Manoooooooooos!! Obrigado por esse papo!! Vcs prestam um imenso serviço à Igreja de Cristo no Brasil. Deus continue abençoando e prosperando esse trabalho!
“Me dá uma coisa para me segurar? Sirva. Como servir? Aí você vê dentro da sua realidade. Como é, dentro da sua realidade, amar como Cristo amou, se submeter um ao outro.” Perfeito! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Nossa!! A centralidade do evangelho muda tudo, inclusive nossa maneira de ser familia. Bibotalk e Cacau, Ecoando Tim Keller, Tim keller Ecoando o Evangelho de Cristo !
Pr. Cacau, você me fez chorar de emoção nesse trecho do video 43:00 a 44:08 🥺, foi muito lindo o que o senhor disse e como me confortou. Que papo incrível! Deus abençoe vcs sempre!!! ❤
Irmãos com todo respeito aos dois, que abençoam minha vida diariamente. Há uma diferença de interpretar diferente, e a bíblia não dizer aquilo. O que vocês trouxeram foi a interpretação de vocês, com base no que a bíblia diz. Enquanto outros, vão interpretar os mesmos textos que vcs trouxeram, de outra maneira. Então, as afirmações categóricas que não existem nada na bíblia, tem mais a ver com a leitura de vocês do que o que de verdade está escrito.
Tudo errado o q eles falaram. Tudo errado. Tudo conversa de desorientado. O q eles falaram sobre Abrahão ser casado com meia irmã é totalmente anacrônico pq era comum naquele tempo. O caso de ter pego uma mulher pra ter filho era questão da época, e e fez pq Abrahão fez o q não deveria ter feito, dar ouvidos a sua mulher quando queria apenas manipulá-lo, e por isso teremos a terceira guerra mundial. Em tudo o q eles falaram dá pra se ver sim claramente padrões, que, se não respeitados, a coisa se desestrutura. A análise de que de famílias desestruturadas Deus fez a redenção não dá base pra nada, pq é a Graça de Deus atuando sobre a História. É lógico q há um ideal q não foi atingido. Pra mim esse papo é de desorientado, desculpa. Se vê CLARAMENTE q eles estão REPRODUZINDO o discurso mundano de desconstrução q os miseráveis marxistas culturais estão propagando. Agora a aplicação deles de q Jesus é o modelo supremo é correto também. Mas de resto sério mesmo, é só desorientação. Homem que não seja o provedor do lar é um perigo, a mulher naturalmente perde a atração e o respeito, a libido dela vai pro ralo, tudo se desestrutura. Muita muita desinformação e alienação. Complicado, muito complicado.
o tema é "O homem é o sacerdote do lar? " Cacau e Bibo estão de parabéns pela coragem e ousadia. Os ataques só expõem a falência da igreja evangélica brasileira. Mas para poder odiar e ser o menos cristão que for possível, para quê ir pro cerne da questão? Melhor odiar tudo o que se puder sempre. Como eu tenho dito ultimamente, a igreja evangélica no Brasil está na UTI, respirando por aparelhos, na hemodiálise e ictérica. Talvez o pâncreas ainda se salve.... Que os tecidos viáveis restantes se preservem no possível.
Nunca mudem... eu tenho vontade de interagir o tempo todo, mandar comentários... dou risada junto... e as piadas de professor de curso de teologia... kkkkkkkkk
Muito legal o papo. Entendemos bem o que ser o cabeça do lar NÃO significa: ser O sacerdote do lar e provedor solo. Agora seria legal entender o papel do homem como cabeça e o que isso significa na prática.
A fala do Pr tem todo zelo quando ele diz que não se pode iniciar um aconselhamento sem considerar a relidade de cada contexto familiar, de fato, mas creio que existe graça quando o homem e a mulher assumem o papéis que são estabelecidos em Cristo. De fato não se trata de o homem ser somente o provedor e nem de fato somente a mulher ser auxiliadora, creio que trata de cada um assumir seu papel sem sobrecargas. Se meu marido não tiver condições de prover recursos para o lar naquele momento, que ele seja homem que busque melhorias para isso, mesmo que sua renda não seja a principal mas que haja esforço e dedicação para mudar essa realidade. Também, se eu, como esposa, desejo também me dedicar ao mercado de trabalho que isso não seja para o prejuízo do meu lar e nem para educação dos meus filhos. Quando não encontro tantos padrões dentro da Bíblia eu busco o modelo de Cristo. Penso que Cristo veio de uma família funcional. Ele tinha um pai trabalhador e uma mamãe que também zelava pela educação do lar. O que tem sido mais comum hoje em dia é encontrar dentro da realidade da igreja, pensando em.pais e mães que professam a mesma fé, que por opção não desejam seguir o exemplo de Cristo trazendo desequilíbrios e prejuízos a sua família. Pai se esmere para o trabalho mas participe da vida comum no lar. SIM, lave louça e ponha as crianças para dormir. E mamãe busque sim se desenvolver para outros trabalhos, mas se seu emprego tem gerado perdas ao teu casamento causando prejuízos a educação dos teus filhos e ao lar, busque desenvolver outras atividades que permitam que você seja a pessoa presente no lar.
Boa tardezinha Bibo e Cacau, o bate papo foi épico, a menção do Cacau sobre existir "famílias imperfeitas" na bíblia, nos mostra que o acesso a graça divina, depende de uma luta e dedicação diária. Zero moralismo. Um grande abraço Pastores.
Prefiro acreditar que eles estavam falando com pessoas que sentem diminuídas por n estarem no padrão (mãe solo ou o jovem que é criado pela avó). Mas do jeito que foi falado abre tanto o leque que eu cheguei a pensar que o Cacau diria que união homoafetiva é aceita por Deus.
Cadê o incentivo ao cristão a viver pela fé mais do que pelo próprio braço? Estou há quase 9 anos em casa, abri mão da carreira profissional para me dedicar ao lar e à criação dos filhos. Nunca me arrependi. Desde então, meu marido foi sendo promovido ano após ano em seu trabalho e nunca nos faltou o necessário - conheço inúmeros casos como o meu. Se eu pensasse como vocês, deixaria meus filhos na creche com a consciência tranquila e colheria toda a tragédia da terceirização como temos visto em nossos dias. Eu e meu marido dissemos ao Senhor, na prática, que preferimos priorizar a família em detrimento de uma vida confortável e Ele JAMAIS nos desamparou. Deus é o provedor do nosso lar por meio da vida do meu marido e eu sou livre pra viver a maternidade e criar nossos filhos para a glória de Deus. Graças a Deus pela diferença dos papéis! O homem foi feito para “fora”, a mulher para “dentro”. Nossa biologia diz sobre nossos papéis. Fico pensando como as mulheres conseguem viver a maternidade hoje em dia se são obrigadas a dividir a obrigatoriedade da renda com o marido? E quem paga a conta desse prejuízo são sempre os filhos. Deus é providente para quem confia nEle.
Mas no podcast eles estão justamente defendendo a pluralidade da vida, você e as pessoas da sua bolha conseguem manter esse tipo de vida e amém por isso, entretanto, não podemos colocar todo o mundo no mesmo pacote porque as realidades são diferentes. Deus age na singularidade de cada um, nem todos tem a formação e as oportunidades do seu marido, nem todas as mulheres se sentem realizadas sendo dona de casa a forma que Ele vai suprir e cuidar das outras famílias pode ser diferente. Não é porque outras famílias resolvem viver de maneira diferente que não estão contando a providência divina, o seu jeito de viver não pode ser o padrão imposto as outras pessoas. Esse foi o assunto abordado durante esse podcast.
Mew, acho que agora os cancelamentos vêm sim hein.... O povo implica com a liderança e pastoreio feminino na igreja, imagina se ouvirem que a Bíblia não fala nada sobre a liderança espiritual masculina dentro da própria casa hahaha Mas eu amoooo aprender com vocês! Deus continue abençoando!
Só pq algo agrada seus ouvidos, não quer dizer que é a verdade de Deus, sugiro aos homens que ouviram esses ensinamentos, que busquem estudar mais sobre o assunto. 2 Timóteo 4:3 Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos.
Assim devem os maridos amar a sua própria mulher como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém aborreceu a sua própria carne; antes, a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; Efésios 5:28-29 ARC
Senti falta de explicar o termo "cabeça" que Paulo tanto fala do marido sobre a esposa. Concordo com relação ao termo sacerdote, porém, me parece que a Bíblia deixa uma certa liderança ao marido. O episódio terminou com um ar de papéis iguais. Cabe outro episódio 😊
@@renanaraujo7 não faria! até pq cabeça não significa autoridade mas sim "fonte" em grego. Nós interpretamos como autoridade pq nossa época pensa dessa forma "cabeça de comando" "chefe" "encabeçar algo"... mas para aquela época era muito diferente, era cabeça como a cabeceira de um rio a sua nascente... inclusive Aristóteles usava a palavra cabeça no grego kephale para a cabeça do pênis, ou seja a fonte de vida... abra sua bíblia em 1Co 11 e em todo momento que paulo escreve "cabeça", leia "fonte", e verás que o texto faz MUITO mais sentido, Paulo coloca a ordem em ordem de criação (fonte), recorre ao gênesis (fonte) e ainda finaliza falando que o a mulher veio do homem mas o homem também veio da mulher mas tudo provém de Deus (novamente fonte). Paulo era um homem muito inteligente que estruturava seu texto com sabedoria. Se você ler cabeça como "autoridade" verás que o texto perde seu fluxo de sentido. Paulo não escrevia seu texto de forma embaralhada... espero ter ajudado. Isso não é "liberalismo" ou "feminismo" é uma análise genuína exegética do texto.
Eu amo que todo btpapo saem vários projetos de episódios de btpapo "cara, temos q fazer um btpapo sobre isso" kkkkk só nesse episódio já deve ter uns 5 episódios planejados kkkkkkk
Obrigado, Cacau e Bibo! Sensacional estes esclarecimentos! Fazia um bom tempo que havia percebido que o modelo de família apregoado na igreja não condiz com a realidade, especialmente por motivos econômicos, sociais e das particularidades de cada filho de Deus. O Senhor chamou solteiros (e que permanecerão assim), casados com filhos biológicos, casados com filhos adotivos, casais com um único filho, casais com muitos filhos, casais sem filhos, mães sozinhas com seus filhos, viúvos que permanecerão assim, divorciados que se libertaram do mal, avós que criam seus netos, homens que sustentam suas famílias, mulheres que sustentarm suas famílias, famílias onde ambos trabalham, além de tantas outras possibilidades que a própria vida impõe, e está tudo bem. Um modelo de família, além de excludente, é um desrespeito com a realidade de cada um, realidade permitida por Deus, e isso não diminui ninguém, pelo contrário, é manifestação da multiforme graça do Senhor. Obrigado por esse discernimento onde nos mostra que o "modelo de família" é só mais uma peça do legalismo ou do moralismo, ou seja, mais uma coisa para tirar o foco daquilo que realmente importa ao evangelho, que é o relacionamento com Deus. E lavo a louça com muito orgulho... minha esposa não é minha escrava! Valeu pelo vídeo!
Só faltou vc dizer dois pais com um filho, duas mães com uma filha, dois trans com 3 filhos, um trans e uma drag queen com filhos biológicos, um gay e um hétero com 2 filhos, dois homens com filhos biológicos do casamento hetero anterior, duas mulheres trans cis blaster master com 1 filho com ex, um filho biológico das duas e 3 cachorros filhos adotados!
Muito bom esse comentário. A maioria dos crentes acreditam que os atuais modelos de família existem por mera escolha, sem considerar o contexto econômico onde a tendência é trabalharmos mais, recebermos cada vez menos e as crises econômicas se tornarem cada vez mais graves. Aí famílias que precisam se virar para sobreviver são estigmatizadas e olhado torto pela igreja, como se viver o "padrão" fosse por simples força de vontade. Criam um mundo na cabeça e acham que dá para aplicar na realidade o mundinho que criaram na marretada. Eu creio que exista uma ordem criada, o texto bíblico é claro acerca dos papéis definidos na família, mas a graça nos permite entender que tal padrão é impossível de ser aplicado em sua plenitude neste mundo caído, e que Cristo nos justifica mesmo não vivendo o padrão familiar. (vide no Brasil o aumento de mães solos, porque os pais abandonam mulheres e filhos sem o menor pudor).
Excelente episódio, que Deus abençoe vcs meus irmão, a parte que vcs falaram do homem lavando louça diminui a masculinidade (meme) eu tava lavando a louça, não teve como segurar a risada 😂
Um homem lavar a louça é tranquilo, vamos tentar fazer ele engravidar para a mulher trabalhar fora e sustentar o lar! Ops, é impossivel isso né, pq será? Pq isso diminuiria a masculinidade do homem? Não sei, aff Deus não sabe fazer mesmo as coisas, tudo temos que corrigi-lo! Tudo temos uma resposta melhor, bora homens lavar louça, limpar a casa, e inverter o papel com as nosss mulheres, elas saem, sustentam a casa e agt fica com os afazeres domésticos, sou homem o suficiente pra isso e nada vai abalar minha masculinidade!!
Год назад+28
Desculpa o textão, mas queria fazer uma contribuição rsrsr. Com todo respeito a posição de vocês e educação a propor a sua visão, mas acredito que vocês se propuseram a criticar uma visão teológica mas não propuseram nada que eu considere muito sólido no lugar. Com todo respeito pareceu uma crítica que desconstrói mas não constrói de outro lado. Vivemos em uma sociedade perdida em si mesmo e cheia de distorções consequentes do pecado. O relativismo que nos tira de um padrão e nos leva a olhar para um relativismo cultural tem sido um dos maiores movimentos do pecado em toda a Escritura. Deus chamou Israel a ser diferentes das nações e olhara para a Lei o Senhor com meio de meditar e achar a verdade da vontade de Deus. Achar que Deus não tem um padrão voltado para o masculino e o feminino a partir de sua vontade criacional pode nos levar a cometer outro equívoco do relativismo do mundo de hoje. O mundo sempre está em rebelião ao Criador, a cultura, a economia, as idolatrias humanas sempre tentarão distorcer o padrão criacional e trazer dores das mais diversas a homens e mulheres. Tentar adaptar a verdade bíblica e o desejo criacional de Deus aos aspectos do tempo e da cultura é exatamente o que o liberalismo tem feito (não estou acusando vocês de liberais rsrsr os respeito muito, estou apenas apontando o risco que corremos se formos desavisados). Creio que Deus tem sim, claros papéis de homens e mulheres nas Escrituras e que Deus em sua infinita graça não deseja de nós que sejamos famílias perfeitas, mas que possamos amar e desejar o perfeito padrão da Lei e da vontade do Senhor e ensinar isso, nas devidas proporções para as gerações futuras. Argumentar que na bíblia não existem famílias perfeitas para assumir que não existem padrões de Deus para a família é o mesmo que tentar, para reduzir a dor causada pelo pecado nas famílias reduzir a santidade da lei para não ser tão agressiva aos ouvidos dos homens. Existe graça para o pecador sempre mas isso não invalida o pecado ou suas consequências. Concordo que pesar sobre famílias destruídas, um padrão como se fosse um legalismo é terrível, mas por causa do pecado do mundo ressignificar a vontade de Deus é outro problema que de longo prazo poderá nos trazer situações complicadas como igreja do Senhor no mundo. Sei que falei muito, um textão rsrsr. Sou complementarista e não acredito na visão de homem como sacerdote do lar como se fosse a figura do Antigo Testamento, mas creio que o homem tem um chamado espiritual para liderar sua casa, assumir a proteção de sua família e morrer por sua esposa se necessário tudo isso só é possível com uma liderança servil em amor e em parceria com sua esposa auxiliadora semelhante que o incentiva e fortalece. Não creio que liderança na bíblia seja um manda e outro obedece até mesmo porque a liderança na bíblia é lavar os pés, morrer por outros e se doar por amor. Os homens são chamados a sangrar por suas famílias e homens que entendem isso jamais se tornam "chefes" ou abusadores. Um verdadeiro homem lider, lidera sua casa e família ouvindo sua esposa e a tratando com amor, respeito e honra como Pedro ensina. As mulheres amadas, protegidas, nutridas espiritualmente amam ser mães e esposas e isso não reduz sua dignidade mas as liberta para ser auxiliadoras poderosas, que apesar do termo ser usada errado, como se fosse uma "secretária" ser auxiliadora é aquilo que faz de alguém poderosa para ajudar os nececitados como o "Ezer" de Deus (se eu tentar explicar esse termo vai ser um mega textão srsrs). Homens e mulheres juntos são uma maravilhosa dádiva de Deus para a criação e procriação de imagens do Senhor no mundo. Famílias saudaveis e filhos crescendo em um jardim de nutrição familiar, esse é o padrão de Deus. MAS... AÍ VEM O PECADO... O pecado tornar homens e mulheres competidores par saber quem é melhor. Homens abusam, mulheres brigam. Filhos desobedecem e se matam. Adultério, prostituição, divórcios, Incestos, e tudo que a cultura humana longe de Deus pode produzir. Dor e sofrimento em um mundo tão lindo e tão diverso e rico Criado por Deus. Mas aí vem Cristo quando questinado sobre o divórcio e a dureza de coração humana diz: "Não tendes lido que o Senhor os fez macho e fêmea e que disse: Deixará o homem seu pai e sua mãe...". Que triste a condição humana de pecado e alienação. Teremos famílias difíceis como todas da bíblia, teremos famílias cheias de defeitos como todas as famílias da bíblia, sabe porque? Porque nenhuma destas famílias cumpririam a Lei pois a salvação não vem pela família mas vem por Cristo. Mas agora em Cristo eu posso olhar para a Lei de Deus, para o padrão perfeito do Senhor e desejar sua Lei preciosa e desejar com minha esposa e filhos viver essa Lei maravilhosa. Mas virá o pecado e destruirá no meio do caminho, mas sei que minha salvação não depende de minha família, mas jamais deixarei de olhar para a Lei perfeita do Senhor e desejar que minha família seja o que Deus sempre quis que ela fosse. Pode ser e será que nesse mundo nunca terei uma família perfeita, mas meu desejo será viver a Lei perfeita do Senhor o ,máximo que eu puder pois adoro a formosura do Senhor. Respeito a posição de vocês, mas não posso por causa do pecado do mundo deixar de olhar como tudo que Deus criou era muito Bom! Como pastor de igreja local tenho ensinado casais e famílias a buscar o padrão que acredito ser do Senhor, sei que existem abusos de alguns usando a Lei o Senhor, mas nunca deixo de dizer que o padrão de Deus é e sempre será o projeto melhor! Esse projeto não salva ninguém, mas um salvo desejaria viver em um mundo onde esse padrão seria seu prazer e desejo de vida. Deus abençoe a todos e vamos firmes em Cristo pois um dia tudo isso ficará, essas diferenças de opinião, no passado e nosso Senhor trará a luz todas as coisas e estas diferenças entre nós serão apenas histórias e risadas de nossa antiga condição de pecadores nesse mundo caído.
Acertivo, em gênero, número e igual; Partilho de sua opinião, pois é sólida, bilblíca e respeitosa. Que o Espírito Santo nos dê sua graça em cada dia para sermos o que viemos para ser(sólidos e não incongruentes), segundo a vontade e misericórdia de Deus. Até entendi a perspectiva pastoral e interessante que o Cacau e o Bibo trouxeram apartir do "chão da vida", onde nem tudo vem em um único formato, onde há determinadas disfunções familiares, porém a Palavra nos apresenta sim padrões claros para a familia, e não obstante, graça para todas elas, "ideais" ou não.
Год назад+1
@@samuelnascimento559 obg irmão que Deus nos conceda graça em um mundo cada dia mais distante do Senhor. Deus o abençoe
Год назад+2
@Eterno aprendiz olá irmão, tenho sim algumas indicações em mente. Primeiramente lembrando que como pastor estou sempre em busca de aprende e poder ajudar pessoas nesse mundo complicado, tão plural e relativista e lançar a luz de uma âncora da Palavra de Deus. Alguns livros me ajudaram muito no ministério de aconselhamento de famílias e quero indicar aqui pra te ajudar: Todos os livro do pr David Merkh (foi meu professor rsrs por isso indico sem medo. um homem de Deus que devotou mais de 40 anos de sua vida com famílias e é Doutor na área além de missionário do Palavra da Vida aconselhando famílias em vários contextos culturais, tem o canal do RUclips deles o: Palavra e Família), Tem o saudoso Tim Keller com o livro O Significado do Casamento; Tem o Jesus, Justiça e papéis de Gênero tb do Keller. Quando pecadores dizem sim do Dave Harvey; tem o: Deus, casamento e família: Reconstruindo o fundamento bíblico do autor Andreas J. Köstenberger; e outros, são muitos rsrs mas estes são o que me lembro agora e que tem me ajudado no aprednizado com famílias e a ajudar outros com a solidez da Palavra de Deus. Espero ter ajudado ;)
Vi alguns comentários bastante agressivos vindos de mulheres... Minha pergunta a elas: Invertam seu comentário. Imaginem vcs passarem o dia em casa cuidando das crianças, limpando casa etc. Aí seu marido chega em casa e fala que vc vagabundeou o dia todo. Acham essa atitude correta? Um amigo meu, gringo com casado com brasileira veio morar aqui com ela. Tiveram 3 filhos, sendo que o mais velho tem problemas sérios de saude e autismo. A esposa tem um cargo alto e ganha muitíssimo bem. A função de cuidar da casa, inclusive ir para escola do filho mais velho e ficar a disposição durante todo período de aula por conta das dificuldades do menino ficou com meu amigo. Ele abandonou o sonho de ter uma carreira em prol da família. Literalmente sacrificou talvez o maior sonho individual dele, sem pestanejar. Ele, pelo visto, é um exemplo de anticristão.
Vocês são bons. Debate interessante. Enquanto a igreja combate correntes ideológicas, existe algumas ideologias adestrando muitas mentes na igreja. Conservadorismo é diferente de cristianismo. 👏👏👏
José não tem como ser cristão sem ser conservador,se você crê na Bíblia você vai ver que Deus não negocia princípios,os homens podem mudar os princípios e deixar de ser conservador,o cristão deve seguir a Deus e seus princípios não aceitando que mudem a palavra d Deus isso é ser conservador
@@maristelasiewersleite8174 Conservadorismo não é nada mais que um progressismo gradativo. Basta ver como os partidos conservadores operam nos principais países influenciados pela reforma.
@@JonatasDias7 Eu coloquei conservador olhando o significado dele no dicionário,no fundamento em si Deus é conservador ele não muda princípios por Ele estabelecido,Deus não é homem pra q se arrependa , então Ele conserva sua palavra desde o princípio e para sempre
O marido pode servir criando condições para a esposa ficar em casa e a esposa pode servir indo ao mercado de trabalho se isto for necessário . Tanto uma situação quanto outra são servir.O importante é considerar o interesse do outro superior ao seu.
Minha cara, todo cristão deve querer alcançar o caráter de Jesus Cristo, que é a perfeição, como é dito em Romanos 8:28-29. Por que alguém não iria querer que a sua família cristã não alcançasse o caráter de Cristo? É bem verdade que jamais conseguiremos, mas, também, jamais devemos deixar de ter a Jesus Cristo como nosso alvo. Obviamente, também, que o processo de santificação é orientado pelo Espírito Santo e que Jesus Cristo finalizará o processo na Sua vinda, quando, finalmente, ganharemos um corpo glorificado, livre do pecado. Como cristã, jamais deixe de querer para a sua família o caráter de Jesus, o seu Senhor, mas não tome isso como um peso nas costas, pois quem garante a sua salvação é Ele próprio.
@@mauriciopassos13 Eu vim para pôr os filhos contra os pais, as filhas contra as mães e as noras contra as sogras. E assim os piores inimigos de uma pessoa serão os seus próprios parentes. - Quem ama o seu pai ou a sua mãe mais do que ama a mim não merece ser meu seguidor. Quem ama o seu filho ou a sua filha mais do que ama a mim não merece ser meu seguidor. - Jesus.
Como é um contra ponto a uma visão mais dominante soa como "a verdade verdadeira", mas sendo bem prático e honesto essa é só a visão de vcs sobre o assunto, nada mais. o que tá td bem! Não há nada de errado nisso. Eu tbm tenho as minhas. Essa questão ( ou doutrina) como é periférica, a palavra de Deus nos permite essas escolhas de como vamos seguir nossas vidas. Acho importante pontuar isso para que não pensem que os complementaristas necessariamente são os machistas malvadões, nem que os de visão diferentes são os que necessariamente perfeitos para as mulheres. Somos irmãos e um só povo. Abraçços!! Comprei o Doutrina e Devoção!!! tô esperando chegaaar
Sinceramente já gostei muito do bibotalk, indicava para todo mundo, não perdia um episódio, mas nos últimos tempos o conteúdo tem seguido numa direção que não da mais...
Msm coisa comigo. Eu adorava e indicava pra todo mundo. Mas larguei msm qndo percebi que os assuntos tem sido bastante liberais. Aliás, fazia tempo que tinha ouvido um episódio. Aí vi o do Pamplona refutando esse aqui e resolvi vir conferir. E realmente tá muito estranho essa nova perspectiva deles
Curiosamente, o comentário imediatamente abaixo deste diz que "conservadorismo é diferente de cristianismo". Eis a desgraça de nossa geração: o Evangelho de Deus, sumariado em Mc 1.14-15 foi obliterado por um conservadorismo chauvinista de viés cristão, supostamente amparado em imprecisos e genéricos "princípios judaico-cristãos", mas que, ainda sim, não são Evangelho nem cristianismo. E aí "Narciso acha feio o que não é espelho". Pelos comentários aqui, por exemplo, eu não consigo conceituar 'liberal'. Mas o motivo é muito claro: liberal foi 'desubstantivado' pra se tornar simplesmente um adjetivo pejorativo.
Acho que vocês deram uma boa viajada, sugiro a leitura do texto do John Piper: Se o Senhor desejar, tanto hoje quanto na próxima semana, vamos focar no que significa para um homem casado ser o cabeça de sua esposa e de seu lar. Focaremos nisso por dois motivos. Um é que a Bíblia diz em Efésios 5:23: "pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja". Precisamos saber o que a Bíblia quer dizer com essa declaração, para que possamos exultar nela e obedecer. O outro motivo é que poucas coisas estão mais destruídas em nossos dias do que a masculinidade e a chefia em relação às mulheres e às famílias. E o preço desse estrago é enorme, e alcança quase todas as facetas da vida. Então pelo bem de uma exposição bíblica fiel e de exultação, e pelo bem da recuperação da masculinidade bíblica e das estruturas familiares que exaltam a Cristo, iremos, o Senhor desejando, passar duas semanas nessa questão importante sobre chefia.
Discordo em grande parte do vídeo, nesse tema prefiro os seguintes argumentos e livros com fundamentos bíblicos: Coração de leão e Semelhante ao Cordeiro: o marido Cristão como cabeça - John Piper Pastores de família - Voddie Baucham O marido exemplar - Stuart Scott
Excelente. Vocês foram cirurgicos no assunto. Parece que existe no meio da igreja, uma idolatria famíliar pois é tanta coisa que parece que são perfeitos. É o evangelho que transforma famílias, e não palestra motivacional de casamento
O amor do homem tem que ser sacrificial. SE precisar sofrer a mulher ou ele que sofra primeiro ele. Imagina se a mulher engravida e o cara não seja um homem que trabalhe e provê em casa. Como que fica a situação? Fica uma bagunça e a mulher fica sobrecarregada.
Isso, irmão. O que igualitarista não entende eh que esse espírito sacrificial é uma forma de submissão de homem. Sim, mulheres tbm se sacrificam, mas eh algo EXIGIDO apenas pelo homem. E sim, isso está na Bíblia!
Concordo. O amor da mulher também é sacrificial, pq todo amor requer sacrifício. Imagina se o homem adoece e precisa ficar internado por 60 dias e a esposa não é uma mulher que trabalha e provê em casa. Como que fica a situação? Os boletos não vão parar de chegar, as crianças não vão ficar saciadas até o dinheiro do pai voltar a entrar, questões burocráticas vão precisar ser resolvidas...
@@madunasc sim, concordo. Tem várias questões envolvidas. Muitas excessões. Só peguei do fato de quem engravida e a mulher, então cabe ao homem ter essa noção e não ser um encostado. Mas não quis dizer que não existam excessões ou que a mulher não pode trabalhar.
@@madunasc porque a Bíblia pede para a igreja ajudar e cuidar dos órfãos e das viúvas??? Simples porque a mulher continua sendo o vaso mais frágil e assumir funções muito masculinas acaba com a saúde mental dela, não foi criada para liderar e sim auxiliar! Vocês podem tentar mudar as coisas, mas a Bíblia vai trazer confronto e eu prefiro ficar com a Bíblia. Homem provedor, líder e sacerdote do seu lar.😊
Concordo contigo! Pra mim o casamento funciona mais como um time do que com uma guerra. No casamento uma mão lava a outra, por isso que se fala de submissão mútua. Eu não sou casada, mas vejo muito isso nos meus pais: eles estão sempre cedendo um em favor do outro, sempre sacrificando e isso é mútuo. Se não fosse assim, duvido muito que teriam dado certo e estivessem caminhando pra quarta década de casamento...
Excelente! Mais esclarecedor impossível. Não sei se faz sentido, mas o que dizer da parábola do filho pródigo? Tem coisa mais disfuncional do que repartir a herança ainda em vida porque um pivete exigiu?
A liderança bíblica é masculina. O homem é o cabeça/lider de sua família (1Co 11:1-12 , Ef 5:23-32). Ele cuida do lar (1 Pe 3:7), prove através do trabalho, protege (Gn 2:15) e cuida espiritualmente do lar (1 Tm 3:3-4; 4:1, Tt 1:5,6). A mulher é sua auxiliadora nesses ofícios (Gn2:18-25). Ela também é responsável e tem suas responsabilidades no lar como auxiliadora (Pv 31, 1 Tm 1:5; 2:3-6, 1 Co 7:1-17). O homem deve amar a sua esposa como Cristo nos amou, como parte mais frágil, com consideração e ser um "servo sofredor" de sua esposa, de seu lar como Cristo foi, ponto. Querer reduzir todos esses textos (e outros+), é dizer que não servem como referência para o casamento e o lar, é desprezar aquilo que Deus nos revelou.
Eles estão só no começo de adaptar a Bíblia as pessoas e não o contrário! Kleber Lucas e Leonardo Gonçalves começaram assim, aguardem os próximos episódios!
Comentário do irmão: " Não faria! até pq cabeça não significa autoridade mas sim "fonte" em grego. Nós interpretamos como autoridade pq nossa época pensa dessa forma "cabeça de comando" "chefe" "encabeçar algo"... mas para aquela época era muito diferente, era cabeça como a cabeceira de um rio a sua nascente... inclusive Aristóteles usava a palavra cabeça no grego kephale para a cabeça do pênis, ou seja a fonte de vida... abra sua bíblia em 1Co 11 e em todo momento que paulo escreve "cabeça", , leia "fonte", e Verás que O texto faz MUITO mais sentido, Paulo coloca a ordem em ordem de criação (fonte), recorre ao gênesis (fonte) e ainda finaliza falando que o a mulher veio do homem mas o homem também veio da mulher mas tudo provém deDeus (novamente fonte). Paulo era um homem muito inteligente que estruturava seu texto com sabedoria Se você ler cabeça como "autoridade" verás que o texto perde seu fluxo de sentido. Paulo não escrevia seu texto de forma embaralhada...espero ter ajudado. Isso não é "liberalismo" ou "feminismo" é uma análise genuína exegética do texto. "
@@gabrielsantana4186 Gabriel, o termo "cabeça" em grego é literalmente cabeça, como no português, é aplicado diversas vezes nos evangelhos. Agora, como entender o que Paulo queria dizer? Simples, leia Ef 5:22-24 "As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido como ao Senhor; Porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres..." Será que Paulo queria dizer que o homem é a "fonte" da mulher? Que Cristo é "fonte" da igreja? NÃO MESMO, é querer em muito forçar o texto. O texto mostra claramente o imperativo de submissão. É um contorcionismo imenso!
Uma vez eu comentei sobre o texto da Mulher virtuosa na escola dominical, e quando eu falei que o marido confiava nela não somente na questão sexual (adultério) mas em como ela trabalhava, comprando e vendendo imóveis e produtos, o povo ficou "Como assim!?". O texto fala claramente de uma mulher independente financeiramente do marido, e de como seu marido se orgulha dela por isso, e como ela atende sua família.
@renatonunesbarbosasobrinho7003 o texto fala literalmente do trabalho dela, da sua independência financeira e do orgulho do seu marido e filhos em relação à ela. Para o marido e filhos, a independência financeira não é problema, mas pelo visto, para você é! Ela vai olhar terrenos, avalia e compra (seu marido confia nela, inclusive nos negócios). Em nenhum momento ela se coloca superior ao marido ou o marido a considera superior. Pelo contrário, ele é respeitado pelos anciãos da cidade. Os homens tem desvalorizado demais a independência financeira das mulheres, sem nenhum motivo bíblico.
BTPapo muito bom, agora já posso vou procurar uma mulher que me sustente e eu não precise trabalhar hahaha, brincadeira a parte, episódio muito bom e importante, ano passado passei por uma situação envolvendo um pregador que defendeu agressão de mulheres se usando de Efésios 5 e outros textos do NT e AT tirados de contexto, tudo pela narrativa, enfim, que Deus abençoe vocês.
Mas pode agredir (disciplinar) criança? Só porque tem um versículo poderia? E para mulher, não? Até onde sei, é bem recente esse movimento de homens não poderem agredirem (disciplinarem) suas esposas. Só pesquisar "men spanking women on hollywood"
Não tem problema sua esposa trabalha e vc a espera com a casa limpa, louças lavadas, roupas no varal, comida feita, crianças de banho tomado e lição de casa concluída,é tá tudo certo,ok?😂
@@isaquemartins8684 Tua esposa não é tua filha, vc e ela são uma só carne. Vc bateria em si mesmo? Sendo assim, o marido deve amar sua esposa como ama o seu próprio corpo. Quem ama sua esposa, ama a si mesmo! 29Pois ninguém jamais odiou o próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, assim como Cristo zela pela Igreja... Como teus filhos vão respeitar, ela e vc, se nem vocês respeitam? São adultos? Pois resolvam como adultos as divergências de vcs. Palmada é pra criança birrenta e adolescente que quer desrespeitar os pais. Aliás os pais podem apedrejar o filho rebelde, tal coisa não pode ser feita com o cônjuge, pois vcs são um só, lembra? Se vc agride sua esposa, agride a si mesmo. Se vc desonra a esposa, desonra a si mesmo. Como vc que ser servo de Jesus, se agride a pessoa mais próxima de vc que existe no mundo? Jacó bateu em Raquel? Abrão bateu em Sara? José bateu em Maria? Nunca mais repita tal absurdo! Vc foi chamado pra dar a outra face, e não tapa no próximo. Sobre filho rebelde: 18 Quando alguém tiver um filho contumaz e rebelde, que não obedecer à voz DE SEU pai e à voz DE SUA mãe, e, castigando-o eles, lhes não der ouvidos, 19 então, seu pai e sua mãe pegarão nele, e o levarão aos anciãos da sua cidade e à porta do seu lugar, 20 e dirão aos anciãos da cidade: Este nosso filho é rebelde e contumaz, não dá ouvidos à nossa voz, é um comilão e beberrão. 21 Então, todos os homens da sua cidade o apedrejarão com pedras, até que morra; e tirarás o mal do meio de ti, para que todo o Israel o ouça e tema. - Deuteronômio 21
Vamos logo abalar todas as estruturas e fazer um btpapo sobre a base bíblica para o casamento civil. Constantemente reafirmamos o dever de casar-se "no papel", mas já me peguei questionando esse tema algumas vezes quando preparava sermões sobre o assunto. Onde está a base? Quais os textos em favor do casamento civil em detrimento de uma união estável?
@@obibotalk o problema é que não é tratado assim na maioria das nossas igrejas, por isso levantei a questão. Deus só abençoa a união civil? Um casal que vive em união estável está em pecado? Com base em quê? Seria legal e muito instrutivo um btpapo sobre esses pormenores, pq muitos líderes não fornecem uma resposta coerente e, por não terem uma base sólida, apelam para o argumento da autoridade: "sou pastor, é assim e pronto"...
@@wesley_evaristoacredito que isso passa pelo fato de que os casamentos bíblicos são todos precedidos por questões que anunciam, diante de Deus e diante dos homens, que aquele homem e aquela mulher se tornaram uma só carne, tanto que na época dos casamentos do AT ficava uma tenda nupcial próxima ao local da cerimônia do casamento onde seria "consagrado" o matrimônio. Como isso não é bem visto hoje em dia (questão cultural mesmo) essa consagração do matrimônio é feita assinando o papel, diante de Deus e dos homens!
Vocês tem neste podcast o exemplo perfeito do que é se “conformar com este século”, conforme Paulo fala em Rm 12.2. Isso ocorre quando você coloca a ideologia antes da Bíblia, geralmente para tentar “harmonizar a Bíblia” com o que é socialmente aceito. É o mesmo caminho das igrejas “inclusivas”, que em breve também aceitarão aborto. Se você é novo na fé e concordou com algum trecho deste podcast, converse imediatamente com o seu pastor. Pergunte a ele. Não confie em “pastor de internet” e teólogo liberal (aquele que não crê na Bíblia como ela foi escrita). Bibotalk cada vez mais ladeira abaixo.
Acho o que ocorre é a terceirização da responsabilidade espiritual do homem. Quando tem que orar é a mulher ou ele pede um pastor e etc. O homem tem que chamar a responsabilidade pra si pois a família é dele. Estou falando do homem convertido e com a mas.a fé da esposa.
Agora, nisso aí eu concordo, o homem tem q ser mais espiritual do q a mulher. O homem geralmente é mais carnal do q a mulher, em seu estado natural. Então para matar essa carne, ele tem q ser mais espiritual sim.
8:56 ele diz que o homem ser o líder espiritual já é o jeito que costuma ser. Bem. Eu acho q é justamente o contrário. Acredito que sao as mulheres que tendem a se preocupar mais com a questão espiritual e justamente por isso, existe essa instrução por parte de alguns pastores a chamarem a responsabilidade para o homem.
Manoooooooooos!! Obrigado por esse papo!! Vcs prestam um imenso serviço à Igreja de Cristo no Brasil. Deus continue abençoando e prosperando esse trabalho!
“Me dá uma coisa para me segurar?
Sirva.
Como servir?
Aí você vê dentro da sua realidade. Como é, dentro da sua realidade, amar como Cristo amou, se submeter um ao outro.”
Perfeito! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Aleluia Amém
Nossa!! A centralidade do evangelho muda tudo, inclusive nossa maneira de ser familia. Bibotalk e Cacau, Ecoando Tim Keller, Tim keller Ecoando o Evangelho de Cristo !
Pr. Cacau, você me fez chorar de emoção nesse trecho do video 43:00 a 44:08 🥺, foi muito lindo o que o senhor disse e como me confortou. Que papo incrível! Deus abençoe vcs sempre!!! ❤
Irmãos com todo respeito aos dois, que abençoam minha vida diariamente.
Há uma diferença de interpretar diferente, e a bíblia não dizer aquilo.
O que vocês trouxeram foi a interpretação de vocês, com base no que a bíblia diz.
Enquanto outros, vão interpretar os mesmos textos que vcs trouxeram, de outra maneira.
Então, as afirmações categóricas que não existem nada na bíblia, tem mais a ver com a leitura de vocês do que o que de verdade está escrito.
EXATAMENTE!!!!
é isso aí. A crítica é válida, mas tão fazendo igual que os irmãos que propõem o que eles tão discordando kkkkk
Tudo errado o q eles falaram. Tudo errado. Tudo conversa de desorientado. O q eles falaram sobre Abrahão ser casado com meia irmã é totalmente anacrônico pq era comum naquele tempo. O caso de ter pego uma mulher pra ter filho era questão da época, e e fez pq Abrahão fez o q não deveria ter feito, dar ouvidos a sua mulher quando queria apenas manipulá-lo, e por isso teremos a terceira guerra mundial. Em tudo o q eles falaram dá pra se ver sim claramente padrões, que, se não respeitados, a coisa se desestrutura. A análise de que de famílias desestruturadas Deus fez a redenção não dá base pra nada, pq é a Graça de Deus atuando sobre a História. É lógico q há um ideal q não foi atingido. Pra mim esse papo é de desorientado, desculpa. Se vê CLARAMENTE q eles estão REPRODUZINDO o discurso mundano de desconstrução q os miseráveis marxistas culturais estão propagando. Agora a aplicação deles de q Jesus é o modelo supremo é correto também. Mas de resto sério mesmo, é só desorientação. Homem que não seja o provedor do lar é um perigo, a mulher naturalmente perde a atração e o respeito, a libido dela vai pro ralo, tudo se desestrutura. Muita muita desinformação e alienação. Complicado, muito complicado.
Infelizmente a desrupção e desconstrução de ideologias contrárias a Bíblia continua fazendo a cabeça do Bibo, Cacau e outros que antes admirava.
Bilbo presta um desserviço a igreja cristã. Um crente maduro não lhe dará ouvidos.
o tema é "O homem é o sacerdote do lar? " Cacau e Bibo estão de parabéns pela coragem e ousadia. Os ataques só expõem a falência da igreja evangélica brasileira. Mas para poder odiar e ser o menos cristão que for possível, para quê ir pro cerne da questão? Melhor odiar tudo o que se puder sempre. Como eu tenho dito ultimamente, a igreja evangélica no Brasil está na UTI, respirando por aparelhos, na hemodiálise e ictérica. Talvez o pâncreas ainda se salve.... Que os tecidos viáveis restantes se preservem no possível.
Nunca mudem... eu tenho vontade de interagir o tempo todo, mandar comentários... dou risada junto... e as piadas de professor de curso de teologia... kkkkkkkkk
Muito legal o papo. Entendemos bem o que ser o cabeça do lar NÃO significa: ser O sacerdote do lar e provedor solo. Agora seria legal entender o papel do homem como cabeça e o que isso significa na prática.
A fala do Pr tem todo zelo quando ele diz que não se pode iniciar um aconselhamento sem considerar a relidade de cada contexto familiar, de fato, mas creio que existe graça quando o homem e a mulher assumem o papéis que são estabelecidos em Cristo. De fato não se trata de o homem ser somente o provedor e nem de fato somente a mulher ser auxiliadora, creio que trata de cada um assumir seu papel sem sobrecargas. Se meu marido não tiver condições de prover recursos para o lar naquele momento, que ele seja homem que busque melhorias para isso, mesmo que sua renda não seja a principal mas que haja esforço e dedicação para mudar essa realidade. Também, se eu, como esposa, desejo também me dedicar ao mercado de trabalho que isso não seja para o prejuízo do meu lar e nem para educação dos meus filhos. Quando não encontro tantos padrões dentro da Bíblia eu busco o modelo de Cristo. Penso que Cristo veio de uma família funcional. Ele tinha um pai trabalhador e uma mamãe que também zelava pela educação do lar. O que tem sido mais comum hoje em dia é encontrar dentro da realidade da igreja, pensando em.pais e mães que professam a mesma fé, que por opção não desejam seguir o exemplo de Cristo trazendo desequilíbrios e prejuízos a sua família. Pai se esmere para o trabalho mas participe da vida comum no lar. SIM, lave louça e ponha as crianças para dormir. E mamãe busque sim se desenvolver para outros trabalhos, mas se seu emprego tem gerado perdas ao teu casamento causando prejuízos a educação dos teus filhos e ao lar, busque desenvolver outras atividades que permitam que você seja a pessoa presente no lar.
Boa tardezinha Bibo e Cacau, o bate papo foi épico, a menção do Cacau sobre existir "famílias imperfeitas" na bíblia, nos mostra que o acesso a graça divina, depende de uma luta e dedicação diária. Zero moralismo. Um grande abraço Pastores.
Bibo, apenas um comentário para descontrair: "e a mãe de Jacó no rolê, passando pano hehehehe". Bibo você é demais, você é demais!
Prefiro acreditar que eles estavam falando com pessoas que sentem diminuídas por n estarem no padrão (mãe solo ou o jovem que é criado pela avó). Mas do jeito que foi falado abre tanto o leque que eu cheguei a pensar que o Cacau diria que união homoafetiva é aceita por Deus.
“O evangelho redime relações” 🙏🏼
Cadê o incentivo ao cristão a viver pela fé mais do que pelo próprio braço? Estou há quase 9 anos em casa, abri mão da carreira profissional para me dedicar ao lar e à criação dos filhos. Nunca me arrependi. Desde então, meu marido foi sendo promovido ano após ano em seu trabalho e nunca nos faltou o necessário - conheço inúmeros casos como o meu. Se eu pensasse como vocês, deixaria meus filhos na creche com a consciência tranquila e colheria toda a tragédia da terceirização como temos visto em nossos dias. Eu e meu marido dissemos ao Senhor, na prática, que preferimos priorizar a família em detrimento de uma vida confortável e Ele JAMAIS nos desamparou. Deus é o provedor do nosso lar por meio da vida do meu marido e eu sou livre pra viver a maternidade e criar nossos filhos para a glória de Deus. Graças a Deus pela diferença dos papéis! O homem foi feito para “fora”, a mulher para “dentro”. Nossa biologia diz sobre nossos papéis. Fico pensando como as mulheres conseguem viver a maternidade hoje em dia se são obrigadas a dividir a obrigatoriedade da renda com o marido? E quem paga a conta desse prejuízo são sempre os filhos. Deus é providente para quem confia nEle.
Maravilhosa! O melhor comentário.👏❤
Excelente, irmã! Deus te abençoe e continue firme no Senhor! Sua escolha de certo agrada a Deus. Um abraço!
Aqui na minha casa funciona assim tbm...e tenho visto frutos...posso dedicar mais a obra
Mas no podcast eles estão justamente defendendo a pluralidade da vida, você e as pessoas da sua bolha conseguem manter esse tipo de vida e amém por isso, entretanto, não podemos colocar todo o mundo no mesmo pacote porque as realidades são diferentes. Deus age na singularidade de cada um, nem todos tem a formação e as oportunidades do seu marido, nem todas as mulheres se sentem realizadas sendo dona de casa a forma que Ele vai suprir e cuidar das outras famílias pode ser diferente. Não é porque outras famílias resolvem viver de maneira diferente que não estão contando a providência divina, o seu jeito de viver não pode ser o padrão imposto as outras pessoas. Esse foi o assunto abordado durante esse podcast.
ótimo comentário... ainda mais na etapa da vida de filhos pequenos. A fé é fundamental, e nosso Pai amoroso tem o prazer de nos ajudar nesses pedidos.
Ouvindo BTPAPO e lavando as louças!
somos dois kakkaka
Ouvindo o BT papoce dobrando a roupa.
Meus Deus! Eu ouviria Cacau o dia inteiro. Queria muito o Cacau no podcast @jesuscopy
Mew, acho que agora os cancelamentos vêm sim hein.... O povo implica com a liderança e pastoreio feminino na igreja, imagina se ouvirem que a Bíblia não fala nada sobre a liderança espiritual masculina dentro da própria casa hahaha
Mas eu amoooo aprender com vocês!
Deus continue abençoando!
O povo implica com o que está na Bíblia, e pastora não existe mesmo!
Só pq algo agrada seus ouvidos, não quer dizer que é a verdade de Deus, sugiro aos homens que ouviram esses ensinamentos, que busquem estudar mais sobre o assunto.
2 Timóteo 4:3 Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos.
Bibo e Cacau, glória a Deus pela vida e o ministério de vcs. Muito obigado me abençoou muito.
Ainda não terminei, mas esse episódio já está sendo transformador pra mi.! 🤩
Esse episódio é um serviço prestado ao corpo de Cristo. Parabéns!
Assim devem os maridos amar a sua própria mulher como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém aborreceu a sua própria carne; antes, a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja;
Efésios 5:28-29 ARC
Amei este episódio ,meu parabéns
Excepcional
Q q isso!!!
Uma quebra de paradigmas!
Esclarecedor!
Indubitável!
Incontestável!
Obrigada por isto!
Que reflexão maravilhosa!! Quanta falta de conhecimento que os pastores têm e ensinam sobre esse assunto.
Live necessária demais! Muito obrigado!
Que quadro maravilhoso!!! bom humor e conteúdo são uma ótima combinação
Pq Jacó era analfabeto?
Porque ele amava Raquel e não Lia. 😅
Que episódio! Muito bom! Gosto muito da sensibilidade do Cacau.
Senti falta de explicar o termo "cabeça" que Paulo tanto fala do marido sobre a esposa. Concordo com relação ao termo sacerdote, porém, me parece que a Bíblia deixa uma certa liderança ao marido. O episódio terminou com um ar de papéis iguais. Cabe outro episódio 😊
Se falasse desse versículo, desfaria toda a argumentação deles né hahaha
@@renanaraujo7 pois é rsrs
@@renanaraujo7 não faria! até pq cabeça não significa autoridade mas sim "fonte" em grego. Nós interpretamos como autoridade pq nossa época pensa dessa forma "cabeça de comando" "chefe" "encabeçar algo"... mas para aquela época era muito diferente, era cabeça como a cabeceira de um rio a sua nascente... inclusive Aristóteles usava a palavra cabeça no grego kephale para a cabeça do pênis, ou seja a fonte de vida... abra sua bíblia em 1Co 11 e em todo momento que paulo escreve "cabeça", leia "fonte", e verás que o texto faz MUITO mais sentido, Paulo coloca a ordem em ordem de criação (fonte), recorre ao gênesis (fonte) e ainda finaliza falando que o a mulher veio do homem mas o homem também veio da mulher mas tudo provém de Deus (novamente fonte). Paulo era um homem muito inteligente que estruturava seu texto com sabedoria. Se você ler cabeça como "autoridade" verás que o texto perde seu fluxo de sentido. Paulo não escrevia seu texto de forma embaralhada... espero ter ajudado. Isso não é "liberalismo" ou "feminismo" é uma análise genuína exegética do texto.
Assunto importantíssimo!👏❤
Assunto importante
Recomendo o Livro "Masculinidade em Crise" do Renato Vargas.
Eu amo que todo btpapo saem vários projetos de episódios de btpapo "cara, temos q fazer um btpapo sobre isso" kkkkk só nesse episódio já deve ter uns 5 episódios planejados kkkkkkk
Uau! Estou em choque com esse btpapo!
Como eu aprendo quando ouço/vejo vocês!
Obrigado, Cacau e Bibo! Sensacional estes esclarecimentos! Fazia um bom tempo que havia percebido que o modelo de família apregoado na igreja não condiz com a realidade, especialmente por motivos econômicos, sociais e das particularidades de cada filho de Deus. O Senhor chamou solteiros (e que permanecerão assim), casados com filhos biológicos, casados com filhos adotivos, casais com um único filho, casais com muitos filhos, casais sem filhos, mães sozinhas com seus filhos, viúvos que permanecerão assim, divorciados que se libertaram do mal, avós que criam seus netos, homens que sustentam suas famílias, mulheres que sustentarm suas famílias, famílias onde ambos trabalham, além de tantas outras possibilidades que a própria vida impõe, e está tudo bem. Um modelo de família, além de excludente, é um desrespeito com a realidade de cada um, realidade permitida por Deus, e isso não diminui ninguém, pelo contrário, é manifestação da multiforme graça do Senhor. Obrigado por esse discernimento onde nos mostra que o "modelo de família" é só mais uma peça do legalismo ou do moralismo, ou seja, mais uma coisa para tirar o foco daquilo que realmente importa ao evangelho, que é o relacionamento com Deus. E lavo a louça com muito orgulho... minha esposa não é minha escrava! Valeu pelo vídeo!
Só faltou vc dizer dois pais com um filho, duas mães com uma filha, dois trans com 3 filhos, um trans e uma drag queen com filhos biológicos, um gay e um hétero com 2 filhos, dois homens com filhos biológicos do casamento hetero anterior, duas mulheres trans cis blaster master com 1 filho com ex, um filho biológico das duas e 3 cachorros filhos adotados!
@@TheLucas120595 se você pensa assim, boa sorte. Não é no que acredito.
Muito bom esse comentário. A maioria dos crentes acreditam que os atuais modelos de família existem por mera escolha, sem considerar o contexto econômico onde a tendência é trabalharmos mais, recebermos cada vez menos e as crises econômicas se tornarem cada vez mais graves. Aí famílias que precisam se virar para sobreviver são estigmatizadas e olhado torto pela igreja, como se viver o "padrão" fosse por simples força de vontade. Criam um mundo na cabeça e acham que dá para aplicar na realidade o mundinho que criaram na marretada. Eu creio que exista uma ordem criada, o texto bíblico é claro acerca dos papéis definidos na família, mas a graça nos permite entender que tal padrão é impossível de ser aplicado em sua plenitude neste mundo caído, e que Cristo nos justifica mesmo não vivendo o padrão familiar. (vide no Brasil o aumento de mães solos, porque os pais abandonam mulheres e filhos sem o menor pudor).
Muito interessante. É quase uma contramão o que vocês trouxeram.
Excelente episódio, que Deus abençoe vcs meus irmão, a parte que vcs falaram do homem lavando louça diminui a masculinidade (meme) eu tava lavando a louça, não teve como segurar a risada 😂
Então se a mulher tiver que trabalhar fora para trazer o sustento ela fica masculinizada?
Um homem lavar a louça é tranquilo, vamos tentar fazer ele engravidar para a mulher trabalhar fora e sustentar o lar! Ops, é impossivel isso né, pq será? Pq isso diminuiria a masculinidade do homem? Não sei, aff Deus não sabe fazer mesmo as coisas, tudo temos que corrigi-lo! Tudo temos uma resposta melhor, bora homens lavar louça, limpar a casa, e inverter o papel com as nosss mulheres, elas saem, sustentam a casa e agt fica com os afazeres domésticos, sou homem o suficiente pra isso e nada vai abalar minha masculinidade!!
Desculpa o textão, mas queria fazer uma contribuição rsrsr.
Com todo respeito a posição de vocês e educação a propor a sua visão, mas acredito que vocês se propuseram a criticar uma visão teológica mas não propuseram nada que eu considere muito sólido no lugar. Com todo respeito pareceu uma crítica que desconstrói mas não constrói de outro lado. Vivemos em uma sociedade perdida em si mesmo e cheia de distorções consequentes do pecado. O relativismo que nos tira de um padrão e nos leva a olhar para um relativismo cultural tem sido um dos maiores movimentos do pecado em toda a Escritura. Deus chamou Israel a ser diferentes das nações e olhara para a Lei o Senhor com meio de meditar e achar a verdade da vontade de Deus. Achar que Deus não tem um padrão voltado para o masculino e o feminino a partir de sua vontade criacional pode nos levar a cometer outro equívoco do relativismo do mundo de hoje. O mundo sempre está em rebelião ao Criador, a cultura, a economia, as idolatrias humanas sempre tentarão distorcer o padrão criacional e trazer dores das mais diversas a homens e mulheres. Tentar adaptar a verdade bíblica e o desejo criacional de Deus aos aspectos do tempo e da cultura é exatamente o que o liberalismo tem feito (não estou acusando vocês de liberais rsrsr os respeito muito, estou apenas apontando o risco que corremos se formos desavisados). Creio que Deus tem sim, claros papéis de homens e mulheres nas Escrituras e que Deus em sua infinita graça não deseja de nós que sejamos famílias perfeitas, mas que possamos amar e desejar o perfeito padrão da Lei e da vontade do Senhor e ensinar isso, nas devidas proporções para as gerações futuras. Argumentar que na bíblia não existem famílias perfeitas para assumir que não existem padrões de Deus para a família é o mesmo que tentar, para reduzir a dor causada pelo pecado nas famílias reduzir a santidade da lei para não ser tão agressiva aos ouvidos dos homens. Existe graça para o pecador sempre mas isso não invalida o pecado ou suas consequências. Concordo que pesar sobre famílias destruídas, um padrão como se fosse um legalismo é terrível, mas por causa do pecado do mundo ressignificar a vontade de Deus é outro problema que de longo prazo poderá nos trazer situações complicadas como igreja do Senhor no mundo. Sei que falei muito, um textão rsrsr.
Sou complementarista e não acredito na visão de homem como sacerdote do lar como se fosse a figura do Antigo Testamento, mas creio que o homem tem um chamado espiritual para liderar sua casa, assumir a proteção de sua família e morrer por sua esposa se necessário tudo isso só é possível com uma liderança servil em amor e em parceria com sua esposa auxiliadora semelhante que o incentiva e fortalece. Não creio que liderança na bíblia seja um manda e outro obedece até mesmo porque a liderança na bíblia é lavar os pés, morrer por outros e se doar por amor. Os homens são chamados a sangrar por suas famílias e homens que entendem isso jamais se tornam "chefes" ou abusadores. Um verdadeiro homem lider, lidera sua casa e família ouvindo sua esposa e a tratando com amor, respeito e honra como Pedro ensina. As mulheres amadas, protegidas, nutridas espiritualmente amam ser mães e esposas e isso não reduz sua dignidade mas as liberta para ser auxiliadoras poderosas, que apesar do termo ser usada errado, como se fosse uma "secretária" ser auxiliadora é aquilo que faz de alguém poderosa para ajudar os nececitados como o "Ezer" de Deus (se eu tentar explicar esse termo vai ser um mega textão srsrs). Homens e mulheres juntos são uma maravilhosa dádiva de Deus para a criação e procriação de imagens do Senhor no mundo. Famílias saudaveis e filhos crescendo em um jardim de nutrição familiar, esse é o padrão de Deus. MAS... AÍ VEM O PECADO...
O pecado tornar homens e mulheres competidores par saber quem é melhor. Homens abusam, mulheres brigam. Filhos desobedecem e se matam. Adultério, prostituição, divórcios, Incestos, e tudo que a cultura humana longe de Deus pode produzir. Dor e sofrimento em um mundo tão lindo e tão diverso e rico Criado por Deus. Mas aí vem Cristo quando questinado sobre o divórcio e a dureza de coração humana diz: "Não tendes lido que o Senhor os fez macho e fêmea e que disse: Deixará o homem seu pai e sua mãe...". Que triste a condição humana de pecado e alienação. Teremos famílias difíceis como todas da bíblia, teremos famílias cheias de defeitos como todas as famílias da bíblia, sabe porque? Porque nenhuma destas famílias cumpririam a Lei pois a salvação não vem pela família mas vem por Cristo. Mas agora em Cristo eu posso olhar para a Lei de Deus, para o padrão perfeito do Senhor e desejar sua Lei preciosa e desejar com minha esposa e filhos viver essa Lei maravilhosa. Mas virá o pecado e destruirá no meio do caminho, mas sei que minha salvação não depende de minha família, mas jamais deixarei de olhar para a Lei perfeita do Senhor e desejar que minha família seja o que Deus sempre quis que ela fosse. Pode ser e será que nesse mundo nunca terei uma família perfeita, mas meu desejo será viver a Lei perfeita do Senhor o ,máximo que eu puder pois adoro a formosura do Senhor.
Respeito a posição de vocês, mas não posso por causa do pecado do mundo deixar de olhar como tudo que Deus criou era muito Bom! Como pastor de igreja local tenho ensinado casais e famílias a buscar o padrão que acredito ser do Senhor, sei que existem abusos de alguns usando a Lei o Senhor, mas nunca deixo de dizer que o padrão de Deus é e sempre será o projeto melhor! Esse projeto não salva ninguém, mas um salvo desejaria viver em um mundo onde esse padrão seria seu prazer e desejo de vida.
Deus abençoe a todos e vamos firmes em Cristo pois um dia tudo isso ficará, essas diferenças de opinião, no passado e nosso Senhor trará a luz todas as coisas e estas diferenças entre nós serão apenas histórias e risadas de nossa antiga condição de pecadores nesse mundo caído.
Acertivo, em gênero, número e igual; Partilho de sua opinião, pois é sólida, bilblíca e respeitosa. Que o Espírito Santo nos dê sua graça em cada dia para sermos o que viemos para ser(sólidos e não incongruentes), segundo a vontade e misericórdia de Deus.
Até entendi a perspectiva pastoral e interessante que o Cacau e o Bibo trouxeram apartir do "chão da vida", onde nem tudo vem em um único formato, onde há determinadas disfunções familiares, porém a Palavra nos apresenta sim padrões claros para a familia, e não obstante, graça para todas elas, "ideais" ou não.
@@samuelnascimento559 obg irmão que Deus nos conceda graça em um mundo cada dia mais distante do Senhor. Deus o abençoe
@Eterno aprendiz olá irmão, tenho sim algumas indicações em mente. Primeiramente lembrando que como pastor estou sempre em busca de aprende e poder ajudar pessoas nesse mundo complicado, tão plural e relativista e lançar a luz de uma âncora da Palavra de Deus. Alguns livros me ajudaram muito no ministério de aconselhamento de famílias e quero indicar aqui pra te ajudar: Todos os livro do pr David Merkh (foi meu professor rsrs por isso indico sem medo. um homem de Deus que devotou mais de 40 anos de sua vida com famílias e é Doutor na área além de missionário do Palavra da Vida aconselhando famílias em vários contextos culturais, tem o canal do RUclips deles o: Palavra e Família), Tem o saudoso Tim Keller com o livro O Significado do Casamento; Tem o Jesus, Justiça e papéis de Gênero tb do Keller. Quando pecadores dizem sim do Dave Harvey; tem o: Deus, casamento e família: Reconstruindo o fundamento bíblico do autor Andreas J. Köstenberger; e outros, são muitos rsrs mas estes são o que me lembro agora e que tem me ajudado no aprednizado com famílias e a ajudar outros com a solidez da Palavra de Deus. Espero ter ajudado ;)
Irmão perfeita tua colocação falou tudo que penso, mas não sei colocar em palavras escritas .
Vou até tirar print
Vi alguns comentários bastante agressivos vindos de mulheres...
Minha pergunta a elas: Invertam seu comentário. Imaginem vcs passarem o dia em casa cuidando das crianças, limpando casa etc. Aí seu marido chega em casa e fala que vc vagabundeou o dia todo. Acham essa atitude correta?
Um amigo meu, gringo com casado com brasileira veio morar aqui com ela. Tiveram 3 filhos, sendo que o mais velho tem problemas sérios de saude e autismo. A esposa tem um cargo alto e ganha muitíssimo bem. A função de cuidar da casa, inclusive ir para escola do filho mais velho e ficar a disposição durante todo período de aula por conta das dificuldades do menino ficou com meu amigo.
Ele abandonou o sonho de ter uma carreira em prol da família. Literalmente sacrificou talvez o maior sonho individual dele, sem pestanejar. Ele, pelo visto, é um exemplo de anticristão.
Amei o final.
Muito bom! 👍🙏 _ a provedora de provérbios 31, admirada pelo marido, faz bem ao marido! ...
Vocês são bons. Debate interessante. Enquanto a igreja combate correntes ideológicas, existe algumas ideologias adestrando muitas mentes na igreja. Conservadorismo é diferente de cristianismo. 👏👏👏
José não tem como ser cristão sem ser conservador,se você crê na Bíblia você vai ver que Deus não negocia princípios,os homens podem mudar os princípios e deixar de ser conservador,o cristão deve seguir a Deus e seus princípios não aceitando que mudem a palavra d Deus isso é ser conservador
Kkkk, agora Deus é conservador 😅
Procure no dicionário o significado de conservador ! Jesus é o mesmo ontem hoje e amanhã ELE não muda a sua palavra continua sendo a mesma
@@maristelasiewersleite8174 Conservadorismo não é nada mais que um progressismo gradativo. Basta ver como os partidos conservadores operam nos principais países influenciados pela reforma.
@@JonatasDias7 Eu coloquei conservador olhando o significado dele no dicionário,no fundamento em si Deus é conservador ele não muda princípios por Ele estabelecido,Deus não é homem pra q se arrependa , então Ele conserva sua palavra desde o princípio e para sempre
Obrigada, Bibo e Cacau.
O marido pode servir criando condições para a esposa ficar em casa e a esposa pode servir indo ao mercado de trabalho se isto for necessário . Tanto uma situação quanto outra são servir.O importante é considerar o interesse do outro superior ao seu.
Gente, que benção! Tira um peso nas costas, principalmente de mulheres que tendem a idealizar uma família perfeita! Obrigada!
Minha cara, todo cristão deve querer alcançar o caráter de Jesus Cristo, que é a perfeição, como é dito em Romanos 8:28-29. Por que alguém não iria querer que a sua família cristã não alcançasse o caráter de Cristo?
É bem verdade que jamais conseguiremos, mas, também, jamais devemos deixar de ter a Jesus Cristo como nosso alvo. Obviamente, também, que o processo de santificação é orientado pelo Espírito Santo e que Jesus Cristo finalizará o processo na Sua vinda, quando, finalmente, ganharemos um corpo glorificado, livre do pecado.
Como cristã, jamais deixe de querer para a sua família o caráter de Jesus, o seu Senhor, mas não tome isso como um peso nas costas, pois quem garante a sua salvação é Ele próprio.
@@mauriciopassos13 Eu vim para pôr os filhos contra os pais, as filhas contra as mães e as noras contra as sogras. E assim os piores inimigos de uma pessoa serão os seus próprios parentes. - Quem ama o seu pai ou a sua mãe mais do que ama a mim não merece ser meu seguidor. Quem ama o seu filho ou a sua filha mais do que ama a mim não merece ser meu seguidor. - Jesus.
Como é um contra ponto a uma visão mais dominante soa como "a verdade verdadeira", mas sendo bem prático e honesto essa é só a visão de vcs sobre o assunto, nada mais. o que tá td bem! Não há nada de errado nisso. Eu tbm tenho as minhas. Essa questão ( ou doutrina) como é periférica, a palavra de Deus nos permite essas escolhas de como vamos seguir nossas vidas. Acho importante pontuar isso para que não pensem que os complementaristas necessariamente são os machistas malvadões, nem que os de visão diferentes são os que necessariamente perfeitos para as mulheres. Somos irmãos e um só povo. Abraçços!! Comprei o Doutrina e Devoção!!! tô esperando chegaaar
O termo usado nos primórdios do btcast hemorragia nasal, foi atualizado com sucesso, nesse papo de família ideal.
Aquele ditado "Deus tá vendo" tá fazendo bastante sentido.
Eu até tenho uma aula para planejar para a noite, mais entrei aqui e quando vi o btpapo não resistir. Vale me Deus
15:11 eu assistindo enquanto lavo a louça e ajeito o almoço 😅
gente pra mim tá ok, apertem shift F5 ou reiniciem o app no celular (a primeira propaganda que apareceu não tinha áudio, mas era do anúncio)
Quando coloquei tbm estava sem áudio, mas logo forcei a parada do RUclips e então o áudio voltou. Creio ser problema com o RUclips mesmo.
Gostaria que comentassem 1 Timóteo 3 por favor pois fala muito do bispo e diáconos governarem a sua casa
Simplesmente sensacional!!!
Recomendo o podcast: O homem é o sacerdote do lar? (uma resposta ao BTPapo 21) - Biblioteca Pamplona - Pedro Pamplona.
E é no Spotify, não no RUclips.
Tô ouvindo d.boas
Sinceramente já gostei muito do bibotalk, indicava para todo mundo, não perdia um episódio, mas nos últimos tempos o conteúdo tem seguido numa direção que não da mais...
São liberais mas criticam que os chamam de liberais.
Msm coisa comigo. Eu adorava e indicava pra todo mundo. Mas larguei msm qndo percebi que os assuntos tem sido bastante liberais.
Aliás, fazia tempo que tinha ouvido um episódio. Aí vi o do Pamplona refutando esse aqui e resolvi vir conferir. E realmente tá muito estranho essa nova perspectiva deles
@@lucianomarques6330 onde tem o Pamplona comentando esse assunto ?
@@zy2fq no podcast dele. Biblioteca Pamplona. Procura o episódio 16- o homem é o sacerdote do lar?
Curiosamente, o comentário imediatamente abaixo deste diz que "conservadorismo é diferente de cristianismo". Eis a desgraça de nossa geração: o Evangelho de Deus, sumariado em Mc 1.14-15 foi obliterado por um conservadorismo chauvinista de viés cristão, supostamente amparado em imprecisos e genéricos "princípios judaico-cristãos", mas que, ainda sim, não são Evangelho nem cristianismo. E aí "Narciso acha feio o que não é espelho". Pelos comentários aqui, por exemplo, eu não consigo conceituar 'liberal'. Mas o motivo é muito claro: liberal foi 'desubstantivado' pra se tornar simplesmente um adjetivo pejorativo.
Tudo certo (com áudio)!
Acho que vocês deram uma boa viajada, sugiro a leitura do texto do John Piper: Se o Senhor desejar, tanto hoje quanto na próxima semana, vamos focar no que significa para um homem casado ser o cabeça de sua esposa e de seu lar. Focaremos nisso por dois motivos. Um é que a Bíblia diz em Efésios 5:23: "pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja". Precisamos saber o que a Bíblia quer dizer com essa declaração, para que possamos exultar nela e obedecer.
O outro motivo é que poucas coisas estão mais destruídas em nossos dias do que a masculinidade e a chefia em relação às mulheres e às famílias. E o preço desse estrago é enorme, e alcança quase todas as facetas da vida. Então pelo bem de uma exposição bíblica fiel e de exultação, e pelo bem da recuperação da masculinidade bíblica e das estruturas familiares que exaltam a Cristo, iremos, o Senhor desejando, passar duas semanas nessa questão importante sobre chefia.
Discordo em grande parte do vídeo, nesse tema prefiro os seguintes argumentos e livros com fundamentos bíblicos:
Coração de leão e Semelhante ao Cordeiro: o marido Cristão como cabeça - John Piper
Pastores de família - Voddie Baucham
O marido exemplar - Stuart Scott
Acompanhando 👀👀
Muito bom
Excelente. Vocês foram cirurgicos no assunto. Parece que existe no meio da igreja, uma idolatria famíliar pois é tanta coisa que parece que são perfeitos. É o evangelho que transforma famílias, e não palestra motivacional de casamento
Jacó era analfabeto pq amava raquel e não lia 😅😂
Muito esclarecedor! Parabéns!! 🎉
Putz, Bibotalk
Podiam destrinchar, em outro BTPapo, Efésios 5❤
Que nível meus senhores.... wow
Conteúdo Abençoado 🙌👍
Me identifico com o humor de vcs😊
O amor do homem tem que ser sacrificial. SE precisar sofrer a mulher ou ele que sofra primeiro ele. Imagina se a mulher engravida e o cara não seja um homem que trabalhe e provê em casa. Como que fica a situação? Fica uma bagunça e a mulher fica sobrecarregada.
Isso, irmão. O que igualitarista não entende eh que esse espírito sacrificial é uma forma de submissão de homem. Sim, mulheres tbm se sacrificam, mas eh algo EXIGIDO apenas pelo homem.
E sim, isso está na Bíblia!
Concordo. O amor da mulher também é sacrificial, pq todo amor requer sacrifício. Imagina se o homem adoece e precisa ficar internado por 60 dias e a esposa não é uma mulher que trabalha e provê em casa. Como que fica a situação? Os boletos não vão parar de chegar, as crianças não vão ficar saciadas até o dinheiro do pai voltar a entrar, questões burocráticas vão precisar ser resolvidas...
@@madunasc sim, concordo. Tem várias questões envolvidas. Muitas excessões. Só peguei do fato de quem engravida e a mulher, então cabe ao homem ter essa noção e não ser um encostado. Mas não quis dizer que não existam excessões ou que a mulher não pode trabalhar.
@@madunasc porque a Bíblia pede para a igreja ajudar e cuidar dos órfãos e das viúvas??? Simples porque a mulher continua sendo o vaso mais frágil e assumir funções muito masculinas acaba com a saúde mental dela, não foi criada para liderar e sim auxiliar! Vocês podem tentar mudar as coisas, mas a Bíblia vai trazer confronto e eu prefiro ficar com a Bíblia. Homem provedor, líder e sacerdote do seu lar.😊
Concordo contigo! Pra mim o casamento funciona mais como um time do que com uma guerra. No casamento uma mão lava a outra, por isso que se fala de submissão mútua. Eu não sou casada, mas vejo muito isso nos meus pais: eles estão sempre cedendo um em favor do outro, sempre sacrificando e isso é mútuo. Se não fosse assim, duvido muito que teriam dado certo e estivessem caminhando pra quarta década de casamento...
Faz quatro horas q o vídeo saiu e ninguém comentou sobre a minha grande habilidade para assoviar
hahahahaha
Está muito bom esse episódio!!! 😊❤ parabéns, já compartilhei muito
Excelente! Mais esclarecedor impossível. Não sei se faz sentido, mas o que dizer da parábola do filho pródigo? Tem coisa mais disfuncional do que repartir a herança ainda em vida porque um pivete exigiu?
Eu tinha certeza que esse assunto teria parte 2😂obs: Bibo as irmãs da igreja Batista Vida Nova não usa coque tá 🙋🏼♀️
Deus criou Homem e mulher e viu que era bom. Aqui o modelo ideal!
Pergunto ao Cacau o dia santo bíblico é sábado ou domingo?
Estranha essa conversa....relativisaram o padrão familiar
A liderança bíblica é masculina. O homem é o cabeça/lider de sua família (1Co 11:1-12 , Ef 5:23-32). Ele cuida do lar (1 Pe 3:7), prove através do trabalho, protege (Gn 2:15) e cuida espiritualmente do lar (1 Tm 3:3-4; 4:1, Tt 1:5,6). A mulher é sua auxiliadora nesses ofícios (Gn2:18-25). Ela também é responsável e tem suas responsabilidades no lar como auxiliadora (Pv 31, 1 Tm 1:5; 2:3-6, 1 Co 7:1-17). O homem deve amar a sua esposa como Cristo nos amou, como parte mais frágil, com consideração e ser um "servo sofredor" de sua esposa, de seu lar como Cristo foi, ponto. Querer reduzir todos esses textos (e outros+), é dizer que não servem como referência para o casamento e o lar, é desprezar aquilo que Deus nos revelou.
Eles estão só no começo de adaptar a Bíblia as pessoas e não o contrário! Kleber Lucas e Leonardo Gonçalves começaram assim, aguardem os próximos episódios!
@@lerparacrer.Elayne.teu esposo já está seguindo o mandamento "não adulterarás", Elayne?!
Vou dar um ctrl C + Ctrl V de um comentário de um irmão sobre isso. Olha que interessante.
Comentário do irmão:
" Não faria! até pq
cabeça não significa autoridade mas
sim "fonte" em grego. Nós
interpretamos como autoridade pq
nossa época pensa dessa forma
"cabeça de comando" "chefe"
"encabeçar algo"... mas para aquela
época era muito diferente, era cabeça
como a cabeceira de um rio a sua
nascente... inclusive Aristóteles usava a
palavra cabeça no grego kephale para a
cabeça do pênis, ou seja a fonte de
vida... abra sua bíblia em 1Co 11 e em
todo momento que paulo escreve
"cabeça", , leia "fonte", e Verás que O
texto faz MUITO mais sentido, Paulo
coloca a ordem em ordem de criação
(fonte), recorre ao gênesis (fonte) e
ainda finaliza falando que o a mulher
veio do homem mas o homem também
veio da mulher mas tudo provém deDeus (novamente fonte). Paulo era um
homem muito inteligente que
estruturava seu texto com sabedoria
Se você ler cabeça como "autoridade"
verás que o texto perde seu fluxo de
sentido. Paulo não escrevia seu texto
de forma embaralhada...espero ter
ajudado. Isso não é "liberalismo" ou
"feminismo" é uma análise genuína
exegética do texto. "
@@gabrielsantana4186 Gabriel, o termo "cabeça" em grego é literalmente cabeça, como no português, é aplicado diversas vezes nos evangelhos. Agora, como entender o que Paulo queria dizer? Simples, leia Ef 5:22-24 "As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido como ao Senhor; Porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres..." Será que Paulo queria dizer que o homem é a "fonte" da mulher? Que Cristo é "fonte" da igreja? NÃO MESMO, é querer em muito forçar o texto. O texto mostra claramente o imperativo de submissão. É um contorcionismo imenso!
o texto da mulher viruosa é legal para ilustrar o que foi falado
Uma vez eu comentei sobre o texto da Mulher virtuosa na escola dominical, e quando eu falei que o marido confiava nela não somente na questão sexual (adultério) mas em como ela trabalhava, comprando e vendendo imóveis e produtos, o povo ficou "Como assim!?". O texto fala claramente de uma mulher independente financeiramente do marido, e de como seu marido se orgulha dela por isso, e como ela atende sua família.
@renatonunesbarbosasobrinho7003 o texto fala literalmente do trabalho dela, da sua independência financeira e do orgulho do seu marido e filhos em relação à ela. Para o marido e filhos, a independência financeira não é problema, mas pelo visto, para você é! Ela vai olhar terrenos, avalia e compra (seu marido confia nela, inclusive nos negócios). Em nenhum momento ela se coloca superior ao marido ou o marido a considera superior. Pelo contrário, ele é respeitado pelos anciãos da cidade. Os homens tem desvalorizado demais a independência financeira das mulheres, sem nenhum motivo bíblico.
BTPapo muito bom, agora já posso vou procurar uma mulher que me sustente e eu não precise trabalhar hahaha, brincadeira a parte, episódio muito bom e importante, ano passado passei por uma situação envolvendo um pregador que defendeu agressão de mulheres se usando de Efésios 5 e outros textos do NT e AT tirados de contexto, tudo pela narrativa, enfim, que Deus abençoe vocês.
Mas pode agredir (disciplinar) criança? Só porque tem um versículo poderia? E para mulher, não? Até onde sei, é bem recente esse movimento de homens não poderem agredirem (disciplinarem) suas esposas. Só pesquisar "men spanking women on hollywood"
@@isaquemartins8684 me passa teu endereço, bora ter uma conversa.
Não tem problema sua esposa trabalha e vc a espera com a casa limpa, louças lavadas, roupas no varal, comida feita, crianças de banho tomado e lição de casa concluída,é tá tudo certo,ok?😂
Misericórdia 😢
@@isaquemartins8684 Tua esposa não é tua filha, vc e ela são uma só carne. Vc bateria em si mesmo?
Sendo assim, o marido deve amar sua esposa como ama o seu próprio corpo. Quem ama sua esposa, ama a si mesmo! 29Pois ninguém jamais odiou o próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, assim como Cristo zela pela Igreja...
Como teus filhos vão respeitar, ela e vc, se nem vocês respeitam?
São adultos? Pois resolvam como adultos as divergências de vcs.
Palmada é pra criança birrenta e adolescente que quer desrespeitar os pais. Aliás os pais podem apedrejar o filho rebelde, tal coisa não pode ser feita com o cônjuge, pois vcs são um só, lembra? Se vc agride sua esposa, agride a si mesmo. Se vc desonra a esposa, desonra a si mesmo.
Como vc que ser servo de Jesus, se agride a pessoa mais próxima de vc que existe no mundo?
Jacó bateu em Raquel? Abrão bateu em Sara? José bateu em Maria?
Nunca mais repita tal absurdo!
Vc foi chamado pra dar a outra face, e não tapa no próximo.
Sobre filho rebelde:
18 Quando alguém tiver um filho contumaz e rebelde, que não obedecer à voz DE SEU pai e à voz DE SUA mãe, e, castigando-o eles, lhes não der ouvidos, 19 então, seu pai e sua mãe pegarão nele, e o levarão aos anciãos da sua cidade e à porta do seu lugar, 20 e dirão aos anciãos da cidade: Este nosso filho é rebelde e contumaz, não dá ouvidos à nossa voz, é um comilão e beberrão. 21 Então, todos os homens da sua cidade o apedrejarão com pedras, até que morra; e tirarás o mal do meio de ti, para que todo o Israel o ouça e tema. - Deuteronômio 21
Famílias imperfeitas, procedem de pessoas imperfeitas,óbvio!
O senso de humor do Bibo é ótimo rs
Vamos logo abalar todas as estruturas e fazer um btpapo sobre a base bíblica para o casamento civil. Constantemente reafirmamos o dever de casar-se "no papel", mas já me peguei questionando esse tema algumas vezes quando preparava sermões sobre o assunto. Onde está a base? Quais os textos em favor do casamento civil em detrimento de uma união estável?
isso não tem nada a ver com a Bíblia, casar no civil é se proteger legalmente os direitos dessa relação.
@@obibotalk o problema é que não é tratado assim na maioria das nossas igrejas, por isso levantei a questão. Deus só abençoa a união civil? Um casal que vive em união estável está em pecado? Com base em quê? Seria legal e muito instrutivo um btpapo sobre esses pormenores, pq muitos líderes não fornecem uma resposta coerente e, por não terem uma base sólida, apelam para o argumento da autoridade: "sou pastor, é assim e pronto"...
@@wesley_evaristoacredito que isso passa pelo fato de que os casamentos bíblicos são todos precedidos por questões que anunciam, diante de Deus e diante dos homens, que aquele homem e aquela mulher se tornaram uma só carne, tanto que na época dos casamentos do AT ficava uma tenda nupcial próxima ao local da cerimônia do casamento onde seria "consagrado" o matrimônio. Como isso não é bem visto hoje em dia (questão cultural mesmo) essa consagração do matrimônio é feita assinando o papel, diante de Deus e dos homens!
Acredito que o pastor augustus nicodemus fala sobre isso na exposição do casamento de Isaque e Rebeca em Gn 24 e 25
A paz do senhor Jesus.
Valeuuuu.
Vocês tem neste podcast o exemplo perfeito do que é se “conformar com este século”, conforme Paulo fala em Rm 12.2.
Isso ocorre quando você coloca a ideologia antes da Bíblia, geralmente para tentar “harmonizar a Bíblia” com o que é socialmente aceito. É o mesmo caminho das igrejas “inclusivas”, que em breve também aceitarão aborto.
Se você é novo na fé e concordou com algum trecho deste podcast, converse imediatamente com o seu pastor. Pergunte a ele. Não confie em “pastor de internet” e teólogo liberal (aquele que não crê na Bíblia como ela foi escrita).
Bibotalk cada vez mais ladeira abaixo.
Que sonho… ficar em casa e não precisar mais trabalhar fora 🤩
Show! Que dupla graciosa!
Uma mistura de conceitos de família biológica e família espiritual.
Liberalismo puro. Cada vez mais longe da Bíblia. Pq não comentam sobre Gen2? Descontração total da visão bíblica de família.😢
Estava sem áudio aqui também, tive que reiniciar o aparelho, aí voltou a funcionar.
Deixe essa laggrima vir...em o nome da fé no Senhor.
Ignoraram Gênesis 2 completamente.
Acho o que ocorre é a terceirização da responsabilidade espiritual do homem. Quando tem que orar é a mulher ou ele pede um pastor e etc. O homem tem que chamar a responsabilidade pra si pois a família é dele. Estou falando do homem convertido e com a mas.a fé da esposa.
Nossa, o cara vai deixar de ser macho da casa pq a mulher faz as orações
@@tiagohi1138 🤦🏻♂️🤦🏻♂️🤦🏻♂️
Agora, nisso aí eu concordo, o homem tem q ser mais espiritual do q a mulher. O homem geralmente é mais carnal do q a mulher, em seu estado natural. Então para matar essa carne, ele tem q ser mais espiritual sim.
8:56 ele diz que o homem ser o líder espiritual já é o jeito que costuma ser. Bem. Eu acho q é justamente o contrário. Acredito que sao as mulheres que tendem a se preocupar mais com a questão espiritual e justamente por isso, existe essa instrução por parte de alguns pastores a chamarem a responsabilidade para o homem.
Pecado impossível de expiar....😮 Complicado pra quem lê bíblia levar isso a sério.
Não terminei o vídeo ainda, mas tô achando que tem muito homem que vai usar isso pra não querer trabalhar.
Bibo esta emocionado 43:29
Então o sacerdócio universal seria uma brecha ou liberdade para o sacerdócio/pastorado feminino?
Obrigado Bibo e Cacau por todos os bate papos engrandecedores. Estou reforçando minha fé com vcs a cada BtPapo! Deus abençoe vcs!