Eu uma vez por ouvir falar que fios de telefone conduzia eletricidade, cai na besteira de segurar as duas pontas, meu amigo... conduz viu, levei um belo arranco. Obrigado pelas explicações, quero instalar um sistema off grid e redobrarei os cuidados.
Me pareceu ser um bom profissional, mas além disso tem uma qualidade que poucos têm, que é ser um bom amigo, escutem com atenção tudo o que ele disse. Parabéns amigo e um agradecimento à sua entidade patronal pelo apoio de poder fazer estes vídeos, que são muito importantes.
Parabéns! Pela explicação. Porem teve um pequeno deslize, na hora de de ligar as séries, e não usou as luvas, por motivos da tensão gerada. E principalmente pelo arco elétrico....
Ótimas explicações e obrigado por compartilhar o conhecimento. Porque não colocar um disjuntor DC no final da ligação em paralelo antes do barramento.? 😅
Parabéns colega por esse vídeo da mais alta relevância. Eu tinha visto esse vídeo a mais de um ano atrás, fiz um curso na área e fazia era tempo que eu procurava novamente esse vídeo e não achava, esses dias finalmente consegui um estágio numa empresa solar, e hoje acabei encontrando seu vídeo novamente, valiosíssimo!
Olá Cruz boa noite! Rapaz eu estou retornando aqui pra te relatar o seguinte: Eu estava ajudando na instalação de uma usina solar e me deparei com o seguinte, o não aterramento dos módulos, aí perguntei pq não estava sendo feito, era aterrado só as estruturas, inversor, os módulos não. E então mostrei o ponto onde se aterra os módulos, e que era necessário fazer isso pq no restante dos módulos existe um verniz isolante e fato de estar em cima dos trilhos aterrados não aterravam os módulos. Meu amigo pra que fui falar isso, fui alvo de piadas, fazimento de pouco e hoje o dono da empresa promoveu um confronto com o eletricista experiente e ele falou que não tinha problema nenhum deixar os módulos sem aterramento, aí foi que fizeram pouco do q falei e piadas, mas eu sei que estou certo pq estou amparado pela norma.
@@carlossoares4063 Meu amigo, que situação heim, parece brincadeira mas esses são os profissionais que temos no mercado solar. Já riram de mim diversas vezes pq eu sou o único na minha cidade que fazia aterramentos nas minhas instalações, ninguém faz, eles pegam o neutro da concessionária e usa como se fosse aterramento acredita?!!!
@@gvkruz Pois sim, eu fiquei perplexo com essa situação, mas eu bati o pé no chão e deixei claro que eu faço o que diz a norma, pq foi isso que aprendi no curso q fiz do SENAI!
Para melhorar a segurança ainda mais, é muito comum utilizar os conectores MC4 em formato Y para fechar o paralelo entre as strings. Neste caso evita-se estes barramentos expostos sem proteção adequada, porém dentro da norma 16690. Mas como alguns disseram a instalação é feita conforme o que foi projetado pelo engenheiro. É lógico que pequenas alterações podem ser sugeridas para melhorar a segurança dos executores, esta seria uma. Basta analisar o custo beneficio desta alteração. Um bom trabalho para todos.
Exatamente, o conector Y proporciona muita segurança mesmo, para pequenas instalações com certeza ele é o mais adequado. Para usinas como esta do vídeo ou maiores, eu recomendo a caixa de barramento mesmo, para instalações onde a string é formada por mais de 2 arranjos o conector Y precisa ficar em cascata, o que não fica muito legal. Nesta usina do vídeo, são 2 arranjos em paralelo de 20 módulos cada, no total de 40 módulos, é muita potência circulando, nossos engenheiros optam por caixas de barramentos nesses casos. Abração!!!
Choque de corrente contínua cozinha os órgãos da pessoa é um soco terrivel, nao existe intervalo por nao possuir Hertz tempo necessário para produzir um ciclo completo de forma de onda.
Bom dia, já utilizaram os fixadores de placas da CLAMPAR? São fixadores universais que se adaptam a espessura da placa, sensacional! Segurança 100% e fácil instalação
Olá, hoje em dia o espaço está cada vez mais resumido, já cheguei a instalar 75kva com 300 módulos em cerca de 1ha, mas hoje em dia consegue-se com quase metade disso, o espaço é relativo, por exemplo, em estrutura de solo dá pra deixar um espaço maior para acesso de veículos e evitar sombras mas em telhado fica menos a usina
Ótimas dicas de segurança caro colega, grato pelas dicas, mas neste caso aí não seria adequado colocar duas seccionadoras CC, uma em cada String e depois conectá-las no barramento? Isso facilitaria a desenergização para futuras manutenções na String box .
Seria oportuno fixar um adesivo chamando atenção de que está energizado e a tensão em CC. Na estrutura que deve ser de perfis em alumínio, a fixação da terça a coluna com um só para preto com aspecto de aço carbono, deveria ser no mínimo 3 em aço inox. Parabéns pela aula em segurança do trabalho e perfeição na execução da montagem.
Bom dia meu amigo. Ótimas dicas, mas faltou as luvas aí na hora de conectar as strings nos barramentos. Outra coisa importante é que não se "encosta" conectores MC4, ou encaixa ou não encaixa, cuidado com os arcos na CC pessoal.
Obrigado pelo comentário amigo, você tem razão, as luvas são fundamentais, mas esse era um ambiente controlado, nao estava em operação ou em carga, logo não havia risco de arco, sobre encostar os mc4, era apenas para efetuar as medições e jamais colocaria o sistema em operação dessa forma
Boa bom parceiro, complementando seu vídeo: - fui instruido antes de fazer qualquer conceção dos módulos com módulos ou string ao barramento, aterrar toda a estrutura. Mesmo fazendo o vídeo, sei que são muitos detalhes, porém faltou o uso de luvas isolantes! De uma forma geral, agregou conhecimento! Obrigado!
Seria prudente, indicar a obrigatoriedade de luvas isolantes classe 0 acompanhadas das luvas de proteção mecânica , quando do manuseio do perfil e ou painel energizado. Considerar ainda, a vestimenta de classe compatível ao ATPV, protetor facial combinado com capacete, sob a precedência da análise preliminar de riscos, de natureza obrigatória.
Bom dia, com certeza recebeu meu like pois o conteúdo explicado é valioso, so fiquei com uma duvida, ao final do video ao ligar e testar as strings em paralelo voce tirou a luva, item este valioso para a segurança como o oculos, mesmo voce ter testado e nao ter curto entre os cabos acredito que não deve tirar as luvas no momento das conexões das strings e sim o contrario temos que colocar.
Bom dia amigo, nesse ponto onde eu meço as tensões, o sistema é seguro, pois as strings estão em circuito aberto e também os conectores MC4 não nos permite termos contato com as partes energisadas facilmente. Caso os cabos já estivessem conectados aos inversores e eu precisasse desconecta-los para fazer a medição, aí sim seria imperativo o uso dos óculos e luvas pois ao desconectar os cabos ocorre arco voltaico caso a usina esteja em pleno funcionamento, claro que nesse caso ainda é preciso antes de desconectar os cabos ter plena certeza de que os inversores estejam totalmente desligados.
Você tem razão... Porém, como a norma nbr16690 exige o disjuntor ou seccionadora apenas para casos específicos, os engenheiros não colocam no projeto estes dispositivos, apenas na string box mesmo. Quando são mais de dois arranjos em paralelo, aí sim é obrigatório o disjuntor em cada arranjo.
São 840 volts, com uma corrente máxima de 10 amperes, se multiplicar 840x10 da 8400(oito mil e quatrocentos watts de potência. Nesse caso aí se trata da energia gerada nos módulos fotovtaicos em corrente contínua, após passar pelo inversor CC/CA, se transforma em 380v trifásico (220+220+220v) entendeu?
Isso não é nada perto de um motor na indústria a única coisa sim concordo a corrente continua é mais perigoso por causa do arco. Só de estar vivo da para se matar 😢.aff
até que fim, explicou melhor do que muitos engenheiros.
Obrigado amigo... infelizmente as pessoas estão brincando com coisa séria, corrente contínua não é brincadeira.
Eu uma vez por ouvir falar que fios de telefone conduzia eletricidade, cai na besteira de segurar as duas pontas, meu amigo... conduz viu, levei um belo arranco. Obrigado pelas explicações, quero instalar um sistema off grid e redobrarei os cuidados.
@@gvkruz Corrente continua dá choque???
@@junysvanjr4751 sim, a corrente contínua é muito mais perigosa que a alternada, em tensões baixas não dá choque, assim como a corrente alternada
Nao imaginava que existia esse risco tao grande obrigada pela explicação
Esse conteúdo foi um treinamento, parabéns
Me pareceu ser um bom profissional, mas além disso tem uma qualidade que poucos têm, que é ser um bom amigo, escutem com atenção tudo o que ele disse. Parabéns amigo e um agradecimento à sua entidade patronal pelo apoio de poder fazer estes vídeos, que são muito importantes.
Obrigado amigo
Isso sim e tutorial top , principalmente para mim que estou começando na área.
Excelente vídeo meu amigo parabéns pela aula isso aí salva vidas!
Parabéns! Pela explicação. Porem teve um pequeno deslize, na hora de de ligar as séries, e não usou as luvas, por motivos da tensão gerada. E principalmente pelo arco elétrico....
Parabéns, poucos profissionais postam vídeos relacionados à segurança no trabalho!
Parabéns pelo trabalho profissional show 👍🏽⚡⚡⚡⚡⚡⚡🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽
Olá amigo, parabéns pelo profissional que se tornou obrigado por compartilhar esses riscos.
Ótima dicas! Esse é o tipo de vídeo que merece viralizar.👍🏻👍🏻👍🏻
Obrigado amigo, que bom que gostou ☺️
Parabéns brother
Parabéns PATRIOTA. ótimo vídeo
Muito boa orientação, não vejo nenhum youtuber por ai falando dos riscos.. parabéns !
Obrigado amigo, palavras como as suas me impulsionam fazer sempre o meu melhor.
Boa tarde,parabens pela iniciativa com a segurança...
Parabéns !! Ótimo vídeo, principalmente para uma área crescente no mercado e com poucos estudos relacionados a segurança do trabalho.
Obrigado amigo.
Excelente vídeo que salvará muitas vidas,‘irmãos como você faz a diferença .
Ótimas explicações e obrigado por compartilhar o conhecimento. Porque não colocar um disjuntor DC no final da ligação em paralelo antes do barramento.? 😅
Obrigado amigo! Eu cobrava muito esse disjuntor, mas não sei o motivo que eles não colocavam no projeto
Parabéns colega por esse vídeo da mais alta relevância. Eu tinha visto esse vídeo a mais de um ano atrás, fiz um curso na área e fazia era tempo que eu procurava novamente esse vídeo e não achava, esses dias finalmente consegui um estágio numa empresa solar, e hoje acabei encontrando seu vídeo novamente, valiosíssimo!
Que bom que você conseguiu um estágio amigo, fico feliz por vc e por meu conteúdo ter te auxiliado de alguma forma, sucesso meu jovem!!!
@@gvkruz Opa! Beleza, eu vou seguir a risca seus ensinamentos, muito grato amigo (Fortaleza-CE).
Olá Cruz boa noite! Rapaz eu estou retornando aqui pra te relatar o seguinte: Eu estava ajudando na instalação de uma usina solar e me deparei com o seguinte, o não aterramento dos módulos, aí perguntei pq não estava sendo feito, era aterrado só as estruturas, inversor, os módulos não. E então mostrei o ponto onde se aterra os módulos, e que era necessário fazer isso pq no restante dos módulos existe um verniz isolante e fato de estar em cima dos trilhos aterrados não aterravam os módulos. Meu amigo pra que fui falar isso, fui alvo de piadas, fazimento de pouco e hoje o dono da empresa promoveu um confronto com o eletricista experiente e ele falou que não tinha problema nenhum deixar os módulos sem aterramento, aí foi que fizeram pouco do q falei e piadas, mas eu sei que estou certo pq estou amparado pela norma.
@@carlossoares4063 Meu amigo, que situação heim, parece brincadeira mas esses são os profissionais que temos no mercado solar. Já riram de mim diversas vezes pq eu sou o único na minha cidade que fazia aterramentos nas minhas instalações, ninguém faz, eles pegam o neutro da concessionária e usa como se fosse aterramento acredita?!!!
@@gvkruz Pois sim, eu fiquei perplexo com essa situação, mas eu bati o pé no chão e deixei claro que eu faço o que diz a norma, pq foi isso que aprendi no curso q fiz do SENAI!
Para melhorar a segurança ainda mais, é muito comum utilizar os conectores MC4 em formato Y para fechar o paralelo entre as strings. Neste caso evita-se estes barramentos expostos sem proteção adequada, porém dentro da norma 16690. Mas como alguns disseram a instalação é feita conforme o que foi projetado pelo engenheiro. É lógico que pequenas alterações podem ser sugeridas para melhorar a segurança dos executores, esta seria uma. Basta analisar o custo beneficio desta alteração. Um bom trabalho para todos.
Exatamente, o conector Y proporciona muita segurança mesmo, para pequenas instalações com certeza ele é o mais adequado. Para usinas como esta do vídeo ou maiores, eu recomendo a caixa de barramento mesmo, para instalações onde a string é formada por mais de 2 arranjos o conector Y precisa ficar em cascata, o que não fica muito legal. Nesta usina do vídeo, são 2 arranjos em paralelo de 20 módulos cada, no total de 40 módulos, é muita potência circulando, nossos engenheiros optam por caixas de barramentos nesses casos. Abração!!!
Concordo com vc que pode se evitar este barramento exposto.
Choque de corrente contínua cozinha os órgãos da pessoa é um soco terrivel, nao existe intervalo por nao possuir Hertz tempo necessário para produzir um ciclo completo de forma de onda.
Trabalho como instalador e suas dicas foram muito importante pra mim. Obrigado meu irmão
Obrigado pelas palavras parceiro, precisando estou a disposição
Parabéns meu irmão ótimas digas de segurança show
Valeu pela dica. Muito bom o vídeo. Parabéns irmão.
Ótima explicação amigo!
Sem enrolação.
Obrigado amigo, tmj.
Parabéns obrigado vc explica muito bem explicado
Obrigado amigo, Tmj.
Gostei muito deste vídeo e vai salvar muitas vidas. Parabéns.
Muito bem explicado,mostrou muita experiência
Obrigado amigo
Top video segurança é td parabéns...
Bom dia, já utilizaram os fixadores de placas da CLAMPAR? São fixadores universais que se adaptam a espessura da placa, sensacional! Segurança 100% e fácil instalação
Valeu. Excelente vídeo.
Parabéns pelo vídeo bem explicado
Foi muito bom esse avizo .Gostei
Excelente observação! Deus abençoe!
Excelente profissional
Parabéns pelo vídeo, ótima orientação de segurança
Obrigado pela essa aula boa
Parabéns pelo seu vídeo segurança é tudo no trabalho , nesse caso poderia colocar disjuntores de cc perto dessa caixa para proteção e manutenção.
Bom dia amigo, exatamente, acho que o engenheiro poderia sim fazer isso.
Valeu!!! Para uma mini geração (> que 75kW) quantas placas solares são necessárias e quantos m²?
Olá, hoje em dia o espaço está cada vez mais resumido, já cheguei a instalar 75kva com 300 módulos em cerca de 1ha, mas hoje em dia consegue-se com quase metade disso, o espaço é relativo, por exemplo, em estrutura de solo dá pra deixar um espaço maior para acesso de veículos e evitar sombras mas em telhado fica menos a usina
Ver o perigo !!!!
muitobom
obrigado
Parabéns, muito bom, pra ficar melhor colocar um capacete 👍🤝
Ótimas dicas de segurança caro colega, grato pelas dicas, mas neste caso aí não seria adequado colocar duas seccionadoras CC, uma em cada String e depois conectá-las no barramento? Isso facilitaria a desenergização para futuras manutenções na String box .
Excelente vídeo, dez mil visualizações e somente 676 likes... o ser humano e realmente difícil viu. parabens pelo vídeo amigão.
Obrigado amigo, tmj!!!
Parabéns, muito bom. Abraços
Obrigado amigo, tmj.
Parabéns...me ajudou muito
Isso é verdade, muito bom
sucesso irmão em seus videos ganhou mais um inscrito
Valeu meu amigo, muito agradecido pela inscrição, Deus o abençoe!!!
Seria oportuno fixar um adesivo chamando atenção de que está energizado e a tensão em CC. Na estrutura que deve ser de perfis em alumínio, a fixação da terça a coluna com um só para preto com aspecto de aço carbono, deveria ser no mínimo 3 em aço inox. Parabéns pela aula em segurança do trabalho e perfeição na execução da montagem.
Gostei parabéns
Vídeo chou de bola
Obrigado, que bom que gostou!!!
Bom dia meu amigo.
Ótimas dicas, mas faltou as luvas aí na hora de conectar as strings nos barramentos.
Outra coisa importante é que não se "encosta" conectores MC4, ou encaixa ou não encaixa, cuidado com os arcos na CC pessoal.
Obrigado pelo comentário amigo, você tem razão, as luvas são fundamentais, mas esse era um ambiente controlado, nao estava em operação ou em carga, logo não havia risco de arco, sobre encostar os mc4, era apenas para efetuar as medições e jamais colocaria o sistema em operação dessa forma
Muito bom
Esse barramento bommm de maisss
Boa bom parceiro, complementando seu vídeo:
- fui instruido antes de fazer qualquer conceção dos módulos com módulos ou string ao barramento, aterrar toda a estrutura.
Mesmo fazendo o vídeo, sei que são muitos detalhes, porém faltou o uso de luvas isolantes!
De uma forma geral, agregou conhecimento! Obrigado!
Seria prudente, indicar a obrigatoriedade de luvas isolantes classe 0 acompanhadas das luvas de proteção mecânica , quando do manuseio do perfil e ou painel energizado. Considerar ainda, a vestimenta de classe compatível ao ATPV, protetor facial combinado com capacete, sob a precedência da análise preliminar de riscos, de natureza obrigatória.
NOTA DEZ
Obrigado amigo.
Muito bom ass Emerson dá cidade de campo mourão Paraná
Valeu Emerson, um grande abraço a todos os amigos do Paraná
POR QUE QDO VC FOI CONECTAR O BARRAMENTO NA STRING VC TIROU A LUVA ?
Essa caixinha no pé da usina . Seria pra economizar cabos?
Isso mesmo, as strings são fechadas ali
840vdc em 10amp =8400wh 😊 da pra reduzir 120vac totalizando 120vac com 70ah e 8400wh , 😊
Isso mesmo
Tem algum video explicando sobre pre montagem nivel otipco
Tenho não, mas esse tipo de vídeo é mais fácil de encontrar.
Bom dia, com certeza recebeu meu like pois o conteúdo explicado é valioso, so fiquei com uma duvida, ao final do video ao ligar e testar as strings em paralelo voce tirou a luva, item este valioso para a segurança como o oculos, mesmo voce ter testado e nao ter curto entre os cabos acredito que não deve tirar as luvas no momento das conexões das strings e sim o contrario temos que colocar.
Bom dia amigo, nesse ponto onde eu meço as tensões, o sistema é seguro, pois as strings estão em circuito aberto e também os conectores MC4 não nos permite termos contato com as partes energisadas facilmente. Caso os cabos já estivessem conectados aos inversores e eu precisasse desconecta-los para fazer a medição, aí sim seria imperativo o uso dos óculos e luvas pois ao desconectar os cabos ocorre arco voltaico caso a usina esteja em pleno funcionamento, claro que nesse caso ainda é preciso antes de desconectar os cabos ter plena certeza de que os inversores estejam totalmente desligados.
@@gvkruz Show, que Deus abençoe você e a todos nós!
Tem algum curso para instalador fotovoltaico?
Tenho não amigo, mas procura pelos cursos da engehall parece que são bons
@@gvkruz muito obrigado, sou leigo no assunto e agora aqui na minha cidade vai ter um grande parque solar da enel, queria entrar na instalação
Se colocasse um disjuntor no positivo poderia trazer mais segurança.
Você tem razão... Porém, como a norma nbr16690 exige o disjuntor ou seccionadora apenas para casos específicos, os engenheiros não colocam no projeto estes dispositivos, apenas na string box mesmo. Quando são mais de dois arranjos em paralelo, aí sim é obrigatório o disjuntor em cada arranjo.
Bom!!!!
Obrigado amigo
E o caraa
Obrigado amigo
Boa explicação porém pelo conteúdo o vídeo poderia ser muitíssimo menor.
800 watts, volts 220?
São 840 volts, com uma corrente máxima de 10 amperes, se multiplicar 840x10 da 8400(oito mil e quatrocentos watts de potência. Nesse caso aí se trata da energia gerada nos módulos fotovtaicos em corrente contínua, após passar pelo inversor CC/CA, se transforma em 380v trifásico (220+220+220v) entendeu?
Tem alguém aqi que trabalha como vigia ? Ne alguma empresa solar?
Fala pra fora ta c cansera?
Tinha que ter um cadeado trancado aí. Estes terminiais encostando nas suas costas com 800 V !!!!!!
Isso não é nada perto de um motor na indústria a única coisa sim concordo a corrente continua é mais perigoso por causa do arco.
Só de estar vivo da para se matar 😢.aff
Lógico que dá para secsionar tira a carga desliga o inversor e depois a string box é tão perigoso que ficou distraído explicando lorota.
Qual é sua formação profissional mesmo?