Prezado Gleysson. Vejo a sua contribuição aqui como valorosa e democrática. Parabéns! A PROECCO já teve parceria com tecnologias de queima. Fizemos uma análise técnica, ambiental do ponto de vista legal e financeira. Nenhuma das tecnologias de QUEIMA obtiveram a aprovação ambiental dos órgãos do ESTADO e do ponto de vista financeiro, a conta não fechava. Hoje, temos um novo parceiro que a tecnologia atua com compostagem bio catalizada. O fertilizante, além de ser ambientalmente correto é financeiramente mais vantajoso, que a própria geração de energia, com lixo. A questão da destinação correta dos recicláveis e orgânicos está resolvida. Já os materiais "inertes", queremos aproveitá-lo de duas formas possíveis: a) material de construção ( concreto ecológico ); b) Queima otimizada com hidrogênio. E mover caldeiras para a geração de energia. Aguardo suas considerações sobre os "Inertes". Acha válida e queima nesse caso? Grato.
***** Adotamos como praxe o "Estudo de Bancada". Assim, podemos determinar, para cada caso, a qualidade, quantidade e a alternativa tecnológica mais adequada. Pude perceber que, temos uma ótica semelhante sobre como abordar o assunto, conforme o PNRS. Agora, queremos se possível, gerar energia suficiente para eletrificar residências de baixa renda, onde iniciaremos obras do Minha Casa Minha Vida. Buscamos tornar essas comunidades, em todo ou parcialmente sustentáveis neste quesito. Grande abraço e Feliz Páscoa!
Gostei das informações, poderia me orientar com relação a forma de construir o tipo de equipamento para efetuar esse processo desse materiais? Possuo a área, pretendo colocar os materiais dividido em: -Baia 1 lixo residencial, -Baia 2 - pneus, -Baia 3 -madeira, Baia 4 - folhas, gramas e podas de arvores. Baia 5 - esgoto extrair desse processo: - madeira (Líquidos: extrato pirolenhoso, alcatrão, óleo vegetal, ) - lixo (Líquidos: extrato pirolenhoso, alcatrão, óleo vegetal, água acida Sólidos: carvão vegetal, alumínio, ferro, vidro) - Pneu: Óleo , Gás , Linhaça, Arame Negro de Fumo (pigmentos para tinta) Sólidos: carvão vegetal, Gasolina - Esgoto: Gás Biometano
Gleysson, estou fazendo um trabalho aqui do curso de Reciclagem e todos meus colegas defendendo a usina de incineração. E eu nao conformando vim para internet pesquisar. Já estou aqui desde cedo procurando, procurando, e agora graças a Deus encontrei esse seu video que me deu embasamento para defender o meu ponto de vista contrário. Obrigada.
Olá Gleysson, o que vc acha dos projetos ambientais baseado na transformação do lixo urbano, inservíveis industriais e agrícolas em massa inerte dando origem a um composto biosintético que permite a produção de óleo diesel sintético, carvão para produção de energia e madeira biosintética.
Achei a aula mais política do que técnica. Esperava uma explanação do processo de incineração mais detalhada. Quais são os gases gerados no processo? Como tratá-los? Qual a temperatura necessária para o funcionamento da usina? Queria adquirir um conceito mais técnico. Como funciona o forno? Como es rejeitos são lançados nos fornos? etc.
Gleysson, parabéns pelo seu vídeo, muito explicativo. Fiquei com a seguinte dúvida: se fosse implantado um sistema de secagem da matéria orgânica, um sistema por meio químico ou de repente aproveitando "indiretamente" o calor gerado pela caldeira, de modo que antes de ser colocada a matéria na queima, fosse secada ou pelo menos reduzido o índice de umidade na mesma, não tornaria o projeto mais viável?
muito bom mesmo, parabéns!!! falou de reciclagem de uma maneira sensata, pensar o meio ambiente de forma eficaz e não se preocupar só com as baleias ou massacrar agricultores como culpados de tudo.
Não vejo porque cada componente de uma planta 50,60 ou 70% menor(comparada o uma atual padrão)fabricado em serie não pode ser respectivamente 50,60 ou 70% mais barato. A escala,portanto,o lucro do investidor não estaria mais atrelado ao tamanho e sim ao número de instalações. Com rarissimas exceções,nenhum material pode ser reciclado indefinidamente,uma hora ou outra tem que ser descartado,melhor gerar energia que ser enterrado.
Gleysson, sou extremamente favorável ao sistema de incineração de resíduos sólidos. Defendo este projeto no meu estado que tem toneladas de lixo sem destinação. Estou desenvolvendo apresentações sobre o projeto, tem batido de frente com os projetos de biodigestores(acho interessantes para pequenas demandas em áreas rurais) desenvolvo biogás, biomassa, energia renováveis, eólica e solar urbanas. Quando tiver materiais do assunto favor encaminhar.,
+Newton Barreiros tranquilo Newton, uma coisa é a opinião, outra coisa é a maneira como se vendem os produtos. A idéia do vídeo é uma crítica à maneira como se vende a idéia, mas nao contra a tecnologia de incineração em si. Agora é fato que no Brasil, a PNRS não prioriza essa possibilidade. Quem defender esse processo, tem que ter bases muito sólidas!
os modelos de usina modernas a camara de combustão opera sempre acima de 900 graus celcius, o que permite fazer a re-queima do proprio gás , evitando a produçao de dioxinas
Para que pudéssemos aproveitar todos os recursos naturais e preciso que uma educação ambiental eficiente e mudança de atitude da maioria da população, que é praticamente impossível hoje no Brasil. Enquanto isso cresce a quantidade de aterro sanitários a céu aberto no Brasil. Concordo mas educação demoraria no mínimo 18 anos e o que faremos com todo o lixo produzido hoje?
Gostei muito do seu vídeo, encontrado dificuldade em achar maiores explicações sobre esse tipo de usina. Sou professora da rede municipal de São Bernardo do Campo (SP) e no bairro no qual trabalho (Alvarenga) a prefeitura implantou um projeto de uma "usina verde", as margens da Represa Billings... O projeto foi até barrado pela CETESB. A principio, a usina seria construída em cima de um antigo lixão que havia por aqui. Enfim, quase não encontro material sobre isso... Você me ajudou muito!!!
Somos empresa de consultoria, com bom transito em Prefeituras, dispondo de terreno e investidores interessados na Usinagem de lixo e geração de energia limpa. Pergunto se podem indicar fornecedores de boa tecnologia ( nacional )?
Temos todo progeto,acompanhamento e material necessario para construçao de usina usando plasma e biogas.contacto(janetesilva@live.com.pt (tecnologia Italiana e Engenheiro com larga scala multinacional)
Muito bom seu vídeo, e também sua opinião. Estou trabalhando em um projeto mais ou menos assim, gostaria muito de te passar minha ideia, pode não ser verde rsrsrs..... mas acho q seria em partes bom para o meio ambiente, desde que eu não polua mais do que despolua, esta é minha duvida, já que não sou formado e meu conhecimento é restrito. Minha ideia é gaseificar madeira, retirada de pequenas fabricas de móveis da minha região, assim já terei meu primeiro lucro, uma vez que eles pagam para destinar este resíduo que esta sendo colocado em aterro e não sendo reaproveitado! O outro resíduo um deles que esta em vista seria o rejeito da reciclagem do óleo vegetal, uma sujeira que tbm esta sendo destinada a aterros com um custo alto, meu segundo lucro, por fim a industria de reciclagem do óleo gasta com gás para ter vapor, gás que seria extinto do processo pois no final eu estaria gerando vapor, ou até mesmo um pouco de energia elétrica, pouco porque estou falando em gaseificar uma média de 100 kg hora. Minha duvida é..... os gases que estou jogando na atmosfera depois do meu singelo lavador de gases é tolerável ? Espero uma opinião sua ou até mesmo uma informação que eu não tenho irá me ajudar muito. ruclips.net/video/Ib6DYx2-jZE/видео.html Obrigado !
O problema todo é o modelo o conceito importado de usina,por que por exemplo um filtro que tem um determinado tamanho não pode ser fabricado com a metade do tamanho e assim tratando da metade do volume de gazes que o similar maior? Uma usina completa com todos os componentes necessários para tratar corretamente os voláteis tóxicos emitidos durante a combustão do lixo,porem,50% menor que uma usina padrão,bastaria somente os 16,7% do total do lixo gerado,não mais por uma cidade de 1 milhão de abitantes e sim por uma de 500 mil abitantes. Por que uma usina completa não pode ser ainda menor?
Boa Tarde Gleysson Machado.. Eu estou fazendo um TCC baseado em WASTE para produção de energia, queria ver se voce poderia passar seu contato, para tirar algumas duvidas.. Agradeço desde já!
Boa noite Gleice Gleice eu preciso de uma orientação sobre a gente tem que fazer uma prestação de serviço aqui com prefeitura com lixo daqui de Unaí Precisava sim que você deve estar nos orientando a nossa cooperativa aqui de Unaí eu te agradeço é cooperuna
Sabemos que o gaseificação não tem um bom funcionamento aqui no Brasil, pelo fato de que o brasileiro não tem a cultura da coleta seletiva e por consequência disso, os diferentes lixos com diferentes níveis de umidades prejudicam os reatores utilizados pela Gaseificação.
Vi 42 min de vídeo criticando um sistema que não foi barato e que está tentando mudar o cenário do lixo urbano. Mas fica a dúvida, seu trabalho é só crítica ou tem uma solução melhor? Acredita que é melhor manter o cenário atual com lixões ao céu aberto do que se implantar uma usina verde? Faltou conteúdo. Como dizia mamãe: "Só pode criticar quem sabe fazer melhor".
Inúmeras vezes, me questionei e também a outras pessoas, sobre o porque do Brasil não estar num patamar mais avançado em tecnologias de destinação. Mas consegui ao longo de 1 ano, entender o motivo deste atraso. SIMPLES!!! 1º - O Lula criou o segundo maior sindicato do País. O Sindicato dos catadores e recicladores, que verdadeiramente não conseguem reciclar mais do que "20% dos lixos reciclados"; 2º - Sabemos que a máfia do lixo, é infinitamente maior que a Lava Jato, chegando a atingir 95% dos municípios do Brasil. 3º - Por conta desta máfia instaurada, empresas internacionais não compactuam com esta postura corrupta e por isso encontram toda esta dificuldade em se instalarem no Brasil, haja vista que 95% dos prefeitos tem as empresas do lixo como financiadoras de suas campanhas eleitorais; 4º - Sabemos que os aterros são mantidos por que torna mais fácil a corrupção aplicada pela "Máfia dos Lixos." que sustentam os órgãos ambientais estaduais; 5º - As leis ambientais brasileiras são contraditórias, pois licenciam usinas que se utilizam da tecnologia de incineração, que são altamente contaminantes mas não licenciam tecnologias como o Plasma Frio ou Plasma Quente. Em resumo, o problema no nosso país é 100% político.
A usina verde é apoiada por muitos ambientalistas aqui do Rio. O gabeira do partido verde chegou a defender a criação de mais em sua campanha eleitoral pra prefeito do Rio
Prezado Gleysson.
Vejo a sua contribuição aqui como valorosa e democrática. Parabéns!
A PROECCO já teve parceria com tecnologias de queima. Fizemos uma análise técnica, ambiental do ponto de vista legal e financeira.
Nenhuma das tecnologias de QUEIMA obtiveram a aprovação ambiental dos órgãos do ESTADO e do ponto de vista financeiro, a conta não fechava.
Hoje, temos um novo parceiro que a tecnologia atua com compostagem bio catalizada. O fertilizante, além de ser ambientalmente correto é financeiramente mais vantajoso, que a própria geração de energia, com lixo.
A questão da destinação correta dos recicláveis e orgânicos está resolvida. Já os materiais "inertes", queremos aproveitá-lo de duas formas possíveis:
a) material de construção ( concreto ecológico );
b) Queima otimizada com hidrogênio. E mover caldeiras para a geração de energia.
Aguardo suas considerações sobre os "Inertes". Acha válida e queima nesse caso?
Grato.
***** Adotamos como praxe o "Estudo de Bancada". Assim, podemos determinar, para cada caso, a qualidade, quantidade e a alternativa tecnológica mais adequada.
Pude perceber que, temos uma ótica semelhante sobre como abordar o assunto, conforme o PNRS.
Agora, queremos se possível, gerar energia suficiente para eletrificar residências de baixa renda, onde iniciaremos obras do Minha Casa Minha Vida. Buscamos tornar essas comunidades, em todo ou parcialmente sustentáveis neste quesito.
Grande abraço e Feliz Páscoa!
Gostei das informações, poderia me orientar com relação a forma de construir o tipo de equipamento para efetuar esse processo desse materiais?
Possuo a área, pretendo colocar os materiais dividido em:
-Baia 1 lixo residencial,
-Baia 2 - pneus,
-Baia 3 -madeira,
Baia 4 - folhas, gramas e podas de arvores.
Baia 5 - esgoto
extrair desse processo:
- madeira (Líquidos: extrato pirolenhoso, alcatrão, óleo vegetal, )
- lixo (Líquidos: extrato pirolenhoso, alcatrão, óleo vegetal, água acida
Sólidos: carvão vegetal, alumínio, ferro, vidro)
- Pneu: Óleo , Gás , Linhaça, Arame
Negro de Fumo (pigmentos para tinta) Sólidos: carvão vegetal, Gasolina
- Esgoto: Gás Biometano
Gleysson, estou fazendo um trabalho aqui do curso de Reciclagem e todos meus colegas defendendo a usina de incineração. E eu nao conformando vim para internet pesquisar. Já estou aqui desde cedo procurando, procurando, e agora graças a Deus encontrei esse seu video que me deu embasamento para defender o meu ponto de vista contrário. Obrigada.
Boa noite.
Qual o Sistema de Tratamento Térmico aplicado nesta usina?
1. Incineração?
2. Pirólise?
3. Plasma?
A abordagem está perfeita para a situação vivida no Brasil.
Parabéns.
Olá Gleysson, o que vc acha dos projetos ambientais baseado na transformação do lixo urbano, inservíveis industriais e agrícolas em massa inerte dando origem a um composto biosintético que permite a produção de óleo diesel sintético, carvão para produção de energia e madeira biosintética.
Achei a aula mais política do que técnica. Esperava uma explanação do processo de incineração mais detalhada. Quais são os gases gerados no processo? Como tratá-los? Qual a temperatura necessária para o funcionamento da usina? Queria adquirir um conceito mais técnico. Como funciona o forno? Como es rejeitos são lançados nos fornos? etc.
Gleysson, parabéns pelo seu vídeo, muito explicativo. Fiquei com a seguinte dúvida: se fosse implantado um sistema de secagem da matéria orgânica, um sistema por meio químico ou de repente aproveitando "indiretamente" o calor gerado pela caldeira, de modo que antes de ser colocada a matéria na queima, fosse secada ou pelo menos reduzido o índice de umidade na mesma, não tornaria o projeto mais viável?
muito bom mesmo, parabéns!!! falou de reciclagem de uma maneira sensata, pensar o meio ambiente de forma eficaz e não se preocupar só com as baleias ou massacrar agricultores como culpados de tudo.
Educação ambiental separar o lixo em
Gleysson, se fizer a seleção e queimar somente a matéria orgânica para produção de carvão daria certo? Obrigado e parabéns pelo trabalho.
Não vejo porque cada componente de uma planta 50,60 ou 70% menor(comparada o uma atual padrão)fabricado em serie não pode ser respectivamente 50,60 ou 70% mais barato. A escala,portanto,o lucro do investidor não estaria mais atrelado ao tamanho e sim ao número de instalações. Com rarissimas exceções,nenhum material pode ser reciclado indefinidamente,uma hora ou outra tem que ser descartado,melhor gerar energia que ser enterrado.
OLa, estou começando meu Tcc incineração ou Biodigestão é melhor para delimitar e prosseguir no assunto.
Gleysson, sou extremamente favorável ao sistema de incineração de resíduos sólidos. Defendo este projeto no meu estado que tem toneladas de lixo sem destinação. Estou desenvolvendo apresentações sobre o projeto, tem batido de frente com os projetos de biodigestores(acho interessantes para pequenas demandas em áreas rurais) desenvolvo biogás, biomassa, energia renováveis, eólica e solar urbanas. Quando tiver materiais do assunto favor encaminhar.,
+Newton Barreiros tranquilo Newton, uma coisa é a opinião, outra coisa é a maneira como se vendem os produtos. A idéia do vídeo é uma crítica à maneira como se vende a idéia, mas nao contra a tecnologia de incineração em si. Agora é fato que no Brasil, a PNRS não prioriza essa possibilidade. Quem defender esse processo, tem que ter bases muito sólidas!
os modelos de usina modernas a camara de combustão opera sempre acima de 900 graus celcius, o que permite fazer a re-queima do proprio gás , evitando a produçao de dioxinas
Para que pudéssemos aproveitar todos os recursos naturais e preciso que uma educação ambiental eficiente e mudança de atitude da maioria da população, que é praticamente impossível hoje no Brasil.
Enquanto isso cresce a quantidade de aterro sanitários a céu aberto no Brasil.
Concordo mas educação demoraria no mínimo 18 anos e o que faremos com todo o lixo produzido hoje?
Gostei muito do seu vídeo, encontrado dificuldade em achar maiores explicações sobre esse tipo de usina. Sou professora da rede municipal de São Bernardo do Campo (SP) e no bairro no qual trabalho (Alvarenga) a prefeitura implantou um projeto de uma "usina verde", as margens da Represa Billings... O projeto foi até barrado pela CETESB. A principio, a usina seria construída em cima de um antigo lixão que havia por aqui.
Enfim, quase não encontro material sobre isso... Você me ajudou muito!!!
Somos empresa de consultoria, com bom transito em Prefeituras, dispondo de terreno e investidores interessados na Usinagem de lixo e geração de energia limpa.
Pergunto se podem indicar fornecedores de boa tecnologia ( nacional )?
*****
Prezado.
Possui tecnologia em funcionamento capaz de atender a pequenos municípios ,
neste momento?
Temos todo progeto,acompanhamento e material necessario para construçao de usina usando plasma e biogas.contacto(janetesilva@live.com.pt (tecnologia Italiana e Engenheiro com larga scala multinacional)
Parabéns. Tudo correto!
Muito bom seu vídeo, e também sua opinião.
Estou trabalhando em um projeto mais ou menos assim, gostaria muito de te passar minha ideia, pode não ser verde rsrsrs.....
mas acho q seria em partes bom para o meio ambiente, desde que eu não polua mais do que despolua, esta é minha duvida, já que não sou formado e meu conhecimento é restrito.
Minha ideia é gaseificar madeira, retirada de pequenas fabricas de móveis da minha região, assim já terei meu primeiro lucro, uma vez que eles pagam para destinar este resíduo que esta sendo colocado em aterro e não sendo reaproveitado! O outro resíduo um deles que esta em vista seria o rejeito da reciclagem do óleo vegetal, uma sujeira que tbm esta sendo destinada a aterros com um custo alto, meu segundo lucro, por fim a industria de reciclagem do óleo gasta com gás para ter vapor, gás que seria extinto do processo pois no final eu estaria gerando vapor, ou até mesmo um pouco de energia elétrica, pouco porque estou falando em gaseificar uma média de 100 kg hora.
Minha duvida é..... os gases que estou jogando na atmosfera depois do meu singelo lavador de gases é tolerável ?
Espero uma opinião sua ou até mesmo uma informação que eu não tenho irá me ajudar muito.
ruclips.net/video/Ib6DYx2-jZE/видео.html
Obrigado !
Renato Gomes bom dia, gostei da sua ideia, poderíamos conversar sobre o assunto? Me add no WhatsApp (34)997744190
O problema todo é o modelo o conceito importado de usina,por que por exemplo um filtro que tem um determinado tamanho não pode ser fabricado com a metade do tamanho e assim tratando da metade do volume de gazes que o similar maior? Uma usina completa com todos os componentes necessários para tratar corretamente os voláteis tóxicos emitidos durante a combustão do lixo,porem,50% menor que uma usina padrão,bastaria somente os 16,7% do total do lixo gerado,não mais por uma cidade de 1 milhão de abitantes e sim por uma de 500 mil abitantes. Por que uma usina completa não pode ser ainda menor?
Olá, tenho um projeto na escola que estamos tentando criar um protótipo de um gerador de energia através dos resíduos orgânicos, o que faço?
muito bom.
me ajudou muito.
Você poderia passar esse conteúdo em pdf?
Boa Tarde Gleysson Machado..
Eu estou fazendo um TCC baseado em WASTE para produção de energia, queria ver se voce poderia passar seu contato, para tirar algumas duvidas..
Agradeço desde já!
Boa noite Gleice Gleice eu preciso de uma orientação sobre a gente tem que fazer uma prestação de serviço aqui com prefeitura com lixo daqui de Unaí Precisava sim que você deve estar nos orientando a nossa cooperativa aqui de Unaí eu te agradeço é cooperuna
Imagine quanta energia seria produzida com a queima de toda aquela montanha de móveis e outros resíduos deixados pela enchente??
Sabemos que o gaseificação não tem um bom funcionamento aqui no Brasil, pelo fato de que o brasileiro não tem a cultura da coleta seletiva e por consequência disso, os diferentes lixos com diferentes níveis de umidades prejudicam os reatores utilizados pela Gaseificação.
Vi 42 min de vídeo criticando um sistema que não foi barato e que está tentando mudar o cenário do lixo urbano. Mas fica a dúvida, seu trabalho é só crítica ou tem uma solução melhor? Acredita que é melhor manter o cenário atual com lixões ao céu aberto do que se implantar uma usina verde? Faltou conteúdo. Como dizia mamãe: "Só pode criticar quem sabe fazer melhor".
Inúmeras vezes, me questionei e também a outras pessoas, sobre o porque do Brasil não estar num patamar mais avançado em tecnologias de destinação.
Mas consegui ao longo de 1 ano, entender o motivo deste atraso. SIMPLES!!!
1º - O Lula criou o segundo maior sindicato do País. O Sindicato dos catadores e recicladores, que verdadeiramente não conseguem reciclar mais do que "20% dos lixos reciclados";
2º - Sabemos que a máfia do lixo, é infinitamente maior que a Lava Jato, chegando a atingir 95% dos municípios do Brasil.
3º - Por conta desta máfia instaurada, empresas internacionais não compactuam com esta postura corrupta e por isso encontram toda esta dificuldade em se instalarem no Brasil, haja vista que 95% dos prefeitos tem as empresas do lixo como financiadoras de suas campanhas eleitorais;
4º - Sabemos que os aterros são mantidos por que torna mais fácil a corrupção aplicada pela "Máfia dos Lixos." que sustentam os órgãos ambientais estaduais;
5º - As leis ambientais brasileiras são contraditórias, pois licenciam usinas que se utilizam da tecnologia de incineração, que são altamente contaminantes mas não licenciam tecnologias como o Plasma Frio ou Plasma Quente.
Em resumo, o problema no nosso país é 100% político.
evitem o fundo musical , atrapalha divide atenção , irritante
A usina verde é apoiada por muitos ambientalistas aqui do Rio. O gabeira do partido verde chegou a defender a criação de mais em sua campanha eleitoral pra prefeito do Rio
Tochico??? kkkkk