DUIMP: Conheça a Declaração Única de Importação
HTML-код
- Опубликовано: 29 окт 2024
- Saiba mais em nosso vídeo e em nosso site: xpoents.com.br...
Sabemos que com a expansão do comércio internacional, as empresas buscam cada vez mais estar atualizadas em como poder estar sempre à frente de seus concorrentes, com as melhores operações e processos para facilitar ainda mais seu negócio.
Para acompanhar essa evolução, o Governo tem buscado a simplificação de procedimentos, prezando pela boa qualidade, eficiência, uso inteligente dos recursos e transparência da gestão.
Assim, uma das iniciativas que ganhou destaque foi a adoção do novo processo de importação, que traz a implementação da DUIMP, a Declaração Única de Importação, por meio do Siscomex.
Essa nova implementação trouxe melhorias ao sistema, fechando brechas no sistema atual, de modo que eliminou riscos das exigências governamentais serem burladas, assim como, a declaração vem para facilitar as operações de importação.
Com isso, esse novo documento eletrônico chegou para substituir a Declaração de Importação (DI) e a Declaração Simplificada de Importação (DSI).
Desse modo, com a chegada desse novo processo, seu objetivo está totalmente voltado em permitir que tudo seja feito em ambiente virtual, pelo próprio portal Siscomex ou pela plataforma de terceiros.
Então entende-se que a DUIMP tem como foco principal simplificar e agilizar o processo de desembaraço da mercadoria, pois, com ela, a regularização e parametrização poderá ser feita durante o trânsito da carga.
Uma vez que no processo de importação antigo, as informações do exportador e do fabricante no exterior eram incluídas no momento da elaboração do documento do desembaraço.
Já no novo processo de importação a abordagem é diferente. Em que foi implementado um cadastro exclusivo destes operadores estrangeiros. Nele, o importador poderá cadastrar e gerenciar seus produtos de forma mais precisa e organizada.
Por isso, as mudanças que ocorreram neste processo buscam oferecer o maior número de dados relacionados aos procedimentos de importação em um único sistema.
Assim, para que o despacho aduaneiro seja concluído, o importador não terá de acessar outros sistemas diversas vezes para inserir as mesmas informações.
Podemos ver que a implementação da DUIMP trouxe uma série de melhorias para as empresas do segmento de importação.
Mas como todo novo processo, devemos entender seu funcionamento para assim, atender suas expectativas e necessidades.
Pois, é com a DUIMP, que os gestores e profissionais da empresa vão conhecer e compreender os principais impactos que serão sentidos no dia a dia corporativo.
E para essas empresas que implementarão a DUIMP, a formalização e a transparência são indispensáveis, já que a fiscalização será ainda mais intensa e estruturada. Neste novo cenário, as áreas internas das companhias precisam conversar e se manter alinhadas.
Desse modo, com a padronização de operações, o novo processo de importação deve trazer impactos econômicos expressivos. Como na redução de prazos e de custos na operação, pois, com tantos processos novos, a tendência é de grande redução dos prazos.
E isso implica na diminuição de despesas também, visto que, quanto menos tempo a mercadoria ficar em trânsito, maior será a redução de custos.
Além disso, todo importador deve buscar outras opções para redução de custos dentro de sua empresa, os que desejam destaque no mercado é essencial buscar um diferencial competitivo frente aos seus concorrentes, que lhe garanta a possibilidade de reduzir custos e aumentar a lucratividade.
Sendo assim, há várias formas de redução de custos na importação, como através da boa negociação internacional, o desenvolvimento de um planejamento logístico, e a utilização de benefícios fiscais.
Dentro dos benefícios fiscais você encontrará uma maior vantagem, pois existem variados tipos de benefícios fiscais presentes nos Estados, como em Alagoas que nos possibilita reduzir até 20% do custo total da operação de importação.
E essa redução é de extrema importância no mercado de vendas, pois possibilita que as empresas aumentem suas vendas trazendo um melhor preço final aos clientes.
Por isso, na desenvoltura e crescimento de sua empresa é necessário ter o benefício fiscal, de modo competitivo, pois estará com um diferencial competitivo frente aos concorrentes, e com um bom recurso possibilitando preços atrativos a seus clientes.
Ficou interessado em saber mais sobre o Benefício Fiscal de Alagoas? Acesse o link que está na descrição desse vídeo e saiba mais!
Deixe seu gostei, suas dúvidas nos comentários e não esqueça de se inscrever em nosso canal!
Acompanhe nossas redes sociais:
Instagram: / xpoents
LinkedIn: / cicerocosta
Site: xpoents.com.br
Excelente explicação.
Gratidão!