Bugreiros e o Extermínio dos Xokleng

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 15 мар 2021
  • Você já ouviu falar da ação dos Bugreiros no extermínio dos índios Xokleng, em Santa Catarina, durante a imigração europeia?

Комментарии • 106

  • @lilianepripra1777
    @lilianepripra1777 3 года назад +50

    Sou índia xokleng me chamo Liliane Cocta Pripra filha de Basílio Lili Pripra neta de Edu Pripra (em memória) e bis neta de Basílio Lili Pripra (em memória) o índio morto por Eduardo Lima por denunciar as atrocidades cometidas por ele meu bisavô morreu para que pudéssemos ter a "liberdade"
    Parabéns por contar um pouco da nossa história muito obrigada 👏🙏

    • @InventandoHistoria
      @InventandoHistoria  3 года назад +3

      Olá Liliane! Td bem? Muito obrigado, de coração, por comentar o vídeo e trazer sua origem xokleng. Ficamos muitos felizes que o vídeo, ainda que modestamente, possa colaborar no necessário estudo das origens ameríndias de nosso país e sobre as atrocidades que foram cometidas contra todos os povos indígenas. Obrigado mesmo, por comentar! :)

    • @sebastiaocardoso4290
      @sebastiaocardoso4290 2 года назад +3

      Parente Liliane, o sangue de nossos ancestrais derramado, nos dá força para vivermos! Confie sempre! Que Nhanderú a proteja! Tatã-o (Sul do brasil,04/07/22).

    • @Guilherme_676
      @Guilherme_676 Год назад +1

      Ancestrais brasileiros sendo mortos

    • @ondinamachado5629
      @ondinamachado5629 Год назад +2

      Sou filha de índios da tribo Pindares,meu povo foi quase todos dizimados,Eduardo nunca foi passificador ,mas percequidor e interesses europeu ,um bom momento pra continuar percequindo os indios e caboclo,mutilado, torturando ,matando,tomando nossos territórios, eu mesma qdo criança presenciei absurdos cometido por Esduardo,qdo fui muitas vzs c minha mãe .visitar meus tios que estavam presos ,atrás da casa de Eduardo e índios tmbm,motivo do crime,desobedecer as ordens de Eduardo namorar indias butucudo assim como ele falava,e os indios namorar cabocla
      Lembro que naquele dia minha mãe consequiu convencer o velho e consequiu tirar meus tios daquele senzala nogenta,e ali ficou um índio chamado condaga touro,era um índio humilde bonito,pediu água e comida ,Eduardo mando ele comer fezes e urina deles,esse é um dos descansos que presenciei não tenho boas lembranças desse calculista fria,bandido se tivesse sido pacificador não tinha perceguido meu povo,prova disso com 17 anos sai da reserva da aldeia laklano onde nasci e cresci, vim pra cidade de ibirama trabalhar e estudar,tive que me passar por italiana por uns tempos pra cosequir trabalhos e bolsa de estudo ,fui obrigada aprender falar alemão,
      Mas tarde hove primeiro concurso estadual,passei em primeiro lugar ,ahi sim me tornei em público defensora do meu povo,em 76 cuidei desse verme, no quarto 18 do hospital miquel couto ,onde ocupava meu posto de serviço de enfermagem daquele setor
      Após a morte dele trabalhei e me tornei amiga de familiares e amigos dele,europeus,que me contaram a história deles,muito triste ouvir que teu maior inimigo é homenageado com frases de bom pacificador qdo vc sabe perfeitamente que nunca foi16:26 sei 16:26

    • @eteryczny.
      @eteryczny. 8 месяцев назад

      ​@@ondinamachado5629 sinto muito pelo o que você passou

  • @oenderjosefernandes6058
    @oenderjosefernandes6058 11 месяцев назад +11

    Sou bisneto de índios ai de Santa Catarina, pelo lado materno, e era desse jeito mesmo com essa crueldade que os bugreiros exterminavam os bugres segundo me contava meu avô materno .

    • @InventandoHistoria
      @InventandoHistoria  10 месяцев назад

      Olá, de fato foi um processo particularmente cruel, na medida em que os povos indígenas passaram por um processo próximo de desumanização, pelo qual não eram vistos como pessoas pelos bugreiros que, assim, agiam exterminando os diferentes povos que habitavam o território.

  • @Felinista
    @Felinista 3 года назад +17

    Como seria bom se nós tivéssemos esta da história contada desta forma nas escolas, desde o ensino básico. Tudo ia ser diferente.

    • @InventandoHistoria
      @InventandoHistoria  3 года назад +1

      Salve Felini! Essas histórias precisam ser contadas, se trata de dar visibilidade àqueles que, por uma razão ou outra, foram invisibilizados na historiografia do país.

  • @cleberbuzatto336
    @cleberbuzatto336 Год назад +5

    Foram demarcados 37 mil hectares em 1926. Houve outra redução dessa área, na década de 1950, para 14 mil hectares. Só essa correção. No mais, um Excelente vídeo

  • @tsharlyspereira616
    @tsharlyspereira616 9 месяцев назад +3

    Meu avô é um "Bugre" do Sul. Me contou que a avó dele foi capturada no laço. Imagino que a origem dele seja no povo Xokleng.
    Ele também me contou histórias sobre um Bugreiro que ele conheceu na infância, e que contava como atacavam as aldeias na hora do sono dos índios.

  • @mayconmaciel1970
    @mayconmaciel1970 3 года назад +8

    Mais história de Santa Catarina por favor. Muito legal

    • @InventandoHistoria
      @InventandoHistoria  3 года назад

      Salve meu caro! Que bom tê-lo aqui, conosco! Certamente teremos outros temas envolvendo a história de SC. O Estado é pequeno, mas sua história é grande e polêmica :)

  • @paulohenriquehipolito4406
    @paulohenriquehipolito4406 10 месяцев назад +3

    Muito interessante! sou paulistano, e Moro em Nova Veneza SC ,a 3 anos muitos aqui não conhece esses massacres que houve na região.....conhecimento é tudo!

    • @InventandoHistoria
      @InventandoHistoria  10 месяцев назад +2

      Olá, que bom que curtiu nosso conteúdo. A ação dos bugreiros, como apresentado no vídeo, foi sistemática sobretudo na região Sul do Brasil. Em SC, objeto do vídeo, esteve intimamente relacionado o fato ao processo de branqueamento, iniciado ainda no segundo reinado, e nos primeiros anos da República consolidando a chegada de imigrantes europeus não-ibéricos.

  • @LinsThiaguinho
    @LinsThiaguinho 3 года назад +5

    Sou de Bom Retiro, a cidade natal do Martinho Bugreiro! Cresci escutando as histórias do meu avô sobre ele! Na década de 1930, meu bisavô, Celestino, chegou em Bom Retiro, e já conhecia Martinho Bugreiro. Meu avô contava que eram amigos. Meu bisavô era fiscal da Estrada de Rodagem Estreito-Lages, a atual BR-282. Meu bisavô tem uma história curiosa com os índios na Boa Vista, em Rancho Queimado. Fez grande amizade com um grupo, por volta de 1925.

    • @InventandoHistoria
      @InventandoHistoria  3 года назад +2

      Olá Thiago, muito bom ter a audiência de Bom Retiro no canal. Foi passando por aí que, curioso, resolvi montar o vídeo! :) Abraços

    • @LinsThiaguinho
      @LinsThiaguinho 3 года назад +1

      @@InventandoHistoria maravilha! Bom Retiro tem muita história mesmo! 👍🏻👍🏻

    • @InventandoHistoria
      @InventandoHistoria  3 года назад +1

      @@LinsThiaguinho Certamente! Ainda, estou para visitar a calçada do século XVIII, inclusive :)

    • @LinsThiaguinho
      @LinsThiaguinho 3 года назад +1

      @@InventandoHistoria sim, a Calçada (fazia parte do traçado pioneiro de Desterro/Lages), e o Morro do Trombudo, local da delimitação das divisas entre as Capitanias de Santa Catarina e São Paulo em 12 de abril de 1791!

    • @InventandoHistoria
      @InventandoHistoria  3 года назад

      @@LinsThiaguinho Muito obrigado pela informação Thiago! Eis algo para conhecer! :D

  • @DiegoFloresConradi
    @DiegoFloresConradi 9 месяцев назад +3

    Bom dia, professor. Teria algum livro sobre a história dos indígenas que habitaram Santa Catarina para me indicar?

  • @calufa7
    @calufa7 3 года назад +7

    ótimo vídeo professor Alan, que a força esteja com você

    • @InventandoHistoria
      @InventandoHistoria  3 года назад +2

      Graaande Lucas meu querido!!! Muito obrigado pelo apoio. Que a Força esteja com você também! 🤗

  • @beatrizbarbosalima0611
    @beatrizbarbosalima0611 9 месяцев назад +4

    Sou indígena xokleng por parte de avó paterna e quando ela foi forçada a casar com um alemão, a cultura, religião, origem e história foi totalmente apagada e destruída...
    Eu vim ao mundo para tentar resgatar a nossa ancestralidade, espiritualidade e origens. Meu filho Nathan Hiro nasceu 100% com feições características. Eu e o pai dele somos netos de indígenas xokleng e kaingang. Nossos avós, bisavós e tataravós eram da Aldeia Laklãnõ.
    Eu sinto imenso nojo por ter descoberto que meu avô paterno era bugreiro, criminoso e sentia orgulho das atrocidades que cometeu contra minha avó e aos filhos caboclos. A maioria dos meus tios, tias, pai biológico nasceram em São José do Cerrito/SC e Lages/SC!!! Eu nasci em Timbó/SC, sou cabocla; filha de indígena xokleng e alemães judeus askhenazi convertidos forçadamente para católicos.
    Sou adotada por pais descendentes de portugueses e franceses. Meu pai adotivo mesmo é descendente de ciganos Cálon e eu sou descendente dos Cálon por parte de mãe biológica alemã cigana.

    • @eteryczny.
      @eteryczny. 8 месяцев назад

      Desculpa a pergunta, como seu avô era brugreiro e casou com a sua avó? Eles sequestravam mulheres indígenas?

  • @raquelberenicestorck6029
    @raquelberenicestorck6029 10 месяцев назад +2

    encontrei por acaso sensacional.A história não contada.

    • @InventandoHistoria
      @InventandoHistoria  10 месяцев назад

      Que bom que curtiu o conteúdo. É uma história pouco contada, de fato, mas que precisa ser vista e discutida.

  • @edercamargo7477
    @edercamargo7477 10 месяцев назад +2

    Excelente ! Assim como a história de Aiurê SC .

  • @diegofernandescaetano5866
    @diegofernandescaetano5866 3 года назад +3

    Muito bom viva os povos indígenas donos da terra.

  • @soniasouza8370
    @soniasouza8370 3 года назад +3

    Alan querido, parabéns pelo vídeo! Sucesso pro canal!

    • @InventandoHistoria
      @InventandoHistoria  3 года назад

      Dona Sonia!!! Muito obrigado pelas palavras. Estamos eu e Thiago na luta nesse mundo do RUclips! Forte abraço! 🤗

  • @J.C.S2610
    @J.C.S2610 7 месяцев назад +4

    É o triste passado colonial do Brasil. Bom e justo, seria devolver essas terras para os descendentes destes povos massacrados!

  • @valbermagno1940
    @valbermagno1940 2 года назад +1

    Muito bom ,obrigado.

  • @aridossantos9957
    @aridossantos9957 Год назад +1

    Parabéns pela narração tão rica de detalhes.

  • @pingopingopingopingodele-he7mq
    @pingopingopingopingodele-he7mq Год назад +3

    quero que fale mais sobre os bugre minhas biza vó e bugre

  • @sintesimmagine
    @sintesimmagine 3 года назад +1

    ótimo trabalho

  • @fernandojosesoares7643
    @fernandojosesoares7643 Месяц назад

    Histórias lamentáveis, triste época que mancha de sangue a história do estado

  • @GuTeixeira123
    @GuTeixeira123 3 года назад +1

    Ótimo vídeo camarada!

  • @matheuscamargo1273
    @matheuscamargo1273 2 года назад +5

    Alan faz um videos sobre os 7 povos das missões e fale sobre os índios que habitaram o pampa (Minuanos e charruas) que deram a origem ao gaúcho. Seus vídeos são ótimos

    • @InventandoHistoria
      @InventandoHistoria  2 года назад +1

      Oi Matheus, td bem? Que bom que está curtindo os vídeos aqui no canal! :) Então, o tema de 7 povos é, de fato, muito bom e certamente está nos nossos objetivos trabalhar essa questão também. Abraço!

    • @valdenesalmeidaoliveira5162
      @valdenesalmeidaoliveira5162 2 года назад

      Gaúcho para vocês no nordeste e caboclo mistura de índio e branco.

    • @matheuscamargo1273
      @matheuscamargo1273 2 года назад +1

      @@valdenesalmeidaoliveira5162 o que???? Kk

    • @beatrizbarbosalima0611
      @beatrizbarbosalima0611 9 месяцев назад

      ​@@valdenesalmeidaoliveira5162Mas que porra foi essa que eu li?????

  • @kakanofigueira4948
    @kakanofigueira4948 3 года назад +3

    Boa Alan 👏🏼👏🏼

    • @InventandoHistoria
      @InventandoHistoria  3 года назад +1

      Kaká no Figueira, que presença! 😃

    • @kakanofigueira4948
      @kakanofigueira4948 3 года назад +1

      ​@@InventandoHistoria É uma honra estar presente em um vídeo seu Alanzito

  • @rafaeldemagalhaes-nn1ed
    @rafaeldemagalhaes-nn1ed 8 месяцев назад +1

    Parabéns por expôr a história sem os "ritos"tradicionais brancos.

  • @fortunatovendrameneto9120
    @fortunatovendrameneto9120 Год назад +3

    Porque isso não está nos livros de escola?e segue até hoje.

    • @InventandoHistoria
      @InventandoHistoria  Год назад

      Os livros de Hst só recentemente passaram a considerar a história dos povos originários durante o choque com a imigração. É um processo de apagamento histórico que se deu por anos e que, só recentemente, tem-se trabalhado para reverter.

  • @Sulista-io5cv
    @Sulista-io5cv Год назад +1

    Oi amigo séria muito interessante tu fazer um vídeo sobre a República Juliana , excelente vídeo amigo !

    • @InventandoHistoria
      @InventandoHistoria  Год назад

      Olá! que bom que gostou de nosso conteúdo! Certamente a Hst da Rep Juliana é um tema a ser explorado. Obrigado pela sugestão :)

  • @renatoschroder3600
    @renatoschroder3600 4 месяца назад

    A título de informação, convém lembrar que os xoclengues eram também conhecidos como botocudos pelos antigos.

  • @manoelwera1865
    @manoelwera1865 3 года назад +3

    História muito dolorida 😓

    • @InventandoHistoria
      @InventandoHistoria  3 года назад

      Sem dúvidas! E de um passado bastante recente, em termos históricos.

  • @edeltraudtiedt8818
    @edeltraudtiedt8818 3 года назад +3

    Vim estudar mais a história, pois vou gravar com facção Central e vou falar sobre o extermínio Xokleng

  • @tdahmais50
    @tdahmais50 10 месяцев назад +2

    Que horror. Que ano aconteceu isso?

    • @InventandoHistoria
      @InventandoHistoria  10 месяцев назад

      Não se deu em um ano específico, mas num período que coincide com a vinda de imigrantes europeus não-ibéricos ao Sul do Brasil, entre a segunda metade do século XIX e o começo do século XX, já na República.

  • @jairgoedert9132
    @jairgoedert9132 Год назад +1

    Conheci os descendentes dele.(MARTINHO BUGUEIRO) Foram trocados o sobrenome com medo de represalias indigenas.

  • @maykonsales6960
    @maykonsales6960 2 года назад +1

    Ninguém notou um áudio estranho no fundo do video?

  • @w.bronson7085
    @w.bronson7085 5 месяцев назад +1

    Aqui onde moro Avaré-SP, existiu um bugreiro famoso chamado Zé Teodoro que dizimou todas as tribos daqui e adjacentes: kaowas, botocudos, Kaigangs e etc. Ele tinha laços estreitos com o governo e com os fundadores das cidades do interior SP, ou seja todos eram conviventes e financiavam este Etnocidio.

    • @InventandoHistoria
      @InventandoHistoria  5 месяцев назад +1

      De fato, ao longo das ações dos bugreiros, observa-se senão a ação então a conivência de agentes de Estado no processo.

  • @ondinamachado5629
    @ondinamachado5629 Год назад +2

    Meu povo ocupavam o territorio do contestado ,480 mil km2 °divisa rio pelotas,Uruguai, Argentina,Paraná terras essas ocupada pelos ondois pindares, butucudos,quarani,kaingang, mesmo depois da querras do contestado os indios e caboclos aceitaram um acordo com governo Felipe schimt meu povo desceu serra baixo,para ocupar as terras do estado de 1800 hectares de terras,na época municipio de Hamonia batizado pelos europeu hje ibirama,
    Esto escrevendo nosso livro da nossa história verdadeira,pra contar essa historia e dessa terra eu ainda aki estou,porq dessas terras e desse povo historia eu sou

  • @mayconmaciel1970
    @mayconmaciel1970 3 года назад +1

    Digo, legal o video, o conteúdo revelador. Não os bugreiros.

  • @JandiraRibeiro-vq3yk
    @JandiraRibeiro-vq3yk Месяц назад

    Jesuítas

  • @JandiraRibeiro-vq3yk
    @JandiraRibeiro-vq3yk Месяц назад

    Católicos

  • @TroppoDowar
    @TroppoDowar Год назад +5

    Os bugreiros eram os Bolsonarista da época !
    😨😱😵

    • @TroppoDowar
      @TroppoDowar 11 месяцев назад

      @@estefanylecheta4266 defendendo genocida !

  • @JandiraRibeiro-vq3yk
    @JandiraRibeiro-vq3yk Месяц назад

    Bandeirantes

  • @josepaulodaroceski3372
    @josepaulodaroceski3372 3 года назад +3

    Meu tataravô jacinto era integrante do bando de Martinho bugreiro, a história de colonização do nosso estado é fascinante.

    • @InventandoHistoria
      @InventandoHistoria  3 года назад +2

      São passagens duras de nossa história mas que é preciso analisá-las sempre. Obrigado pelo comentário, José.

    • @morhameddias9597
      @morhameddias9597 2 года назад +6

      É uma merda. Uma vergonha.

    • @biancacaxias1563
      @biancacaxias1563 2 года назад +5

      Sou indigena do povo Xokleng, não consigo entender o que você chama de fascinante a colonização dessas cidades, que foram construídas com sangue dos meus ancestrais, ainda assim os mesmo que resistiram, foram dezimados após o contato com o não indio, hoje somos a resistência do povo Xokleng.

    • @rodrigostrj
      @rodrigostrj 2 года назад +3

      @@biancacaxias1563 Este Fascinante também me ofendeu. Por acaso genocídio é fascinante?

    • @thales2456
      @thales2456 2 года назад +1

      @@rodrigostrj Sim.

  • @janefigueiredo9802
    @janefigueiredo9802 7 месяцев назад

    A MEIAS INCERTEZAS NESSAS FALA