Valeu pela menção ❤! Achei bem interessante os pontos que você trouxe no video. Acredito que isso acaba sendo um reflexo do “ano da eficiência” e de como as IAs impactam no nosso trabalho que de certa forma podem diminuir um pouco a curva de aprender novas linguagens e se tornar um pouco mais generalista!
@@pequenocristocitacoes364 pois é, como ele mesmo diz, não é sobre ser um expert em tudo, mas ter noção do básico que querendo ou não vai te facilitar no seu trabalho.
Exatamente! Esse Papinho de fazer ou trabalhar apenas com o que eu QUERO ou com o que me dar prazer. Mimimimi Isso É bem característico de toda uma geração ( pode não ser). Estudei C na facul, me apaixonei por Java ( estudei um monte), me 1° emprego foi para Delphi, depois PLSql, C# ( aí falei que nunca daria dela), daí sugiu um projeto com Java, C++ e por último python embarcado e na web (atualmente) . E hoje sou professor, e já fiz de tudo neste meio tempo. Em suma, "linguagem boa e linguagem que paga seu salário"
O mercado quer um profissional que saiba criar um produto pra eles de ponta a ponta, pra ela apenas ganharem a margem... Pode notar, empresas que tem back e front bem divididos são empresas de produto. PicPay, Mercado Livre, ifood, nubank, etc... Empresas de software que vendem o profissional, sempre vão querer full stack e agora full cycle, o dev ainda tem que saber devops... Resumindo você tem que saber construir um banco, um back, front e ainda hospedar e usar os serviços de diversas nuvens! Cada vez mais estou investindo meu tempo em conhecer pessoas que tem necessidades de serviços. Particularmente to tocando projeto com um amigo e um pra um amigo médico! Já que eu preciso saber tudo, é um investimento muito mais escalavel do que apenas um emprego.
Eu trabalhei como front end nos ultimos meses e acabei de ser demitido, ja estou de olho nessa movimentação do mercado e procurando uma rota que me leve ao full stack
Querem FullStack pagando salário de back ou front.. piada né.. uma vez fiz uma entrevista e me perguntaram se poderia trabalhar de fullstack. eu falei, claro.. ganhando o salário de front e back somados não tem problema.. a moça do RH riu.
Isso não é só na área de dev. Antes de ser dev eu era soldador, ganha salário de soldador, mas soldava, lixava, operava ponte, fazia manutenção de máquina e etc. Você pode bater o pé e falar que não vai fazer, não aceitar o trampo e qualquer coisas do tipo, mas sempre vai ter diversas outras pessoas que vão aceitar, e as empresas sabem disso, e tiram proveito disso. Contrata 1 pessoa que faz o serviço de 2, 3 e recebe o salário de 1. E o pior é que tem gente que bate no peito orgulhoso de fazer de tudo.
@@imdevbutok Quem faz tudo, não faz nada, os caras economizam no inicio e se fodem depois com os faz tudo, ja perdi muito tempo concertando coisa de fullstack
@@imdevbutok isso que é foda mano, muitas empresas não pagam salario bom porque sabe que tem pessoas que vai fazer o trabalho de 3 por um salário mínimo
Eu atualmente atuo como fullstack (Back, front, infra/nuvem). Eu comecei a estudar programação a 3 anos atrás e ainda estou engatinhando... Se tem uma dica que posso dar é: foque mais em fundamentação teórica/prática doq numa stack específica, pq a fundamentação te possibilitará aprender stacks diferentes e fazer com que você se aprofunde em temas mais complexos naturalmente.
Percebi isso tb até pra estágio. Toda vaga de estágio JAVA sempre pedia algo de Front tb (principalmente Angular). Aí agora to aqui estudando Angular também.
6 anos de experiência como dev aprendi o seguinte : Tenha C#, Java ou PHP como linguagem principal. Aprenda alguma linguagem que esta em alta (Python,React) Não se apegue a 1 linguagem, esteja preparado para o que o mercado espera.
Com 24 anos de mercado, trabalhar como fullstack é acabar com sua saúde mental e ganhar facilmente um burnout, tomem cuidado antes de aceitar vagas assim, fiz isso minha carreira toda e hoje trabalho apenas com o que eu quero...
Resumindo: o que todas as outras áreas já vivem está chegando na tecnologia. Eu estou estudando para mudar de carreira, trabalhava em um estacionamento, e lá eu era caixa, manobrista, telefonista, faxineiro! Quando na verdade o que as empresas querem é pagar 1 salário para você fazer o serviço de várias pessoas, falando que o funcionário tem que ser Pro ativo😂😂😂😂
Acho que isso dai é o velho e bom depende. Normalmente essa lógica de fullstack se aplica muito mais a startups ou pequenas empresas. O que mais vejo é que nas grandes consultorias e big techs o perfil especialista continua. (Principalmente na aréa de banking onde existe arquiteturas bastante grandes) Mas uma coisa é fato, quando se tem menos senioridade as vagas tendem a ter um perfil mais generalista.
python só esta fraco na área de desenvolvimento. Mas por ser uma linguagem mais abrangente, não esta faltando vaga(Principalmente na área de analise de dados)
John, você manja da área de QA? Vejo poucos youtubers falando a fundo sobre como é o trabalho dos Testers e QA, como se entra nessa área e o que precisa estudar, a maioria fala muito por cima.
me despertou o interesse também, e é exatamente isso, as informações são um tanto superficiais. queria pegar uma boa base de front-end e tentar QA, mas as informações são meio (???
Toda área tem essa tendência de exigir profissionais generalistas quando se tem muitos profissionais disponíveis , o "diferencial" é a pessoa ser uma faz tudo
Eu amei a parte front estou fazendo um curso no Senac e tô amando então comecei a olhaa as vagas e tal realmente a maioria e fullstack mas eu não vejo a diferença em salário ... Quer que faz os dois mas o salário não acompanha 😢. Pelo menos foi o que eu reparei.
Nossa, to ha 5 anos trabalhando com java profissionalmente, nunca me enxigiram conhecimento front end. Eu sei como o front funciona, ja fiz muitas Features de front com react, sei subir um projeto com arquivos eststicos ou um servidor node, sei configurar tambem o nginx pra servir um site. Mas não me considero fullstack, muito menos me cobram ser fullstack nas vagas de Java. O que eu realmente vejo de obrigatório para dev backend é saber virtualização, docker, docker compose, kubernetes, aws ou qualquer provider cloud
Mas estamos falando de estatisticas né? Pelo o que eu vejo, as vagas que mais pagam, pedem um profissional que saiba todo o ciclo! Aí vai depender de escolhas de carreira. E querendo ou não, quanto mais dificil e mais escaço é o que você tem que aprender, mais o mercado paga.
@@juanlima4277 depende muito da sua carreira. Pra quem é back-end e quer se tornar especialista em backend , saber front não agrega. O que as empresas consideram como full cycle em back-end é saber desde criar infra na nuvem até o deploy em produção, mas de programação só é exigido back-end. Por isso disse que um profissional back-end que quer se destacar deve aprender muito bem docker, kubernetes, terraform, aws, azure, configuração de proxy reverso, configuração se vpn ao invés de se tornar fullstack.
@@nandomax3 Opa, concordo... Sò quis dizer sobre estatistica, o full stack agrada e tem mais vagas no mercado. Em caso de realocação, não tem comparação o número de vagas atualmente pra full stack vs backend
Muito interessante essa colocação. O dev TEM que saber um pouco de cada, não existe dev backend que não saiba o básico de front e vice-versa. O profissional assim é FRACO. O dev tem que saber um pouco de front, back, redes, infra e põe mais coisa ai no meio. Ele não deve saber de tudo, mas ter uma noção de cada coisa pra ajudar a resolver os B.Os da empresa. Esse profissional é valioso.
Tenho mais de 8 anos como Dev Front e atualmente tenho participado de alguns processos seletivos, e percebi que mesmo que a vaga seja apenas de Front se aparecer um Full-Stack até com bem menos anos de experiência que você ele vai ficar com a vaga. PS: O boom da galera estar estudando Python é pra entrar na área de dados.
estou há 2 anos tentando, sem emprego ate hoje, infelizmente vou ter que seguir por outro caminho, se um emprego ta tão difícil assim é pq não tão precisando tanto assim. E ainda ter que ficar lidando com os pensamentos de que as IA vão roubar os emprego e tal. Infelizmente o sonho acabou, de verdade, melhor ser pedreiro, sempre tem emprego
kkkkkkkkk igual eu, to estudando desde dezembro do ano passado e nunca sei onde quero ficar, já tentei desenvolvimento web, backend, os dois, fullstack e agr to estudando pentest e ja to pensando em desistir, bizarro k
Foque 100% naquilo que está pedindo atualmente no mercado! "Como assim?", vai em uma rede de vagas como LinkedIn e vê oq eles mais pedem e vai investindo naquilo, uma coisa que eu sempre falo é investir em um curso ou aprender outros idiomas.
Pessoal, eu n tenho faculdade em TI , estou aprendendo autodidata, udemy, RUclips, etc. Não tenho condições mesmo de pagar uma faculdade. A dúvida é se alguém conseguiu entrar no mercado sem faculdade? Estou estudando front end, estou no avançado já de JS aprendendo manipular eventos, DOM, etc.
Estou percebendo a mesma coisa, tem mais vagas full-stack. Mesmo já tendo atuado nas duas stacks, eu queria focar só no frontend, mas acho que não vai rolar... 😂
John, eu terminei o meu ensino médio esse ano, eu gostaria de saber se eu devo seguir para uma universidade de ti qual e o melhor caminho para eu seguir
Depende do que vc quer AMG, vc quer focar em hardware ou software? Quer faculdade para virar programador ou um engenheiro de software/ hardware ou trabalhar em gestão e pesquisas de projetos em ti
Infelizmente o futuro é low code, já estou aceitando essa realidade na minha vida. pra quem quer vender projetos em pouco tempo e ganhar bem. e é bom que tem bagagem de hard code como eu pegar esses low, pois em 2024 elas estão mt maduras principalmente para automação. é galera o futuro é arrastar diagramas. continuar programando da forma convencional é loucura.
Meu colega acabou de mim indicar o low code estudar e começar a trabalhar nisso.. mas pediu que eu aprendesse HTML css e Javascript.. vc acha que é necessário? Já que funciona como vc disse atratar diagramas...
@@vcasuporte2881 é sempre bom estudar um pouco da programação tradicional. mas vai ser mt raro usar no futuro. ferramentas de construção de site, flutter flow entre outros tudo o que vc precisará fazer a grande maioria das coisas já tem pronto lá.
@@vcasuporte2881apesar de ser low pode vc tem que saber a maneira tradicional pq seu trabalho vai ser refazer algum programa que já existe e passar para low code.
@@nordkis4834 sistema robusto não é complicado. mas vender automação e bots por 10 k low code irá servir muito bem. vende 5 automação dessa por mês e vc irá ganhar muito mais do que codando tradicionalmente
Boa noite, John! Fui demitido hoje e estou meio confuso sobre o que focar agora. Seria bom, em um prazo curto, conseguir ganhar dinheiro. Mas você disse que programação não seria para isso. Quero aprender a programar também. Vou seguir seus conselhos sobre a carreira de programação, mas, como renda a curto prazo, teria algum conselho/caminho?
Eu moro na Australia e estou pensando em começar a estudar programaçao por conta propria assim como muitos fazem. Voce acha que assim como no Brasil, apenas tendo os conhecimentos requisitados pelas vagas de emprego, é possivel conseguir ingressar nesse mercado ou para quem mora no exterior é diferente e precisa de fazer uma faculdade?
Bom dia gostaria de tirar uma dúvida, sou iniciante neste mundo, de programação e estou a iniciar, em programação de mobile, gostaria de um norte de vocês se é uma ária boa de trabalho futuramente. Agradeço a indicação de vocês 🙏.
cara, e na verdade se você se colocar no lugar de uma empresa que vai contratar, oque você faria? contratar 2 profissonais diferentes pra exercerem os projetos, ou contratar 1 profissonal que faça a função dos dois? acho que é meio óbvio, por isso que quando comecei a estudar eu logo saquei que só fazer front end me deixaria mais limitado diante das oportunidades.
Não é bem assim, continue estudando python, lembra, não tem só desenvolvimento no mercado, estágios em IOT por exemplo, python é extremamente necessário. Fica de boa
Dados, data science, machine learning, cyber security, automação... Isso tudo usa python, se quer trabalhar nessas áreas aprenda as ferramentas acessórias de acordo com a área que tu escolher. Se não for nenhuma dessas, usa python só pra fixar lógica de programação e já começa pegar uma linguagem da área que tu queira aprender... Infelizmente vou te dizer isso: Java pode ser um caminho.
O maio problema que eu vejo é que todo mundo quer ser desenvolvedor, poucas pessoas exploram as outras áreas que a programação proporciona, eu mesmo atuo na área de cibersegurança e sempre tem demanda, mas as pessoas no geral querem ser Dev, pois é o que ta na moda agora
Eu sou full stack e gosto dos dois (ainda bem). A única coisa que eu não gosto é de ficar fazendo design de tela. Codar o que tá no figma beleza, agora fazer aquilo deus que livre.
Eu sou dev 23 anos e não sou fullstackssss de mrd.As empresas querem muito por preço de banana 🍌 e vc não vai parar de estudar e trabalhar … Na minha humilde opinião, seja um especialista em uma área específica e de preferência nicho de mercado Oferta e demanda qualquer empresa respeita o funcionário e salário Só um comentário 😂😂 o T que vc falou que as empresas procuram profissionais que sabem de tudo um pouco A empresa quer mais te entubar um projeto com regra de negócio feito no papel de 🥖 , usuário fdp kkk e terminar o mais rápido possível, se vc conseguir fazer a façanha , a empresa te contempla com a sola do pé 🦶 na sua bnd e contrata dois juniores para fazer manutenção no seu sistema 😂😂😂 Desculpa se dramatizei, mas eu já vi muito disso acontecer em empresas grandes, geralmente este comportamento é de empresa com orçamento apertado ou TI é um botão e acabou
Valeu pela menção ❤! Achei bem interessante os pontos que você trouxe no video. Acredito que isso acaba sendo um reflexo do “ano da eficiência” e de como as IAs impactam no nosso trabalho que de certa forma podem diminuir um pouco a curva de aprender novas linguagens e se tornar um pouco mais generalista!
Mandou a real, infelizmente a gente que tem que se adaptar ao mercado, não ao contrário.
Verdade, comecei no front e tenho cerca de 2 semanas vendo PHP, e tem sido uma boa experiência.
@@pequenocristocitacoes364 pois é, como ele mesmo diz, não é sobre ser um expert em tudo, mas ter noção do básico que querendo ou não vai te facilitar no seu trabalho.
Exatamente! Esse Papinho de fazer ou trabalhar apenas com o que eu QUERO ou com o que me dar prazer. Mimimimi Isso É bem característico de toda uma geração ( pode não ser). Estudei C na facul, me apaixonei por Java ( estudei um monte), me 1° emprego foi para Delphi, depois PLSql, C# ( aí falei que nunca daria dela), daí sugiu um projeto com Java, C++ e por último python embarcado e na web (atualmente) . E hoje sou professor, e já fiz de tudo neste meio tempo. Em suma, "linguagem boa e linguagem que paga seu salário"
O mercado quer um profissional que saiba criar um produto pra eles de ponta a ponta, pra ela apenas ganharem a margem... Pode notar, empresas que tem back e front bem divididos são empresas de produto. PicPay, Mercado Livre, ifood, nubank, etc... Empresas de software que vendem o profissional, sempre vão querer full stack e agora full cycle, o dev ainda tem que saber devops... Resumindo você tem que saber construir um banco, um back, front e ainda hospedar e usar os serviços de diversas nuvens! Cada vez mais estou investindo meu tempo em conhecer pessoas que tem necessidades de serviços. Particularmente to tocando projeto com um amigo e um pra um amigo médico! Já que eu preciso saber tudo, é um investimento muito mais escalavel do que apenas um emprego.
Eu trabalhei como front end nos ultimos meses e acabei de ser demitido, ja estou de olho nessa movimentação do mercado e procurando uma rota que me leve ao full stack
as vezes a gente só precisa de uma motivação agressiva como essa 😅😅 Valeu John!
Resumindo: você precisa saber resolver o que tá no backlog. Independente se é implementação no front, no back ou em ambos.
Ou problema de infra, e nem to zoando.
Querem FullStack pagando salário de back ou front.. piada né.. uma vez fiz uma entrevista e me perguntaram se poderia trabalhar de fullstack. eu falei, claro.. ganhando o salário de front e back somados não tem problema.. a moça do RH riu.
Cara, sou do ramo, e infelizmente a tendência é essa, fazer mais com menos, ou aceita ou vira PJ e tenta a sorte
Nunca vou me sujeitar a isso, prefiro trocar de área e deixar os otarios trabalhar por 2 kkkkkkkkk
Isso não é só na área de dev. Antes de ser dev eu era soldador, ganha salário de soldador, mas soldava, lixava, operava ponte, fazia manutenção de máquina e etc.
Você pode bater o pé e falar que não vai fazer, não aceitar o trampo e qualquer coisas do tipo, mas sempre vai ter diversas outras pessoas que vão aceitar, e as empresas sabem disso, e tiram proveito disso.
Contrata 1 pessoa que faz o serviço de 2, 3 e recebe o salário de 1.
E o pior é que tem gente que bate no peito orgulhoso de fazer de tudo.
@@imdevbutok Quem faz tudo, não faz nada, os caras economizam no inicio e se fodem depois com os faz tudo, ja perdi muito tempo concertando coisa de fullstack
@@imdevbutok isso que é foda mano, muitas empresas não pagam salario bom porque sabe que tem pessoas que vai fazer o trabalho de 3 por um salário mínimo
Cara. muito obrigado eu realmente aprendo e entendo a sua explicação!!
Muito bom haha Precisamos estudar muito!!!
Eu atualmente atuo como fullstack (Back, front, infra/nuvem). Eu comecei a estudar programação a 3 anos atrás e ainda estou engatinhando... Se tem uma dica que posso dar é: foque mais em fundamentação teórica/prática doq numa stack específica, pq a fundamentação te possibilitará aprender stacks diferentes e fazer com que você se aprofunde em temas mais complexos naturalmente.
Boa tarde, mano. Por onde estudou fundamentação básica? Indica algo?
Como assim fundamentação teorica?
Percebi isso tb até pra estágio. Toda vaga de estágio JAVA sempre pedia algo de Front tb (principalmente Angular). Aí agora to aqui estudando Angular também.
6 anos de experiência como dev aprendi o seguinte :
Tenha C#, Java ou PHP como linguagem principal.
Aprenda alguma linguagem que esta em alta (Python,React)
Não se apegue a 1 linguagem, esteja preparado para o que o mercado espera.
javascript serve como linguagem principal?
@@Mikedoidao não.
@@ViniciusSantos-ey1mt por que? A pessoa sendo Front End web não tem como fugir do JavaScript.
E isso ai, falou tudo.
Saber de tudo um pouco dos dois lado, ambos se interligam.
Única pessoa sensata que confio em assistir vídeos no RUclips principalmente pra quem é iniciante. Parabéns pelo seu trabalho e sucesso sempre! 👏👏👏👏👏👏
Nada, se alguém faz uma critica ele exclui o comentario
Com 24 anos de mercado, trabalhar como fullstack é acabar com sua saúde mental e ganhar facilmente um burnout, tomem cuidado antes de aceitar vagas assim, fiz isso minha carreira toda e hoje trabalho apenas com o que eu quero...
obrigado pelos videos, que vem me guiando e mostrando onde começar e pra onde ir. (programação e um trabalho que amo e estou nessa por amor.)
Está nessa por amor, ele diz.....
Resumindo: o que todas as outras áreas já vivem está chegando na tecnologia. Eu estou estudando para mudar de carreira, trabalhava em um estacionamento, e lá eu era caixa, manobrista, telefonista, faxineiro! Quando na verdade o que as empresas querem é pagar 1 salário para você fazer o serviço de várias pessoas, falando que o funcionário tem que ser Pro ativo😂😂😂😂
Já virei um zumbi de tanto estudar e, adivinha, vou ter que estudar ainda mais, kkkkk.
Mas você já tem um emprego? Se tiver então tá tudoooo bemmm kkkkk 😂
@@mrs.m771 Pior que ainda não kkkk
@@idonthavemoney8649 Negócio é vira uber ou barman muito mais lucrativo
@@idonthavemoney8649 Negócio é vira uber ou barman muito mais lucrativo
Quantas horas por dia é ideal estudar mn?
estou começando por Peyton pois quero ir para a área de dados que o curso de bacharelado que estou cursando é em dados, isso somados a SQL
Vídeo excelente
Certeza que o segundo criador de conteúdo brasileiro que você assiste sou eu.
Espero que “ser Full stack obrigatório” não seja uma realidade futura.
Po mano fiquei feliz com isso, pq to comencado agora e minha meta e virar fullstack pra ser um cara completo.
Acho que isso dai é o velho e bom depende. Normalmente essa lógica de fullstack se aplica muito mais a startups ou pequenas empresas. O que mais vejo é que nas grandes consultorias e big techs o perfil especialista continua. (Principalmente na aréa de banking onde existe arquiteturas bastante grandes) Mas uma coisa é fato, quando se tem menos senioridade as vagas tendem a ter um perfil mais generalista.
python só esta fraco na área de desenvolvimento. Mas por ser uma linguagem mais abrangente, não esta faltando vaga(Principalmente na área de analise de dados)
Inscrito!
John, você manja da área de QA? Vejo poucos youtubers falando a fundo sobre como é o trabalho dos Testers e QA, como se entra nessa área e o que precisa estudar, a maioria fala muito por cima.
me despertou o interesse também, e é exatamente isso, as informações são um tanto superficiais. queria pegar uma boa base de front-end e tentar QA, mas as informações são meio (???
também tenho interesse nessa área, mas encontro poucas informações sobre e acabo ficando perdido :/
Quanto ao Python tenho visto muita recomendação dela em relação ao avanço do uso de I.A pode ser por isso tanta gente estudando
Toda área tem essa tendência de exigir profissionais generalistas quando se tem muitos profissionais disponíveis , o "diferencial" é a pessoa ser uma faz tudo
3scr4v0 precisa saber fazer de tudo. Não é um bom momento pra ser Dev
Chat gpt indicou seu vídeo pra mim. Haha
que? kkkk como assim
@ perguntei sobre mercado de trabalho para dev. Java backend em 2025 e ele me recomendou seu vídeo kkk
Eu amei a parte front estou fazendo um curso no Senac e tô amando então comecei a olhaa as vagas e tal realmente a maioria e fullstack mas eu não vejo a diferença em salário ... Quer que faz os dois mas o salário não acompanha 😢. Pelo menos foi o que eu reparei.
Bem-vinda a vida adulta. 🙏
Ainda bem que comecei a estudar Full stack
Eng. e Analista de dados usa muito phyton, pra quem quer diversificar as chances é uma boa
2 anos acho que foi demais
Indica cursos de fullstack que realmente são bons pra aprender a programar
Isso é um reflexo do Capitalismo.
Contratar uma única pessoa para fazer 10 coisas.
Jovem John, está estudando C#? Nelio Alves na Udemy e Macoratti, o guru do C# 🚀
Sou frontend, esses dias estava dando uma olhada nas vagas e percebi isso tbm 90% das vagas pedindo fullstack e pagando menos do que eu ganho 😅
bizarro, estão pedindo pra que vc trabalhe com duas áreas sendo que com uma vc ganha mais! vai entender...
E vc ganha quanto? Qual o seu salário?
Fiquei aliviado por ter entrado numa especialização em Desenvolvimento Full Stack kk
Nossa, to ha 5 anos trabalhando com java profissionalmente, nunca me enxigiram conhecimento front end. Eu sei como o front funciona, ja fiz muitas Features de front com react, sei subir um projeto com arquivos eststicos ou um servidor node, sei configurar tambem o nginx pra servir um site. Mas não me considero fullstack, muito menos me cobram ser fullstack nas vagas de Java. O que eu realmente vejo de obrigatório para dev backend é saber virtualização, docker, docker compose, kubernetes, aws ou qualquer provider cloud
qual caminho vc recomendaria seguir?
@@fernandogabriel329 Recomendo seguir seu coração. 💓
Mas estamos falando de estatisticas né? Pelo o que eu vejo, as vagas que mais pagam, pedem um profissional que saiba todo o ciclo! Aí vai depender de escolhas de carreira. E querendo ou não, quanto mais dificil e mais escaço é o que você tem que aprender, mais o mercado paga.
@@juanlima4277 depende muito da sua carreira. Pra quem é back-end e quer se tornar especialista em backend , saber front não agrega. O que as empresas consideram como full cycle em back-end é saber desde criar infra na nuvem até o deploy em produção, mas de programação só é exigido back-end. Por isso disse que um profissional back-end que quer se destacar deve aprender muito bem docker, kubernetes, terraform, aws, azure, configuração de proxy reverso, configuração se vpn ao invés de se tornar fullstack.
@@nandomax3 Opa, concordo... Sò quis dizer sobre estatistica, o full stack agrada e tem mais vagas no mercado. Em caso de realocação, não tem comparação o número de vagas atualmente pra full stack vs backend
eu pretendo aprender todas, sem ser especialista, claro, mas é melhor que virar servente de pedreiro
Muito interessante essa colocação. O dev TEM que saber um pouco de cada, não existe dev backend que não saiba o básico de front e vice-versa. O profissional assim é FRACO. O dev tem que saber um pouco de front, back, redes, infra e põe mais coisa ai no meio. Ele não deve saber de tudo, mas ter uma noção de cada coisa pra ajudar a resolver os B.Os da empresa. Esse profissional é valioso.
Sim, um dev assim é valioso. Ele vale 2k PJ.
@@imdevbutok Kkk
Só ando lendo notícia boa no mundinho dev, to super empolgado em terminar minha faculdade sem estágio
Daqui pra frente sou pra trás
eu tambem!
Tenho mais de 8 anos como Dev Front e atualmente tenho participado de alguns processos seletivos, e percebi que mesmo que a vaga seja apenas de Front se aparecer um Full-Stack até com bem menos anos de experiência que você ele vai ficar com a vaga.
PS: O boom da galera estar estudando Python é pra entrar na área de dados.
eu pulei a logica da programação e fui direto pra html e css pra js
estou há 2 anos tentando, sem emprego ate hoje, infelizmente vou ter que seguir por outro caminho, se um emprego ta tão difícil assim é pq não tão precisando tanto assim.
E ainda ter que ficar lidando com os pensamentos de que as IA vão roubar os emprego e tal. Infelizmente o sonho acabou, de verdade, melhor ser pedreiro, sempre tem emprego
kkkkkkkkk igual eu, to estudando desde dezembro do ano passado e nunca sei onde quero ficar, já tentei desenvolvimento web, backend, os dois, fullstack e agr to estudando pentest e ja to pensando em desistir, bizarro k
Mas pq vc acha que não conseguiu emprego?
E pq vc não tenta trabalhar como freelancer?
Espero msm que a IA roube meu trampo, posso usar isso como pretexto para não trabalhar. 🤔
vc fez faculdade? curso ou coisa assm?
O Python no topo acredito ser por estar sendo a bola do mercado nos últimos anos e talvez nao seria por causa de BI ? Sei lá....
Desde a epoca de Adão que Python vem seduzindo as pessoas.
Antes de Jr vem o que?
tenho até medo de como vai ser quando for minha vez de entrar no mercado de trabalho (daqui uns 3 anos). alguma dica? um conselho? um conforto?...
Foque 100% naquilo que está pedindo atualmente no mercado! "Como assim?", vai em uma rede de vagas como LinkedIn e vê oq eles mais pedem e vai investindo naquilo, uma coisa que eu sempre falo é investir em um curso ou aprender outros idiomas.
10:50 Muita gente estudando Python, porque tem muito curso gratuito na internet incentivando a estudar para ser "diferencial"
Pessoal, eu n tenho faculdade em TI , estou aprendendo autodidata, udemy, RUclips, etc. Não tenho condições mesmo de pagar uma faculdade. A dúvida é se alguém conseguiu entrar no mercado sem faculdade? Estou estudando front end, estou no avançado já de JS aprendendo manipular eventos, DOM, etc.
opa, T na mesma! sem faculdade... más estou pensando em entrar em um curso.
Fullstack = back, front, devops, po, atendimento.
Opa John, beleza? Poderia divulgar o link dessa pesquisa p nós? Agradeço. Abraço
Fullstack tem que saber pesquisar no Google.
"para de chorar, vagabundo" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ri demais
onde está essa pesquisa por favor ?
Acredito que daqui para frente os profissionais vão ficar cada vez mais generalizados. Isso bom para quem não gosta de uma coisa apenas!
Sim, e é péssimo pra quem gosta de dinheiro. 💰
Estou percebendo a mesma coisa, tem mais vagas full-stack. Mesmo já tendo atuado nas duas stacks, eu queria focar só no frontend, mas acho que não vai rolar... 😂
John, eu terminei o meu ensino médio esse ano, eu gostaria de saber se eu devo seguir para uma universidade de ti qual e o melhor caminho para eu seguir
Depende do que vc quer AMG, vc quer focar em hardware ou software? Quer faculdade para virar programador ou um engenheiro de software/ hardware ou trabalhar em gestão e pesquisas de projetos em ti
Eu faturando mais de 909 mil reais por ano trabalhando com WordPress vendo esse vídeo rs.
Como? Estou pensando em começar na área de programação, mas medo de ser uma escolha ruim. O que acha? Algum conselho?
Só mentir que é FullStack, forjar algumas provas. Farma 3 meses de salários de 10k pra cima, e era isso, acha outra empresa, caminho do sucesso kkk
Infelizmente o futuro é low code, já estou aceitando essa realidade na minha vida. pra quem quer vender projetos em pouco tempo e ganhar bem. e é bom que tem bagagem de hard code como eu pegar esses low, pois em 2024 elas estão mt maduras principalmente para automação. é galera o futuro é arrastar diagramas. continuar programando da forma convencional é loucura.
Meu colega acabou de mim indicar o low code estudar e começar a trabalhar nisso.. mas pediu que eu aprendesse HTML css e Javascript.. vc acha que é necessário? Já que funciona como vc disse atratar diagramas...
@@vcasuporte2881 é sempre bom estudar um pouco da programação tradicional. mas vai ser mt raro usar no futuro. ferramentas de construção de site, flutter flow entre outros tudo o que vc precisará fazer a grande maioria das coisas já tem pronto lá.
@@vcasuporte2881apesar de ser low pode vc tem que saber a maneira tradicional pq seu trabalho vai ser refazer algum programa que já existe e passar para low code.
Pelo visto vc caiu no papo do lowcode, quero ver fazer um sistema robusto com lowcode
@@nordkis4834 sistema robusto não é complicado. mas vender automação e bots por 10 k low code irá servir muito bem.
vende 5 automação dessa por mês e vc irá ganhar muito mais do que codando tradicionalmente
Boa noite, John! Fui demitido hoje e estou meio confuso sobre o que focar agora. Seria bom, em um prazo curto, conseguir ganhar dinheiro. Mas você disse que programação não seria para isso. Quero aprender a programar também. Vou seguir seus conselhos sobre a carreira de programação, mas, como renda a curto prazo, teria algum conselho/caminho?
mano esse curso do sujeito programador é video aulas gravadas? para ver no meu tempo etc..?
Isso
qual nome do site que você tem esses dados poderia passar pra mim ?
Trabalho com db2 da ibm, é uma bosta kkkk
PostgreSQL: select * from tabela top 5
DataStudio : select * from tabela fetch first 5 rows only
A galera escolhe python pra aprender pq é fácil, acho que a maioria migra dps
Gente, vcs acham que vale a pena focar em ruby on rails e nest.js?
Não
Eu moro na Australia e estou pensando em começar a estudar programaçao por conta propria assim como muitos fazem. Voce acha que assim como no Brasil, apenas tendo os conhecimentos requisitados pelas vagas de emprego, é possivel conseguir ingressar nesse mercado ou para quem mora no exterior é diferente e precisa de fazer uma faculdade?
Bom dia gostaria de tirar uma dúvida, sou iniciante neste mundo, de programação e estou a iniciar, em programação de mobile, gostaria de um norte de vocês se é uma ária boa de trabalho futuramente. Agradeço a indicação de vocês 🙏.
cara, e na verdade se você se colocar no lugar de uma empresa que vai contratar, oque você faria? contratar 2 profissonais diferentes pra exercerem os projetos, ou contratar 1 profissonal que faça a função dos dois? acho que é meio óbvio, por isso que quando comecei a estudar eu logo saquei que só fazer front end me deixaria mais limitado diante das oportunidades.
O foda é que os caras querem pagar um fullstack com salário de front ou end, isso é o que fode pô
Por isso já desisti dessa merda de TI muita frescura querem exigir muita coisa para pagar um salário de merda
Isso acontece em literalmente 90% das profissões, se vc acha que e só assim em TI sinto em te dizer que não oh
Bem-vindo a vida adulta. 🙏
E os que rompem essa barreira, chegam nos salarios de 20-30k por mes
Cara q triste, estou estudando e me dedicando a python mas pelo visto vou ter q mudar meu rumo :(. Atualmente é melhor ver JS do q PY John? e pq?
Não é bem assim, continue estudando python, lembra, não tem só desenvolvimento no mercado, estágios em IOT por exemplo, python é extremamente necessário. Fica de boa
Dados, data science, machine learning, cyber security, automação... Isso tudo usa python, se quer trabalhar nessas áreas aprenda as ferramentas acessórias de acordo com a área que tu escolher. Se não for nenhuma dessas, usa python só pra fixar lógica de programação e já começa pegar uma linguagem da área que tu queira aprender... Infelizmente vou te dizer isso: Java pode ser um caminho.
Python vem enganando as pessoas desde a epoca de Adão e Eva.
Fullsterco agora é a lei... infelizmente.
Gostei do termo kkkk
Graças adeus estou fazendo estagio e ele é fullstack, uso angular no front, na parte de back uso node e além disso uso android para mobile
As vagas de react e node estão saturadas.
Recomendo estudar alguma linguagem antiga, como C# ou Java pra estar preparado pro mercado.
Boa sorte man.
Um curso que tem uma boa didática para linguagem c# ?
Balta e rocketseat
Balta
Documentação
Mas não dá pra trabalhar por conta propria com programação?
@@Leo___777 as pessoas que estudam programação ficam todos nessa esperança, e desespero de um dia conseguirem um emprego, que até parece que não dá.
O maio problema que eu vejo é que todo mundo quer ser desenvolvedor, poucas pessoas exploram as outras áreas que a programação proporciona, eu mesmo atuo na área de cibersegurança e sempre tem demanda, mas as pessoas no geral querem ser Dev, pois é o que ta na moda agora
negócio é fugir de dev web mesmo
Pq? Kkkkk
Negócio é fugir do TI em si, isso sim é o mais racional
@@Leakyuzutô já montando uma empresa e mandando a área de TI pra casa do caralho.
Fujam mesmo, é bom que sobram mais vagas pra mim.
@@lucasferreirasouza6623 né kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
O mano parece o rafao tv kkk
Eu sou full stack e gosto dos dois (ainda bem).
A única coisa que eu não gosto é de ficar fazendo design de tela. Codar o que tá no figma beleza, agora fazer aquilo deus que livre.
Real, design é bagulho doido
tu não é o cara do twenty one pilotsjkkkkkkkkkkkkk?
Mano em quanto tempo vc conseguiu a sua primeira vaga?
1 ano e 3 meses
Eu sou dev 23 anos e não sou fullstackssss de mrd.As empresas querem muito por preço de banana 🍌 e vc não vai parar de estudar e trabalhar …
Na minha humilde opinião, seja um especialista em uma área específica e de preferência nicho de mercado
Oferta e demanda qualquer empresa respeita o funcionário e salário
Só um comentário 😂😂 o T que vc falou que as empresas procuram profissionais que sabem de tudo um pouco A empresa quer mais te entubar um projeto com regra de negócio feito no papel de 🥖 , usuário fdp kkk e terminar o mais rápido possível, se vc conseguir fazer a façanha , a empresa te contempla com a sola do pé 🦶 na sua bnd e contrata dois juniores para fazer manutenção no seu sistema 😂😂😂
Desculpa se dramatizei, mas eu já vi muito disso acontecer em empresas grandes, geralmente este comportamento é de empresa com orçamento apertado ou TI é um botão e acabou