Tenho um amigo Baixista que se vc pedir para ele colocar um Dó ele olha para você e pergunta. ( o que ????) rsrs aí vc emite um som de Dó para ele aí simplesmente ele coloca a nota de primeira kkkk
Um youtuber que também é produtor chamado Rick Beato disse algo interessante: "não interessa que as pessoas não sabem o que estão fazendo se elas conseguem fazer intuitivamente". Concordo plenamente;
brother sai dessa, faz um curso, estude com um professor, tem muitos videos on lines gratis, caso o problema seja grana, mas não perca a chance de tocar cultivando este pensamento, a guitarra mais do que tudo é prática assim como tudo na vida!!!
"Música é arte de combinar os sons" mesmo que você não saiba teoria, não saiba uma escala ou campo harmônico seu ouvido (Melhor professor que alguém pode ter) vai detectar que tem algo errado, pois a música esta na sua cabeça, você cantarola a melodia antes de executar (Ou pelo menos deveria ser assim) e como você mesmo disse no inicio do vídeo "Quando você sabe as escalas só ajuda a ganhar tempo" Pepeu Gomes disse uma vez: "Hoje eu não quero aprender a ler e escrever música pois tenho medo de perder minha musicalidade e virar um músico tecnico sem felling" não com essa palavras mais o sentido é esse. Dominguinhos não sabia ler partitura e toca divinamente Eu aprendi partitura pra tocar uns Frevos, ali meu amigo só com uma partitura kakakakka
Disse tudo! 👏👏👏 Acho que quando a pessoa se preocupa muito em usar a técnica, ela pode acabar perdendo o mais legal da música, que é o "sentimento". Talvez alguns apenas tentem mostrar que sabem usar aquele monte de escala, e acabem deixando o negócio sem vida... Estudo é bom, mas nada melhor quando realmente vêm de dentro.
Paul MacCartney também falou em medo de "engessar" sua musicalidade, se fosse estudar. Na minha humilde opinião, o receio dele, do Pepeu, etc., é infundado. O estudo irá exatamente potencializar o sentimento, o "feeling", a inspiração... Uma coisa não anula a outra.
Meu ex sogro era um excelente violonista, só conhecia por nome as 7 notas básicas, e só, ele solava, fazia acordes, escalas, manjava campo harmônico, dedilhava e palhetava, td no feeling,, 0 teoria e 50 anos de prática DIÁRIA (literalmente)
meu pai é músico de jazz a 57 anos.... tem um documentário sobre ele chamado "" zezinho da guitarra- uma vida feita na guitarra''. ele tocou com ícones da bossa nova e do jazz e não tem nem ensino médio, muito menos estudou alguma faculdade de música. aprendeu no instinto tocando com outros caras bons. ainda desenvolveu uma maneira de se diferenciar dos demais tocando em bloco, poi na época estava com 40 anos e haviam muitos guitarristas bons. a fim de diferenciar começou a tocar em loco. hoje com 78 anos ele come a guitarra. pq eu disse tudo isso? pra responder a pergunta do vídeo : '' Quem estuda é bom sim.mas quem nunca estudou e come o instrumento ...pqp... é alienígena... as vezes toca até mais do que quem estudou.
Salve Rodrigo, grande abraço. O grande David Gilmour, em um documentário, fala sobre isso e afirma que não lê partitura, e o cara é um multi-instrumentista e é muito bom em vários instrumentos.
O Gilmour é de longe um dos melhores guitarristas de todos os tempos.O cara sabe colocar o sentimento e a alma em cada música. Até o Dave Mustaine disse uma vez:"Mais vale uma nota tocada por David Gilmour do que mil notas por segundo."
Técnica ajuda, e muito na instrumentação, na reprodução. Mas para criação, não está diretamente relacionado porque o Dominguinhos tocava qualquer coisa na sanfona, inclusive clássicos. Porém ele não conhecia nada de teoria. Partitura passava longe dele. Para mim conhecimento nunca é demais.
Acho que todos sanfoneiros "das antigas" e famosos não tinham conhecimento musical. Oswaldinho do Acordeon conhecia música, mas seu pai, Pedro Sertanejo, tocava "de ouvido".
Hendrix, negro em pleno aparthaid nos EUA. Será que teve acesso aos estudos ou usou sua intuição? Mozart mello um dia disse que blues é como samba, música de alma, e Hendrix pode ser encaixado nisso? Hendrix estudou ou criou?
@@DanielRuschel Eu não conheço a vida dos blues men... Mas têm muitos compositores brasileiros que a realidade é essa... Não sei o número estatístico disso... Mas li que muitos, como o Elvis, aprenderam música nas igrejas protestantes... Pat Bone, Little Richard entre outros têm dissidência de igrejas...
Eu acho que mesmo que o guitarrista não estudou a teoria, ele deve ter um bom ouvido para perceber se as notas estão dentro dos padrões, se é que me expressei bem !
Eu também nunca estudei teoria, e pra mim é gritante quando algo está fora na música, mas tudo isso por quê recebi um conselho extremamente valioso quando era mais novo ... um cara na minha rua era guitarrista e ele sempre falava, "Não escute uma música simplesmente por escutar, tente entender o que está acontecendo ali, tente escutar não apenas a guitarra, mas todos os instrumentos, baixo, bateria, caixa de fósforo etc ...."
David Gilmour tmb, relatou num documentário... E se não me engano, o Rick q sacava bem de jazz. Música a meu ver é MUITO SENTIMENTO, vejo muito guitarrista q toca 300 notas, sabem todas as escalas, e eu não vejo nada demais... 😪... Não porque eu seja um fã de Pink Floyd e Gilmour, mas... Gilmour tem muito sentimento em seus solos...
Uma vez eu vi o Brian May dizendo em algum documentario que ele procurava ''pensar'' no solo que iria compor, e depois tentar passar para a guitarra, entao basicamente ele compunha o solo na mente, e depois ''tirava'' na guitarra para gravar... e eu acredito que vc consegue compor com mais essência pessoal fazendo isso, pois se vc pensar em escalas pra compor vc ficara preso e nao usara a criatividade real. Abraham Laboriel disse em uma entrevista que ele estudou todas as escalas importantes, mas que na hora de compor ele tinha que esquece-las
Quando eu era adolescente, tentava tocar guitarra e sempre ignorei essa questão de teoria, achava um saco kkk agora aprendi a gostar. Eu acho que mesmo os caras que não sabem teoria, de alguma forma conhecem como ela funciona. Esse "feeling" de saber qual nota fica boa ou não, eu penso que seja como saber falar uma língua materna: vc pode falar muito bem, sem fazer ideia da gramática. Mas se vc estudar ela, pode ir longe. Eu penso bastante por ex nos compositores clássicos, como Beethoven, Chopin etc. Com ctz sabiam teoria de cabo a rabo, e isso não limitou eles, pelos contrário.
Mas quando você conhece pelo menos as escalas, extrair esse som da sua mente fica mais fácil. Muito músico compõe assim... Se tu ver o Nelson Faria improvisando na guitarra, ele consegue com muita facilidade solfejar antes de fazer o exato mesmo som no violão/guitarra.
De fato, mas de forma alguma saber mais iria limitar alguém. O mais provável é que eles estejam abaixo do máximo potencial, mas nunca irão desenvolver até lá por falta de teoria.
Rodrigo, não sou guitarrista, arranho um pouquinho de nada um contrabaixo, mas curto demais seus comentários e dicas. Aprendo muito com isso, obrigado brother.
Sou músico, estudei 1 ano de violão clássico e 6 meses de guitarra e mais nada...o resto tudo na raça. Aprendo até hoje com 52 anos (comecei com 7). Acredito que o básico você precisa saber, depois só o tempo dirá.
@@thalesmiranda8459 Também tenho preguiça de treinar partitura. Igual disse o genial Frank Zappa, sou enquadrado na categoria de músico preguiçoso. (kkkkk) Não deveria admitir isso, mas sou obrigado a fazer. Não vivo de música, então, não é tão vergonhoso. Estou desenferrujando no violão, falta retomar a guitarra. Conheço um tanto de escalas, mas melhor tablatura do que partitura para mim. Quando estudei violão clássico, era obrigado a tirar as músicas na partitura, e cheguei a tocar Bourée, de J. S. Bach, música celebrizada por Jethro Tull, e outras partituras clássicas também. Mas, aí o Rock falou mais alto. E já vi também, em documentários que Phil Collins, baterista genial, não sabe ler música. Ele também canta, produz e faz outras coisas diversas em música além de tocar bateria super bem.
@@RGMORRONE show mano! Eu tenho um aplicativo que ajuda a ler partitura usando o Piano, mas dá pra usar pra ler partitura de violão e guitarra também, desde que você saiba as notas do braço. O nome dele é Simply Piano, baixei apk modificado de RUclipsrs por que tem que pagar, kskdkkkskk... Mas eu tenho ele e faz uns 2 ou 3 meses que não entro nele 😬😅
pois é, mas depois de grande, se não souber escrever continua analfabeto. Músico que não conhece a teoria musical são crianças fazendo gracinha para papai e mamãe
Disse tudo! A teoria é o que universaliza a linguagem musical, essencial ao músico profissional. Por outro lado, não é essencial ao artista. Pois artista é quem cria, e existem muitos destes, como os citados no vídeo, que criam ótimos sons, sem ter estudado a fundo. E artistas precisam de bons músicos para acompanhá-los, e garantir qualidade profissional a execução da obra. Sem desmerecer interpretes, alguns são capazes de recriar obras, a ponto de superar a original. Teóricos sem capacidade criativa, só acompanham as gracinhas do artista, ou são covers destes!
@@TeleVsom kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vc ta zoando ne? é essencial ao artista sim porraa, vc quer chegar la e ir testando tudo sendo que a teoria ja mostra o que funciona melhor de acordo com o tonalismo ou ate atonalismo.
@@TeleVsom eu ja pensei assim, depois eu vi que eu era burro e cabeça dura de nao querer aprender teoria, sendo que a teoria me ajudou muito a compor musicas mto melhores. sou compositor entao no meu caso a teoria faz muita diferença.
A música, propriamente, veio antes das recomendações teóricas da música. Mas é inegável que o conhecimento de teoria musical é uma joia inestimável, especialmente, no processo criativo. Muitas vezes, ao considerar uma determinada recomendação teórica, você se surpreende com o resultado. É, exatamente, assim: você pensa uma coisa, mas ao ajustar aquilo que você pensou a um campo harmônico, uma consonância, o resultado fica melhor ainda. Sem falar que cansaço no estudo da teoria musical vem quando você se vê tendo que decorar os conceitos. Quando você entende a lógica de um determinado conceito, você vê que é mais simples do que parecia e vê que pode até se divertir brincando de aplicar aquela lógica em várias tonalidades, mesclar os conceitos só p'ra ver como soa e por aí vai Mais um excelente vídeo, Rodrigo! Obrigadão!
A diferença entre o guitarrista criador e o executador , executar algo que já foi criado é apenas uma questão de treinar e repetição , criar um solo como esse de Man in The Box aí é preciso alma e felling aí já é outro departamento.
A Teoria Musical é essencial, lógico. Pois, ela dá a parte técnica da Música. Mas, pelo que eu percebi quando era adolescente, e também vi na prática, os melhores músicos são aqueles que começam pegando música, aprimorando o ouvido musical. Conheci pessoas que eram músicos extraordinários, e só depois foram estudar Teoria Musical. E vi caras que eram formados em Música e, além de ser fraco em termos de técnica, também eram ruins pra pegar música de ouvido.
O que está me parecendo, ao ler vários comentários, é que estudar teoria é bobagem, fecha o ouvido ao invés de abri-lo. Não concordo com essas coisas. Estudar teoria musical só vai aumentar as possibilidades de um bom músico. Dá trabalho, mas vale a pena. O problema pra mim é outro: ficar só preso na partitura. Mas, a partitura em si, não tem qualquer problema. Se alguém sabe ler música, terá acesso a muito material escrito de boa qualidade. E muita gente abomina o estudo de leitura musical simplesmente por preguiça em estudar.
@@Galloss1936, acho que não seria uma abominação, eu concordo plenamente contigo na questão da teoria ser essência pro músico, mas acredito que antes disso tudo vem uma inspiração própria, e depois vem o aperfeiçoamento da inspiração própria com a técnica, tentando achar seu próprio sentimento dentro da técnica.
@@Galloss1936a teoria é de extrema importância, mas já conheci músicos que só se sustentam pela teoria, e cara desejo que vc nunca encontre alguém assim, e que ngm que tenha o mínimo de sanidade encontre. Tudo que essas pessoas tocam parecem estrupo sonoro, dói os ouvidos e dá ânsia. Pq parece que o sujeito não tem sentimento algum tocando, não sabe expressar nada dentro do instrumento, por isso precisa de um papel como se fosse um computador criptografando um código e memorizando pra se colocar em output na tela. Famoso músico receita de bolo. Mas é inegável que a teoria é essencial, pq músicos que não tem teoria simplesmente acabam no ostracismo tbm. Logo acredito que teoria musical e inspiração andam lado a lado, porém devo reforçar que a inspiração é muito mais importante.
UNS SE FORMAM EM MÚSICA NA FACULDADE E SEGUEM A CARREIRA NO MÁXIMO COMO PROFESSORES. OUTROS APRENDEM A TOCAR VIOLÃO BÁSICO COM O MÉTODO COMPRADO NA BANCA DE REVISTAS E SE TORNAM GRANDES ARTISTAS DE SUCESSO,
Um em um milhão que aprende a tocar violão básico com o método comprado na banca de revistas se torna um grande guitarrista... Não é nem de perto a proporção em qualidade de formados.
@@marcosgabriel1045 Elvis somente com seu violão folk se tornou o rei do rock. A questão é ser um instrumentista virtuoso, que toca mil notas por segundo, sabe toda teoria musical, lê uma partitura de cabeça para baixo e fica se gabando como muitos no youtube.
@@WILSON-sd8pc Eu entendo e concordo que ser um instrumentista virtuoso não garante que seu trabalho seja relevante, faça diferença para as pessoas, seja uma arte consumida. A intensão do que falei foi de lembrar que ESTUDAR É NECESSÁRIO, porque ninguém nasce sabendo, mas isso não significa que é preciso saber partitura ou fazer uma faculdade, sendo AUTODIDATA TAMBÉM SE APRENDE. Um problema é que existem muitas pessoas que desacreditam na relação da ARTE e do CONHECIMENTO, que artista não precisa estudar, que só é possível ser artista se for um gênio que nasceu com um DOM RARO. Mas claro que, como arte, repetir algo que já foi feito por outras pessoas não o torna autêntico, torna a música robotizada e "sem graça". Como pessoa que defende a EDUCAÇÃO, acredito que ESTUDAR te torna melhor, não O MELHOR, e isso serve para qualquer músico, seja ele um cara fantástico como os citados no vídeo, quanto para aqueles amadores que fazem suas músicas com aqueles mesmos 4 acordes. Abraços ai!
Raro de acontecer, muitas vezes quando acontece, apesar do sucesso, já que sucesso nao é sinônimo de qualidade, são músicos limitadissimos. Vemos por exemplo esses cantores de sertanejo universitário, vários começaram com revistinha , são famosos claro , mas pra tu achar um realmente bom e qualificado tem que penar.
Ouvi dizer que Milton Nascimento não sacava muito de teoria, mas tinha um ouvido fenomenal. O que explica porque as músicas deles são tão modais, tipo Debussy.
E esse assunto também existe no mundo do Jazz. Dave Brubeck, que considero o maior gênio do Cool Jazz, também não sabia ler e escrever partituras. Quando se formou na escola de música, só deram o diploma a ele, depois de prometer aos seus professores, de que nunca iria ensinar ninguém profissionalmente. Era um gênio nato na música.
Depois dessa, considero Jerry Cantrell mais gênio ainda do que já considerava. CLARO que não estou dizendo que teoria não é importante... Que não se confunda.
Não assisti ao vídeo porque não curto o Rodrigo Flausino, mas li seu comentário sem querer e veio bem a calhar porque escutei Alice in Chains sem parar essa semana que passou. Ele é mesmo genial!
@@AlexCruz-bg2fo Sim! Com todo respeito ao Layne (que era incrível também, um dos melhores que já ouvi), mas pra mim Jerry é e sempre foi a espinha dorsal do AIC. Se fosse ele que tivesse morrido, a banda nunca mais voltaria, ou seja, morreria junto.
Jerry Cantrell é incrível demais... Tô nem aí pro que falam dele, sabendo teoria ou não, ele e o Kurt Cobain nos trouxeram melodias maravilhosas, o que pra mim, importa o que agrada aos ouvidos e tem um feeling.
Vi algo uma vez sobre o guitarrista do Queen ter dito que quando o músico vai compor, ele tem que ser também o cara que houve, porque nem todo o público tem conhecimento musical e aí a sonoridade que sai, por mais que não seja técnica, soa lindamente aos ouvidos de quem escuta
8:56 - Mais comum do que se imagina. Até com outros instrumentos. Eu, por exemplo, quando moleque queria estudar teclado para tocar rock/pop. E a professora vinha com as partituras de "Parabéns pra você", "Oh Minas Gerais" etc. Desisti meses depois...
Eu sempre fui auto-ditada mas acabei aprendendo a ler partituras.. Isso ajudou bastante nas composições e nos solos de guitarra, violão etc... Teoria é muito importante, mas a prática é que define o quão bem vc tocará...
Excelentes dicas Rodrigo. Você é um grande e verdadeiro músico. Passa todas as dicas sem se preocupar com a frase que alguns usam: "Entregar o ouro." Quem é grande como você, apenas tem o prazer de ensinar, sem uma preocupação ou medo egoísta. Parabéns!
Não disse a respeito do principal quitarrista que pisou nesse planeta, Jimi Hendrix, ele mesmo disse em entrevista que nunca nem olhou para uma partirura
Fala nao vei eu assisti um show do Hendrix, ele foi tocar uma música senao me engano Spanish Castle Magic, aparece ele contando os trastes até chegar na pestana do Si ou Dó sei la, tipo 1,2,3,4,5... eu pensei esse cara tá zuando só pode, cara tá contando os trastes vei, puts....é um show dele em preto e branco em Stockholm eu acho.
@@dominifreitas6570 desse tipo msm, só que ele era acima da média mano, eu ouço as músicas cara e penso puts de onde esse cara tirou essa nota...tinha um troço meio de outro mundo naquele cara haha
É aquela coisa né, qnd vc está compondo uma música vc pode ir na tentativa e erro numa boa, testando as notas, o mesmo acontece com as cifras q lemos, basta ouvirmos alguém tocando e saber a cifra q tiramos a música de boas. Mas vc quer por exemplo modificar o tom da música pq acha q n tá soando bem a questão "sentimental", ou fazer uma composição para vários instrumentos, aí fica complicado vc n entender da teoria dos campos harmônicos e de partitura.
@@big.lobo27 Eu te entendo. O Hendrix é considerado um ícone por tudo o que ele escreveu. Ele tocava sob o efeito de muita heroína e álcool. Imagine vc ao vivo em cima de um palco, vai ter um momento que vc não vê nada mesmo. Mas o legado dele em uma época em que ninguém fazia o que ele fez é o que torna único. É igual hoje em dia fórmula 1 o Lewis Hamilton tem 7 títulos e deve passar o Schumacher tbm com 7, mas de quem o pessoal lembra? Do Aírton com 3 títulos pois na época dele o cara era um monstro. Se o Aírton corresse hoje ele teria 10 títulos sem dificuldades.
Concordo, mestre, tem que estudar sim. O equilíbrio, no meu entender, é fundamental. O grande e influente BB King não sabia nem fazer acorde. Ele contou isso numa entrevista, em que comentava o trabalho que fez com o U2. Prova de que o feeling e a intuição contam muito. Mas eis a lição dele, ao final: estude escalas! Ele reconhecia que, se tivesse feito isso, teria sido muito melhor. Mãos à obra então! Valeu, Rodrigo, abraço!
Concordo em cem por cento com você. Rodrigo Flausino se acha o melhor guitarrista do mundo. Se brincar ele coloca defeito em Hendrix, Roy Buchanan, Robert Johnson... Ele acha que está acima de todos esses caras.
A maioria das bandas famosas de Heavy metal e seus instrumentistas que surgiram nos anos 60,70,80 é fácil notar que não existe teoria musical, era muito instintivo, alma musical juntamente com substâncias ilícitas que ajudavam em suas criações, rs. Teoria e harmonia veio com algumas bandas de rock progressivo!
@@Mateusvasconcelosguitar Ah sim, podemos citar diversos que tinham conhecimento, estamos generalizando e me refiro muito dentro do metal. E obviamente que vai ter um ou outro também, porém estamos analisando num âmbito geral.. Se pegar Elvis, Beatles, ninguém sabia tocar nada e foi longe nesta pegada. Dentro do Heavy, Richie Blackmor, Tony I., Uli J Roth, KK, Tripton, ninguém estudou nada.. Instinto puro, sempre vai ter exceções , como Michael Shenker que vinha de uma família toda musical. Aí vamos falar de guitarristas de carreira solo, vamos achar diversos q estudaram.. Mas em suma, a maioria não sabia nada de teoria em sua origem.
William Paiva está enganado. O blues é derivação do boogie, produto da cultura afro-americana de escravos recém libertos, que viviam nas ruas em condições precárias, sonhando pegar o trem e fazer a vida. Aprenderam a tocar nas ruas, através de repetição e erro. O que não deixa de ser um estudo, mais prático e menos teórico... na igreja tocavam gospel.
Há músicos sem estudo que fazem sucesso, e há músicos cheios de teoria que fracassam e vem pro youtube distribuir ódio gratuito. E há músicos que estudam e são muito modestos. Parabéns ao canal e aos gênios da música.
Outro guitarrista também bastante virtuoso desde jovem é o Zacky Vengeance do Avenged Sevenfold. Ele mesmo diz que nunca costumou praticar guitarra e teorias musicais diariamente como o Synyster Gates. Acrescenta ainda, que suas partes dos solos das músicas da banda é o Synyster Gates quem o ajuda a executar seus trechos, pois ele nunca se importou em "fazer a coisa certa", mas sim, seguir a própria intuição e agradar aos ouvidos. Porém um detalhe bem importante, é que na música "Warmness on the soul" o Syn Gates ainda não estava incluído na banda, então, foi o próprio Zacky quem compôs e executou o solo e que, mesmo sem conhecimento nenhum, é um solo bem melódico e bonito de ouvir.
Já que você falou do Billy Sheehan, o próprio Steve Harris já cansou de dizer que não faz a mínima ideia o que é uma escala, porém eu acredito que o Adrian Smith deve ter ajudado muito o Steve a acertar um ou outro detalhe de harmonia melódica aqui ou ali (exemplos bem práticos seriam músicas como To Tame A Land e Seventh Son Of A Seventh Son, a música).
Nem o próprio Adrian Smith sabe kkk li uma entrevista que ele não manja muito, inclusive, ele deu dicas pro Dave Murray, mas só do cara ter criado o solo da Stranger in a Stranger Land, já basta tudo.
@@rodflausino totalmente equivocado sua resposta mas blz Fazer vídeo com a obra dos outros é fácil...... difícil é ser um pouquinho de que cada guitarrista que vc citou aí. Abraços
@@rodflausino fazer vídeo realmente não é fácil não..... tô ligado......voltei a estudar bateria depois de anos e tô ligado das paradas....... Mas Rock'n roll é Rock'n roll ne cara
3:20 Aí eu vou ter que defender o carinha do Alice in Chains: ele pode muito bem ter composto uma música que usa escala pentatônica sem saber ela. As escalas, no final das contas, têm uma lógica musical por detrás delas e é natural acabar usando instintivamente (experiência e erro). Não sei se foi o caso dele, mas eu mesmo fiz uma musiquinha bobinha na época que eue estava começando, mais tarde fui descobrir que era um trecho de uma escala que eu não conhecia na época... heheheheh
Eu já vi um analfabeto afinar um violão em 3 minutos e tocar um som mais limpo que muitos por ai, mesmo sem saber tocar nada. A família dele é cheio de artistas nesse nível.
Esse vídeo aqui vai estimular muitos jovens a entrarem no mundo da guitarra, que poderiam se sentir desestimulados ao começar pela teoria. Ótimo vídeo!
Dave Brubeck foi um um dos maiores pianistas de Jazz em seu tempo, e não lia partituras. A vantagem em "saber ler", é que você não vai depende de alguém para lhe ensinar uma determinada música.
O Kirk Hammett estudou violão clássico e inclusive as aulas que teve com o Satriani também eram para se aprofundar nisso. Naquela excelente biografia do Metallica escrita pelo Mick Wall isso é citado.
Rodrigo, você mencionou Eddie Van Hallen, pois ele mesmo admitiu em uma entrevista em uma entrevista no The Smithsonian's National Museum em Março de 1997 - "What It Means to Be American" que não sabe ler música. Conta como foi sua chegada na America, como começou a banda e também fala de seu relacionamento com Les Paul, como eles trocavam informações sobre como produzir uma guitarra.
Jerry Canthrell toca muito bem ,todas às vezes que eu o vi tocando ,percebe-se que ele não erra nenhuma nota e nem improvisa os solos, sempre Faz igual no estúdio, sem contar que compôs grandes músicas no Alice in Chains...
Vamos lá, Rodrigo. Você pediu temas... - Guitarristas que fabricam suas próprias guitarras - Uso da guitarra por músicos de vários estilos. - Guitarristas compositores. Os melhores. - As técnicas mais originais de composição para guitarra - Melhores apresentações de guitarra em orquestras - Melhores designs de guitarras do mundo - As 5 guitarras mais decoradas do mundo - Guitarras que funcionam em aparências muito loucas - Os dedilhados mais rápidos de guitarristas - Efeitos mágicos em guitarras - O uso da guitarra no oriente... Pronto. Tirei de minhas curiosidades pessoais. Confira se existem videos afins. Temas muito comuns. mas... Créditos? Naim Freitas
@@bruno000000100 pse, e ele n tinha feito nada de aula de canto. Ele conseguia passar a mensagem e de uma forma bem contagiante, por causa dos gritos tbm. Isso q era o diferencial dele.
MTS professores de canto q eu ouvir dizer falam q ele cantaava de uma forma bem errada, assim como o chorão do cbjr mas oq importava msm era o sentimento q ele queria passar com aquilo e lembrando q Kurt queria ser reconhecido não por ser um grande guitarrista e sim por ser um grande compositor
@@melhorestutoriais3286 sim, ele cantava bem, quero dizer n era perfeitamente afinado, mas era bonito de ouvir nas musicas calmas e empolgante e animador ouvir os gritos. O axl tbm cantava muito bem, mas de forma errada, por isso a voz dele tbm lascou.
Kurt não sabia nem o nome das notas que tocava, ele não era um guitarra virtuoso mas era um gênio na arte da criatividade, técnica não é tudo. Existem muitos guitarrista super virtuosos e cheios de técnica por aí mas que não tem o feeling que Kurt tinha mesmo com riffs simples e que são lembrados até hoje.
Bacana seu vídeo Rodrigo!! Sou Produtor Musical a 28 anos e Músico com Formação Vc mencionou esses artistas da música e realmente mesmo sem a teoria presente entre eles, criaram belos solos e construíram uma carreira influenciando algumas gerações rsrs !! Toquei muito o Rock anos 80's e 90's e com certeza aprendi muito Na época os guitarristas eram bem melódicos e uma expressão de interpretar os solos incríveis mesmo!! Bom eu posso dizer que aos 12 anos até os 25 curtia muito Solos rápidos e tal rsrs! treinava 12 hrs por dia para alcançar a velocidade dos grandes guitarristas rsrs !!! Mas foi muito bacana e importante para o meu crescimento musical Então aos 26 anos percebi que tocar super rápido e limpo não era tudo rsrs!! Então realmente senti que precisava mudar meus conceitos e atualizar novos estilos, diria uma linha mais harmoniosa e complexa !! Foi ae então que comecei estudar o Jazz Fusion E com isso aprendi a reproduzir uma outra sonoridade atingindo um outro nível musical me dando muito mais criatividade e explorando muito mais a linha Harmônica !!! Bom é isso ae meu Brother ! Parabéns pelo vídeo mais uma vez !! e desculpe pelo texto grande nos comentários rsrsr! Mas quis compartilhar com todos vcs um pouco sobre a minha história Musical !! Bom aqui está um link de um arranjo anos 90's muito criativo que regravei todos os Instrumentos !! É uma levada progressiva mas ao mesmo tempo muito melódica !! ruclips.net/video/PEn5e2oAtbU/видео.html Grande Abraço e aquele LIKE garantido meu Brother !!!
Excelente video,você consegue passar tudo isso sempre de uma maneira leve e descontraída. e você está muito certo,estudar é bem importante mesmo se tal guitarrista famoso nao fez. eu costumo tocar mais de ouvido mas estou estudando outras escalas bem difíceis que é algo que sempre vai somar e la na frente me ajudar, eu gosto de ler a partitura somente em trechos da música onde eu nao tenho a certeza absoluta das notas como solo exageradamente fritados por exemplo.
Muitos consideram que não saber ler partitura é a mesma coisa que não saber teoria musical, mas esse conceito é equivocado. A leitura de partitura é uma parte (importante, é verdade) do conhecimento da teoria musical, mas que não representa em si a totalidade do conhecimento teórico. Pode se aprender todos os acordes, ritmos, escalas, modos litúrgicos, harmonizações diversas, entre outros, sem no entanto saber a diferença de uma clave de fá pra uma clave de sol.
muitos não sabem improviso ou teoria musical mas sabem ler partitura bem pontuado... inclusive muitos precisam aprender como desenvolve técnicas de improviso, inclusive tirar músicas de ouvido , oq pode ser um fardo para muitos q entraram na teoria musical antes de saber se tinham vocação para música e fizeram o processo inverso e tem dificuldade em tirar música e ouvido. eu já presenciei professores de piano com essas dificuldades
@@RenatoRock exatamente! Sei de músicos que se tirarem a partitura perdem o próprio chão e vi camarada tocando violão instintivamente e fazendo um som de atrair pessoas que passavam no local. rs
@@edufriguetto4466 Se é assim, então eu conheço muito músico "alfabetizado" por aí que não serve nem pra limpar os sapatos de muito "analfabeto" musical. Se você tirar a partitura da frente de muitos deles, não sai nada. Não são capazes de fazer um improviso, tampouco tem a técnica, o ouvido, a versatilidade, a musicalidade e o swing dos "analfabetos"; são duros. Claro que não estou generalizando, nem dizendo que o conhecimento de leitura musical deva ser desprezado. Só não acho que ele seja um conhecimento indispensável pra qualquer músico, nem acho justo que a falta desse conhecimento seja motivo para se desvalorizar um músico. Não sei hoje em dia, mas há algumas décadas assisti a uma entrevista do Djavan, na qual ele dizia que era ele próprio quem criava os arranjos da sua banda, nos mínimos detalhes, mesmo sem saber ler música. Abraço!
Uma coisa é quando o cara genial ‼️Mas se o cara tiver técnica, e souber teoria/ler partitura obviamente ele será melhor... Mas uma coisa é você criar, vemos muitos músicos excepcionais, mas não sabe criar... Mas copiam qualquer coisa...
Eu não estudei música... Apenas amo muito. Não sou músico mas brinco alguns instrumentos e tiro de ouvido. Adoro cantar mas é muito difícil cantar sem um bom equipamento. Não fiz aula de canto. Quando vejo um músico fazendo exatamente igual a gravação de Studio eu fico fascinado. O show do Gamma Ray de aniversário de 30 anos é o melhor que já vi na vida, qualidade 1000%. Não sei se foi refeito em Studio ou se é na íntegra. Mas se é realmente ao vivo é magnífico. Não sou contra improviso,e nem ligo se teve erros ao vivo até porque não dá pra soar perfeito sempre. Mas quando ouço ao vivo às vezes até melhor que no Studio eu piro. Tipo Manowar, Maiden, Fábio lione, Dio entre outros... Além de ser extremamente difícil fazer ao vivo, têm também o tempo. Uma música é diferente de uma turnê. São gênios da música!!!
Eu penso o seguinte: teoria não prejudica ninguém. Só enriquece. Se o cara tem criatividade, só vai usar o conhecimento técnico em seu favor, não vai se deixar aprisionar pela teoria.
@@PuritaniaBathory _Se o cara nasce com talento e estuda aí FICA FODÃO e toca sabendo o que está fazendo....QUANTO A PARTITURA: Se o cara quer ser um guitarrista de som próprio (De banda própria) Não precisa partitura, ENSAIA E TOCA. Mas se a proposta é tocar para terceiros (Exemplo: Estúdio, Orquestra, etc...) Aí não adianta ser o FODÃO DA ORELHA precisa além da orelha saber ler. Conheço alguns guitarristas (E músicos de outros instrumentos tbm) que vc conta 1-2-3-4 ele sai tocando lendo de primeira....(Sem ensaio).__Coloca o "guitarrista orelhudo" numa guig que não vale improviso pra ver o que acontece!
Cara estudo importa sim, e o trabalho duro supera o talento quando principalmente o talento deixa de ter trabalho duro... não é obrigatório até pq vemos muito casos de bons guitarristas q nunca estudaram nada sobre teoria etc, mas importa sim, principalmente pra quem n tem talento, daí vem a prática, e a prática leva a maestria.
Não sei se o Bruce Dickson sabe ler partitura, apesar de ser um grande músico, agora que ele estudou pra pilotar avião como um Boing 737, com certeza!!! Kkkkkkkkk
O feeling resume tudo que é técnico pelo sentimento, quem sabe, sabe! A harmonia do que tu toca se percebe pelo ouvido, pelo que tu sente tocando, se tocar uma nota errada tu vai ter a percepção na hora que não ta certo, sem precisar de nada escrito...Óbvio que ter conhecimento sobre partituras ajuda, mas quem não tem essa percepção direta pelo ouvido/sentimento tem muita lenha pra queimar antes de mencionar saber partituras ou não...
Penso que o que o que faz a diferença é o guitarrista que consegue aliar teoria & sensibilidade. Exemplos: Randy Rhoads, Rik Emmett, Zakk Wylde, Richie Kotzen, Edu Ardanuy...
Não sei explicar, eu amo muito musica e comprei um teclado a um pouco menos de um ano atrás... No inicio eu estudei mais músicas e tudo mais, e tinha como robby criar solos. Eu imventava algo na minha cabeça desde acordes a arpejos sem nem saber o que era um arpejo, e tirava no teclado. Agora que começei a estudar teoria, percebo que apesar de não fazer isso conscientemente antes, existia uma densa base de teoria sobre meus solos. A musica é realmente impressionante
eu fiz aulas de guitarra uns cinco anos e tudo que eu fazia era fritar no solos kkkk, só depois de três anos que eu parei de fazer aula e voltei a tocar por conta própria é que eu realmente aprendi as notas kkkkk
Acho legal saber o básico, fiz aula tbm alguns anos... no começo queria levar como profissão mas acabou virando só hobbie. Sabendo pelo menos penta, escala maior e menor e arpejos (Em todo o braço) junto com CAGED já dá pra se virar muito bem. E no ao vivo ajuda mt pq se tu erra um solo decorado e n sabe absolutamente escala nenhuma, pelo menos consegue ficar numa notinha ali dentro da escala.
Cara que enquete legal ! Eu sou a favor a duas tendências: É preciso estudar quando o guitarrista não tem o dom natural de tocar por si, com o conhecimento adquirido ele pode fluir profissionalmente. Em relação aos "sem estudos" conheci dezenas de músicos estraordinários que tem ouvido relativo e poucos com ouvido absoluto que não precisaram estudar por ter a música enraizada de uma forma natural, alguns tocam tudo o que queremos ouvir, fazem escalas difíceis que estão corretas na harmonia. Outros são bons também mas ficam limitados... é verdade: estes tocam bem no estilo deles mas não evoluem musicamente porque se recusam a estudar para ser eclético em todas as áreas, neste caso ele vai ser bom em um estilo por exemplo Rock, Country, etc. No meu caso que toco baixo comecei a tocar sem teoria durante anos, quando percebi que estava fazendo muita besteira resolvi estudar para ficar alinhado harmonicamente com os músicos que acompanho. Hoje em dia ser músico completo precisa estudar (não digo que é obrigado a fazer faculdade), porque no dia a dia ele precisa conversar musicalmente com os outros, não somente em leitura musical também precisa discernir andamentos rítmicos, dividir compassos. A sacada do estudo vai ajudar ele ministrar Workshops, não passar vergonha em Lives... Trabalhar em Estúdio de Gravação e perder menos tempo para tirar uma música com a simples leitura de uma partitura. Manos sigam o exemplo do Baixista Abraham Laboriel: se formou na Berklee College of Music, tendo o dom nas veias e mais com o estudo se tornou um dos baixistas mais solicitados no mundo em gravação em estúdio, ele já gravou com todo mundo da elite da música como Michael Jakson, Steve Wonder, Quincy Joney e outros.
Flausino, eu costumo dizer que há dois tipos de músicos: o músico por vocação e o músico por invocação (aquele que se invoca que vai ser músico, mesmo sem ter vocação, e acaba aprendendo). Para o segundo tipo a teoria irá ajuda-lo muito a tocar bacana. Já para o primeiro vai possibilitar expandir mais ainda sua habilidade natural. Legal teu canal, cara. Sou baixista mas cai aqui sem querer e já me inscrevi. Parabéns, mesmo!
Rodrigo, veja a possibilidade de você falar do grande Roy Clark e o porquê a grande mídia e as grandes revistas não o mencionam como um grande guitarrista e quem da música ele pode ter influênciado, além do tipo de guitarra q ele usava.
Dream Theater é uma banda muito técnica, acho que é inquestionável que os caras são músicos de primeira linha, porém eu já fui no show deles sinceramente é meio tediante. Prefiro um Black Sabbath ou AC/DC ao vivo.
Caramba, achava que só eu tive essa sensação! Hahaha Quando os caras metem o solo, pessoal só fica calado olhando.... Não dá pra pular nem nada, só admirar mesmo.
Ele quis dizer que o kirk entrou para a banda praticamente durante a gravação do primeiro disco, tanto que o mustaine tem crédito de musicas inclusive no segundo disco.
Com certeza ajuda. E muito!!! Mas só não devemos nos apegar apenas a partitura, mas quando conseguirmos trabalhar percepção musical e usar junto da leitura de partitura, tudo flui com muito mais facilidade.
Adorei seu video,gosto de guitarra e saber mais sobre elas e seus dominio è uma grande conquista,e o q vç falou fez muita diferença no conhecimento,espero aprender mais..valeu
Não tem melhor e nem pior....(Independentemente de TALENTO) Existem propósitos diferentes...Ex. Quer ser músico de som próprio? Ok.....ENSAIA E TOCA.....Quer tocar TUDO E PRA TODOS? ....Tem que além da orelha saber ler sim...(Talento + Estudo = FODÁSTICO)
@@michaeldony6334 O importante é soar bem prá quem escuta. O resto: Foda-se. O som regional é feito com talento, ou seja, no interior do país é produzido muita coisa boa, sem esses estudos técnicos. O sertanejo raiz é exemplo disso - não há tanta crítica e exigências dos grandes sábios... O rock quase não toca mais nas rádios. É só surgir uma banda da periferia que o bombardeio sem fim começa. Ou seja, os sábios rock n' roll matam as bandas underground's.
@@lucinho9143 Vc está certíssimo! Essa é a sua percepção. Não discorde dela de forma nenhuma! (Cada um entende que a sua verdade É SEMPRE A VERDADE DE VERDADE) A sua verdade te levou onde você está, Se quiser mudar para um nível acima precisa estudar a possibilidade de aprender algo novo!! Vc é o CARA!! Parabéns!!
Domingo 23/08 18h, comemorando 100k inscritos #livemetal80
Iron Maiden, Metallica, Dio, Helloween e muito mais!
Participações confirmadas:
Rafael Bittencourt (Angra)!!!
Alexandre Grunheidt (Ancesttral/Damage Inc)
Olavo Oliveira (Hardstuff)
Marcelo Saracino (Heaven and Hell - Dio Cover)
Mario Pastore (Pastore)
Paulo Roveri (Almanak)
Ricardo Flausino (Hardstuff)
Rodrigo Grecco (Hardstuff)
Sergio Faga (Children Of The Beast)
Zecão Metaller (Metalheart - Accept Cover)
+ Surpresa!
Sorteio de pedal, acessórios, camiseta, caneca e outros.
Acesso por aqui: ruclips.net/video/hW4nd5ovuQ8/видео.html
Good
Tks
Parabéns, seu canal é muito foda!!!
🤘🏻👏🏻
Tenho um amigo Baixista que se vc pedir para ele colocar um Dó ele olha para você e pergunta. ( o que ????) rsrs aí vc emite um som de Dó para ele aí simplesmente ele coloca a nota de primeira kkkk
O Steve Harris relatou em uma entrevista que não sabe escalas, mas continua genial.
Um youtuber que também é produtor chamado Rick Beato disse algo interessante: "não interessa que as pessoas não sabem o que estão fazendo se elas conseguem fazer intuitivamente".
Concordo plenamente;
Rick Beato é ótimo! O canal dele é o puro creme pra quem gosta de música
eu tenho algumas composições minhas no meu canal , poderia dar uma conferida? ficarei agradecido mesmo q nao rsrs
Grande Rick Beato....
Rick Beato é o cara!
O canal do Rick Beato é sensacional, brother
O que mais tem no RUclips é guitarristas extremamente técnicos, mas que soam todos iguais e são bem genéricos, incapazes de criar um riff.
Verdade pura
Corroboro
concordo
Pode crer !!!!
100
100% metódicos, mas mais do mesmo...
A grande diferença entre eu e esses guitarristas é que eles não estudaram e são fodas, eu estudei e não sei tocar nem um Power chord
Pois é, Fabricio. Alguns tem muito mais facilidade. O os torna especial. Mas pelo menos é legal que qualquer um pode tocar.
@@rodflausino sim, eu tento pelo menos kkkkk
Kkkkkk
Kkkkkkkkkkkkkkkk
brother sai dessa, faz um curso, estude com um professor, tem muitos videos on lines gratis, caso o problema seja grana, mas não perca a chance de tocar cultivando este pensamento, a guitarra mais do que tudo é prática assim como tudo na vida!!!
Como dizia Sr. Madruga:
"Guitarristas vemos, costumes não sabemos".
Melhor comentário KKKKKKKKKK
Mito 🤣🤣🤣
Kkkkkk
Kkkkkk
😅😂
Se o Jerry que não sabe, toca cada riff fantástico, imagina se soubesse
Mas e real. Guitarrista do soundgarden. Que ensinou ele o básico de afinação para tocar metal. Pois ele nao tinha ideia de como deixar o som pesado.
Já dizia Chico Science: "Cadê as notas que estavam aqui? Não preciso delas! Basta deixar tudo soando bem aos ouvidos"
ja dizia steve vai qdo comentou sobre o nirvana
Recife, um satélite na cabeça, flw! Salve Chico! 👏
.
Som próprio é isso!!
Podes crer.
O mais importante é você amar o que está tocando. O jazz quebrou muitos paradigmas melódicas e harmônicas, o "acidente musical" virou jazz.
Por favor, poderias me dizer mais sobre como o jazz kebrou os paradígmas, ou um PEKENO dokumentário.
O Jazz pra mim é algo sobrenatural kkkk
"Música é arte de combinar os sons" mesmo que você não saiba teoria, não saiba uma escala ou campo harmônico seu ouvido (Melhor professor que alguém pode ter) vai detectar que tem algo errado, pois a música esta na sua cabeça, você cantarola a melodia antes de executar (Ou pelo menos deveria ser assim) e como você mesmo disse no inicio do vídeo "Quando você sabe as escalas só ajuda a ganhar tempo"
Pepeu Gomes disse uma vez: "Hoje eu não quero aprender a ler e escrever música pois tenho medo de perder minha musicalidade e virar um músico tecnico sem felling" não com essa palavras mais o sentido é esse.
Dominguinhos não sabia ler partitura e toca divinamente
Eu aprendi partitura pra tocar uns Frevos, ali meu amigo só com uma partitura kakakakka
Disse tudo! 👏👏👏
Acho que quando a pessoa se preocupa muito em usar a técnica, ela pode acabar perdendo o mais legal da música, que é o "sentimento". Talvez alguns apenas tentem mostrar que sabem usar aquele monte de escala, e acabem deixando o negócio sem vida... Estudo é bom, mas nada melhor quando realmente vêm de dentro.
Sai pra lá preguiçoso
Verdade. Eu creio em dom. A música é muito mais do que teoria! Deus abençoe !
Concordo plenamente
Paul MacCartney também falou em medo de "engessar" sua musicalidade, se fosse estudar. Na minha humilde opinião, o receio dele, do Pepeu, etc., é infundado. O estudo irá exatamente potencializar o sentimento, o "feeling", a inspiração... Uma coisa não anula a outra.
Meu ex sogro era um excelente violonista, só conhecia por nome as 7 notas básicas, e só, ele solava, fazia acordes, escalas, manjava campo harmônico, dedilhava e palhetava, td no feeling,, 0 teoria e 50 anos de prática DIÁRIA (literalmente)
meu pai é músico de jazz a 57 anos.... tem um documentário sobre ele chamado "" zezinho da guitarra- uma vida feita na guitarra''. ele tocou com ícones da bossa nova e do jazz e não tem nem ensino médio, muito menos estudou alguma faculdade de música. aprendeu no instinto tocando com outros caras bons. ainda desenvolveu uma maneira de se diferenciar dos demais tocando em bloco, poi na época estava com 40 anos e haviam muitos guitarristas bons. a fim de diferenciar começou a tocar em loco. hoje com 78 anos ele come a guitarra. pq eu disse tudo isso? pra responder a pergunta do vídeo : '' Quem estuda é bom sim.mas quem nunca estudou e come o instrumento ...pqp... é alienígena... as vezes toca até mais do que quem estudou.
Muito bom o documentário.
Salve Rodrigo, grande abraço. O grande David Gilmour, em um documentário, fala sobre isso e afirma que não lê partitura, e o cara é um multi-instrumentista e é muito bom em vários instrumentos.
O Gilmour é de longe um dos melhores guitarristas de todos os tempos.O cara sabe colocar o sentimento e a alma em cada música.
Até o Dave Mustaine disse uma vez:"Mais vale uma nota tocada por David Gilmour do que mil notas por segundo."
Po ele é saxofonista, muito esquisito ele não saber leitura. Agora teoria é outra parada
@@gabrielmenezes391 Saxofonista pode se basear nas pentatônicas.
Teoria musical não é só ler partitura. Na vdd vc pode saber mto de teoria sem ler partituras.
Técnica ajuda, e muito na instrumentação, na reprodução. Mas para criação, não está diretamente relacionado porque o Dominguinhos tocava qualquer coisa na sanfona, inclusive clássicos. Porém ele não conhecia nada de teoria. Partitura passava longe dele. Para mim conhecimento nunca é demais.
Intuição é importante?
Acho que todos sanfoneiros "das antigas" e famosos não tinham conhecimento musical. Oswaldinho do Acordeon conhecia música, mas seu pai, Pedro Sertanejo, tocava "de ouvido".
Hendrix, negro em pleno aparthaid nos EUA. Será que teve acesso aos estudos ou usou sua intuição? Mozart mello um dia disse que blues é como samba, música de alma, e Hendrix pode ser encaixado nisso? Hendrix estudou ou criou?
@@DanielRuschel Eu não conheço a vida dos blues men... Mas têm muitos compositores brasileiros que a realidade é essa... Não sei o número estatístico disso... Mas li que muitos, como o Elvis, aprenderam música nas igrejas protestantes... Pat Bone, Little Richard entre outros têm dissidência de igrejas...
@@DanielRuschel aliás, o Elvis era da assembléia de Deus americana...
Eu acho que mesmo que o guitarrista não estudou a teoria, ele deve ter um bom ouvido para perceber se as notas estão dentro dos padrões, se é que me expressei bem !
Entendi. Desenvolveram uma noção de harmonia de ouvido mesmo.
justamente
Ouvido e talento amadurecido e desperto com uma dose de intuição e genialidade. Clapton, Hendrix, etc
Eu também nunca estudei teoria, e pra mim é gritante quando algo está fora na música, mas tudo isso por quê recebi um conselho extremamente valioso quando era mais novo ... um cara na minha rua era guitarrista e ele sempre falava, "Não escute uma música simplesmente por escutar, tente entender o que está acontecendo ali, tente escutar não apenas a guitarra, mas todos os instrumentos, baixo, bateria, caixa de fósforo etc ...."
@@RicardoSilvaTripcall conselho extremamente valioso mesmo!
Vamos ser sinceros!! Estudar leitura musical é um saco. Até começar a memorizar as notas e acordes numa partitura leva algum tempo e muita dedicação.
David Gilmour tmb, relatou num documentário... E se não me engano, o Rick q sacava bem de jazz. Música a meu ver é MUITO SENTIMENTO, vejo muito guitarrista q toca 300 notas, sabem todas as escalas, e eu não vejo nada demais... 😪... Não porque eu seja um fã de Pink Floyd e Gilmour, mas... Gilmour tem muito sentimento em seus solos...
Eu acho importante teoria e técnica, mas não se pode esquecer do feeling.
Acho que todo mundo começa no feeling. Quem começa na teoria é muito engessado, aprendeu meio que por obrigação.
Próximo vídeo: Músicos que estudaram e não são famosos (a maioria).
kkkkkkkkkkk né?
Boa kkkk
Dale
Down in a Hole do Alice in Chains é puro feeling e harmonia.
Nutshell tbm é puro feeling..
Musicão da porra !
@@josiaspedroso3817 são as melhores
Parabéns meu amigo! Estamos juntos!
Show! Estudar é importante... mas a criatividade está acima de tudo!
"Teoria musical? Não preciso disso... meu marido é o Jimi Hendrix"
Eu entendi a referencia kkkkkkkkkkkkkkk
@@brunofelipe4969 bruh
@@page970 ?
@@page970 bruh
Hahahaha referência sensacional
Uma vez eu vi o Brian May dizendo em algum documentario que ele procurava ''pensar'' no solo que iria compor, e depois tentar passar para a guitarra, entao basicamente ele compunha o solo na mente, e depois ''tirava'' na guitarra para gravar... e eu acredito que vc consegue compor com mais essência pessoal fazendo isso, pois se vc pensar em escalas pra compor vc ficara preso e nao usara a criatividade real. Abraham Laboriel
disse em uma entrevista que ele estudou todas as escalas importantes, mas que na hora de compor ele tinha que esquece-las
@dread true Exato, o essencial mesmo é conhecer o braço do instrumento e mentalmente distinguir os sons, e as escalas ajudam nisso
Quando eu era adolescente, tentava tocar guitarra e sempre ignorei essa questão de teoria, achava um saco kkk agora aprendi a gostar. Eu acho que mesmo os caras que não sabem teoria, de alguma forma conhecem como ela funciona. Esse "feeling" de saber qual nota fica boa ou não, eu penso que seja como saber falar uma língua materna: vc pode falar muito bem, sem fazer ideia da gramática. Mas se vc estudar ela, pode ir longe.
Eu penso bastante por ex nos compositores clássicos, como Beethoven, Chopin etc. Com ctz sabiam teoria de cabo a rabo, e isso não limitou eles, pelos contrário.
Exato. O ideal é o instrumento ser instrumento. Utilizá-lo como fim e não como meio.
Mas quando você conhece pelo menos as escalas, extrair esse som da sua mente fica mais fácil. Muito músico compõe assim... Se tu ver o Nelson Faria improvisando na guitarra, ele consegue com muita facilidade solfejar antes de fazer o exato mesmo som no violão/guitarra.
isso é papo de artista...Brian May é artista.....Ele tem todo o tempo do mundo pra "pensar"um solo.....MÚSICO DE PROFISSÃO é outra parada.
Tem uma entrevista com o Vai aqui no RUclips em que ele fala que grandes músicos necessariamente não precisam saber de música.
Música está no sangue... regras as vezes limitam.
De fato, mas de forma alguma saber mais iria limitar alguém. O mais provável é que eles estejam abaixo do máximo potencial, mas nunca irão desenvolver até lá por falta de teoria.
O cara não saber é foda. Isso os torna bem menos versáteis de certa forma limitado
As vezes me pego pensando... e a primeira partitura? Quem fez?
E o caso dos músicos cegos?
Descordo, conhecimento nunca é demais, a teoria vai é ajudar bastante, o cara potencializa o que já tem de melhor.
Nos comentários vemos músicos que estudaram o instrumento, no vídeo vemos os que fizeram história.
Rodrigo, não sou guitarrista, arranho um pouquinho de nada um contrabaixo, mas curto demais seus comentários e dicas. Aprendo muito com isso, obrigado brother.
Sou músico, estudei 1 ano de violão clássico e 6 meses de guitarra e mais nada...o resto tudo na raça. Aprendo até hoje com 52 anos (comecei com 7). Acredito que o básico você precisa saber, depois só o tempo dirá.
Edison eu aprendi a dominar o violão em apenas 6 dias?
@@budakarnal8845 Impossível, violão nunca é "dominado".
Ele sempre continua
Eu nunca precisei de estudar essas coisas
Aqui no Brasil, temos o próprio Faiska! Ele não sabia ler partitura, mas depois de muito tempo ele foi aprender pq precisou usar.
Eu tenho preguiça de ler partitura e tablatura. Sei ler, mas não leio. Prefiro pegar nota por nota.
@@thalesmiranda8459 Também tenho preguiça de treinar partitura. Igual disse o genial Frank Zappa, sou enquadrado na categoria de músico preguiçoso. (kkkkk) Não deveria admitir isso, mas sou obrigado a fazer. Não vivo de música, então, não é tão vergonhoso. Estou desenferrujando no violão, falta retomar a guitarra. Conheço um tanto de escalas, mas melhor tablatura do que partitura para mim. Quando estudei violão clássico, era obrigado a tirar as músicas na partitura, e cheguei a tocar Bourée, de J. S. Bach, música celebrizada por Jethro Tull, e outras partituras clássicas também. Mas, aí o Rock falou mais alto. E já vi também, em documentários que Phil Collins, baterista genial, não sabe ler música. Ele também canta, produz e faz outras coisas diversas em música além de tocar bateria super bem.
Kkkk
@@RGMORRONE show mano! Eu tenho um aplicativo que ajuda a ler partitura usando o Piano, mas dá pra usar pra ler partitura de violão e guitarra também, desde que você saiba as notas do braço. O nome dele é Simply Piano, baixei apk modificado de RUclipsrs por que tem que pagar, kskdkkkskk... Mas eu tenho ele e faz uns 2 ou 3 meses que não entro nele 😬😅
Faiska gênio
Da hr!
Normal, né...
O que se aprende primeiro?
Falar ou escrever?
Falar...é assim que ensino música.
Primeiro ensino a tocar depois ensino a teoria...
pois é, mas depois de grande, se não souber escrever continua analfabeto.
Músico que não conhece a teoria musical são crianças fazendo gracinha para papai e mamãe
Disse tudo!
A teoria é o que universaliza a linguagem musical, essencial ao músico profissional.
Por outro lado, não é essencial ao artista. Pois artista é quem cria, e existem muitos destes, como os citados no vídeo, que criam ótimos sons, sem ter estudado a fundo.
E artistas precisam de bons músicos para acompanhá-los, e garantir qualidade profissional a execução da obra.
Sem desmerecer interpretes, alguns são capazes de recriar obras, a ponto de superar a original.
Teóricos sem capacidade criativa, só acompanham as gracinhas do artista, ou são covers destes!
@@TeleVsom kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vc ta zoando ne? é essencial ao artista sim porraa, vc quer chegar la e ir testando tudo sendo que a teoria ja mostra o que funciona melhor de acordo com o tonalismo ou ate atonalismo.
@@TeleVsom eu ja pensei assim, depois eu vi que eu era burro e cabeça dura de nao querer aprender teoria, sendo que a teoria me ajudou muito a compor musicas mto melhores. sou compositor entao no meu caso a teoria faz muita diferença.
A música, propriamente, veio antes das recomendações teóricas da música. Mas é inegável que o conhecimento de teoria musical é uma joia inestimável, especialmente, no processo criativo. Muitas vezes, ao considerar uma determinada recomendação teórica, você se surpreende com o resultado. É, exatamente, assim: você pensa uma coisa, mas ao ajustar aquilo que você pensou a um campo harmônico, uma consonância, o resultado fica melhor ainda.
Sem falar que cansaço no estudo da teoria musical vem quando você se vê tendo que decorar os conceitos. Quando você entende a lógica de um determinado conceito, você vê que é mais simples do que parecia e vê que pode até se divertir brincando de aplicar aquela lógica em várias tonalidades, mesclar os conceitos só p'ra ver como soa e por aí vai
Mais um excelente vídeo, Rodrigo!
Obrigadão!
A diferença entre o guitarrista criador e o executador , executar algo que já foi criado é apenas uma questão de treinar e repetição , criar um solo como esse de Man in The Box aí é preciso alma e felling aí já é outro departamento.
A Teoria Musical é essencial, lógico. Pois, ela dá a parte técnica da Música. Mas, pelo que eu percebi quando era adolescente, e também vi na prática, os melhores músicos são aqueles que começam pegando música, aprimorando o ouvido musical.
Conheci pessoas que eram músicos extraordinários, e só depois foram estudar Teoria Musical. E vi caras que eram formados em Música e, além de ser fraco em termos de técnica, também eram ruins pra pegar música de ouvido.
O que tem de músicos robos fazendo o que lê não o que entende
O que está me parecendo, ao ler vários comentários, é que estudar teoria é bobagem, fecha o ouvido ao invés de abri-lo. Não concordo com essas coisas. Estudar teoria musical só vai aumentar as possibilidades de um bom músico. Dá trabalho, mas vale a pena. O problema pra mim é outro: ficar só preso na partitura. Mas, a partitura em si, não tem qualquer problema. Se alguém sabe ler música, terá acesso a muito material escrito de boa qualidade.
E muita gente abomina o estudo de leitura musical simplesmente por preguiça em estudar.
Se fosse pra ser só um robô, mandava a IA fazer né.
@@Galloss1936, acho que não seria uma abominação, eu concordo plenamente contigo na questão da teoria ser essência pro músico, mas acredito que antes disso tudo vem uma inspiração própria, e depois vem o aperfeiçoamento da inspiração própria com a técnica, tentando achar seu próprio sentimento dentro da técnica.
@@Galloss1936a teoria é de extrema importância, mas já conheci músicos que só se sustentam pela teoria, e cara desejo que vc nunca encontre alguém assim, e que ngm que tenha o mínimo de sanidade encontre. Tudo que essas pessoas tocam parecem estrupo sonoro, dói os ouvidos e dá ânsia. Pq parece que o sujeito não tem sentimento algum tocando, não sabe expressar nada dentro do instrumento, por isso precisa de um papel como se fosse um computador criptografando um código e memorizando pra se colocar em output na tela. Famoso músico receita de bolo. Mas é inegável que a teoria é essencial, pq músicos que não tem teoria simplesmente acabam no ostracismo tbm. Logo acredito que teoria musical e inspiração andam lado a lado, porém devo reforçar que a inspiração é muito mais importante.
UNS SE FORMAM EM MÚSICA NA FACULDADE E SEGUEM A CARREIRA NO MÁXIMO COMO PROFESSORES.
OUTROS APRENDEM A TOCAR VIOLÃO BÁSICO COM O MÉTODO COMPRADO NA BANCA DE REVISTAS E SE TORNAM GRANDES ARTISTAS DE SUCESSO,
Um em um milhão que aprende a tocar violão básico com o método comprado na banca de revistas se torna um grande guitarrista... Não é nem de perto a proporção em qualidade de formados.
@@marcosgabriel1045
Elvis somente com seu violão folk se tornou o rei do rock.
A questão é ser um instrumentista virtuoso, que toca mil notas por segundo, sabe toda teoria musical, lê uma partitura de cabeça para baixo e fica se gabando como muitos no youtube.
@@WILSON-sd8pc Eu entendo e concordo que ser um instrumentista virtuoso não garante que seu trabalho seja relevante, faça diferença para as pessoas, seja uma arte consumida. A intensão do que falei foi de lembrar que ESTUDAR É NECESSÁRIO, porque ninguém nasce sabendo, mas isso não significa que é preciso saber partitura ou fazer uma faculdade, sendo AUTODIDATA TAMBÉM SE APRENDE. Um problema é que existem muitas pessoas que desacreditam na relação da ARTE e do CONHECIMENTO, que artista não precisa estudar, que só é possível ser artista se for um gênio que nasceu com um DOM RARO. Mas claro que, como arte, repetir algo que já foi feito por outras pessoas não o torna autêntico, torna a música robotizada e "sem graça". Como pessoa que defende a EDUCAÇÃO, acredito que ESTUDAR te torna melhor, não O MELHOR, e isso serve para qualquer músico, seja ele um cara fantástico como os citados no vídeo, quanto para aqueles amadores que fazem suas músicas com aqueles mesmos 4 acordes. Abraços ai!
@@marcosgabriel1045
ok, legal.
Raro de acontecer, muitas vezes quando acontece, apesar do sucesso, já que sucesso nao é sinônimo de qualidade, são músicos limitadissimos. Vemos por exemplo esses cantores de sertanejo universitário, vários começaram com revistinha , são famosos claro , mas pra tu achar um realmente bom e qualificado tem que penar.
Curso Guitarra Online Rodrigo Flausino rodflausino.com.br/guitarraonline
E-book "Técnica em Dia" - Download gratuito rodflausino.com.br/ebook
Material de estudo t.me/rodflausino
Recompensas apoia.se/rodrigoflausino
Todas essas escolas e formas de usá-las , tem no seu curso online?
@@BrunoAugusto82 tem sim. São muito comuns no rock
@@rodflausino maldito tradutor , saiu escola se que você precisa de professor pra ensinar as escalas sempre fui pelo desenho da escala.
Rodrigo, o kirk hammet estudou com joe satriani se eu não estiver enganado.
@@rodflausino Vi uma vez no Whiplash que o Kerry King do Slayer não sabe escalas
Ouvi dizer que Milton Nascimento não sacava muito de teoria, mas tinha um ouvido fenomenal. O que explica porque as músicas deles são tão modais, tipo Debussy.
Milton é musicalidade pura, uma coisa até meio animalesca de instinto. É de cair o queixo
E esse assunto também existe no mundo do Jazz. Dave Brubeck, que considero o maior gênio do Cool Jazz, também não sabia ler e escrever partituras. Quando se formou na escola de música, só deram o diploma a ele, depois de prometer aos seus professores, de que nunca iria ensinar ninguém profissionalmente. Era um gênio nato na música.
Como assim, se ele se formou na escola de música ele não iria saber notação musical?? Sem essa cara essa informação não cola e não procede.
Depois dessa, considero Jerry Cantrell mais gênio ainda do que já considerava. CLARO que não estou dizendo que teoria não é importante... Que não se confunda.
Não assisti ao vídeo porque não curto o Rodrigo Flausino, mas li seu comentário sem querer e veio bem a calhar porque escutei Alice in Chains sem parar essa semana que passou. Ele é mesmo genial!
@@AlexCruz-bg2fo Sim! Com todo respeito ao Layne (que era incrível também, um dos melhores que já ouvi), mas pra mim Jerry é e sempre foi a espinha dorsal do AIC. Se fosse ele que tivesse morrido, a banda nunca mais voltaria, ou seja, morreria junto.
Jerry Cantrell é incrível demais... Tô nem aí pro que falam dele, sabendo teoria ou não, ele e o Kurt Cobain nos trouxeram melodias maravilhosas, o que pra mim, importa o que agrada aos ouvidos e tem um feeling.
o que vale e meter e
a mao e tocar partitura foi feita pra instrumemtos classicos, acorda flautino kkkk
vai procurar uma banda e acaba com essa dor de cotovelos
Vi algo uma vez sobre o guitarrista do Queen ter dito que quando o músico vai compor, ele tem que ser também o cara que houve, porque nem todo o público tem conhecimento musical e aí a sonoridade que sai, por mais que não seja técnica, soa lindamente aos ouvidos de quem escuta
8:56 - Mais comum do que se imagina. Até com outros instrumentos. Eu, por exemplo, quando moleque queria estudar teclado para tocar rock/pop. E a professora vinha com as partituras de "Parabéns pra você", "Oh Minas Gerais" etc. Desisti meses depois...
Kkkkkk
Eu sempre fui auto-ditada mas acabei aprendendo a ler partituras.. Isso ajudou bastante nas composições e nos solos de guitarra, violão etc... Teoria é muito importante, mas a prática é que define o quão bem vc tocará...
Excelentes dicas Rodrigo. Você é um grande e verdadeiro músico. Passa todas as dicas sem se preocupar com a frase que alguns usam: "Entregar o ouro." Quem é grande como você, apenas tem o prazer de ensinar, sem uma preocupação ou medo egoísta. Parabéns!
Não disse a respeito do principal quitarrista que pisou nesse planeta, Jimi Hendrix, ele mesmo disse em entrevista que nunca nem olhou para uma partirura
Fala nao vei eu assisti um show do Hendrix, ele foi tocar uma música senao me engano Spanish Castle Magic, aparece ele contando os trastes até chegar na pestana do Si ou Dó sei la, tipo 1,2,3,4,5... eu pensei esse cara tá zuando só pode, cara tá contando os trastes vei, puts....é um show dele em preto e branco em Stockholm eu acho.
Big Lobo Hendrix era talento puro. É tipo aquele jogador de futebol que aprendeu tudo no campinho de terra e ganhou o mundo.
@@dominifreitas6570 desse tipo msm, só que ele era acima da média mano, eu ouço as músicas cara e penso puts de onde esse cara tirou essa nota...tinha um troço meio de outro mundo naquele cara haha
É aquela coisa né, qnd vc está compondo uma música vc pode ir na tentativa e erro numa boa, testando as notas, o mesmo acontece com as cifras q lemos, basta ouvirmos alguém tocando e saber a cifra q tiramos a música de boas. Mas vc quer por exemplo modificar o tom da música pq acha q n tá soando bem a questão "sentimental", ou fazer uma composição para vários instrumentos, aí fica complicado vc n entender da teoria dos campos harmônicos e de partitura.
@@big.lobo27 Eu te entendo. O Hendrix é considerado um ícone por tudo o que ele escreveu. Ele tocava sob o efeito de muita heroína e álcool. Imagine vc ao vivo em cima de um palco, vai ter um momento que vc não vê nada mesmo. Mas o legado dele em uma época em que ninguém fazia o que ele fez é o que torna único. É igual hoje em dia fórmula 1 o Lewis Hamilton
tem 7 títulos e deve passar o Schumacher tbm com 7, mas de quem o pessoal lembra? Do Aírton com 3 títulos pois na época dele o cara era um monstro. Se o Aírton corresse hoje ele teria 10 títulos sem dificuldades.
Rodrigo, você poderia fazer um estudo da obra do Rory Gallagher? Abraços!
Concordo, mestre, tem que estudar sim. O equilíbrio, no meu entender, é fundamental.
O grande e influente BB King não sabia nem fazer acorde. Ele contou isso numa entrevista, em que comentava o trabalho que fez com o U2. Prova de que o feeling e a intuição contam muito. Mas eis a lição dele, ao final: estude escalas! Ele reconhecia que, se tivesse feito isso, teria sido muito melhor.
Mãos à obra então! Valeu, Rodrigo, abraço!
dificil saber se seria melhor, ele acha isso , mas se não fosse, o lance é que as vezes a falta conhecimento forçou ele a desenvolver o lado sensitivo
Descobri teu canal hoje e tô maratonando, cara!! Muito bom
É o seguinte... Jerry Cantrell é foda... excelentes canções com um ótimo vocal e back vocals !
Concordo em cem por cento com você. Rodrigo Flausino se acha o melhor guitarrista do mundo. Se brincar ele coloca defeito em Hendrix, Roy Buchanan, Robert Johnson... Ele acha que está acima de todos esses caras.
Canções escritas do fundo da alma... A história e composições desse cara dispensam qualquer comentário sobre técnica e teoria musical.
@@arthurskc Rooster 👊
@@AlexCruz-bg2fo mas em momento algum ele faz menção disso ou transparece como tal... Acho que você se equivocou hein.
A maioria das bandas famosas de Heavy metal e seus instrumentistas que surgiram nos anos 60,70,80 é fácil notar que não existe teoria musical, era muito instintivo, alma musical juntamente com substâncias ilícitas que ajudavam em suas criações, rs. Teoria e harmonia veio com algumas bandas de rock progressivo!
Sim,mas nao todas as bandas,o Jimmy Page estudou harmonia com um guitarrista das antigas.
@@Mateusvasconcelosguitar Ah sim, podemos citar diversos que tinham conhecimento, estamos generalizando e me refiro muito dentro do metal. E obviamente que vai ter um ou outro também, porém estamos analisando num âmbito geral.. Se pegar Elvis, Beatles, ninguém sabia tocar nada e foi longe nesta pegada. Dentro do Heavy, Richie Blackmor, Tony I., Uli J Roth, KK, Tripton, ninguém estudou nada.. Instinto puro, sempre vai ter exceções , como Michael Shenker que vinha de uma família toda musical. Aí vamos falar de guitarristas de carreira solo, vamos achar diversos q estudaram.. Mas em suma, a maioria não sabia nada de teoria em sua origem.
@@AlexLogan30 Grande Michael Schenker,um dos mehores guitarristas do rock,percebo influencia dele no estilo do Kirk do Metallica.
Com "a maioria das bandas", você quer dizer quais? Pode dar exemplos?
@@AlexLogan30 Uli J Roth não estudou nada? De onde vc tirou essa bobagem?
Não falou de ninguém do Blues.
Os velhos músicos do delta, acredito que nenhum tenha estudado teoria
Claro que não estudaram, eles criaram esse gênero musical...
A galera do blues aprendeu a tocar na igreja, então muitos deviam estudar teoria sim
William Paiva está enganado. O blues é derivação do boogie, produto da cultura afro-americana de escravos recém libertos, que viviam nas ruas em condições precárias, sonhando pegar o trem e fazer a vida. Aprenderam a tocar nas ruas, através de repetição e erro. O que não deixa de ser um estudo, mais prático e menos teórico... na igreja tocavam gospel.
Correto. BB King por exemplo. É tudo de ouvido.
Há músicos sem estudo que fazem sucesso, e há músicos cheios de teoria que fracassam e vem pro youtube distribuir ódio gratuito. E há músicos que estudam e são muito modestos. Parabéns ao canal e aos gênios da música.
Falou tudo!
Vdd,um exemplo é o Slash, que apesar de não saber muito teoria, construiu solos fantásticos
Seu canal é muito foda cara!!!! Like
Esse vídeo fala tudo o que eu sempre desconfiava. Magnífico!
Um que foi surpresa pra mim é o David Gilmour, ele disse que só sabe os acordes e tal, mas não manja de harmonia (na teoria, é claro) kk
Gilmour é um gênio.
Outro guitarrista também bastante virtuoso desde jovem é o Zacky Vengeance do Avenged Sevenfold. Ele mesmo diz que nunca costumou praticar guitarra e teorias musicais diariamente como o Synyster Gates. Acrescenta ainda, que suas partes dos solos das músicas da banda é o Synyster Gates quem o ajuda a executar seus trechos, pois ele nunca se importou em "fazer a coisa certa", mas sim, seguir a própria intuição e agradar aos ouvidos.
Porém um detalhe bem importante, é que na música "Warmness on the soul" o Syn Gates ainda não estava incluído na banda, então, foi o próprio Zacky quem compôs e executou o solo e que, mesmo sem conhecimento nenhum, é um solo bem melódico e bonito de ouvir.
Já que você falou do Billy Sheehan, o próprio Steve Harris já cansou de dizer que não faz a mínima ideia o que é uma escala, porém eu acredito que o Adrian Smith deve ter ajudado muito o Steve a acertar um ou outro detalhe de harmonia melódica aqui ou ali (exemplos bem práticos seriam músicas como To Tame A Land e Seventh Son Of A Seventh Son, a música).
Nem o próprio Adrian Smith sabe kkk li uma entrevista que ele não manja muito, inclusive, ele deu dicas pro Dave Murray, mas só do cara ter criado o solo da Stranger in a Stranger Land, já basta tudo.
@@wallaceeoliveira verdade KKKKKKKKKKKKKKKK
Zakk Wylde é outro monstro que nem sabe as notas do braço...
Muito bacana o seu vídeo, Rodrigo! Parabéns.
Mtos músicos virtuosos, hj em dia tá dando aula e ganhando pouca grana. Música é essência, as vezes o mais simples toca mais a alma do q o complexo
Verdade, mas não é porque é virtuose que é musicalmente bom. Não é porque é simples que é bom. Não é porque é rico que é bom.
@@rodflausino totalmente equivocado sua resposta mas blz
Fazer vídeo com a obra dos outros é fácil...... difícil é ser um pouquinho de que cada guitarrista que vc citou aí. Abraços
@@estampariagamma2979 não sei qual parte você quer dizer, mas você sim está equivocado dizendo que é fácil fazer vídeo com a obra dos outros.
@@rodflausino fazer vídeo realmente não é fácil não..... tô ligado......voltei a estudar bateria depois de anos e tô ligado das paradas.......
Mas Rock'n roll é Rock'n roll ne cara
Sai pra lá preguiçoso
Apenas admiro e me recolho a minha ignorância. Vcs todos são geniais e essenciais a boa música. Parabéns a todos!
3:20 Aí eu vou ter que defender o carinha do Alice in Chains: ele pode muito bem ter composto uma música que usa escala pentatônica sem saber ela. As escalas, no final das contas, têm uma lógica musical por detrás delas e é natural acabar usando instintivamente (experiência e erro). Não sei se foi o caso dele, mas eu mesmo fiz uma musiquinha bobinha na época que eue estava começando, mais tarde fui descobrir que era um trecho de uma escala que eu não conhecia na época... heheheheh
Eu já vi um analfabeto afinar um violão em 3 minutos e tocar um som mais limpo que muitos por ai, mesmo sem saber tocar nada. A família dele é cheio de artistas nesse nível.
Esse vídeo aqui vai estimular muitos jovens a entrarem no mundo da guitarra, que poderiam se sentir desestimulados ao começar pela teoria. Ótimo vídeo!
Jerry Cantrell rei dos riffs!
Dave Brubeck foi um um dos maiores pianistas de Jazz em seu tempo, e não lia partituras. A vantagem em "saber ler", é que você não vai depende de alguém para lhe ensinar uma determinada música.
O Kirk Hammett estudou violão clássico e inclusive as aulas que teve com o Satriani também eram para se aprofundar nisso. Naquela excelente biografia do Metallica escrita pelo Mick Wall isso é citado.
Muito bom! Só vi verdades, cada músico tem um caminho.
Rodrigo, você mencionou Eddie Van Hallen, pois ele mesmo admitiu em uma entrevista em uma entrevista no The Smithsonian's National Museum em Março de 1997 - "What It Means to Be American" que não sabe ler música. Conta como foi sua chegada na America, como começou a banda e também fala de seu relacionamento com Les Paul, como eles trocavam informações sobre como produzir uma guitarra.
Jerry Canthrell toca muito bem ,todas às vezes que eu o vi tocando ,percebe-se que ele não erra nenhuma nota e nem improvisa os solos, sempre Faz igual no estúdio, sem contar que compôs grandes músicas no Alice in Chains...
Vamos lá, Rodrigo. Você pediu temas...
- Guitarristas que fabricam suas próprias guitarras
- Uso da guitarra por músicos de vários estilos.
- Guitarristas compositores. Os melhores.
- As técnicas mais originais de composição para guitarra
- Melhores apresentações de guitarra em orquestras
- Melhores designs de guitarras do mundo
- As 5 guitarras mais decoradas do mundo
- Guitarras que funcionam em aparências muito loucas
- Os dedilhados mais rápidos de guitarristas
- Efeitos mágicos em guitarras
- O uso da guitarra no oriente...
Pronto. Tirei de minhas curiosidades pessoais. Confira se existem videos afins. Temas muito comuns. mas...
Créditos? Naim Freitas
Brian May - se encaixa em temas aí.
Kurt cobain era assim tbm, n sabia muita coisa de teoria musical, mas era foda e os riffs eram marcantes.
A maior qualidades do Kurt era o tom da voz em cima do riff. Tudo que ele ouvia de bandas conseguia sintetizar bem nas suas música
@@bruno000000100 pse, e ele n tinha feito nada de aula de canto. Ele conseguia passar a mensagem e de uma forma bem contagiante, por causa dos gritos tbm. Isso q era o diferencial dele.
MTS professores de canto q eu ouvir dizer falam q ele cantaava de uma forma bem errada, assim como o chorão do cbjr mas oq importava msm era o sentimento q ele queria passar com aquilo e lembrando q Kurt queria ser reconhecido não por ser um grande guitarrista e sim por ser um grande compositor
@@melhorestutoriais3286 sim, ele cantava bem, quero dizer n era perfeitamente afinado, mas era bonito de ouvir nas musicas calmas e empolgante e animador ouvir os gritos. O axl tbm cantava muito bem, mas de forma errada, por isso a voz dele tbm lascou.
Kurt não sabia nem o nome das notas que tocava, ele não era um guitarra virtuoso mas era um gênio na arte da criatividade, técnica não é tudo. Existem muitos guitarrista super virtuosos e cheios de técnica por aí mas que não tem o feeling que Kurt tinha mesmo com riffs simples e que são lembrados até hoje.
Bacana seu vídeo Rodrigo!!
Sou Produtor Musical a 28 anos e Músico com Formação
Vc mencionou esses artistas da música e realmente mesmo sem a teoria presente entre eles, criaram belos solos e construíram uma carreira influenciando algumas gerações rsrs !!
Toquei muito o Rock anos 80's e 90's e com certeza aprendi muito
Na época os guitarristas eram bem melódicos e uma expressão de interpretar os solos incríveis mesmo!!
Bom eu posso dizer que aos 12 anos até os 25 curtia muito Solos rápidos e tal rsrs!
treinava 12 hrs por dia para alcançar a velocidade dos grandes guitarristas rsrs !!!
Mas foi muito bacana e importante para o meu crescimento musical
Então aos 26 anos percebi que tocar super rápido e limpo não era tudo rsrs!!
Então realmente senti que precisava mudar meus conceitos e atualizar novos estilos, diria uma linha mais harmoniosa e complexa !!
Foi ae então que comecei estudar o Jazz Fusion
E com isso aprendi a reproduzir uma outra sonoridade atingindo um outro nível musical me dando muito mais criatividade e explorando muito mais a linha Harmônica !!!
Bom é isso ae meu Brother ! Parabéns pelo vídeo mais uma vez !! e desculpe pelo texto grande nos comentários rsrsr!
Mas quis compartilhar com todos vcs um pouco sobre a minha história Musical !!
Bom aqui está um link de um arranjo anos 90's muito criativo que regravei todos os Instrumentos !!
É uma levada progressiva mas ao mesmo tempo muito melódica !!
ruclips.net/video/PEn5e2oAtbU/видео.html
Grande Abraço e aquele LIKE garantido meu Brother !!!
Excelente video,você consegue passar tudo isso sempre de uma maneira leve e descontraída.
e você está muito certo,estudar é bem importante mesmo se tal guitarrista famoso nao fez.
eu costumo tocar mais de ouvido mas estou estudando outras escalas bem difíceis que é algo que sempre vai somar e la na frente me ajudar, eu gosto de ler a partitura somente em trechos da música onde eu nao tenho a certeza absoluta das notas como solo exageradamente fritados por exemplo.
Muitos consideram que não saber ler partitura é a mesma coisa que não saber teoria musical, mas esse conceito é equivocado.
A leitura de partitura é uma parte (importante, é verdade) do conhecimento da teoria musical, mas que não representa em si a totalidade do conhecimento teórico.
Pode se aprender todos os acordes, ritmos, escalas, modos litúrgicos, harmonizações diversas, entre outros, sem no entanto saber a diferença de uma clave de fá pra uma clave de sol.
Concordo com o que disse, mas a realidade é que se vc não sabe ler partitura, vc é um analfabeto musical.
muitos não sabem improviso ou teoria musical mas sabem ler partitura bem pontuado... inclusive muitos precisam aprender como desenvolve técnicas de improviso, inclusive tirar músicas de ouvido , oq pode ser um fardo para muitos q entraram na teoria musical antes de saber se tinham vocação para música e fizeram o processo inverso e tem dificuldade em tirar música e ouvido. eu já presenciei professores de piano com essas dificuldades
@@RenatoRock exatamente! Sei de músicos que se tirarem a partitura perdem o próprio chão e vi camarada tocando violão instintivamente e fazendo um som de atrair pessoas que passavam no local. rs
@@edufriguetto4466 Se é assim, então eu conheço muito músico "alfabetizado" por aí que não serve nem pra limpar os sapatos de muito "analfabeto" musical. Se você tirar a partitura da frente de muitos deles, não sai nada. Não são capazes de fazer um improviso, tampouco tem a técnica, o ouvido, a versatilidade, a musicalidade e o swing dos "analfabetos"; são duros.
Claro que não estou generalizando, nem dizendo que o conhecimento de leitura musical deva ser desprezado. Só não acho que ele seja um conhecimento indispensável pra qualquer músico, nem acho justo que a falta desse conhecimento seja motivo para se desvalorizar um músico.
Não sei hoje em dia, mas há algumas décadas assisti a uma entrevista do Djavan, na qual ele dizia que era ele próprio quem criava os arranjos da sua banda, nos mínimos detalhes, mesmo sem saber ler música.
Abraço!
Uma coisa é quando o cara genial ‼️Mas se o cara tiver técnica, e souber teoria/ler partitura obviamente ele será melhor... Mas uma coisa é você criar, vemos muitos músicos excepcionais, mas não sabe criar... Mas copiam qualquer coisa...
Tem musico que lê partitura e não consegue nem fazer uma pestana num tonante.
isso não é músico.....Pode ser que esse tipo seja um guitarrista principiante
@@michaeldony6334 não entendeu o sentindo da crítica, né?
@@rockisolated7209 provavelmente não,kkk mais eu paguei
Já tive um violão tonante, e sei do que VC tá falando. A largura do braço dava pra andar um caminhao em cima
Sdds do meu tonante kkkkkkk
Muito legal o vídeo Rodrigo!!!! Acredito que quanto mais você estudar, melhor você vai conseguir se expressar. Grande abraço!!
Eu não estudei música...
Apenas amo muito.
Não sou músico mas brinco alguns instrumentos e tiro de ouvido.
Adoro cantar mas é muito difícil cantar sem um bom equipamento.
Não fiz aula de canto.
Quando vejo um músico fazendo exatamente igual a gravação de Studio eu fico fascinado.
O show do Gamma Ray de aniversário de 30 anos é o melhor que já vi na vida, qualidade 1000%.
Não sei se foi refeito em Studio ou se é na íntegra.
Mas se é realmente ao vivo é magnífico.
Não sou contra improviso,e nem ligo se teve erros ao vivo até porque não dá pra soar perfeito sempre.
Mas quando ouço ao vivo às vezes até melhor que no Studio eu piro.
Tipo Manowar, Maiden, Fábio lione, Dio entre outros...
Além de ser extremamente difícil fazer ao vivo, têm também o tempo.
Uma música é diferente de uma turnê.
São gênios da música!!!
Eu penso o seguinte: teoria não prejudica ninguém. Só enriquece. Se o cara tem criatividade, só vai usar o conhecimento técnico em seu favor, não vai se deixar aprisionar pela teoria.
Fantasia de iniciante, foda-se teorias, os ouvidos nunca engana , talento se nasce com ele.. se vc não nasce com o dom ae sim as aulas servem pra vc.
Verdade ... Zico é um exemplo no futebol. Nasceu com talento puro mas passava horas treinando faltas e fundamentos.
@@PuritaniaBathory _Se o cara nasce com talento e estuda aí FICA FODÃO e toca sabendo o que está fazendo....QUANTO A PARTITURA: Se o cara quer ser um guitarrista de som próprio (De banda própria) Não precisa partitura, ENSAIA E TOCA. Mas se a proposta é tocar para terceiros (Exemplo: Estúdio, Orquestra, etc...) Aí não adianta ser o FODÃO DA ORELHA precisa além da orelha saber ler. Conheço alguns guitarristas (E músicos de outros instrumentos tbm) que vc conta 1-2-3-4 ele sai tocando lendo de primeira....(Sem ensaio).__Coloca o "guitarrista orelhudo" numa guig que não vale improviso pra ver o que acontece!
O problema é entrar na cuca, tem cara q não consegue, ou tem muita dificuldade.
Cara estudo importa sim, e o trabalho duro supera o talento quando principalmente o talento deixa de ter trabalho duro... não é obrigatório até pq vemos muito casos de bons guitarristas q nunca estudaram nada sobre teoria etc, mas importa sim, principalmente pra quem n tem talento, daí vem a prática, e a prática leva a maestria.
Quando eu soube do Dave Brubeck, confesso que me chocou. Cara se dizia influenciado pelo Darius Milhaud.
Billy Sheeran também foi um choque.
Não sei se o Bruce Dickson sabe ler partitura, apesar de ser um grande músico, agora que ele estudou pra pilotar avião como um Boing 737, com certeza!!! Kkkkkkkkk
Kkkkkkkkkk e se não estudou o cara é mais foda do que eu já considero kkkkkkkkkkkkkkkk
Essa do George Lynch me deixou de cara, pra mim um dos mais geniais guitarristas de Hard Rock do cenário 80 e 90!
O feeling resume tudo que é técnico pelo sentimento, quem sabe, sabe! A harmonia do que tu toca se percebe pelo ouvido, pelo que tu sente tocando, se tocar uma nota errada tu vai ter a percepção na hora que não ta certo, sem precisar de nada escrito...Óbvio que ter conhecimento sobre partituras ajuda, mas quem não tem essa percepção direta pelo ouvido/sentimento tem muita lenha pra queimar antes de mencionar saber partituras ou não...
Falooou tudo 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
"Cadê as notas que estavam aqui? Não preciso delas....basta tudo soar bem aos ouvidos "
Chico science
HÁ UM TEMPO ATRÁS SE FALAVA EM BANDIDO
@@PedroVieira-jv2ef há um tempo atrás se falava em solução
@@grungealive739 há um tempo atrás se falava em progresso
Penso que o que o que faz a diferença é o guitarrista que consegue aliar teoria & sensibilidade. Exemplos: Randy Rhoads, Rik Emmett, Zakk Wylde, Richie Kotzen, Edu Ardanuy...
Verdade irmão 👍
Detalhe: o Kirk teve aulas com o Joe Satriani... Então acho que ele saca um pouco de teoria sim hahaha Vídeo massa!!
isso depois do primeiro álbum nao?
A honestidade dos caras diz muito, são excepcionais pela humildade e competência.
Não sei explicar, eu amo muito musica e comprei um teclado a um pouco menos de um ano atrás... No inicio eu estudei mais músicas e tudo mais, e tinha como robby criar solos. Eu imventava algo na minha cabeça desde acordes a arpejos sem nem saber o que era um arpejo, e tirava no teclado. Agora que começei a estudar teoria, percebo que apesar de não fazer isso conscientemente antes, existia uma densa base de teoria sobre meus solos. A musica é realmente impressionante
Eu acredito que estudar demais essas coisas te joga muito num "padrão", quando se aprende sozinho você acaba criando o seu estilo próprio.
Burrice!!! isso é falta de competência.
@@8530A maluco nem me conhece kkkk emocionado
Tbm acredito nisso, mano.
Mano eu não fiz aula de guitarra não sei nada e to numa banda sou guitarrista e vocalista estamos rodando os bares da cidades e até de outras cidades
eu fiz aulas de guitarra uns cinco anos e tudo que eu fazia era fritar no solos kkkk, só depois de três anos que eu parei de fazer aula e voltei a tocar por conta própria é que eu realmente aprendi as notas kkkkk
Poxa mano, tocando em bar, é ? Então tá grandão já!! Fabuloso
Acho legal saber o básico, fiz aula tbm alguns anos... no começo queria levar como profissão mas acabou virando só hobbie. Sabendo pelo menos penta, escala maior e menor e arpejos (Em todo o braço) junto com CAGED já dá pra se virar muito bem. E no ao vivo ajuda mt pq se tu erra um solo decorado e n sabe absolutamente escala nenhuma, pelo menos consegue ficar numa notinha ali dentro da escala.
Qual o nome da banda
@@danielborsatto2875 kkk então eu escolhi este nome em relação obde moro que é "Capivaras atômicas" kkk
Cara que enquete legal ! Eu sou a favor a duas tendências: É preciso estudar quando o guitarrista não tem o dom natural de tocar por si, com o conhecimento adquirido ele pode fluir profissionalmente. Em relação aos "sem estudos" conheci dezenas de músicos estraordinários que tem ouvido relativo e poucos com ouvido absoluto que não precisaram estudar por ter a música enraizada de uma forma natural, alguns tocam tudo o que queremos ouvir, fazem escalas difíceis que estão corretas na harmonia. Outros são bons também mas ficam limitados... é verdade: estes tocam bem no estilo deles mas não evoluem musicamente porque se recusam a estudar para ser eclético em todas as áreas, neste caso ele vai ser bom em um estilo por exemplo Rock, Country, etc. No meu caso que toco baixo comecei a tocar sem teoria durante anos, quando percebi que estava fazendo muita besteira resolvi estudar para ficar alinhado harmonicamente com os músicos que acompanho. Hoje em dia ser músico completo precisa estudar (não digo que é obrigado a fazer faculdade), porque no dia a dia ele precisa conversar musicalmente com os outros, não somente em leitura musical também precisa discernir andamentos rítmicos, dividir compassos. A sacada do estudo vai ajudar ele ministrar Workshops, não passar vergonha em Lives... Trabalhar em Estúdio de Gravação e perder menos tempo para tirar uma música com a simples leitura de uma partitura. Manos sigam o exemplo do Baixista Abraham Laboriel: se formou na Berklee College of Music, tendo o dom nas veias e mais com o estudo se tornou um dos baixistas mais solicitados no mundo em gravação em estúdio, ele já gravou com todo mundo da elite da música como Michael Jakson, Steve Wonder, Quincy Joney e outros.
Flausino, eu costumo dizer que há dois tipos de músicos: o músico por vocação e o músico por invocação (aquele que se invoca que vai ser músico, mesmo sem ter vocação, e acaba aprendendo). Para o segundo tipo a teoria irá ajuda-lo muito a tocar bacana. Já para o primeiro vai possibilitar expandir mais ainda sua habilidade natural. Legal teu canal, cara. Sou baixista mas cai aqui sem querer e já me inscrevi. Parabéns, mesmo!
Rodrigo, veja a possibilidade de você falar do grande Roy Clark e o porquê a grande mídia e as grandes revistas não o mencionam como um grande guitarrista e quem da música ele pode ter influênciado, além do tipo de guitarra q ele usava.
Roy Clark é muito bom, não entendo o porquê dele ficar em um limbo...
Dream Theater é uma banda muito técnica, acho que é inquestionável que os caras são músicos de primeira linha, porém eu já fui no show deles sinceramente é meio tediante. Prefiro um Black Sabbath ou AC/DC ao vivo.
Caramba, achava que só eu tive essa sensação! Hahaha
Quando os caras metem o solo, pessoal só fica calado olhando.... Não dá pra pular nem nada, só admirar mesmo.
@@erickfradesilva4282 são estilos musicais diferentes, o dream é mais um concerto músical para apreciar. É igual ir ao cinema ou teatro.
🇧🇷 Mas o Kirk, não havia estudado com o Satriani?
Já vi até o Satriani falando sobre isso!
Tanto o Kirk qto o Satriani já disseram isso várias vezes...
Vcs são bobo Mano kkkkkkk Kirk não é o primeiro guita do Metallica,época do kill em all,ride the lightning etc o Kirk não tava na banda
@@arthurferro2926 da onde vc tirou isso? Tá locão?
Ele quis dizer que o kirk entrou para a banda praticamente durante a gravação do primeiro disco, tanto que o mustaine tem crédito de musicas inclusive no segundo disco.
@@feskaterock nas composições o Kirk não estava, entrou para gravar, quem compôs foi o Mustaine.
Dave Grohl também não sabe, ele disse que aprendeu guitarra se baseando na bateria, sem estudar
Com certeza ajuda. E muito!!! Mas só não devemos nos apegar apenas a partitura, mas quando conseguirmos trabalhar percepção musical e usar junto da leitura de partitura, tudo flui com muito mais facilidade.
Adorei seu video,gosto de guitarra e saber mais sobre elas e seus dominio è uma grande conquista,e o q vç falou fez muita diferença no conhecimento,espero aprender mais..valeu
"senão não sai nem punk rock" KKKKK.. fenomenal xD
Jerry é ícone , Dimebag, Jake e Lee e Zakk também !! Kiko é extremamente técnico, mas nunca terá a pegada de nenhum deles !!!
Kiko é considerado o melhor guitarrista do Brasil e muito considerado no mundo. Voce está falando merda.
Dimebag era filho de músico, estudo muito blues não podia nem participar mas do com curso da cidade porque ganhava todos !
Quem tá melhor? O que estudou? Existe uma coisa chamada talento...
Não tem melhor e nem pior....(Independentemente de TALENTO) Existem propósitos diferentes...Ex. Quer ser músico de som próprio? Ok.....ENSAIA E TOCA.....Quer tocar TUDO E PRA TODOS? ....Tem que além da orelha saber ler sim...(Talento + Estudo = FODÁSTICO)
@@michaeldony6334 O importante é soar bem prá quem escuta. O resto: Foda-se. O som regional é feito com talento, ou seja, no interior do país é produzido muita coisa boa, sem esses estudos técnicos. O sertanejo raiz é exemplo disso - não há tanta crítica e exigências dos grandes sábios... O rock quase não toca mais nas rádios. É só surgir uma banda da periferia que o bombardeio sem fim começa. Ou seja, os sábios rock n' roll matam as bandas underground's.
@@lucinho9143 Vc está certíssimo! Essa é a sua percepção. Não discorde dela de forma nenhuma! (Cada um entende que a sua verdade É SEMPRE A VERDADE DE VERDADE) A sua verdade te levou onde você está, Se quiser mudar para um nível acima precisa estudar a possibilidade de aprender algo novo!! Vc é o CARA!! Parabéns!!
@@michaeldony6334 fodasticos é ótimo...kkkk, os dois caminhos são igualmente importantes!
@@lucinho9143 procede
Ótimo vídeo, parabéns! Conheço vários monstros da teoria e nânicos na pratica,é aquela velha frase na teoria é fácil, mas na prática complica kkkk
Vc é top. Vc fala de forma muito respeitosa. Seu trampo e foda.