Caramba! Na época desse vídeo você ainda iria entrar como DEV pleno? Esse teu conhecimento é de DEV sênior sem pestanejar. Eu tenho um bom tempo de desenvolvimento e nem de perto tenho esse seu conhecimento absurdo. O nível de onde vc trabalha deve ser realmente fora da curva. kkkkkkkkkkkkk Seus ensinamentos e didática são realmente absurdos. Sem palavras pra descrever e agradecer essa sua contribuição pra todos nós. Só agradecer a Deus por ter pessoas como vc no mundo.
Parabéns! Você deixa muito programador sênior no chinelo, continue assim que irá beeem longe! Um ponto importante: O que fica dentro do domínio, deve ser completamente isolado do mundo exterior não dependendo nem de abstrações criadas fora dessa camada. Houve uma parte da live em que pareceu que essa camada poderia depender de abstrações. Como você mesma falou seu domínio contém regras que praticamente não mudam, então se essa camada depender de qualquer coisa de camadas exteriores, ela pode sofrer alterações que não são enterprise business. Daí isso se tornaria um anti-pattern.
Por que sua visão é questionável? Sistemas reais raramente são completamente isolados. Eles interagem com outros sistemas, com usuários e com o mundo externo. Um domínio de negócios, por exemplo, depende de leis, regulamentações, tecnologias externas e até mesmo de fatores sociais e econômicos. Uma Visão Mais Realista Uma visão mais realista sobre domínios é que eles devem ser coesos e acoplados de forma fraca ao mundo exterior. A busca por um isolamento completo pode levar a sistemas rígidos, difíceis de manter e pouco adaptáveis. Uma abordagem mais flexível, que balance coesão, acoplamento fraco e o uso de abstrações, é geralmente mais eficaz para construir sistemas complexos e robustos.
@@vasconcelosbroker Discordo! Seu domínio não deveria depender de tecnologia, como voce citou. O que acontece se a tecnologia mudar? O seu domínio ter leis ou regulamentações nao faz com que ele precisa criar dependências externas, existem varias formas de resolver isso. Criar dependências para seu domínio faz com que ele seja um domínio fraco e pouco confiável
@@guilhermeestimo3284 primeiro ponto: Robert C. Martin enfatiza que a arquitetura deve proteger as regras de negócio das dependências externas, permitindo que decisões tecnológicas sejam tomadas posteriormente ou mudadas sem impacto direto no domínio. Isso reflete a ideia de que o domínio não é completamente isolado, mas as dependências são invertidas para que as regras de negócio permaneçam independentes e protegidas. segundo ponto, como disse acima: domínios devem ser coesos e acoplados de forma FRACA ao mundo exterior! terceiro ponto : quando Robert C. Martin cita tecnologia em seus livros é muita mais abstrato do que você pensa! você pode discorda o quanto quiser, sua opinião não reflete a realidade e muito menos o pensamento do Robert C. Martin.
Uma dúvida (espero que responda kkkk). Pensando dentro do modelo de Arquitetura Limpa, se eu tenho uma entidade "Venda" e outra "Produção", e Venda só pode ocorrer se um "Produto" já tiver sido produzido, em qual camada essa regra deve ser implementada? Entendo que poderia ser implementada nos Casos de Uso ou na entidade, mas minha dúvida é que eventualmente um desses deve acessar a camada de interface para acessa o banco. Meu domínio usar a camada interface viola a arquitetura? Se ele depender da especificação da camada ao invés da implementação estaria correto?
Sua didática é incrível! Já estava estudando clean arch, mas algumas aulas parecem ser muito complexas. Seus esclarecimentos me ajudaram muito a entender melhor.
24:00 Me corrijam se eu tiver entendido errado Se nesse exemplo eu tiver que trocar de MySQL pra mongodb eu poderia criar uma classe que manipula o mongo, faria a implementação da interface com a abstração do método que pega um usuário - suponhamos que seja um interface com o seguinte método: getUser(username: string): Promise, eu apenas me preocuparia com a lógica dentro do método, mas respeitando os parâmetros e os retornos do contrato Seria isso?
Oi Fernanda, boa. Tudo bem? Sou Wanderson estudante de ADS tenho um trabalho acadêmico ser feito que desenvolver um sistema web simples, eu e meus colegas estamos usando o Springbot, só que estamos com dificuldade de integrar (fazer conexão) do backend com o frontend. Você consegue me dar uma pequena ajudinha? exemplo: Vídeo ou curso que ensina essa parte?
Oii Wanderson, tudo bem e você? Claro, aqui no meu canal já tenho vídeos conectando uma API Spring com um Frontend desenvolvido com React, talvez vocês possam estar enfrentando problemas de CORS ou de tratamentos de requisições assíncronas. Mas no vídeo que fiz aqui no canal tem tudo explicadinho :) Parte 1: ruclips.net/video/lUVureR5GqI/видео.html Parte 2: ruclips.net/video/WHruc3_2z68/видео.html
Pergunto pra vc que é uma estudante e profissional já consolidada, qual curso fazer?. estou com dúvidas entre Engenharia de software, Ciencia da computação ou até mesmo um técnologo de analise e desenvolvimento de sistemas. to começando mas já tenho algumas noçoes de phyton e java.
Oii João, acabou de sair um vídeo no canal respondendo essa pergunta e explicando a diferença entre esses cursos 😊 ruclips.net/video/_Jd-1NlJn6U/видео.html
essa menina é no mínimo pleno, apesar de nao se falar tanto e se usar mais mid-level, pra mim ela ja passou da junioridade com folga, tanto que consegue ensinar a outros juniores com relevante maestria
@guilhermeestimo3284 primeiro ponto: Robert C. Martin enfatiza que a arquitetura deve proteger as regras de negócio das dependências externas, permitindo que decisões tecnológicas sejam tomadas posteriormente ou mudadas sem impacto direto no domínio. Isso reflete a ideia de que o domínio não é completamente isolado, mas as dependências são invertidas para que as regras de negócio permaneçam independentes e protegidas. segundo ponto, como disse acima: domínios devem ser coesos e acoplados de forma FRACA ao mundo exterior! terceiro ponto : quando Robert C. Martin cita tecnologia em seus livros é muita mais abstrato do que você pensa! você pode discorda o quanto quiser, sua opinião não reflete a realidade e muito menos o pensamento do Robert C. Martin.
Caramba!
Na época desse vídeo você ainda iria entrar como DEV pleno?
Esse teu conhecimento é de DEV sênior sem pestanejar.
Eu tenho um bom tempo de desenvolvimento e nem de perto tenho esse seu conhecimento absurdo.
O nível de onde vc trabalha deve ser realmente fora da curva.
kkkkkkkkkkkkk
Seus ensinamentos e didática são realmente absurdos.
Sem palavras pra descrever e agradecer essa sua contribuição pra todos nós.
Só agradecer a Deus por ter pessoas como vc no mundo.
Muito obrigadaa, Fernando 💜
Fico muito feliz lendo esse tipo de comentário, de verdade!
seus conteúdos salvam a minha mente confusa kkkk parabéns pela objetividade!!
Greetings from Colombia, I love your videos, I take advantage of it on my work day
Thank you Brian! 💜
SOLID foi a melhor coisa que eu apreendi esse ano...
Vc é fera demais 🎉🎉🎉🎉
Boa!! 👏🏻
O que eu acho mais difícil é o do Liskov.
Mulher, eu adoro sua didática! Você me inspira demaisss!!
Virei fã. Parabéns. Explica extremamente bem
Excelente vídeo, esclareceu muito, principalmente sobre as interfaces, sou recomendar para a minha turma da pós de software Architecture da FIAP
Muito mastigado!!! Rico em conhecimento e detalhes !!! Parabéns !!!
Obrigadaa Ricardo!! 💜
Como pode uma pessoa ser tão incrível assim 😊
❤️
Parabéns! Você deixa muito programador sênior no chinelo, continue assim que irá beeem longe!
Um ponto importante:
O que fica dentro do domínio, deve ser completamente isolado do mundo exterior não dependendo nem de abstrações criadas fora dessa camada. Houve uma parte da live em que pareceu que essa camada poderia depender de abstrações.
Como você mesma falou seu domínio contém regras que praticamente não mudam, então se essa camada depender de qualquer coisa de camadas exteriores, ela pode sofrer alterações que não são enterprise business. Daí isso se tornaria um anti-pattern.
Por que sua visão é questionável?
Sistemas reais raramente são completamente isolados. Eles interagem com outros sistemas, com usuários e com o mundo externo. Um domínio de negócios, por exemplo, depende de leis, regulamentações, tecnologias externas e até mesmo de fatores sociais e econômicos.
Uma Visão Mais Realista
Uma visão mais realista sobre domínios é que eles devem ser coesos e acoplados de forma fraca ao mundo exterior.
A busca por um isolamento completo pode levar a sistemas rígidos, difíceis de manter e pouco adaptáveis. Uma abordagem mais flexível, que balance coesão, acoplamento fraco e o uso de abstrações, é geralmente mais eficaz para construir sistemas complexos e robustos.
@@vasconcelosbroker Discordo!
Seu domínio não deveria depender de tecnologia, como voce citou. O que acontece se a tecnologia mudar?
O seu domínio ter leis ou regulamentações nao faz com que ele precisa criar dependências externas, existem varias formas de resolver isso.
Criar dependências para seu domínio faz com que ele seja um domínio fraco e pouco confiável
@@guilhermeestimo3284 primeiro ponto: Robert C. Martin enfatiza que a arquitetura deve proteger as regras de negócio das dependências externas, permitindo que decisões tecnológicas sejam tomadas posteriormente ou mudadas sem impacto direto no domínio. Isso reflete a ideia de que o domínio não é completamente isolado, mas as dependências são invertidas para que as regras de negócio permaneçam independentes e protegidas.
segundo ponto, como disse acima: domínios devem ser coesos e acoplados de forma FRACA ao mundo exterior!
terceiro ponto : quando Robert C. Martin cita tecnologia em seus livros é muita mais abstrato do que você pensa!
você pode discorda o quanto quiser, sua opinião não reflete a realidade e muito menos o pensamento do Robert C. Martin.
Uma dúvida (espero que responda kkkk). Pensando dentro do modelo de Arquitetura Limpa, se eu tenho uma entidade "Venda" e outra "Produção", e Venda só pode ocorrer se um "Produto" já tiver sido produzido, em qual camada essa regra deve ser implementada?
Entendo que poderia ser implementada nos Casos de Uso ou na entidade, mas minha dúvida é que eventualmente um desses deve acessar a camada de interface para acessa o banco. Meu domínio usar a camada interface viola a arquitetura? Se ele depender da especificação da camada ao invés da implementação estaria correto?
Parabéns, Fernanda. Vc sabe muito! Gosto muito das suas explicações. Pensa em fazer algum conteúdo sobre mensageria? Valeu.
Obrigada Fabio, que bom que gostou! 💜
Sim, posso trazer conteúdo sobre mensageira
Parabéns, explica muito bem!!!
Didática 10, conseguiu explicar muito bem, parabéns
muito bom , você esta ajudando muito nos meus estudos , muito bom o vide-o
Seu conteúdo esta me ajudando demais, você é incrível s2 obrigado Fernanda!
Parabéns pelo conteúdo, você é incrível.
Obrigada Reqquia!! 💜
Olá, esta arquitetura seria uma boa opção para windows form .net c# ? sugere alguma caso não seja ?
Sua didática é incrível! Já estava estudando clean arch, mas algumas aulas parecem ser muito complexas. Seus esclarecimentos me ajudaram muito a entender melhor.
É o primeiro vídeo que vejo de seu canal. Gostei muito de sua didática. Já inscrito e sininho ativado!
Parabéns pela documentação!
24:00
Me corrijam se eu tiver entendido errado
Se nesse exemplo eu tiver que trocar de MySQL pra mongodb eu poderia criar uma classe que manipula o mongo, faria a implementação da interface com a abstração do método que pega um usuário - suponhamos que seja um interface com o seguinte método: getUser(username: string): Promise, eu apenas me preocuparia com a lógica dentro do método, mas respeitando os parâmetros e os retornos do contrato
Seria isso?
Nessa arquitetura onde eu injeto minhas outras dependencias da classe? Por exemplo algum mapper, ou encryptor etc...
Explicou bem heim...parabéns Fernanda!
Obrigada Ariel!!
Parabéns pela aula. Deus te abençoe.
Muito obrigadaa 💜💜
Gostei das suas explicações, muito legal, está de parabéns ganhou um seguidor!!!
Aula sensacional.
Obrigada! 💜
Essa guria é outro nível
o que eu uso no caso do node é usar ts-node e o script config.ts para typescript independete do express fastfy a trocar sem dependencia
Sensacional!
Oi Fernanda, boa. Tudo bem?
Sou Wanderson estudante de ADS tenho um trabalho acadêmico ser feito que desenvolver um sistema web simples, eu e meus colegas estamos usando o Springbot, só que estamos com dificuldade de integrar (fazer conexão) do backend com o frontend. Você consegue me dar uma pequena ajudinha? exemplo: Vídeo ou curso que ensina essa parte?
Você precisa conectar o backend com front via API, pesquise sobre API rest e verá como funciona.
@@eritongomes8110 Muito obrigado, Fê.
Oii Wanderson, tudo bem e você?
Claro, aqui no meu canal já tenho vídeos conectando uma API Spring com um Frontend desenvolvido com React, talvez vocês possam estar enfrentando problemas de CORS ou de tratamentos de requisições assíncronas. Mas no vídeo que fiz aqui no canal tem tudo explicadinho :)
Parte 1: ruclips.net/video/lUVureR5GqI/видео.html
Parte 2: ruclips.net/video/WHruc3_2z68/видео.html
Muito bacana!
Pergunto pra vc que é uma estudante e profissional já consolidada, qual curso fazer?. estou com dúvidas entre Engenharia de software, Ciencia da computação ou até mesmo um técnologo de analise e desenvolvimento de sistemas. to começando mas já tenho algumas noçoes de phyton e java.
Oii João, acabou de sair um vídeo no canal respondendo essa pergunta e explicando a diferença entre esses cursos 😊
ruclips.net/video/_Jd-1NlJn6U/видео.html
Parabéns pela live, Fernanda! Show 👏
Obrigada Gerusa!! 😊
Ela é júnior no Itaú, na empresa onde eu trabalho ela passaria por pleno fácil. Talvez até sênior.
essa menina é no mínimo pleno, apesar de nao se falar tanto e se usar mais mid-level, pra mim ela ja passou da junioridade com folga, tanto que consegue ensinar a outros juniores com relevante maestria
Muito bom!
muito bem explicado e demonstrado, ótimo conteúdo [:
Eu quebrei que tava tudo certo e assim que ela perguntou a live travou kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@guilhermeestimo3284 primeiro ponto: Robert C. Martin enfatiza que a arquitetura deve proteger as regras de negócio das dependências externas, permitindo que decisões tecnológicas sejam tomadas posteriormente ou mudadas sem impacto direto no domínio. Isso reflete a ideia de que o domínio não é completamente isolado, mas as dependências são invertidas para que as regras de negócio permaneçam independentes e protegidas.
segundo ponto, como disse acima: domínios devem ser coesos e acoplados de forma FRACA ao mundo exterior!
terceiro ponto : quando Robert C. Martin cita tecnologia em seus livros é muita mais abstrato do que você pensa!
você pode discorda o quanto quiser, sua opinião não reflete a realidade e muito menos o pensamento do Robert C. Martin.
Fala sobre estrutura de dados e complexidade
Seu conteúdo esta me ajudando demais obrigada
Que bom Monique! Fico feliz em ajudar 💜
Vc é meio doidinha, eu gosto disso. Parabéns e cada vez mais sucesso!
Ahahah obrigada Felipe! 💜
Muito bom
Cara que video foda
Muito bommmm ⚡️
Valeuuu! 😊
É uma pena ver tanta aplicação por aí com regra de negócio até no gateway
Mané Clean Architecture, aqui é eXtreme Go Horse! 💪🏼🐴
Sotaque do nosso rio grande é inconfundível "né "
Hahahah simm
Júnior? Onde que essa guria é júnior? É no mínimo pleno com certeza.
Júnior sou eu que entende o básico de arquitetura de software... e morre para desenvolver um sistema básico. kkkk
👏👏
titia, e meu limite no cartão?
😅
mâs
Essa é chorume raiz, cara de zumbi e olheiras...dev top true é assim 😅😊
hahahaha
kkk Se você quer saber se é dev raiz é só olhar isso na pessoa 😅😅😆😆
Algumas coisas foram relatadas de forma errada, os casos de uso respondem a uma solicitação do usuário, e os controllers têm as regras de negócio.
Os controllers tem regra de negócio??
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ele deve estar falando brincando, tipo, deve ser ironia😂😂😂