Marcelo. Estou criando algumas receitas, porém, acho que o BS está estimando as SGs muito baixas e com isso o teor alcoólico está alto tb. Alguma dica de onde posso mexer para equilibrar isso? Ou, o que mais influencia na SG dentro do BS? Como posso diminuir a SG sem alterar a OG, é possível? Seus vídeos são muito bons! Parabéns! Obrigado
SG's significa gravidade em um determinado momento, como por exemplo no final da lavagem ou no início da fervura... Se é isso mesmo que vc quer dizer, que, em relação à sua prática, as estimativas de densidade do BS está distante do que você tem obtido na prática, então, acho que só pode ser duas coisas: ou a eficiência que vc está estimando a receita está errada em relação ao seu sistema ou o volume de mosto que vc tem apurado está diferente do planejado. Eu aposto na primeira alternativa. Obrigado pela participação, Luiz. Para saber mais, faça o meu curso avançado em bit.ly/aulascerveja, ou, especialmente, o módulo single vessel, onde você aprenderá muito mais sobre esse assunto. Ah! Assine ao nosso canal clicando em bit.ly/fabrikaryt, marque o sininho para receber todas as notificações sobre novos vídeos!!! Sucesso! 🍻👍🏻😁
Oi Marcelo um prazer aqui um seguidor do Paraguai que já está aprendendo muito com os seus vídeos, cara uma pergunta qual é a diferença atual entre beersmith 2.3 e a última versão a 3? Qual é melhor?
Agradeço amigo, ótimo video, vi que seu perfil de fermentação em três etapas esta personalizado, com Dry-hop e Maturação.., como se faz essa alteração, qual arquivo devo modificar? Agradeço.
Olá Maurício. Essa é a tradução não oficial do BeerSmith. Caso você queira aplicar essa tradução, pegue o arquivo no endereço "bit.ly/bs3ptbr", dentro da pasta "tradução não oficial".
Parabéns, estou começando esse hoby agora, e tava levando uma surra desse programa. Com suas aulas simples e objetivas tem me ajudado muito. Uma duvida no perfil de mosturação, usando o BIAB com lavagem de grãos, não achei nada parecido. Qual seria a configuração. obrigado
Boa noite amigo! Parabéns pelas aulas! Fiquei apenas com uma dúvida: Em relação a lavagem, você faz 100% do volume de mosto dentro da tina, correto? Então significa que você drena a panela de mostura, transfere para panela de fervura e faz a lavagem do bagaço com água a 75 graus com o volume de água duas vezes maior que o mosto que foi transferido para a panela de fervura? Muito obrigado
Rogério, para te dar uma noção mais exata: faço a mosturação com 12 litros de água, extraio 8 na primeira drenagem. Depois adiciono água a 75oC (até chegar no nível anterior), recirculo e extraio mais 8L, repito esse processo mais 2x até obter 32 litros de mosto pré-fervura.
Marcelo, depois de meses precisei voltar e rever este vídeo incrível! Mas não entendi a parte em 7:35, mesmo pausando pra ler e escutar o que você falou sobre a parte de levas iguais... Podes dar um exemplo ? Hoje uso 3 panelas (lavagem, mostura e fervura) e sistema fly sparge (com bazooka), porém quero passar a fazer por bath sparge, acredito que seria melhor, não acha ? Não gosto do meu fly sparge atual, muitas gambiarras...
Lavagem por lote com levas de: - 100% - vc consegue drenar todas a tina (quem usa fundo falso convexo consegue drenar 100%). - 95% - ao drenar a tina, fica um pouco no fundo (5%), abaixo do fundo falso plano. Levas iguais: - Sim - usa o mesmo volume de água nas 3 lavagens (ex. 10, 10 e 10L). Eu fazia assim antes, hoje prefiro o método abaixo. - Não - usa volumes menores de água a cada lavagem (ex. 15, 10 e 5L). Esse é meu método preferido. Drenar a tina antes da lavagem: - Sim - vc está com uma relação água/malte de 3 (exemplo), drena a tina e acrescenta nova água. Esse método é mais eficiente. - Não - vc está com relação água/maltes de 3, e acrescenta mais água subindo para 6. Aí vc drena tudo. Esse método é bem menos eficiente.
Luiz, fly sparge é um pouco mais eficiente que batch sparge. Fly é mais complicado de fazer do que batch. Batch demora mais pois a cada drenagem tem que recircular por ~5 minutos para clarificar e solubilizar os açúcares. Batch tem que calcular bem o volume de cada lavagem (começa com mais água e termina c/ menos água) para não criar um mosto muito "aguado".
Por gentileza, me tira uma duvida, estou fazendo uma brassagem para 10l no fermentador. Minha relação de agua/grão está para 3l por kg de malte, porém o BeerSmith está calculando um pouco mais de 11l para lavagem, é isso mesmo? posso alterar para 6l por kg de malte para diminuir o volume da lavagem?
Andreo, eu teria que ver o seu arquivo para entender melhor o que o BeerSmith está calculando. Lembre-se que o malte absorve de 1 a 1.5L de água por kg de malte.Portanto, pode ser isso. Por outro lado, eu acho melhor observar as densidades obtidas do que me preocupar com o volume em si. Explico: Suponha que a densidade pré fervura estimada seja 1050, daí, após a primeira drenagem eu tenho 1100. Faço a primeira lavagem, meço a densidade dentro da panela de mostura e encontro, por exemplo, 1070. Daí dreno e misturo à panela de fervura e meço a densidade desta mistura, suponha que eu obtenha 1090. Então faço outra lavagem, meço a mostura e suponha que lá esteja a 1050, dreno e misturo à fervura medindo novamente, vamos estimar que agora esteja em 1060. Então mais uma lavagem, meço a mostura e encontro por exemplo 1020, dreno, misturo e meço a panela de fervura. Daí encontro 1050. Pronto, cheguei na SG desejada, sem me preocupar com a litragem. Daí olho o volume pré fervura para saber se alcancei a eficiência estimada. O que achou desta forma de trabalhar?
Muito obrigado pela dica!!! Acabei fazendo 6l para 1kg de malte e o sistema estava me dando o SG desejado, por exemplo 1050, porém, só fiz a medição no fermentador e ficou muito abaixo, por exemplo, 1040, credito que pela água excessiva na brassagem. Deveria ter feito o que você falou, nesse caso, deveria deixar ferver por mais tempo para ganhar maior volume de SG, correto? De qualquer maneira, você me ajudou muito. Muito obrigado!!
Olá, Quando criei as etapas como "Temperatura", percebi que ele não mandava aquecer a água até uma temperatura um pouco maior contando que, quando jogasse os grãos, a temperatura diminuiria até a desejada. Passei a colocar a 1ª etapa como "Infusão" e o comportamento acima, que é o que eu queria, passou a ocorrer. É isso mesmo ou fiz algo errado? Abraços,
Marcelo, eu de novo, em alguns perfis de mosturação prontos do BeerSmith quando cria a primeira rampa por exemplo de 40 graus ele ja manda aquecer a uma temperatura por exemplo de 46 graus, e quando eu criei meu proprio perfil não fez esse auto ajuste, eu devo calcular isso e setar?
então Marcelo, fiz os testes aqui, e pelo menos no que eu vi ele só faz essa correção na temperatura do mash in quando na primeira etapa da mostura colocamos como infusão, posso estar falando besteira, mas pelo menos aqui pra mim só assim está funcionando...
Cara, muito bom. Tenho uma dúvida. Quando estou configurando o perfil da minha mosturação sigo os passos que você ensinou mas após finalizar a "parada ferúlica" e iniciar a "sacarificação" ele dá um erro, pede muito mais água na Relação água/grão. O que pode estar acontecendo ? Extremamente didático. Um abraço.
O beersmith tem 3 tipos de formas de se fazer rampas de temperatura: a) decocção (que neste momento não nos interessa), b) infusão (onde há adição de água) e c) temperatura (onde há uso de fogo/gás ou de resistência elétrica diretamente no mosto). Com isso, há basicamente duas formas de fazer um perfil: a) se vc trabalha com caixa térmica para sacarificação (processo americano), então vc só consegue aquecer o mosto usando mais água quente. Daí, em cada rampa usará sempre etapa do tipo INFUSÃO, ou seja, cada etapa terá uma relação água/grão diferente, pois à medida que você adiciona mais água, a relação vai mudando. b) se você trabalha com panela, então você pode tanto usar o método anterior como usar o método por aquecimento do mosto, que o BeerSmith chama de TEMPERATURA, nesse método, a PRIMEIRA rampa é feita por meio de INFUSÃO, ou seja, vc aquece a água a X graus e despeja os grãos na panela, a partir daí, as demais rampas são feitas por meio de TEMPERATURA, pois você não adiciona mais água, mas sim aquece a panela com os grãos lá dentro. Então, no seu processo, crie a primeira rampa sob o tipo INFUSÃO (parada ferrúlica 40oC por exemplo), e as demais (parada proteica 50oC, beta amilase 62oC, alfa amilase 70oC, mash out 75oC, sparge 80oC por exemplo) sob o tipo TEMPERATURA. Ficou claro?
Ficou claro em relação aos três tipos que citou sim. É o seguinte, minha panela é de 13 litros (alumínio) e no máximo que consigo são 8,5 litros. Agora por exemplo, estou com uma receita de Dry Stout, criando um perfil de mostura novo e coloquei uma parada (infusão) aos 40C por 40 minutos, Relação água/grão 2,55l, Água adicionar: 5,494l. Quando vou criar a etapa de Sacarificação (temperatura), coloco 66C por 60m que começa o problema. Insiro 2,55L água/grão (como em infusão), com isso da um valor negativo de -5,779L e um erro "não é possível ter um volume de infusão negativo - adicione mais água". Não estou sabendo resolver esta questão.
Simplemente não preencha nada na relação agua grão. Selecione o item "temperatura" e coloque a temperatura alvo, a duração e o tempo de subida. Só isso. Tente e veja se deu certo.
Ok, desta forma não da problema. Só queria entender porque no seu video você configurou uma relação água/grão e quando eu tento fazer isto com meu equipamento dá problema.
Marcelo, suas aulas estão me ajudando muito. Muito obrigado!
Obrigado pela mensagem
Muito obrigado por compartilhar o conhecimento!
Favor continuar com esta didática.
Obrigado. Não deixe de conhecer os cursos avançados em bit.ly/aulascerveja... Lá tem muita coisa que vai fazer você ficar expert em cerveja artesanal.
você não faz ideia na tremenda ajuda que você acabou de me dá.
Obrigado por compartilhar seus conhecimentos.
Assine ao canal e assista novos vídeos
Marcelo.
Estou criando algumas receitas, porém, acho que o BS está estimando as SGs muito baixas e com isso o teor alcoólico está alto tb.
Alguma dica de onde posso mexer para equilibrar isso? Ou, o que mais influencia na SG dentro do BS? Como posso diminuir a SG sem
alterar a OG, é possível?
Seus vídeos são muito bons! Parabéns!
Obrigado
SG's significa gravidade em um determinado momento, como por exemplo no final da lavagem ou no início da fervura... Se é isso mesmo que vc quer dizer, que, em relação à sua prática, as estimativas de densidade do BS está distante do que você tem obtido na prática, então, acho que só pode ser duas coisas: ou a eficiência que vc está estimando a receita está errada em relação ao seu sistema ou o volume de mosto que vc tem apurado está diferente do planejado. Eu aposto na primeira alternativa. Obrigado pela participação, Luiz. Para saber mais, faça o meu curso avançado em bit.ly/aulascerveja, ou, especialmente, o módulo single vessel, onde você aprenderá muito mais sobre esse assunto. Ah! Assine ao nosso canal clicando em bit.ly/fabrikaryt, marque o sininho para receber todas as notificações sobre novos vídeos!!! Sucesso! 🍻👍🏻😁
Marcelo, onde entra o volume de água de lavagem a ser utilizado?
Oi Marcelo um prazer aqui um seguidor do Paraguai que já está aprendendo muito com os seus vídeos, cara uma pergunta qual é a diferença atual entre beersmith 2.3 e a última versão a 3? Qual é melhor?
Boa tarde. As maiores diferenças estão no cálculo de sais de água. Tenho vários vídeos sobre isso no meu canal.
@@fabrikarcerveja ahhh legal demais haha ainda não cheguei até lá, estou virando um fan de você, os seus vídeos estão me ajudando demais
Blz demais. Estou acompanhando e aprendendo tranquilamente. Parabéns pelos vídeos.
Obrigado, agradeço imensamente se puder compartilhar entre suas redes sociais.
É obrigatório definir o tempo de aquecimento de uma temperatura para a outra?
Não. É apenas para controlar a funcionalidade de CRONOMETRO na realização da receita que esse tempo serve.
Parabens, conteúdo top nos seus vídeos, estou aproveitando muito, orbigado por compartilhar seu conhecimento!!!
Obrigado.
Marcelo muito bom seus vídeos , top
Obrigado, caso queira saber mais, acesse nosso site: bitly.com/fabrikar
Marcelo, como você chegou no Peso Total dos Grãos em 8kg?
Esse valor pode variar. Vc tem que olhar na sua receita o peso total e, caso necessário, ajustar na tela da mosturação.
OAL MARCELO COMO FEZ PARA CAUCULAR OS DADOS EM RELAÇÃO AO NIVEL DO MAR.
Não entendi a pergunta, vc quer saber a altitude da sua cidade ou como configurar o BS pra colocar informações de altitude?
No caso de reaproveitamento da levedura só buscar por reaproveitar leveduda??
Não entendi a sua pergunta.
Agradeço amigo, ótimo video, vi que seu perfil de fermentação em três etapas esta personalizado, com Dry-hop e Maturação.., como se faz essa alteração, qual arquivo devo modificar? Agradeço.
Olá Maurício. Essa é a tradução não oficial do BeerSmith. Caso você queira aplicar essa tradução, pegue o arquivo no endereço "bit.ly/bs3ptbr", dentro da pasta "tradução não oficial".
Marcelo Fenoll - Fabrikar Cerveja Caseira muito obrigado amigo 👍🏽
EXCELENTE!!!!
Obrigado
Parabéns, estou começando esse hoby agora, e tava levando uma surra desse programa. Com suas aulas simples e objetivas tem me ajudado muito. Uma duvida no perfil de mosturação, usando o BIAB com lavagem de grãos, não achei nada parecido. Qual seria a configuração. obrigado
Lá no perfil da mosturaçao, desmarque a opção biab, e marque a opção de sparge
boa noite Marcelo, este curso esta em lugar errado no plylist, esta na aula de Mosturação - Aula 5
Obrigado, acabei de corrigir.
Boa noite amigo!
Parabéns pelas aulas! Fiquei apenas com uma dúvida: Em relação a lavagem, você faz 100% do volume de mosto dentro da tina, correto? Então significa que você drena a panela de mostura, transfere para panela de fervura e faz a lavagem do bagaço com água a 75 graus com o volume de água duas vezes maior que o mosto que foi transferido para a panela de fervura?
Muito obrigado
Rogério, para te dar uma noção mais exata: faço a mosturação com 12 litros de água, extraio 8 na primeira drenagem. Depois adiciono água a 75oC (até chegar no nível anterior), recirculo e extraio mais 8L, repito esse processo mais 2x até obter 32 litros de mosto pré-fervura.
Marcelo, depois de meses precisei voltar e rever este vídeo incrível!
Mas não entendi a parte em 7:35, mesmo pausando pra ler e escutar o que você falou sobre a parte de levas iguais... Podes dar um exemplo ?
Hoje uso 3 panelas (lavagem, mostura e fervura) e sistema fly sparge (com bazooka), porém quero passar a fazer por bath sparge, acredito que seria melhor, não acha ? Não gosto do meu fly sparge atual, muitas gambiarras...
Lavagem por lote com levas de:
- 100% - vc consegue drenar todas a tina (quem usa fundo falso convexo consegue drenar 100%).
- 95% - ao drenar a tina, fica um pouco no fundo (5%), abaixo do fundo falso plano.
Levas iguais:
- Sim - usa o mesmo volume de água nas 3 lavagens (ex. 10, 10 e 10L). Eu fazia assim antes, hoje prefiro o método abaixo.
- Não - usa volumes menores de água a cada lavagem (ex. 15, 10 e 5L). Esse é meu método preferido.
Drenar a tina antes da lavagem:
- Sim - vc está com uma relação água/malte de 3 (exemplo), drena a tina e acrescenta nova água. Esse método é mais eficiente.
- Não - vc está com relação água/maltes de 3, e acrescenta mais água subindo para 6. Aí vc drena tudo. Esse método é bem menos eficiente.
Luiz, fly sparge é um pouco mais eficiente que batch sparge. Fly é mais complicado de fazer do que batch. Batch demora mais pois a cada drenagem tem que recircular por ~5 minutos para clarificar e solubilizar os açúcares. Batch tem que calcular bem o volume de cada lavagem (começa com mais água e termina c/ menos água) para não criar um mosto muito "aguado".
Por gentileza, me tira uma duvida, estou fazendo uma brassagem para 10l no fermentador. Minha relação de agua/grão está para 3l por kg de malte, porém o BeerSmith está calculando um pouco mais de 11l para lavagem, é isso mesmo? posso alterar para 6l por kg de malte para diminuir o volume da lavagem?
Andreo, eu teria que ver o seu arquivo para entender melhor o que o BeerSmith está calculando. Lembre-se que o malte absorve de 1 a 1.5L de água por kg de malte.Portanto, pode ser isso.
Por outro lado, eu acho melhor observar as densidades obtidas do que me preocupar com o volume em si. Explico: Suponha que a densidade pré fervura estimada seja 1050, daí, após a primeira drenagem eu tenho 1100. Faço a primeira lavagem, meço a densidade dentro da panela de mostura e encontro, por exemplo, 1070. Daí dreno e misturo à panela de fervura e meço a densidade desta mistura, suponha que eu obtenha 1090. Então faço outra lavagem, meço a mostura e suponha que lá esteja a 1050, dreno e misturo à fervura medindo novamente, vamos estimar que agora esteja em 1060. Então mais uma lavagem, meço a mostura e encontro por exemplo 1020, dreno, misturo e meço a panela de fervura. Daí encontro 1050. Pronto, cheguei na SG desejada, sem me preocupar com a litragem. Daí olho o volume pré fervura para saber se alcancei a eficiência estimada. O que achou desta forma de trabalhar?
Muito obrigado pela dica!!!
Acabei fazendo 6l para 1kg de malte e o sistema estava me dando o SG desejado, por exemplo 1050, porém, só fiz a medição no fermentador e ficou muito abaixo, por exemplo, 1040, credito que pela água excessiva na brassagem.
Deveria ter feito o que você falou, nesse caso, deveria deixar ferver por mais tempo para ganhar maior volume de SG, correto?
De qualquer maneira, você me ajudou muito. Muito obrigado!!
show
Obrigado, agradeço se puder compartilhar em suas redes virtuais e grupos cervejeiros. Envie também sugestão de assuntos a serem abordados.
Olá,
Quando criei as etapas como "Temperatura", percebi que ele não mandava aquecer a água até uma temperatura um pouco maior contando que, quando jogasse os grãos, a temperatura diminuiria até a desejada.
Passei a colocar a 1ª etapa como "Infusão" e o comportamento acima, que é o que eu queria, passou a ocorrer.
É isso mesmo ou fiz algo errado?
Abraços,
Está correto amigo, a primeira etapa, onde só tem água esquentando, é infusão. As demais, já com o malte, é temperatura.
Marcelo, eu de novo, em alguns perfis de mosturação prontos do BeerSmith quando cria a primeira rampa por exemplo de 40 graus ele ja manda aquecer a uma temperatura por exemplo de 46 graus, e quando eu criei meu proprio perfil não fez esse auto ajuste, eu devo calcular isso e setar?
O BS "sobe" a temperatura apenas quando vc já tem grãos da receita, daí ele usa o pese desses grãos para compensar a temperatura de mash in.
então Marcelo, fiz os testes aqui, e pelo menos no que eu vi ele só faz essa correção na temperatura do mash in quando na primeira etapa da mostura colocamos como infusão, posso estar falando besteira, mas pelo menos aqui pra mim só assim está funcionando...
Exatamente. Pois na técnica "infusão" há adição de água, e na técnica "temperatura" há somente a adição de temperatura.
entendi, é como se o malte ja estivesse na panela e eu fosse derramar a agua sobre ele..
Cara, muito bom. Tenho uma dúvida. Quando estou configurando o perfil da minha mosturação sigo os passos que você ensinou mas após finalizar a "parada ferúlica" e iniciar a "sacarificação" ele dá um erro, pede muito mais água na Relação água/grão. O que pode estar acontecendo ? Extremamente didático. Um abraço.
O beersmith tem 3 tipos de formas de se fazer rampas de temperatura: a) decocção (que neste momento não nos interessa), b) infusão (onde há adição de água) e c) temperatura (onde há uso de fogo/gás ou de resistência elétrica diretamente no mosto).
Com isso, há basicamente duas formas de fazer um perfil:
a) se vc trabalha com caixa térmica para sacarificação (processo americano), então vc só consegue aquecer o mosto usando mais água quente. Daí, em cada rampa usará sempre etapa do tipo INFUSÃO, ou seja, cada etapa terá uma relação água/grão diferente, pois à medida que você adiciona mais água, a relação vai mudando.
b) se você trabalha com panela, então você pode tanto usar o método anterior como usar o método por aquecimento do mosto, que o BeerSmith chama de TEMPERATURA, nesse método, a PRIMEIRA rampa é feita por meio de INFUSÃO, ou seja, vc aquece a água a X graus e despeja os grãos na panela, a partir daí, as demais rampas são feitas por meio de TEMPERATURA, pois você não adiciona mais água, mas sim aquece a panela com os grãos lá dentro.
Então, no seu processo, crie a primeira rampa sob o tipo INFUSÃO (parada ferrúlica 40oC por exemplo), e as demais (parada proteica 50oC, beta amilase 62oC, alfa amilase 70oC, mash out 75oC, sparge 80oC por exemplo) sob o tipo TEMPERATURA.
Ficou claro?
Ficou claro em relação aos três tipos que citou sim. É o seguinte, minha panela é de 13 litros (alumínio) e no máximo que consigo são 8,5 litros.
Agora por exemplo, estou com uma receita de Dry Stout, criando um perfil de mostura novo e coloquei uma parada (infusão) aos 40C por 40 minutos, Relação água/grão 2,55l, Água adicionar: 5,494l.
Quando vou criar a etapa de Sacarificação (temperatura), coloco 66C por 60m que começa o problema. Insiro 2,55L água/grão (como em infusão), com isso da um valor negativo de -5,779L e um erro "não é possível ter um volume de infusão negativo - adicione mais água".
Não estou sabendo resolver esta questão.
Simplemente não preencha nada na relação agua grão. Selecione o item "temperatura" e coloque a temperatura alvo, a duração e o tempo de subida. Só isso. Tente e veja se deu certo.
Ok, desta forma não da problema. Só queria entender porque no seu video você configurou uma relação água/grão e quando eu tento fazer isto com meu equipamento dá problema.
Ok abraços.