se a ciência pode ser considerada uma filosofia matemática.
Pondé, você poderia comentar um pouco mais sobre o agnosticismo. Por que o agnosticismo não é tão popular? Tem muitas pessoas que tem um pensamento agnóstico, mas nem conhecem essa palavra.
Um dos seus melhores vídeos.
temos livre-arbítrio, mesmo se você fizer algo ruim vai ser para obter uma coisa boa. Ninguém faz o mal pra obter algo ruim. Como dizia Lewis o mal é algo bom corrompido. Então o mundo é bom.
Melhor vídeo do canal.
Ponde, seria muito interessante um debate entre você e Olavo de Carvalho. Por que isso não é possível? Em termos de honestidade intelectual, só acredito em vocês dois, como maiores expoentes da filosofia brasileira atualmente. Nunca houve nenhum contato entre vocês?
KKKKKKKKKKK Quer dizer que o cara da Pepsi é um dos maiores do Brasil?
@@TiredEnigma E você é quem mesmo?
@@kingbrianmendes Eu não sou ninguém e nem preciso ser. Até porque argumento de autoridade é uma falácia
@@TiredEnigma kkkkkkkk kkkk só rindo mesmo. Por isso estamos na merda.
Olavão que disse que o Coronavirus não existe kkkkk
Seja através de Sidarta Gautama, Sextus Empiricus, Montaigne ou David Hume, o ceticismo sempre foi um movimento capaz de nos deixar com os pés no chão diante dos absurdos religiosos, filosóficos e até mesmo científicos.
Gosto muito desse assunto
eu sou agnóstico e não sabia
Pondé, o fogo que pode nos aquece também pode nos queimar, a água que sacia a nossa sede também pode nos afogar. Somos seres moralmente responsáveis. O mundo está como está não por causa de Deus, mas por causa do homem. Mas Deus no seu infinito amor e misericórdia nos enviou Jesus para restaurar todas as coisas. (inspirado no debate Deus existe? Christopher Hitchens vs William Lane Craige em um outro video do youtube: Porque Deus permitiria mal e sofrimento? - William Lane Craig)
Pondé, tudo bem querido. Enrenda, a bondade de Deus é eqvalente a sua justiça, e o que é justo para o homem pode não parecer para Ele. Quem se espelha apenas na bondade de Deus esquece que existe o livre arbitrio, e como tal Ele não se mete nas decisões humanas. Não sei se você me entendeu. Você é show.
Sou ateu convicto...ele fala nessa dúvida sobre a existência de Deus na perspectiva judaico-cristã.. ou seja, dentro dessa cultura judaica do deus único e criador de tudo e etc..se fosse hindu falaria na dúvida da existência de "deuses", e se tivesse vivido na Grécia pré -cristã a mesma coisa referente aos deuses Apolo, Afrodite, Zeus e etc.. mas hoje em dia, quem em sã consciência acredita neles?.. rs porque com uma divindade judaica seria diferente?..
Mt bom vídeo pondé
Deus está acima de tudo.
Excelente!
Ceticismo tem várias formas. Consulte a obra Introdução a Filosofia, Norman Geisler e Paul Feinberg, para uma exposição e critica. Ceticismo Absoluto: Sexto Empirico, Pirro de Elis, David Hume; Ceticismo Mitigado: John Wilkins, Joseph Glanvill e Emanuel Kant; Ceticismo Limitado: A.J.Ayer e Antony Flew; Ceticismo Metodologico ou Cartesiano. O interessante é que no ceticismo radical de Sexto Empirico havia três etapas: a antitese, epoche(suspensão do julgamento), e a ataraxia.
Conservadorismo e ceticismo, é um casamento perfeito.
Somos pasto pros vermes, por isso é fato que todas as teorias são insustentáveis. O difícil é equilibrar o terror de saber que morreremos com a maravilha de estar vivos.
Obrigado pelo vídeo!
Excelente vídeo.
Sugiro o livro "Deus, a liberdade e o mal", do Alvin Plantinga, no qual o autor demonstra que não há inconsistência entre a existência de um Deus bom e a presença de mal no mundo. Nas palavras do próprio autor, "a defesa do livre-arbítrio [...] mostra que a existência de Deus é compatível, tanto lógica quanto probabilisticamente, com a existência do mal" (p. 84)
Meu ceticismo e equilibrado como Jesus me ensinou ; ´´Sede prudentes como a serpente, e simples como a pomba´´ .
Professor, nos desenhos, nas esculturas, nos textos, talvez em tudo, encontraremos características de padrão de um indivíduo, ou seja, traços característicos que poderão revelar que tal obra foi realizada por este ou aquele artista. Seria possível a nós meros mortais ao menos neste plano, identificar na natureza, plantas, flores, animais e até mesmo em nós, traços pertencentes a um só artista? ou quem sabe artistas, no plural, cada qual mais especializado em uma certa engenharia? o que sr poderia nos dizer?
Perfeito
A maior prova que existe Deus nesse mundo é o próprio mundo, pois nem a ciência consegue explicar como as perfeições desse nosso maravilhoso planeta e universo funcionam
Parabéns tirou minhas dúvidas. Posso afirmar que sou cético. Por falta de provas
Sou cética quanto a esse ceticismo todo rsrs
Pois é, Débora mnt. O problema é que o cético geralmente não é cético quanto ao ceticismo dele. Como os relativistas que relativizam tudo menos o seu próprio relativismo. Não existe verdade absoluta exceto a verdade absoluta de que não existe verdade absoluta.
Ezequiel Almeida ...isso q eu chamo de não filosofia filosófica kkkk
@@eziquel8246 Você nem sabe o que está falando.
@@TiredEnigma 😂😂😂
É sério, é bem retardado falar isso
Que professor elegante!
"O primeiro vício da humanidade foi a fé, a primeira virtude o ceticismo"
Carl Sagan.
Deus não é só bom, na concepção judaico-cristã. Ele também é justo e concede o livre arbítrio ao homem. E este estado de coisas do mundo é fruto das más escolhas dos homens, não da ausência da ação de um Deus bom. Este, por sua vez, chama o homem à amizade e retorno consigo, em vista de um futuro eterno de paz.
Perdoe-me os cristãos autênticos(tambem sou um); Porém, em relação a toda construção do cristianismo nesses 1700 anos, sou um denominado cético...
E o que te faz pensar que o cristianismo do século III é de confiança? Perseguições Romanas?
Cristão Livre Pensador Olá, ao menos os trâmites da história regístra que se compunha de um Fé sincera aproximadamente num periodo de 300 anos, composta exclusivamente de camponêses e pessoas simples(não por isso), que sim, estavam caplarizádos em todo o Império Româno,um dos motivos pelos quais chamou á atenção de Constântino...
Quem foram os grandes céticos da Grécia Antiga?
Sou católica,temente a Deus, apaixonada pela ciência, darwinista.Gostei do vídeo Pondé.
Católica e Darwinista? Conte-me mais por favor.
Precisa ler Darwin novamente.
Q
O professor também poderia fazer um vídeo falando especificamemte do ceticismo político 😊
O ceticismo te liberta até ao ponto de você poder escolher uma crença livremente.
Pura verdade
Adorei!
Sempre bom lembrar que o ônus da prova recai sobre o autor da hipótese, ou quem está defendendo-a.
Bom vídeo! Obrigado.