Na faculdade de Letras, a finada prof.a de Língua Portiguesa Maria Emília Barcelos nos ensinou que o próprio termo "gente" significa, em sua origem latina, aquele que gera vida. Então tudo aquilo que gera vida é gente. Rios geram vida, portanto deveriam ser considerados gente pela cultura ocidental pós romana, mas não foram, né? É sempre bom ouvir suas reflexões nessa sua voz ponderada e sábia. Gratidão!
Não consegui não subscrever depois desta magnífica aula. Gratidão, Kota Noguera. "Kota = Mano ou mais-velho" expressa respeito pelo mais-velho, vivido ou sábio em Kimbundu, minha língua.
Não sei como cheguei aqui, o RUclips simplesmente me recomendou, mas de qualquer forma fazia tempo que eu não via algo tão enriquecedor, meus parabéns, na verdade, meus "obrigados".
Bom dia Noguera, devo concordar piamente sobre este tipo de percepção de mundo, que me foi mostrada a partir da relação com a Umbanda, fato é que muito do que meus guias tem me mostrado é completamente esta percepção sobre como vemos o mundo, ficando nítido que devemos amar e saber nos relacionar literalmente com tudo o que está ao nosso redor, assim como amar, pessoas e objetos também, não de forma materialista, mas pelo contemplar da matéria, principalmente por critério da junção que você mencionou, sendo passado, presente e futuro. O Itan de Exu que mencionou é plenamente essa visão que tenho de mundo atualmente, ainda que também se façam necessários os estudos complementares necessários para o completo compreendimento dessa nossa vivência cósmica, se assim eu puder chamar. Fato é que esta busca de compreensão filosófica foi o que me fez encontrar você aqui no RUclips. Agora, o quão lindo é também a parte que menciona de um Rio ser dado como pessoa e a partir desta percepção, podermos galgar outros aspectos para esse nosso melhor entendimento sobre a vida. O que também me intriga é o simples fato dessas conjuntura entre todas as coisas, partindo do cosmo, até o nosso mais profundo consciente. Obrigado por agregar este tipo de compreensão e entendimento para a vida. Continue com este trabalho maravilhoso que faz! Axé!
Sua fala soa poesia irmão, muito bom de ouvir e também de assistir, filosofia é maravilhosos e filosofia afro brasileira é mais linda ainda ,o nosso país eo mundo necessita disso demais demais , parabéns pelo trampo irmão ,e nunca pensei que diria isso mas muito obrigado algoritmo rs por me recomendar um canal tão maravilhoso assim ♥️👏👏👏👏 , só parabéns por sua sabedoria e por comPARTILGAR ela conosco ,o que somos nós senão apenas um conjunto de percepções né , grande abraço meu irmão 🙌♥️tmj
Professor, sua explicação me fez lembrar da canção "No Mês Que Vem" de Vitor Ramil Vou te vi Ali deserta de qualquer alguém Penso, logo irei Que seja antes minha que de outrem Quando o vento fez do teu vestido Um dom que Deus te deu Claro que eu rirei Ao vendo o que outro alguém não viu Vou andei E me chegando assim te cercarei Digo, aqui tô eu Que te amo e às tuas pernas quero bem Já que estamos nós Te sugeri-me então o que fazer Claro que eu beijei Ao vendo o que outro alguém não viu E tudo isso Foi no mês que vem Foi quando eu chegar Foi na hora em que eu te vi E mais que tudo Foi no mês que vem Foi quando eu chegar Na hora em que eu te quis Vou fiquei No teu chegado e tu chegada ao meu Penso, grande é Deus Um paraíso prum sujeito ateu E pensando assim Farei aquilo que o teu gosto quis Claro, eu já ganhei de volta Tudo o que eu quiser E tudo isso Foi no mês que vem Foi quando eu chegar Foi na hora em que eu te vi E mais que tudo Foi no mês que vem Foi quando eu chegar Na hora em que eu te quis
Querido Nogueira ! Falo com as árvores , com meus pais que já se foram e até com insetos que frequentam minha casa e eles reagem entendendo pela intenção da mensagem 🫶🏼🤝 e a vida fica mais completa de amor ! Estou curtindo esta Cosmovisão que vc traz ❤️❤️e sou admiradora e leitora de Ailton Krenak que diz “ O futuro é Ancestral 👏🏼👏🏼🙌🙏🙏❤️❤️🥰🥰🥰
Amei!!! Deu vontade de saber mais!!! Obrigada por existir entre outros como você, que você citou, e os outros que deve haver que você ainda não citou. Obrigada!
Maravilhada com a didática e o som da voz não deixa parar de ouvi-lo. Airton Krenak no vídeo Conversa na Rede fala tbm sobre os povos selvagem trazendo uma visão humana e cheia de verdades . Filosofia é tudo de bom e qdo se trata de África vai nos trazendo uma grande Luz. Obrigada por nós fazer refletir .
O yt me indicou este vídeo hoje, eu não conhecia o canal, nem o grande mestre Nogueira. Só posso dizer que estou impressionado e grato por esse achado!
Agradeço muito. Estou no processo de descobrir na minha vida essa percepção espiralar do tempo, de ressignificar.... Tudo veio com maior clareza quando conheci o movimento de resistência Indígena e mergulhei em outras percepções de mundo. Muito boa sua aula. Trouxe maior consciência sobre esses processos
Agora vou precisar ler mais sobre o assunto! Você mostrou um universo que eu desconhecia😮. Maravilhoso vídeo,Renato! Acompanho seu trabalho desde a leitura do "Mulheres e Deusas". Obrigada!!!!
Que prazer escutar essas reflexões. Aprendendo muito aqui. Sou educadora e penso que podemos levar isso para as perguntas que fazemos ao vivivenciar nossos dias
Estou encantada com essa análise desse Itã! Tudo a ver com o trabalho que desenvolvo como terapeuta de regressão de memória através do Método Processo de Memória Profunda, do junguiano Roger Woolger. A cosmopercepção do tempo espiralar é o que encontro nas sessões que guio há 15 anos! Muito obrigada por nos trazer essas preciosas informações a respeito da cultura iorubá, que é riquíssima e tem muito mais sentido pra nós!
Muito bom! Em consonância com os principais textos da literatura sagrada universal. Excelentes exemplos. Simples, didático e transformador. Na Índia, as categorias "cosmoperceptivas" se dizem os Jñāna-indriyas.
Achei incrível. Nunca tinha ouvido falar. Muito interessante. Todos nossos sentidos nos fazem perceber o mundo e a natureza é nossa fonte de vida. Gratidão!
Sem palavras Mestre, como é bom entender a forma de olhar o mundo de maneiras diferentes e que, a cosmovisão tem um sentido muito mais abrangente do que a palavra propriamente dita nos parece.. Obrigado Professor.
Todos somos um ... O universo.e amplo , a natureza, o sol , o céu, rios , animais, pessoas , chuva, vento , água.... Todos unidos somos um só nessa existência. Estamos de passagem .
Bom demais te ouvir! ❤ Mto obrigada 🙏🏽 Para mim, ficou mais fácil entender que os rios são nossos parentes pq somos natureza! Sair da visão antropocêntrica de que a natureza é que é gente tbm mudou tudo na minha vida!
Penso que sempre percebi assim, sem saber explicar da forma que você fez. Um passado recontado pode ser sentido e percebido de diferentes formas, e a maneira de percebê-lo também influenciará o presente e o futuro. Fantástico.
Uma comosvisão interessante é a percepção dos astros em relação à influência na terra, tanto, estrelas, satélites, corpos celestes, influenciam desde o despertar dos sumérios, egípcios, assírios. Sobre ver esses elementos como parte essencial da humanidade, e hoje com desdobramento das tecnologias avançadas, temos ainda mais certezas sobre a influência destes em nossa vidas terrenas.
Formas de encontrar o mundo e também encontrar -se. Levou-me a pensar em Ponciá Vocêncio e o arco íris, cobra céu e terra, na obra da Conceição Evaristo. Inspirador e instigante esse tema, professor! Sua abordagem e didática igualmente inspiram. Gratidão.
Olá Noguera. Acabei de conhecer seu canal por recomendação do YT. Estou encantada com seu profundo conhecimento e didática incrível! Quanta sensibilidade em ensinar! Suas palavras têm me ajudado muito... Sou extretamente grata!
Na minha experiência como pessoa com deficiência visual eu passei a inevitavelmente experimentar a vida por outras percepções e só assim pude descobrir a potência do corpo e nas possibilidades de sentir/ perceber. E agora te ouvir trazendo esses conceitos já existentes em algumas culturas, só reforça a carência na experimentação na maior parte das pessoas que podem “usufruir” de todos os sentidos físicos mas que por falta de estímulo para a experimentação de novas perspectivas acabam tendo cosmopercepções limitadas. Incrível como tudo se completa, em tudo existe novas formas de experimentação.
Um respiro.... Agora posso escrever e falar. Primeiro obrigada professor. Trago suas falas para a minha escrita de mestrado. E tudo bem no tempo certo.
O corpo arrepia ao ter esse ciência desse termo cosmo percepção! É sair da mente tagarela para viver a experiência do macro no micro... Uma viagem pra casa!😘 Gratidão professor!
é uma expansão do momento presente - eu faço um exercicio de escrita em que crio uma linha de tempo : passado, presente, futuro. e nela abordo temas que precisam de libertação/amor/compreensão ou um caminho saudável a tomar e permite-me criar uma cosmo-percepção da minha realidade presente e no momento presente transformá-la e dar-lhe espaço para existir, o que me permite ser a responsável pela vida
Genial! É uma maneira de compreender e interagir com a vida e as gentes profundamente rica e inspiradora. Vou procurar saber mais sobre esse conceito de cosmovisão a partir desses autores que você referenciou e outros mais. Parabens pelo canal e pelo vídeo! Mais um inscrito aqui. Continue o ótimo trabalho.
Descobri a pouco mais de um ano que meu caçula (de 20 anos então) tem autismo nível de suporte 1. o nível de percepção do mundo pra ele é algo que ainda estou descobrindo e por consequência revejo o mundo também neste convívio.
Professor, excelente exposição. Sobre essa cosmo percepçāo, pensei nos animais, que se utilizam de outros sistemas para a sua leitura de mundo, serpentes, por exemplo, utilizando a sua língua para essa leitura.
Muito muito interessante essa sua exposição a respeito da diversidade de cosmopercepção segundo a cultura. Imagino, por exemplo, que a cosmopercepção auditiva tenha a ver com músicos que conseguem dar vida a uma improvisação baseada em um pequeno grupo de notas em um instrumento musical qualquer; ou que percebem o universo todo no envolvente som do AUM.
Professor Renato Noguera, ganhou mais um seguidor. O tema é complexo e simples passado, presente e futuro penso que é o movimento da mente no tempo verdadeiramente só existe de fato o "Aqui Agora" e dado a varias intercorrências do viver perdemos o Presente da vida. Vou meditar sobre o tema.
Professor fiquei muito impressionado com sua menção a cosmovisão citada pelo filósofo Mogobe Ramose, que diz existirem três tipos de pessoa, e sua classificação em relação a passado, presente e futuro. Especialmente quando refere aquelas que já não possuem corpo físico. Gostaria de ler alguma obra dele que, especificamente, trate deste tópico. Desde já fico muito grato, pois este é o primeiro vídeo seu que assisto e já me despertou vários questionamentos e reflexões interessantes. Seu conteúdo é de muita qualidade.
Muito interessante professor, me lembrou um pouco o conceito de "agência das coisas" de Bruno Latour, o inanimado também tem sua ação na realidade. Vou buscar as referências de futuridade que não conhecia. Excelente conteúdo. Me ampliou muito as ideias para minha pesquisa de mestrado. ❤
Obrigado por abordar um tema tão interessante. Hoje em dia, com o nosso modo de vida urbano/tecnológico, nos desconectados de nossas origens e todas essas formas diferentes de cosmovisão nos reaproxima do que é essencial e importante em nossas vidas.
Excelente análise professor Renato. Não conhecia muito esses conceitos e vou procurar ler mais. Inclusive pode nos induzir a abrir um campo de diálogo com a literatura pensando na relação entre o tempo e os corpos. Muito obrigado por mais esse conteúdo.
A mente chega a explodir quando se tem o primeiro contato com o tema!
Na faculdade de Letras, a finada prof.a de Língua Portiguesa Maria Emília Barcelos nos ensinou que o próprio termo "gente" significa, em sua origem latina, aquele que gera vida. Então tudo aquilo que gera vida é gente. Rios geram vida, portanto deveriam ser considerados gente pela cultura ocidental pós romana, mas não foram, né?
É sempre bom ouvir suas reflexões nessa sua voz ponderada e sábia. Gratidão!
Não consegui não subscrever depois desta magnífica aula. Gratidão, Kota Noguera. "Kota = Mano ou mais-velho" expressa respeito pelo mais-velho, vivido ou sábio em Kimbundu, minha língua.
Não sei como cheguei aqui, o RUclips simplesmente me recomendou, mas de qualquer forma fazia tempo que eu não via algo tão enriquecedor, meus parabéns, na verdade, meus "obrigados".
Bom dia Noguera, devo concordar piamente sobre este tipo de percepção de mundo, que me foi mostrada a partir da relação com a Umbanda, fato é que muito do que meus guias tem me mostrado é completamente esta percepção sobre como vemos o mundo, ficando nítido que devemos amar e saber nos relacionar literalmente com tudo o que está ao nosso redor, assim como amar, pessoas e objetos também, não de forma materialista, mas pelo contemplar da matéria, principalmente por critério da junção que você mencionou, sendo passado, presente e futuro. O Itan de Exu que mencionou é plenamente essa visão que tenho de mundo atualmente, ainda que também se façam necessários os estudos complementares necessários para o completo compreendimento dessa nossa vivência cósmica, se assim eu puder chamar. Fato é que esta busca de compreensão filosófica foi o que me fez encontrar você aqui no RUclips. Agora, o quão lindo é também a parte que menciona de um Rio ser dado como pessoa e a partir desta percepção, podermos galgar outros aspectos para esse nosso melhor entendimento sobre a vida. O que também me intriga é o simples fato dessas conjuntura entre todas as coisas, partindo do cosmo, até o nosso mais profundo consciente. Obrigado por agregar este tipo de compreensão e entendimento para a vida. Continue com este trabalho maravilhoso que faz! Axé!
Excelente, Prof. Noguera! Muito boa essa ampliação biófila da filosofia. Parabéns!
Faz todo sentido! Amplia o olhar sobre o mundo e a forma de si relacionar com o todo. Gratidão!
Sua fala soa poesia irmão, muito bom de ouvir e também de assistir, filosofia é maravilhosos e filosofia afro brasileira é mais linda ainda ,o nosso país eo mundo necessita disso demais demais , parabéns pelo trampo irmão ,e nunca pensei que diria isso mas muito obrigado algoritmo rs por me recomendar um canal tão maravilhoso assim ♥️👏👏👏👏 , só parabéns por sua sabedoria e por comPARTILGAR ela conosco ,o que somos nós senão apenas um conjunto de percepções né , grande abraço meu irmão 🙌♥️tmj
Nunca tinha ouvido sobre cosmopercepção. Essa ideia é muito linda, sensível e poética.
Apaixonada por esse canal. Vamos divulgar o canal pessoal compartilhem os videos do nosso irmão.
Professor, já ouvi essa palavra. Mas somente agora tive o contato real com ela. Obrigado!
Estou refletindo agora sobre como a criaturinha que devo gestar já existe aqui, mesmo sem matéria.
Professor, sua explicação me fez lembrar da canção "No Mês Que Vem" de Vitor Ramil
Vou te vi
Ali deserta de qualquer alguém
Penso, logo irei
Que seja antes minha que de outrem
Quando o vento fez do teu vestido
Um dom que Deus te deu
Claro que eu rirei
Ao vendo o que outro alguém não viu
Vou andei
E me chegando assim te cercarei
Digo, aqui tô eu
Que te amo e às tuas pernas quero bem
Já que estamos nós
Te sugeri-me então o que fazer
Claro que eu beijei
Ao vendo o que outro alguém não viu
E tudo isso
Foi no mês que vem
Foi quando eu chegar
Foi na hora em que eu te vi
E mais que tudo
Foi no mês que vem
Foi quando eu chegar
Na hora em que eu te quis
Vou fiquei
No teu chegado e tu chegada ao meu
Penso, grande é Deus
Um paraíso prum sujeito ateu
E pensando assim
Farei aquilo que o teu gosto quis
Claro, eu já ganhei de volta
Tudo o que eu quiser
E tudo isso
Foi no mês que vem
Foi quando eu chegar
Foi na hora em que eu te vi
E mais que tudo
Foi no mês que vem
Foi quando eu chegar
Na hora em que eu te quis
Que lindo isto ❤️
Em relação ao tempo, Lembrei da ideia do Sankofa
Que encanto: " Encontrar o mundo é encontrar um pouco de si." Adorei a reflexão feita por vc. Parabéns 👏👏👏
Querido Nogueira ! Falo com as árvores , com meus pais que já se foram e até com insetos que frequentam minha casa e eles reagem entendendo pela intenção da mensagem 🫶🏼🤝 e a vida fica mais completa de amor ! Estou curtindo esta Cosmovisão que vc traz ❤️❤️e sou admiradora e leitora de Ailton Krenak que diz “ O futuro é Ancestral 👏🏼👏🏼🙌🙏🙏❤️❤️🥰🥰🥰
Obrigado pelas palavras, querido.
Eu saúdo sua ancestralidade, sabedoria e lucidez. Muita gratidão por todo ensinamento! Abraço com axé.
Qta beleza nessa fala, que privilégio ter sido convidada pelo algoritmo até aqui, partilha afetiva.
Amei!!! Deu vontade de saber mais!!! Obrigada por existir entre outros como você, que você citou, e os outros que deve haver que você ainda não citou. Obrigada!
Maravilhada com a didática e o som da voz não deixa parar de ouvi-lo. Airton Krenak no vídeo Conversa na Rede fala tbm sobre os povos selvagem trazendo uma visão humana e cheia de verdades . Filosofia é tudo de bom e qdo se trata de África vai nos trazendo uma grande Luz. Obrigada por nós fazer refletir .
O yt me indicou este vídeo hoje, eu não conhecia o canal, nem o grande mestre Nogueira. Só posso dizer que estou impressionado e grato por esse achado!
Assista Renato Noguera no CAFÉ FILOSÓFICO em "O que pode o Amor", é muito bom, você vai se encantar mais ainda.
Agradeço muito. Estou no processo de descobrir na minha vida essa percepção espiralar do tempo, de ressignificar.... Tudo veio com maior clareza quando conheci o movimento de resistência Indígena e mergulhei em outras percepções de mundo. Muito boa sua aula. Trouxe maior consciência sobre esses processos
Agora vou precisar ler mais sobre o assunto! Você mostrou um universo que eu desconhecia😮. Maravilhoso vídeo,Renato! Acompanho seu trabalho desde a leitura do "Mulheres e Deusas". Obrigada!!!!
Me faz pensar sobre a relação de um futuro anterior ao momento presente como uma possibilidade de reavaliação dos sentidos antes de caracterizados.
Tema profundo, principalmente no quesito em tratar de histórias do passado no presente com várias visões e com maior realidade.
Que prazer escutar essas reflexões. Aprendendo muito aqui. Sou educadora e penso que podemos levar isso para as perguntas que fazemos ao vivivenciar nossos dias
Estou encantada com essa análise desse Itã! Tudo a ver com o trabalho que desenvolvo como terapeuta de regressão de memória através do Método Processo de Memória Profunda, do junguiano Roger Woolger. A cosmopercepção do tempo espiralar é o que encontro nas sessões que guio há 15 anos! Muito obrigada por nos trazer essas preciosas informações a respeito da cultura iorubá, que é riquíssima e tem muito mais sentido pra nós!
Super necessário
Damos graças, continuação da aula que o.senhor deu no café filosófico sobre o amor
Muito bom! Em consonância com os principais textos da literatura sagrada universal. Excelentes exemplos. Simples, didático e transformador. Na Índia, as categorias "cosmoperceptivas" se dizem os Jñāna-indriyas.
Achei incrível. Nunca tinha ouvido falar. Muito interessante. Todos nossos sentidos nos fazem perceber o mundo e a natureza é nossa fonte de vida. Gratidão!
Muito interessante
Incrível como a nossa percepção do tempo guia nossa vida em absoluto! Obrigadaaaa pelo vídeo que importante !
Sem palavras Mestre, como é bom entender a forma de olhar o mundo de maneiras diferentes e que, a cosmovisão tem um sentido muito mais abrangente do que a palavra propriamente dita nos parece.. Obrigado Professor.
Todos somos um ... O universo.e amplo , a natureza, o sol , o céu, rios , animais, pessoas , chuva, vento , água.... Todos unidos somos um só nessa existência. Estamos de passagem .
Bom demais te ouvir! ❤
Mto obrigada 🙏🏽
Para mim, ficou mais fácil entender que os rios são nossos parentes pq somos natureza! Sair da visão antropocêntrica de que a natureza é que é gente tbm mudou tudo na minha vida!
Penso que sempre percebi assim, sem saber explicar da forma que você fez. Um passado recontado pode ser sentido e percebido de diferentes formas, e a maneira de percebê-lo também influenciará o presente e o futuro. Fantástico.
VOCÊ É FANTÁSTICO!!!!!!!!! Eu li o livro de Ailton Krenak.
Muito interessante, ampliei muito minha cosmovisão a partir desse vídeo enriquecedor. Obrigada!
Assistindo novamente mas agora com outros sentindos, sentindo no corpo literalmente, percebi até às batidas do meu coração.
Conexão das criaturas, somos o Todo e o Todo esta em nós. Um mundo flexível e amoroso, com respeito e resignificação 🙏
Uma comosvisão interessante é a percepção dos astros em relação à influência na terra, tanto, estrelas, satélites, corpos celestes, influenciam desde o despertar dos sumérios, egípcios, assírios. Sobre ver esses elementos como parte essencial da humanidade, e hoje com desdobramento das tecnologias avançadas, temos ainda mais certezas sobre a influência destes em nossa vidas terrenas.
Excelente, sou professor de Filosofia, é necessário aprender a ver o mundo com outros olhares, abraços.
Que sua vida seja longa, professor! Muito obrigada por compartilhar esses conhecimentos conosco!
Fique impactada, me senti desafiada a ler mais sobre a Cosmopercepção.
Formas de encontrar o mundo e também encontrar -se. Levou-me a pensar em Ponciá Vocêncio e o arco íris, cobra céu e terra, na obra da Conceição Evaristo. Inspirador e instigante esse tema, professor! Sua abordagem e didática igualmente inspiram. Gratidão.
Que reflexão expansiva! Grata por isso!
Obrigada pelas palavras. Sábias e verdadeiras!
❤ que sabor... Alimento de primeira qualidade ❤
Meu deslumbramento ( não mais "espanto" ) filosófico : salve Renato Noguera e seus afins cosmoperceptivos de ontens, hojes, amanhãs !!!
Assistam o professor Renato Noguera no Café Filosófico, O QUE PODE O AMOR, foi lá que me encantei.❤
Olá Noguera. Acabei de conhecer seu canal por recomendação do YT. Estou encantada com seu profundo conhecimento e didática incrível! Quanta sensibilidade em ensinar! Suas palavras têm me ajudado muito... Sou extretamente grata!
Obrigado pela generosidade
Excelente e Bela Aula.
Na minha experiência como pessoa com deficiência visual eu passei a inevitavelmente experimentar a vida por outras percepções e só assim pude descobrir a potência do corpo e nas possibilidades de sentir/ perceber. E agora te ouvir trazendo esses conceitos já existentes em algumas culturas, só reforça a carência na experimentação na maior parte das pessoas que podem “usufruir” de todos os sentidos físicos mas que por falta de estímulo para a experimentação de novas perspectivas acabam tendo cosmopercepções limitadas. Incrível como tudo se completa, em tudo existe novas formas de experimentação.
Maravilhosa explicação! Grata por compartilhar, já estou meditando sobre essa visão de mundo!
POR ENQUANTO MEU FUTURO E O QUE QUIZER ME REVELAR...MEU INCONSCIENTE...""" DIVINISMOS """ MAIS ALTO " ANJO "...
Um respiro.... Agora posso escrever e falar. Primeiro obrigada professor. Trago suas falas para a minha escrita de mestrado. E tudo bem no tempo certo.
Finalmente um canal sobre filosofia negra e africana!
Sensacional, Dr. Renato. Obrigado por trazer este rico conteúdo, muito necessário!
Várias percepções são possíveis e enriquecedoras.
Como é bom ouvir o Nogueira! Valew de mais por trazer essa conversa pra nós :)
O corpo arrepia ao ter esse ciência desse termo cosmo percepção! É sair da mente tagarela para viver a experiência do macro no micro... Uma viagem pra casa!😘 Gratidão professor!
Que vídeo lindo! Fala mais sobre as cosmopercepções e essas referências, professor!
Coisas incríveis maravilha muito obrigado grande mensageiro de lux.paz profunda
Bom trabalho mestre...👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿 excelente explanação do tema...❤❤
Trilha sonora maravilhosa e conteúdo riquíssimo.
Gratidão prof. Nogueira por compartilhar mais este conhecimento. Fiz uma associação com a interconexão de tudo .
Gratidão!
Você ativou algo muito importante em meu coração! Obrigado. ❤️
Apaixonada com a paz com que o moço transmite.❤
Ótima reflexão, vou levar esse tema para meus aluno! Obrigado Professor!
é uma expansão do momento presente - eu faço um exercicio de escrita em que crio uma linha de tempo : passado, presente, futuro. e nela abordo temas que precisam de libertação/amor/compreensão ou um caminho saudável a tomar e permite-me criar uma cosmo-percepção da minha realidade presente e no momento presente transformá-la e dar-lhe espaço para existir, o que me permite ser a responsável pela vida
primeira vez que vejo o canal achei ótimo. papo cabeça. desperta reflexão parabéns. a claro vou me escrever
Genial! É uma maneira de compreender e interagir com a vida e as gentes profundamente rica e inspiradora. Vou procurar saber mais sobre esse conceito de cosmovisão a partir desses autores que você referenciou e outros mais. Parabens pelo canal e pelo vídeo! Mais um inscrito aqui. Continue o ótimo trabalho.
Sem palavras prof Nogueira, o senhor abre portas da sabedoria
Muito interessante percebi que profundamente senti pelo amor vindo de ti e de todos os sentidos
Conhecendo seu canal por este vídeo. Que conteúdo rico, que voz e dicção maravilhosas. Grata!
Gostei especialmente do diálogo com Ailton Krenak!
Descobri a pouco mais de um ano que meu caçula (de 20 anos então) tem autismo nível de suporte 1. o nível de percepção do mundo pra ele é algo que ainda estou descobrindo e por consequência revejo o mundo também neste convívio.
Muito obrigada por mais esse passeio por espirais ❤
muita graças pelo video, sempre enriquecedor, essa abordagem do cosmopaladar, então... fértil ideia
Que canal fantástico. Virei fã.
Axé 🎉🎉🎉
Olá, Prof. Noguera. Você é professor da UFRRJ. Amo essa universidade. Fiz meu mestrado aí.
Professor, excelente exposição. Sobre essa cosmo percepçāo, pensei nos animais, que se utilizam de outros sistemas para a sua leitura de mundo, serpentes, por exemplo, utilizando a sua língua para essa leitura.
MUITO BEM EXPLICADO. INTERESSANTE QUE ELE DA ÊNFASE A AUTORES NEGROS. GOSTEI MUITO.
Sensacional conhecer essas outras percepções!
Muito muito interessante essa sua exposição a respeito da diversidade de cosmopercepção segundo a cultura. Imagino, por exemplo, que a cosmopercepção auditiva tenha a ver com músicos que conseguem dar vida a uma improvisação baseada em um pequeno grupo de notas em um instrumento musical qualquer; ou que percebem o universo todo no envolvente som do AUM.
Professor Renato Noguera, ganhou mais um seguidor. O tema é complexo e simples passado, presente e futuro penso que é o movimento da mente no tempo verdadeiramente só existe de fato o "Aqui Agora" e dado a varias intercorrências do viver perdemos o Presente da vida. Vou meditar sobre o tema.
Cosmo paladar, gostei de pilar meu ponto de vista! Revisitar o passado com olhar de hoje e segnificar.
Professor fiquei muito impressionado com sua menção a cosmovisão citada pelo filósofo Mogobe Ramose, que diz existirem três tipos de pessoa, e sua classificação em relação a passado, presente e futuro. Especialmente quando refere aquelas que já não possuem corpo físico. Gostaria de ler alguma obra dele que, especificamente, trate deste tópico. Desde já fico muito grato, pois este é o primeiro vídeo seu que assisto e já me despertou vários questionamentos e reflexões interessantes. Seu conteúdo é de muita qualidade.
Conteúdo enriquecedor! Genial, já sou inscrito
Percepções Professor, excelente sua descrição do assunto.
Muito interessante professor, me lembrou um pouco o conceito de "agência das coisas" de Bruno Latour, o inanimado também tem sua ação na realidade. Vou buscar as referências de futuridade que não conhecia. Excelente conteúdo. Me ampliou muito as ideias para minha pesquisa de mestrado. ❤
Sensacional! Parabéns professor pela excelente aula! Amei o conteúdo e a forma da sua explicação ❤
Excelente professor! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Obrigado por abordar um tema tão interessante. Hoje em dia, com o nosso modo de vida urbano/tecnológico, nos desconectados de nossas origens e todas essas formas diferentes de cosmovisão nos reaproxima do que é essencial e importante em nossas vidas.
Seu português é perfeito e espetacular,Noguera.
Maravilha!
Excelente explanação👏👏👏aguça nossa Intuição!
Muito obrigado por compartilhar conhecimentos tão preciosos! ❤❤❤❤
Fundamental ter outras visões de mundo! Ótimo vídeo
Excelente análise professor Renato. Não conhecia muito esses conceitos e vou procurar ler mais. Inclusive pode nos induzir a abrir um campo de diálogo com a literatura pensando na relação entre o tempo e os corpos. Muito obrigado por mais esse conteúdo.
Muito interessante e faz todo sentido. Agradecida