Traumas da minha adolescência - Papo de Preta

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 18 окт 2024
  • Coleção Papo de Preta e Chico Rei: chicorei.com/p...
    Apoie o Papo de Preta na "vaquinha" online mensal : apoia.se/papod...
    Nos sigam em nossas redes:
    Facebook: / canalpapodepreta
    Twitter: @RosaMaristela // @NatliaRomualdo
    Instagram: / papodepreta
    Email do canal: canalpapodepreta@gmail.com
    Caixa Postal: 524/ Centro - Juiz de Fora. CEP: 36013-971

Комментарии • 156

  • @nataliapena900
    @nataliapena900 2 года назад +57

    Eu tava esqueletica nessa época e todo mundo falava q eu tava linda, sendo que eu tava magra porque meu pai tinha me abandonado depois q minha mae morreu e eu passei fome. Me da muito gatilho essa época. Vivia passando chapinha no cabelo e quando tava chovendo nao saía sem sombrinha pra nao molhar. Que inferno que foi essa época e imagino que para mulheres pretas era muitíssimo pior essa questao do cabelo. Eu presenciei uma vez uma mulher do salao cobrando mais de uma menina pq o cabelo dela era crespo.

  • @alinesales6373
    @alinesales6373 2 года назад +40

    Ser adolescente negra nos anos 2000 pra mim se resumi em uma palavra: frustração.
    Eu passei essa época inteira desejando ser alguém que eu jamais poderia ser.
    O mundo me fez acreditar que o fato de ser uma menina negra era realmente um problema, as mulheres que eram consideradas as mais bonitas e sexy eram TODAS brancas, eu cresci odiando minha estética, me questionava do porque ter nascido com o cabelo "ruim", era como se ser negra estivesse automaticamente atrelado a algo feio.
    Tenho 35 anos, mas faz apenas 9 que eu sou uma mulher negra ( passei pela transição nesse tempo, me libertei do alisamento), os outros anos "vivi" desejando ser uma pessoa branca.

  • @brunotadeucanterosimao8513
    @brunotadeucanterosimao8513 2 года назад +51

    Como eu falei: os padrões de beleza são tão enraizados que talvez, ninguém saiba o que de fato, gosta!
    Os paradigmas impedem todo mundo até de descobrir quem é.

    • @ravenroth8985
      @ravenroth8985 2 года назад +8

      Sim , já vi uma mulher gringa falando exatamente isso , que no fundo a gente não sabe quais são as nossas reais preferências , já que nós somos tão influenciados pela mídia , e isso vale não só para o que a gente prefere nos outros , mais em nós mesmos tbm

  • @flaviosantiago8380
    @flaviosantiago8380 2 года назад +71

    Pra quem foi usuário do Orkut nos anos 2000, tinha uma comunidade chamada "Cabelo liso é tudo"! E no final da descrição tinha uma frase: "Quem tem o cabelo liso é um ser evoluído". Burra e preconceituosa é a pessoa que inventou essa frase.

    • @deus2222
      @deus2222 2 года назад +13

      Era só colocar os "seres evoluídos"de cabelo liso;
      Hitler, Nero,Napoleão,e similares.

    • @gabriellawee9539
      @gabriellawee9539 Год назад +6

      se o criador tinha cabelo naturalmente liso, então era uma pessoa que se via como superior. Mas se o criador tinha cabelo crespo e alisava, era uma pessoa cativa, alheia, acostumada à violência que sofria.

    • @luranag
      @luranag Год назад +8

      Cara, eu tinha um colega com cabelo Black Power q constantemente tinha o cabelo comparado a esponja de aço. Surreal como isso era "normal" 😔

    • @mikellymelo570
      @mikellymelo570 Год назад +3

      Eu era louca desde da adolescência por cabelo liso, eu sou branca e meu cabelo era cacheado meio armado hoje acho bonito meu cabelo antigo, fiz química hene e aquele esfera, hoje meu cabelo tá fino e quero meu cabelo volumoso antigo, um dia desses eu toquei o foda- se e cortei Joãozinho bem curtinho saia no rua nem ligando pro olhares tortos, e n passei mais química e nem vou mais.

  • @vivielealmeida6263
    @vivielealmeida6263 2 года назад +19

    Passei a infância e adolescência inteira de cabelo preso. Mesmo no frio aqui do sul eu acordava e ensopava o cabelo, pra ele ficar baixinho e com menos friz e mesmo assim sempre prendia ele.
    Eu era a que tinha o cabelo "mais ruim" da minha casa, palavras da minha mãe.
    Eu não lembro dos sentimentos que tinha na adolescência, mas eu nunca fui popular, nunca fiquei com ninguém na escola (com exceção de um menino no último ano), fui a última a dar o primeiro beijo entre minhas amigas. Já chorei diversas vezes por causa do meu cabelo e só comecei a ter auto estima quando alisei o cabelo e mesmo assim senti rejeição diversas vezes.
    Hoje sou mãe de uma menina linda e cacheada e pelo menos da minha parte ela nunca vai escutar nada negativo sobre seu cabelo e seu corpo. Mas sabemos o quanto o mundo é cruel.
    Acredito que houve sim uma mudança, mas muito frágil e pequena.

  • @Lia.56SN
    @Lia.56SN 2 года назад +20

    A minha referência dos anos 2000 era RBD também caia exatamente nesse mesmo esteriotipo, além dos relacionamentos super abusivos na novela

    • @neurocomneura
      @neurocomneura 2 года назад +1

      Quando eu lembro dos casais de RBD, eu tenho um troço! Ficaram as músicas e graças a Deus apagamos a memória da novela.

    • @beatrizcesarfariabia255
      @beatrizcesarfariabia255 2 года назад +1

      Nossa, verdade!
      Tinha uns relacionamentos SUPER ERRADOS e ainda colocavam como se fosse super romântico!

    • @Rainhadabeleza1626
      @Rainhadabeleza1626 Год назад

      Tô assistindo no SBT eu não lembrava que era tão boa assim a novela, apesar de a Roberta ser muito chata.

  • @brunotadeucanterosimao8513
    @brunotadeucanterosimao8513 2 года назад +47

    Não era só nos anos 2000, não!
    Como esquecer da Xuxa e das Paquitas?

    • @gabrielledossantosvictoria8218
      @gabrielledossantosvictoria8218 2 года назад +13

      Eu ia comentar justamente isso.
      Fui adolescente nos anos 90 e criança nos anos 80. Simplesmente não havia lugar para as meninas pretas, não havia Taís Araújo, Iza, Sheron Menezes, não havia nada

    • @brunotadeucanterosimao8513
      @brunotadeucanterosimao8513 2 года назад +5

      @@gabrielledossantosvictoria8218 , só houve uma Paquita negra, de 84 a 2002, (não me refiro à Bombom, mas a uma menina estadunidense), e TODAS as apresentadoras infantis foram racistas, no que diz respeito às assistentes de palco, porque a Angélica foi a única, (dentre as mais famosas), a admitir garotas negras, em sua entourage, mas pelo menos, até onde eu sei, só houve UMA Angelicat, de ascendência japonesa, (desde o início da carreira da loirinha da pinta na perna)!
      Sem mencionar o fato de nunca ter existido nenhuma moça negra, à frente de um infantil, ala Xuxa.

  • @CookieLena10
    @CookieLena10 2 года назад +2

    Você é uma moça muito linda! Perfeita. Graças a Deus! O que está errada, o que não é aceitável... é essa sociedade doente que tem por aí..

  • @fernandaviveiros2249
    @fernandaviveiros2249 2 года назад +10

    Me identifiquei total. Não foi fácil ser uma adolescente nessa época.

  • @dayonline1081
    @dayonline1081 2 года назад +10

    É exatamente o que vc disse , essa década também foi a minha adolescência, agora imagina eu negra e gorda, tive vários problemas, porque nunca cheguei no padrão.

  • @eduardoJesus1992
    @eduardoJesus1992 2 года назад +22

    Ser magro com saúde é uma coisa:
    Agora, você tentar se adequar a um padrão imposto por mídia é algo terrível.
    Pode acreditar, falo com conhecimento de causa.
    Também sofri muito tentando me adequar a um padrão que jamais seria meu.
    Cada beleza é única.
    Somos de diferentes formas, diferentes raças, e diferentes pensamentos.
    Ser diferente é normal

  • @brunasouzabrubru1987
    @brunasouzabrubru1987 2 года назад +22

    Nossa exatamente isso, eu achava que o "problema " era eu pois não queria fazer as coisas para mudar minha estética e levava fama de não querer me cuidar, duia muito, queria ser invisível, demorei muitos anos para entender qual era o real problema .

  • @adian87
    @adian87 2 года назад +5

    Quem aí tá com 35 hoje é ainda tratando distúrbio alimentar, da aqui um abraço. Que triste ver que além do que eu passei, vc ainda tinha mais umas 18 camadas de padrão pra seguir :/ beijão, ótimo vídeo.

  • @marcianascimento9858
    @marcianascimento9858 2 года назад +5

    Eu nasci em 72 e nos anos 80 só existiam no Brasil produtos , cabeleiro , tratamentos e cortes para cabelos lisos .Nós eram condicionadas a nós adequar ao padrão alisando o cabelo .Eu sempre fui alta e magra e não tinha o padrão de corpo da época que era ter quadris largos , o chamado " corpo feminino" .Também foi difícil para mim .Hoje aos 50 anos não aliso mais os cabelos .A ideia deste padrão de beleza excludente é gerar uma eterna satisfação e submissão em todas nós mulheres, além de gerar uma busca eterna por um padrão inatingível, gera muito lucro para muitas pessoas .

  • @carolinesouza_arq
    @carolinesouza_arq 2 года назад +3

    Esse vídeo compactou todas as minhas sensações durante a adolescência.

  • @mariaisabelbezerra1449
    @mariaisabelbezerra1449 2 года назад +19

    Desabafo:
    Sofri muito quando entrei no ensino fundamental II em uma escola particular bastante prestigiada. Era exatamente essa cultura: magreza finíssima, cabelo liso escorridissimo, etc., e eu, apesar de ter a pele clara e os traços finos, comparada com essas meninas brancas eu me sentia um lixo, um monstro. Meu cabelo era cacheado e apesar de hj em dia ser o cacho ideal que essa ditadura da definição prega, naquela época não era bem aceito e quase não tinha produtos também, então eu passei a maior parte da minha vida com ele preso, só fui aprender a cuidar de verdade durante essa pandemia, que começou quando eu ia fazer 18 anos. Eu tenho bastante pelo no meus braços e nas pernas, tinha mta insegurança com isso e só usava roupas que cobrissem tudo. Nunca fui magra para os padrões dessa época pq eu sou bem "curvilínea", então chegava ao ponto de estar mais de 30 graus no dia e eu andando de casaco com manga longa e calça pras pessoas não repararam o quanto eu era "gorda".
    Chegou ao ponto de que eu simplesmente desisti da ideia de "tentar ficar bonita de algum jeito" ( esse foi o principal motivo de eu não ter alisado meu cabelo, pq eu já tinha desistido), e por causa disso criei uma rejeição muito grande a tudo que era considerado "feminino". Tanto que por isso, eu tentei aderir a cultura do "emo", porém também não me sentia bonita pois ainda havia mt um culto a pele extremamente pálida, a magreza e o cabelo lisissimo.
    Até hj sofro com as consequências disso pq as vezes me sinto "nojenta" tentando ser mais feminina, tanto que até pra usar um vestido é uma dificuldade pra mim, me sinto esquisita e extremamente feia.
    Porém, durante a pandemia, comecei a escutar rap/trap de pessoas pretas que utilizam o estilo "streetwear", etc, e como isso tava ligado a uma questão política tbm de marginalização de cultura.
    Eu diria que o rap (a cultura preta brasileira, no geral) me salvou e recuperou minha autoestima, me mostrando que eu não preciso aderir a essa cultura branca de magreza pra me sentir bonita; e também me fez entender o meu lugar de pessoa negra que, sempre foi negado por conta da miscigenação, e tbm pelas pessoas terem medo de se declararem negras na época (tanto que essa discussão do "pardo" ainda não tinha ganhado força na época). Enfim, esse foi meu relato/desabafo. ♥️✨

    • @mariaisabelbezerra1449
      @mariaisabelbezerra1449 2 года назад +4

      @@Enma6069 Ué, posso nem usar foto de uma série que eu gosto? 🤔

    • @beatrizcesarfariabia255
      @beatrizcesarfariabia255 2 года назад +4

      Eu vivi algo parecido no ensino fundamental II, também.
      Sou branca mas tive muitos problemas relacionados a meu peso, meus pêlos e até minha forma de vestir.
      Me diziam que "Eu era bonita mas precisava me produzir mais.", "Você é bonita mas precisa parar de usar lacinho ( e eu gostava de usar no meu cabelo pois me sentia bonita ).", "Você é bonita mas poderia jogar seu cabelo para o lado" eu era bonita mas sempre tinha um "mas".
      Eu não gosto de muita maquiagem, eu não gosto de jogar o cabelo pro lado e eu não gosto de coisas que não são eu!
      Hoje em dia com moda geek, alternativa e pop; tenho me aceitado melhor nessas questões. Espero mesmo que todo aquele padrão horroroso não volte tão cedo, pode até voltar as roupas mas que não volte o padrão corporal.

    • @mariaisabelbezerra1449
      @mariaisabelbezerra1449 2 года назад +2

      @@Enma6069 Bem, é q eu escrevo um negócio mó sério e tu fala da minha poh, eu fiquei foi confusa 🤨

    • @mariaisabelbezerra1449
      @mariaisabelbezerra1449 2 года назад +5

      @@Enma6069 Ah tranquilo então
      Bem, eu não duvido que existam essas pessoas que ainda estão passando por esse processo de aceitação, porém eu acredito que na maioria dos casos (incluindo eu) as pessoas não usam suas próprias fotos por medo da exposição na internet msm. Geralmente se vc usa foto pessoal sua, sempre vão usar isso pra te atacar em alguma briga ou até mesmo de graça em algum comment aleatório, então a maioria prefere evitar msm, justamente pelo medo de sofrer algum ataque racista de graça. Entendo a sua indignação, porém tbm entendo quem tem medo de se expor, pq a internet é um lugar cruel e n pega leve não

    • @mariaisabelbezerra1449
      @mariaisabelbezerra1449 2 года назад +1

      @@beatrizcesarfariabia255 Nossa, esse "vc é bonita mas precisa se arrumar mais" mds eu odeio isso, as vezes a pessoa passa horas se arrumando pra chegar um sem-nocao e falar isso 🤡
      Eu sou uma mistura disso, streetwear do hip-hop/rap e afropaty com uma coisa geek, e tô feliz assim, espero que essa moda dos 2000 freie pq eu n aguento mais 😭

  • @karenalves1156
    @karenalves1156 2 года назад +5

    Só posso imaginar a dimensão desse sentimento, Maristela... Sou branca, sempre fui magra também, mas mesmo assim compartilho parte desse sentimento com meu cabelo ondulado tipo 2c que também tem dificuldade de manter definição, também ainda não me sinto confortável com meu cabelo natural. Só posso imaginar o tamanho da dor que é e foi para meninas negras crescer naquela época, naquele contexto.

  • @cecidornelas
    @cecidornelas 2 года назад +2

    Fui adolescente na década de 90. Sofri muito, desde criança. Sou filha de mãe negra e pai branco. Tinha que ouvir da minha própria mãe que meu cabelo era ruim , que eu deveria ter puxado ao meu pai, que tinha cabelos lisos. Sofri bullying, pq naquela época não tinha alternativa, ou vivia com o cabelo preso ou cortava bem curto. Sou da época da touca de gesso que deixava o cabelo horroroso. Minha cunhada era cabeleireira, e não cobrava pelo serviço, só pelo produto. Como vc mesma disse, não haviam produtos para o nosso cabelo. Como éramos uma família numerosa, a situação era difícil, usávamos o mesmo xampu para a família inteira..Depois, surgiram produtos de alisamento que eram muito fortes, cheguei a ficar quase careca. Eu tentava disfarçar as falhas , mas se alguém da escola percebia, era um tormento. Eu sofri muito, tentando me encaixar nos padrões impostos pela sociedade racista. Hoje, amo meus cabelos crespos e não os troco por nenhum outro. Me amo e me aceito do jeito que sou. Pode vir a modo que vier, tenho muito orgulho dos meus cabelos.

  • @brunotadeucanterosimao8513
    @brunotadeucanterosimao8513 2 года назад +24

    Vi um stand-up, de uma comediante negra, que relatou a seguinte situação: o motorista do Uber perguntou:- "Será que seu cabelo vai caber no carro?"
    Ela respondeu:- "Coube sua língua!"
    Eu teria respondido:- "É, num carro feito pra comportar seu pinto, talvez, meu cabelo não caiba, mesmo!"

    • @deus2222
      @deus2222 2 года назад

      Isso chama se efeito pomba. Muito usado na Europa.
      Estufa ímpeto e se impõe.

    • @beatrizcesarfariabia255
      @beatrizcesarfariabia255 2 года назад +8

      Bem feito! Cortou o cara na hora! 🤣
      Eu ainda teria dado 1 estrela além de reportar a situação! A função do cara é trabalhar, não fazer piada sem-graça!

    • @Lubia
      @Lubia 2 года назад

      Talvez a sua resposta não seja boa. Ao invés de ficar constrangido é provável que o cara fique se achando por ter um pinto grande, tem uns cara que se acha.😒😒

    • @lou2574
      @lou2574 2 года назад

      Boa!

    • @luranag
      @luranag Год назад +2

      Uma médica negra ouviu isso "Vc vai entrar no centro cirúrgico com esse cabelo?" 😕

  • @cleideribeirobezerra681
    @cleideribeirobezerra681 2 года назад +1

    Sinto muito pela suas dores! 🙏🏿🙏🏽🙏🏼🌹❤️💋
    O mercado quer faturar, não importa como! E é difícil não cair nas armadilhas!

  • @jaqueperry1948
    @jaqueperry1948 2 года назад +16

    O meu início da adolescência (do pouco que eu me lembro) minha mãe só inventou de alisar o meu cabelo e o da minha irmã por conta de piolhos e não parou mais, eu me achava linda quando saia do salão, com o couro ardendo e fedendo, eu chegava até chorar as vezes por conta de tanto que ardia, foi um tremendo alívio quando felizmente parei de alisar e aceitei o meu cabelo, tô há mais de 5 anos livre 💖

  • @thamiresalvesfrancisco9811
    @thamiresalvesfrancisco9811 Год назад +2

    Eu nunca fui aceita pela família do meu marido, porque a maioria deles são racistas, sim em pleno 2023. Meu marido não é branco, ele é índio porque puxou a genética da família do pai, mais a mãe dele é branca. Quero deixar meu comentário para dizer que nós ainda não somos aceitos como todo mundo diz. O racismo ainda é real e muito vivo mesmo nos dias de hj.
    Amei o vídeo ❤️

  • @helenagluz3007
    @helenagluz3007 2 года назад

    Excelente colocação sobre como o mercado se apropriou até da resistência e quer explorar um orgulho que nasceu da dor causada por ele mesmo!

  • @laisasantos7311
    @laisasantos7311 3 месяца назад

    Adorei o seu canal ❤

  • @advlorranesilva
    @advlorranesilva 2 года назад

    As suas colocações são tão relevantes, bom poder ter ouvir

  • @jamileramos112
    @jamileramos112 Год назад +1

    Na minha adolescência para início da vida adulta as coisas já estavam mudando! As meninas já estavam começando se aceitar e iam para escola com o cabelo solto sem medo do volume. (Isso foi o que eu percebi aqui onde moro (na Bahia).... em meados de 2014 a 2015 e assim por diante). Já a minha infância e pré adolescência foi uma época difícil em relação ao cabelo, tadinho dele🥲 passou por diversos processos de alisamento eu não sabia cuidar dele, constantemente dava corte químico! Meu cabelo ficava tão quebrado e tão pequeno que só andava com ele preso e msm assim as pessoas n deixavam de falar dele simplesmente por ele ser muito pequeno.

  • @silvanazatti7244
    @silvanazatti7244 2 года назад

    Belíssimo vídeo, muito obrigada, beijos.

  • @franciscamariasilva492
    @franciscamariasilva492 2 года назад +5

    Assim como você eu também sofri muito da infância à adolescência hoje já nem ligo mais já estou calejada .

    • @AmandaSantos-us2ep
      @AmandaSantos-us2ep 2 года назад +1

      Também estou da mesma forma que você amore infelizmente, é muito triste isso. 😥

  • @dianaleehelp
    @dianaleehelp 2 года назад +2

    E a gente ainda tinha que ouvir a banda Chiclete com Banana falando de cabelo duro de pixaim. Lembrando hoje, penso o qual sem noção era aquele ambiente.

  • @monicasolangerodriguesesil8622
    @monicasolangerodriguesesil8622 2 года назад +4

    Também me sentia muito inadequada na minha adolescência

  • @ravenroth8985
    @ravenroth8985 2 года назад +29

    Eu sofri demais nessa época tbm ,essa questão da supremacia branca nos padrões de beleza , me afeta até hoje infelizmente

  • @Isabella-cb9wn
    @Isabella-cb9wn 2 года назад +1

    Adoro esse canal❤️

  • @delmasilva_2023
    @delmasilva_2023 2 года назад

    Assino embaixo tudo que vc disse. Passei exatamente por todas essas dores que vc citou nos anos 2000, porém redobradas nos anos 80. Desejo que continuemos resistentes para que nossas crianças ao passarem pelo que nós passamos, não se deixem aprisionar.
    Mais uma vez obrigada por vc ser a pessoa da palavra necessária para a hora certa Maristela. ❣️

  • @maillenpo
    @maillenpo 2 года назад +1

    Disse tudo e mais um pouco!!! 👏🏽👏🏽👏🏽

  • @lucaswl007
    @lucaswl007 2 года назад +5

    Sei q não tem nada a ver com o assunto, mas vocês têm muito bom gosto nas escolhas de locks.

    • @PapodePreta
      @PapodePreta  2 года назад +1

      Muito obrigada 🥰

    • @laura4166
      @laura4166 2 года назад

      Nada a ver com assunto,mas a Maristela é linda de todo jeito independente do look.

  • @Eva-Mina
    @Eva-Mina 2 года назад

    Excelente vídeo! 💫🖤

  • @flaviasousa3452
    @flaviasousa3452 2 года назад +10

    É muito louco né porque eu te olho e vejo uma negra simplesmente linda, é surreal saber que empurram que isso não é bonito 😞😞😞😞

    • @laura4166
      @laura4166 2 года назад

      Também acho ela linda,sempre achei.

  • @nubiamieko4228
    @nubiamieko4228 2 года назад +5

    Não somos inadequadas!!

  • @izaalmeida7373
    @izaalmeida7373 2 года назад +2

    Nossa Maristela, como foi e ainda é necessário essa fala. De entender que essa época nós não tínhamos essa representatividade.

  • @monicaquaresma1683
    @monicaquaresma1683 2 года назад +1

    Que vídeo maravilhoso.

  • @brunotadeucanterosimao8513
    @brunotadeucanterosimao8513 2 года назад +8

    A Fernanda Young fala, num poema, que a gente tira muito de nós, em nós mesmos, pra que caiba mais dos outros.

  • @lucaswl007
    @lucaswl007 2 года назад +9

    Acho engraçado q as coisas mudam (ou supostamente mudam) um pouquinho e as pessoas já tratam como uma "inversão de valores".

    • @luranag
      @luranag Год назад

      E falam q é "mimimi" e "lacração"

  • @rosesilva2452
    @rosesilva2452 2 года назад +3

    😶Meu cabelo é afro. Hoje sou adulta. Me xingaram na escola de "cabelo ruim, vai quebrar o pente, pediam pedaços do meu cabelo pra ariar panelas igual Bombril. Sempre estudei em escola particular, me humilharam. Eu Chorava no banheiro. Minhas "amigas" Também Pretas diziam que se eu não aceitasse a "Brincadeira" nunca teria amigos pois elas sabiam da sua "obrigação" de alizar, e eu tinha um afro bonito hidratado e penteado masss não alisava e escovava, aí pra não serem vítima do bullying, as minhas "amigas" pretas riam junto com os alunos e diziam que Não era racismo já que elas não se sentiam ofendidas (alizadas e escovadas). Diziam que a culpa era minha.

  • @cristianebatistadeazevedo8112
    @cristianebatistadeazevedo8112 2 года назад

    Queruda minha adolescência foi triste e como coroa que sou também sofri na vida adulta, em 2018 consegui me libertar mas confesso que é uma luta até hoje mas eu amo meu cabelo e quando penso em alisar e fazer relaxamento eu penso que quero ser referência de aceitação e resistência neste mundo racista e opressor.... bjs vcs são muito importantes!!!!

  • @csingteoon1770
    @csingteoon1770 Год назад

    Sou homem, mas tambem ja tive minha fase de alisar o cabelo, sofri muito com aqueles produtos fortes que machucam o couro cabeludo, e é como voce disse, eles ficam sem vida. A Melhor coisa que eu fiz na vida foi assumir meu BLACK e como eu sou, nao preciso ser branco e tão pouco ter cabelo liso pra ser bonito.

  • @lethyciadias344
    @lethyciadias344 2 года назад +1

    É muito doloroso ouvir essas lembranças, porque também são as minhas. Fui criança nos anos 2000, e lembro que até o fim da minha adolescência, tudo que eu mais queria era ter cabelo liso. Só aceitei e aprendi a amar e cuidar do meu cabelo cacheado aos 20 anos, quando influenciadoras começaram a falar de cabelo natural na internet. E é muito triste ver um padrão que fez mal pra tantas pessoas voltando a ser moda

  • @edlainysousa3453
    @edlainysousa3453 2 года назад +1

    Eu gostei do vídeo e concordo com oque falou no vídeo sobre traumas 👏🏾

  • @vaniabatistadeoliveira9639
    @vaniabatistadeoliveira9639 2 года назад +3

    Nossa, vc contou minha história, passei por tudo isso na adolescência. Foi tão traumatizante, essa questão do cabelo, que eu pensei: não quero que minhas filhas passem por isso. Só namorava homem de cabelo liso. Casei com um rapaz do cabelo super liso.

  • @NathyRibeiro
    @NathyRibeiro 2 года назад

    Minha adolescência foi horrível. Eu vivia com calças apertadas que não me valorizaram, com roupas que não tinham nada a ver comigo para atingir um padrão. Um padrão que era inatingível. O cabelo ate hoje sofro traumas se alguém fala alguma coisa chego a chorar .Minhas filhas ,ainda bem ,tem outras referencias e isso é maravilhoso, o racismo acabou? ,não, os padrões acabaram ,não, mas a perspectiva mudou muito. As referencias são outras é ,isso, traz uma esperança.

  • @silverdunas
    @silverdunas 2 года назад +2

    Quando vi as mulheres falarem que tinham liso armado ( na verdade ondulado) imaginei frases como: "seu cabelo é liso só que vc nãos cuida." Rindo para não chorar. O meu cabelo era crespo e feio pq eu não cuidava, hidratava, etc. Quando falam cuidar e hidratar queriam dizer mesmo era alisar ou relaxar. Se nem as onduladas tinham produto e direto de ser quem eram as crespas nem sonhar.

  • @beatrizcesarfariabia255
    @beatrizcesarfariabia255 2 года назад +5

    O pior é que nem famosas escapam dos padrões.
    Como o caso da Camilla Cabello, ela estava na praia com o corpo dela tendo um dia de lazer quando alguém espalha foto dela dizendo que o corpo dela é "feio". Sendo que o corpo dela é o mais realista possível!
    É cansativo ver revistas e fotos que as mulheres parecem não respirar de tão magras, parecem barbies!
    Eu fico pensando que se até uma CELEBRIDADE foi atacada pelo seu corpo, apesar de ter gente defendendo ela. IMAGINA QUEM NÃO É! O tanto de casos em que pessoas que têm vergonha do corpo por gente sem-vergonha da língua

    • @PapodePreta
      @PapodePreta  2 года назад +3

      Siiim, todas as mulheres sofrem com essa pressão estética, as famosas até mais. Porque usam elas como “espelho” pras outras. É bizarro

  • @gabrielaprado3078
    @gabrielaprado3078 2 года назад +2

    Ser uma adolescente nos anos 2000 fez eu acreditar a vida inteira que meu corpo era feio por não ser magra. Me achava gorda qdo na verdade eu vestia 40/42.

    • @gabrielaprado3078
      @gabrielaprado3078 2 года назад

      O triste é que eu tenho pouquíssimas fotos dessa época. Hoje eu sou mais gorda e continuo me achando inadequada ;(

  • @thiagoanjoveio6261
    @thiagoanjoveio6261 2 года назад

    Triste realidade,sou cabeleireiro e realmente , as vezes quando alguma cliente quer fazer transição fica frustrada pensando em como era o cabelo anos atrás , pq como sabemos anos atrás não existiam nada, nada , de produtos para cabelos crespos,hj em dia grazadeos temos mais opções,amo cabelo num geral , e encorajo todas minhas clientes a se aceitarem como são e ver q tem beleza em todo tipo de cabelo,e que cabelos assim como nós temos dias bons e não tão bons hahahaha,amo o crespo, amo o cacho , o ondulado e o liso,vamos nos apegar na beleza real,pq realmente foi triste ver colegas de escola sempre com cabelo encharcado de creme e água todo tempo por ter vergonha ,tô tentando aqui viu, do meu jeito não tão informado sobre a situação num todo mas tô ❤

  • @andreleal5001
    @andreleal5001 2 года назад

    finalmente um vídeo interessante!!👏🏼👏🏼

  • @ellysantana5086
    @ellysantana5086 2 года назад

    Faço minhas as suas palavras 🖤

  • @Alouka2001
    @Alouka2001 2 года назад +1

    Quando eu vejo algumas modelos plus size, eu fico: plus size mas sem barriga?!? Isso que vc fala eh muito pertinente. Ate o "fora do padrao" agora tem "padrao" no mercado

    • @mymoon2150
      @mymoon2150 2 года назад

      Vdd,eu que sou magra (naturalmente) sofro com meninas peitudas e com muita bunda, sem falar que eu sou muito branca e ficam comparando minha pele a doença aqui na Bahia.

  • @barbarasalesbrasil4239
    @barbarasalesbrasil4239 Год назад

    Eu sofria e me achava horrível quando adolescente, pior que não tinha condições de comprar xampu ou condicionador. Lembro muito das minhas primas de cabelo liso e das paquitas e me sentia toda errada na vida

  • @luanaapenas
    @luanaapenas 2 года назад

    Eu tinha cabelo cacheado cheio. E orelhas de abano. Lembro q não sabia lidar com ele na década de 90/2000.
    E nem prender eu podia, pq tinha vergonha da orelha. E o q eu fazia? Td dia ia pra escola com o cabelo pingando de creme pra ficar o mais baixo possível!!
    E sempre fui gorda. Gente...
    Hj não ligo mais, mas entendo perfeitamente o quão difícil foi e espero q nenhuma criança passe por isso.

  • @fernandalimadeoliveira3079
    @fernandalimadeoliveira3079 Год назад

    Eu também fui uma adolescente triste 😢 muito complicado esse cabelo naquela época agora graças a Deus podemos ser livres o cabelo crespo é lindo sim maravilhoso as vezes eu aliso o meu cabelo porque eu tenho bronquite asmática e pra evitar lavar muito as vezes eu aliso ele faço escova as vezes não sempre

  • @waldirtorres4525
    @waldirtorres4525 2 года назад

    Ganhei tantos transtornos alimentarias na minha adolescência que me acompanha até hoje. Esse culto da magreza só faz a indústria mesmo

  • @deborarodrigues50
    @deborarodrigues50 Год назад

    Mesmo branca, passei muito apuro por ter cabelo muito crespo. Era xingada por pessoas da minha família.

  • @polly9429
    @polly9429 2 года назад

    Sei que n tem nada a ver com o assunto do vídeo, mas como chama esse acessório que vc pôs na cabeça? Adorei. Muito estiloso.

    • @PapodePreta
      @PapodePreta  2 года назад

      Uai, é um tecido, normal. E eu fiz uma amarração de turbante com ele.

  • @adriellibatista5951
    @adriellibatista5951 2 года назад

    Eu lembro que minha vizinha a mãe dela usava um produto do netinho de Paula para alisar cabelo de crianças, meu aquilo tinha um cheiro horrível de formol bem forte, tanto que ela ficava com um pano no rosto, isso a gente tinha uns 6 anos de idade lá por volta de 1998.

  • @MariaCarvalho-ks5ix
    @MariaCarvalho-ks5ix 2 года назад +5

    Acho que nos anos 70 e 80 foi menos ruim pois a beleza da epoca era tipo Gabriela ( Sonia Braga) e a pele bronzeada era ultima moda. Só mudou no final dos anos 80 por causa de Xuxa e paquitas loiras. Foi nos anos 90 foi horrivel com as Carlas Perez da vida.

  • @Eliasbispoo
    @Eliasbispoo 2 года назад +3

    .Maristela como sempre: NECESSÁRIA 😊👏🏿👏🏿👏🏿

  • @juvelianeoliveirafranca8053
    @juvelianeoliveirafranca8053 2 года назад

    Olho preto sempre amei uso até hj, mas eu lembro na escola que tinha uma diferença tipo sermos as feinhas eu sofri com meu cabelo pq não tinha dinheiro e produtos que fosse p ele, eu ouvia pq não corte esse cabelo bem curto, se vc fosse branca seria mais bonita, se usa-se roupa simples piorou aí e que te tratavam mal, até no grupo da igreja era assim tipo só importa a aparência que agrada eles

  • @hericasilvadossantos4198
    @hericasilvadossantos4198 2 года назад +1

    Lembro até mais tarde sobre época da xuxa e as Paquita. Mesericordia .sofri muito peguei esse ano negócio do cabelo liso e chapinha direto .

    • @PapodePreta
      @PapodePreta  2 года назад +1

      As Paquitas era brabo mesmo!

  • @meueutrancaseapliques9974
    @meueutrancaseapliques9974 2 года назад

    Minha mãe, quando eu era criança na escola fazia aquelas tranças correntinha, meu Pai... era zoação na certa,as meninas brancas não queria brincar comigo, na interação da escola era deixada de lado... eu era muito inteligente, mas rebelde algumas professoras me amavam outras me odiavam, na adolescência fui me fechando... amava o Grêmio, interagir mas o povo ria de mim, as professoras me colocava a frente de algumas participação da escola, mas eu me frustrada porque,os alunos brancos e alguns pretos,sim alguns pretos não me aceitavam, entrava ,nas salas pra fazer campanha de Chapa, quando eu entrava riam de mim, e eu recuava desistia de tudo... ainda na adolescência me chamavam de Maycon Jackson kkkkk... jamelão, asfalto só Jesus e ainda cantavam aquela "funk da favela" "O que que a vê se usa henê renar uuuuuu que que a pente quente henê renar kkkk era o terro dos terrores kkkk . Hoje nossos filhos ,tem mas informação a nossa luta de não aceitar menos do que merecemos, luta pela igualdade, sei que falta muito, mas estamos no caminho... obs: muitos dos guris (as) sub desenvolvidos que zoavam ,eram meninos e meninas pretas também, massacrando sua própria côr....

  • @thaisoliveira7374
    @thaisoliveira7374 2 года назад +1

    Os anos 2000 foram um inferno para mim😕, Graças a Deus eu aprendi que sou bonita sendo eu mesma, sem ter que parecer com ninguém!

  • @millenagoes4596
    @millenagoes4596 Год назад

    o mundo está assim até hoje... tristeza

  • @syomarapena6904
    @syomarapena6904 2 года назад

    Muito triste a forma como a sociedade cobra e tenta encaixar as pessoas, padronizando todo mundo, entra ano e sai ano..... entra século e sai século, levando até à perda da identidade de cada um.... 😔😪😪

  • @Quesia1031
    @Quesia1031 2 года назад

    Ouvia mto: "teu cabelo quando não tá preso tá armado". Eu msm alisando só vivia com ele amarrado

  • @Diindysouza
    @Diindysouza Год назад

    A INTRODUÇÃO DO VIDEO JA FOI UMA PORRADA PRA MIM, eu durmo e acordo pensando em alisar o cabelo.
    Meu cabelo fica terrível com progressiva, ralo, quebradiço, tenho que ficar cortando.. é terrível e ainda assim eu penso nisso todos os dias

  • @dayanarosa2079
    @dayanarosa2079 2 года назад

    Eu tb acreditei q usaria aquelas químicas no cabelo a vida toda e já tinha aceitado. Qndo eu pensava q um dia eu engravidaria imaginava como ficaria s/relaxar o cabelo 😥

  • @rusou.
    @rusou. 2 года назад +4

    Era moda cor do cabelo loiro e vermelho ou ruivo.

  • @brunotadeucanterosimao8513
    @brunotadeucanterosimao8513 2 года назад +2

    Não, e tem CRIANÇAS já fazendo dieta, sem necessidade, sem ter nenhum problema de saúde.
    Só pela estética, mesmo!

    • @PapodePreta
      @PapodePreta  2 года назад +1

      Isso é TERRÍVEL!!! Colocar esse tipo de coisa na cabeça de uma criança deveria ser crime

  • @cristinagraca8321
    @cristinagraca8321 2 года назад

    Eu sou branca mas tive muitas estrias na barriga depois de uma gravidez , a moda da barriga de fora me deprimiu muito porque a minha barriga era muito feia. Os anos 2000 exigiu muito esteticamente das mulheres.

  • @Chikleti
    @Chikleti 2 года назад +5

    A adolescência não foi fácil para meninas de cabelo cacheado, crespo, ou pele não branca nos anos 2000. As referências eram mulheres brancas de cabelo liso e barriga chapada. Os clássicos filmes adolescentes como Meninas Malvadas, Legalmente Loira, e muitos outros só criavam desejos e padrões que meninas brancas e lisas talvez poderiam alcançar.

  • @sabrinapereira9680
    @sabrinapereira9680 Год назад

    Anos 2000 foi pior as calça de cintura baixa e ninguém usava Black

  • @jeruzamoura5619
    @jeruzamoura5619 2 года назад

    Eu passei tudo isso aí na minha adolescência, e o pior na minha casa minha mãe com o cabelo liso
    Todas as minhas primas do lado de minha mãe cabelo tudo liso
    Eu era a feia cabelo ruim cabelo Bombril era muito triste me achava feia por conta do cabelo sofri muito com isso na minha adolescência

  • @lou2574
    @lou2574 2 года назад

    O meu cabelo não é crespo mas acho ele ruim porque é muito ressecado.
    O cabelo é meu eu chamo ele do jeito que eu quiser.

  • @Quesia1031
    @Quesia1031 2 года назад

    👏👏👏💜

  • @monicavpm
    @monicavpm 2 года назад +1

    Um rapaz que eu estava interessada e ele em mim me falou.
    Você é linda mais o seu cabelo.

  • @vanessapriscila6653
    @vanessapriscila6653 2 года назад +1

    💜🖤

  • @gigisantos2270
    @gigisantos2270 Год назад

    Meu cabelo é liso meus amigos tem cabelo crespo na minha comunidade

  • @fernandap.s9417
    @fernandap.s9417 2 года назад +2

    Britney nunca foi esquelética

    • @gianeline2832
      @gianeline2832 2 года назад

      Ela sempre foi, e muito chapada.

  • @daphnearass505
    @daphnearass505 2 года назад

    Essa paranoia do cabelo liso perfeito era tanta , que eu vivia no salao fazendo escova ; podia nao ter dinheiro para outras coisas,mas o da cabeleira tinha que tar garantido. Nao saia de casa com o cabelo natural, nao ia a piscina de vergonha. Na minha sala de aula da faculdade, tinhan apenas tres garota s que assumian seus cabelos. As tres brancas, porem com cabelos poosos, rebeldes e com curvatura. Elas eram vistas como ETS,, apelidos e comentarios maldosos; como se ter um cabelo fora do padrao Sandy era ser horrorosa/ e as meninas eram lindissimas. Duas por sinal sao grandes amigas minhas ate hoje. Meu namorado era o primeiro a me por o gatilho ,que meu cabelo era inaceitavel. Ela sugeria ate pagar alisamento, mas nao me apareca com cabeça de bobs.... Hoje vejo quanto isso foi abusivo, qaunto valorizei uma banalidade, como minha personalidade foi afetada por essa imposicao .

  • @PedroMRDS
    @PedroMRDS 2 года назад +5

    Cliquei pq eu amo a Xtina! Chamou minha atenção

    • @polly9429
      @polly9429 2 года назад

      @@Enma6069 . Qual o problema dela gostar da Christina e ter vindo aqui?!? Que desagradável seu comentário.

  • @fernandap.s9417
    @fernandap.s9417 2 года назад

    2:04 Sandy e Wanessa Camargo

  • @cristinadepaula4938
    @cristinadepaula4938 2 года назад

    nada facil cresci nos anos 70 e 80 onser branca era o bonito, pior criada pela parte branca da familha, ouvindo minha mãe dizer que se eu não alisasse me cabelo não teria cara de gente

  • @rosangelaribeiro5601
    @rosangelaribeiro5601 2 года назад +1

    Sabe, me lembrei da Clara Nunes. Será que ela era uma precursora

    • @giseleevangelista1606
      @giseleevangelista1606 2 года назад

      Por que diz isso?

    • @fabianelima8
      @fabianelima8 2 года назад +1

      @@giseleevangelista1606 tvz pela Clara Nunes ter morrido numa cirurgia de vasos e varizes, no auge da carreira dela. Com a fama de beldade môr, ela precisava se preocupar em manter o posto. Mas nem sempre varizes é questão puramente estética, tbm de saúde, pq a dor nas pernas pode ser algo muito forte.

    • @giseleevangelista1606
      @giseleevangelista1606 2 года назад +1

      Muito bem lembrado! Tinha esquecido desse detalhe. Tão nova e tanto talento e se foi tão cedo por algo tão "'"bobo"" é de se questionar mesmo!

  • @mikellymelo570
    @mikellymelo570 Год назад

    Suas makes são lindas combina muito.

  • @iasminaraujo7109
    @iasminaraujo7109 2 года назад

    Eu não tenho cabelo crespo, então sempre me questionei sobre o quão bom pro cabelo é trançar. Acho tranças bonitas, mas me pergunto se manter os fios sempre nesse estilo (como você conta que fazia) danifica a fibra com o tempo, ou se é o contrário, e esse seria um dos estilos usados pra proteção do cabelo.

  • @iasminaraujo7109
    @iasminaraujo7109 2 года назад

    (estou comentando ao longo do vídeo) sei muito bem que essa exclusão JAMAIS se compara à exclusão dos crespos, pelo amor de Deus!!!! Mas, como ondulada que não consegue fazer nenhum cacho no cabelo, o mercado também esqueceu dessa textura capilar. Tudo que vejo são cabelos lisos LISOS e cabelos cacheados. As onduladas tacam milhares de produtos pra fazer cachos. Sendo que essa não é a nossa textura. Não faz sentido

  • @Quesia1031
    @Quesia1031 2 года назад

    Nossa, é além de tudo os alizantes fediam. E vc sofria bullying de novo msm alisando. Não tinha pra onde correr.

  • @millenagoes4596
    @millenagoes4596 Год назад

    hoje ta todo mundo errado, menos aquelas que fazem todos os procedimentos esteticos possiveis e sao brancas (e, claro, ricas)

  • @Cale-seCale-se
    @Cale-seCale-se 2 года назад +1

    Por isso que eu digo que esse racismo está esquisito, você esqueceu da Tina Turner, do Michael Jackson, Ella Fitzgerald, Donna Summer, Whitney Houston, eu sou branca e amava essas cantoras, Elza Soares, Sandra de Sá...você não viu o sucesso dessas mulheres por que estava focada em invejar as brancas? É injusto, existem tantas musas negras mas você não fala sobre elas e sim como queria imitar as brancas, meu Deus!

    • @mymoon2150
      @mymoon2150 2 года назад +2

      Vdd, sem falar que aqui na Bahia a maioria é negra, e aqui as pessoas comparam minha pele (branca) a doença "vai tomar um bronze parece doente" e eu sou muito magra aí é comum esculta "nossa que corpo feio" "vai fazer exercícios" então sim vai sempre existir padrão, dá mesma forma que as pessoas negras não ligam para os problemas desse padrão de peito e muita bunda sobre os traços brancos, as pessoas da época brancas também não ligavam.

  • @gabrielledossantosvictoria8218
    @gabrielledossantosvictoria8218 2 года назад +2

    As curvas da mulher preta sempre foram apontadas como avantajadas, desproporcionais, exageradas, já ouvi comentários jocosos sobre eu não ter o "tronco fino", ou sobre os pés "brutos" das pessoas pretas e muitas outras calamidades como a tal proporção áurea que é baseada na cultura grega, etc.
    Nossa estética é apedrejada do cabelo aos pés...

    • @mymoon2150
      @mymoon2150 2 года назад

      Comigo é o contrário às pessoas negras comparam minha pele e os meus traços a doença aqui na Bahia.

  • @atlg.anti-lag4798
    @atlg.anti-lag4798 2 года назад +1

    Não siga a moda seja a moda

  • @rubensdesateles108
    @rubensdesateles108 2 года назад +1

    LULA 13