Dor lombar com sensação de peso nas pernas - Pode ser Estenose Lombar

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 16 сен 2024
  • Estenose lombar é o estreitamento do canal vertebral na região lombar. Este estreitamento comprime os nervos que saem da parte inferior das costas e vão para as pernas, podendo dar choque, formigamento e fraqueza nas pernas e lombar.
    Dr. Marcus Pai | Clínica Dr. Hong Jin Pai, Centro de Dor de São Paulo.
    Você tem sentido cansaço excessivo acompanhado de sensação de peso nas pernas e dor lombar? Os sintomas são comuns a várias patologias, mas hoje vou falar sobre estenose lombar.
    A estenose lombar tem sido diagnosticada cada vez com mais frequência. Acomete de um até oito por cento da população em geral. E a incidência aumenta com a idade, a partir dos 50 anos. Pelos sintomas comuns, ela pode ser confundida com muitas outras patologias da coluna. A estenose se caracteriza pelo estreitamento do canal medular que é o espaço central da coluna onde passam as raízes nervosas da região lombar.
    Essa região é composta por cinco das 33 vértebras presentes na coluna vertebral e a redução do diâmetro do canal vertebral causa compressão das estruturas nervosas, resultando em diversos incômodos. O paciente pode nascer com degeneração que causa a estenose lombar. Quando isso acontece dizemos que se trata de estenose congênita ou primária, quando ela é adquirida chamamos também de secundária, ou seja, após uma patologia.
    O primeiro caso é mais raro e acomete apenas nove por cento dos pacientes enquanto o segundo está associado ao envelhecimento e doenças degenerativas, como doença de Paget, além de tumores, infecções, alterações osteoartríticas, entre outras causas. A localização da estenose é fundamental para a definição de tratamento e ela pode ser central, lateral, foraminal e extra foraminal.
    Os principais sintomas de estenose lombar incluem dor na região lombar, nos glúteos, coxas e panturrilha. Principalmente ao ficar de pé, andar ou subir escadas. Também é sentido cansaço excessivo acompanhado de sensação de peso nas pernas, choque,
    formigamento ou câimbras, além de fraqueza muscular e redução dos reflexos.
    Os pacientes também se queixam, muitas vezes, de parestesia que é a dormência acompanhada ou não de queimação nos membros inferiores e de dificuldade ou perda de força para andar. Em casos mais graves pode ocorrer dificuldade de urinar ou perda da capacidade de controlar o fluxo urinário. Também em casos raros, o indivíduo desenvolve a síndrome da causa equina, uma condição em que há perda do controle das funções urinárias e fecais, exigindo uma intervenção médica de urgência.
    Ao fechar o diagnóstico, o médico conversa com o paciente para entender as queixas de dores e outros sintomas. Exames de imagem são necessários, como a ressonância magnética, que analisa os tecidos que envolvem a coluna vertebral, identifica o local do desgaste, e que pode ser a causa, e também ajudam a afastar outras patologias que geram dor na coluna e dor nas pernas.
    Com radiografias dinâmicas e tomografia o médico avalia a posição da coluna em diferentes situações para afastar fraturas, fraturas por estresse, artrose e lesões facetárias. O tratamento da estenose lombar inicia com medicação para primeiro controlar a dor, com
    analgésicos simples para facilitar a reabilitação. O médico pode sugerir corticosteroides, anticonvulsivantes e antidepressivos, que são remédios de ação central para controle da dor.
    Evita-se o uso de anti-inflamatórios em pacientes idosos para prevenção de complicações gástricas, renais e cardíacas. A fisioterapia é indicada em quase todos os casos para controle da dor lombar, para treino de marcha, para estabilidade e para alívio de dor nas pernas. Infiltrações de coluna podem ser utilizadas para alívio de dor. São usados corticosteróides com efeito anti-inflamatório e anestésico.
    Quando não apresenta uma melhora dos sintomas neurológicos, a cirurgia pode ser indicada para fazer a descompressão das estruturas nervosas. É o tratamento indicado também quando o paciente apresenta muita dificuldade de locomoção ou muita instabilidade mecânica. Apesar de não haver muitas evidências para prevenção da estenose lombar, o estudo recente publicado no jornal Ortopédico indicou que determinadas mudanças genéticas estão associadas ao aumento do risco de se desenvolver a estenose lombar. Com esses estudos será possível buscar a identificação de quem corre mais risco para doença.
    Até lá a manutenção de equilíbrio e tônus muscular por meio do fortalecimento e prática de exercícios físicos atua na prevenção da sobrecarga mecânica dos componentes da coluna vertebral, reduzindo então os sintomas da dor lombar e da coluna vertebral. Fique sempre atento para procurar seu médico em qualquer sinal de dor persistente ou nas pernas sem razão aparente.
    Se você apresenta choque, formigamento, se apresenta perda de força, se a dor está incômoda, se está atrapalhando nas atividades do dia a dia, procure uma avaliação especializada.

Комментарии • 21

  • @SLG45
    @SLG45 Месяц назад

    Nem sabia disso 😢mas sento assim uma dor fraqueza no lombar
    Tenho 46 sou magrinha

  • @ritaassaf1105
    @ritaassaf1105 20 дней назад

    Bom dia Dr.eu tenho hérnia de disco com desvio de coluna eu tenho muita dor na perna esquerda

  • @flickabrasil
    @flickabrasil Месяц назад

    É possível ter esses problema depois de uma laminetomia

  • @raquelalcantara3346
    @raquelalcantara3346 2 года назад

    Bom dia
    Eu estou fazendo acompanhamento com o urologista e já vou fazer os exames pré operatório
    Pois na tomografia constou hidrofenose grau 1 no rim direito
    Eu não sinto sintomas aparente
    Mas vendo este video os sintomas de estenose lombar eu sinto
    Dor na lombar direto
    Dores e fraquezas nas pernas panturrilhas
    E cansaço e fraquesa
    O que fazer ?qual exame específico?
    E é com o urologista que se fala sobre isso?
    Aguardo resposta
    DIAGNÓSTICO estenose de juv
    Estenose no ureter direito

  • @MariaZineide
    @MariaZineide 10 месяцев назад

    Perdi a força a muito a agora tou com as nervos atrofiados sem poder sair pra fora de casa

  • @fabiodasilvajara591
    @fabiodasilvajara591 7 месяцев назад +1

    boa noite doutor,o que quer dizer abaulamento discal difuso l4 l5 com extensão foraminal bilateral ,estou com uma dor cronica na lombar

    • @alanlp7764
      @alanlp7764 3 месяца назад

      Como está, irmão? Melhorou? Se sim, de que forma? Estou há quase 3 meses com essa dor.

    • @fabiodasilvajara591
      @fabiodasilvajara591 3 месяца назад

      bom dia, não melhorei to com muita dor ,eu ja tinha feito uma cirurgia e tenho um pino e agora tenho que fazer uma nova cirurgia ,vou tentar fazer pelo ministerio público, pois a cirurgia é muito cara

    • @alanlp7764
      @alanlp7764 3 месяца назад

      @@fabiodasilvajara591 Meu Deus! Melhoras pra você, fico triste por não ter melhorado, mas agradeço a resposta. Muito obrigado.
      Estou na luta, já fiz fisioterapia e RPG e nada de melhoras. Também tenho abaulamento bilateral em L5, hipertrofia dos ligamentos amarelos e pediculos curtos formando uma estenose, de nível moderado.
      Que Deus te abençoe. Fé!

  • @RenatalcLopes
    @RenatalcLopes 3 месяца назад +1

    Vou precisar fazer cirurgia cérebro devido lesão pequena lado esquerdo ,tô c dor lombar coxas pernas pouco tempo aparece hematoma tenho fraqueza dormência tô com tanto medo , irei fazer rm lombar mmii não. O consigo deitar dexametasona entre outro relaxantes musculares mas e mesma coisa que água uso antidepressivo porém não alivia nada da dor 😢

    • @IsnaldoGustavo
      @IsnaldoGustavo 2 месяца назад +1

      Amigo tudo vai passar e vc vai fica bem . Na verdade Deus já está te curando de todos os seus problemas e dor e vc voltara ater uma vida normal em nome de Jesus

    • @RenatalcLopes
      @RenatalcLopes 2 месяца назад +1

      @@IsnaldoGustavo amém a nós obrigada

  • @marcosfranco2468
    @marcosfranco2468 Год назад

    Me chamo reginara sofro tenho todos sintomas começou com choques, formigamento,agora sensação de anestesia,reflexos atrapalhados muita dor ao caminhar peso nas pernas e peso nas pernas e coluna,moro em palmeira das missões interior do Rio grande do Sul aqui fazem rx, não acusa aparece ernea de disco e bico de papagaio,sofro muito

    • @Valeriajardim
      @Valeriajardim 11 месяцев назад

      Realmente era o que você relatou? Espero que esteja melhor

  • @adrianazanettoni911
    @adrianazanettoni911 10 месяцев назад +1

    O que tira a dor

    • @hongjinpai
      @hongjinpai  10 месяцев назад

      Existem muitas opções de tratamento - com remédios ou sem. Sem remédio, tentar fisioterapia, acupuntura, alongamentos. Com remédio, analgésicos e anti inflamatórios podem ajudar no início. Outros remédios com ação central como anti convulsivantes e anti depressivos são muito usados. Um médico de dor pode te ajudar

  • @MariaZineide
    @MariaZineide 10 месяцев назад

    Boa tarde Dr

  • @rmartins452
    @rmartins452 Год назад

    Esses sintomas podem vir acompanhado com náuseas?

    • @rmartins452
      @rmartins452 Год назад

      Sinto todos esses sintomas ,parece como uma colica menstrual 😢 fraquezas nas pernas 😢 mal consigo ficar em pé só deitada aliavia

    • @Valeriajardim
      @Valeriajardim 11 месяцев назад

      ​@@rmartins452você descobriu o que é?