128 - TEA: O impacto do Laudo Médico
HTML-код
- Опубликовано: 8 фев 2025
- Sou autista (TEA) diagnosticada somente na fase adulta, aos 42 anos. O meu grau TEA também é chamado de Síndrome de Asperger. Aqui falo sobre os transtornos associados ao autismo e minhas experiências no dia a dia: na vida pessoal e profissional. Este canal tem o intuito de trocar experiências e a ajuda profissional é de extrema importância para o diagnóstico correto e uma melhor qualidade de vida para você e sua família.
Me siga no Instagram / vidadeautista
Compre meu livro na versão e-book: amzn.to/3LHtkr7
Dicas de livros e muito mais acesse: linktr.ee/vida...
Contato da Ana minha terapeuta www.doctoralia...
Dr. Daniel Filho - Psiquiatra
www.doctoralia...
/ danieldesousafilho
#LaudoTEA #Autismo #Autismoadulto #SindromeDeAsperger #Aspie #Autista #EspectroAutista #MulherAutista #vidadeautista #Autismofeminino #TEA
Para mim foi um pouco difícil aceitar o diagnóstico. Porque me senti uma pessoa com defeito. Tentei me isolar o máximo das pessoas . mas a minha terapeuta esta me ajudando nesse processo
Pra mim foi libertador algo como receber minha 'carta de alforria'. Me sinto livre para ser quem realmente sou e os outros vão ter que me engolir agora hahaha
Isso aí
Eu estou no processo para receber "carta de alforria', mas parte dela já veio, tenho TPS...
depois do laudo eu não senti diferença no tratamento medicamentoso, os remédios, dosagem e métodos continuaram os mesmos. infelizmente não fez a menor diferença pra mim, tudo continua igual.
e aqui estou eu novamente. Mas agora com o diagnóstico e depois de um ano, ainda não aceitando muito bem
A gente precisa de um tempo pra assimilar... é muita novidade principalmente na fase adulta. Mas agora é trabalhar isso na terapia 🙏
Você é simplesmente fantástica!
Obrigada
Oi Dani, encontrei seu canal agora e te achei muito simpática e didática. Estou me identificando muito com seus vídeos!
Obrigada! Fico feliz em saber, bem-vinda :)
recebi o diagnóstico da neurologista há 3 dias e além disso tenho demência fronto temporal, o que aumenta as manifestações autísticas. Não sei se vou conseguir ir muito longe, mas sigo na luta.
Não desista nunca... procure outras opiniões, tratamentos diferentes também...
Quando consegui o laudo tive uma sensação muito boa de alívio!
Dani ... maravilhosa!!!
Muito bom ouvir vc
Uma dúvida.
A avaliação neuropsicologica É o laudo ou seria outro documento?
Avaliação do psicólogo é um relatório completo com as percepções desse profissional que servirão de base para o psiquiatra ou neurologista fechar o diagnóstico e aí sim dar o laudo. Apenas médicos estão autorizados a dar o laudo.
Hoje eu recebi o laudo medico do meu filho de 9 anos! E eu também sou mais nunca fiz acompanhamento!A pergunta é.! É hereditário o autismo do meu filho?
Boa noite! Por gentileza, ne passe o contato do médico. Obrigada
Olá, os contatos estão na descrição do vídeo 😊
Esse vídeo parece eu todinha😢.
Desculpe a pergunta mas como foi a reação dos seus familiares depois do diagnóstico?
Me deram total apoio. Na verdade todos sabiam que tinha alguma coisa diferente comigo desde sempre, então com o diagnóstico tudo ficou explicado e nosso relacionamento melhorou muito.
Quanto vc precisou gastar pra conseguir? Vc pode me dizer por favor?
Como é feito o diagnostico? Somente por meio de exame de imagem?
"O diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista é clínico, ou seja, pelo histórico, colhidos por meio da entrevista clínica ou anamnese e pela avaliação da criança, adolescente ou adulto. Os exames, testes, entrevistas ou escalas são complementares, ou seja, ajudam no diagnóstico mas não são essenciais para ele. Ou seja, podemos fazer o diagnóstico de autismo/TEA sem que nenhum exame ou teste seja pedido.
Quando são pedidos, os exames ou testes são para condições associadas ao TEA ou para diferenciar o TEA de outras condições, ou auxílio no diagnóstico Exemplos:
. Testes de Audição: para investigar se a pessoa tem algum distúrbio auditivo que poderia “ser confundido com TEA”. Geralmente são feitos audiometria ou BERA.
•Exame oftalmológico: quando há suspeita de baixa visão ou outro distúrbio •Exame cromossômico e de DNA e outros testes genéticos, assim como avaliação do médico geneticista: para avaliar síndromes genéticas associadas ao TEA e para aconselhamento genético. •Tomografia Computadorizada e/ou Ressonância magnética de crânio: para investigar condições neurológicas associadas ao TEA ou outras condições neurológicas. Um exemplo seria epilepsia e nesse caso exames como eletroencefalograma poderiam também ser solicitados.
•Screenings” metabólicos para fenilcetonúria/Mucopolissacaridoses: para investigar erros inatos do metabolismo que podem estar associados ao TEA.
Escalas, entrevistas ou testas: ADI- R, ADOS- G, CARS, CHAT, ASQ, ABC, entre outras: são instrumentos de apoio, complementares e sozinhos não fazem diagnóstico.
Na dúvida, procure seu médico, procure seu psiquiatra da infância e adolescência!" Texto do Dr. Daniel Filho Psiquiatra instagram.com/p/CVnTrmor7Xi/?
@@VidadeAutista quanto custou tudo isso? Vc fez em qual estado do Brasil? Sou de Fortaleza. Eu queria só ter uma noção de quanto gasta no total.
@@VidadeAutista por favor vc pode me dizer se passa de 5 mil reais todos esses exames? Me diz só isso por favor
Sobre tempo para o diagnóstico e valores, depende muito. Cada caso é diferente, impossível ter uma média de valores. Comecei o tratamento psicológico em 2017 fazendo sessões semanalmente e ainda faço acompanhamento quinzenal com minha psicóloga, foi ela que me deu o diagnóstico e fez o relatório completo para o psiquiatra concluir e me dar o laudo médico. Quando iniciei o tratamento era outra psiquiatra que me acompanhava, mas ela não atende novos pacientes. Estou em Belo Horizonte e iniciei presencial e desde antes a pandemia migrei para o online que pra mim é a mesma coisa. Vou deixar os contatos da minha psicóloga e do psiquiatra que me deu o laudo. Ambos atendem online e você pode entrar em contato para saber valores.
Psicóloga Ana Lúcia Vasconcelos www.doctoralia.com.br/ana-vasconcelos-2/psicologo/belo-horizonte
Psiquiatra Dr. Daniel Filho www.doctoralia.com.br/daniel-de-sousa-filho/psiquiatra/sao-paulo
@@VidadeAutista tá ok obrigado
Boa tarde, estou em dúvida sobre laudo de Autismo: eu tenho de atualizar meu laudo de autismo ou TEA que é CID F10 84.5 Sindrome de Asperger, e gostaria de saber qual vale mais como documento: RG com CID ou laudo sempre atualizado e eu não estou conseguindo laudo no SUS já que tentei atualizar ou fazer o novo com data atual e no momento só conseguiria atualizar meu laudo em hospital particular para renovar meu passe livre aqui no RJ.
Em alguns estados o laudo tem prazo indeterminado e está em fase de aprovação no senado que isso seja nacional. Acompanhe a PL 2352/2022 para saber se foi aprovado ou não. Já existe também a carteirinha de identificação TEA, acredito que no RJ você consiga emitir geralmente no mesmo local de emissão do RG. Acho válido o RG com CID + carteirinha não sendo necessário portar o laudo, salvo em situações onde o mesmo é exigido.
@@VidadeAutista eu estou tirando meu RG porque a atendente me informou que eu posso tirar sim e talvez eu tenha de deixar meu laudo original do SUS e quero tirar outro mais atual pelo neurologista do meu plano após o periódico da empresa. E gostaria de saber o que o RG com CID nos da direitos garantidos por lei e irei atualizar meu laudo com medico particular também com a CID depois do clínico geral para ate ter um acompanhamento com um profissional.
Siga a página do Autismo Legal no Instagram ou veja no site autismolegal.com.br/direitos-do-autista/
Oi!! voltando aqui pra dizer que meu laudo na neuropsicologa saiu, só que a psicóloga não fechou diagnóstico, pois meus relatos e de minha mãe meio que "não bateram"...se dependesse só do meu relato teria dado autismo moderado, porém com o relato da minha mãe faltou um pontinho pra fechar o diagnóstico, foi por muito pouco msm...agr estou mto confusa pq a psicóloga me recomendou fazer um exame auditivo chamado tpac que é pra ver se tenho problemas com processamento com informações no cérebro a partir da audição, e logo após vou ter que ir no psiquiatra junto com a minha mãe para que a gente possa conversar todos juntos para chegar em um consenso...enfim, ainda não acabou a jornada 😅
Faça o teste sim, ela está descartando outras coisas pra fechar o diagnóstico com certeza.