The name of the song, Ismalia, is a reference to a brazilian poem by Alphonsus de Guimarães. In the poem, Ismalia idealizes touching the moon and going to the heavens, and she jumps of a window, to her death, because of this idealization. This intertext is BRILLIANT and I always get goosebumps to this song. When I saw it live I literally burst in tears. Emicida is GOAT!
Goony deve ser um dos unicos youtubers que produzem esse tipo de conteudo que compreendem a mensagem, que respeitam nossa cultura e entendem o que se passa de certo modo. É raro ver alguem de outro país ter a humildade pra vir aqui e fazer um negócio direito. Ele não é caça view igual mtos outros. Bom react, essa letra é complicadinha de entender até pra quem é Brasiliero, tem que saber mtos fatos, como crimes que ocorreram tipo o dos meninos que levaram 111 tiros da policia quando eles iam comer um lanche pra comemorar o primeiro salario de um deles e por aí vai.
Não importa quantas vezes eu ouça Ismália, eu sempre fico arrepiada. Emicida tão atual, tão pleno, tão necessário. O maior artista dessa geração, tão bom ver você reagindo e conhecendo o trabalho dele!
Essa música é muito foda, mas ela merece alguns destaques importantíssimos: Ela começa com uma alusão céu e mar/suicídio - que é trabalhada na mitologia gregra com Ícaro, mas também narrada num poema de Guimarães, chamado Ismália, na qual uma mulher se suícida querendo alcançar o céu e o mar ao mesmo tempo. A temática sobre negros foi bem narrada no vídeo, a importância da luta anti-racista e como a mídia lucra e há quem lucre com isso. E o Emicida tem um verso em outra música que diz muito sobre isso, se alguém que tem que lucrar com a arte dele, é ELE "Odeio vender algo que é tão meu Mas se alguém vai ganhar grana com essa porra, então que seja eu". Outro ponto legal, quase despercebido é aquele verso "ela quis ser chamada de morena", ou seja, muitas vezes o próprio negro renega sua cor, negando sua própria identidade, graças ao preconceito enraizado. E legal ver o contraste céu e mar, céu para indicar topo, paraíso que a alma vai, ìcaro não poder chegar perto do céu, pois a cera das asas derreteria e o preto não poder chegar ao topo (céu) (em momento que a cultura brava "Pretos no topo"). Enfim, foda a análise. Emicida é foda demais.
Ele também faz referência a chacina de Costa Barros. 5 jovens saem para comemorar o primeiro emprego de um deles e acabam mortos pois o carro foi alvejado com 111 tiros. Os policiais disseram que houve troca de tiro mas foi comprovado que não. O primeiro emprego para um jovem é o início de sua subida porém pra eles foi o fim da vida. 5 rapazes negros num carro, de madrugada.
11:31 O Emicida contou em um podcast que, quando ele chegou no estúdio, a Fernanda já tinha gravado o trecho do poema.. então eles começaram conversar, ele explicou a visão dele pra música e a Fernanda respondeu que então ia regravar porque ela não tinha feito da forma certa pra música.. aí voltou e fez essa versão que entrou na música.
Hi Gonny, at minute 11:14 the sentence is about young black Brazilians who were killed with 111 shots by the police... they were celebrating their first salary together and had their lives taken If you take a look at the references, you will see that this song also talks about other cases of violence. Your reviews are amazing, thank you for that!
E os "80 tiros te lembram que existe pele alva e pele alvo" se refere ao assassinato do músico Evaldo Rosa dos Santos, em 2019 por militares no Rio de Janeiro. Evaldo estava no carro com sua esposa e filho e foram alvejados, inicialmente foi falado em 80 tiros, mas, depois, descobriram que foram 257 tiros.
ISMÁLIA é profunda, complexa e bem escrita. É inevitável pra mim, enquanto pessoa preta não chorar toda vez que escuto. Chorei e me arrepiei durante o documentário amarELO, chorei e me arrepiei durante o react. Fico feliz em ver você reagindo a nossa arte. Vida a longa a todos os pretos que de certa forma dão voz ao nosso povo.
Sou branca e me arrepiei e chorei também assistindo a AmarELO e ao react. Uma das partes mais terríveis da música, para mim, é quando ele diz que Ismália quis subir ao céu, mas seu corpo se " esborracha" no chão! O que combina com a referência aos corpos negros mortos pelo chão, do início, essas cenas tenebrosas que se repetem e se repetem há centenas de anos no Brasil. No sentido físico e no sentido figurado: negros que não se atrevam a ascender, que permaneçam pregados no chão da pobreza, do crime, do analfabetismo, do trabalho duro, da falta de oportunidades de estudo e trabalho e assim por diante! Que se estatelem no chão, como Ícaro, que ousou voar e alcançar o céu, como os Deuses do Olimpo!
Mesmo não sendo preto chorei escutando o álbum inteiro praticamente. As letras do Emicida são de altíssima qualidade e tocam a todos, um dos artistas que conseguem traduzir aquilo que sente e passar o peso de sua história e sua cultura pela sua música
Assisti o terceiro show de AmarElo em São Paulo, o primeiro depois das duas noites no Teatro Municipal, em dezembro de 2019. Foi ao ar livre, começou perto do por do sol, num domingo, e entrou a noite. Estava lotado, vibe super boa. Foi uma experiência muito profunda aquilo, saí do show com a camiseta molhada de tanto chorar. E nos meses seguintes, sempre que colocava o álbum inteiro pra ouvir ainda chorava em alguns momentos. Sem dúvidas o show mais lindo e forte que já assisti na minha vida, jamais vou esquecer.
Perdi a conta de quantas vezes já ouvi essa música. E todas as vezes eu chorei (inclusive agora). Amarelo foi o primeiro show que eu fui depois que o Emicida voltou a fazer show (com o quase fim da pandemia). Aquilo foi uma catarse. Algo de muito espiritual aconteceu. Vida longa ao Emicida!
Em abril, fui ao show do Emicida, era tanta ancestralidade, tanta potência, chorei do início ao fim do show. AmarElo me salvou durante a pandemia. Obrigada por essa Obra Prima Emicida
Emicida, in addition to being a singer, is a writer, raps on the spot, improvised, artist, intellectual of the new generation. Identified with social causes, Emicida is incredible, big hug Gooney
"I have the impression that current Brazilian hip hop sounds the same when sung by different people. Emicida is one of the few who still maintains the essence.
Nessa música tem uma referência pesada de um assassinato foda, não lembro quando, mais saiu no jornal do mano que pegou o primeiro salário para curtir com os colegas e o carro deles foram atingidos por mais de 100 tiros de fuzil como a música canta e pra mim esse é o ponto mais forte da música, na verdade eu acho que a música toda é pra falar desse assassinato e de muitos outros assassinatos que ocorrem todo dia.
Não foi um assassinato, sim uma chacina de adolescentes feita pelo Estado porque a polícia é máquina de moer o povo preto e é instituição do Estado. É bom a gente dar os nomes pra gente compreender as nossas lutas.
Ter a pele escura no Brazil é ser ismalia.. é querer buscar os sonhos, mesmo que tenha que saltar (enfrentar) para o abismo diário da violência e racismo.😢
Ou " se suicidar", abandonando sua identidade, alisando o cabelo, clareando a pele com maquiagem, assumindo valores dos brancos que discriminam e criminalizam os pretos, dizendo que são mi-mi-mi as reivindicações dos pretos, como as quotas, dizer que negro tem mais é que ficar no seu lugar e outras atitudes semelhantes.
Cara vc resumiu muito bem o significado da música parabéns
Год назад+6
12:55 Ismália tirou a propria vida, subiu em uma torre cantou, pois etava perto do ceu e longe do mar, e ao tomar coragem se jogou, e antes de cair no mar, sua alma subiu ao céu e seu corpo ja sem vida caiu ao mar!
Eu tenho uma dificuldade enorme de chorar. E por algum motivo essa música me deixa em prantos. Impossivel nao ficar arrepiado com essa obra... consciencia social é um bagulho mt doido, ela ascende uma ira, uma dor, um nó na garganta... eu penso nas dores da minha mae (preta), nas dores e na perseguição da minha vó (indigena), no preconceito e na falta de perspectiva do mundo para comigo (favelado). Chegar ao ponto onde viver doi, e seu combustivel se torna seu odio pela sociedade. Sua sede pra ser notado e mudar alguma coisa num mundo que te perseguia antes mesmo do seu nascimento... porra, esse bglh é profundo
Cara seus vídeos são maravilhosos ainda mais que você é do País onde surgiu o hip hop, do bairro emergente, e tá aqui ouvindo até onde o Rap chegou, é maravilhoso ❤❤❤❤❤😊
É isso, Emicida faz muito mais que arte! Ele ultrapassa os próprios limites! E como diz em outra obra sua... "Tudo o que nois tem é nois" - Principia (Emicida). 🤎✊🏽
Eu assisto o Gonny a anos e percebi que nem é o react que me prende tanto, é a vivência a opinião e a visão de mundo que ele tem e nos agrega, ele entende as mensagens, por isso a maioria das músicas trata a dor e ele entende tão bem!
This song is so strong, I can't hear it without feeling every single word of it. I went to his concert 2 months ago and I just couldn't stop crying until the song had finished. It's surreal how well written it is...
She's looking to the moon, thinking that she could touch it and have it. But it was just the reflex of the moon on the sea, and when she tries to fly and reach te moon, she fall into the sea, because it was only a projection of the sky. This is how I understand the poem, is a desilusion, she thinks is near her and is reacheable, but when she try, only the nosedive wait for her
Essa musica me fez chorar em tantas questões, de ver tantos dos meus cairem, até o meu ex marido, corroi a alma a realidade e tem musicas que conseguem fazer colocar cada sentimento no seu devido lugar.
Eu adoro a interação dos brasileiros com os gringos. Os portugueses se queixando pq perguntamos sobre o nosso ouro. E agora têm os americanos se queixando sobre o Oscar roubado da Fernanda Montenegro. 😅😅😅
Você é incrível, simplesmente, muito bom ver a nossa música ser apreciada e ouvida de verdade assim, a gente escuta cada coisa de gringos que nem dá vontade de pedir reação
Emicida e fodaaaaaaaaaaaaaaaaa! Esse albúm chamado Amarelo é uma exploção de sentimentalidades sobre a amabilidades e dores da vida negras brasileira e diásporas! Cara gênio
O poema é de um autor do final do século XIX, Alphonsus Guimarães. Ele era um escritor simbolista, uma corrente da literatura que usava nos poemas várias imagens e representações pra se expressarem. Outro autor dessa época é o Augusto dos Anjos, que era negro.
@henriquebueno499 beleza? Cara, você pode passar alguma referência sobre Augusto dos Anjos ser negro? Sou professor de literatura, estudo Augusto, mas nunca soube nada dele ser preto.
Goony, I think you should go old school on Emicida. Look for his first mixtape. "Pra Quem Já Mordeu Um Cachorro Por Comida Até Que Eu Cheguei Longe", "For someome who's bitten a dog for food I kindda got far". You could react to "Triunfo", which is the most famous track in this album. Or to "Ooorra", which is one of the heaviest tracks on hip hop. No kidding, if you get those lyrics you will see one of the all time most raw, visceral and heavy tracks on worldwide hip hop. Emicida came to be known on rap battles, he was legendary, therefore he got his name (murderer of MCs). Them he and his brother, Fioti, put together this mixtape and would sell them on concert entries. Then he got known nationwide. The rest is history.
Acho que esse react era um dos que estavam bloqueados né Que bom que coneguiu a liberaão,j á estava doido pra assistir Por favor reage a mais musicas do emicida! Oorra é muito foda Tem hoje cedo Levanta e Anda
E eu que sempre escutei esse poema achando que ele fazia alusão aos negros que se suicidavam se jogando ao mar, no trajeto África/Brasil, para fugirem da escravidão… obrigado pelo react, obrigado pelos comentários… 👏🏾👏🏾👏🏾
acho q a poesia faz esse jogo de sentidos... ele representa uma figura mitológica, uma figura do passado, e (infelizmente) comunica ainda uma figura do presente
there are three moments of this song that aways catch me, the poem at the end is a obvious one, but the other two are when he says "80 tiros te lembram que existe pele alva e pele alvo" (80 shots remember you there is white skin and target skin), and the second one is "1 first salary, 2 police uniforms, 3 on the backseat, same color of the 4 Racionais, 5 lifes interupted, boys of gold and bronze, shoots and shoots and shoots, they boys were shot 111 times". Both are real cases, a musician that had his car mistaken for one that was stolen, the army (they were helping the police of rio back them, unconstituitonally) shot the guy 80 times. His family was in the car, his pregnant wife and son had to watch Evaldo Rosa being killed this way, by a so called "mistake". other 2 ppl died by this "mistake", a friend on the car with them and a passager they tried to help and got shot too. Later was verified that they actually 257 assault rifles shots were made by the army. 62 hitted the car. The other was a similar fashion, 3 police officers killed 5 black teens (ages between 17 and 25) with 111 shots in the car. There were a security camera from a shop that caught this one completely, including the moment a third cop arrives, he sees the camera, warn the others, they laugh, a bit later he grabs a plastic cup and overs it, before the shots are made. If not by it, they would have gone unpunished
I remember the beggining of this year, I have fun being an ass with a hungarian friend I have on discord, out of nowhere beggining to sing and translate songs, and when he asked me this was true, I looked for it, and I couldnt help but cry out of anger reading those cases for him. How can we not feel anger, hate, seeing this shit beeing done to us? I feel like crying rn. To put on another emicida quote here, from a song you already reacted to, "You guys says our dicks are big? wait 'till you see our hate"
A "lua do mar" é o reflexo do brilho sobre a água. Então Ismalia foi atraída para o mar por uma imagem falsa, da mesma forma que Icarus fica atraído pelo Sol.
In the beggining of the Ismalia video (which is way better live), they say the song is with Larissa Luz, she in an incredible singer but she doesn't sing this song. The amazing female voice we hear is Jamah, one of Emicida's backing vocals.
Recomendo você ouvir MC Cesar - Canção infantil. Retrata a vida de muitas crianças na periferia do Brasil usando com plano de fundo uma música infantil do Brasil (era uma casa muito engraçada). Muito bom o seu trampo. Você diminui a síndrome de vira lata que nós brasileiros temos.
Em uma entrevista Fernanda disse q gravou duas vezes,ela tinha gravado as depois falou com Emicida e ele disse como ele via e sentia com esse poema então ela decidiu gravar novamente e tentar passar esse sentimento.
ismália é um poema do simbolismo. o simbolismo tinha como característica principal fugir da realidade. tanto que no poema, ismália quer tocar o céu. o emicida fez um paralelo entre o poema e a realidade do povo negro no brasil, que foge da própria realidade ("ela quis ser chamada de morena", por nunca se enxergarem como pretos e "de quem tem tudo, menos cor") e se rebaixa perante as imposições que vem do próprio racismo estrutural. "diploma é alforria", emicida diz frases parecidas em várias músicas dele. é algo semelhante ao que racionais fazia, de incentivar o preto a fugir dos esteriótipos racistas impostos pelos brancos. no brasil, o conceito de cor é muito jogado ao vento, e houve (ainda há) uma ideia de que não existe racismo no brasil, porque somos todos miscigenados. e ainda, que não existe preto ou branco no brasil (já ouvi essa algumas vezes). um "pardo", preto de pele clara, moreno, chame como quiser... não se vê como preto, seja pouco ou muito, e só sentimos na pele o que somos quando frequentamos ambientes que "não acolhem nossa cor". a comparação dos negros com ismália, que vê a lua e deseja tocá-la, é muito bem feita. não é a toa que é um dos melhores rappers do brasil!
The name of the song, Ismalia, is a reference to a brazilian poem by Alphonsus de Guimarães. In the poem, Ismalia idealizes touching the moon and going to the heavens, and she jumps of a window, to her death, because of this idealization. This intertext is BRILLIANT and I always get goosebumps to this song. When I saw it live I literally burst in tears. Emicida is GOAT!
Poema de 1899
Goony deve ser um dos unicos youtubers que produzem esse tipo de conteudo que compreendem a mensagem, que respeitam nossa cultura e entendem o que se passa de certo modo. É raro ver alguem de outro país ter a humildade pra vir aqui e fazer um negócio direito. Ele não é caça view igual mtos outros. Bom react, essa letra é complicadinha de entender até pra quem é Brasiliero, tem que saber mtos fatos, como crimes que ocorreram tipo o dos meninos que levaram 111 tiros da policia quando eles iam comer um lanche pra comemorar o primeiro salario de um deles e por aí vai.
E raro pq nem os brasileiros pretos entendem essa mensagem e fazem chacota dela. É triste vem preto e pobre sem consciência racial
Não importa quantas vezes eu ouça Ismália, eu sempre fico arrepiada. Emicida tão atual, tão pleno, tão necessário. O maior artista dessa geração, tão bom ver você reagindo e conhecendo o trabalho dele!
"eles não aguentam te ver livre, imagina te ver rei, o abutre quer te ver drogado pra dizer: ó, não falei?". Isso é certeiro DEMAAAIS
Essa música é muito foda, mas ela merece alguns destaques importantíssimos: Ela começa com uma alusão céu e mar/suicídio - que é trabalhada na mitologia gregra com Ícaro, mas também narrada num poema de Guimarães, chamado Ismália, na qual uma mulher se suícida querendo alcançar o céu e o mar ao mesmo tempo. A temática sobre negros foi bem narrada no vídeo, a importância da luta anti-racista e como a mídia lucra e há quem lucre com isso. E o Emicida tem um verso em outra música que diz muito sobre isso, se alguém que tem que lucrar com a arte dele, é ELE "Odeio vender algo que é tão meu
Mas se alguém vai ganhar grana com essa porra, então que seja eu". Outro ponto legal, quase despercebido é aquele verso "ela quis ser chamada de morena", ou seja, muitas vezes o próprio negro renega sua cor, negando sua própria identidade, graças ao preconceito enraizado. E legal ver o contraste céu e mar, céu para indicar topo, paraíso que a alma vai, ìcaro não poder chegar perto do céu, pois a cera das asas derreteria e o preto não poder chegar ao topo (céu) (em momento que a cultura brava "Pretos no topo"). Enfim, foda a análise. Emicida é foda demais.
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Ele também faz referência a chacina de Costa Barros. 5 jovens saem para comemorar o primeiro emprego de um deles e acabam mortos pois o carro foi alvejado com 111 tiros. Os policiais disseram que houve troca de tiro mas foi comprovado que não.
O primeiro emprego para um jovem é o início de sua subida porém pra eles foi o fim da vida. 5 rapazes negros num carro, de madrugada.
@@noelegriffo9870 sim, mas esse é mais fácil de sacar. Tá mais explícito.
11:31 O Emicida contou em um podcast que, quando ele chegou no estúdio, a Fernanda já tinha gravado o trecho do poema.. então eles começaram conversar, ele explicou a visão dele pra música e a Fernanda respondeu que então ia regravar porque ela não tinha feito da forma certa pra música.. aí voltou e fez essa versão que entrou na música.
Hi Gonny, at minute 11:14 the sentence is about young black Brazilians who were killed with 111 shots by the police... they were celebrating their first salary together and had their lives taken If you take a look at the references, you will see that this song also talks about other cases of violence. Your reviews are amazing, thank you for that!
Vim aqui comentar isso. Essa parte me destrói totalmente. Não tem como não chorar.
E os "80 tiros te lembram que existe pele alva e pele alvo" se refere ao assassinato do músico Evaldo Rosa dos Santos, em 2019 por militares no Rio de Janeiro. Evaldo estava no carro com sua esposa e filho e foram alvejados, inicialmente foi falado em 80 tiros, mas, depois, descobriram que foram 257 tiros.
*up de mais*
ISMÁLIA é profunda, complexa e bem escrita. É inevitável pra mim, enquanto pessoa preta não chorar toda vez que escuto. Chorei e me arrepiei durante o documentário amarELO, chorei e me arrepiei durante o react. Fico feliz em ver você reagindo a nossa arte. Vida a longa a todos os pretos que de certa forma dão voz ao nosso povo.
Sou branca e me arrepiei e chorei também assistindo a AmarELO e ao react. Uma das partes mais terríveis da música, para mim, é quando ele diz que Ismália quis subir ao céu, mas seu corpo se " esborracha" no chão! O que combina com a referência aos corpos negros mortos pelo chão, do início, essas cenas tenebrosas que se repetem e se repetem há centenas de anos no Brasil. No sentido físico e no sentido figurado: negros que não se atrevam a ascender, que permaneçam pregados no chão da pobreza, do crime, do analfabetismo, do trabalho duro, da falta de oportunidades de estudo e trabalho e assim por diante! Que se estatelem no chão, como Ícaro, que ousou voar e alcançar o céu, como os Deuses do Olimpo!
Mesmo não sendo preto chorei escutando o álbum inteiro praticamente. As letras do Emicida são de altíssima qualidade e tocam a todos, um dos artistas que conseguem traduzir aquilo que sente e passar o peso de sua história e sua cultura pela sua música
o álbum "Amarelo", pra mim é uma dessas coisas que acontecem somente a cada poucas gerações. Arte em plenitude.
Assisti o terceiro show de AmarElo em São Paulo, o primeiro depois das duas noites no Teatro Municipal, em dezembro de 2019. Foi ao ar livre, começou perto do por do sol, num domingo, e entrou a noite. Estava lotado, vibe super boa. Foi uma experiência muito profunda aquilo, saí do show com a camiseta molhada de tanto chorar. E nos meses seguintes, sempre que colocava o álbum inteiro pra ouvir ainda chorava em alguns momentos. Sem dúvidas o show mais lindo e forte que já assisti na minha vida, jamais vou esquecer.
Perdi a conta de quantas vezes já ouvi essa música. E todas as vezes eu chorei (inclusive agora). Amarelo foi o primeiro show que eu fui depois que o Emicida voltou a fazer show (com o quase fim da pandemia). Aquilo foi uma catarse. Algo de muito espiritual aconteceu. Vida longa ao Emicida!
nossa que sonho, quero muito ir num show do amarelo!
Em abril, fui ao show do Emicida, era tanta ancestralidade, tanta potência, chorei do início ao fim do show. AmarElo me salvou durante a pandemia. Obrigada por essa Obra Prima Emicida
Emicida, in addition to being a singer, is a writer, raps on the spot, improvised, artist, intellectual of the new generation. Identified with social causes, Emicida is incredible, big hug Gooney
Man. Tu tens que ouvir "Mandume", essa música é boa pra caralho.
É do Emicida e mais uma porrada de gente boa pra caralho.
Simplesmente eu REZAVA pra você reagir a essa música!
Sorte é estar viva na mesma época que Emicida!
Arte profunda, ensina muito, muito, muito!
"I have the impression that current Brazilian hip hop sounds the same when sung by different people. Emicida is one of the few who still maintains the essence.
Nessa música tem uma referência pesada de um assassinato foda, não lembro quando, mais saiu no jornal do mano que pegou o primeiro salário para curtir com os colegas e o carro deles foram atingidos por mais de 100 tiros de fuzil como a música canta e pra mim esse é o ponto mais forte da música, na verdade eu acho que a música toda é pra falar desse assassinato e de muitos outros assassinatos que ocorrem todo dia.
Não foi um assassinato, sim uma chacina de adolescentes feita pelo Estado porque a polícia é máquina de moer o povo preto e é instituição do Estado. É bom a gente dar os nomes pra gente compreender as nossas lutas.
Ter a pele escura no Brazil é ser ismalia.. é querer buscar os sonhos, mesmo que tenha que saltar (enfrentar) para o abismo diário da violência e racismo.😢
Ou " se suicidar", abandonando sua identidade, alisando o cabelo, clareando a pele com maquiagem, assumindo valores dos brancos que discriminam e criminalizam os pretos, dizendo que são mi-mi-mi as reivindicações dos pretos, como as quotas, dizer que negro tem mais é que ficar no seu lugar e outras atitudes semelhantes.
Cara vc resumiu muito bem o significado da música parabéns
12:55 Ismália tirou a propria vida, subiu em uma torre cantou, pois etava perto do ceu e longe do mar, e ao tomar coragem se jogou, e antes de cair no mar, sua alma subiu ao céu e seu corpo ja sem vida caiu ao mar!
3:26 Exato! Roubaram o oscar dela!
Essa música é insana! Sempre me emociona. É uma das melhores de um álbum que só tem pedrada.
Eu tenho uma dificuldade enorme de chorar. E por algum motivo essa música me deixa em prantos. Impossivel nao ficar arrepiado com essa obra... consciencia social é um bagulho mt doido, ela ascende uma ira, uma dor, um nó na garganta... eu penso nas dores da minha mae (preta), nas dores e na perseguição da minha vó (indigena), no preconceito e na falta de perspectiva do mundo para comigo (favelado). Chegar ao ponto onde viver doi, e seu combustivel se torna seu odio pela sociedade. Sua sede pra ser notado e mudar alguma coisa num mundo que te perseguia antes mesmo do seu nascimento... porra, esse bglh é profundo
Cara seus vídeos são maravilhosos ainda mais que você é do País onde surgiu o hip hop, do bairro emergente, e tá aqui ouvindo até onde o Rap chegou, é maravilhoso ❤❤❤❤❤😊
É isso, Emicida faz muito mais que arte! Ele ultrapassa os próprios limites! E como diz em outra obra sua... "Tudo o que nois tem é nois" - Principia (Emicida). 🤎✊🏽
Eu assisto o Gonny a anos e percebi que nem é o react que me prende tanto, é a vivência a opinião e a visão de mundo que ele tem e nos agrega, ele entende as mensagens, por isso a maioria das músicas trata a dor e ele entende tão bem!
Quando vc disse que o youtube bloqueou Ismalia! Quase que chorei! Precisava da sua reação à esse som!! Essa música é pesada demais!
To tão feliz finalmente ele reagiu a ismália, canção incrível sempre arrepio toda e sinto o aperto no coração dessa ser a relidade de muitos.
EMICIDA GRANDÃO DEMAIS! EU AMO!
Só reação inteligente e música boa! 👏🏻🔥
Emicida é fantástico.
Quando lançou o álbum, comentou algumas das letras (incluindo Ismália") no podcast Mamilos. Muito bom o episódio
This song is so strong, I can't hear it without feeling every single word of it. I went to his concert 2 months ago and I just couldn't stop crying until the song had finished. It's surreal how well written it is...
Ismalia was (and still is) my favorite poem from literature class in high school. This song is amazing
O cara é muito bom analista , belo react... Vou até seguir rs !!! 🇧🇷 Emicida Brabooooo Emicida POETA !!!!!
Ismalia, principia e cananéia, iguape e ilha comprida são as melhores e mais lindas desse álbum
Esse momento chegou!! Bem vindo ao AMARELOOOOO!!! ❤❤❤❤❤❤❤❤❤
I was waiting long time for this react
She's looking to the moon, thinking that she could touch it and have it. But it was just the reflex of the moon on the sea, and when she tries to fly and reach te moon, she fall into the sea, because it was only a projection of the sky. This is how I understand the poem, is a desilusion, she thinks is near her and is reacheable, but when she try, only the nosedive wait for her
Sério! Fiquei emocionada com a música, aliás, sempre me emociono ao ouvi-la e com a reação do amigo
I just cry everytime I watch this doc.
Eu nunca consegui ouvir essa música sem chorar
Emicida, o melhor que temos ❤
Obrigado por divulgar nossa música ,principalmente o hiphop .
Sucesso
O maior poema do Brasil... Não apenas pelo tema que ele retrata, mas pela sua beleza.
esse eu tava ansiosa em, essa musica é muito linda, muito triste, muito necessaria
agora só falta ver princípia, a musica mais linda do mundo todo
Ai você mandou muito meu mano!!
Perfect choise to react bro!!! See more about Emicida
now you need react to "Levanta e Anda" or "Cananéia, Iguapé e Ilha Comprida" from Emicida too. I think you gonna love it
Essa musica me fez chorar em tantas questões, de ver tantos dos meus cairem, até o meu ex marido, corroi a alma a realidade e tem musicas que conseguem fazer colocar cada sentimento no seu devido lugar.
DAMN IT! Essa letra bate tanto aqui dentro, Emicida transformou dor em arte!
Eu adoro a interação dos brasileiros com os gringos. Os portugueses se queixando pq perguntamos sobre o nosso ouro. E agora têm os americanos se queixando sobre o Oscar roubado da Fernanda Montenegro. 😅😅😅
Emicida is one of the best artist of our time! I’m glad you’re having the chance to experience his music!
Esse é o melhor álbum dele, músicas fodas
Você é incrível, simplesmente, muito bom ver a nossa música ser apreciada e ouvida de verdade assim, a gente escuta cada coisa de gringos que nem dá vontade de pedir reação
Emicida e fodaaaaaaaaaaaaaaaaa! Esse albúm chamado Amarelo é uma exploção de sentimentalidades sobre a amabilidades e dores da vida negras brasileira e diásporas! Cara gênio
O poema é de um autor do final do século XIX, Alphonsus Guimarães. Ele era um escritor simbolista, uma corrente da literatura que usava nos poemas várias imagens e representações pra se expressarem. Outro autor dessa época é o Augusto dos Anjos, que era negro.
@henriquebueno499 beleza? Cara, você pode passar alguma referência sobre Augusto dos Anjos ser negro? Sou professor de literatura, estudo Augusto, mas nunca soube nada dele ser preto.
Awesome, congrats man, nice react! Please continuous doing it!!!
Aaaa melhor notificação 🤘🏽
Só eu sei o quanto eu espero por ele fazer esse react kkk
Goony, I think you should go old school on Emicida. Look for his first mixtape. "Pra Quem Já Mordeu Um Cachorro Por Comida Até Que Eu Cheguei Longe", "For someome who's bitten a dog for food I kindda got far". You could react to "Triunfo", which is the most famous track in this album. Or to "Ooorra", which is one of the heaviest tracks on hip hop. No kidding, if you get those lyrics you will see one of the all time most raw, visceral and heavy tracks on worldwide hip hop. Emicida came to be known on rap battles, he was legendary, therefore he got his name (murderer of MCs). Them he and his brother, Fioti, put together this mixtape and would sell them on concert entries. Then he got known nationwide. The rest is history.
I was listening to Emicida and his sound reminds me a lot of Childish Gambino in the USA. His Lyrics are deep and visceral!
Todo esse CD é incrível.
Obrigadooo
Essa música é sensacional
Wonderful react! This song is fire, deep and poetic, and well constructed musically.
The poem this song mentions was first published in 1910, by Alphonsus de Guimaraens.
Mano goony dos reacts ❤
I'm so happy that Emicida is a brazillian guy, so am I... he's GOAT
Todo o álbum amarelo me faz sentir e doer e chorar e experimentar emoções trancadas... Mas esse poema me atinge profundamente...
Eu amo TANTO essa musica e é uma delicia assistir um gringo ouvindo ela
this is Emicida. just like that .. all is art, n a freaking DEEP art!
Um abraço do Brasil ao irmão 🇧🇷🙏🙏
The Best Of Brasil!
Emicida is the best we have... i get emocional listening this fella
You dope, man. I love u.
Eu nem acredito que você reagiu à essa obra de arte do Emicida
Congrats for the amazing work goony!
thanks for appreciate our culture!
we need to listening DON L ! u gonna like!
Não há quem não chore ouvindo ismália.
Acho que esse react era um dos que estavam bloqueados né
Que bom que coneguiu a liberaão,j á estava doido pra assistir
Por favor reage a mais musicas do emicida!
Oorra é muito foda
Tem hoje cedo
Levanta e Anda
Essa música é sensacional ❤
I was eager for you to react to Emicida with subtitles! thank you fam
o melhor!!!
E eu que sempre escutei esse poema achando que ele fazia alusão aos negros que se suicidavam se jogando ao mar, no trajeto África/Brasil, para fugirem da escravidão… obrigado pelo react, obrigado pelos comentários… 👏🏾👏🏾👏🏾
Também acho que tem relação
acho q a poesia faz esse jogo de sentidos... ele representa uma figura mitológica, uma figura do passado, e (infelizmente) comunica ainda uma figura do presente
there are three moments of this song that aways catch me, the poem at the end is a obvious one, but the other two are when he says "80 tiros te lembram que existe pele alva e pele alvo" (80 shots remember you there is white skin and target skin), and the second one is "1 first salary, 2 police uniforms, 3 on the backseat, same color of the 4 Racionais, 5 lifes interupted, boys of gold and bronze, shoots and shoots and shoots, they boys were shot 111 times". Both are real cases, a musician that had his car mistaken for one that was stolen, the army (they were helping the police of rio back them, unconstituitonally) shot the guy 80 times. His family was in the car, his pregnant wife and son had to watch Evaldo Rosa being killed this way, by a so called "mistake". other 2 ppl died by this "mistake", a friend on the car with them and a passager they tried to help and got shot too. Later was verified that they actually 257 assault rifles shots were made by the army. 62 hitted the car.
The other was a similar fashion, 3 police officers killed 5 black teens (ages between 17 and 25) with 111 shots in the car. There were a security camera from a shop that caught this one completely, including the moment a third cop arrives, he sees the camera, warn the others, they laugh, a bit later he grabs a plastic cup and overs it, before the shots are made. If not by it, they would have gone unpunished
I remember the beggining of this year, I have fun being an ass with a hungarian friend I have on discord, out of nowhere beggining to sing and translate songs, and when he asked me this was true, I looked for it, and I couldnt help but cry out of anger reading those cases for him. How can we not feel anger, hate, seeing this shit beeing done to us? I feel like crying rn.
To put on another emicida quote here, from a song you already reacted to, "You guys says our dicks are big? wait 'till you see our hate"
Esperei de mais por esse dia
A "lua do mar" é o reflexo do brilho sobre a água. Então Ismalia foi atraída para o mar por uma imagem falsa, da mesma forma que Icarus fica atraído pelo Sol.
Sensacional
Incrível demais sua análise, faz de Principia do Emicida depois, é ótimo
Emicida gigante, amei o video
In the beggining of the Ismalia video (which is way better live), they say the song is with Larissa Luz, she in an incredible singer but she doesn't sing this song. The amazing female voice we hear is Jamah, one of Emicida's backing vocals.
Recomendo você ouvir MC Cesar - Canção infantil. Retrata a vida de muitas crianças na periferia do Brasil usando com plano de fundo uma música infantil do Brasil (era uma casa muito engraçada).
Muito bom o seu trampo.
Você diminui a síndrome de vira lata que nós brasileiros temos.
R.U.A 8(Mensageiro) isso sim é a junção do rap 1990 com o rap atual,quero ver reagir a esse o verdadeiro rap nacional
@GoonyGoogles React a Rua 8. Aguardo ainda o dia!
You really should react this entire album! ❤
Gostei tu é autêntico pra kct
Em uma entrevista Fernanda disse q gravou duas vezes,ela tinha gravado as depois falou com Emicida e ele disse como ele via e sentia com esse poema então ela decidiu gravar novamente e tentar passar esse sentimento.
Não consigo ouvir esse poema sem chorar, não acho que um dia vou conseguir
Reage a Principia que também é do emicida
Emicida é high level demais.
this is to me, one of the most powerful hip hop songs to date, up there with kdot's The blacker the berry for sure
ismália é um poema do simbolismo. o simbolismo tinha como característica principal fugir da realidade. tanto que no poema, ismália quer tocar o céu. o emicida fez um paralelo entre o poema e a realidade do povo negro no brasil, que foge da própria realidade ("ela quis ser chamada de morena", por nunca se enxergarem como pretos e "de quem tem tudo, menos cor") e se rebaixa perante as imposições que vem do próprio racismo estrutural. "diploma é alforria", emicida diz frases parecidas em várias músicas dele. é algo semelhante ao que racionais fazia, de incentivar o preto a fugir dos esteriótipos racistas impostos pelos brancos.
no brasil, o conceito de cor é muito jogado ao vento, e houve (ainda há) uma ideia de que não existe racismo no brasil, porque somos todos miscigenados. e ainda, que não existe preto ou branco no brasil (já ouvi essa algumas vezes). um "pardo", preto de pele clara, moreno, chame como quiser... não se vê como preto, seja pouco ou muito, e só sentimos na pele o que somos quando frequentamos ambientes que "não acolhem nossa cor".
a comparação dos negros com ismália, que vê a lua e deseja tocá-la, é muito bem feita. não é a toa que é um dos melhores rappers do brasil!
REACT EMINENCIA PARDA🔥🔥🔥🔥🔥🔥
Seria massa você vendo a músico do DK 47 (Sem Memória). FALA Muito SOBRE A Historia DO BRASIL.
Rua 8 (Mensageiro) Rap muito foda. Ainda aguardo o dia desse react..
Reage a Elza Soares - Canto das Três Raças, um dos maiores sambas já escritos.
aaaa queria muito que você reagisse à Principia!