GALERA, IMPORTANTE: ASSISTAM O VÍDEO TODO, ANTES DE COMENTAR! Se vocês não assistirem até o fim, sairão conclusões precipitadas - e tudo o que a gente faz aqui é para ser o mais profundo e amplo possível. TUDO é uma questão de aplicação. A gente fez um teste para o NOSSO CASO ESPECÍFICO, e isso já é extremamente valioso para iluminar as ideias e dar mais noções. O resultado foi valido para essa configuração. Com esse eixo de comando de válvulas, com esse turbocompressor, com apenas 1 kg de pressão, com o motor girando apenas 6.400 rpm... Se aumentar a pressão pra 2 kg, o teste muda completamente. Se mudar o turbocompressor, muda completamente.... Qualquer pêlo que se altere, é um teste novo. NÃO GENERALIZAR é a coisa mais inteligente a ser feita. Vaaa-leu!
@@danilotrinkaus9267 Eu concordo. É assustador a quantidade de gente que assiste 2 minutos do vídeo e vem comentar ASNEIRA que tá explicada e desenhada no minuto 3. Daí, além do trampo que a gente tem pra produzir um vídeo que custa uma nota, a gente tem que vir desenhar na área dos comentários pq o cara vem babando querendo comentar, sem ver a explicação completa. #ProfessoresSURTAM. hahahahaahah
Murta, uma coisinha q eu aprendi recentemente, é um pouco difícil de explicar mas eu vou tentar, na Rey vc usa a wastegate q veio na turbina cm somente um restritor de ar pra ajustar pressão, e um dos problemas q vc cria cm isso é lag, explicando melhor, se vc regula pra 1kg de pressão, a wastegate ao invés de abrir cm 1kg de pressão, cm 0,3 ela já tá começando a abrir, fazendo vc ter essa demora pra atingir pressão total, a solução seria trocar para uma válvula de 3 vias, que vai abrir a wastegate somente quando a pressão designada for atingida, q a mesma vai ser controlada pela injeção, e mais uma coisa, parece q seu escape está restritivo, pq essa perda de torque em alta rotação somente cm o escape no lugar mostra claramente q seu escape está restritivo, se vc quiser eu jogo os links de dois vídeos separados de dois caras q conhecem muito, um explica como os gases de escape trabalham e outro explicando os controladores de turbo caso vc queira aprender mais.
Vídeo muito bom, botando em prática as teorias! Parabéns. É um sistema que muita gente acha que é só para "fazer barulho" ou "jogar ar pra fora", na verdade o perfeito dimensionamento do escape faz o carro até render muito mais. Show.
Exato! Você usa um termo corretíssimo: "dimensionamento". Tudo é uma questão de dimensionamento e aplicação. Se a gente usasse 2,5 bar de pressão no mesmo turbocompressor, e girasse até 7.500 rpm, talvez a falta do escapamento trouxesse benefícios. Por isso, cada caso é um caso =) Obrigado por participar! E por ter assistido o vídeo todo hahaha =) Abs!
@@ALTARPM vlw.... sempre assisto. Curto Bastante esses testes práticos. É muito importante para provar muita das nossas teorias de preparação e também "acabar com discussões" kkkkkkk abs!
O que eu mais gosto nos seus vídeos é que você desmistifica na prática vários mitos de senso comum, isso é muito valioso pra quem gosta VERDADEIRAMENTE de carros e mecânica automotiva. Um teste bacana que eu gostaria de ver é pegar um 1.0 com roda original, e depois meter uma roda com diâmetro maior tipo uma 17", e ver como isso afeta o carro, torque, potência, no nas curvas do gráfico, seria interessante.
Isso aqui é a minha paixão profissional, e a gente vai, sempre que possível, ir aprofundando, aprendendo, destrinchando... E não generalizando. Esse reconhecimento é o combustível que a gente precisa =) Obrigado pela força!! Abs!
Eu tinha um Fluence, com difusor, e também sentia que o carro ficava minimamente mais "frouxo" com ele aberto. Com o difusor fechado ele sempre respondia mais rápido em baixas rotações.
O barulho fica lindo de mais !!! Meu carro, Golf 1.0 tsi está com downpipe e difusor. É nítido a perda de potência com o difusor aberto, principalmente de baixa. Quando fecho o difusor, o carro fica linear e com mais torque... mas esse som da turbina piando não tem preço. Meu carro tbm faz e é sensacional!!! Abraço
É isso aí! Show de bola como sempre! Talvez essa nova curva ficaria bom em Interlagos q tem curvas de alta e vc teria a potência mais progressiva. Que tal um teste no próximo evento em Interlagos, heim??? O ronco ficou loko! Grande abraço!
Tem uma explicação técnica pra isso ? Achei bem interessante e contra a minha ideia (de senso comum) porque achei que ia ganhar mais em media/ alta RPM pela menor restrição .
O escape organiza o fluxo do motor, um fluxo muito livre eleve os picos de potência. Como o Robinho mesmo disse no vídeo, depende da proposta, o carro com fluxo livre vai ser um canhão de reta, um carro com fluxo retido (com escape) vai ser bom pra circuito, tendo uma faixa útil de potência e torque em médias rotaçõe.
Com escape você está criando uma passagem únia com gases aquecidos que são mais leves e fáceis de transportar até a ponta, onde no final terá uam "explosão" com o impacto com ar atmosférico muito mais fresco e denso. Se tirar o escape essa pressão fica de cara com a turbina, gerando uma restrição a mais (aumentando contra pressao). Por isso é muito importante dimensionar perfeitamente o tamanho e diametro do escape, afim de acelerar e suavizar ao máximo a saída dos gases, além de manter o mais aquecido possível, deixar os gases mais leves possível. Entendeu? Esse choque de ar do escape e ar atmosférico também acontece nos aspros.
Ainda bem que fiz uma flauta mais restritiva para minha moto. Havia tirado tudo e colocado um cano direto e a moto PERDEU MUUUUUITO , embora o barulho esteja bacana . Valeu , Deus te abençoe
Excelente teste, Murta! Minha visão depois dos testes é que esse motor com essa turbina estão se valendo muito da contra pressão que o escapamento oferece. Essa contra pressão, propicia aceleração da turbina muito maior do que sem escape. Essa aceleração da turbina muito maior, proporciona a pegada da turbina bem mais cedo e consegue manter um ótimo compromisso de entrega mesmo em alta rotação. Ou seja, o setup de motor e turbina está perfeito para sua aplicação, ou seja, track days e afins. Porém, se modificar o motor com cabeçote super preparado (pra girar +8000rpm), comando adequado pra deslocar ainda mais a faixa útil de potência pra cima e uma turbina com mais fluxo, retirar o escape seria um complemento importante na preparação pra ganhar MUITA potência em alta rotação. Mas, aí, já seria um carro pra arrancada. Ficaria, digamos, morto em baixa/média rpm, o que faria dele um carro inadequado pra track days. Ou seja, nem sempre mais fluxo de escape é o que queremos...TUDO depende da aplicação e resultado que busca. Acho que é isso! Abraços e continue com essa série fantástica! Abração!!
Mano, o barulho fica maravilhoso! Parabéns pelo trabalho de vocês! A cada vídeo dou uma olhada pro meu Maxx 1.8 já com seus 250 mil km e falo: fio vc vai ganhar um turbo em breve!
No meu Audi 2.0 20v Turbina .50 o teste foi bem diferente. Até 400cv e 1.4kg o escape não perdia. Coloquei 2 kg com escapamento e rendeu a mesma potencia de 1.4kg. tirei o escape e com 2kg ganhei 120cv e 14kg de torque. Até 400 CV com e sem escape influencia pouco. Acima de 400cv só sem escape p render. Por isso fiz umvdifusor e 500cv feliz.
Eu diria que o teste foi o mesmo: diferente é o set up do carro... E é exatamente o que a gente fala nesse teste: pra nossa configuração, pro que gira e pro que usamos de pressão, perdemos. Para carro mais fortes, que giram mais e/ou usam volume de ar maior, o resultado é outro. Não por menos, em arrancada todo mundo anda direto e no toquinho..
Vídeo topissimo.. A galera sempre fala pra eu deixar o escape diretão.. Sempre comento sobre isso.. Sabia que em carro aspirado traz perda, mas não sabia que tbm acontece em carro turbo! Já aprendi mais uma.... Toooop..
Em alguns casos vai perder... Em outros, pode ganhar... Pro que a gente tem, pro RPM que a gente trabalha, e pra pressão baixa que a gente usa, só perdemos heeheh! Abs!
Cara vc pode ate deixar o escape livre ou esportivo mas la no final do cano antes do turbal amassa um pouco o cano para dar compressao fiz isso meu carro resolveu
Chocado! Tem que avisar toda a galera que participa de arrancada 200 e 400 metros pra colocar abafador e escapamento .. já que todos não usam nenhum escape !!!
O que acha de testar o Auto Buffer (aqles que botam na mola do carro)? Prometem melhororar desempenho do carro nas curvas, dando mais estabilidade e conforto, até agora não vi ninguém testando na pista, acho q seria interessante para ver se melhora o tempo em um circuito.
murta, tenta fazer um acerto fino sem escape pra gente ver como que fica, não sei se a sua ft tem, mas a ft tem o modo anti lag, ajuda turbina vir mais cedo, ja que ta no dino hehe
Que perderia torque eu ja sabia só q o q me pegou de surpresa foi o tanto de torque q perdeu e também o fato de não ter ganhado mais potencia em alta, acredito eu q o carro precisaria de um acerto específico pra conseguir melhorar o rendimento com menos restrição no escape
Eu lembro que quando o intermediário e o abafador do meu carro que é aspirado furaram, apesar do ronco legal, ele demorava pra render depois da passagem de uma lombada.
Ahhhh um conteúdo bem explicado é coisa de outro mundo. Parabéns murta pelo trabalho que vc faz. Uso vários vídeos seus para explicar as coisas para os meus clientes. #gravacommeucarro. #peugeot106turbo
Aquele teste maroto que a gente gosta de ver por aqui 😁 Em resumo, se você não gosta de potência mas sim de sinfonias, vai fundo e arranca o escape e deixe as trombetas do apocalipse tocarem KkKkKkKkKkKk...
E pode variar bastante! Se você usa muita pressão e muito rpm, por exemplo... O final do gráfico mostrava que o motor esta começando a responder melhor.. É tudo, sempre, uma questão de aplicação e dimensionamento adequado. No nosso caso, com turbocompressor pequeno, apenas 1 bar, e apenas 6.400 rpm, é, basicamente, só perda.
Muito interessante Murta!!! Meu Si turbo estava com escape direto porém o antigo dono preservou somente o intermediário original no conjunto, eu acabei removendo visando um melhor fluxo, o som da turbina assoviando é maravilhoso, o flutter da turbina não se ouve mais kkk kkk Porém percebi uma pequena perda em baixa, talvez por ser baixa pressão 0.6 bar e turbina pequena. Tamo junto mano
Pode ser até que tenha perdido em uma parte, ganhado em outra.... Como o Si gira muito mais, é possível que o resultado seja diferente. MÃS, só testando pra saber com certeza =) Obrigado por participar! Abs!
A simpatia do Robinho no final foi contagiante kkkkk. Cara então quer dizer que se fosse montado pra arrancada cm uma marcha a menos talvez, poderia ter sido melhor no final? Pq ele se manteu crescente e linear, msm tendo menos potência e torque.
Precisamente isso... Pra quem trabalha com mais RPM, pra quem usa mais pressão no turbocompressor... A conversa é outra. Por isso que a gente pede para ter cuidado pra nunca generalizar e estudar caso por caso =)
Muitas pessoas acham também que ganha potência por causa que vem mais pressão, no meu caso mesmo ganhei 0,2 de pressão, mas tive a mesma impressão do carro xoxo em baixa.
Puta merda Murta, tu é foda! Sempre me questionei sobre isso e tu foi lá e testou, cara! MUITO OBRIGADO, SEU CANAL É FODA! Na dúvida deixa o escape lá, se quer mais barulho, pelo menos coloca um dimensionado ou aranhado mas não ande simplesmente sem kkkkkkkkk Vamos fazer os entregadores do ifood verem esse teste!!!
Murta, poderia testar para pressões mais altas e mais baixas também. Exemplo: 0,4 0,7 1,0 1,5 2,0 com e sem escape. (Considera a pressão mais alta com uma margem de segurança kkkkk) Como carros de arrancada tem um escape direto, acredito que isso só melhora para pressões mais altas. Abraço!
Sim! O que mostra pra gente que se a gente utilizasse pressão alta e trabalhasse com mais RPM, a gente poderia ter ganhos expressivos. Como sempre: depende da aplicação =) Abs!
Qto mais pressão de turbo, menos escape..pois a contrapressao será gerada pela própria caixa quente...Qto menos pressão...escape mais restritivo pra manter a contrapressao e ter pegada...se manter a mesma turbina e por 1.6kg..com.ctz o escape já não se fará necessário..
Posso estar errado. Claro. Mas na minha opinião, com o escape, gera mais contrapressão e aí, a turbina pega mais cedo. Ai vem essa diferença. Se caso o turbocompressor fosse menor, ou a pressao utilizada fosse bem mais alta e vc tivesse com excesso de contrapressão, cooom certeza ficaria beeem melhor sem escape. Como sempre, um vídeo esclarecedor. E acabando com esses mitos na prática. (Acho q eu falei oq o vídeo disse rsrs) Absssss
4 года назад
A Rey ficou parecendo um caminhão na troca de marcha...kkkkk, som da turbina tá engraçado, tipo um turbo diesel.
Aprendi isto num trackday. Retirei todo o escapamento e o carro só subia 0.9 de pressão no manômetro e tava configurado pra 1.2 no boost. Depois desta, nunca mais retiro escapamento. É visível a perda de potência.
@@ALTARPM ou quem sabe tambem um carro com 2 escapes, um bem mais restrito pra pegar muito em baixa,ai o difusor abriria pra um menos restrito e depois pra um totalmente aberto kkk ia ser uma loucura o roco do carro
Tô com um projeto de turbinar um Palio 1.0 com uma turbina pequena para favorecer baixa rotação junto com um câmbio da Siena 1.0 de 6 marchas... dará certo?
É interessante conseguir diminuir tanto o torque, sabemos que o quebra um carro preparado/turbo é o torque. Se intenção fosse ter algo mais conservador e seguro, seria viável nesse caso essa queda do brusca no torque.
Mas diminuir o torque por tornar o motor menos eficiente não soa a ideia mais lógica... Se o problema for muito torque, é só reduzir a pressão no turbocompressor...
hoje mesmo o bruno bar postou um vídeo no qual ele retirou o escape do carro dele e reclamou que perdeu força em baixa, e agora vc disse a mesma coisa, então é verídico
Muito top o conteúdo Murta!!! Sei que é muito de projeto pra projeto mas pra carro com preparação aspirada alguém sabe dizer se melhor com ou sem escape, e quantos abafadores? Tô usando 2,5" só com um abafador no final, tá um barulho da p***
Tanto aspirado qto turbo faz diferença. Assim como os gases precisam ser bem ordenados pra entrar eles tbm precisam de boas condiçoes pra sair. Vi gente tirar tudo e deixar só o coletor com carro aspirado. A intençao era aliviar peso. Mas no final nao adiantou nada. A perda deixou o carro na mesma...
@@VitorBulletsEntão eu fui inventar de instalar um difusor de escape achei que ficou um lixo, depois da uma olhada no meu carro: ruclips.net/video/bHMahlTsBpE/видео.html
Depende da agressividade da preparação, mas via de regra, é melhor com escape. De qualquer forma vc vai perder um pouco de torque, mas se estiver bem dimensionado tende a estabilizar melhor em altas rotações.
Murta, pq vc não usa um difusor na saída da turbina e liga na saída do shiftligth e quando chegar a essa determinada rotação ele abre pra vc ter o máximo de eficiência?
Trouxe rendimento? Não! Maiqui fico bonito! Fico! Kkkkk legal de mais murta, colocar o carro no dino e ver a real diferença que faz uma mudança no motor, e não só achismo
Escape direto é pra moto com 15k rpm. Até minha comet que gira 11k fica xoxa se eu tiro a flauta da ponteira. Como ninguém anda direto no máximo do motor o torque é mais vantajoso.
Murta n é o torque que faz quebrar o motor ? Então eu acho que pode deixar com mais pressão de turbo e o mesmo torque com aquela curva quase plana fica mais legal, eu sei que o motor fica menos eficiente.
É a suspensão e pneus que mandam mais. Existiu o canal "Flatshift" onde o cara pegou os três Tjet: o Linea, o Punto e o Bravo pra testar na pista tudo no mesmo dia. A lógica nos diz que o hatch médio teria melhor desempenho pois o peso seria mais concentrado no meio do veículo e ainda teria uma bitola mais larga que ajudaria nas curvas. O segundo melhor seria o hatch compacto e por último seria o sedan pois ainda tem um peso na traseira. No fim, o que andou mais rápido foi justamente o Linea.
Murta uma pergunta sem ligação com o vídeo mas tem ligação com a Rey Você pretende no futuro trocar a ft350 pra 450 pra ter mais recursos ou a 350 já atende o projeto inteiro
Nao tem haver com fato da temperatura do carro depois de varias puxadas?! Primeira puxada com escape depois sem escape, ordem dos fatores não altera o produto neste caso?
Não, nenhum carro desmonta o gráfico inteiro assim, após 3 puxadas. Especialmente pq os ventiladores e exaustores estavam ligados, eu saí do carro pra ir ver a válvula.... Isso é mudança de comportamento por mecânica, não temperatura =)
putz ai deu um choque nos neuronios kkkkk jamais achei q um carro turbo pudesse acontecer essa diferen;a toda , imaginava que era so com os aspirados que tinha um efeito maior
Mas não se esqueça do que foi dito no vídeo: tudo é uma questão de aplicação e uso. Nesse caso, a gente usa uma turbina pequena, apenas 1 kg de pressão, gira apenas 6.400 rpm.... Em outros casos, a história é outra, conforme a gente explicou...
Conforme dito e explicado no vídeo: é tudo uma questão de aplicação. Conforme dito no vídeo: se o motor gira mais é outro papo, se a pressão de trabalho é maior, é outro papo...
Murta, uma curva de torque reta é muito melhor pra carro de pista, pq vc vai conseguir colocar potência no chão sem destracionar, pq torque é o q importa, eu imagino q o seu escape esteja cm diâmetro pequeno demais, o q está fazendo essa estrangulada na curva de torque.
"eu imagino que seu escape esteja com diâmetro pequeno demais"... Como se pode imaginar isso se com o escapamento instalado ele rende muito mais em basicamente todas as faixas?
@@ALTARPM pq cm o escape mais restritivo em baixas e médias rotações ele n gera muita restrição pq nao existe MT fluxo de ar e o escape ajuda a puxar o ar do turbo por causa da velocidade gera um vácuo na turbina o q ajuda na pegada, já q não existe escape, não existe esse vácuo em baixas e médias e nem essa restrição em altas rotações
@@ALTARPM ruclips.net/video/jjPeP_Nn2B4/видео.html, pra vc entender o pq velocidade e "escavação" fazem ganhar rendimento, o q explica o ganho em medias rotações, e cm certeza ta gerando uma quantidade significativa de contrapressão em altas rotações, o q causa a perda de rendimento.
Esse vídeo foi meio que matar a cobra e mostrar o pau. Existe a possibilidade de o carro ter aspirado ar do escape pela admissão (com o escape direto)?
Mt triste essa notícia, pra mim o som é TD, adoro carros extremamente barulhentos e não tem sistema de escape q chegue perto do som qdo tá sem. Claro q cada carro é um caso, quase chorei qdo vi esse vídeo ruclips.net/video/_dF6Fmh4btg/видео.html
Murta, o motor literalmente esvaziou. Duas coisas: faltou o acerto para o 'novo escape', ou mesmo faltou turbina. Acredito mais em falta de acerto. Turbo quanto mais solto = melhor. Quanto mais fácil dele girar, mais rápido vai pegar e mais vai gerar pressão no compressor. Bju
"Acreditar", todo mundo pode acreditar em alguma coisa.... Inclusive em papai noel... =P Acerto nenhum no mundo, com essa pressão que a gente tá usando, e com o motor girando apenas 6.400 rpm, e com esse eixo de comando de válvulas tornaria o escape direto melhor ou mesmo igual ao rendimento com o escapamento. É por isso que a gente fala que é SEMPRE uma questão de "aplicação"... Com essa turbina, e apenas 1 kg de pressão no sistema, é isso mesmo... Se usas 3 kg e girar 8.000 rpm, é um outro mundo.. E a gente explicou tudo no vídeo....
@@Carolzinha.Tsunami pior que eu tbem acredito que pode melhorar sim... meu carro eu acertei sem escape.. quando coloquei escape eu mexi em ponto e mistura porque ficou diferente..... nesse caso do teste pode ser que não venha a potencia de antes por ex.. ou não venha mais potencia... mas isso não poderia demonstrar algum defeito de mola de valvula de alivio muito fraca talvez?? so testando para saber.... coloca no rolo salva o mapa e acerta de novo... queremos ver se enfiar mais ponto e comida pra dentro não vem os pocoto
GALERA, IMPORTANTE: ASSISTAM O VÍDEO TODO, ANTES DE COMENTAR!
Se vocês não assistirem até o fim, sairão conclusões precipitadas - e tudo o que a gente faz aqui é para ser o mais profundo e amplo possível.
TUDO é uma questão de aplicação. A gente fez um teste para o NOSSO CASO ESPECÍFICO, e isso já é extremamente valioso para iluminar as ideias e dar mais noções.
O resultado foi valido para essa configuração. Com esse eixo de comando de válvulas, com esse turbocompressor, com apenas 1 kg de pressão, com o motor girando apenas 6.400 rpm...
Se aumentar a pressão pra 2 kg, o teste muda completamente. Se mudar o turbocompressor, muda completamente.... Qualquer pêlo que se altere, é um teste novo.
NÃO GENERALIZAR é a coisa mais inteligente a ser feita.
Vaaa-leu!
Devia ser proibido comentar sem ver o vídeo até o final rsss
@@danilotrinkaus9267 Eu concordo. É assustador a quantidade de gente que assiste 2 minutos do vídeo e vem comentar ASNEIRA que tá explicada e desenhada no minuto 3.
Daí, além do trampo que a gente tem pra produzir um vídeo que custa uma nota, a gente tem que vir desenhar na área dos comentários pq o cara vem babando querendo comentar, sem ver a explicação completa. #ProfessoresSURTAM. hahahahaahah
Murta, uma coisinha q eu aprendi recentemente, é um pouco difícil de explicar mas eu vou tentar, na Rey vc usa a wastegate q veio na turbina cm somente um restritor de ar pra ajustar pressão, e um dos problemas q vc cria cm isso é lag, explicando melhor, se vc regula pra 1kg de pressão, a wastegate ao invés de abrir cm 1kg de pressão, cm 0,3 ela já tá começando a abrir, fazendo vc ter essa demora pra atingir pressão total, a solução seria trocar para uma válvula de 3 vias, que vai abrir a wastegate somente quando a pressão designada for atingida, q a mesma vai ser controlada pela injeção, e mais uma coisa, parece q seu escape está restritivo, pq essa perda de torque em alta rotação somente cm o escape no lugar mostra claramente q seu escape está restritivo, se vc quiser eu jogo os links de dois vídeos separados de dois caras q conhecem muito, um explica como os gases de escape trabalham e outro explicando os controladores de turbo caso vc queira aprender mais.
Esse conteúdo seu e top man, super informativo, continua nessa pegada, um abraço
@@kaicnormanton8251 Obrigado, Kaic =))
Valeu a força!
Vídeo muito bom, botando em prática as teorias! Parabéns.
É um sistema que muita gente acha que é só para "fazer barulho" ou "jogar ar pra fora", na verdade o perfeito dimensionamento do escape faz o carro até render muito mais.
Show.
Exato! Você usa um termo corretíssimo: "dimensionamento". Tudo é uma questão de dimensionamento e aplicação. Se a gente usasse 2,5 bar de pressão no mesmo turbocompressor, e girasse até 7.500 rpm, talvez a falta do escapamento trouxesse benefícios. Por isso, cada caso é um caso =)
Obrigado por participar! E por ter assistido o vídeo todo hahaha =)
Abs!
@@ALTARPM vlw.... sempre assisto. Curto Bastante esses testes práticos. É muito importante para provar muita das nossas teorias de preparação e também "acabar com discussões" kkkkkkk abs!
O Milan é um cara que sabe o que fala, acompanho o seu canal e antigamente lia o seu blog que é rico em conteúdo técnico.
off: o encontro que a gente esperava há anos ! 😁
Milan entende muito, acompanho a anos ein
O que eu mais gosto nos seus vídeos é que você desmistifica na prática vários mitos de senso comum, isso é muito valioso pra quem gosta VERDADEIRAMENTE de carros e mecânica automotiva. Um teste bacana que eu gostaria de ver é pegar um 1.0 com roda original, e depois meter uma roda com diâmetro maior tipo uma 17", e ver como isso afeta o carro, torque, potência, no nas curvas do gráfico, seria interessante.
Isso aqui é a minha paixão profissional, e a gente vai, sempre que possível, ir aprofundando, aprendendo, destrinchando... E não generalizando. Esse reconhecimento é o combustível que a gente precisa =)
Obrigado pela força!!
Abs!
Top explicação mostrando na prática!
Siiim, a gente tá aqui pra isso =)
Valeu a força!
Se ganhou ou se perdeu, o importante é que emoções ele viveu
HAHAHAHAHAHA boa!
Eu tinha um Fluence, com difusor, e também sentia que o carro ficava minimamente mais "frouxo" com ele aberto.
Com o difusor fechado ele sempre respondia mais rápido em baixas rotações.
Mais um relato interessante!! VAleu por participar!
Que aula! E na maioria das vezes o número em si não mostra a realidade, e sim como e onde ele é entregue.
precisamente! Tudo é uma questão de aplicação e dimensionamento correto =)
O barulho fica lindo de mais !!! Meu carro, Golf 1.0 tsi está com downpipe e difusor. É nítido a perda de potência com o difusor aberto, principalmente de baixa. Quando fecho o difusor, o carro fica linear e com mais torque... mas esse som da turbina piando não tem preço. Meu carro tbm faz e é sensacional!!! Abraço
É isso aí! Show de bola como sempre! Talvez essa nova curva ficaria bom em Interlagos q tem curvas de alta e vc teria a potência mais progressiva. Que tal um teste no próximo evento em Interlagos, heim??? O ronco ficou loko! Grande abraço!
Tem uma explicação técnica pra isso ? Achei bem interessante e contra a minha ideia (de senso comum) porque achei que ia ganhar mais em media/ alta RPM pela menor restrição .
O escape organiza o fluxo do motor, um fluxo muito livre eleve os picos de potência. Como o Robinho mesmo disse no vídeo, depende da proposta, o carro com fluxo livre vai ser um canhão de reta, um carro com fluxo retido (com escape) vai ser bom pra circuito, tendo uma faixa útil de potência e torque em médias rotaçõe.
Com escape você está criando uma passagem únia com gases aquecidos que são mais leves e fáceis de transportar até a ponta, onde no final terá uam "explosão" com o impacto com ar atmosférico muito mais fresco e denso. Se tirar o escape essa pressão fica de cara com a turbina, gerando uma restrição a mais (aumentando contra pressao). Por isso é muito importante dimensionar perfeitamente o tamanho e diametro do escape, afim de acelerar e suavizar ao máximo a saída dos gases, além de manter o mais aquecido possível, deixar os gases mais leves possível. Entendeu?
Esse choque de ar do escape e ar atmosférico também acontece nos aspros.
Parabens pelo canal ..to aqui faz 3 anos no teu canal e slk .. vc me esclareceu muuuuuitas duvidas slk
Tamo aí pra agregar =)
Fico muito feliz, e valeu por fazer parte disso!
Abs!
Ainda bem que fiz uma flauta mais restritiva para minha moto. Havia tirado tudo e colocado um cano direto e a moto PERDEU MUUUUUITO , embora o barulho esteja bacana . Valeu , Deus te abençoe
Robinho como sempre com muitas coisas a não complementar ao fim do vídeo!!!😁😁😁
heauheuaheaue como sempre!
Excelente teste, Murta! Minha visão depois dos testes é que esse motor com essa turbina estão se valendo muito da contra pressão que o escapamento oferece. Essa contra pressão, propicia aceleração da turbina muito maior do que sem escape. Essa aceleração da turbina muito maior, proporciona a pegada da turbina bem mais cedo e consegue manter um ótimo compromisso de entrega mesmo em alta rotação. Ou seja, o setup de motor e turbina está perfeito para sua aplicação, ou seja, track days e afins.
Porém, se modificar o motor com cabeçote super preparado (pra girar +8000rpm), comando adequado pra deslocar ainda mais a faixa útil de potência pra cima e uma turbina com mais fluxo, retirar o escape seria um complemento importante na preparação pra ganhar MUITA potência em alta rotação. Mas, aí, já seria um carro pra arrancada. Ficaria, digamos, morto em baixa/média rpm, o que faria dele um carro inadequado pra track days.
Ou seja, nem sempre mais fluxo de escape é o que queremos...TUDO depende da aplicação e resultado que busca.
Acho que é isso!
Abraços e continue com essa série fantástica! Abração!!
Um resumo de tudo que foi dito no vídeo =)
ALTARPM tamo junto! Abraços!
Não só a restriçao, mas tbm a largura do escape. Existem testes com diametros diferentes na saída da turbina. Dá uma boa influencia tbm.
Perde a contra pressão sem o escape.
Cano direto até o final, dependendo do caso, também pode perder potência.
Excelente vídeo murta!!!
Mano, o barulho fica maravilhoso! Parabéns pelo trabalho de vocês! A cada vídeo dou uma olhada pro meu Maxx 1.8 já com seus 250 mil km e falo: fio vc vai ganhar um turbo em breve!
Valeeeeuu!!!
Boaaa, vamo que vamo!
os videos do murta tiram muitas duvidas muito top msm
Agente tá aí pra tentar ajudar como dá =)
Valeu a força!
No meu Audi 2.0 20v Turbina .50 o teste foi bem diferente. Até 400cv e 1.4kg o escape não perdia. Coloquei 2 kg com escapamento e rendeu a mesma potencia de 1.4kg. tirei o escape e com 2kg ganhei 120cv e 14kg de torque. Até 400 CV com e sem escape influencia pouco. Acima de 400cv só sem escape p render. Por isso fiz umvdifusor e 500cv feliz.
Eu diria que o teste foi o mesmo: diferente é o set up do carro...
E é exatamente o que a gente fala nesse teste: pra nossa configuração, pro que gira e pro que usamos de pressão, perdemos. Para carro mais fortes, que giram mais e/ou usam volume de ar maior, o resultado é outro.
Não por menos, em arrancada todo mundo anda direto e no toquinho..
O barulho da turbina assobiando ficou muito tope, ate arrepia se louko, infelizmente sem o escape
perdeu o rendimento!
Vídeo topissimo.. A galera sempre fala pra eu deixar o escape diretão..
Sempre comento sobre isso.. Sabia que em carro aspirado traz perda, mas não sabia que tbm acontece em carro turbo! Já aprendi mais uma.... Toooop..
Em alguns casos vai perder... Em outros, pode ganhar...
Pro que a gente tem, pro RPM que a gente trabalha, e pra pressão baixa que a gente usa, só perdemos heeheh!
Abs!
Excelente informação alem do barulho que acaba
Cara vc pode ate deixar o escape livre ou esportivo mas la no final do cano antes do turbal amassa um pouco o cano para dar compressao fiz isso meu carro resolveu
Chocado! Tem que avisar toda a galera que participa de arrancada 200 e 400 metros pra colocar abafador e escapamento .. já que todos não usam nenhum escape !!!
O que acha de testar o Auto Buffer (aqles que botam na mola do carro)? Prometem melhororar desempenho do carro nas curvas, dando mais estabilidade e conforto, até agora não vi ninguém testando na pista, acho q seria interessante para ver se melhora o tempo em um circuito.
apoio... principalmente em carros com molas esportivas
murta, tenta fazer um acerto fino sem escape pra gente ver como que fica, não sei se a sua ft tem, mas a ft tem o modo anti lag, ajuda turbina vir mais cedo, ja que ta no dino hehe
Que perderia torque eu ja sabia só q o q me pegou de surpresa foi o tanto de torque q perdeu e também o fato de não ter ganhado mais potencia em alta, acredito eu q o carro precisaria de um acerto específico pra conseguir melhorar o rendimento com menos restrição no escape
Eu lembro que quando o intermediário e o abafador do meu carro que é aspirado furaram, apesar do ronco legal, ele demorava pra render depois da passagem de uma lombada.
A observação do Robson é a melhor 😂😂😂😂
hahahaha valeu!!!
Ahhhh um conteúdo bem explicado é coisa de outro mundo. Parabéns murta pelo trabalho que vc faz. Uso vários vídeos seus para explicar as coisas para os meus clientes. #gravacommeucarro.
#peugeot106turbo
Muito obrigado! É tudo o que eu quero por aqui; trazer informação de qualidade, e não genérica =)
Valeu pela força!
Aquele teste maroto que a gente gosta de ver por aqui 😁
Em resumo, se você não gosta de potência mas sim de sinfonias, vai fundo e arranca o escape e deixe as trombetas do apocalipse tocarem KkKkKkKkKkKk...
E pode variar bastante!
Se você usa muita pressão e muito rpm, por exemplo... O final do gráfico mostrava que o motor esta começando a responder melhor..
É tudo, sempre, uma questão de aplicação e dimensionamento adequado. No nosso caso, com turbocompressor pequeno, apenas 1 bar, e apenas 6.400 rpm, é, basicamente, só perda.
Muito interessante Murta!!! Meu Si turbo estava com escape direto porém o antigo dono preservou somente o intermediário original no conjunto, eu acabei removendo visando um melhor fluxo, o som da turbina assoviando é maravilhoso, o flutter da turbina não se ouve mais kkk kkk
Porém percebi uma pequena perda em baixa, talvez por ser baixa pressão 0.6 bar e turbina pequena.
Tamo junto mano
Pode ser até que tenha perdido em uma parte, ganhado em outra.... Como o Si gira muito mais, é possível que o resultado seja diferente. MÃS, só testando pra saber com certeza =)
Obrigado por participar!
Abs!
Na via das dúvidas, não seja arruaceiro e utilize escape kkkkkkkkkk
HAHAHAHAHA! Tá certo! "PEOR" é que tá certo!
🏆
A simpatia do Robinho no final foi contagiante kkkkk.
Cara então quer dizer que se fosse montado pra arrancada cm uma marcha a menos talvez, poderia ter sido melhor no final? Pq ele se manteu crescente e linear, msm tendo menos potência e torque.
Precisamente isso... Pra quem trabalha com mais RPM, pra quem usa mais pressão no turbocompressor... A conversa é outra. Por isso que a gente pede para ter cuidado pra nunca generalizar e estudar caso por caso =)
Muitas pessoas acham também que ganha potência por causa que vem mais pressão, no meu caso mesmo ganhei 0,2 de pressão, mas tive a mesma impressão do carro xoxo em baixa.
Faz com e sem catalizador
Puta merda Murta, tu é foda! Sempre me questionei sobre isso e tu foi lá e testou, cara! MUITO OBRIGADO, SEU CANAL É FODA! Na dúvida deixa o escape lá, se quer mais barulho, pelo menos coloca um dimensionado ou aranhado mas não ande simplesmente sem kkkkkkkkk Vamos fazer os entregadores do ifood verem esse teste!!!
Murta,
poderia testar para pressões mais altas e mais baixas também.
Exemplo: 0,4 0,7 1,0 1,5 2,0 com e sem escape. (Considera a pressão mais alta com uma margem de segurança kkkkk)
Como carros de arrancada tem um escape direto, acredito que isso só melhora para pressões mais altas.
Abraço!
quero ver sobre peso de pneu
oda tem alguma diferença em relação de peso.
É possível investigarmos no futuro!
Grato pelo feed tenho uma curiosidade neste sentido de peso/potência se realmente o conjunto roda pneu faria diferença sendo mais leve
Cada kg de massa não suspensa em questão de dinamica é como se fosse ~15kg de massa suspensa
Realmente o ronco ficou absurdo, na hora que estava assistindo eu tive até que abaixar o volume
Poois é!
O Mais interessante é que sem o escape o motor foi dar o maximo de potência LÁ EM CIMA... muito interessante isso
Sim! O que mostra pra gente que se a gente utilizasse pressão alta e trabalhasse com mais RPM, a gente poderia ter ganhos expressivos. Como sempre: depende da aplicação =)
Abs!
10:28 sempre a mesma piada, sempre a minha mesma risada ahahaha
🎶A mesma praça, o mesmo banco🎶
KkKkKkKkKkKk...
Qto mais pressão de turbo, menos escape..pois a contrapressao será gerada pela própria caixa quente...Qto menos pressão...escape mais restritivo pra manter a contrapressao e ter pegada...se manter a mesma turbina e por 1.6kg..com.ctz o escape já não se fará necessário..
com certeza em pista, ou 0 á 1000 metros, sem escape ganha.
aumentar a pressão e usar escape original, melhor aumentar e usar sem escape
Posso estar errado. Claro. Mas na minha opinião, com o escape, gera mais contrapressão e aí, a turbina pega mais cedo. Ai vem essa diferença. Se caso o turbocompressor fosse menor, ou a pressao utilizada fosse bem mais alta e vc tivesse com excesso de contrapressão, cooom certeza ficaria beeem melhor sem escape. Como sempre, um vídeo esclarecedor. E acabando com esses mitos na prática. (Acho q eu falei oq o vídeo disse rsrs) Absssss
A Rey ficou parecendo um caminhão na troca de marcha...kkkkk, som da turbina tá engraçado, tipo um turbo diesel.
E o mais importante Murta, como esta a leitura da sonda? Não ficou muito magro de alimentação?
Aprendi isto num trackday. Retirei todo o escapamento e o carro só subia 0.9 de pressão no manômetro e tava configurado pra 1.2 no boost. Depois desta, nunca mais retiro escapamento. É visível a perda de potência.
Como a gente explica no vídeo: cada caso é um caso...
Depende de inúmeras variáveis
Agora o último teste seria a
Fazer um escape direto até o final sem abafador para ver se ganha rendimento
Vocês sabem dizer a diferença do escape original, para um escape paralelo? Seria só resistência?
E se voce colocasse um difusor de escape e configurar ele pra abrir a partir de uma certa rotação?
É possível, também! Vale um teste no futuro!
@@ALTARPM ou quem sabe tambem um carro com 2 escapes, um bem mais restrito pra pegar muito em baixa,ai o difusor abriria pra um menos restrito e depois pra um totalmente aberto kkk ia ser uma loucura o roco do carro
Daria pra fazer com a propria fueltech usando saída auxiliar pra acionar um mecanismo.
Ou entao usar um arduino msm kkkkk
CONTEÚDO TOPPPPP
Tô com um projeto de turbinar um Palio 1.0 com uma turbina pequena para favorecer baixa rotação junto com um câmbio da Siena 1.0 de 6 marchas... dará certo?
Claro.
Só ter cautela e não exagerar com pressão e ponto q fica legal.
mas em um carro aspirado , colocar escapamento esportivo , com abafadores esportivos e tirar o catalisador, perderia potencia ?
É interessante conseguir diminuir tanto o torque, sabemos que o quebra um carro preparado/turbo é o torque. Se intenção fosse ter algo mais conservador e seguro, seria viável nesse caso essa queda do brusca no torque.
Mas diminuir o torque por tornar o motor menos eficiente não soa a ideia mais lógica... Se o problema for muito torque, é só reduzir a pressão no turbocompressor...
@@ALTARPM mas seria possível manter a mesma cavalaria com torque menor?
@@gabrielbrazao7585 Somente se for feito um gerenciamento eletrônico da pressão do turbocompressor...
Muda completamente o acerto do carro
hoje mesmo o bruno bar postou um vídeo no qual ele retirou o escape do carro dele e reclamou que perdeu força em baixa, e agora vc disse a mesma coisa, então é verídico
Muito top o conteúdo Murta!!! Sei que é muito de projeto pra projeto mas pra carro com preparação aspirada alguém sabe dizer se melhor com ou sem escape, e quantos abafadores? Tô usando 2,5" só com um abafador no final, tá um barulho da p***
Tanto aspirado qto turbo faz diferença. Assim como os gases precisam ser bem ordenados pra entrar eles tbm precisam de boas condiçoes pra sair.
Vi gente tirar tudo e deixar só o coletor com carro aspirado. A intençao era aliviar peso. Mas no final nao adiantou nada. A perda deixou o carro na mesma...
@@VitorBulletsEntão eu fui inventar de instalar um difusor de escape achei que ficou um lixo, depois da uma olhada no meu carro: ruclips.net/video/bHMahlTsBpE/видео.html
Depende da agressividade da preparação, mas via de regra, é melhor com escape. De qualquer forma vc vai perder um pouco de torque, mas se estiver bem dimensionado tende a estabilizar melhor em altas rotações.
Outra coisa q melhora o rendimento é catalisador bom
circuito dos cristais é na minha querida Curvelo.. .
Murta, pq vc não usa um difusor na saída da turbina e liga na saída do shiftligth e quando chegar a essa determinada rotação ele abre pra vc ter o máximo de eficiência?
É algo que pode ser feito, sim, com uma injeção com mais saídas para controle
Trouxe rendimento? Não! Maiqui fico bonito! Fico! Kkkkk legal de mais murta, colocar o carro no dino e ver a real diferença que faz uma mudança no motor, e não só achismo
muito obrigado! A gente tá aí pra testar o que der heheeh!
Valeu msm!
Escape direto é pra moto com 15k rpm. Até minha comet que gira 11k fica xoxa se eu tiro a flauta da ponteira. Como ninguém anda direto no máximo do motor o torque é mais vantajoso.
Mais ou menos nessa linha... Mas tem que investigar e testar pra ter certeza =)
Valeu a força!
Murta n é o torque que faz quebrar o motor ? Então eu acho que pode deixar com mais pressão de turbo e o mesmo torque com aquela curva quase plana fica mais legal, eu sei que o motor fica menos eficiente.
Murta e melhor carro hatch ou sedan pra andar na pista ?
É a suspensão e pneus que mandam mais.
Existiu o canal "Flatshift" onde o cara pegou os três Tjet: o Linea, o Punto e o Bravo pra testar na pista tudo no mesmo dia.
A lógica nos diz que o hatch médio teria melhor desempenho pois o peso seria mais concentrado no meio do veículo e ainda teria uma bitola mais larga que ajudaria nas curvas. O segundo melhor seria o hatch compacto e por último seria o sedan pois ainda tem um peso na traseira.
No fim, o que andou mais rápido foi justamente o Linea.
Murta uma pergunta sem ligação com o vídeo mas tem ligação com a Rey
Você pretende no futuro trocar a ft350 pra 450 pra ter mais recursos ou a 350 já atende o projeto inteiro
Nao tem haver com fato da temperatura do carro depois de varias puxadas?! Primeira puxada com escape depois sem escape, ordem dos fatores não altera o produto neste caso?
Não, nenhum carro desmonta o gráfico inteiro assim, após 3 puxadas. Especialmente pq os ventiladores e exaustores estavam ligados, eu saí do carro pra ir ver a válvula.... Isso é mudança de comportamento por mecânica, não temperatura =)
poe uma cruz na saida do rabicho e mede pra ver
depende da aplicabilidade... quem só anda em rodovia, com escape levau um coro
Só digo uma coisa, se no futuro a Rey entrar o Vortec V6 vai ter que se chamar ESTRELA DA MORTE!!!
putz ai deu um choque nos neuronios kkkkk jamais achei q um carro turbo pudesse acontecer essa diferen;a toda , imaginava que era so com os aspirados que tinha um efeito maior
Mas não se esqueça do que foi dito no vídeo: tudo é uma questão de aplicação e uso. Nesse caso, a gente usa uma turbina pequena, apenas 1 kg de pressão, gira apenas 6.400 rpm.... Em outros casos, a história é outra, conforme a gente explicou...
0:20 suspensão ta zuadaça einn
Parece que sem escape ele queria receber uma cutucada no comando e girar mais RPM
isso é relativo porque se você acertar o carro sem um escape e colocar o escape o resultado também muda!
Conforme dito e explicado no vídeo: é tudo uma questão de aplicação.
Conforme dito no vídeo: se o motor gira mais é outro papo, se a pressão de trabalho é maior, é outro papo...
Murta, você ainda vai instalar a FT450 ?
Vou, sim! =)
Faz um vídeo comparativo entre motores GM 1.8 (astra x colbalt) pros e contras, e preparação 👍🏼👍🏼
Esse é o preço pra andar curtindo o turbo spooling kkkk
ehauheauheueh sim! É vdd! Nesse caso, é isso! Mas, certeza que não são todos os casos que se comportam dessa forma =)
Agora a reye mascote do canal vader se aponsentou tudo bem murta se cuida to na aerea
Murta, uma curva de torque reta é muito melhor pra carro de pista, pq vc vai conseguir colocar potência no chão sem destracionar, pq torque é o q importa, eu imagino q o seu escape esteja cm diâmetro pequeno demais, o q está fazendo essa estrangulada na curva de torque.
"eu imagino que seu escape esteja com diâmetro pequeno demais"... Como se pode imaginar isso se com o escapamento instalado ele rende muito mais em basicamente todas as faixas?
@@ALTARPM pq cm o escape mais restritivo em baixas e médias rotações ele n gera muita restrição pq nao existe MT fluxo de ar e o escape ajuda a puxar o ar do turbo por causa da velocidade gera um vácuo na turbina o q ajuda na pegada, já q não existe escape, não existe esse vácuo em baixas e médias e nem essa restrição em altas rotações
@@ALTARPM ruclips.net/video/jjPeP_Nn2B4/видео.html, pra vc entender o pq velocidade e "escavação" fazem ganhar rendimento, o q explica o ganho em medias rotações, e cm certeza ta gerando uma quantidade significativa de contrapressão em altas rotações, o q causa a perda de rendimento.
Isso se aplicaria num carro mais forte? Tipo 400...500cv como é nas arrancadas?
Tá explicado no vídeo, é só assistir até o final
Sem escape ficou parecendo o civic si BRINKS
Esse vídeo foi meio que matar a cobra e mostrar o pau. Existe a possibilidade de o carro ter aspirado ar do escape pela admissão (com o escape direto)?
Zero possibilidades de isso acontecer, com a quantidade de ventiladores e exaustores que tem na sala =)
@@ALTARPM segurança em primeiro lugar!
FAMOSO ESCAPE DELETE
Esse carro poderia se chamar terremoto
Hondeiro raiz anda sem escape
torque pra q? kkkkkkkkkk
heuaheuheuahe boa!
Hondeiro nao conhece torque kkkk
Parece pente na turbina hahahhaaha
Mt triste essa notícia, pra mim o som é TD, adoro carros extremamente barulhentos e não tem sistema de escape q chegue perto do som qdo tá sem. Claro q cada carro é um caso, quase chorei qdo vi esse vídeo ruclips.net/video/_dF6Fmh4btg/видео.html
first nao membro
quem q n sabia
Pelos comentários... MUITA gente...
Ae Murta vc já ouviu o som do motor dos caminhões americanos? Se liga nesse 379!
ruclips.net/video/Y3iC0UwE9K0/видео.html
Muito bom! Eu vou fazer esse teste um dia!!!
ruclips.net/video/e0jSHf-nCGE/видео.html
Murta, o motor literalmente esvaziou. Duas coisas: faltou o acerto para o 'novo escape', ou mesmo faltou turbina. Acredito mais em falta de acerto. Turbo quanto mais solto = melhor. Quanto mais fácil dele girar, mais rápido vai pegar e mais vai gerar pressão no compressor. Bju
"Acreditar", todo mundo pode acreditar em alguma coisa.... Inclusive em papai noel... =P
Acerto nenhum no mundo, com essa pressão que a gente tá usando, e com o motor girando apenas 6.400 rpm, e com esse eixo de comando de válvulas tornaria o escape direto melhor ou mesmo igual ao rendimento com o escapamento.
É por isso que a gente fala que é SEMPRE uma questão de "aplicação"... Com essa turbina, e apenas 1 kg de pressão no sistema, é isso mesmo... Se usas 3 kg e girar 8.000 rpm, é um outro mundo.. E a gente explicou tudo no vídeo....
@@ALTARPM Façam novo ajuste na alimentação e na curva de avanço e depois a gente se fala :)
@@Carolzinha.Tsunami pior que eu tbem acredito que pode melhorar sim... meu carro eu acertei sem escape.. quando coloquei escape eu mexi em ponto e mistura porque ficou diferente.....
nesse caso do teste pode ser que não venha a potencia de antes por ex.. ou não venha mais potencia... mas isso não poderia demonstrar algum defeito de mola de valvula de alivio muito fraca talvez?? so testando para saber.... coloca no rolo salva o mapa e acerta de novo... queremos ver se enfiar mais ponto e comida pra dentro não vem os pocoto
@@ALTARPM ta fazendo falta ai um log de sonda, pressão de turbo