- Видео 14
- Просмотров 60 602
Professora Fernanda Cardoso
Бразилия
Добавлен 15 апр 2020
Vídeos que abordam temas diversos de história econômica, história das ideias econômicas e desenvolvimento.
Hirschman e os efeitos de encadeamento
Albert Hirschman nos explicou que o processo de desenvolvimento é desequilibrado; para ser bem sucedido, deveríamos superar a fracassomania e desenvolver estratégias próprias.
Referências:
Hirschman, Albert Otto. The Strategy of Economic Development [A estratégia do desenvolvimento econômico], New Haven: Yale University Press, 1958.
Hirschman, Albert Otto. “The Rise and Decline of Development Economics” [Ascensão e declínio do Desenvolvimento Econômico], in Essays in Trespassing - Economics to Politics and Beyond, Cambridge: Cambridge University Press, 1981.
Hirschman, Albert Otto. “A Dissenter’s Confession: The Strategy of Economic Development Revisited” [A confissão de um dissidente: A ...
Referências:
Hirschman, Albert Otto. The Strategy of Economic Development [A estratégia do desenvolvimento econômico], New Haven: Yale University Press, 1958.
Hirschman, Albert Otto. “The Rise and Decline of Development Economics” [Ascensão e declínio do Desenvolvimento Econômico], in Essays in Trespassing - Economics to Politics and Beyond, Cambridge: Cambridge University Press, 1981.
Hirschman, Albert Otto. “A Dissenter’s Confession: The Strategy of Economic Development Revisited” [A confissão de um dissidente: A ...
Просмотров: 4 341
Видео
Celso Furtado e a teoria do subdesenvolvimento
Просмотров 14 тыс.4 года назад
Latino-americano, brasileiro, nordestino. Intérprete do Brasil e teórico do desenvolvimento. Celso Furtado, junto com Prebisch, fundamentou o pensamento cepalino-estruturalista e construiu uma teoria bastante original do subdesenvolvimento. Referências: Furtado, Celso. “Formação de Capital e Desenvolvimento Econômico” em Agarwala, A. e Singh, S. P. (eds.), A Economia do Subdesenvolvimento, Rio ...
Arthur Lewis: dualidade estrutural
Просмотров 3,4 тыс.4 года назад
Arthur Lewis exemplifica a dualidade estrutural como ilhas de modernidade em um mar de atraso. Como fazer para superar essa condição, típica do subdesenvolvimento? Referências indicadas: Cardoso, Fernanda. Nove Clássicos do Desenvolvimento Econômico. Jundiaí: Paco Editorial, 2018. Lewis, Arthur. “O desenvolvimento econômico com oferta ilimitada de mão-de-obra” em Agarwala, A. N. e Singh, S. P. ...
Hans Singer - distribuição desigual de ganhos
Просмотров 1,3 тыс.4 года назад
Hans Singer foi aluno de Schumpeter e Keynes e, assim com Prebisch, definiu a tese da tendência à deterioração dos termos de troca dos bens primários comparativamente aos bens manufaturados. Por isso, a alcunha de tese Singer-Prebisch. Referências indicadas: Cardoso, Fernanda Graziella. Nove Clássicos do Desenvolvimento Econômico, Jundiaí: Paco Editorial, 2018. Singer, Hans Wolfgang. “The Distr...
Ragnar Nurkse - Círculo Vicioso da Pobreza
Просмотров 3,7 тыс.4 года назад
A pobreza de uma nação como causa e consequência do subdesenvolvimento. Como superar? Referências indicadas: Cardoso, Fernanda Graziella. Nove Clássicos do Desenvolvimento Econômico, Jundiaí: Paco Editorial, 2018. Nurkse, Ragnar. Problemas da Formação de Capital em Países Subdesenvolvidos, Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, ([1953] 1957).
Prebisch e a relação centro-periferia
Просмотров 7 тыс.4 года назад
Considerado o Keynes latino-americano, Raúl Prebisch lançou as bases do chamado estruturalismo latino-americano. Referências indicadas: Cardoso, Fernanda Graziella. Nove Clássicos do Desenvolvimento Econômico, Jundiaí: Paco Editorial, 2018. Prebisch, Raúl. “O desenvolvimento econômico latino-americano e alguns de seus principais problemas” em Bielschowsky, Ricardo (org.), Cinqüenta anos de pens...
O que significa desenvolvimentismo?
Просмотров 10 тыс.4 года назад
O que é desenvolvimentismo? O que significa no século XXI? Faz sentido ainda falar em desenvolvimentismo? Cardoso, Fernanda Graziella. Nove Clássicos do Desenvolvimento Econômico. Jundiaí: Paco Editorial, 2018. Cardoso, Fernanda Graziella; Reis, Cristina Fróes de Borja Reis. Centro e periferia nas Cadeias Globais de Valor: uma interpretação a partir dos pioneiros do desenvolvimento. Revista de ...
Gunnar Myrdal - Causação Circular Cumulativa
Просмотров 3,9 тыс.4 года назад
Gunnar Myrdal nos ilumina a compreender porque fatores como as desigualdades dificultam a superação da condição de subdesenvolvimento. Referências indicadas: Cardoso, Fernanda Graziella. Nove Clássicos do Desenvolvimento Econômico, Jundiaí: Paco Editorial, 2018. Myrdal, Gunnar. Teoria Econômica e Regiões Subdesenvolvidas, Rio de Janeiro: Editora Saga, 2ª ed., ([1957] 1968).
Michal Kalecki - os problemas cruciais do subdesenvolvimento
Просмотров 2,1 тыс.4 года назад
Há diferenças entre os problemas cruciais das economias capitalistas desenvolvidas e os problemas das subdesenvolvidas. O economista polonês Michal Kalecki explica quais são elas. Referências indicadas: Cardoso, Fernanda Graziella. Nove Clássicos do Desenvolvimento Econômico, Jundiaí: Paco Editorial, 2018. Kalecki, Michal. “The Difference between Crucial Problems of Developed and Underdeveloped...
Rosenstein-Rodan - a Teoria do Big Push
Просмотров 3,3 тыс.4 года назад
Como garantir um voo sustentado em direção ao desenvolvimento? O economista polonês Rosenstein-Rodan, autor da Teoria do Big Push, nos ajuda a pensar sobre essa questão. Referências indicadas: Cardoso, Fernanda Graziella. Nove Clássicos do Desenvolvimento Econômico, Jundiaí: Paco Editorial, 2018. Rosenstein-Rodan, Paul. “Problemas de Industrialização da Europa Oriental e Sul-Oriental” em Agarwa...
Nove Clássicos do Desenvolvimento Econômico
Просмотров 3,1 тыс.4 года назад
Os autores clássicos do desenvolvimento têm muito ainda a nos ensinar. Especialmente porque ainda não rompemos com a condição de subdesenvolvimento. O livro Nove Clássicos do Desenvolvimento Econômico aborda nove desses autores do desenvolvimentismo clássico.
O contexto do pós Segunda Guerra: a emergência do desenvolvimentismo clássico
Просмотров 9054 года назад
As crises são momentos propícios para a emergência de novos consensos teóricos e políticos. Do contexto pós Segunda Guerra emergiu uma esperança coletiva sobre o desenvolvimento das diversas nações no mundo. Estabelecimento de Estado de Bem Estar Social nos países mais avançados, e políticas desenvolvimentistas como possibilidade para a periferia.
Keynes, Estado e desenvolvimentismo
Просмотров 1,7 тыс.4 года назад
Keynes é um dos principais economistas da história. O autor da Teoria Geral é especialmente lembrado em momentos de crise. Para além da gestão de crises, Keynes tem muito a dizer sobre o longo prazo e o desenvolvimento. Não à toa, é inspiração para o desenvolvimentismo clássico.
Vamos falar sobre desenvolvimento?
Просмотров 2 тыс.4 года назад
O desenvolvimento é um tema de interesse público; por isso, parece importante que todas e todos participem dos debates que o envolvem. A começar pela compreensão do conceito. Vamos falar sobre desenvolvimento?
Muito bom
No longo prazo, não estaremos vivos (Se faz necessário políticas economicas que sejam benéficas no curto prazo). Se faz a necessidade da intervenção do Estado em agendas que não são realizadas pelo liberalismo por uma perspectiva de baixa retorno ou demorado. Critica ao modelo Liberal que não é capaz de nos tirar da crise.
Obrigado pelas aulas professora, sou aluno da UFRGS e estou fazendo uma disciplina desse assunto, só tenho a agradecer pelas suas aulas. Gosto muito desse tema , um abraço.
@@nobersomgraoski2322, obrigada pelo seu interesse!
Muito bom professora.
@@prof.luizmarques, obrigada pelo feedback!
Parece exatamente o que a China fez e faz
Olá Prof Fernanda. Estou elaborando um artigo sobre o comércio bilateral entre Brasil e China, vou utilizar como referencial teórico a deterioração dos termos de troca de Prebisch. Já fiz o pedido do seu livro "Nove Clássicos do Desenvolvimento Econômico" para conhecer melhor a ideia de todos os grandes pensadores do desenvolvimentismo. Muito obrigado pela empatia por disponibilizar tão excelente conteúdo.
Olá Rodrigo! Obrigada pelo seu interesse!
O debate sobre o tema desenvolvimento é mais que necessário. Trata-se de um termo que vem sendo usado sem preocupação com seu conteúdo.
Quem tiver interesse em conhecer em profundidade a grandeza de Celso Furtado, deve ler a sua Auto-biografia.
O imperialismo não pilha o mundo por leis econômicas nas quais há a observância das maneiras estritamente regidas pela economia de mercado. Myrdal não se aplica ao problema do subdesenvolvimento latino-americano; seu contemporâneo Gunder Frank toma lugar no debate intelectual.
Cada um desses autores do desenvolvimento clássico (e mesmo dos mais atuais) é instigante.
Obrigada pelo seu interesse!
Boa tarde professora, primeiramente obrigado pelas explicações,eu leio história econômica e vejo o subdesenvolvimento nos países subdesenvolvidos ,por questão de cultura formada, isso aconteceu no início da história econômica, constituição de um poder, liderado pelos países europeus, onde se colonizou países da África, próprio Brasil, onde herdamos resquícios de uma mão de obra escrava e sem avanço técnologicos
Obrigada pelo seu interesse no tema!
GATA VC É LINDA MANA. ARRASOU, ABALOU AS ESTRUTURAS DA SOCIEDADE. POR MAIS MULHERES COMO VC MANA.
Estudo na Unicamp e grande parte da matéria que tenho, de "Teorias do Desenvolvimento", é utilizado seu conteúdo nos autores de desenvolvimentismo, agradeço sua didática e explicação e até mesmo seu livro que é de fácil compreensão e de ótimo uso para nível universitário. Parabéns pelo conteúdo, profº, espero muito algum momento fazer alguma pós na UFABC e ter uma aula com a senhora :)
Muito obrigada, Felipe! E será uma alegria lhe receber na UFABC!
Professora, os autores citados em seu livro podem ser utilizados como referencial teórico para um projeto de mestrado em Economia Regional? Eles se referem apenas a países ou podem ser aplicados em estudos sobre o desenvolvimento regional/local? Obrigada!
Olá! Especialmente o Celso Furtado pode lhe ajudar. Veja trabalhos como de Wilson Cano e Tania Bacelar.
Eu comprei porque meu professor de Desenvolvimento Econômico esta usando ele como base para a matéria! Muito facil a leitura e seus videos ajudam ainda mais, parabens ^^
Estou no Quinto período de Economia e esta ne ajudando muito ^^
Que ótimo 😊
@@professorafernandacardoso143 volta a produzir conteúdo, por favor ^^
@@ultimasnoticiasbotafogo933, tentarei 🙏🏼
Muito obrigado!!!
obrigado professora..vc ajudou o semestre
Eu que agradeço seu interesse 😊
Muito maneiro Parabéns, professora
Como fica a mmt?
Obrigada pelo vídeo!
Eu que agradeço pelo seu interesse!
Vou adquirir....te seguindo.... ótimo tema
Obrigada pelo interesse!
Muito bom
Obrigada ☺️
Ótimo
Obrigada 😊
Então basicamente ele previu que msm com a industrialização no Brasil, que seria feita através de uma importação de um modelo produtivo, a desigualdade regional e social continuaria presente?
Olá Rogério! A questão central é que transformações econômicas sozinhas não dão conta; transformações sociais são necessárias. E a combinação delas demanda planejamento.
Me ajudou muito, obrigada!
Eu que agradeço seu interesse 🤗
Assisti quase todos os seus vídeos dos autores e esse agora. Incrível, muito boas suas explicações. Obrigado Fernanda!
Lucas, muito obrigada ☺️
Fofíssima! Que aula espetacular. Parabéns!
Obrigada ☺️
Parabéns pela clareza da exposição, professora! Já li o livro e gostei muito. Obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco!
Eu que agradeço seu interesse 🤗
esse video ajuda muito a estudar
Que bom!! Fico feliz em saber que lhe ajudou de algum modo 🤗
Estou escrevendo um trabalho sobre a Cepal e este vídeo me ajudou bastante a entender a tese do Raul. Obrigado! :)
Obrigada pelo interesse!
O problema é que no Brasil a elite econômica brasileira patrocina um discurso neoliberal , que se tornou praticamente hegemônico. Não há no país espaço para o contraditório...um legítimo "samba de uma nota só "...Parabéns pela explicação!!! É sempre bom ouvir bons argumentos em meio ao oceano de delírios que virou o debate econômico no Brasil.
Obrigada 😊
seus videos sao incriveissss! estou vendo todos.. me ajudam tantooooo
Obrigada! Fico feliz em saber!!
Ótima aula, parabéns.
Obrigada por seu interesse!
Encontrei agora seu canal, já sou seu fã.
Obrigada ☺️
Caramba que aula incrível! Muito obrigada. <3
Obrigada!! Fico feliz pelo seu interesse no tema!
Muchas gracias Profesora por transmitir sus conocimientos, le escribe desde Venezuela Alumno de la escuela de Economía, Universidad Central de Venezuela, Faces, nuestro Profesor de Teoría del Desarrollo y Subdesarrollo Profesor José Félix Rivas de Octavo semestre, nos recomendó sus videos, mil gracias, y mil Bendiciones.
Muito obrigada! Um grande abraço!
Muchas gracias Profesora por transmitir sus conocimientos, le escribe desde Venezuela Alumno de la escuela de Economía, Universidad Central de Venezuela, Faces, nuestro Profesor de Teoría del Desarrollo y Subdesarrollo Profesor José Félix Rivas de Octavo semestre, nos recomendó sus videos, mil gracias, y mil Bendiciones.
Obrigada! Um grande abraço!
basicamente Singer, Prebisch, Furtado defende o processo de industrilização como saída, contudo ainda hoje o que segura a receita federal é o pib agricola
Eugenio Gudin na década de 1950 mostrou que das 7 nações de renda per capta mais elevada 3 eram predominantemente agrícolas
o mercado tende a equalizar os preços numa economia aberta de mercado
professora, a sra saberia me dizer onde encontrar “A Study of the Economic Development of the Brazilian North-East?
Obrigada prof, me ajudou no meu teste de sociologia <3
Que ótimo! Obrigada pelo interesse!
O grande problema do desenvolvimentismo do séc XXI é esse tal "resignificado". Afinal qual é o papel das elites nacionais? O BNDES irá financiar os grandes projetos ou os pequenos empreendedores? Qual o papel do Estado frente à globalização? Protecionismo ou associativismo? Como fica a Bolsa de Valores com fonte de financiamento privado??? Enfim, muita crítica e pouca solução, poucas respostas. Exorcizar o academicismo do governo brasileiro!
👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾 Já me inscrevi!
Obrigada por seu interesse!
@@professorafernandacardoso143 Seu canal me fez voltar a ter interesse em assuntos complicados, como economia. Seu saber é um frescor em meio ao monte de loucuras que vemos atualmente!
Professora, muitíssimo obrigada por essa aula maravilhosa. Estou em um processo de produção ensaístico sobre o desenvolvimentismo e você acabou de me salvar!!! Muito sucesso e luz pra senhora. 😉✨
Eu que agradeço seu interesse! Muito sucesso para você também 🤗
Obrigado! Me ajudou muito na minha prova, trouxe luz a um conhecimento complexo.
Eu que agradeço seu interesse!
Essa tese não se sustenta ao longo do tempo. No curto prazo existe sim um enriquecimento dos indivíduos porem, no longo prazo o que se observa são produtos mais caros e a população no geral mais pobre, pois houve um incentivo artificial na economia fornecido pelo estado na forma de crédito subsidiado, impressão de dinheiro, ou seja, distorção na informação que leva o indivíduo a empreender ou não. Por exemplo, taxa de juros, é definida a partir da disponibilidade de dinheiro para ser emprestado, dinheiro esse que só estará disponível se as pessoas preferirem economizar esse dinheiro ao invés de gastar, isso se chama preferência temporal de longo prazo. Se pessoas economizam dinheiro, mais crédito está disponível portanto o preço do dinheiro cai, taxa de juros cai, mas se as pessoas preferirem gastar todo seu dinheiro ao invés de economizar, menos dinheiro estará disponível para empréstimo e , sendo um recurso finito, custará mais caro tomar empréstimo. Essa é a informação que leva pessoas a empreender ou não. Se o governo injeta (imprime) dinheiro na economia, a tendência é gerar inflação. No primeiro momento os primeiros tomadores de crédito irão consumir mais rapidamente os produtos ou matéria prima disponíveis no mercado para rodar seus negócios, esse dinheiro novo que entrou na economia, isso faz com que preços subam pois não foram produzidas novas coisas, somente foi produzido mais dinheiro. Portanto o valor do dinheiro diminui, ou o valor das coisas sobe, esse fenômeno é conhecido como inflação. E isso gera um problema secundário conhecido como imposto inflacionário, onde os primeiros tomadores de empréstimos pagam mais barato nós produtos do que os compradores subsequentes. Isso leva a uma diminuição da quantidade de dinheiro que as pessoas irão economizar, gerando escassez de recursos disponíveis para empréstimo, o que leva a um aumento da taxa de juros, daí todas as empresas que dependiam de crédito barato quebram pois com a taxa de juros alta, seuw negócios deixam de ser rentáveis. Para impedir a falência dessas empresas o governo roda a impressora novamente gerando esses ciclos de pico e vale na economia, repetidas vezes até chegar na estagnação econômica.
Muito bom
Obrigada ☺️
Brasil: eterno fazendão. Infelizmente. Ou não?