O uso do véu na Igreja - Valter Reggiani

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 13 сен 2024
  • Culto matutino da Igreja Batista Reformada de São Paulo em 16/12/2018.
    Receba as mensagens em áudio via WhatsApp, solicitando em (11) 94490-3705 (não é grupo).

Комментарии • 58

  • @cidagemima7518
    @cidagemima7518 Год назад +5

    Que a paz de nosso amado Deus esteja sempre em vosso coração que pregação linda é a primeira vz que vejo ese canal, Deus abençoe vc com sua famìlia.

  • @marciams23
    @marciams23 2 года назад +7

    Louvo a Deus pela vida desse pastor. Expôs a Palavra de Deus com fidelidade, coragem e humildade. ❤️

  • @580lucas
    @580lucas 3 года назад +6

    Incrível como esse tema foi abordado, muita sabedoria e temor, obrigado por não se calar como todos os outros tem feito.

  • @Jesus7772508
    @Jesus7772508 5 лет назад +14

    Excelente, pastor! O uso de uma cobertura durante o culto é bíblico e histórico. Essa prática foi abandonada pela entrada do feminismo na nossa cultura.
    Deus o abençoe pela Fiel exposição da palavra.

  • @Jabesmar
    @Jabesmar 8 месяцев назад +3

    Caro irmão Valter Reggiani, parabéns pela abordagem aberta e franca sobre o uso do véu. Diferente de outros expositores, em especial os contrários a observância dessa doutrina, você não fugiu dos motivos apontados por Paulo para que as irmãs cubram a cabeça que é a ordem de funções estabelecida na criação e os anjos. Em 1 Coríntios 11 Paulo faz o uso de símbolos que remetem nossa mente a profundas verdades espirituais: pão, vinho e véu (também cabeça). Portanto, entendo, mas não faço guerra por causa disso, que assim como não faria sentido celebrar a ceia do Senhor sem os símbolos correspondentes, também não faz sentido dispensar o simbolismo do uso do véu. Isso era uma prática comum em todas as denominações até 80 100 anos e que foi sendo abandonada. Mas o abandono “em massa” se deus na medida que o feminismo foi adentrando a nossa mentalidade.
    Aos que se interessam em aprofundar-se no assunto informo que publiquei um excelente livro escrito por um irmão batista dos EUA. Pesquiso o assunto há uns 35 anos e é o material mais abrangente que conheço. Pode ser ad-quirido diretamente comigo.

  • @RicardoVazCFB1689
    @RicardoVazCFB1689 6 месяцев назад +1

    Boa noite Graça e Paz irmãos

  • @romanelliseg1
    @romanelliseg1 5 лет назад +7

    No final eu concordo com o pastor. Com Véu ou sem véu o importante é o TEMOR A DEUS.

  • @martavalle8447
    @martavalle8447 5 лет назад +5

    Maravilhoso esse vídeo pastor ! Mensagem genuína, sou da congregação cristã no Brasil e somos ridicularizadas pelo uso do véu.
    Deus abençoe sua vida e seu ministério.

    • @romanelliseg1
      @romanelliseg1 5 лет назад +1

      Em 1 Coríntios 11:3-16, Paulo defende que as mulheres devem cobrir a cabeça quando oram ou profetizam. Ele compara a mulher de cabeça descoberta com a mulher de cabeça rapada e defende que tanto homens como mulheres se devem vestir de forma decente e honrosa.
      Naquele tempo, em Corinto só uma prostituta rapava ou cortava seu cabelo curto. As mulheres decentes usavam um véu sobre a cabeça em público para mostrar que tinham marido e não estavam disponíveis. Mulheres sem véu na cabeça podiam ser consideradas imorais. A imoralidade sexual era um problema em Corinto e Paulo não queria que a forma de vestir das pessoas piorasse o problema.
      Paulo também levanta a questão da humildade e da honra devida a Deus. Durante o culto, toda a honra e atenção pertence a Deus. O cabelo era a glória da mulher, sua forma de se exibir. Por isso, ela devia cobrir a cabeça (ou cortar o cabelo) para mostrar que estava debaixo da autoridade de Deus; a atenção não devia estar na sua aparência. Do mesmo jeito, o homem devia ter a cabeça descoberta porque seu cabelo não era sua glória mas um chapéu era uma adorno. Tal como tirar o chapéu era uma forma de o homem mostrar respeito, cobrir a cabeça era uma forma de a mulher mostrar respeito (1 Coríntios 11:6-7).
      Dentro da igreja, as pessoas devem seguir as normas culturais de decência. Por exemplo, no Paquistão a mulher decente ainda usa véu, por isso na igreja no Paquistão também convém usar véu. Mas uma mulher decente no Brasil pode andar na rua com a cabeça descoberta e ter cabelo curto. Isso não significa que é uma mulher imoral nem rebelde. Então não é necessário que use dentro da igreja. É por isso que a Bíblia diz que cada igreja deve decidir se convém ou não a mulher ter a cabeça descoberta (1 Coríntios 11:13).

    • @rafafelete
      @rafafelete 5 лет назад +1

      @@romanelliseg1 Então me explica como isso deveria ser demonstrado de forma visível nos dias de hoje ?

    • @romanelliseg1
      @romanelliseg1 5 лет назад

      @@rafafelete Simples. Ainda existem paises que adotam vários estilos de vestimentas. Em uma praia no Brasil raramente você vai ver uma mulher de burca tomando sol. E se você for para um pais que usa a burca e você ver uma mulher de mini saia e tomara que caia ela será considerada uma prostituta. Simples não é ??????????????

    • @rosangelaprado7016
      @rosangelaprado7016 Год назад +2

      Deus abençoe partor pela sua explicação pois até agora ja tinha ouvido várias exposições, mas nenhuma tinha falado ao meu coração, pois deste que cri no Senhor jesus fiz uso do véu , mas vários tem falado que é só naquela época e igreja

    • @lourisvaldoaraujo156
      @lourisvaldoaraujo156 Год назад

      Quero parabenizar esse senhor, porque ele explica esse assunto com muito respeito e temor de Deus, e principalmente por ser humilde diante deste assunto, que muitos se dizem serem sábios e falam, não quem escreveu isto foi o apóstolo Paulo, negando o que o apóstolo Paulo ensinou, sendo que o apóstolo Paulo foi autorizado por Deus para ensinar como os cristãos devem se portar diante de Deus. Quem consegue provar dentro das escrituras bíblicas que as mulheres cristãs primitivas da época dos apóstolos não usavam véu nas igrejas e para orar? se o apóstolo está dando esse ensinamento.

  • @joaoomundodasletras
    @joaoomundodasletras 2 года назад +6

    GOSTEI DA SUA SINCERIDADE. O USO DO VÉU É IRREFUTÁVEL

  • @paulomarcos8010
    @paulomarcos8010 3 года назад +8

    EU SOU PASTOR E VEJO O USO DO VÉU COMO MANDAMENTO DO SENHOR EM 1 CORÍNTIOS 11:5 ESTA ESCRITO (TODA MULHER) VEJA TODAS NÃO SÓ AS DE CORÍNTIOS. TODA MULHER Q ORA OU PROFETIZA COMO A CABEÇA DESCOBERTA DESONRA A SUA CABEÇA POR QUE É COMO SE (ESTIVESSEM RASPADA) VEJA NÃO ESTA RASPADA MAIS SE NÃO COBRE A CABEÇA É COMO SE (ESTIVESSEM RASPADAS) PORTANTO SE A MULHER NÃO SE COBRE COM O VÉU TOSQUISE TAMBÉM OU RASPE.

  • @azemirfranciscodias9206
    @azemirfranciscodias9206 8 месяцев назад +1

    O testo lido, diz que "toda" mulher que ora..., com a cabeça descoberta. Não diz orar estando na reunião da igreja, mas dá a entender que em qualquer lugar e hora, ao orar, deve cobrir a cabeça.
    Também não diz que só depois do batismo nas águas.

  • @ErichValadares
    @ErichValadares 5 месяцев назад +1

    Deus tenha misericórdia de nós!

  • @Evangelho-f2r
    @Evangelho-f2r Год назад +3

    O véu é necessário para as mulheres cristãs ao orar e profetizar por q o CONTEXTO q Paulo usou para fundamentar o ensino foi na CRIAÇÃO humana e q a mulher tem q usar o véu por q foi feita por causa do homem sendo assim IMPOSSÍVEL SER UM ENSINO LOCAL, COSTUME, HISTORICO , ISOLADO..

  • @pedroaugusto1901
    @pedroaugusto1901 8 месяцев назад +1

    Se cremos que a Palavra de Deus tem caráter atemporal então ela é eterna e não muda. Se cremos que a Palavra de Deus é temporal então ela está sujeita aos costumes e culturas dos povos e muda de acordo com as convenções sociais de cada época.

  • @patricia86.
    @patricia86. 4 года назад +5

    Graça e paz . As mulheres da sua Igreja estão usando. Vou estudar sobre esse assunto Pastor. Obrigada.

  • @Davidtec.10
    @Davidtec.10 Год назад +3

    E quem quiser ser contencioso nós e nem a igreja de Deus temos tal costume.

  • @aninhasilva2445
    @aninhasilva2445 5 лет назад +4

    Sim o temor do Senhor está em primeiro lugar, mas o véu está nas escrituras e devemos obedecer as escrituras pois foi assim que Deus deixou.
    Obedecer é melhor que remediar.

  • @Jabesmar
    @Jabesmar 8 месяцев назад

    Os que se interessam em aprofundar-se mas no assunto informo que publiquei um excelente livro escrito por um irmão batista dos EUA. Pesquiso o assunto há uns 35 anos e é o material mais abrangente que conheço. Pode ser ad-quirido diretamente comigo.

  • @ebersonlima2630
    @ebersonlima2630 Год назад +1

    O mensageiro diz que o cabelo foi dado em lugar do véu, na realidade cabelo, véu e mantilha são palavras distintas no grego...

  • @mariopassosfreiredealmeida9576
    @mariopassosfreiredealmeida9576 2 года назад +2

    o Espírito Santo não é de culturas passadas mas de todos os tempos

  • @aldineysilva6877
    @aldineysilva6877 5 лет назад +3

    O véu que o apóstolo, Paulo orienta as mulheres cristãs usarem, está em uma questão esperiritual na igreja e não cultural, como muitos crentes e igrejas alegam... O uso do véu está também em um contexto de reunião na igreja, cultos ( Como as mulheres devem apresentar - se na igreja).

    • @Jabesmar
      @Jabesmar 8 месяцев назад +1

      Publiquei um excelente livro escrito por um irmão batista dos EUA. Pesquiso o assunto há uns 35 anos e é o material mais abrangente que conheço.

    • @aldineysilva6877
      @aldineysilva6877 8 месяцев назад +1

      @@Jabesmar Sensacional...
      As igrejas primitivas faziam prática da doutrina apostólica da cobertura sobre a cabeça.

  • @gunnarlima1006
    @gunnarlima1006 3 года назад +2

    Foi tão bem e no final decidiu desobedecer à Palavra. Lamentável!

  • @gunnarlima1006
    @gunnarlima1006 Год назад

    Esta seção toda, dos vs. 2-16, se divide da seguinte maneira:
    a) O Princípio Espiritual... vs. 2-7;
    b) A Razão Baseada na Bíblia vs. 8-12;
    c) A Razão Baseada na Natureza vs. 13-16.
    Também poderia ser dividida assim:
    a) O Fato da Autoridade vs. 2-3;
    b) O Símbolo da Autoridade vs. 4-7;
    c) A Natureza da Autoridade vs. 8-12;
    d) O Ensino da Natureza vs. 13-16.
    Na passagem que temos agora diante de nós, os vs. 2-7, observamos que, nos vs. 2-3, temos a Declaração do Princípio da Liderança; depois, nos vs. 4-7, temos o Perigo da Violação do Princípio. Paulo não aborda o problema da prática em si, mas vai ao princípio teológico por trás da prática. Isto não somente tem a ver com o relacionamento entre os sexos, como também com a questão da autoridade do homem sobre a mulher.
    2. A linguagem de Paulo indica que os coríntios tinham afirmado, na sua carta, que ainda lembravam-se do que ele os havia ensinado. Estavam retendo as tradições (não "preceitos", ARC). A palavra "tradições", aqui, se refere ao ensino ou instrução da doutrina e da prática, que poderia ter sido comunicado por palavra ou por carta (veja II Tess. 2: 15). Observe que estas são tradições apostólicas, não tradições eclesiásticas. Tradições eclesiásticas são práticas e interpretações introduzidas e aceitas depois um período prolongado, porém não tendo, necessariamente, autoridade apostólica. As tradições apostólicas são preservadas para nós em nosso NT. É interessante notar que, no seu ensino dogmático com respeito a cobrir, ou não cobrir, a cabeça de homens e mulheres, Paulo apela em primeiro lugar às Escrituras, depois àquilo que convém, e finalmente ao costume.
    O apelo às Escrituras tem em vista, duas coisas: Em primeiro lugar, ele menciona, três vezes, a sua autoridade apostólica: neste versículo; no V. 3: "Mas quero que saibais"; e no V. 16: "nós não temos tal costume", onde "nós" é o "nós" apostólico. Depois, nos vs. 8-12, ele apela à narrativa da criação do homem e da mulher, em Gênesis.
    Assim o apelo aqui é duplo, à autoridade apostólica no NT, e também ao ensino do VT. Seu próximo apelo é àquilo que é razoável, apto e conveniente.
    Ele afirma que o cabelo cumprido seria degradante para o homem, mas que é a glória da mulher. Este apelo à razão e bom senso é muito interessante, e é feito para apoiar as Escrituras, e não para refutá-las.
    Nenhuma outra igreja estava permitindo as coisas que estavam sendo praticadas em Corinto. Estavam desviando-se da prática uniforme das igrejas. Isto deveria ser deplorado.
    Fonte:. www.palavrasdoevangelho.com/news/em-rela%C3%A7%C3%A3o-ao-uso-do-veu-pelas-mulheres-nas-reuni%C3%B5es-da-igreja/

  • @alandeoliveiragrizant6867
    @alandeoliveiragrizant6867 7 месяцев назад +1

    Onde fica está igreja ?

    • @valter.reggiani1517
      @valter.reggiani1517 6 месяцев назад

      Rua Vasconcelos Drummond 203, Ipiranga, São Paulo

  • @yahwhtzofeh
    @yahwhtzofeh 2 года назад +2

    A Paz de Cristo. Eu entendo que o texto em questão (1Co 11:2-16) apresenta 2 contextos que devem ser tidos em conta entre o primeiro Adão, cabeça da (velha) criação (original do Éden) e o último Adão - Cristo, cabeça da Nova Criação, a Igreja. A Ordem na Criação original é: Deus > Cristo > homem (Adão) > mulher/esposa (Eva); a qual contrasta com a Ordem na Igreja: Cristo > homem/mulher. O argumento de Paulo é que QUANDO ORA OU PROFETIZA (quer seja no trabalho, em casa, na rua ou na igreja local); isto se refere ao sacerdócio universal de todo o crente onde todos estamos, mulher e homem, em pé de igualdade, autoridade e de responsabilidade diante de Deus, e cuja única cabeça de ambos homem/mulher é Cristo. Além disso, Paulo apresenta duas coberturas, a saber: os cabelos compridos na mulher - o véu natural - com a função de cobrir a glória do homem que é ela própria; o véu artificial com a função de cobrir a sua própria glória que são os seus cabelos compridos. Note que o véu natural cobre a glória do homem mas deixa em evidência a sua autoridade, o qual reflete a submissão da esposa (Eva, a representante) ao marido (Adão, o representante), seu cabeça na Ordem natural. Por outro lado o véu artificial cobre a glória da sua própria cabeleira - pois o Senhor não divide a Sua Glória com outrem - deixando em evidência a autoridade de Cristo, seu cabeça na Ordem espiritual. Assim sendo, Paulo introduz aqui uma novidade tanto para judeus como para gentios, a saber: a mulher (solteira, casada ou viúva) quando ora ou profetiza DEVE (!) cobrir-se com véu artificial como sinal de poderio, sendo ELEVADA a uma posição de autoridade e legitimidade em igualdade com o homem (quer seja este marido ou não); caso contrário será indecente e desonroso para Cristo seu cabeça. E isto para ensino dos anjos que vêm na mulher coberta e no homem descoberto a Igreja sujeita a Cristo; ao contrário do que aconteceu no Éden com a queda da desobediência. Espero ter contribuido de alguma forma para a edificação do Corpo de Cristo. yaotzofeh@hotmail.com

    • @Jabesmar
      @Jabesmar 8 месяцев назад

      Publiquei um excelente livro escrito por um irmão batista dos EUA. Pesquiso o assunto há uns 35 anos e é o material mais abrangente que conheço.

  • @glailsonpontesrocha8834
    @glailsonpontesrocha8834 3 года назад +4

    A maioria dos que tratam dessa passagem, se prendem à imprecisão de muitas traduções com respeito a esse trecho. E ,por isso, cometem muitos erros na tentativa de interpretar tal texto.
    Na primeira epístola de Paulo aos coríntios, o apóstolo segue um padrão na hora de lidar com alguns problemas doutrinários na igreja de Corinto. Paulo menciona os slogans usados pelos coríntios para justificar suas posições e, em seguida, apresenta um contra argumento.
    Exemplos:
    Em 1Co 1.18-25, Alguns opositores de Paulo e de sua mensagem da Cruz como meio de salvação tacharam o Evangelho de LOUCURA e de FRAQUEZA por parte de Deus. Num contra argumento, Paulo usa os próprios termos de seus inimigos de forma irônica: o apóstolo ensina que a "fraqueza" de Deus é mais forte que os homens, e que a "loucura" de Deus é mais sábia que os homens.
    Em 1Co 6.12 e 1Co 10.23, alguns libertinos diziam que tudo era LÍCITO, e Paulo cita esse slogan dos coríntios antes de apresentar um contra argumento.
    Em 1Co 6.13, os coríntios afirmavam que os alimentos eram feitos para o estômago, e o estômago era feito para os alimentos na tentativa de justificar a satisfação desenfreada dos instintos sexuais, que deveriam ser satisfeitos com a mesma disposição e naturalidade com a qual ingerimos alimentos diante da fome. Antes de refutar esse slogan comum entre os coríntios, Paulo o cita.
    Em 1Co 7.1, Paulo cita outro slogan comum entre os coríntios que ensinavam que "era bom que o homem não tocasse em mulher". Algumas traduções, como a ARC, a ARA, a ACF e outras dão a entender que é Paulo quem está afirmando que é bom que o homem não toque em mulher. No entanto, outras traduções como a NAA, a NVI em uma nota, a NTLH, a BJ, a Pastoral e outras traduzem o texto de modo a deixar claro que Paulo está apenas citando um slogan dos coríntios. Paulo cita, como sempre nessa carta, o slogan antes de contra argumentar. As traduções que atribuem essa frase a Paulo estão equivocadas. O próprio contexto mostra que não é Paulo quem faz tal afirmação, pois o versículo primeiro do capítulo sete não teria harmonia com o argumento que se segue.
    Em 1Co 8.1, Paulo cita outro slogan usado entre os coríntios para justificar certos comportamentos. A frase TODOS TEMOS CONHECIMENTO não é de Paulo, mas, sim, uma expressão utilizada pelos coríntios. Aqui, algumas traduções, novamente, traduziam o texto de modo a atribuir a expressão TODOS TEMOS CONHECIMENTO a Paulo. Mas isso é um erro! Paulo está apenas citando outro slogan dos coríntios para justificarem certas atitudes em relação às coisas sacrificadas aos ídolos.
    Muitos não percebem que Paulo está citando os ensinamentos errôneos dos coríntios porque se prendem a uma determinada tradução e não fazem uma leitura mais crítica e comparativa. Algumas traduções usam alguns recursos, como as aspas, para indicar quando Paulo está citando os slogans usados pelos coríntios. Segue aqui algumas traduções que facilitam a diferenciação entre o que é fala de Paulo e o que ele está apenas citando: NAA, NTLH, BJ, A21, Pastoral, Bíblia Viva, e NVI.
    Diante desse padrão ( CITAÇÃO-REFUTAÇÃO) nessas passagens acima citadas, podemos perceber que esse padrão ocorre também em 1Co 11, quando Paulo lida com a doutrina do véu em Corinto. Se fizermos uma leitura mais cuidadosa, perceberemos que Paulo cita o ensinamento acerca do uso véu na igreja de Corinto antes de refutar as bases frágeis dessa doutrina. Em outras palavras: Paulo não está ensinando a doutrina do véu, pelo contrário, ele está refutando tal doutrina errônea após expô-la - como fez com outras doutrinas nessa carta.
    Por pensarem que é Paulo quem está realmente ensinando o uso do véu, muitos acham a passagem difícil. Na realidade, essa dificuldade realmente é inevitável quando lemos essa passagem como sendo um ensinamento paulino, pois, a partir do versículo 11, Paulo apresenta um contra argumento à doutrina do véu. Basta lermos com cuidado para percebermos que se trata de uma exposição seguida duma refutação.
    Os esforços inúteis para harmonizar essa doutrina com Paulo resultam da ignorância desse padrão (Citação-Refutação) na maneira do apóstolo lidar com os erros doutrinários da igreja de Corinto.
    O livro Variantes Textuais do Novo Testamento, de Roger L. Omanson, ajuda-nos a identificar esse padrão de Paulo nessa carta, muito embora o livro não aplique esse padrão de leitura em 1Corintios 11.

  • @mariopassosfreiredealmeida9576
    @mariopassosfreiredealmeida9576 2 года назад +1

    o véu e um mandamento inspirado por o Espírito Santo revelou apóstolo Paulo pregar para igrejas de corintios porque eles nao estava usando o véu as outras igrejas estavam usando véu Paulo apenas corigia as igrejas fora dos ensinamentos dados pelo espírito Santo

  • @romanelliseg1
    @romanelliseg1 5 лет назад +2

    Analise a história e o costume.
    Naquele tempo, em Corinto só uma prostituta rapava ou cortava seu cabelo curto. As mulheres decentes usavam um véu sobre a cabeça em público para mostrar que tinham marido e não estavam disponíveis. Mulheres sem véu na cabeça podiam ser consideradas imorais. A imoralidade sexual era um problema em Corinto e Paulo não queria que a forma de vestir das pessoas piorasse o problema.
    Se fosse de uso obrigatório Paulo tinha mencionado em outras cartas sobre o uso do véu.

    • @ruan9121
      @ruan9121 5 лет назад +4

      O motivo do uso do véu para as mulheres cristãs, não foi por causa das prostitutas, mas, por causa da deshonra da própria cabeça da mulher, quando ora a Deus ou profetiza (IICor,11.5). Também por ser a mulher a glória do homem (ICor,11.7). Por causa dos anjos (ICor,11.10). Amigo, é melhor você rever essa sua tese!

    • @ruan9121
      @ruan9121 3 года назад +1

      @Layara Santos Não. Pessa a Deus a verdadeira sabedoria, você, fez uma distorção do texto, sem nenhuma base das Escrituras. Só achismo de interpretação própria.

    • @ruan9121
      @ruan9121 3 года назад

      @Layara Santos Errado não só na interpretação, mas como tambem sem nenhuma base das Escrituras. Palavras sem evidências não se reveste de valor

    • @ruan9121
      @ruan9121 3 года назад

      @Layara Santos Pois, então, me mostre dentro do contexto de 1° Corintios, 11, onde diz, que, o uso do véu era para evitar as mulheres cristãs de não se associar com prostituas ? Onde diz em 1° Corintios, 11, que o, uso, do véu era para não deshonrar o seu marido ? 🤔

    • @ruan9121
      @ruan9121 3 года назад

      @Layara Santos Bom, segundo as Escrituras e não segundo influenciadores religiosos, Paulo, para estabelecer a autoridade da sua doutrina, declara que, como apóstolo, o que ele ensinava para as igrejas não era opinião própria e nem opção por época ou cultura, mas mandamento do Senhor ( 1° Corintios, 14. 37; 1° Tessalonicenses, 4. 2 ) então, fica claro que, o uso do véu é mandamento e não costume. Em 1° Corintios, 11. 5, diz: Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, deshonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada. Nota que o versículo diz, a sua própria cabeça, ou seja, faz referência a cabeça da mulher estando descoberta. Se o texto tivesse, referindo ao marido, o versículo estaria dizendo: Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, deshonra ao seu marido. Porque se a relação do texto com o assunto, fosse, o cônjuge, Paulo certamente seria transparente em dizer, assim como em aos Efésios, 5. 23. Por isso, não podemos descartar o ensino que é por causa dos anjos ( versículo 10 ) mesmo porque, o uso, do véu para a igreja, está num contexto espíritual.

  • @romanelliseg1
    @romanelliseg1 5 лет назад

    VAMOS OBSERVAR A CULTURA DO LUGAR E DA ÉPOCA.

    • @ruan9121
      @ruan9121 4 года назад +3

      Me desculpe, mas a doutrina do uso do véu para a igreja não era questão cultural, mesmo porque, as apresentação de Paulo em suas epístolas, destaca a autenticidade de sua defesa com a doutrina ( ICorintios, 1.1; Gálatas, 1.1 ). Sua autoridade para ensinar e disciplinar a igreja era legítima, pois, se fundamentava não em tradições dos homens, mas na revelação de Jesús Cristo (Gálatas, 1.11,12).

    • @henriquelimapires2639
      @henriquelimapires2639 2 года назад +2

      Então qualquer doutrina do novo testamento pode ser relativizada de acordo com a cultura local atual

  • @romanelliseg1
    @romanelliseg1 5 лет назад

    Paulo também levanta a questão da humildade e da honra devida a Deus. Durante o culto, toda a honra e atenção pertence a Deus. O cabelo era a glória da mulher, sua forma de se exibir. Por isso, ela devia cobrir a cabeça (ou cortar o cabelo) para mostrar que estava debaixo da autoridade de Deus; a atenção não devia estar na sua aparência. Do mesmo jeito, o homem devia ter a cabeça descoberta porque seu cabelo não era sua glória mas um chapéu era uma adorno. Tal como tirar o chapéu era uma forma de o homem mostrar respeito, cobrir a cabeça era uma forma de a mulher mostrar respeito (1 Coríntios 11:6-7).
    Dentro da igreja, as pessoas devem seguir as normas culturais de decência. Por exemplo, no Paquistão a mulher decente ainda usa véu, por isso na igreja no Paquistão também convém usar véu. Mas uma mulher decente no Brasil pode andar na rua com a cabeça descoberta e ter cabelo curto. Isso não significa que é uma mulher imoral nem rebelde. Então não é necessário que use dentro da igreja. É por isso que a Bíblia diz que cada igreja deve decidir se convém ou não a mulher ter a cabeça descoberta (1 Coríntios 11:13).

  • @romanelliseg1
    @romanelliseg1 5 лет назад

    So que elas dizem que so podem orar com o veu pois sem o veu não é digna. A dignidade esta na sua forma de viver e nao no veu.

  • @newyork5155
    @newyork5155 Год назад

    PORQUER O CHAPEU TA FALANDO DO CHAPEL E JA O VEU NAO TA FALANDO DAQUELA PEÇA VCS SE PERDE SOZINHO NAS CURVAS