Bom dia!!! Acredito que a primeira pergunta, sobre mulheres tocando Atabaques, deve-se ao Candomblé, onde sim, ogãs são exclusivamente homens. Tem até um vídeo do Pai Marcio no canal explicando isso.
Bom dia com muita alegria para todos!! Sou candomblecista de nação Ketu. Pessoal, a questão dos atabaques não serem tocados por mulheres, é uma cultura da estrutura do candomblé, e não por ser qualquer tipo de preconceito, e sim por uma questão dos "cargos" da própria estrutura do candomblé em si, pois tem funções que são apenas para as mulheres e outras para os homens. Na umbanda não tem o mesmo fundamento, e percebo que muitas pessoas confundem isso.
Sobre a segunda pergunta, antes mesmo do pai Márcio responder eu pensei: Será que essa pessoa, na sua rotina tem facilidade de largar mao do controle? De delegar ou aceitar fazer as coisas do jeito de outros? Falo pela minha experiência que o desenvolvimento nao é só para aprendermos a sentir a energia dos guias, a incorporar, mas sobretudo a trabalhar nossas questões de ego e desafios de personalidade, como apego, ansiedade, mefo, insegurança, baixa auto-estima, dificuldade de confiar em nós e nos outros, quando a gente olha para dentro e vai trabalhando nisso, a incorporação vai acontecendo com naturalidade. Eu era muito ansiosa, tinha medo do julgamento dos outros (irmãos, assistência e dos pais da casa), era um poço de insegurança, todo trabalho quando acabava, eu ia perguntar para meu Painho se estava tudo bem, se ele tinha algum apontamento para me fazer 😅. Toda gira de desenvolvimento eu ficava tentando descobrir o nome das entidades 😅, até que a vovó que me aconpanha, fisse que eu parecia uma criança inquieta, sem paciência, que pede uma coisa e depois fica a cada 5 minutos entrando na cozinha pra ver se ja está pronto...🫣 que se já pedi, era para confiar e largar, ir brincar que na hora certa eu receberia o que pedi (entendi e agradeci, decidi passar a curtir cada momento, sem pressa mesmo, so queria servir e aproveitar as giras, nso demorou muito e fui convidada pelo caboclo chefe da casa, a passar para a linha de passe). Antes disso eu corrigi na minha vida as questões de ser centralizadora, passei a confiar mais em mim e fui refletindo sobre as minhas particularidades que necessitavam de ajustes, resumindo, o desenvolvimento que vivemos no terreiro está diretamente ligado à nossa rotina fora dele, as entidades trabalham em nós o tempo todo e não apenas na hora da gira. Estou amando essa entrega, os aprendizados e insigths, só deixo fluir. Axé, família!
Axé família Umband'Boa! Amei seu apontamento sobre a curimba na casa do meu tio de santo, Paulo Ludogero, de fato as meninas de lá dão um show! Na casa em que sou filha, temos também mulheres nos tambores, e se revezam com os homens e posso garantir que o trabalho da curimba é essencial para a sustentação da gira, agora estou na linha de passe, mas antes quando estava cambonando e no final a gente tinha um tempinho reservado para trazer os guias e viver um momento de desenvolvimento em cada dia de trabalho, o toque do tambor e a puxada dos pontos facilitava demais a incorporação. Amooo!!!
Bom dia com muuuiiiitaaaa alegria !!! Sua benção Pai Márcio ! Gratidão por tudo e por tanto. Que Oxalá abençoe a todos da família Umband'boa. Vcs moram no meu coração !! ❤❤❤ Axé !! 🙌🏼🙌🏼🙌🏼🤗🤗🤗😘😘😘
Lembrei de uma moça na consulente ela estava irradiada e puxaram ela pro meio do terreiro e ela gritou e falou me solta eu não quero e foi embora eu era criança mais já entendia q ela não gostava de incorporar cada um tem o seus motivos...
Excelente PTD, ótimas respostas, concordo plenamente sobre as mulheres participantes da corimba, acho incrível as mulheres tocando atabaque, creio que as mulheres só devem conversar com o Pai e Mãe de santo no caso de menstruação e gravidez, pois as energias são grandes
Abençoa aos mais velhos e aos mais novos. Pela primeira vez, vou ter que contestar sua resposta, professor Márcio. Não devemos trazer o "POLITICAMENTE CORRETO" pra dentro de nossa sagrada e amada religião. O senhor dizer que uma mulher pode receber o título de um ogã, dará margem pra qualquer um homem querer receber o título de uma ekedi. Por favor, não traga o "POLITICAMENTE CORRETO" para nossa amada umbanda. Cada qual na sua função. Adoro o canal e essa foi a primeira vez que discordei de sua inteligência. Forte abraço e axé a todos. 10:32
politicamente correto? há séculos mulheres tocam atabaque em religiões de origem africana. essa restrição é da tradição de umbanda, mas nossas raízes não tinham essas restrições
@@DeniseOliveira-mw8pbNão é questão de preconceito irmã, é questão de tradição. Nada impede uma mulher de tocar tambor, mas ela não pode receber o título de Ogan e ser levantada como tal. Como o irmão disse acima, seria o equivalente a um homem receber o cargo de Ekedj que é um cargo feminino, ele pode ser cambono, mas Ekedj não.
Lugar de mulher é onde ela quiser, para com essa ideia que mulher não toca meu Jesus, mulher no atabaque dá um baile na gente minhas filhas que sabem ❤❤❤❤❤
Um Salve com muita alegria ! Quero "PARABENIZARMOS"; Uma pessoa "MEDIOCRÁTICO"; Uma pessoa "RÉTOMBANTE"; "MEDIOVÁGEL"; Pessoa "INOXIDÁVEL"; Pessoas "ESTROMBÓLICAS"; "ESTROGONOFICAMENTE" sensível; Merece o nosso respeito. HUAHUAHUA Referencias ocultas nos videos do Umband'Boa So quem saba, sabe !!! Muito bom. Um grande abraco a todos !
É a primeira vez que assisto Estou amando seus ensinamentos Maratonei o dia todo e farei isso todos os dias como estudo Se tiver um meio de eu falar com o senhor, na humildade peço que me envie essa forma É uma mãe que pede Gratidão 🙏🏼
mestre, o ogan do terreiro que eu frequento sai pra pub, bebe e etc no dia anterior à gira. Isso pode atrapalhar o axé de forma coletiva no dia da gira?
Ele sendo médium da corrente pode sim atrapalhar a gira, a corrente não é apenas os médiuns de incorporação mas também os ogans e cambones. Mas o mais indicado é perguntar ao pai de santo da sua casa. Espero ter ajudado
Infelizmente em algumas "tradições" atabaque não é para mulheres. Ainda existe muito preconceito entre muitos dirigentes (experiência própria... mas sou brasileira e não desisti até dar certo😂)
Já estamos para o curso de Autoconhecimento e Firmezas da Umbanda. Informações direto com o Sombra: wa.me/5515981191061
Bom dia!!! Acredito que a primeira pergunta, sobre mulheres tocando Atabaques, deve-se ao Candomblé, onde sim, ogãs são exclusivamente homens. Tem até um vídeo do Pai Marcio no canal explicando isso.
Bom dia com muita alegria para todos!!
Sou candomblecista de nação Ketu.
Pessoal, a questão dos atabaques não serem tocados por mulheres, é uma cultura da estrutura do candomblé, e não por ser qualquer tipo de preconceito, e sim por uma questão dos "cargos" da própria estrutura do candomblé em si, pois tem funções que são apenas para as mulheres e outras para os homens. Na umbanda não tem o mesmo fundamento, e percebo que muitas pessoas confundem isso.
No terreiro que frequento tem duas mulheres e um rapaz, ela mandam super bem ❤
Na minha casa o Ogã é meu Filho de 11 anos. Mas já toca a 2 anos
No meu terreiro um dos ogãs é uma criança (uns 12 anos), e ele dá show.
Bom diaaaaaa com muita alegria 😊. Até amanhã, com certeza será um vídeo sensacional. Salve a todos da família Umband Boa!!!!
Sobre a segunda pergunta, antes mesmo do pai Márcio responder eu pensei:
Será que essa pessoa, na sua rotina tem facilidade de largar mao do controle? De delegar ou aceitar fazer as coisas do jeito de outros?
Falo pela minha experiência que o desenvolvimento nao é só para aprendermos a sentir a energia dos guias, a incorporar, mas sobretudo a trabalhar nossas questões de ego e desafios de personalidade, como apego, ansiedade, mefo, insegurança, baixa auto-estima, dificuldade de confiar em nós e nos outros, quando a gente olha para dentro e vai trabalhando nisso, a incorporação vai acontecendo com naturalidade.
Eu era muito ansiosa, tinha medo do julgamento dos outros (irmãos, assistência e dos pais da casa), era um poço de insegurança, todo trabalho quando acabava, eu ia perguntar para meu Painho se estava tudo bem, se ele tinha algum apontamento para me fazer 😅. Toda gira de desenvolvimento eu ficava tentando descobrir o nome das entidades 😅, até que a vovó que me aconpanha, fisse que eu parecia uma criança inquieta, sem paciência, que pede uma coisa e depois fica a cada 5 minutos entrando na cozinha pra ver se ja está pronto...🫣 que se já pedi, era para confiar e largar, ir brincar que na hora certa eu receberia o que pedi (entendi e agradeci, decidi passar a curtir cada momento, sem pressa mesmo, so queria servir e aproveitar as giras, nso demorou muito e fui convidada pelo caboclo chefe da casa, a passar para a linha de passe).
Antes disso eu corrigi na minha vida as questões de ser centralizadora, passei a confiar mais em mim e fui refletindo sobre as minhas particularidades que necessitavam de ajustes, resumindo, o desenvolvimento que vivemos no terreiro está diretamente ligado à nossa rotina fora dele, as entidades trabalham em nós o tempo todo e não apenas na hora da gira.
Estou amando essa entrega, os aprendizados e insigths, só deixo fluir.
Axé, família!
Axé família Umband'Boa!
Amei seu apontamento sobre a curimba na casa do meu tio de santo, Paulo Ludogero, de fato as meninas de lá dão um show!
Na casa em que sou filha, temos também mulheres nos tambores, e se revezam com os homens e posso garantir que o trabalho da curimba é essencial para a sustentação da gira, agora estou na linha de passe, mas antes quando estava cambonando e no final a gente tinha um tempinho reservado para trazer os guias e viver um momento de desenvolvimento em cada dia de trabalho, o toque do tambor e a puxada dos pontos facilitava demais a incorporação.
Amooo!!!
Mãe Suely, amei sua blusa ficou muito bonita com ela 👏
Bom dia com muuuiiiitaaaa alegria !!! Sua benção Pai Márcio ! Gratidão por tudo e por tanto. Que Oxalá abençoe a todos da família Umband'boa. Vcs moram no meu coração !! ❤❤❤ Axé !! 🙌🏼🙌🏼🙌🏼🤗🤗🤗😘😘😘
Quadro novo...?!?!? Ja estou curioso....sua bênção Pai e Mãe
Resposta excepcional a pergunta #2, obrigado Pai Márcio por compartilhar sua sabedoria e experiência.
Salve!!!👏🏻👏🏻👏🏻
Lembrei de uma moça na consulente ela estava irradiada e puxaram ela pro meio do terreiro e ela gritou e falou me solta eu não quero e foi embora eu era criança mais já entendia q ela não gostava de incorporar cada um tem o seus motivos...
Muito bom!
Salve. Com muita. Alegria
Bom dia! Salve com muita alegria!
Aos 8:55 O Pai Márcio podia doar um pouco da sua Autoestima para a Lorena!!! 😅😂🤣
Achei o máximo esse vídeo. Loroyê
Bom dia Pai Márcio Kain Axé!!
Excelente vídeo
Excelente PTD, ótimas respostas, concordo plenamente sobre as mulheres participantes da corimba, acho incrível as mulheres tocando atabaque, creio que as mulheres só devem conversar com o Pai e Mãe de santo no caso de menstruação e gravidez, pois as energias são grandes
Amooo Umbandboa ❤e amanhã estarei ouvindo e vendo vcs🎉❤🎉🎉❤🎉
Bom dia povo do axé!
PTD maravilhoso, com muito amor, muito esclarecimento e muita alegria
Ainda não consigo incorporar mas com o tempo e dedicação vou alcançar dádiva.
Abençoa aos mais velhos e aos mais novos.
Pela primeira vez, vou ter que contestar sua resposta, professor Márcio.
Não devemos trazer o "POLITICAMENTE CORRETO" pra dentro de nossa sagrada e amada religião. O senhor dizer que uma mulher pode receber o título de um ogã, dará margem pra qualquer um homem querer receber o título de uma ekedi. Por favor, não traga o "POLITICAMENTE CORRETO" para nossa amada umbanda.
Cada qual na sua função. Adoro o canal e essa foi a primeira vez que discordei de sua inteligência. Forte abraço e axé a todos. 10:32
Preconceito é o nome desse seu comentario.
@DeniseOliveira-mw8pb
Se eu quero manter as tradições da minha amada umbanda é ter preconceito, prefiro ser um preconceituoso
politicamente correto? há séculos mulheres tocam atabaque em religiões de origem africana. essa restrição é da tradição de umbanda, mas nossas raízes não tinham essas restrições
@@DeniseOliveira-mw8pbNão é questão de preconceito irmã, é questão de tradição. Nada impede uma mulher de tocar tambor, mas ela não pode receber o título de Ogan e ser levantada como tal. Como o irmão disse acima, seria o equivalente a um homem receber o cargo de Ekedj que é um cargo feminino, ele pode ser cambono, mas Ekedj não.
@@JogadordeMG
Obrigado por entender a minha posição.
Só lembrando que eu não tenho nada contra a mulher tocar o atabaque.
Axé meu irmão!
Bom dia povo de Luz. Salve Axé
bom dia povo lindo do axé❤
Bom dia meu pai!
Lugar de mulher é onde ela quiser, para com essa ideia que mulher não toca meu Jesus, mulher no atabaque dá um baile na gente minhas filhas que sabem ❤❤❤❤❤
Um Salve com muita alegria !
Quero "PARABENIZARMOS";
Uma pessoa "MEDIOCRÁTICO";
Uma pessoa "RÉTOMBANTE";
"MEDIOVÁGEL";
Pessoa "INOXIDÁVEL";
Pessoas "ESTROMBÓLICAS";
"ESTROGONOFICAMENTE" sensível;
Merece o nosso respeito.
HUAHUAHUA
Referencias ocultas nos videos do Umband'Boa
So quem saba, sabe !!!
Muito bom.
Um grande abraco a todos !
Uns têm medo de incorporar, outros têm pressa e ansiedade.
Vamos com calma e sem medo.
É a primeira vez que assisto
Estou amando seus ensinamentos
Maratonei o dia todo e farei isso todos os dias como estudo
Se tiver um meio de eu falar com o senhor, na humildade peço que me envie essa forma
É uma mãe que pede
Gratidão 🙏🏼
No nosso terreiro tem várias ogans mulheres.
Já vi terreiros não aceitando mulheres para o atabaque 😢
🕊🌈
👍👍
mestre, o ogan do terreiro que eu frequento sai pra pub, bebe e etc no dia anterior à gira. Isso pode atrapalhar o axé de forma coletiva no dia da gira?
Geralmente, quem pratica o preceito que antecede às giras são os médiuns que integram a corrente mediúnica.
De onde eu sou também e assim
@@moisesalmeidasilveira4507 mas ele também é medium!
Ele sendo médium da corrente pode sim atrapalhar a gira, a corrente não é apenas os médiuns de incorporação mas também os ogans e cambones. Mas o mais indicado é perguntar ao pai de santo da sua casa. Espero ter ajudado
Ola boa noite gostaria de saber se tem vursos gratis
Infelizmente em algumas "tradições" atabaque não é para mulheres. Ainda existe muito preconceito entre muitos dirigentes (experiência própria... mas sou brasileira e não desisti até dar certo😂)
Cada casa uma doutrina!
Não sei nem tocar campainha kkkkk😂