Eu li a Odisseia na disciplina de literatura clássica. Inclusive, eu tenho essa mesma edição da 34. Eu costumava sentar em um sofá no diretório acadêmico e ficar olhando para as páginas em grego, como se conseguisse ler. Aí quando chegava alguém e me perguntava, eu dizia que estava em grego e pronunciava (de qualquer jeito) algumas palavras e os colegas (os que não me conheciam) ficavam realmente impressionados. Vendo esse vídeo deu até uma vontade de ler mais uma vez. :D
Terminei de ver o vídeo e pensei exatamente a mesma coisa... vim aqui deixar meu comentário e achei o seu! Não vou ler Odisseia tão cedo, mas os vídeos do canal são tão bons que todos me interessam! Dá pra ver a dedicação que a Tati tem... não é fácil preparar vídeos com conteúdos tão trabalhados assim. Parabéns, Tati .. e obrigada! Vc me deu uma chacoalhada pra retomar leituras que estavam paradas há tempos... ;-)
Tati, nos países muçulmanos essa regra da hospitalidade ainda é muito usada. Te tratam como uma rainha e te dão presentes até por você ser hóspede.. É incrível, fui super bem recebida por eles 💗 Heranças milenares sendo praticadas até hoje.
Um dos únicos canais literários que eu conheço que não se focam apenas em um estilo literário! Alias.. se alguém conhece mais, me comentem aqui por favor!
Tem a Claire Scorzi; a Amanda, do canal Lendo e Comentando; a Marina Moura, o Christian Assunção; a Mell Ferraz, do canal Literature-se, a Rita Araújo, enfim ... Divirta-se!
Natassia Tavares bom, caso queira um estilo diferente de livros tem o canal do Bruno Garschagen que são livros de ciências políticas, economia, história e etc..
Odisseia é de alguma forma uma exaltação a inventividade humana que não tem limites. Nem a morte, nem a natureza, nada põe freio a uma mente inventiva. Por isto é que não só Ulisses, mas também Penelope são criativos. A criatividade salva e dá vida. Parabéns pelo seu amor pela literatura, este amor não sai só de sua boca ou de sua inteligência, mas dos seus poros. Lindo, lindo.
Oi Tatiana! Sobre o costume de receber bem o hóspede, minha família seguia algo parecido. Nós éramos muito pobres e só vivíamos com o necessário, mas quando as pessoas avisavam que vinham visitar, a casa tinha que receber uma faxina pesada e minha mãe fazias grandes compras e preparava muita comida, pois eles tinham que se sentir bem-vindos. Meu professor de literatura clássica relatou uma experiência parecida. Ela estava fazendo uma caminhada pelo interior e parou em uma casa para pedir um copo d'água, os donos pararam tudo que estavam fazendo mataram uma galinha e o convidaram para o almoço. Ele também ficou se sentindo como na Odisseia. Em regiões mais interioranas do Brasil se você vai visitar alguém e ele diz que vai matar um animal para te receber isso significa que você é uma especial e querida. Eu não faço coisas tão grandiosas, mas ainda tenho o costume de oferecer algo quando alguém vem à minha casa como café, refrigerante, um bolo ou pão de queijo. Eu tive acesso à um livro de receitas e boas maneiras da década de 50 que dizia que excesso de gentileza do brasileiro tornava muito difícil realizar reuniões com muita frequência, mas também acho que receber pessoas na sua casa e não oferecer um copo d'água é muita falta de educação. Tudo de bom.
Eu tenho um box da editora Nova Fronteira com a Ilíada e a Odisseia traduzidas pelo Carlos Alberto Nunes. São edições de capa dura, caprichadas e o trecho correspondente ao que você mostrou das edições que possui, ficou assim: Musa, reconta-me os feitos do herói astucioso que muito peregrinou, dês que esfez as muralhas sagradas de Tróia; muitas cidades dos homens viajou, conheceu seus costumes, como no mar padeceu sofrimentos inúmeros na alma, para que a vida salvasse e de seus companheiros a volta.
+Leiliane Rodrigues, olá! Tem um prefácio do próprio Carlos Alberto Nunes, uma nota do revisor (Marcus Reis Pinheiro) falando sobre a tradução, e um apêndice, que é uma espécie de glossário de termos e personagens da Odisséia.
Acabei de ler a Odisseia ontem, e voltei aqui para re-ouvir os seus comentarios. Sim, peguei a dica ,a primeira vez que vi o vìdeo e escolhi a versao de Fredeirico Lourenço. Nao usei o material de apoio, mas estou ouvindo o Pod Cast Noites Gregas - do professor Moreno, que tem sido uma otima fonte para entender todo o universo grego da antiguidade!
Tati, um ótimo livro para ler antes (ou até depois) de se aventurar por essas epopeias é "O Universos, os Deuses e os Homens", de Jean-Pierre Vernant. Esse autor era parceiro de Vidal Naquet nas pesquisas clássicas na França. O livro traz uma espécie de resumo de toda a mitologia e do "ambiente" em que se inseriram as poesias; é uma ótima introdução e é um texto gosto de ler.
O Odisseu é um personagem interessantíssimo do ponto de vista humano. Normalmente o homem antigo é infantil e ingênuo. Mas o Odisseu não! Ele e não só, também a esposa, são de uma esperteza esquisita para o mundo antigo. O Odisseu é praticamente o primeiro brasileiro da história da humanidade!
O homem antigo é normalmente infantil e ingênuo? E Platão, Aristóteles, Péricles, Virgílio, o próprio Homero, Hesíodo, etc. etc? Sem falar nos sábios imortais de outras grandes civilizações, como do Oriente. Pelo contrário, o homem moderno que é infantil e ingênuo. Dificilmente você encontrará alguém a altura de Platão nos dias atuais.
Ótima resenha Tati ! No terceiro ano do ensino médio um professor de filosofia apresentou a obra Odisseia para a sala do qual estudava, passando a contar todos os dias um pouco da historia do livro ;o bacana era poder ver pessoas que nem passavam perto de um livro interessados com a historia relatada, depois das aulas perguntando sobre o livro ou curiosas sobre o que aconteceria depois . Ainda não tive oportunidade de ler a obra , mas a resenha me fez visitar estas lembranças maravilhosas e atiçando a vontade de ler o livro . Um forte abraço Tati !
Que preparação, Tati. Quantos livros de apoio! Fiz um vídeo sobre a séria Ruth Rocha conta, da qual está versão dela da Ilíada para crianças faz parte. Parabéns.
Finalmente li os 2 e vale muito a pena. A Iliada é um pouco mais difícil pois está repleta de mitos gregos( mas nada que uma pesquisa não ajude e os videos da Tati), mas vale muito a pena. Já a Odisseia é muito tranquila, emocionante.
Estou fazendo Letras em Inglês e tendo aula de grego (????) Eu estava procurando umas edições para pegar e ler, seu vídeo me ajudou muito a ter uma ideia sobre o que se trata. Incrível, Tati. Maravilhosa como sempre, parabéns!!!
Tati! Parabéns pela sua dedicação com esses calhamaços e obras de apoio...compartilhando conosco as suas impressões! Tenho me sentido estimulada...encorajada a fazer leituras clássicas mais extensas e densas ...percebi que isso ficou retratado nesta sua meta 2016! Faz parecer mais fácil ...
Tati eu adorei sua saga sobre a Ilíada e Odisséia, muito boa suas referências dos textos de apoio, vou até dá uma procurada em alguns que não li ainda... se vc tiver interesse na Grécia Arcaica eu já li alguns livros e acho que vc iria adorar, Teogonia de Hesíodo, Hinos Homéricos, Catálogos das Mulheres de Hesíodo, Poemas sobre o ciclo Tebano e o Troiano, Trabalho e Dias de Hesíodo... Alguns acho que só encontra em inglês, mais vale a pena ler
Tati, você conseguiu me deixar morrendo de vontade de ler Odisseia. Conheci a historia, quando criança com aquele filme de 1997 que passava no SBT; amo aquele filme! Eu tenho a edição da Ruth Rocha daquela época de infância, o qual o livro é menor, que foi doado pela escola, mas ainda não tinha criado coragem para ler o original. Vendo como você se divertiu lendo, não vejo a hora de começar! Obrigada \o/!
Tem quem diga que essa regra da hospitalidade é o maior tema desse livro. tem um conto do Hawthorne que fala sobre isso num livro chamado Mitos gregos. Bem legal! É tão legal alguém lendo e discutindo clássicos! Bjs!
Tati, eu tinha um super preconceito com vídeos longos porque afinal "é realmente necessário falar 30 minutos de um só livro?", mas depois de assistir o seu de A Montanha Mágica confesso que fiquei viciada e até prefiro agora esses seus vídeos mais longos hahaha. Mais uma ótima resenha!
Tatiana, muito bom. Tentei ler "A Iliada" e "A Odisséia" no original grego, mas traduzido. Foi impossível para mim. Não tem vírgula, ponto, muito menos parágrafo. É uma escrita contínua sem fim. Muito difícil de entender.
Como pode alguém negativar um vídeo desses? Adorei as indicações de textos de apoio, o difícil vai ser escolher entre as edições de Odisséia. Ótimo vídeo Tatiana =)
Parabéns pelo vídeo. Não sou da área das Letras e por isso teria muita dificuldade na leitura dos livros indicados no vídeo. Há alguns meses li uma adaptação em prosa do texto integral feita por Jaime Bruna, da editora Cultrix. Super recomendo.
Eu estava muito com duvida de qual tradução comprar. Já tinha me decidido por Iliada em outro video. O ponto chave para odisseia realmente ficou com sua leitura aqui de um dos cantos com os tres exemplares. Nossa como a do frederico é fácil. Acredito que para um texto tão grandioso e formal esta é uma das melhores escolhas! Pela tranquilidade de ser lida sem ser enfadonha. Mas parece me tb que tem uma beleza poética mais atual... amei
Teus vídeos nos encantam e motivam para caramba a buscar sempre o conhecimento. Obrigada e parabéns, Tati! A Penguin Companhia, sem dúvidas, tem uma escrita adaptável e agradável. Muito fácil de compreender. Super indico, também. Abraço.
Fiz 2 semestres de estudos clássicos na USP e mesmo assim não li. Sim, eu sei, shame on me. Agora formada finalmente tenho tempo pra ler o que eu quero. Chegou a hora de ler a Odisséia. Vc me animou! =)
Livro de apoio muito bom para acompanhar a leitura das epopeias clássicas ocidentais é o Dicionário Oxford de literatura clássica grega e latina, de Paul Harvey. =)
Introdução aos clássicos foi obrigatório, mas eu amei cada segundo! Voltei pros clássicos gregos em todas as optativas que pude!! XDD Muito bom né? Vc leu a Teogonia do Hesíodo? =)
Eu super contente quando estava relacionando os livros que já li, no skoob e coloquei que li a odisséia, mas descobri que li essa versão da Ruth Rocha, quando estava na sexta série com 11 ano, agora quero reler porém numa outra versão.
Excelente review Tati, tuas indicações me inclinaram a adquirir as três principais traduções, Trajano, Frederico e Carlos Alberto. Claro a odisséia tem um significado muito especial, meu filho é uma homenagem a essa grande obra.
Eu tenho essa Edição da Cosac Naif do Werner é uma leitura bem dificil mas é uma bela edição. ahhh, eu sou apaixonada por essa odisseia e a parte do ciclope tbm é minha favorita. Adorei o seu vídeo. obrigada.
Ai que vídeo bacana!! Infelizmente não tinha a disciplina de literatura clássica, mas tive História da Literatura onde minha professora maravilhosa, logo no primeiro período!!!!!!, nos fez ler a Ilíada, Odisséia e a Eneida. Não lembro quais eram as edições, pois foram (como é costume na academia) xecopiadas do livro da própria professora. Mas que bom que ela nos deu essa responsabilidade logo, ou acredito que nunca teria lido. São maravilhosas, mas confesso que minha preferida é a Odisséia. Deu saudades e vontade de reler, quem sabe após finalizar minha graduação no final do ano. Parabéns pelo vídeo :*
Eu gostei muito da leitura. Muito mais do que achava que gostaria. Li a edição da Cosac e pensava que seria muito arrastado. Mordi a língua. E vou te falar uma coisa, essas epopeias da antiguidade dão um banho bonito em bibliotecas inteiras de livros modernos. Muito mais cativantes, interessantes e relevantes que muito livro atual.
olá Tatiana esse livro é bem denso, tentei ler por um tempo e desisti e só pude lê-lo completo depois de ter lido o livro "o livro de ouro da mitologia" do THomas Bulfinch, Super indico!
Genial, uma aula super gostosa de ouvir. Não li a Odisseia ainda e vim procurar na internet algumas informações. Foi um prazer encontrar este seu vídeo.
Aprendo muito com suas leituras tão diferente das minhas e seus comentários, ótimos vídeos! Tem um filme das aventuras de O Odisseu -com o ator da série antiga Hércules - sempre passava no SBT
Eu não tive dificuldade pra ler Odisséia, ao contrário de Ilíada. Não sei qual foi a versão. Mas pra quem já leu a série de Percy Jackson, recomendo muito você irá ver alguns personagens citados em Mar de monstros e Batalha do labirinto.
verdade, lucas - gosto de PJ, e entendo que é uma porta de entrada para a mitologia - quem gostar, pode procurar essas epopéias e outras pérolas do teatro grego ;)
Cara eu estou com problema em lê- lo eu não tiver um ensino formal em literatura mas já faz algum tempo que leio e agora estou com esse monstro que é Homero para lê é estou em busca da melhor versão para eu lê -lo e apreciar sua obra da melhor forma, me ajuda !!!
Resenha maravilhosa como sempre! Td livro que vc indica eu fico com mt vontade de ler... ou, no mínimo, largar td e ir ler alguma coisa! Melhor canal de tds! Terminei essa semana Dom Quixote graças a sua indicação!
Uau! Vídeo excelente, meus parabéns :) Adorei você ter comentando sobre as traduções, algo que julgo muito importante. E já que irá ler também a Eneida, acho que seria legal ler "As Aventuras de Telêmaco" de François Fénelon, onde autor (em prosa) narra a visita de Telêmaco ao Tártaro. Parabéns pelo canal ;)
Ler a obra de Homero me fez enxergar o que é abordar com maestria o mesmo acontecimento através de dois pontos distintos: um coletivo e o outro pessoal. Na “ilíada” a guerra é retratada em um plano geral, épico. Na odisséia ocorre uma focalização das conseqüência do conflito a nível mais particular. É uma espécie de contração narrativa muito bem construída A “Ilíada” é sem duvida um texto mais grandioso e menos cansativo que a “Odisséia” porque oscila o foco narrativo. É uma obra cujo tema principal é o próprio Aquiles, mas cuja grandiosidade é sinalizada pela guerra de Tróia. Outros personagens se destacam e o elemento humano se torna mais presente. Os dramas de consciência de Aquiles deram o tom de profundidade que uma obra clássica precisa e as passagens sobre as batalhas são sempre muito violentas, grandiosas e alegóricas. Não é uma violência gratuita, pelo contrario, ela direciona o leitor para o mesmo tipo de drama vivido pelo protagonista e o leva a seguinte duvida: Por gloria pessoal e pura vaidade é justificável que tais atos sejam encenados? As perdas são proporcionais aos ganhos da vitoria? Apesar de ser um texto mais difícil de ser lido - em função da quebra de linearidade cronológica do enredo - a linguagem poética dos versos funcionou melhor na “Odisséia” do que na “Ilíada”. A “Odisséia” possui um apelo sentimental infinitamente mais pronunciado: a saudade do lar, a perda dos amigos, as dificuldades enfrentadas para o retorno ao lar as decisões difíceis. Seu enredo definitivamente favorece ao tom poético e introspectivo. O que torna a “Odisséia” um texto mais complexo é a sua estrutura narrativa. As inversões no tempo são elementos difíceis de se associar ao arco evolutivo dos personagens. Fica mais difícil acompanhar as mudanças de postura e de comportamento dos personagens de forma satisfatória. Tem-se dito que a “Odisséia” é um poema machista, porem eu discordo. Homero soube bem ressaltar tanto as qualidades do sexo masculino quanto do feminino: A astuciosa Penélope não pode ser vista senão como o retrato feminino da inteligência; a facilidade com que Circe encanta, por meio de sua beleza, a tripulação de Odisseu parece buscar sublinhar, mesmo que de forma não intencional, uma fraqueza masculina diante do poder sedutor da mulher. O aspecto machista da “Odisséia” aparece porque a própria mitologia possuía uma construção que atualmente pode ser encarada como machista. Quase todos os monstros haviam sido mulheres que foram castigadas. Ate mesmo o cristianismo é carregado de concepções machistas: Eva a mulher responsável por condenar a humanidade a ser expulsa do Eden.
Ganhei esse livro de um amigo a uns 5 meses atras e nunca o lir. Mas depois de ver esse seu video vou começar a Ler. na verdade eu ate comecei ler, mais como vc disse as vezes é preciso parar pra pesquisar algumas coisas. por isso parei de ler. Parabens pelo canal!
Oi Tati, sempre te acompanho e adoro teus vídeos. Estava querendo ler a Divina Comédia e do teu vídeo, acabei chegando à Eneida, Odisseia e Ilìada. E achei melhor ler nessa ordem, partindo da Ilíada para apriveitar melhor a leitura. O que eu queria saber é: quando vc lê os textos de apoio de cada livro? Antes, durante ou depois da leitura? Estou maluquinha e já nem sei direito por onde começar tudo rsrs. Please, dê-me uma luz!!!
Eu li a Odisseia na disciplina de literatura clássica. Inclusive, eu tenho essa mesma edição da 34. Eu costumava sentar em um sofá no diretório acadêmico e ficar olhando para as páginas em grego, como se conseguisse ler. Aí quando chegava alguém e me perguntava, eu dizia que estava em grego e pronunciava (de qualquer jeito) algumas palavras e os colegas (os que não me conheciam) ficavam realmente impressionados. Vendo esse vídeo deu até uma vontade de ler mais uma vez. :D
HAUHAUSHAUSHSHUSHU LOL
FalarSozinho eu tbm li
Perdi meu tempo com esse livro
Hahaha
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@bisleybislim1156 pq você não gostou?
Quanta dedicação, moça! Dá um gosto danado de assistir. :)
muito obrigada, anne ;)
fico muito feliz por te ver sempre por aqui ;)
Terminei de ver o vídeo e pensei exatamente a mesma coisa... vim aqui deixar meu comentário e achei o seu! Não vou ler Odisseia tão cedo, mas os vídeos do canal são tão bons que todos me interessam! Dá pra ver a dedicação que a Tati tem... não é fácil preparar vídeos com conteúdos tão trabalhados assim. Parabéns, Tati .. e obrigada! Vc me deu uma chacoalhada pra retomar leituras que estavam paradas há tempos... ;-)
Dá mesmo! :)
Dá um gosto danado de assistir!
Ela é maravilhosa!
Tati, nos países muçulmanos essa regra da hospitalidade ainda é muito usada. Te tratam como uma rainha e te dão presentes até por você ser hóspede.. É incrível, fui super bem recebida por eles 💗 Heranças milenares sendo praticadas até hoje.
Esse é sem dúvida nenhuma o melhor canal literário,além disso é o único aqui no RUclips que eu assisto todos os vídeos mesmo sendo muito longos.
muito obrigada, mesmo, Renata ;)
1 abç!
Tati a rainha do Booktube❤
Concordo! 💕
COM CERTEZA ❤
Videos longos da Tati = amor demais
Um dos únicos canais literários que eu conheço que não se focam apenas em um estilo literário! Alias.. se alguém conhece mais, me comentem aqui por favor!
Assista também o canal "ler antes de morrer". A mocinha é formada em jornalismo e fala sobre vários livros interessantes
Tem a Claire Scorzi; a Amanda, do canal Lendo e Comentando; a Marina Moura, o Christian Assunção; a Mell Ferraz, do canal Literature-se, a Rita Araújo, enfim ... Divirta-se!
Natassia Tavares bom, caso queira um estilo diferente de livros tem o canal do Bruno Garschagen que são livros de ciências políticas, economia, história e etc..
Tem o canal É o último, juro! da Gabriela Pedrão
Natassia Tavares, o canal O que vi do mundo é muito bom e lê-se de tudo um pouco.
Tati diz que no início do vídeo que não é uma aula, imagina se fosse... Vídeo incrível!
Alex Tzimisce Talento nato! desbravando os Canais do RUclips, encontro essa senhora. rsrs
As traduções do Frederico Lourenço diretamente do grego são sublimes.
Odisseia é de alguma forma uma exaltação a inventividade humana que não tem limites. Nem a morte, nem a natureza, nada põe freio a uma mente inventiva. Por isto é que não só Ulisses, mas também Penelope são criativos. A criatividade salva e dá vida. Parabéns pelo seu amor pela literatura, este amor não sai só de sua boca ou de sua inteligência, mas dos seus poros. Lindo, lindo.
Quando ela fala que vai mostrar textos de apoio, eu tenho vontade de sair correndo e dar um abraço nela.
Oi Tatiana!
Sobre o costume de receber bem o hóspede, minha família seguia algo parecido. Nós éramos muito pobres e só vivíamos com o necessário, mas quando as pessoas avisavam que vinham visitar, a casa tinha que receber uma faxina pesada e minha mãe fazias grandes compras e preparava muita comida, pois eles tinham que se sentir bem-vindos.
Meu professor de literatura clássica relatou uma experiência parecida. Ela estava fazendo uma caminhada pelo interior e parou em uma casa para pedir um copo d'água, os donos pararam tudo que estavam fazendo mataram uma galinha e o convidaram para o almoço. Ele também ficou se sentindo como na Odisseia. Em regiões mais interioranas do Brasil se você vai visitar alguém e ele diz que vai matar um animal para te receber isso significa que você é uma especial e querida.
Eu não faço coisas tão grandiosas, mas ainda tenho o costume de oferecer algo quando alguém vem à minha casa como café, refrigerante, um bolo ou pão de queijo. Eu tive acesso à um livro de receitas e boas maneiras da década de 50 que dizia que excesso de gentileza do brasileiro tornava muito difícil realizar reuniões com muita frequência, mas também acho que receber pessoas na sua casa e não oferecer um copo d'água é muita falta de educação.
Tudo de bom.
Eu tenho um box da editora Nova Fronteira com a Ilíada e a Odisseia traduzidas pelo Carlos Alberto Nunes. São edições de capa dura, caprichadas e o trecho correspondente ao que você mostrou das edições que possui, ficou assim:
Musa, reconta-me os feitos do herói astucioso que muito
peregrinou, dês que esfez as muralhas sagradas de Tróia;
muitas cidades dos homens viajou, conheceu seus costumes,
como no mar padeceu sofrimentos inúmeros na alma,
para que a vida salvasse e de seus companheiros a volta.
Cintia, essa edição da Nova Fronteira conta com textos de apoio?
+Leiliane Rodrigues, olá! Tem um prefácio do próprio Carlos Alberto Nunes, uma nota do revisor (Marcus Reis Pinheiro) falando sobre a tradução, e um apêndice, que é uma espécie de glossário de termos e personagens da Odisséia.
Essa é a melhor tradução? Tô pesquisando uma boa edição brasileira para comprar ...
Essa é considerada a melhor tradução existente no Brasil!
Acabei de ler a Odisseia ontem, e voltei aqui para re-ouvir os seus comentarios. Sim, peguei a dica ,a primeira vez que vi o vìdeo e escolhi a versao de Fredeirico Lourenço. Nao usei o material de apoio, mas estou ouvindo o Pod Cast Noites Gregas - do professor Moreno, que tem sido uma otima fonte para entender todo o universo grego da antiguidade!
comecei a ler o livro por causa do podcast, muito bom
Tati, um ótimo livro para ler antes (ou até depois) de se aventurar por essas epopeias é "O Universos, os Deuses e os Homens", de Jean-Pierre Vernant. Esse autor era parceiro de Vidal Naquet nas pesquisas clássicas na França. O livro traz uma espécie de resumo de toda a mitologia e do "ambiente" em que se inseriram as poesias; é uma ótima introdução e é um texto gosto de ler.
O Odisseu é um personagem interessantíssimo do ponto de vista humano. Normalmente o homem antigo é infantil e ingênuo. Mas o Odisseu não! Ele e não só, também a esposa, são de uma esperteza esquisita para o mundo antigo. O Odisseu é praticamente o primeiro brasileiro da história da humanidade!
Primeiro brasileiro hahahahahahhahahah
Primeiro brasileiro kkkk adorei
brasileiro não é inteligente, na verdade ele é infantil e ingenuo. Mas são os esquisitos do mundo atual
O homem antigo é normalmente infantil e ingênuo? E Platão, Aristóteles, Péricles, Virgílio, o próprio Homero, Hesíodo, etc. etc? Sem falar nos sábios imortais de outras grandes civilizações, como do Oriente.
Pelo contrário, o homem moderno que é infantil e ingênuo. Dificilmente você encontrará alguém a altura de Platão nos dias atuais.
@@romulo2657 Pontual e amplo. Perspicaz, chato para os incultos ignorantes , mas amante da Ilha de Ática, dos clássicos antigos.
É sempre uma delícia escutar você falando dos clássicos... Perfeito!
Ótima resenha Tati !
No terceiro ano do ensino médio um professor de filosofia apresentou a obra Odisseia para a sala do qual estudava, passando a contar todos os dias um pouco da historia do livro ;o bacana era poder ver pessoas que nem passavam perto de um livro interessados com a historia relatada, depois das aulas perguntando sobre o livro ou curiosas sobre o que aconteceria depois .
Ainda não tive oportunidade de ler a obra , mas a resenha me fez visitar estas lembranças maravilhosas e atiçando a vontade de ler o livro .
Um forte abraço Tati !
Que preparação, Tati.
Quantos livros de apoio!
Fiz um vídeo sobre a séria Ruth Rocha conta, da qual está versão dela da Ilíada para crianças faz parte.
Parabéns.
Mais uma excelente resenha, do tipo "preciso correr para ler o mais rápido possível!". Parabéns!
Estou muito animada para ler Odisseia. Comprei Iliada e Odisseia este mês. E já anotei os textos de apoio. Você é maravilhosa. ♥️
Finalmente li os 2 e vale muito a pena.
A Iliada é um pouco mais difícil pois está repleta de mitos gregos( mas nada que uma pesquisa não ajude e os videos da Tati), mas vale muito a pena. Já a Odisseia é muito tranquila, emocionante.
Ótimas dicas sobre o livro e como facilitar a sua leitura. Obrigado
Estou fazendo Letras em Inglês e tendo aula de grego (????)
Eu estava procurando umas edições para pegar e ler, seu vídeo me ajudou muito a ter uma ideia sobre o que se trata. Incrível, Tati. Maravilhosa como sempre, parabéns!!!
Eu simplesmente amo Odisséia. Li inúmeras vezes. É uma aventura épica envolvente. Maravilha de vídeo. 😍
Tati! Parabéns pela sua dedicação com esses calhamaços e obras de apoio...compartilhando conosco as suas impressões! Tenho me sentido estimulada...encorajada a fazer leituras clássicas mais extensas e densas ...percebi que isso ficou retratado nesta sua meta 2016! Faz parecer mais fácil ...
Tati eu adorei sua saga sobre a Ilíada e Odisséia, muito boa suas referências dos textos de apoio, vou até dá uma procurada em alguns que não li ainda... se vc tiver interesse na Grécia Arcaica eu já li alguns livros e acho que vc iria adorar, Teogonia de Hesíodo, Hinos Homéricos, Catálogos das Mulheres de Hesíodo, Poemas sobre o ciclo Tebano e o Troiano, Trabalho e Dias de Hesíodo... Alguns acho que só encontra em inglês, mais vale a pena ler
Tati, você conseguiu me deixar morrendo de vontade de ler Odisseia. Conheci a historia, quando criança com aquele filme de 1997 que passava no SBT; amo aquele filme! Eu tenho a edição da Ruth Rocha daquela época de infância, o qual o livro é menor, que foi doado pela escola, mas ainda não tinha criado coragem para ler o original. Vendo como você se divertiu lendo, não vejo a hora de começar! Obrigada \o/!
Tem quem diga que essa regra da hospitalidade é o maior tema desse livro. tem um conto do Hawthorne que fala sobre isso num livro chamado Mitos gregos. Bem legal! É tão legal alguém lendo e discutindo clássicos! Bjs!
Obrigado. Sou muito feliz com vídeos longos para assistir.
Tati, eu tinha um super preconceito com vídeos longos porque afinal "é realmente necessário falar 30 minutos de um só livro?", mas depois de assistir o seu de A Montanha Mágica confesso que fiquei viciada e até prefiro agora esses seus vídeos mais longos hahaha. Mais uma ótima resenha!
Tatiana, muito bom. Tentei ler "A Iliada" e "A Odisséia" no original grego, mas traduzido. Foi impossível para mim. Não tem vírgula, ponto, muito menos parágrafo. É uma escrita contínua sem fim. Muito difícil de entender.
Essa mulher lê demais, jesus! É quase um superpoder.
Obra estupenda
Como pode alguém negativar um vídeo desses? Adorei as indicações de textos de apoio, o difícil vai ser escolher entre as edições de Odisséia. Ótimo vídeo Tatiana =)
Estava querendo comprar o livro. Agora depois de ver este video ja vou garantir o meu.
Muito obrigado por cada detalhe e descrição.
Tirou minha dúvida de qual comprar. Obrigado!!!!
Parabéns pelo vídeo. Não sou da área das Letras e por isso teria muita dificuldade na leitura dos livros indicados no vídeo. Há alguns meses li uma adaptação em prosa do texto integral feita por Jaime Bruna, da editora Cultrix. Super recomendo.
Eu estava muito com duvida de qual tradução comprar. Já tinha me decidido por Iliada em outro video. O ponto chave para odisseia realmente ficou com sua leitura aqui de um dos cantos com os tres exemplares. Nossa como a do frederico é fácil. Acredito que para um texto tão grandioso e formal esta é uma das melhores escolhas! Pela tranquilidade de ser lida sem ser enfadonha. Mas parece me tb que tem uma beleza poética mais atual... amei
Amei o vídeo, anotei tudinho... . Obrigada pelo incentivo!!!!! Beijos
Vídeo sensacional, Tati! Tenho a versão do Carlos Alberto Nunes, vou me aventurar nela. Abç!
dizem que essa é a melhor versão, William - só não a li por não ter na estante, mesmo, mas aproveite! ;)
tatianagfeltrin CONVITE!
⟰ MITOLOGIA GREGA ⟰ Mitos & Lendas
plus.google.com/communities/100500125620423262547
Meu deus o Cristian Verner(Penguim) traduziu o português para o português compreensível, kkkkkkkkkk! Sensacional, muito mastigado!
Moça, qie síntese encantadora! continue firme e forte, seu canal tem sido um afago nos meus dias de covid.
Forte abraço.
Tati está tão linda ^^. Depois deste vídeo me deu uma vontade enorme de ler esse livro, sensacional.
Teus vídeos nos encantam e motivam para caramba a buscar sempre o conhecimento. Obrigada e parabéns, Tati!
A Penguin Companhia, sem dúvidas, tem uma escrita adaptável e agradável. Muito fácil de compreender. Super indico, também.
Abraço.
Fiz 2 semestres de estudos clássicos na USP e mesmo assim não li. Sim, eu sei, shame on me. Agora formada finalmente tenho tempo pra ler o que eu quero. Chegou a hora de ler a Odisséia. Vc me animou! =)
Leu?
Livro de apoio muito bom para acompanhar a leitura das epopeias clássicas ocidentais é o Dicionário Oxford de literatura clássica grega e latina, de Paul Harvey. =)
É a melhor narrativa de aventura . É muito bom.
Introdução aos clássicos foi obrigatório, mas eu amei cada segundo! Voltei pros clássicos gregos em todas as optativas que pude!! XDD Muito bom né? Vc leu a Teogonia do Hesíodo? =)
Eu super contente quando estava relacionando os livros que já li, no skoob e coloquei que li a odisséia, mas descobri que li essa versão da Ruth Rocha, quando estava na sexta série com 11 ano, agora quero reler porém numa outra versão.
Excelente review Tati, tuas indicações me inclinaram a adquirir as três principais traduções, Trajano, Frederico e Carlos Alberto. Claro a odisséia tem um significado muito especial, meu filho é uma homenagem a essa grande obra.
Eu tenho essa Edição da Cosac Naif do Werner é uma leitura bem dificil mas é uma bela edição. ahhh, eu sou apaixonada por essa odisseia e a parte do ciclope tbm é minha favorita. Adorei o seu vídeo. obrigada.
Ai que vídeo bacana!! Infelizmente não tinha a disciplina de literatura clássica, mas tive História da Literatura onde minha professora maravilhosa, logo no primeiro período!!!!!!, nos fez ler a Ilíada, Odisséia e a Eneida. Não lembro quais eram as edições, pois foram (como é costume na academia) xecopiadas do livro da própria professora. Mas que bom que ela nos deu essa responsabilidade logo, ou acredito que nunca teria lido. São maravilhosas, mas confesso que minha preferida é a Odisséia. Deu saudades e vontade de reler, quem sabe após finalizar minha graduação no final do ano.
Parabéns pelo vídeo :*
Eu gostei muito da leitura. Muito mais do que achava que gostaria. Li a edição da Cosac e pensava que seria muito arrastado. Mordi a língua. E vou te falar uma coisa, essas epopeias da antiguidade dão um banho bonito em bibliotecas inteiras de livros modernos. Muito mais cativantes, interessantes e relevantes que muito livro atual.
Estou lendo a edição de Carlos Alberto Nunes, Tati. Sempre que vejo seus vídeos fico ainda mais animada para ler!
Fiquei com vontade de ler por curiosidade, só não consegui escolher a versão :-(
Mas vai pra lista de próximas leituras!
olá Tatiana
esse livro é bem denso, tentei ler por um tempo e desisti e só pude lê-lo completo depois de ter lido o livro "o livro de ouro da mitologia" do THomas Bulfinch, Super indico!
Genial, uma aula super gostosa de ouvir. Não li a Odisseia ainda e vim procurar na internet algumas informações. Foi um prazer encontrar este seu vídeo.
parece muito legal! não tinha ideia do que era o livro, fiquei com muita vontade de ler!
Obrigada por mais um vídeo. Gostei da dica de livro para crianças,já quero uma para minha filha. 🥰🥰🥰
Nossaaa li qdo tinha uns 16 anos...acho q tá na hora de reler!...rs
Parabéns!
Acho que vou começar pela edição infanto-juvenil para engrenar. 😲
Aprendo muito com suas leituras tão diferente das minhas e seus comentários, ótimos vídeos! Tem um filme das aventuras de O Odisseu -com o ator da série antiga Hércules - sempre passava no SBT
Muito bom! É o melhor canal de literatura que encontrei. .. estou aprendendo a ler livros e vocês me ajudam muito!
Eu não tive dificuldade pra ler Odisséia, ao contrário de Ilíada. Não sei qual foi a versão. Mas pra quem já leu a série de Percy Jackson, recomendo muito você irá ver alguns personagens citados em Mar de monstros e Batalha do labirinto.
Ela já leu ☺️
+Fabiana Gomes sim é verdade, bem lembrado.
verdade, lucas - gosto de PJ, e entendo que é uma porta de entrada para a mitologia - quem gostar, pode procurar essas epopéias e outras pérolas do teatro grego ;)
Cara eu estou com problema em lê- lo eu não tiver um ensino formal em literatura mas já faz algum tempo que leio e agora estou com esse monstro que é Homero para lê é estou em busca da melhor versão para eu lê -lo e apreciar sua obra da melhor forma, me ajuda !!!
O couchsurfing funciona no Brasil sim, faz 10 anos que faço parte eu sempre recebo pessoas em casa, mas obviamente tem algumas regras.
Com este vídeo, fiquei ainda mais interessada em ler esses dois clássicos! Vou criar coragem e iniciá- los! Beijos, adoro seus vídeos. São o máximo!!!
Resenha maravilhosa como sempre! Td livro que vc indica eu fico com mt vontade de ler... ou, no mínimo, largar td e ir ler alguma coisa! Melhor canal de tds! Terminei essa semana Dom Quixote graças a sua indicação!
O filme ODISSEIA eu assisti quando era criança no SBT. pra mim, quando se fala em Odisseu, só me vem na mente o ator Armand Assante
Nossa, mais uma linda resenha, Tati! To morta de vontade de ler já e no mais, não vou tirar a cadeira de Lit. Classica (:
Dicas sensacionais que são passadas no decorrer do vídeo.
Gone with the wind no mês do meu aniversário, melhor presente Tati, sucesso pro canal, até lá tenho certeza que chega aos 200 mil inscritos.
Uau! Vídeo excelente, meus parabéns :) Adorei você ter comentando sobre as traduções, algo que julgo muito importante. E já que irá ler também a Eneida, acho que seria legal ler "As Aventuras de Telêmaco" de François Fénelon, onde autor (em prosa) narra a visita de Telêmaco ao Tártaro. Parabéns pelo canal ;)
Leiam a tradução de Carlos Alberto Nunes. É sensacional e na minha opinião é a melhor de todas.
É em prosa?
29 minutos de vídeo da tatiana!! É bom demais!! Parabéns pelo trabalho tati!
Ler a obra de Homero me fez enxergar o que é abordar com maestria o mesmo acontecimento através de dois pontos distintos: um coletivo e o outro pessoal. Na “ilíada” a guerra é retratada em um plano geral, épico. Na odisséia ocorre uma focalização das conseqüência do conflito a nível mais particular. É uma espécie de contração narrativa muito bem construída
A “Ilíada” é sem duvida um texto mais grandioso e menos cansativo que a “Odisséia” porque oscila o foco narrativo. É uma obra cujo tema principal é o próprio Aquiles, mas cuja grandiosidade é sinalizada pela guerra de Tróia. Outros personagens se destacam e o elemento humano se torna mais presente.
Os dramas de consciência de Aquiles deram o tom de profundidade que uma obra clássica precisa e as passagens sobre as batalhas são sempre muito violentas, grandiosas e alegóricas. Não é uma violência gratuita, pelo contrario, ela direciona o leitor para o mesmo tipo de drama vivido pelo protagonista e o leva a seguinte duvida: Por gloria pessoal e pura vaidade é justificável que tais atos sejam encenados? As perdas são proporcionais aos ganhos da vitoria?
Apesar de ser um texto mais difícil de ser lido - em função da quebra de linearidade cronológica do enredo - a linguagem poética dos versos funcionou melhor na “Odisséia” do que na “Ilíada”. A “Odisséia” possui um apelo sentimental infinitamente mais pronunciado: a saudade do lar, a perda dos amigos, as dificuldades enfrentadas para o retorno ao lar as decisões difíceis. Seu enredo definitivamente favorece ao tom poético e introspectivo.
O que torna a “Odisséia” um texto mais complexo é a sua estrutura narrativa. As inversões no tempo são elementos difíceis de se associar ao arco evolutivo dos personagens. Fica mais difícil acompanhar as mudanças de postura e de comportamento dos personagens de forma satisfatória.
Tem-se dito que a “Odisséia” é um poema machista, porem eu discordo. Homero soube bem ressaltar tanto as qualidades do sexo masculino quanto do feminino: A astuciosa Penélope não pode ser vista senão como o retrato feminino da inteligência; a facilidade com que Circe encanta, por meio de sua beleza, a tripulação de Odisseu parece buscar sublinhar, mesmo que de forma não intencional, uma fraqueza masculina diante do poder sedutor da mulher.
O aspecto machista da “Odisséia” aparece porque a própria mitologia possuía uma construção que atualmente pode ser encarada como machista. Quase todos os monstros haviam sido mulheres que foram castigadas. Ate mesmo o cristianismo é carregado de concepções machistas: Eva a mulher responsável por condenar a humanidade a ser expulsa do Eden.
Tiago Rodrigues e faz perder o tempo tbm
Não li mas vi palestras sobre a simbologia que Homero usa para explicar as provas da vida. Vou ler para entender melhor. Obrigada
Ganhei esse livro de um amigo a uns 5 meses atras e nunca o lir. Mas depois de ver esse seu video vou começar a Ler. na verdade eu ate comecei ler, mais como vc disse as vezes é preciso parar pra pesquisar algumas coisas. por isso parei de ler. Parabens pelo canal!
"essa brasilidade" HAHAHAHA Ai Tai, só vc mesmo!
Entrando agora em Mitologia Grega e Homero! Dicas sensacionais!
que canal maravilhoso!!!!! você me ajuda tanto, obrigada por compartilhar seus vídeos conosco. 💛
Eu adorei A Odisséia. Ri bastante lendo e pretendo reler esse ano.
Que vídeo legal, Tati! Parabéns \o/
Oi Tati! Adoro seus vídeos, este ano o canal está super legal cheio de desafios de leitura. 💕
Muito bom. Estou lendo a tradução de Frederico Lourenço. Parabéns
Oi Tati, sempre te acompanho e adoro teus vídeos. Estava querendo ler a Divina Comédia e do teu vídeo, acabei chegando à Eneida, Odisseia e Ilìada. E achei melhor ler nessa ordem, partindo da Ilíada para apriveitar melhor a leitura. O que eu queria saber é: quando vc lê os textos de apoio de cada livro? Antes, durante ou depois da leitura? Estou maluquinha e já nem sei direito por onde começar tudo rsrs. Please, dê-me uma luz!!!
Muito Muito legal!!!.
Tatiana gratidão por postar.
Muuuito obrigada,eu tenho uma prova desse livro !!!Me ajudou muito 💫💫💫💫
sempre tive curiosidade sobre a literatura grega, gostei dessas dicas logo comprarei esses livros.
Espetacular pela dedicação! Parabéns!
Adoro esse livro...
Contagiante a sua paixao.
Ótima exposição, professora. Parabéns!
Outro filme q faz uma alegoria à Odisséia é Cold Mountain com o Jude Law e a Nicole Kidman. O pano de fundo é a Guerra Civil americana 😊
A tradução do Carlos Alberto Nunes está numa edição pocket da Saraiva. Alguém já leu? É boa mesmo? Será que é mais difícil ou mais facilitada?
Obrigada
Tati, você pretende ler a trilogia Bill Hodges, do Stephen King? Refiro-me a 'Mr Mercedes', 'Finder Keepers', e 'End of Watch'.
Ai meu Deus mais um calhamaço que vou ter que comprar😂😂😂 vo a falencia!!!
estou no segundo semestre de Letras - Alemão, e sempre quis ler Ilíada e Odisseia, enfim, este semestre leremos trechos da Odisseia e Ilíada
que voz linda, maravilhosa!
Eu terminei de ler o livro, ele tem apenas 90 pág. Mas muito bom. O nome referido a Odisseu, na histórias e Ullises, o mais astuto dos gregos