Os povos antepassados de Minas Gerais

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 3 окт 2024
  • Nesse vídeo apresentamos um gráfico geral dos povos antepassados das pessoas do Estado de Minas Gerais, Brasil. Por ser algo muito amplo, casos específicos foram ignorados.
    Livros referênciados:
    O Povo Brasileiro: amzn.to/3laOkO6
    História de Minas Gerais: amzn.to/3I5GPBe

Комментарии • 68

  • @tresvias
    @tresvias  Год назад +8

    Livros referênciados:
    O Povo Brasileiro: amzn.to/3laOkO6
    História de Minas Gerais: amzn.to/3I5GPBe

  • @suelenribeiro1015
    @suelenribeiro1015 Год назад +14

    É uma satisfação imensa conseguir avançar na genealogia.Aqui no sul de Minas tem bastante registros e livros que falam sobre os fazendeiros dessa região.Graças a eles podemos entender melhor nossas origens.

  • @tresvias
    @tresvias  Год назад +12

    “É isso a aventura brasileira e que eu resumo dizendo que o que nós somos, mesmo, é uma nova Roma.E argumento: há dois mil anos atrás os soldados romanos saíram lá da Itália, da Enestrúlia, conquistaram, não se sabe muito bem como, a península ibérica, ficaram lá. Conseguiram latinizar a península ibérica e resistiram às invasões escandinavas, depois de 700 anos de dominação árabe, mantendo a língua e mantendo a “romanidade”. Mil e quinhentos anos depois saltaram ao mar e vieram aqui e aqui é que deu certo. Você veja, a França não se expandiu. A Itália não se expandiu, ficaram lá comendo a sua comidinha, a Romenia muito menos.O que expandiu foi a Ibéria. E a Ibéria veio e construiu esta coisa, equivalente ao mundo neobritânico, o mundo neolatino - do qual nós somos a unidade principal. É a nossa nação neolatina que é a mais rica, a mais futurosa. Então nós somos a nova Roma. A nova Roma é o Brasil.Uma Roma lavada em sangue índio, lavada em sangue negro, melhor, tropical, e que está chamada a representar um importante papel no mundo" DARCY RIBEIRO

  • @paulofigueiredo9242
    @paulofigueiredo9242 Год назад +10

    Eu sempre tive essa curiosidade de conhecer a minha árvore genealogica. Coincidentemente a minha família é da cidade de januária e você já deu o caminho das pedras. kk

    • @tresvias
      @tresvias  Год назад +3

      Espero que consiga saber mais sobre sua história familiar. É algo muito bom!

  • @Lillyporai
    @Lillyporai 11 месяцев назад +4

    Muito interessante esse conteúdo, precisamos de mais conteúdos desse tipo voltado para nossa cultura brasileira. Fico triste em minha família nunca ligar para raizes ancestrais, tenho grande buraco na minha história familiar, espero fazer uma pesquisa ancestral e passar isso para meus filhos e netos.

  • @cordeivi
    @cordeivi Год назад +6

    Sou mineira e minha família inteira que tenho contato, também. Comecei a fazer o estudo da minha árvore genealógica, acabei de fazer o pedido do meu teste de DNA e estou muito animada pro que vou descobrir sobre meus ancestrais. ❤

    • @rafaelfernandes8438
      @rafaelfernandes8438 Год назад +2

      Bom dia Ivania! Por cá, Rafael Fernandes, Lafaiete-MG, antiga Queluz de Minas, poderia me falar sua experiência com o teste do DNA? Pretendo fazer em algum momento.

    • @WTFuc4
      @WTFuc4 7 месяцев назад +2

      Onde fazer o pedido?

  • @micheldolagoamaro8306
    @micheldolagoamaro8306 Год назад +8

    Eu não nasci em Minas, mas a minha saudosa mãe nasceu e era “mineira raiz” sem dúvida!

  • @miriamceliacosta
    @miriamceliacosta Месяц назад

    Gostei muito conhecer a origem dos mineiros. Sou mineira raiz. Obrigada!

  • @marlileite3188
    @marlileite3188 Год назад +4

    Eu tbm descendo do Cacique Tibiriçá, de sua filha Isabel Días ( Bartira ) casada com João Ramalho.
    Descendo tbm dos Moraes q é minha 6a avó, ela descendia de Baltazar de Moraes de Antas, esse descendia do 1o rei de Portugal, Afonso Henriques.
    Descendo tbm de uma africana chamada Ana Francisca, o nome do pai dela não aparece no registro de nascimento, só o nome de sua mãe. Ana Francisca é minha trisavô, do lado da mãe de meu pai. Minha avó era morena de cabelos encaracolados.
    Na verdade minha árvore é uma mistura de raças, no qual eu me orgulho muito.
    Devo descender de mais gente de sua árvore.
    Já descendo de Antônio Bicudo Carneiro e agora do Cacique Tibiriçá.
    Gde abraço !

    • @tresvias
      @tresvias  Год назад +1

      Muito bom! Obrigado por assistir o vídeo!

    • @antoniohenriquevilasboas5002
      @antoniohenriquevilasboas5002 6 месяцев назад

      A minha Árvore é muito parecida com a sua.

    • @nomedoido
      @nomedoido 13 дней назад +1

      Eu também, descendo de Isabel Dias e Beatriz Dias. Hoje somos muitos e muitos milhares.

  • @lianeves5347
    @lianeves5347 2 месяца назад

    Minha família é raíz mesmo inclusive meus avós fundaram o distrito cordeiro de Minas

  • @diegotheservantofgod1826
    @diegotheservantofgod1826 11 месяцев назад +1

    Eduardo. Minha mãe, meus tios, meu avós( nascidos em Cataguases) e os ancestrais do meu avô incluindo seu pai, mãe avós paternos e o avô materno( nascidos também em Cataguases)dele que casou (com uma italiana sicíliana) e seus ancestrais até seus avós pelo paternos eram de Minas nascidos em Leopoldina, já os seus bisavós até seus ascedentes mais antigos vieram do RJ e o patriarca da família Pinheiro de Sousa( a família paterna da minha mãe) era português que casou com uma carioca e seus descedentes casaram com pessoas de origem mineira. Tudo isso porque meu tetravô( que já tinha alguns ascedentes mineiros) que veio de Valênça no RJ pegou herança do pai e partiu pra Leopoldina em Minas onde deixeu descedencia lá de onde veio minha família. Uai😂. Minha mãe veio pro RJ e eu nasci. Sou descedente do índio Tibiriça, do Espanhol Baltazar de Godoy atraves de um tronco que veio de S.Paulo. Dá até nó na cabeça.😅

  • @sidneilefredopadaratz6048
    @sidneilefredopadaratz6048 2 месяца назад

    Também descendo do Índio Tibiriça do Estado de São Paulo, que mais tarde foi incorporado ao ramo Dias de Arzão e por aí vai. Somos primos distantes.🎉🎉🎉

  • @glauciamota9166
    @glauciamota9166 5 месяцев назад +2

    O povo mineiro a maioria são descendentes de judeus sefarditas, maioria do norte de Portugal. MG tbm teve muitos africanos q vieram pra exploração do ouro e cultivo de café e tbm indígenas, que até hj existem comunidades aqui!

    • @tresvias
      @tresvias  5 месяцев назад +1

      No gráfico estão evidenciadas as origens. A maioria dos Mineiros tem origem e em Portugal com contribuições de outros grupos que vieram ou já estavam no Brasil.

  • @mariaantonia-fq9rk
    @mariaantonia-fq9rk 8 месяцев назад +1

    Qual seria o valor para um teste, para descobrir a árvore genealógica?

  • @nicevr-b9l
    @nicevr-b9l 4 месяца назад

    Olá! Assistindo em 2024. Estou fazendo minha árvore genealógica. Meus pais e avós eram de Minas Gerais (carangola e espera feliz) Não tenho encontrado nada sobre meus bisavós. Vc pode me dar uma dica de como e onde encontrar fontes de pesquisa? Elenice, Aveiro, Portugal.

  • @riptorforever2
    @riptorforever2 Год назад +1

    Eduardo, apesar de seu canal do telegram ter comentários ativados, o grupo vinculado ao canal está configurado para não permitir mensagens de membros. Desse modo é impossível de comentar as mensagens do canal. / Além disso, também não é possível reagir (emoticons) as postagens do canal. Deixo essas duas sugestões para melhorar a participação do seu público lá: Possibilitar comentários e permitir 'reações' nas postagens do canal.

    • @tresvias
      @tresvias  Год назад +2

      O grupo era aberto para debates. Porém, como algumas pessoas não souberam se comportar decidi fechar. Não tenho tempo para ficar olhando sempre. Daí deixo apenas como forma de envio do material novo do canal.

  • @matheusegger5141
    @matheusegger5141 Год назад +1

    Eduardo, qual editora do livro Confissões de Santo Agostinho de capa dura vc recomenda mais e mais confiável? Paulus, Minha Biblioteca Católica, Penkal, Pandorga Editora, Petra? E tem o livro Obras Completas de Santa Teresa do Menino Jesus, de ambos as editoras Paulus e Edições Loyola. Qual das duas vc recomenda?

  • @sophiavitoria7061
    @sophiavitoria7061 10 месяцев назад

    Sou neta de mineiro por parte de pai, na cidade de Governador Valadares. Meu bisavô era um fazendeiro muito reconhecido na regiao porem nao consigo encontrar nenhum registro dele :/

  • @RafaelSoares-bl6jj
    @RafaelSoares-bl6jj Год назад +4

    Me tira uma dúvida: o que você acha da pirataria de livros? (sei que não tem nada a ver com o vídeo, perdão). Eu estou fazendo uma pasta com todos os livros que o Mortimer Adler recomenda no "Como ler livros", para uso pessoal, mas estou pensando em torná-la pública para quem quiser utilizar. (a lista já está bem encaminhada)

    • @JoaoSilva-pn7dz
      @JoaoSilva-pn7dz Год назад

      Não posso falar pelo dono do canal mas uma vez vi uma lista de discussão em um Fórum Católico que o proprietário do site afirmou considerar como apropriação indébita o fato de usar-se de pirataria ou do uso de qualquer obra que não seja autorizada. Assim constituiria pecado de roubo. A exceção seria trechos de obras para estudo acadêmico ou pessoal, ou se for obra muito rara que não mais se pode ter acesso ao original, ou situação em que se justificasse tipo uma pessoa que comprasse uma camisa pirata da Nike não pela marca em si mas pela necessidade de não andar nú. Mas me parecia mais uma opinião do que algo definido como certo. Ainda assim me parecia fazer sentido. Espero ter ajudado.

  • @fabianovds4223
    @fabianovds4223 Год назад +1

    Meus avós/ e tataravôs são de minas gerais, cidade de três corações.

    • @tresvias
      @tresvias  Год назад

      Que legal! Está no sangue falar Uai.

    • @antoniohenriquevilasboas5002
      @antoniohenriquevilasboas5002 6 месяцев назад

      Eu sou de Três Corações. Qual é o nome dos seus antepassados Tricordianos?

  • @mariaadalgisa
    @mariaadalgisa 3 месяца назад +1

    Conforme você citou, as conversões dos judeus foram forçadas, então a fé católica na maior parte desses convertidos não é genuína. Sempre achei estranha.a falta de profundidade nesta fé na minha própria casa. Lembro que aos cinco anos na fazenda (férias de julho) tentei contar as estrelas e perdi a conta inúmeras vezes, até que, 😮 aborrecida, exclamei:
    "Será que isso não acaba?"
    E minha irmã, de nove, disse que não, afirmando que o universo era infinito. Tentei descartar a ideia, dizendo a mim mesma que ia terminar em algum lugar e aí teria um muro. Só que, imediatamente, a pergunta que não calava era: "E depois do muro? E de outro muro?".
    Naquele momento compreendi a existência de uma inteligência maior, superior, que minha mente limitada não compreendia e comecei a buscar por ela. Lia tudo o que eu podia encontrar, desde os cinco anos. Aos sete, minha mãe me colocou no catecismo e fui numa felicidade só, dando pulinhos pelo caminho e pensando: "Vou conhecer a Deus, vou saber mais de Deus!"
    Mas qual não foi a decepção quando a única coisa que me ensinaram lá foi a decorar rezas. Depois de decorar as que eu ainda não sabia, abandonei o catecismo e ninguém em casa se importou nem me obrigou a voltar. Tenho 60 anos agora. Ninguém em casa pareceu se importar e ninguém me falava em casa sobre fundamentos da fé e entendo hoje que é porque não sabiam. Aos nove ou dez anos, assisti ao filme "Os Dez Mandamentos" e aquilo teve um grande impacto sobre mim e, quando adolescente, ao filme Ben-Hur, que mostrava um Jesus gente, compassivo e cheio de autoridade. Nesta fase da vida, chegava a ir à midsa diariamente, mas os padres não pregavam como hoje e não havia resposta. Porque o meu pecado me inxcomodava, me declarava culpada a cada olhar no espelho. Somente por volta de 30 anos de idade, quando fui morar próxima a uma pequena Igreja Batista, conheci a Palavra de Deus e conheci a Jesus,o Filho do Deus Vivo, cujo sacrifício expiou o meu pecado e me livrou da condenação eterna.

  • @rafaelfernandes8438
    @rafaelfernandes8438 Год назад

    Muito legal!

  • @GuiFCouto
    @GuiFCouto Год назад +2

    Só esqueceu de ressaltar que os bandeirantes paulistas eram em sua maioria,cristãos novos pela sua origem ou por casamento entre os raposos,bicudos,buenos etc

    • @tresvias
      @tresvias  Год назад

      Não eram maioria cristãos novos. Existiam alguns que eram de ascendência de cristãos novos. Mas não eram todos.

  • @mariadefatimafigueiredo8208
    @mariadefatimafigueiredo8208 7 месяцев назад

    Vi agora seu perfil. Tenho interesse. Meu pai,avós, bisavós.

  • @olga985
    @olga985 5 месяцев назад

    Eduardo, você não tem ascendência africana? Pergunto porque seu fenótipo parece ter algum elemento afro ou seria árabe? Eu, com o fenótipo tipicamente europeu, tenho uma porcentagem africana e sei que minha família veio do Benin. De qualquer modo, é que minha mãe é mineira, da região de Inhaúma e Paraopeba e eu tenho curiosidade de saber mais sobre esses africanos. Você poderia indicar alguma coisa? Obrigada.

    • @tresvias
      @tresvias  5 месяцев назад

      Nesse outro vídeo mostro o que descobri em minha árvore. No início falo sobre isso:
      ruclips.net/video/NbOTp4MoJ1g/видео.htmlfeature=shared

  • @edsoncesar6466
    @edsoncesar6466 6 месяцев назад

    Não sou mineiro, mas árvore que encontrei é parecida com a sua, já conversamos que somos parentes.

    • @tresvias
      @tresvias  6 месяцев назад

      Você é de onde?

    • @edsoncesar6466
      @edsoncesar6466 6 месяцев назад

      Eu sou do interior de São Paulo ,meus familiares vieram para Sertãozinho no final do século XIX eram de Caldas , Moreira da Silva e o sobrenome

  • @nelsonsousa6999
    @nelsonsousa6999 Год назад +1

    😃😃😃😃😃👏👏👏👏👏👏👏👏

  • @juniosilva4455
    @juniosilva4455 Год назад +1

    É NOIS UAI!!!!

  • @renievangelista8950
    @renievangelista8950 6 месяцев назад

    Sou mineira de Resplendor

  • @LucieneAlves-o1g
    @LucieneAlves-o1g 4 месяца назад

    Boa tarde sou da família dos Modesto. Meu pai Luiz Gustavo Alves e minha mãe Dejanira Inácia Alves. Então eu queria saber se somos descendência de judeus

  • @mariadefatimafigueiredo8208
    @mariadefatimafigueiredo8208 7 месяцев назад

    Rio Pardo de MG. Montezuma

  • @Noma-de
    @Noma-de 6 месяцев назад

    Sou do norte de minas barranqueiro do beira do sao francisco

  • @jeffersonleonardo2
    @jeffersonleonardo2 Год назад +2

    Ser bisneto de mineiro conta?

    • @tresvias
      @tresvias  Год назад +1

      Só verificando a árvore dos antepassados para saber.

    • @jeffersonleonardo2
      @jeffersonleonardo2 Год назад +1

      @@tresvias Lá se vai a esperança...

  • @PalestraItaliaMineira
    @PalestraItaliaMineira Год назад

    Minas é o estado com mais descendentes de italianos, Ingleses e Franceses, não foram so portugueses que vieram pra cá

    • @tresvias
      @tresvias  Год назад

      A quantidade de descendentes de ingleses é franceses ocorreu especialmente no século XIX. Embora alguns já tinham vindo ainda no período colonial. De todo modo, são minoria frente a formação dos Mineiros.

    • @PalestraItaliaMineira
      @PalestraItaliaMineira Год назад

      @@tresvias e as comunidades alemãs e pomeranas de Minas Gerais(mais de 300 mil)? E os Italianos de Minas Gerais que foi o 3 estado no mundo com mais imigrantes? Dizer Mineiro raiz por ter ascendência somente portuguesa é ridículo, a cidade metropolitana de bh foi construído por italianos, alemães, ingleses, franceses, sírios, judeus, a maior ascendência de nova lima é inglesa

    • @tresvias
      @tresvias  Год назад +2

      @@PalestraItaliaMineira ou você tem problema cognitivo ou não prestou atenção no vídeo. Esses que você mencionou são imigrantes vindos posteriormente ao período colonial, vieram especialmente no século XIX, que está no gráfico. É só prestar mais atenção no vídeo e entender o que foi dito, está bem claro. A ideia de dizer ser mineiro está explicada logo no início do vídeo.

    • @SeverinoGaldinoAresdaSilva
      @SeverinoGaldinoAresdaSilva 6 месяцев назад

      ​@@PalestraItaliaMineiravai mudar alguma coisa como os italianoas,alemaes sao tao bonzinhos kkkkkkkk

    • @sii8132
      @sii8132 Месяц назад

      ​@@PalestraItaliaMineira Daqui a pouco os filhos de migrantes vão dizer que descobriram o Brasil 😂

  • @mariadefatimafigueiredo8208
    @mariadefatimafigueiredo8208 7 месяцев назад +1

    Judeus sefarditas. Muitos descendentes.

  • @beneditacastrofigueiredo7319
    @beneditacastrofigueiredo7319 6 месяцев назад

    Sou filha de mineiros meu e minha mãe são mineiros de Paracatu meus avós são da família pires Castro Araújo Miranda da Rocha e os Pereira Castro que e meu nome encontrarão na minha família judeus tanto do lado de meu pai como do lado de minha mãe não sei mas já me falarão me falarão que sou descendente da Maria Araújo que morreu na inquisição